Licenciatura em Física
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Item Guincho mecânico para o estudo da força peso: uma possibilidade para o ensino de física(2025) Oliveira, Pedro Henrique Campos de; Gomes, Sandra MonteiroPara ampliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de força peso, este artigo explora a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo do estudo foi compreender o impacto da inclusão da tecnologia na aprendizagem dos estudantes, ao explorar a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou-se a observação participante e um semiaberto para a pesquisa de opinião, a fim de compreender o desenvolvimento dos estudantes ao utilizar as distintas metodologias. O percurso metodológico incluiu a preparação de materiais didáticos, a aplicação do experimento em sala de aula e a compreensão do impacto no aprendizado dos estudantes. Além disso, foram propostas recomendações para o aprimoramento do recurso educacional. Os resultados indicam que a inclusão da tecnologia promoveu maior engajamento dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que compartilharam conhecimentos e trabalharam em equipe para compreender os conceitos abordados. Conclui-se que o protótipo do guincho mecânico é eficaz no auxílio ao ensino de física, mas ainda requer alguns aprimoramentos para abarcar mais conceitos e melhorar a sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.Item Utilização do tubo de Rubens como ferramenta didática para o ensino de ondulatória no ensino médo(2025) Melo, Daniel Valentim de S.; Santos, Neusa Teresinha Rocha dos; Santos, Neusa T. Rocha dosA necessidade de melhoria do entendimento de conceitos abstratos, dentro da ondulatória, tem sido cada vez mais evidente, tornando-se um dos desafios para o ensino de física. Nesse sentido, o artigo discute utilizar o Tubo de Rubens como Ferramenta Didática para o Ensino de Ondulatória em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, e verificar, por meio de uma pesquisa de opinião, se houve uma aprendizagem significativa após a sua utilização. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública de Porto Velho, e envolveu uma turma com 30 alunos do 2º ano, e o professor de física da turma. No percurso metodológico utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, e para a produção de dados, questionários semiabertos para levantar a opinião dos estudantes. Os resultados demonstraram que a utilização da ferramenta pedagógica ampliou o engajamento e a compreensão dos estudantes sobre a temática ondulatória, o que reforça a necessidade de que as instituições educativas utilizem ferramentas pedagógicas capazes de estimular uma aprendizagem ativa, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e significativo. Destaca-se ainda, a importância da experimentação para o ensino de física, uma vez que o uso de ferramentas práticas, como o Tubo de Rubens, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades investigativas dos estudantes.Item Relato de Experiência: Ensino de Física com atividades experimentais de Termologia(2025) Aquino, Bianca Lustosa da Costa de; Barbosa, Márcia de Fátima Morais; Barbosa, Márcia de Fátima MoraisO ensino e aprendizagem dos conceitos de termologia no Ensino Médio com o uso de materiais de baixo custo pode estimular o pensamento crítico, a investigação e a construção do saber. Diante disso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida durante as aulas da disciplina de Física com atividades experimentais, para o ensino de termologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram de caráter descritivo com abordagem qualitativa e pressupostos do relato de experiência. Os resultados apontaram que a prática experimental não apenas enriquece o processo de ensino e aprendizagem, mas também desperta o interesse dos alunos pela Física, contribuindo para uma formação mais completa e significativa.Item Desenvolvimento de um jogo educacional Tic-Tac-Toe para o ensino de conceitos fundamentais de eletricidade(Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 0023) Victor, Solange do Nascimento; Stein, Clever ReisA disciplina de Física é considerada por muitos estudantes uma das mais desafiadoras do currículo. Para ajudar a facilitar o estudo e a aprendizagem, apresentamos neste artigo um jogo da velha adaptado e desenhado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos introdutórios e conceitos fundamentais de eletricidade. O protótipo foi desenvolvido com o objetivo de aliar o desejo de vencer uma competição com a necessidade de aprender os conceitos em para pontuar durante o jogo, incentivando assim os alunos a estudar e assimilar o material para ter sucesso no a competição. O jogo é versátil, dinâmico e envolvente, despertando o interesse em estudar de forma lúdica. Além disso, destaca-se como uma excelente ferramenta didática para auxiliar os professores na avaliação do desempenho dos alunos.Item O paradoxo do cone: desvendando os segredos da mecânica com viés experimental(Brazilian Journal of Development, 2025) Souza Júnior, José Adérson de; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraA Física é uma ciência da natureza que embora seja apresentada de forma algébrica e massivamente matemática para os estudantes do ensino médio, possui caráter essencialmente experimental. Visando destacar essa nuance experimentalista do ensino de Física, o presente trabalho nos brinca com um roteiro experimental que ensina a construir através de um roteiro prático o famoso experimento do duplo cone. O experimento em questão entra na categoria de paradoxo, por ir contra as previsões intuitivas que os estudantes possam ter sobre objetos em plano inclinados. O produto educacional proposto explora conceitos de conservação de energia, centro de massa, rotação e translação de corpos rígidos. A aliança do rústico com a tecnologia também é explorada, uma vez que um dos recursos utilizados é um aplicativo de celular que visa auxiliar o estudante a chegar nas medidas dos ângulos de inclinação em relação a horizontal e o ângulo de inclinação central. O artigo vem de encontro a proposta de um ensino de físico que trabalhe em experimentos com situações práticas que ajude seus estudantes a compreender um dos maiores temas cobrados em Física no ENEM: a Mecânica.Item Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano(2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula de Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver ReisO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.Item Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio(2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEsse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.Item O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas(2023) Esteves, Ana Paula de Castro; Corrêa, Márcia de Fátima BarbosaEsta pesquisa é um estudo sobre o ensino e aprendizagem de física para alunos surdos, teve como objetivo analisar produções acadêmicas sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores de Física. Em relação ao tipo de pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Teve como resultado principal os desafios da necessidade de formação do professor e interprete de Libras, além da falta de recursos didáticos e a ausência de sinais específicos, e como possibilidade foram encontradas o uso de recursos tecnológicos, experimentos, jogos adaptados e a capacitação dos professores. Em relação às considerações finais, demonstrou que ainda faltam políticas públicas efetivas que incentivem e proporcionem a habilitação dos professores para atuação com esse público tanto durante a formação inicial quanto na formação continuada.Item Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python(2023) Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraO presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma simulação física sobre os fenômenos de hidrostática, utilizando como base a linguagem de programação Python para futuras aplicações nas aulas de física do ensino médio. A motivação para o trabalho surgiu a partir de notícia sobre o submersível Titan que teve grande repercussão mundial, e muitas dúvidas sobre o fenômeno de implosão. A escolha pela linguagem Python foi devido à sua facilidade em adicionar parâmetros que condicionam a uma simulação com mais precisão. A metodologia da pesquisa inclui a introdução à programação em Python, a definição de constantes físicas, o cálculo da pressão e a apresentação de diferentes parâmetros. Como resultado, os autores identificaram a necessidade de incorporar eventos contemporâneos ao ensino, permitindo que os alunos conectem a teoria às aplicações do mundo real. Isso pode ser uma ferramenta eficaz no ensino, pois proporciona aos alunos uma forma diferente da tradicional de aprender.Item Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas(2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEste trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.Item Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais(2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver ReisO ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.Item Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente(2023) Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraO presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.Item Ensino da física através do Kahoot! Para alunos do ensino médio(2021) Santos, Antônio Lunguinho dos; Sousa, Vanessa PereiraEste trabalho tem como proposição apresentar os resultados obtidos em uma imersão escolar em consonância ao ensino de Física, por meio de um aplicativo gratuito – Kahoot!, no intuito de estimular e incentivar o uso de Tecnologias da Informação e de Comunicação no Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, pós-pandemia de Covid-19. Esta pesquisa está orientada por uma abordagem qualitativa com método indutivo e características de pesquisa de campo, com procedimento de aprofundamento bibliográfico. Como resultado obteve-se o êxito em reflexões que potencializem o uso de novas estratégias e tecnologias na sala de aula e reflexões que versam sobre os reflexos da desigualdade social e das consequências geradas por conta da pandemia ao revelar a crise da educação e os meios para resolvê-laItem O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas(2022) Feitoza, Nícolas Relvas; Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes deNeste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.Item Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos(2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego deEste artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.Item Projeto Político Pedagógico: entre a teoria e a prática(2021) Rubim, Yago de Souza; Gomes, Sandra MonteiroEste artigo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa em que optou-se por analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de um município do estado de Rondônia e verificar, se o documento construído representa a identidade da escola, se atende as necessidades da comunidade interna e externa especialmente, no tocante aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A originalidade do estudo dar-se ao fato de não haver estudos envolvendo escolas do referido município com ênfase no projeto político pedagógico. A pesquisa, possui uma abordagem qualitativa (Chizzotti, 2001); (Minayo, 2009), e adotou-se a pesquisa de campo e a análise documental para o desenvolvimento metodológico do estudo (Gonçalves, 2001); (Andrade, 1999). Os conteúdos abordados durante a discussão teórica foram, planejamento e projeto político pedagógico. O interesse em desenvolver pesquisa nessa perspectiva, fundamenta-se pelo fato de estarmos num curso de licenciatura e sempre que possível, buscamos aproximar através da pesquisa, teoria e prática. O estudo possui relevância e importância significativa, especialmente no meio acadêmico, considerando que contribui para discussões e reflexões acerca da temática em questão. Autores como Libâneo (2006), (Luckesi, 2011), Gadotti e Romão (1997), Vasconcellos (2002), Veiga (2013), Lück (2006) entre outros, nos auxiliaram nas discussões e reflexões acerca da problemática do estudo.Item Efeito fotoelétrico no ensino médio: uma simulação em realidade virtual(2021) Chaves, João Lucas Aguiar; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho apresenta uma simulação em realidade virtual do experimento criado e utilizado por Phillip Lenard na condução dos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico. Para criar a simulação, foram utilizados os softwares Blender 3D, uma ferramenta de modelagem, e Unity, uma ferramenta de construção de jogos e simulações. Inicialmente, buscamos apresentar o porquê e a relevância da inserção da Física Moderna no contexto do Ensino Médio. Em segundo momento, os aspectos físicos inclusos no algoritmo da simulação são apresentados, assim como o cenário e suas funcionalidades. Nos resultados é apresentado um vídeo demonstrativo da simulação, onde é possível observar o seu comportamento e suas características.Item Quais conceitos e aplicações da física podem atuar para que um avião voe(2021) Fraga, Sérgio Luiz Marques; Pacheco, Hualan PatrícioA aviação sempre nos trouxe muita paixão e nos perguntamos como é possível um aparelho com mais de 100 toneladas conseguir voar. A explicação veio através da Física pelas Leis de Newton e o princípio de Bernoulli. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os conceitos da Física aplicados na aviação e sua utilização para manter o avião no ar. A pesquisa é de cunho teórico, sendo empregada a pesquisa bibliográfica, buscando através dos dados informações, contradições e respostas. O resultado encontrado foi a contradição do voo ter como causa o Princípio dos tempos de trânsitos iguais e concluindo que Newton e Bernoulli não individualmente, mas que ambos se complementam para que esse fenômeno aconteça. Na realização da pesquisa foi possível verificar que a explicação das forças atuantes no voo passam tanto por Newton como por Bernoulli, além de destacar a importância do efeito coanda para a aviação.Item A ordem do sistema solar em escala: uma proposta pedagógica durante o ensino básico(2022) Santos, Clinge Paulo dos; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos alunos dos terceiros anos A e B do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho - para o ensino-aprendizagem da Ordem do Sistema Solar, para investigar como os alunos percebem as relações entre as distâncias dos planetas ao Sol e as dimensões do Sol e de cada planeta. Considerando essa característica, por sua vez aos conteúdos de Astronomia, desenvolveu-se uma proposta pedagógica em que se buscou facilitar a apropriação do conhecimento das grandes distâncias e tamanhos existentes no Sistema Solar através da projeção de tais distâncias em um espaço bem conhecido pelos alunos: um mural de 4.5 metros e meio. A proposta pedagógica e de reflexões foi desenvolvida tendo em vista que a formação dos alunos se faz necessário à contextualização desses conteúdos nos PCN‟s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental.Item A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais(2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra MonteiroA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.