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Submissões Recentes

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    A aprendizagem da matemática por meio da análise de erros e recursos digitais no ensino fundamental
    (2025) Oliveira, Girlane Moulaz; Silva, Andréia Maciel da
    Este artigo analisa a aprendizagem das operações básicas da matemática (adição, subtração) por meio da investigação de erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental I em uma escola particular de Cacoal/RO. A pesquisa qualitativa baseia-se em atividades realizadas por três alunos, identificados como A, B e C, com o objetivo de compreender os equívocos recorrentes e propor estratégias pedagógicas mais eficazes. Fundamentado em autores como Helena Cury e Felipe Escobar, o estudo revela que muitos dos erros observados decorrem da compreensão insuficiente de conceitos fundamentais e da aplicação inadequada de procedimentos matemáticos. Tais erros, longe de representarem apenas falhas, são vistos como oportunidades valiosas para diagnosticar lacunas no conhecimento, promover o pensamento crítico e estimular a autonomia dos estudantes. A análise detalhada desses equívocos permite adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. O artigo também destaca o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas complementares no processo de ensino-aprendizagem, por meio de aplicativos e plataformas digitais que tornam as aulas mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Conclui- se que a integração da análise de erros com o uso das TICs representa uma abordagem inovadora para tornar o ensino da matemática mais inclusivo, eficaz e alinhado às demandas do século XXI.
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    Almanaque de formação continuada do professor: edição especial – estudos jurídicos (direitos humanos e cidadania), volume 1
    (Editora CRV, 2025) Peixoto, Silvana Mara Ferneda Ramos; Oliveira, Ana Paula dos Santos; Jesus, Sérgio Nunes de
    A obra Almanaque de Formação Continuada do Professor oferece uma edição, um tanto especial, dedicada aos Estudos Jurídicos, com foco nos Direitos Humanos e na Cidadania. Nesse contexto, se torna claro, crucial mesmo, a importância de destacar esses temas na formação dos professores. Os Direitos Humanos, por sua vez, são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e igualitária – é o que se espera. Na sala de aula, é vital que os educadores abordem essas questões de forma crítica e, ao mesmo tempo, reflexiva no encorajamento dos alunos a pensarem sobre a importância da dignidade humana, da igualdade e da justiça social. Nessa perspectiva, ao se pensar em Cidadania, pilar da democracia e da participação cívica, também merece atenção. No ensino, é importante que os professores despertem a consciência sobre a relevância do envolvimento cidadão, e também a partir dos direitos e deveres dos cidadãos. Uma abordagem interdisciplinar é chave na pedagogia dos Direitos Humanos e da Cidadania. Isso posto, os professores podem utilizar a diversidade das disciplinas, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, para explorar esses temas de forma crítica e sistematizada, alinhada aos Estudos do Direito – por exemplo.
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    Academia FSLab - desenvolvimento de uma plataforma MOOC para o FSLab
    (2025) Apolinario, Pablo Gabriel Smolak; Andrade, Marco Antonio Augusto de
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento da Academia FSLab, uma plataforma de cursos online criada para ajudar no nivelamento técnico entre alunos ingressantes no Laboratório de Fábricas de Software (FSLab) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. A dificuldade na integração de novos membros gera uma sobrecarga para a equipe e atrasa o progresso dos projetos. O objetivo principal foi desenvolver um sistema web para facilitar o acesso dos alunos aos cursos necessários para atuarem nas atividades do laboratório. A plataforma foi desenvolvida utilizando JavaScript, com Node.js, Express.js e Prisma ORM no back-end, e Next.js no front-end. A metodologia de desenvolvimento adotada foi o modelo incremental, com a aplicação conteinerizada em Docker e implantada em um pipeline de CI/CD no GitLab. A plataforma resultante automatiza o acesso a conteúdos, a gestão do progresso e a emissão de certificados, oferecendo um ambiente de aprendizado controlado e eficiente para os novos membros do FSLab.
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    Falta de qualidade no atendimento ao cliente em Porto Velho/RO
    (2025) Gonçalves, Ozanete de Oliveira Lamarão; Pereira, Ricardo dos Santos
    A qualidade no atendimento ao cliente é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma estratégia comercial eficaz. No entanto, observa-se uma constante insatisfação com os serviços prestados em diversos segmentos no Brasil, como saúde, alimentação e telecomunicações. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a falta de qualidade no atendimento ao cliente nos setores de comércio e serviços de Porto Velho, Rondônia. A pesquisa apresenta natureza aplicada e abordagem quali-qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo. Como instrumento de pesquisa foram aplicados questionários com funcionários do setor de comércio e serviços. Os resultados indicam que, embora os colaboradores reconheçam a alta importância da satisfação do cliente para o sucesso do negócio, eles apontam a falta de treinamento e a desmotivação da equipe como os principais obstáculos para um atendimento de excelência. As conclusões deste estudo reforçam que a melhoria do serviço externo depende de investimentos na qualificação e valorização do capital humano, sendo o bom atendimento um fator estratégico para o desempenho comercial e a sustentabilidade das empresas.
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    A visão de mercado e a inovação tecnológica na construção civil sustentável
    (2025) Lopes, Vanessa Deda; Pereira, Ricardo dos Santos
    A construção civil da Região Norte do Brasil opera sob desafios únicos de logística, clima e custos, o que torna urgente a inserção de práticas sustentáveis acessíveis. O presente estudo tem por objetivo investigar como a integração de tecnologias inovadoras pode promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em empresas do setor de construção civil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, finalidade exploratória e descritiva, com aplicação de questionários semi estruturados junto a empresas da construção civil da Região Norte. Os dados revelaram que 42,9% das empresas consideram a sustentabilidade importante, mas ainda não implementaram tecnologias sustentáveis, principalmente por limitações financeiras (57,1%), falta de conhecimento técnico (42,9%) e resistência à mudança (28,6%). A partir desses achados, foi desenvolvido um guia prático de cinco ações de baixo custo e implementação imediata (gestão de resíduos, capacitação regional, BIM gratuito, indicadores internos e consórcio de compras). As ações foram consideradas “viáveis” ou “muito viáveis” por 85,7% dos respondentes e já estão em uso parcial por cinco das empresas. O estudo demonstra que é possível alinhar inovação tecnológica, sustentabilidade e viabilidade econômica mesmo em contextos de escassez de recursos, contribuindo para a transformação verde do setor na Amazônia e oferecendo replicabilidade a outras regiões de fronteira.