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Submissões Recentes
Monitor mobile: aplicativo mobile para servidor Zabbix
(2025) Gabriel Nascimento de Oliveira; Quadros, Andrey Alencar
O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma aplicação mobile capaz de se integrar ao sistema de monitoramento Zabbix, um dos mais utilizados do mundo. A proposta visa permitir que administradores e equipes de TI acompanhem o status dos serviços e hosts monitorados, independentemente de onde estejam, trazendo praticidade e conforto ao dia a dia profissional. Conceitos de comunicação via API, otimização de processos, gerenciamento de sessões online e programação mobile são explorados. Com foco em usabilidade, segurança e desempenho, a aplicação busca otimizar o processo de tomada de decisões em TI, oferecendo uma solução robusta e eficiente para profissionais que necessitam de monitoramento constante e respostas rápidas às demandas do ambiente computacional.
Avanço da cadeia de valor da cacauicultura no Brasil uma análise de comportamento dos preços da amêndoa de cacau de 2022 a 2024
(2025) Amorim, Eliaby Junior Oliveira; Paula, Frank Pires de
Este trabalho analisa o comportamento dos preços da amêndoa de cacau no Brasil entre 2022 e 2024, com ênfase nas variações sazonais e nos fatores econômicos, climáticos e de produção que influenciam esse mercado. Utilizando dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para ajuste da inflação, a pesquisa observou uma tendência geral de aumento nos preços da amêndoa, com picos acentuados nos meses finais de cada ano, especialmente de outubro a dezembro. O estudo destaca as diferenças regionais, com estados como Pará e Rondônia apresentando maior valorização, devido à adoção de novas tecnologias agrícolas e à melhoria na qualidade do cacau. Por outro lado, a Bahia e o Amazonas enfrentam desafios estruturais, como a crise da vassoura-de-bruxa e a falta de inovação, impactando sua competitividade no mercado. Fatores externos, como o fenômeno El Niño e a crescente demanda por cacau de alta qualidade, também contribuíram para as variações de preço observadas. O estudo sugere que o avanço da cadeia de valor da cacaueicultura no Brasil está condicionado a investimentos em tecnologia, práticas agrícolas sustentáveis e políticas públicas voltadas para a eficiência produtiva e a competitividade no mercado global.
Avaliação da qualidade de sementes de soja para a safra 2024/2025 na região de Cerejeiras-RO
(2025) Carvalho, Diogo Barbosa; Balbinot, Ernando
A soja é uma das principais culturas do agronegócio brasileiro, sendo essencial para a economia nacional e mundial. A qualidade fisiológica das sementes é um fator determinante para o estabelecimento adequado da lavoura e para a obtenção de altos rendimentos de produtividade. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de diferentes cultivares de soja por meio dos testes de germinação, emergência, tetrazólio e condutividade elétrica. Foram analisadas sementes provenientes da Cooperativa COPAMA, de Cerejeiras-RO. Os testes foram conduzidos em laboratório e em canteiro, avaliando a taxa de germinação, vigor e viabilidade das sementes. Os resultados revelaram variações significativas entre as cultivares. As cultivares Olimpo, TMG 2370 e Neo 790 apresentaram os melhores índices de germinação (98%) e vigor (91%, 91% e 88%, respectivamente), enquanto a cultivar Bonus demonstrou menor qualidade fisiológica, com apenas 17% de sementes com vigor alto e condutividade elétrica alta (1086 µS/cm²). A cultivar Origem também teve desempenho abaixo do ideal, com 86,5% de germinação e 61% de vigor. O teste de condutividade elétrica indicou que cultivares com maior vigor apresentaram menor lixiviação de solutos, como observado em Neo 730 (635,15 µS/cm²), sugerindo maior integridade das membranas celulares. Os resultados reforçam a importância das avaliações laboratoriais na seleção de sementes de alto potencial produtivo, fornecendo informações relevantes para produtores e empresas do setor, auxiliando na escolha das cultivares mais adequadas para semeadura e na adoção de boas práticas de armazenamento.
Telemedicina no sistema único de saúde: estratégias de implementação pela gestão pública
(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Langowsky, Kamila Ribeiro; Silva, Marlene de Souza Alves; Piffer, Douglas Moro
O objetivo deste estudo foi analisar a implementação da telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando seus impactos sociais e econômicos, desafios e estratégias de gestão. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura, com consulta a bases acadêmicas como SciELO, Google Scholar, CAPES Periódicos e Web of Science, a fim de identificar as principais práticas, dificuldades e resultados da telemedicina no SUS, especialmente em contextos de áreas remotas e carentes de recursos. A análise envolveu a avaliação de artigos, teses e estudos que abordam a telemedicina como ferramenta para reduzir custos com deslocamento e internações, expandir o acesso à saúde e melhorar a qualidade do atendimento. Os resultados indicaram que, embora a telemedicina tenha promovido avanços significativos, como o Telessaúde Brasil Redes, e ampliado o acesso a serviços especializados, ainda existem desafios relacionados à infraestrutura tecnológica, resistência de profissionais de saúde e questões de sustentabilidade financeira. Constatou-se também que, apesar de sua eficácia em algumas áreas, a qualidade do atendimento, especialmente em casos de doenças complexas, ainda é um tema controverso. Conclui-se que a telemedicina no SUS possui grande potencial, mas sua expansão requer investimentos em capacitação, infraestrutura e a formação de parcerias público-privadas que garantam a sustentabilidade do modelo a longo prazo.
Educação e Bibliotecas Multiníveis: o desafio educacional dos bibliotecários dos Institutos Federais de Educação Profissional no Brasil
(2023) Veiga, Miriã Santana; Pimenta, Jussara Santos
O cerne desta tese diz respeito às Bibliotecas Multiníveis dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. Nosso objetivo foi compreender como os bibliotecários e as bibliotecas multiníveis dos IFs contribuem para fortalecer os saberes informacionais dos educandos e quais são os desafios dessa ação educativa. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa aplicada, em que tivemos sete bibliotecários participantes. O estudo foi dividido em três etapas, sendo a primeira realizada com a coleta de informações sobre práticas educativas, disponibilizadas pelos bibliotecários, por meio de relatos de experiências, artigos e resumos publicados nas principais bases de dados das áreas da Educação, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como resultado, foram identificadas 71 atividades educativas. Na segunda etapa, foi elaborada a pesquisa documental. Na terceira etapa, procedemos à pesquisa aplicada, realizada com sete bibliotecários, tendo como instrumentos: questionário e entrevistas. Como resultado, compreendemos, primeiramente, que as bibliotecas e os bibliotecários dos IFs têm três desafios: o primeiro trata da tipologia e da nomenclatura das bibliotecas; o segundo se refere à estruturação administrativa e financeira; e o terceiro desafio concerne à necessidade de transformação da biblioteca como espaço infoeducativo, que auxilie na oferta de uma Educação Profissional emancipadora. Apesar das dificuldades encontradas, entendemos que os bibliotecários realizam práticas educativas, norteadas, principalmente, pelas necessidades informacionais e culturais de sua comunidade, mas essas atividades não estão relacionadas aos princípios fundamentais da educação profissional tecnológica e se faz substancial discutir, com seriedade, as bibliotecas multiníveis, visando a atender a real demanda de formação de saberes informacionais dos alunos e pesquisadores dos IFs. Assim, percebendo que os profissionais realizam diversas práticas educativas e culturais, criamos dois produtos educacionais: o primeiro, intitulado “Caderno de experiências pedagógicas bem-sucedidas nas Bibliotecas dos Institutos Federais”, tem o objetivo de incentivar os bibliotecários a conhecerem e repensarem as atividades desenvolvidas nas bibliotecas a partir dos conceitos da infoeducação e de biblioteca multinível; o segundo produto se trata de um caderno intitulado: “Caderno digital de orientações das atividades pedagógicas nas bibliotecas dos Institutos Federais”. Concluímos que os bibliotecários nos IFs realizam um movimento de práticas educativas para a informação, e eles entendem que têm o desafio de melhorar a aprendizagem dos saberes informacionais dos educandos, visando, especialmente, ao uso crítico da informação na educação profissional, porém se faz imprescindível que as bibliotecas sejam percebidas como um setor fundamental para a formação infoeducacional e cultural dos alunos e pesquisadores dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.