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Geogebra: análise da eficácia do uso de tecnologias interativas no ensino de matemática
(2024) Aguiar, Luciene Littig de; Werneck, Jorge da Silva
O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.
Games bio_ept: os desafios da síntese proteica
(2025) Chauvin, Dejane; Carvalho, Diego Soares
O software educativo GAMES Bio_EPT: Os Desafios da Síntese Proteica foi desenvolvido para tornar a revisão dos conteúdos de Síntese Proteica mais interativa e prática, especialmente para estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Desenvolvido por Dejane Chauvin e como orientador o prof. Dr. Diego Soares Carvalho. O jogo oferece duas modalidades específicas: Campo de Proteína, um quiz de perguntas e respostas jogado em grupos, que permite a adição de novas perguntas, respostas, imagens, textos, áudios e vídeos, com o objetivo é estimular a colaboração e o aprendizado em grupo de forma dinâmica e divertida; e o Labirinto da Síntese Proteica, um jogo individual focado em exercícios práticos e simulações, sem possibilidade de edição de novas atividades. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e aprofundada. Os alunos podem começar a jogar seguindo as instruções fornecidas pelo professor, aproveitando ao máximo essa ferramenta para fortalecer seus conhecimentos de maneira envolvente e eficaz.
Jogo digital na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento de software educativo
(2025) Chauvin, Dejane; Carvalho, Diego Soares
Este estudo investigou o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Biologia, focando na temática da Síntese Proteica. A pesquisa visou desenvolver e aplicar um jogo digital, criado pela pesquisadora, para aprimorar o ensino da síntese proteica no 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena. A abordagem metodológica foi quali-quantitativa, com aplicação de questionários online para avaliar o impacto do jogo digital. Os resultados indicaram que o jogo foi bem recebido por professores e alunos, sendo considerado intuitivo e relevante para o aprendizado. A análise quantitativa mostrou uma melhoria no desempenho acadêmico dos alunos, com maior compreensão dos conceitos de síntese proteica e tradução gênica. Além disso, os dados qualitativos indicaram um aumento no engajamento e interesse dos estudantes nas aulas. Esses achados sugerem que jogos digitais podem ampliar as possibilidades pedagógicas e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia
Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio na rede pública de ensino do estado de Rondônia
(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, Aguinaldo
A reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.
Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio
(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, Aguinaldo
A reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.