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Item type: Item , O uso da Agrocomputação para otimização do uso de recursos hídricos na agricultura familiar(Revista ERR01, 2025) Chagas, Katiana Cristina Macedo; Castro, Gisele Renata de; Vale, Tássio de Santana doA agrocomputação representa uma convergência entre tecnologias digitais e práticas agrícolas, se destaca como estratégia essencial para otimizar o uso de recursos hídricos na agricultura familiar. O estudo tem como objetivo sintetizar evidências recentes sobre o impacto de tecnologias digitais, como sensores, sistemas de apoio à decisão, Internet das Coisas e inteligência artificial, na eficiência e sustentabilidade do manejo hídrico. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de caráter qualitativo e exploratório, abrangendo publicações indexadas nas bases SciELO, Web of Science e Google Acadêmico, no período de 2015 a 2025. As buscas consideraram estudos revisados por pares, teses e relatórios técnicos que abordassem soluções digitais aplicadas à irrigação e à agricultura familiar. Os resultados mostraram que o uso de sensores e automação pode reduzir em até 30% o consumo de água, sem comprometer a produtividade das culturas, além de gerar ganhos energéticos superiores a 60% em alguns casos. Verificou-se também que a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina e de sistemas inteligentes de irrigação favorece maior precisão e controle hídrico, especialmente em propriedades de pequeno porte. Constatou-se, contudo, que desafios como o custo de implantação, a limitação de conectividade e a necessidade de capacitação técnica ainda restringem o uso mais amplo dessas tecnologias. Conclui-se que a agrocomputação contribui de forma decisiva para a sustentabilidade, a eficiência e o aumento da competitividade produtiva e econômica da agricultura familiar, promovendo maior inserção no mercado e otimização dos recursos disponíveis.Item type: Item , Sistemas integrados de controle de portaria em plantas industriais: um estudo bibliográfico(Revista Acadêmica da Lusofonia, 2025) Marcolino, Kelly Rodrigues; Ibipiana, Iveltyma Roosemalen PassosO presente estudo tem como tema a contribuição dos sistemas integrados de controle de portaria para a segurança e a eficiência em plantas industriais. A crescente complexidade dos ambientes de produção exige soluções robustas para a gestão de acessos, visando mitigar riscos e otimizar processos. O objetivo deste artigo é analisar a literatura existente sobre o tema, explorando os conceitos, tecnologias e benefícios associados à implementação desses sistemas. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica, baseada em obras clássicas e contemporâneas da área de segurança, automação e gestão industrial, bem como artigos científicos e normas técnicas. Espera-se com este trabalho demonstrar como a integração de tecnologias como controle de acesso biométrico, CFTV e softwares de monitoramento pode aprimorar a segurança patrimonial, a proteção de dados e a eficiência operacional, oferecendo uma contribuição relevante para a gestão estratégica de indústrias que buscam modernizar seus processos.Item type: Item , O protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Instituto Federal de Rondônia - campus Ariquemes(2025) Ferraz, Lucinete Dias; Gomes, Iza ReisNas últimas décadas, no meio educacional, as discussões a cerca da necessidade de repensar e reelaborar práticas que fomentem a participação ativa dos estudantes como meio de fortalecer os processos formativos e a educação integral têm se ampliado. O protagonismo estudantil tem sido um grande aliado nessa tarefa. O protagonismo estudantil diz respeito à atuação criativa, construtiva e solidária do sujeito, na interação com outras pessoas para a solução de problemas reais na escola, na comunidade e na vida social. Os referenciais educacionais vigentes abordam a temática como prática já implementada nas diferentes formas e modalidades de educação, bem como na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Nesse sentido, o problema de pesquisa gerado é em torno de: o protagonismo estudantil desenhado nos documentos e legislação do Instituto Federal de Rondônia dialoga e se concretiza com a prática desenvolvida nos Projetos de Ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica do Campus Ariquemes? O objetivo centrou-se em como ocorre o protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRO – Campus Ariquemes. A linha de pesquisa a qual este estudo se vincula é “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e ao Macroprojeto “propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ariquemes, junto aos alunos dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo concretizou-se por meio: de levantamento bibliográfico; análise documental; questionários; entrevistas e desenvolvimento de uma oficina que teve como intuito colaborar com a promoção e estímulo do protagonismo dos alunos inscritos nos Projetos de Ensino, possibilitando uma maior proximidade da prática realizada no IFRO – Campus Ariquemes com a teoria defendida pelo mesmo.Item type: Item , Empoderando jovens protagonistas - estratégias para fortalecer o papel ativo dos estudantes nas instituições educacionais na EPT(2025) Ferraz, Lucinete Dias; Gomes, Iza ReisEsta Oficina Pedagógica é um Produto Educacional resultado de uma pesquisa de mestrado que tem como título “O Protagonismo Estudantil nos Projetos de Ensino do Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes”, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), tendo como público-alvo alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Ariquemes que participaram de Projetos de Ensino. Seu intuito é promover e incentivar práticas de protagonismo estudantil, fortalecendo a autonomia, a criatividade e a responsabilidade dos estudantes, incentivando-os a assumir o papel de protagonistas na sua própria aprendizagem e na transformação de suas comunidades. O conceito de protagonismo do estudante, utilizado aqui, está intimamente relacionado à ideia de autonomia, que Freire (2019) coloca como um dos pilares da pedagogia crítica. Para ele, a autonomia não é simplesmente fazer o que se quer, mas agir de maneira consciente e responsável, capaz de transformar a própria realidade. A educação deve, portanto, ajudar o estudante a se tornar capaz de tomar decisões fundamentadas, refletir sobre o mundo e atuar nele de forma crítica e transformadora. Essa autonomia exige que o estudante não apenas aprenda conteúdos, mas que desenvolva a capacidade de agir sobre o mundo e suas circunstâncias (Freire, 2019). Dessa forma, a Oficina pedagógica aqui proposta, fundamenta-se na perspectiva da formação integral, omnilateral e humanística, valorizando a voz de cada estudante e estimulando a participação ativa, colaborativa e inovadora além de criar espaços onde os estudantes se sintam empoderados para desenvolver suas habilidades, liderar projetos, protagonizar ações significativas e fazer a diferença. Ressalta se, porém, que esta proposta não pretende esgotar as possibilidades de práticas pedagógicas voltadas ao protagonismo estudantil, mas sim oferecer uma alternativa viável e inspiradora para a atuação docente. Com o objetivo de tornar o material mais acessível e didático, foi organizado em cinco seções. A primeira trata da apresentação do produto, expondo sua motivação, objetivos e caracterização. A segunda seção traz uma descrição detalhada da oficina, abordando sua estrutura e metodologia. A terceira seção apresenta os fundamentos teóricos que sustentam a proposta, com foco nas oficinas pedagógicas como estratégia formativa. Em seguida, na quarta seção, é apresentada a oficina pedagógica “Empoderando Jovens Protagonistas”, composta por três encontros articulados entre si, que desenvolvem conceitos fundamentais para o exercício do protagonismo estudantil. Por fim, a quinta seção reúne as considerações finais, com apontamentos sobre os resultados alcançados e sugestões para pesquisas e práticas futuras. Este material foi elaborado com base em uma sólida fundamentação teórico-metodológica, buscando oferecer ao(à) professor(a) uma proposta prática, significativa e inspiradora para incentivar o protagonismo estudantil. Não se pretende apresentar um modelo único ou definitivo, mas sim ampliar o repertório pedagógico com possibilidades que valorizem a autonomia e a participação ativa dos estudantes. Esperamos que este produto represente, para você, professor(a), uma oportunidade de reflexão, adaptação e aplicação, contribuindo para a construção de práticas educativas mais democráticas, humanizadoras e transformadoras.Item type: Item , Phishield: ferramenta web para detecção de URLs maliciosas(2025) Gomez, Albert Jossue Ojeda; Valiante, Leandro FerrareziAs ameaças cibernéticas são recorrentes no cenário da segurança digital, afetando e colocando em risco milhões de usuários na internet. O phishing é uma dessas ameaças ainda presentes no cotidiano; essa técnica, que utiliza links disfarçados como legítimos, tem como objetivo roubar dados sensíveis e informações pessoais. Embora existam ferramentas automatizadas de detecção, muitas delas não são acessíveis ao público em geral, seja pelo custo elevado ou pela complexidade de uso. Estudos indicam que características presentes na estrutura das URLs, como tamanho, formatação e uso de termos suspeitos, podem servir como indícios úteis na identificação de golpes online. Diante disso, este estudo propõe o PhiShield, uma extensão web desenvolvida para avaliar a segurança dos links suspeitos. A proposta busca oferecer uma solução simples, gratuita e acessível, capaz de alertar rapidamente os usuários sobre potenciais ameaças, contribuindo para tornar a segurança digital mais acessível a todos.



