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Item type: Item , Academia FSLab - desenvolvimento de uma plataforma MOOC para o FSLab(2025) Apolinario, Pablo Gabriel Smolak; Andrade, Marco Antonio Augusto deEste trabalho apresenta o desenvolvimento da Academia FSLab, uma plataforma de cursos online criada para ajudar no nivelamento técnico entre alunos ingressantes no Laboratório de Fábricas de Software (FSLab) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. A dificuldade na integração de novos membros gera uma sobrecarga para a equipe e atrasa o progresso dos projetos. O objetivo principal foi desenvolver um sistema web para facilitar o acesso dos alunos aos cursos necessários para atuarem nas atividades do laboratório. A plataforma foi desenvolvida utilizando JavaScript, com Node.js, Express.js e Prisma ORM no back-end, e Next.js no front-end. A metodologia de desenvolvimento adotada foi o modelo incremental, com a aplicação conteinerizada em Docker e implantada em um pipeline de CI/CD no GitLab. A plataforma resultante automatiza o acesso a conteúdos, a gestão do progresso e a emissão de certificados, oferecendo um ambiente de aprendizado controlado e eficiente para os novos membros do FSLab.Item type: Item , Falta de qualidade no atendimento ao cliente em Porto Velho/RO(2025) Gonçalves, Ozanete de Oliveira Lamarão; Pereira, Ricardo dos SantosA qualidade no atendimento ao cliente é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma estratégia comercial eficaz. No entanto, observa-se uma constante insatisfação com os serviços prestados em diversos segmentos no Brasil, como saúde, alimentação e telecomunicações. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a falta de qualidade no atendimento ao cliente nos setores de comércio e serviços de Porto Velho, Rondônia. A pesquisa apresenta natureza aplicada e abordagem quali-qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo. Como instrumento de pesquisa foram aplicados questionários com funcionários do setor de comércio e serviços. Os resultados indicam que, embora os colaboradores reconheçam a alta importância da satisfação do cliente para o sucesso do negócio, eles apontam a falta de treinamento e a desmotivação da equipe como os principais obstáculos para um atendimento de excelência. As conclusões deste estudo reforçam que a melhoria do serviço externo depende de investimentos na qualificação e valorização do capital humano, sendo o bom atendimento um fator estratégico para o desempenho comercial e a sustentabilidade das empresas.Item type: Item , A visão de mercado e a inovação tecnológica na construção civil sustentável(2025) Lopes, Vanessa Deda; Pereira, Ricardo dos SantosA construção civil da Região Norte do Brasil opera sob desafios únicos de logística, clima e custos, o que torna urgente a inserção de práticas sustentáveis acessíveis. O presente estudo tem por objetivo investigar como a integração de tecnologias inovadoras pode promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em empresas do setor de construção civil. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, finalidade exploratória e descritiva, com aplicação de questionários semi estruturados junto a empresas da construção civil da Região Norte. Os dados revelaram que 42,9% das empresas consideram a sustentabilidade importante, mas ainda não implementaram tecnologias sustentáveis, principalmente por limitações financeiras (57,1%), falta de conhecimento técnico (42,9%) e resistência à mudança (28,6%). A partir desses achados, foi desenvolvido um guia prático de cinco ações de baixo custo e implementação imediata (gestão de resíduos, capacitação regional, BIM gratuito, indicadores internos e consórcio de compras). As ações foram consideradas “viáveis” ou “muito viáveis” por 85,7% dos respondentes e já estão em uso parcial por cinco das empresas. O estudo demonstra que é possível alinhar inovação tecnológica, sustentabilidade e viabilidade econômica mesmo em contextos de escassez de recursos, contribuindo para a transformação verde do setor na Amazônia e oferecendo replicabilidade a outras regiões de fronteira.Item type: Item , Estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em empresas públicas e privadas(2025) Moraes, Andreia Santos da Silva; Lima, Josiane Dossimo; Pereira, Ricardo dos SantosA inclusão de pessoas com deficiência nas organizações representa um desafio crescente diante da necessidade de ambientes de trabalho mais acessíveis e equitativos. O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre a inclusão de pessoas com deficiência em empresas privadas e públicas. A pesquisa apresenta natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, com enfoque exploratório e descritivo, utilizando referências bibliográficas e aplicação de questionários com colaboradores de uma empresa pública. Os dados coletados permitiram identificar percepções e práticas institucionais relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência. Os resultados evidenciaram que, embora a maioria dos participantes reconheça a importância das políticas de inclusão, ainda persistem barreiras físicas e atitudinais que dificultam a plena participação das pessoas com deficiência. Verificou-se também que a gestão de pessoas exerce papel essencial na promoção de ações inclusivas, sobretudo no que se refere à comunicação interna e à oferta de estratégias adequadas. Conclui-se que o fortalecimento das políticas de inclusão e o investimento em sensibilização contínua são fundamentais para consolidar uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva.Item type: Item , Atendimento humanizado e sua influência na experiência do cliente: um estudo em Campina Grande/PB(2025) Santos, Maria das Vitórias; Pereira, Ricardo dos SantosNo cenário atual, em que os consumidores valorizam não só a eficiência, mas também a empatia, a escuta ativa e a clareza na comunicação, o atendimento humanizado se destaca como um dos principais diferenciais competitivos. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância do atendimento humanizado na experiência do cliente. A pesquisa de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa e enfoque exploratório, utilizou como instrumento de pesquisa um questionário semi estruturado elaborado no Google Forms, destinado a clientes de variados setores da área de serviços. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes considera que uma comunicação clara e uma atitude receptiva são elementos fundamentais para avaliar positivamente uma experiência de atendimento, ressaltando também a relevância de uma resolução eficaz no primeiro contato. As discussões indicam que a implementação de práticas humanizadas e bem organizadas ajuda a melhorar a reputação da instituição, fortalecer relacionamentos com os clientes e aumentar a satisfação. Nesse sentido, investir na formação das equipes e na criação de canais de feedback contínuos são diferenciais para um atendimento de qualidade. A integração de empatia, eficiência e processos bem definidos melhora o desempenho das organizações e aumenta os benefícios para a sociedade, promovendo uma cultura organizacional mais próxima e colaborativa.



