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Políticas públicas de saneamento em Porto Velho (RO): entre a norma e a realidade
(2025) Silva, Ingrid Blanc de Sousa; Bento, Isabel Cristina
O saneamento básico é um serviço essencial à saúde e à qualidade de vida, cuja oferta adequada depende de políticas públicas efetivas. Este estudo teve como objetivo identificar as políticas públicas de tratamento de esgoto em Porto Velho, verificando os desafios e avanços para sua implementação. Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa e documental, por meio da análise de artigos científicos, legislações e documentos oficiais. Foram identificadas sete normas relevantes nos níveis federal, estadual e municipal, que compõem o arcabouço jurídico do saneamento básico no município. Embora haja avanços, como a atualização da legislação municipal e a criação de grupos técnicos para adequação ao novo marco legal federal, persistem desafios significativos, incluindo baixa cobertura do sistema de esgotamento, precariedade da infraestrutura, fragmentação institucional, fiscalização insuficiente e limitada participação social. Esses fatores dificultam a efetiva implementação das políticas e a universalização dos serviços. Apesar das limitações do estudo, a análise oferece subsídios importantes para a gestão pública, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura, fortalecimento institucional e maior engajamento da população para garantir o direito ao saneamento e reduzir desigualdades territoriais em Porto Velho.
Estratégia dietética com o uso de coprodutos de milho da usina de etanol para terminação de ovinos confinados - digestibilidade
(2025) Gonçalves, João Carlos da Silva; Freiria, Lucien Bissi da
O aumento das indústrias de etanol se tem um número considerável de
coprodutos, que podem ser utilizados na alimentação animal, em que o objetivo do estudo foi avaliar níveis de inclusão de grão de destilaria seco com solúveis de alta fibra (DDGS FS OURO®) na dieta de ovinos confinados sobre características de consumo e digestibilidade dos nutrientes. Foram utilizados oito animais da raça Santa Inês, machos, castrados, de 30 kg de peso corporal inicial, com sete meses de idade, para avaliação de níveis de inclusão de DDGS na dieta de confinamento sobre parâmetros nutricionais. Os animais foram distribuídos em delineamento de quadrado latino 4×4 duplo, com quatro períodos experimentais de 21 dias cada (total de 84 dias). Cada período consistiu em 16 dias de adaptação, e cinco dias para as coletas amostrais. Os tratamentos consistiram na inclusão de 20, 40, 60 e 80% de DDGS na matéria seca, em dietas ovinos confinados. Em relação ao consumo de nutrientes, a inclusão de DDGS não influenciou o consumo de matéria seca (MS, kg/dia), MS em % do peso corporal, matéria orgânica (MO, kg/dia) e proteína bruta (PB, kg/dia), enquanto que para consumo de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente neutro indigestível (FDNi) foi aumentado com inclusão de DDGS. A digestibilidade de PB não foi alterada com inclusão de DDGS na dieta, no entanto, a digestibilidade da MS, MO e FDN, foram reduzidas com adição de DDGS. O nível acima de 40% de inclusão do DDGS alta fibra, inviabiliza a digestibilidade da MS, MO e FDN, o que poderia resultar em menor aproveitamento dos nutrientes pelos animais.
Relato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática
(2025) Rossi, Paulo Sena; Teixeira, Érica Jaqueline Pizapio
Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por meio de um projeto de extensão científica, cujo objetivo foi utilizar a construção exemplar de um vulcão como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A atividade foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública da região, com o intuito de promover a compreensão de fenômenos geológicos de forma lúdica, prática e contextualizada. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, baseada na observação direta das interações entre os alunos e o modelo didático. A metodologia consistiu na construção do modelo de vulcão pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguida da realização de oficinas pedagógicas que incluíram a simulação de erupções vulcânicas. Os resultados indicaram que a utilização de recursos concretos favorece o engajamento dos estudantes, facilita a aprendizagem e estimula o interesse pelas Ciências Naturais, bem como, para a formação docente dos acadêmicos envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o diálogo entre saberem acadêmicos e populares.
Transparência e accountability tópico: medidas de transparência na gestão pública e seus impactos na corrupção
(Revista ft, 2024) Pessoa, Lourrant Cantão; Souza, Thamires Aparecida Teixeira de; Souza, Francisco Wenderson Pereira de
O tema deste trabalho aborda sobre a Lei Complementar no 131, conhecida como Lei da Transparência, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de maio de 2009. O Portal da transparência é uma ferramenta de controle social, que se constitui a partir de verificações de legalidades e fiscalização das ações administrativas dos Entes Federativos. Estudos realizados pelo site do Governo Federal, disponibiliza pesquisas sobre assuntos da administração pública, relacionados a receitas e despesas dentro da união. A transparência das contas públicas é dividida em três características: publicidade, compreensibilidade e utilidade, portanto, não basta apenas tornar pública a informação, ela deve estar amplamente disponível, em linguagem de fácil acesso e boa apresentação. O objetivo deste trabalho é analisar e demonstrar a implementação da transparência, por meio eletrônico, em relação a administração pública, verificando a divulgação de informações sobre arrecadação e faturamento de controle social.
Aplicação de tecnologias da informação e comunicação em aulas do Ensino Fundamental I
(2025) Santos, Edileuza Natalia dos; Guardia, Gleison
O presente relato descreve a utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, com foco no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Foram aplicadas diferentes plataformas digitais, como o software educacional Noas, os aplicativos Kahoot, Wordwall e a ferramenta Tachy. A experiência foi desenvolvida com alunos do 3º e 5º anos da Escola Paulo Scherrer de Novo Horizonte do Oeste, demonstrando que a inserção de tecnologias interativas potencializa a motivação, o raciocínio lógico e o envolvimento dos alunos. Os resultados observados evidenciam o papel das tecnologias como recursos pedagógicos eficazes na educação básica.