Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Busca avançada

Submissões Recentes

  • Item type: Item ,
    Percepções dos usuários sobre a estrutura e o atendimento nas unidades básicas de saúde do Brasil: análise segundo o modeo SERVQUAL
    (2025) Silva, Cristhiane Pereira; Bento, Izabel Cristina
    As Unidades Básicas de Saúde são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde, sendo essenciais para a promoção, prevenção e cuidado da população. Este estudo objetivou descrever as percepções dos usuários sobre as melhorias na estrutura física e no atendimento das UBS no Brasil e avaliar as diferenças entre a situação atual e o padrão ideal, com base nas dimensões do modelo SERVQUAL. Utilizou-se dados de acesso aberto do 3o ciclo do PMAQ-AB (2017-2018), especificamente as variáveis relacionadas à percepção dos usuários sobre melhorias na estrutura física das UBS e no atendimento. As respostas de 140.444 usuários foram agrupadas nas dimensões do modelo SERVQUAL: Tangibilidade, Confiabilidade e Responsividade. Calculou-se os gaps individuais pela diferença entre 100% e o percentual observado, e os gaps médios.Participaram 140.444 usuários distribuídos em diferentes regiões do país. Os resultados mostraram que, apesar de avanços percebidos na infraestrutura, como reformas, novos móveis e equipamentos, persistem lacunas importantes, especialmente na disponibilidade de consultórios odontológicos. A confiabilidade apresentou o maior gap, refletindo falta de medicamentos, insumos e oferta limitada de serviços, enquanto a responsividade indicou melhorias no atendimento médico e de enfermagem, mas lacunas significativas no atendimento odontológico. A análise dos gaps evidenciou desigualdades regionais e a necessidade de ações integradas de planejamento, gestão de recursos e capacitação de equipes para fortalecer a APS.
  • Item type: Item ,
    Análise dos impactos do desmatamento na concessão de crédito rural em Vilhena
    (2025) Chemello, Phamela Hayane; Souza, Ranieli dos Anjos
    As atividades agropecuárias vêm acelerando, cada vez mais, o processo de desmatamento, comprometendo a fauna e a flora, seja por meio da erosão, do assoreamento ou da contaminação dos recursos hídricos, decorrentes da abertura de áreas sem as devidas licenças emitidas pelos órgãos competentes. Com o aumento da demanda por crédito rural, as práticas sustentáveis — que priorizam o uso eficiente dos recursos naturais e o cumprimento das legislações ambientais — têm ganhado destaque, sendo incentivadas por meio de taxas e prazos mais atrativos. Essas condições estimulam os produtores rurais a adotarem métodos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. Além disso, a concessão de créditos subsidiados é regida pelo Manual de Crédito Rural (MCR), que estabelece normas e diretrizes voltadas à redução dos impactos ambientais e à promoção da regularização das propriedades rurais. Dessa forma, o produtor é incentivado a manter sua área em conformidade com as exigências legais e ambientais, garantindo sustentabilidade e acesso contínuo às linhas de crédito.
  • Item type: Item ,
    Uso e ocupação do solo no município de Pimenteiras do Oeste, Rondônia
    (2025) Rodrigues, Leiliéli de Oliveira; Moura, Valdir
    A dinâmica do uso e ocupação do solo é um fator determinante para o planejamento territorial, especialmente em municípios com significativa atividade agropecuária. O monitoramento dessas transformações por meio de geotecnologias permite a avaliação dos impactos ambientais e subsidia a formulação de políticas públicas sustentáveis. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o uso e ocupação do solo no município de Pimenteiras do Oeste, Rondônia, empregando a classificação supervisionada de Máxima Verossimilhança (MaxVer) a partir de imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento. Os resultados indicam a predominância de áreas destinadas à pastagem (46,84%) e solo exposto (18,99%), além de uma cobertura significativa de vegetação nativa, totalizando 195.172,05 hectares. As áreas de corpos d’água representam 1,72% da superfície analisada. A acurácia global do modelo atingiu 95,22%, com coeficiente Kappa de 90,41%, evidenciando a alta precisão da classificação realizada. A utilização de geotecnologias demonstrou-se essencial para a gestão territorial, fornecendo subsídios técnicos para o planejamento sustentável, o licenciamento ambiental e a formulação de políticas públicas voltadas ao equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental. Esses dados reforçam a importância do monitoramento contínuo do uso do solo como ferramenta estratégica para a tomada de decisões, contribuindo para a gestão eficiente dos recursos naturais e a mitigação de impactos ambientais.
  • Item type: Item ,
    A terra entrenós
    (Editora IFRO, 2025) Barbosa, Xênia de Castro; Teixeira, David Gonçalves; Souza, Graciane Pinheiro de
    Este livro nasceu desse contexto de ponderação sobre as mudanças climáticas, nas vésperas da COP-30. Expressa, de forma poética, reflexões, sentimentos e percepções esteticamente trabalhadas por servidores e estudantes do IFRO e por poetas convidados, que acolheram o convite da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal de Rondônia (PROPESP) para participar do V Concurso Entrenós de Expressão Poemática – ação idealizada pelo professor de Língua Portuguesa Sergio Loss Franzin, e que neste ano foi retomada sob os cuidados de nossa Pró-Reitoria. O livro é composto por 45 poesias, de estilos e técnicas variadas, selecionadas e organizadas a partir de delicado trabalho de organização realizado sob a orientação experiente e paciente do professor Olliver Robson Mariano Rosa, a quem agradecemos. As poesias apresentadas denotam múltiplos sentimentos e percepções sobre um ambiente rico e diverso: terra, água, árvores, pessoas. Um ambiente portentoso, generoso, provedor; e ao mesmo tempo enigmático e avassalador, profundo como as águas escuras de seus rios e como suas densas florestas, que se encontram ameaçadas. São percepções e sentimentos de pessoas que vivem nesse espaço, que enfrentam as mudanças climáticas em seus territórios, no cotidiano de seus afazeres: em casa, no trabalho, no lazer, no caminho de ida e volta da escola... Sua força está nesse vínculo telúrico, nesse conhecimento empírico do ambiente habitado, nessa poesia que transborda desejo de mudança.
  • Item type: Item ,
    Aplicação das fases de projeto informacional, conceitual no desenvolvimento de protótipo de cocho automatizado
    (Revista Observatorio da la Economía Latinoamericana, 2025) Kassupa, Jessica Evangelista Araujo; Silva, Aldoino Bonadeu da; Oliveira, Roberto Lucas Coelho de; Guedes, Martin Paulo Mendonça; Santos, Daniel Oliveira dos; Santos, Artur Vitório Andrade dos; Alves, Kariston Dias
    A alimentação automatizada de bovinos tem se consolidado como uma solução cada vez mais buscada por criadores, por oferecer uma produção mais eficiente e rentável. A disponibilidade de refeições ao longo do dia tem impactos positivos no bem-estar animal e, quando transformada em taxa de conversão alimentar, pode resultar em uma maior produção de leite em rebanhos leiteiros ou maior ganho de peso na bovinocultura de corte. Assim, a nutrição animal se destaca como um dos principais pilares do sistema de produção, representando o maior custo em sistemas de criação de corte. Reduzir o desperdício de ração em animais que já atingiram o peso ideal para o abate é essencial para uma gestão alimentar mais eficiente. O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema de dosagem automatizada de ração bovina, fundamentado nas fases de projeto informacional e conceitual. O sistema utiliza tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) para leitura dos dados registrados nos chips a serem implantados nos animais, permitindo um controle individualizado e preciso da alimentação.