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Epúlide acantomatoso em cão da raça rottweiler: relato de caso
(2024) Vieira Netto, Maria Angelica; Oliveira, Marcos Jose de
As neoplasias de cavidade oral em cães e gatos estão entre as quatro mais incidentes, correspondendo a 6% e 3% dos casos de tumores, respectivamente. O epúlide acantomatoso é um tumor epitelial de crescimento localmente agressivo, que afeta a região rostral da mandíbula, mas que não causa metástase O objetivo deste relato foi descrever um caso de epúlide acantomatoso em um cão da raça Rottweiler, submetido à exérese total da neoplasia. Um cão macho, castrado, da raça Rottweiler, de 8 anos e pesando 42,3 kg, foi atendido em uma clínica veterinária de Ariquemes, Rondônia. Segundo o tutor, o animal não apresentava alterações comportamentais, mas havia uma massa na cavidade oral. No exame físico, os sinais vitais foram avaliados: frequência cardíaca de 119 bpm, frequência respiratória de 25 mpm e temperatura corporal de 38,9ºC. O tempo de preenchimento capilar era de 2 segundos e a mucosa ocular estava normocorada. Na cavidade oral, observou-se um nódulo de crescimento irregular. Foi realizada uma citologia por meio da Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), cujo resultado foi compatível com epúlide acantomatoso. Com base no diagnóstico, recomendou-se a intervenção cirúrgica para exérese da lesão e dos dentes acometidos, visando obter margens de segurança. Exames hematológicos e bioquímicos indicaram que o animal estava apto para a cirurgia. A medicação pré-anestésica (MPA) consistiu em morfina na dose de 0,1 mg/kg, intramuscular, para sedação leve, seguida de indução com midazolam na dose de 0,2 mg/kg e propofol na dose de 3 ml, ambos por via intravenosa, com fluidoterapia de NaCl 9%. Para a intubação, foi utilizada uma sonda nº 8,5. Durante o transanestésico, foi mantido no isoflurano. No pós-operatório, foram prescritos azitromicina 10 mg/kg, dipirona 25 mg/kg, meloxicam 0,1 mg/kg e o antibiótico local Periovet®, além de alimentação úmida nos primeiros dias. A remoção cirúrgica completa é o principal tratamento para o epúlide acantomatoso. No caso descrito, o diagnóstico de epúlide acantomatoso foi baseado nos sinais clínicos e no exame citológico. A excisão cirúrgica da neoplasia se demonstrou satisfatória para a resolução da enfermidade.
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Caracterização de perfil socioeconômico de produtores rurais da feira do município de Vilhena – RO
(2020) Godinho, Paulo Tadashi Utumi; Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
A agricultura familiar é fundamental para a economia do Brasil, principalmente nos pequenos municípios, e uma das formas de comercialização da produção são nas feiras municipais, fomentando a economia regional. O presente trabalho teve como proposito caracterizar o perfil socioeconômico de produtores rurais da feira no município de Vilhena – RO. Foi uma pesquisa qualitativa, com a metodologia direta na aplicação de um questionário aos produtores que integram de forma fixa o comércio de produtos agropecuários na feira municipal, seguindo os parâmetros descritos por LAKATOS, 2003. Os dados coletados foram tabelados e discutidos e posteriormente relacionados à outros autores que avaliaram temáticas semelhantes. De acordo com os resultados, podemos afirmar com clareza que os produtores ali presentes não têm assistência técnica e incentivo financeiro público ou privado e a participação de profissionais do meio agrário, desempenhando assistência técnica, que posteriormente ajudará na produção e melhoria da agricultura familiar promovendo vantagens, para as famílias produtoras, para a população em geral que não precisará depender tão fortemente da produção externa de alimentos e fomentando a economia local.
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Guincho mecânico para o estudo da força peso: uma possibilidade para o ensino de física
(2025) Oliveira, Pedro Henrique Campos de; Gomes, Sandra Monteiro
Para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de força peso, este artigo explora a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo do estudo foi compreender o impacto da inclusão da tecnologia na aprendizagem dos estudantes, ao explorar a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou-se a observação participante e um semiaberto para a pesquisa de opinião, a fim de compreender o desenvolvimento dos estudantes ao utilizar as distintas metodologias. O percurso metodológico incluiu a preparação de materiais didáticos, a aplicação do experimento em sala de aula e a compreensão do impacto no aprendizado dos estudantes. Além disso, foram propostas recomendações para o aprimoramento do recurso educacional. Os resultados indicam que a inclusão da tecnologia promoveu maior engajamento dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que compartilharam conhecimentos e trabalharam em equipe para compreender os conceitos abordados. Conclui-se que o protótipo do guincho mecânico é eficaz no auxílio ao ensino de física, mas ainda requer alguns aprimoramentos para abarcar mais conceitos e melhorar a sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.
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Arquitetura escolar
(2025) Silveira, Lúdia Bello; Oliveira, Fernanda; Miranda, Ariane Zambon
A arquitetura escolar tem a capacidade de apropriar os espaços, permitindo que seus usuários possam ter conforto enquanto cumprem seus deveres. Os aspectos da arquitetura escolar promovem um ambiente que potencializa o aprendizado e proporciona bem-estar aos usuários. Vários elementos influenciam no ambiente que podem estimular cognitivamente as crianças, tendo como princípio que cor, temperatura, luminosidade, interação entre espaços, circulação e fatores acústicos são fundamentais nesses espaços. Para compreensão deste estudo foi usado como referência autores que discutem a questão da aprendizagem no espaço escolar. Como metodologia, o processo trouxe consigo uma abordagem qualitativa, e foi usada a forma de coleta de dados por meio de método exploratório, sendo através de revisão da literatura e estudos de caso. Analisando os estudos de caso, foi possível fazer um levantamento que resultou em análise de caráter comparativo das escolas, assim como, identificar semelhanças e problemáticas dessas edificações. Observou-se que as escolas possuem padrões distintos, mas que se assemelham com o tipo tradicional de ensinar. As normas são muito válidas quando se diz respeito a corpos adultos, aos de crianças é necessário que seja levado em consideração as dimensões que elas ocupam, como nas carteiras, a acessibilidade das escolas são as básicas que são necessárias para determinado conforto dos usuários, mas isso muitas vezes não significa, inclusão.
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Utilização do tubo de Rubens como ferramenta didática para o ensino de ondulatória no ensino médo
(2025) Melo, Daniel Valentim de S.; Santos, Neusa Teresinha Rocha dos; Santos, Neusa T. Rocha dos
A necessidade de melhoria do entendimento de conceitos abstratos, dentro da ondulatória, tem sido cada vez mais evidente, tornando-se um dos desafios para o ensino de física. Nesse sentido, o artigo discute utilizar o Tubo de Rubens como Ferramenta Didática para o Ensino de Ondulatória em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, e verificar, por meio de uma pesquisa de opinião, se houve uma aprendizagem significativa após a sua utilização. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública de Porto Velho, e envolveu uma turma com 30 alunos do 2º ano, e o professor de física da turma. No percurso metodológico utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, e para a produção de dados, questionários semiabertos para levantar a opinião dos estudantes. Os resultados demonstraram que a utilização da ferramenta pedagógica ampliou o engajamento e a compreensão dos estudantes sobre a temática ondulatória, o que reforça a necessidade de que as instituições educativas utilizem ferramentas pedagógicas capazes de estimular uma aprendizagem ativa, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e significativo. Destaca-se ainda, a importância da experimentação para o ensino de física, uma vez que o uso de ferramentas práticas, como o Tubo de Rubens, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades investigativas dos estudantes.