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Item type: Item , A matemática através da culinária(2025) Lima, Adriani Pereira de; Syryczyk, Edinalcio FernandesEste artigo propõe a utilização da culinária como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática, focando em conceitos como frações, volume e área. A proposta integra a educação matemática com práticas sustentáveis, utilizando ingredientes que normalmente seriam descartados, como cascas, talos e folhas de vegetais. O objetivo principal é ensinar conceitos matemáticos de forma prática e envolvente, promovendo também a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de alimentos e a redução do desperdício. O objetivo específico do estudo é despertar nos alunos o interesse pela matemática ao conectá-la com a culinária e com práticas sustentáveis, minimizando as dificuldades de aprendizagem frequentemente enfrentadas pelos alunos. Além disso, busca-se mostrar como o ensino de frações, volume e área pode ser aplicado no cotidiano de maneira prática, utilizando ingredientes da culinária como exemplo. O estudo de autores como Skemp (1976), que defende o aprendizado significativo através da aplicação prática da matemática, e Freire (2006), que enfatiza a educação contextualizada e a formação de cidadãos conscientes, embasam a metodologia proposta. Os caminhos percorridos neste estudo envolvem a aplicação de atividades práticas nas quais os alunos participam ativamente de receitas, calculando frações ao dividir pizzas, medindo volumes ao preparar sucos detox e calculando áreas ao usar tabuleiros e formas geométricas. As receitas são preparadas com ingredientes reutilizados, incentivando a sustentabilidade. A metodologia também inclui a abordagem de conceitos de geometria e funções trigonométricas, como o estudo da relação entre circunferência e diâmetro. Ao longo do processo, observou-se que os alunos demonstraram maior interesse pela matemática e maior compreensão dos conceitos quando esses foram contextualizados com situações cotidianas. A proposta também contribuiu para a conscientização ambiental, com os alunos compreendendo a importância de evitar o desperdício de alimentos e reaproveitar recursos naturais. Em conclusão, o projeto mostrou-se eficaz tanto no ensino da matemática quanto na promoção de práticas sustentáveis. A integração da culinária ao ensino matemático despertou nos alunos a construção do seu próprio conhecimento, facilitou o entendimento de conceitos matemáticos e estimulou atitudes mais responsáveis em relação ao desperdício de alimentos. O projeto destaca a importância de aplicar a matemática em contextos reais e de promover uma educação que também se preocupe com a preservação ambiental.Item type: Item , Gestão democrática: inclusão e participação na educação(AYA Editora, 2025) De Paula, Aline da Silva; Rodrigues, Soéjima Cléia Gomes de Oliveira; Simões, Patrícia PassosEste trabalho aborda a gestão democrática no contexto educacional, enfatizando sua relevância para a promoção da Participação Escolar e da Inclusão Educacional de todos os agentes envolvidos no processo escolar. A pesquisa discute como práticas de gestão democrática podem favorecer a construção de um ambiente educacional inclusivo mais justo, acolhedor e representativo, garantindo a participação ativa de professores, alunos, pais e comunidade no processo de tomada de decisão. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e possui enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Libâneo, Gadotti e Catarina de Almeida Santos, além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados evidenciam que a Gestão Democrática, quando implementada de forma efetiva, fortalece a cidadania, a responsabilidade coletiva e a qualidade da Educação Pública. Além disso, destaca-se sua influência na organização das Práticas Pedagógicas, promovendo a escuta ativa, o diálogo e o respeito à diversidade. A construção de uma escola participativa, inclusiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos depende diretamente do engajamento democrático de todos os envolvidos no processo educativo.Item type: Item , Planejamento estratégico em saneamento básico: avaliação de um plano municipal sob a ótica da governança pública(2025) Santos, Debora Milena Prudencio dos; Nascimento, Marineide Martiniano doEste trabalho tem como objetivo analisar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Rolim de Moura/RO, reformulado em 2024, sob a ótica dos princípios da governança pública. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, foi desenvolvida a partir da análise de legislações, relatórios técnicos e referenciais teóricos relacionados ao tema. Os resultados apontam que o plano apresenta avanços relevantes em termos de diagnóstico, planejamento estratégico e participação social, mas ainda enfrenta dificuldades em transformar tais diretrizes em ações plenamente efetivas, especialmente no que se refere ao esgotamento sanitário. Conclui-se que a efetividade do PMSB dependerá da capacidade do município de fortalecer sua gestão, assegurar transparência e promover maior integração entre poder público e sociedade, de modo que os princípios da governança orientem a execução e garantam a universalização dos serviços.Item type: Item , Connect 60+: um aplicativo educacional adaptativo para a terceira idade(2025) Gonçalves, Ismael Roberto Lamarão; Tamada, Mariela Mizota; Ribeiro, Maria Ivanilse CalderonEste artigo apresenta o desenvolvimento do aplicativo Connect 60+, uma solução educacional adaptativa voltada à inclusão digital da terceira idade. O projeto surgiu da necessidade de apoiar idosos no uso de dispositivos móveis, diante das dificuldades identificadas em interações com tecnologias. O objetivo do aplicativo é promover a autonomia e a confiança do público idoso no aprendizado digital, com foco em acessibilidade e usabilidade. Para sua concepção, foi adotado o Design Thinking Duplo Diamante, que orientou as etapas de descoberta, definição, desenvolvimento e entrega. As atividades envolveram aplicação de questionário estruturado, criação de personas, mapa de empatia, jornada do usuário e elaboração de um guia de estilo. O resultado foi um aplicativo funcional, avaliado por usuários em testes iniciais de usabilidade, que demonstraram boa aceitação e facilidade de uso. Os resultados apontam potencial para apoiar a inclusão digital de forma acessível e personalizada.Item type: Item , Gestão escolar na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil: revisão integrativa sobre desafios e estratégias(2025) Oliveira, Maria Lúcia Alencar Silva de; Bento, Isabel CristinaEste estudo teve como objetivo identificar a atuação do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, analisando desafios e estratégias para aprimorar práticas inclusivas. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Inicialmente, 671 trabalhos foram identificados, dos quais cinco textos alinharam-se aos objetivos da pesquisa. Os resultados indicaram que o gestor escolar desempenha papel central na implementação de ações inclusivas, na formação continuada de profissionais e na articulação entre políticas públicas, equipe escolar e famílias. Entre os desafios mais comuns estão resistência institucional, falta de formação específica, escassez de recursos pedagógicos e descontinuidade das políticas públicas. As estratégias adotadas envolvem capacitação contínua, envolvimento da comunidade escolar, projetos pedagógicos inclusivos e uso de tecnologias assistivas. Destaca-se a importância da formação permanente e do suporte institucional para fortalecer a gestão escolar inclusiva. Conclui-se que, apesar dos avanços, a efetivação da inclusão de alunos com TEA depende da colaboração entre todos os atores escolares, investimentos em políticas públicas e construção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e a equidade.