Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Busca avançada

Submissões Recentes

  • Item type: Item ,
    Educação sexual na escola: relatos de uma sequência didática na formação do professor de biologia
    (Revista Contemporânea, 2025) Teixeira, Érica Jaqueline Pizapio; Pereira, Miriam Aparecida Orloski de Castro; Campos, Nubhia Ketlenn Oliveira; Poquiviqui, Rosa Moraes Putaré; Teixeira, Érica Jaqueline Pizapio
    Os resultados expostos apresentam um projeto de ensino realizado por licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia, Campus, Colorado do Oeste. Explorou a implementação de uma sequência didática voltada para a educação sexual em uma turma do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Seu objetivo desenvolveu-se em disseminar a importância da educação sexual na escola e seu impacto no desenvolvimento pessoal e social dos alunos frente às tecnologias atuais, despertando reflexões no aspecto humano, biológico e social. Com base em um plano de aula estruturado em três encontros, seguindo as orientações de uma sequência didática estruturada. A experiência aproximou-se à Pedagogia Histórico-Crítica, cuja base evidencia a educação como processo humano constituído pela história, cultura e pelas condições materiais do meio, (Saviani, 2011). Assim, foram abordados conceitos fundamentais como: autoconhecimento, anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutivos. A metodologia alicerçada pelos conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolveu atividades interativas, como tempestade de ideias, roda de conversa, sensibilizando os alunos sobre a importância da responsabilidade nas relações sexuais e no convívio biológico, psicológico e social. É preciso trabalhar com temáticas semelhantes no seio da escola, evidenciando os desafios da apropriação humana e de sua relação diante da temática herdada historicamente pelo ser humano (Duarte, 2013). Nessa lógica, é aclarada a necessidade em dialogar e refletir assuntos dessa natureza no seio escolar frente às tecnologias atuais, especialmente, no formato de sequência didática e/ou em se tratando da formação docente do professor de Biologia, bem como, da formação dos adolescentes envolvidos no processo.
  • Item type: Item ,
    Desafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemática
    (2025) Carvalho, Izabel Aparecida Fogaça; Pereira, Maily Marques
    Este artigo apresenta um estudo referente aos desafios no ensino da matemática nas séries iniciais, considerando a formação dos pedagogos e seu impacto na aprendizagem dos acadêmicos do curso de pedagogia. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as deficiências na formação matemática dos pedagogos, tendo em vista, sua carga horária, a preparação dos acadêmicos e outros aspectos relevantes. Compreender esses fatores é essencial para analisar as dificuldades e desafios enfrentados pelos pedagogos no ensino da matemática nos anos iniciais. Diante dessas questões, é comum que os pedagogos, especialmente os recém-formados, sintam insegurança ao exercer a profissão. Os resultados apontam que a formação matemática nos cursos de Pedagogia ainda é enxuta, com carga horária reduzida. Isso pode refletir na forma como os futuros professores se sentem ao trabalhar a matemática nos anos iniciais. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa e revisão bibliográfica, tendo como principais canais de coleta de dados os sites Periódicos Capes e google acadêmico, com a utilização de descritores alinhados à temática investigada.
  • Item type: Item ,
    Mutualismo institucional: interação do poder judiciário e políticas públicas e os seus impactos na gestão pública em Rondônia
    (Contribuciones a Las Ciencias Sociales, 2025) Evangelista, Franciele Farias ; Nascimento, Jorge William Vicente do; Piffer, Douglas Moro
    O presente artigo analisa a complexa interação entre o Poder Judiciário e a formulação e execução de políticas públicas, investigando seus profundos impactos na gestão pública do estado de Rondônia sob a ótica do conceito de "Mutualismo Institucional". Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, baseada em artigos científicos, doutrinas e relatórios institucionais, o percurso metodológico explora o fenômeno da judicialização da política como um mecanismo essencial para a efetivação de direitos fundamentais. O Judiciário em Rondônia, em uma postura ativista, tem desempenhado um papel indispensável na garantia de direitos em áreas críticas como saneamento básico, acesso à justiça para populações remotas por meio de iniciativas como a Justiça Itinerante, proteção ambiental e no combate à violência contra a mulher, suprindo omissões crônicas dos poderes Executivo e Legislativo. Essa interação, embora gere tensões institucionais e desafios orçamentários, atua como um mecanismo de controle e aperfeiçoamento da gestão pública, forçando a administração a responder às demandas constitucionais, garantindo o mínimo existencial.
  • Item type: Item ,
    Avanços e desafios da parceria entre as OSCs e o setor público: um estudo de caso da AMSAP à luz da revisão sistemática da literatura
    (2025) Pimenta, Douglas Ramos; Quelhas, Filipe de Castro
    O objetivo deste trabalho é contribuir para o entendimento de como se dá a dinâmica da parceria entre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o setor público, no que toca ao avanço dessa relação. Para tanto, buscou-se compreender quais são as dificuldades e oportunidades para o estabelecimento dessas relações, na busca por instrumentos de melhoria e avanço da sociedade. Metodologicamente, utilizou-se a revisão sistemática da literatura, com uma abordagem qualitativa, a qual Creswell define como aquela em que os processos “baseados em dados de texto e imagens, têm passos únicos na análise de dados e usam estratégias diversas de investigação”. Para além disso, ele afirma que “a pesquisa qualitativa é fundamentalmente interpretativa. Isso significa que o pesquisador faz uma interpretação dos dados” (CRESWELL, 2007, p. 184). Os artigos revisados foram obtidos na plataforma Scientific Electronic Library Online – SciELO e organizados em três parâmetros: 1) a história da relação entre OSCs e o setor público; 2) o avanço dessas parcerias; 3) os impactos causados por essas relações. Além da revisão sistemática da literatura, o trabalho adotou também, como metodologia, o estudo de caso, conforme a abordagem de Yin (2015, p. 17), para quem o estudo de caso é “uma investigação empírica que investiga um fenômeno em profundidade e em seu contexto real”. Esse estudo se debruçou sobre a Associação das Mulheres de Santo Antônio do Potengi (AMSAP), no RN, com a finalidade de compreender, na prática, as nuances da relação da instituição com o setor público, apontando os avanços provenientes dessas parcerias, os impactos causados e as dificuldades enfrentadas para firmar e manter tais relações.
  • Item type: Item ,
    Sistema de irrigação por gotejamento com uso de microcontrolador
    (2025) Fantichelli, Raiani Diniz; Zamberlan, Miguel Fabrício; Demicio, Mauro Sergio
    Este artigo tem como f oco a pesquisa sobre os ef eitos do método de irrigação porgotejamento, utilizando microcontrolador. O objetivo da pesquisa é analisar os conhecimentosexistentes sobre a irrigação e arduino por meio da revisão de literatura de artigo s científ icos recentes esintetizar através de um estudo de caso, a aplicação do microcontrolador no sistema de irrigação porgotejamento. O intuito é of erecer uma compreensão contextualizada da utilização desta tecnologia,visando o baixo custo, o f ácil manuseio, o controle e redução do desperdício hídrico. As metodologiasutilizadas f oram a pesquisa bibliográf ica, sendo de natureza básica, de abordagem qualitativa e decaráter exploratório. O estudo desenvolvido contribuiu significativamente para os resultados obtidos napesquisa, visto que f oi comprovada que a utilização de microcontrolador ao sistema de irrigação porgotejamento contribui para o controle e desperdício hídrico. A pesquisa busca contribuir para a área doe agronomia, possibilitando novos conhecimentos e novas pesquisas relacionadas ao assuntopesquisado.