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Item type: Item , Mais cores em Rondônia: uso de pigmentos vegetais para formação de tintas(ELO Diálogos em Extensão, 2023) Santolin, Guilherme Oliveira; Mendonça, AndrezaO relato aqui apresentado aborda as atividades desenvolvidas no projeto "Mais cores em Rondônia", realizadas pelos graduandos do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Rondônia - campus Ji-Paraná. O trabalho teve como objetivo a produção de uma oficina durante a "10° Rondônia Rural Show internacional", evento de importância para o setor agrário, sobre métodos de extração de pigmentos vegetais que em seguida seriam aplicados em telas pelos participantes e expostos neste mesmo evento. Durante toda a exposição foi possível observar uma troca de conhecimentos que gerou novas possibilidades de refinamento e expansão do projeto. O presente trabalho possibilitou a capacitação dos alunos e do público externo à instituição, bem como a conscientização da possibilidade do uso dos pigmentos vegetais nas aulas de artes como alternativa às tintas comumente usadas.Item type: Item , Produção e aplicação de pigmentos vegetais: uma oficina teórico-prática(ELO Diálogos em Extensão, 2025) Farias, Kelrely Gambeti; Mendonça, AndrezaEste relato descreve a vivência dos universitários do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, na atividade de extensão sobre uso de pigmentos vegetais em pinturas artísticas, para os participantes da "3° Semana Nacional da Educação Profissional e Técnica", Brasília-DF. Por meio de aplicação de oficina teórico-prática, foi possível debater sobre temas importantes como preservação e conservação do meio ambiente,de forma lúdica e divertida. Durante toda a atividade, foi possível observar troca de conhecimento não apenas com os oficineiros, mas entre os próprios participantes, promovendo o fortalecimento de relações interpessoais. O presente trabalho possibilitou conscientizar os participantes a respeito do uso de pigmentos naturais para a formação de tintas,que podem ser aplicadas em obras artísticas como um método alternativo ao uso de pigmentos sintéticos, aliando bem estar com preservação ambiental.Item type: Item , GESTPROF: sistema de gestão para professores autônomos(2025) Costa, Lucas dos Santos; Gomes, Celso GuedesEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema web voltado para a gestão de professores autônomos. Esse grupo de profissionais, que atua de forma independente, enfrenta desafios na organização de suas atividades pedagógicas, financeiras e administrativas, sobretudo quando depende de recursos fragmentados para controlar compromissos, alunos e pagamentos. O projeto propõe uma solução integrada capaz de centralizar essas demandas em uma única plataforma, facilitando o gerenciamento de alunos, o controle financeiro, as matrículas e o agendamento de aulas. A metodologia adotada segue um processo incremental orientado a requisitos, abrangendo desde o levantamento das necessidades do público-alvo até a implementação da aplicação com Angular, Spring Boot e MySQL, apoiada por testes funcionais manuais. Os resultados demonstram que o sistema reduz retrabalho, minimiza erros operacionais e melhora a eficiência das rotinas administrativas. No contexto acadêmico, o GestProf configura-se como uma contribuição relevante ao aplicar conceitos de engenharia de software na construção de uma solução prática voltada ao apoio de microempreendedores da educação.Item type: Item , Faça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médio(2025) Freitas Filho, Evandro de Souza; Gomes, Sandra Monteiro; Silva, Laffert Gomes Ferreira daO presente estudo objetivou elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar articulada aos princípios da cultura maker, por meio da construção de um telescópio refletor newtoniano automatizado de baixo custo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada na teoria e no desenvolvimento técnico do artefato, englobando modelagem 3D, esquemas elétricos e programação de sistemas de controle. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e econômica do equipamento, validada por projetos de engenharia e análise de custos. Ademais, evidenciou-se o potencial de intervenção didática, decorrente da proposta pedagógica elaborada e fundamentada na análise das falhas e validações do protótipo. Conclui-se que a fabricação do instrumento constitui uma ferramenta eficaz para o ensino integrado de óptica, mecânica e automação etc, no ensino médio, fomentando o letramento científico, a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e a democratização do acesso à astronomia.Item type: Item , Interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica: a experiência Indígena no Instituto Federal de Rondônia(2025) Rocha, Thiago Rodrigues da; Felzke, Lediane FaniEsta pesquisa aborda a interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como foco a experiência de estudantes indígenas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O objetivo foi analisar como a interculturalidade crítica é prevista e efetivada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e na prática educacional, considerando especialmente a permanência e o êxito desses estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental de cinco PPCs destinados a povos indígenas nos Institutos Federais do Acre, Amazonas e Roraima, além de entrevistas semiestruturadas com egressos indígenas dos campi Cacoal e Colorado do Oeste/IFRO. Os resultados indicam que, embora os PPCs reconheçam a importância da interculturalidade, persistem desafios relacionados à formação docente, metodologias de ensino, apoio institucional e barreiras socioeconômicas, que influenciam diretamente a permanência dos estudantes. Diante dos dados gerados, aqui se considera que a promoção de uma educação intercultural crítica exige ações articuladas entre políticas de inclusão, práticas pedagógicas contextualizadas e participação ativa das comunidades indígenas. Como contribuição prática, apresenta-se um subsídio para a elaboração de currículos interculturais, visando fortalecer a permanência e o sucesso escolar de estudantes indígenas na EPT.



