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Submissões Recentes

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    Desafios na gestão escolar do Ensino Médio no Brasil na visão dos diretores: TALIS-2018
    (2025) Libardi, Rosemeire Moura do Nascimento; Bento, Isabel Cristina
    Objetivou-se analisar os desafios percebidos por diretores de escolas com ensino médio no Brasil que dificultam a oferta de um ensino de qualidade, com foco em três dimensões: infraestrutura física e tecnológica, recursos humanos (professores e equipe) e gestão de materiais e do tempo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, que utilizou dados secundários da pesquisa Teaching and Learning International Survey (TALIS-2018). As informações foram extraídas de questionários aplicados a diretores brasileiros de escolas de ensino médio. Participaram do estudo 183 diretores, dos quais 38,25% relataram dificuldade com a infraestrutura física e tecnológica, 46,99% com recursos humanos e 21,86% com a gestão de materiais e do tempo. O tipo de escola apresentou associação estatisticamente significativa com todas as áreas de dificuldade, sendo que diretores de escolas públicas relataram mais problemas em comparação às escolas privadas. Conclui-se que essas dificuldades refletem desigualdades estruturais entre as redes de ensino e mostram que as limitações em infraestrutura, recursos humanos e gestão comprometem a qualidade do ensino, evidenciando a necessidade de políticas públicas que ampliem investimentos, valorizem os profissionais e fortaleçam a capacidade de gestão das escolas.
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    Desenvolvimento da biblioteca Python AutoDBLoader
    (2025-12-05) Lucas Ferreira Rodrigues; José Lucas Brandão Montes
    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento da biblioteca AutoDBLoader, criada para automatizar processos de extração, migração e inserção de dados em bancos de dados relacionais. Implementada em Python, a solução integra as bibliotecas Pandas e SQLAlchemy, oferecendo uma lógica de inserção ordenada a qual assegura a integridade referencial entre tabelas. Além da inserção e extração de dados, a biblioteca incorpora gerenciamento de memória, processamento em lote, registro de estado, logs detalhados e uma interface gráfica desenvolvida com PyPositron, facilitando sua configuração e uso. Os resultados demonstram que o AutoDBLoader constitui uma ferramenta robusta e escalável para migração e integração de dados entre múltiplos SGBDs.
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    Representações sociais de alunos com TEA sobre a inclusão no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRO, campus Porto Velho Calama
    (2025) Furtado, Solange Ventura; Pereira, Rosa Martins Costa
    Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT, Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT, e teve como objetivo principal contribuir com a proposição de ações voltadas ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Profissional, partindo da investigação de suas habilidades, necessidades e de suas representações sociais sobre a inclusão escolar no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Tem como objetivos específicos: (1) identificar as ações de inclusão escolar e o contexto histórico das ações de inclusão escolar nos Institutos Federais; (2) conhecer as percepções dos alunos autistas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio em relação às ações de inclusão; e (3) desenvolver um “Guia de Acolhimento” a partir da visão dos alunos, considerando como se sentem e como gostariam de ser acolhidos. A pesquisa buscou gerar dados para responder ao seguinte problema de pesquisa: como as ações de inclusão contemplam as necessidades de ingresso e acolhimento dos alunos com TEA no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO – Campus Porto Velho Calama? Para isso, foi utilizada a metodologia do estudo de caso. As fontes de geração de dados foram pesquisas bibliográficas e documental, roda de conversa com membros do NAPNE e alunos com TEA do Curso Técnico em Informática, além da utilização de mapas mentais elaborados pelos estudantes. A análise dos dados fundamentou-se na literatura relevante sobre o tema, com contribuições de autores como Moscovici (1978; 2007), Kozel (2009), Mantoan (2003), Frigotto (2012), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos com TEA se sentem incluídos, mas ainda enfrentam dificuldades de socialização e comunicação. Destacou-se a importância de ambientes que promovam bem-estar e o papel central do NAPNE, cuja atuação é limitada pela falta de recursos. Como principais contribuições, a pesquisa possibilitou a escuta dos alunos com TEA; compreendeu suas percepções e necessidades no contexto escolar; identificou avanços e fragilidades das ações inclusivas do IFRO em diálogo com o NAPNE; e apresentou proposições à gestão institucional. Por fim, o desenvolvimento do “Guia de Acolhimento para Alunos com TEA do IFRO”, de forma colaborativa com os alunos e membros do NAPNE, garantiu sua relevância e aplicabilidade institucional.
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    Guia de acolhimento para alunos com transtorno do espectro autista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
    (2025) Furtado, Solange Ventura; Pereira, Rosa Martins Costa
    O produto "Guia de acolhimento para alunos com transtorno do espectro autista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia" é um esforço na busca de promover uma cultura de inclusão não só para os alunos com TEA, mas também para toda a comunidade acadêmica do IFRO e a sociedade de modo geral, pela capacidade de fornecer informações e sugestões de forma acessível, facilitando e melhorando a implementação de práticas inclusivas. Nossa expectativa é que este produto educacional seja um instrumento que estimule a instituição e a outros pesquisadores a desenvolver ações para "ouvir" os próprios estudantes, pois muitas pesquisas são realizadas sobre o tema, mas poucas consideram os próprios estudantes autistas como participantes. Com isso, espera-se que a pesquisa reforce a confiança dos alunos com TEA em sua própria trajetória e, ao mesmo tempo, inspire toda a comunidade acadêmica a cultivar práticas inclusivas, pautadas na empatia, no respeito e na cooperação
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    Sisperdidos: um protótipo funcional de sistema de achados e perdidos para o IFRO
    (2025) Santos, Mellanie Giovanna de Souza; DallIgna, Fernando
    A perda de objetos em ambientes educacionais constitui um problema recorrente que afeta a organização institucional e dificulta a recuperação de pertences, exigindo soluções digitais mais eficientes. Este estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo web de Achados e Perdidos para o IFRO, com foco em modernizar o registro, a consulta e a devolução de itens encontrados, utilizando princípios de usabilidade, design e modelagem de sistemas para orientar a criação de uma ferramenta funcional e acessível. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso, no qual foram analisados os fluxos atuais de gerenciamento de objetos perdidos, e foram aplicadas técnicas de prototipação, modelagem UML, elaboração de diagramas conceituais e construção de interfaces no Figma, ferramenta escolhida devido à familiaridade da autora. Os resultados evidenciaram a construção de um protótipo navegável, estruturado com autenticação institucional, telas coerentes com a identidade visual do IFRO e modelos de dados consistentes, permitindo visualizar o funcionamento lógico do sistema e avaliar sua adequação ao contexto institucional. A discussão apontou que as funcionalidades propostas atenderam às demandas identificadas, promovendo rastreabilidade, organização e maior transparência no processo de devolução de objetos. Conclui-se que o protótipo oferece uma base sólida para o desenvolvimento futuro do sistema real e demonstra que soluções digitais intuitivas e padronizadas contribuem para melhorar a gestão de achados e perdidos no ambiente acadêmico.