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Submissões Recentes

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    Estratégia organizacional, tomada de decisões e liderança: caminhos para a eficiência da gestão nas organizações públicas em alinhamento aos ODS
    (2025) Chaves, Bruno Lucas; Barbieri Aparecida,Luciana
    O estudo teve como objetivo analisar a articulação entre o planejamento estratégico, as decisões informadas e a liderança mobilizadora na gestão pública, em relação aos ODS 16, 8 e 4. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em documentos oficiais e produções acadêmicas sobre governança, gestão pública e Agenda 2030 (ODS). Os resultados indicaram que o planejamento estratégico favorece a eficiência e a transparência institucional, as decisões baseadas em evidências fortalecem a legitimidade das políticas públicas e a liderança transformacional estimula a inovação e o engajamento. Conclui-se que a integração desses elementos é essencial para o fortalecimento das instituições, a promoção do trabalho decente e o avanço da educação de qualidade.
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    Projeto de análise de dados educacionais com python: um estudo de caso sobre desempenho acadêmico e aprendizado de máquina
    (2025) Silva, Robson Pereira da; Gomes, Glicerinaldo de Souza
    Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de Análise de Dados combinado com um Modelo de Aprendizagem de Máquina através de uma pesquisa quantitativa, exploratória e aplicada. O projeto foi desenvolvido através da Linguagem de Programação Python, a partir de uma base de dados simulada para fins didáticos, contendo 2.392 registros estudantis, sugerindo uma análise exploratória de dados educacionais dos estudantes tais como, variáveis demográficas, acadêmicas e comportamentais, gerando insights a partir dos dados e também um modelo de Inteligência Artificial que consiga ler as informações dos estudantes e dizer automaticamente a classificação antecipada de suas notas. A partir da análise de dados, será possível evidenciar o impacto de fatores como faltas escolares, tempo de estudo semanal e apoio familiar no desempenho dos alunos. Os resultados apontam que a análise de dados e modelos de aprendizado de máquina, podem ser uma aliada estratégica na gestão educacional, permitindo identificar padrões de risco para tomada de decisões mais assertivas baseadas em evidências através de dados, obtendo resultados mais eficazes para o ambiente escolar.
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    Estudo do Geogebra como ferramenta pedagógica na formação inicial de professores de matemática
    (2025) Andrade, Brenda de Almeida Werneck; Werneck, Jorge da Silva; Milani, Samanta Margarida
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o software pode contribuir para o ensino de geometria e sua importância na formação inicial de professores de Matemática. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, com levantamento de artigos publicados entre 2020 e 2025, selecionados na base SciELO. Os resultados indicam que o GeoGebra possui grande potencial pedagógico, especialmente por possibilitar múltiplas representações e a manipulação dinâmica de conceitos geométricos. Estudos apontam que, quando integrado a estratégias didáticas adequadas, o software favorece a compreensão e o raciocínio lógico dos estudantes. No entanto, a pesquisa também evidenciou desafios, como a escassa formação prática dos licenciandos em relação ao uso da ferramenta e a necessidade de ambientes que promovam a investigação e a reflexão docente. Conclui-se que, o GeoGebra é mais do que um recurso complementar: trata-se de um instrumento mediador do conhecimento que, se bem explorado, pode enriquecer o ensino de Geometria e contribuir para uma formação docente mais crítica, criativa e alinhada às exigências da educação contemporânea.
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    Sustentabilidade no comércio: como a gestão comercial pode contribuir para práticas sustentáveis
    (Revista Acadêmica da Lusofonia, 2025) Santos, Caciane Lombardo dos; Oliveira, Edvar Carneiro de; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen Passos
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como a gestão comercial pode contribuir para a adoção de práticas sustentáveis no comércio. Em um contexto de crescente preocupação ambiental e social, a sustentabilidade surge como uma estratégia essencial para empresas que buscam manter sua competitividade e responsabilidade socioambiental. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo aborda conceitos-chave da sustentabilidade, práticas adotadas por empresas brasileiras e os principais desafios enfrentados. Os resultados demonstram que a gestão comercial exerce papel fundamental na integração entre crescimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.
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    Ressocialização de adolescente em conflito com a lei no município de Porto Velho-RO
    (2025) Souza Filho, Rui Barbosa de; Hitotuzi, Naomi de Lima
    A presente pesquisa tem como objetivo descrever a atuação da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (FEASE) na execução das medidas socioeducativas aos adolescentes em conflito com a lei no município de Porto Velho, com foco na ressocialização, na reparação do ato infracional, na reincidência e na reintegração à sociedade, à família e à escola. No âmbito estadual, a responsabilidade pela execução das medidas privativas de liberdade é da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (FEASE), em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal de 1988. Esses dispositivos legais asseguram os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, atribuindo à família, ao Estado e à sociedade o dever de protegê-los e promovê-los. As medidas socioeducativas previstas no ECA, da advertência à internação, têm caráter essencialmente pedagógico, buscando mais do que a punição: a transformação do jovem infrator. Ao final, constata-se a importância de compreender a ressocialização por meio da socioeducação, oferecendo ao adolescente a oportunidade de reconstruir sua trajetória e de retornar ao convívio social e familiar, com responsabilidade e dignidade.