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    Drenagem urbana em Porto Velho - RO: avaliação SWOT do plano municipal de saneamento e proposta sustentável
    (2025) Sant' Anna, Natália Xavier; Silva, Frédi Rodrigues Ramos da
    A crescente impermeabilização do solo somada à ausência ou ineficiência dos sistemas de drenagens nas áreas urbanas tem intensificado os problemas relacionados à drenagem pluvial, como alagamentos, enxurradas e inundações. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta de drenagem urbana apresentada no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Porto Velho RO, por meio da aplicação da análise SWOT (força, oportunidade, fraqueza e ameaça), propondo ao final uma alternativa sustentável que contribuísse para a efetividade e a melhoria da gestão da drenagem urbana no município, considerando aspectos técnicos, ambientais e sociais. A pesquisa envolveu o levantamento bibliográfico necessário para o embasamento quanto aos conceitos básicos da hidrologia, planejamento urbano e à legislação vigente no que diz respeito ao sistema de drenagem e manejo de águas pluviais. Em seguida, foram selecionados os documentos utilizados como embasamento principal: Plano Municipal de Saneamento Básico de Porto Velho e o Plano Diretor Participativo, tendo como apoio o artigo desenvolvido por Pires et. al. (2016) sobre a proposta de saneamento na cidade de São Carlos, em São Paulo. Assim, como resultado o PMSB foi analisado sob a perspectiva da Matriz SWOT em 14 critérios diferentes já analisados no modelo do autor Pires et. al. (2016). Ao final, a análise dos critérios teve como produto os quadros resumos de cada tópico. A partir da análise, os resultados demonstram um sistema de drenagem com pouco histórico registrado de funcionamento, mas que têm metas e objetivos previstos, mesmo que não sejam tão bem estruturados. Cabe ressaltar que o estudo não apresentou uma interação entre os sistemas do saneamento básico, que também apresentam precariedade em alguns aspectos. Como melhoria, foram previstas a utilização da ferramenta GPR, elaboração de Plano de Drenagem e incentivos à educação ambiental. Foram realizados também os estudos técnicos necessários para definição de soluções a partir de técnicas de drenagem sustentável. Com as técnicas de drenagem relacionadas aos resultados da análise SWOT foi possível propor dentre as técnicas de Pavimentos permeáveis, bacia de infiltração, trincheira de infiltração e telhado verde, como sendo as Bacias de Detenção como o método mais adequado à implantação no município, devido a integração com outros sistemas de infraestrutura, atendimento às particularidades regionais e ao fato de ser prevista no PMSB, mesmo que de maneira geral.
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    Reprocessamento de rejeitos de minério de estanho: síntese de caracterização, concentração mineral e valorização
    (2025) David, Lucas Guastovara; Oliveira, Valeria Costa de
    A mineração de estanho na Província Estanífera de Rondônia, historicamente centralizada na operação do Garimpo Bom Futuro, gerou ao longo de décadas grandes volumes de rejeitos de minério que representam, simultaneamente, um passivo ambiental de risco e um recurso econômico estratégico subutilizado. Este trabalho avalia a viabilidade técnica e econômica do reprocessamento desses materiais por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo publicações de 1997 a 2025, com o objetivo central de correlacionar a caracterização tecnológica, a eficiência das técnicas de concentração mineral e as rotas de valorização alinhadas aos princípios da economia circular. A análise crítica da literatura revela que a eficiência do processo de recuperação é determinada fundamentalmente pela origem geológica do depósito: diferentemente dos rejeitos de minérios primários, que demandam etapas onerosas de moagem e flotação devido ao baixo grau de liberação e à complexidade mineralógica, os rejeitos de depósitos aluvionares de Rondônia beneficiam-se de um processo de pré-beneficiamento natural pelo intemperismo, apresentando um alto grau de liberação da cassiterita. Os resultados demonstram que rotas de concentração gravimétrica, utilizando equipamentos de baixo custo operacional como mesas vibratórias e jigues, apresentam alta performance para estes materiais, viabilizando a obtenção de concentrados comerciais. Além disso, a análise geoquímica mostra que a baixa concentração de contaminantes e a ausência de níveis críticos de radioatividade tornam os rejeitos de Bom Futuro mais seguros e competitivos em comparação com outros depósitos globais. Esse cenário geoquímico favorável viabiliza não só a recuperação de coprodutos de alto valor agregado, como nióbio, tântalo e zircão, mas também possibilita a aplicação segura do rejeito na construção civil e em novas tecnologias de armazenamento de energia, transformando efetivamente um passivo ambiental em um ativo sustentável.
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    Processo de concepção, análise e dimensionamento de estruturas em Light Steel Frame: estudo de caso para uma residência de alto padrão
    (2025) Nunes, Derick Gonçalves; Souza, Paola Mundim de
    O sistema construtivo Light Steel Frame (LSF) tem se consolidado como uma alternativa eficiente à construção tradicional, oferecendo vantagens como leveza, rapidez na execução e sustentabilidade. No entanto, seu projeto estrutural exige conhecimentos específicos que, em geral, não são aprofundados nos cursos de graduação em engenharia civil, os quais tendem a privilegiar sistemas convencionais. Assim, diante da necessidade de diversificar o conhecimento técnico e explorar sistemas construtivos contemporâneos ainda pouco abordados na formação acadêmica, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de compreender o processo de concepção, análise e dimensionamento de estruturas em LSF por meio de um estudo de caso aplicado a uma residência de alto padrão. Para isso, revisou-se o estado da arte e as normas técnicas brasileiras pertinentes, estabeleceu-se um roteiro básico fundamentado nas diretrizes normativas e aplicou-se esse procedimento ao projeto de um sobrado de 240 m². Os resultados mostraram que, enquanto os deslocamentos da laje principal atenderam aos limites estabelecidos em norma, o entrepiso da caixa d’água apresentou flecha excessiva. Além disso, a verificação de esforços revelou concentrações inesperadas em montantes específicos, sugerindo inconsistências originadas no processo de modelagem computacional.
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    Geometria e sinalização: estudo de caso de interseção rodoviária da BR-364 com Estrada da Areia Branca em Porto Velho - RO
    (2025) Pimenta, Gisele Rodrigues; Souza, Paola Mundim de; Oliveira, Valéria Costa de
    As interseções rodoviárias conectam vias urbanas às rodovias, permitindo o deslocamento de pessoas e bens no meio viário. A sinalização e geometria das interseções situadas no ambiente urbano são elementos fundamentais para a garantia da segurança dos pedestres e motoristas. O local de estudo apresenta grande importância para a população e para os empreendimentos industriais localizados à margem da via urbana. Através de investigações realizadas, pode-se observar a existência de diversos acidentes registrados nas vias estudadas e suas causas. Desta forma, buscou-se analisar a interseção rodoviária situada na BR-364 no km 716+500 em Porto Velho – RO que apresenta sinalização insuficiente e geometria incompatível com as solicitações de tráfego, e propor soluções que visam a segurança e a organização do trânsito na região. A metodologia empregada incluiu a revisão bibliográfica de estudos e manuais técnicos referentes aos temas, assim como a coleta de dados através de registros fotográficos da situação do local. Realizou-se uma contagem volumétrica direcional e classificatória para entender a dinâmica dos fluxos de tráfego e identificar os horários de pico dos deslocamentos. Os resultados permitiram a esquematização dos movimentos e conflitos entre as vias. Por meio do levantamento das condições da sinalização e da geometria, desenvolveu-se as propostas de melhoria para a interseção em estudo, visando manter a configuração existente das vias e melhorar a segurança dos usuários.
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    Desempenho do concreto autoadensável em paredes de concreto moldadas in loco: análise de ensaios técnicos e impactos na construção de um edifício
    (2025) Barbosa, Vanessa Malta; Oliveira, Valéria Costa de
    Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar o desempenho do concreto autoadensável (CAA) aplicado em um sistema de parede de concreto moldada in loco em um edifício residencial localizado em Porto Velho – RO, considerando o acompanhamento das etapas executivas e a avaliação dos principais ensaios tecnológicos. A pesquisa se justifica pela crescente adoção de sistemas construtivos industrializados e pela importância do controle tecnológico na garantia da qualidade das estruturas de concreto. O CAA destaca-se pela elevada fluidez, facilidade de moldagem e capacidade de adensamento sem vibração, embora apresente sensibilidade a variações produtivas e ambientais. A fundamentação teórica abordou os princípios do sistema de parede de concreto, as características do CAA e os fatores que influenciam seu desempenho no estado fresco e endurecido. Também foram discutidos conceitos estatísticos fundamentais, como distribuição normal, média, desvio-padrão e resistência característica, utilizados na interpretação dos resultados de resistência à compressão axial. A metodologia incluiu o registro das etapas construtivas por meio de fluxograma e imagens, além da identificação de etapas críticas relacionadas ao uso do CAA, como variações de umidade dos agregados, inconsistências na fluidez, influência do clima e organização logística. Foram analisados também os resultados dos ensaios de resistência nas idades de 16 ± 4 horas, 7 dias e 28 dias, tratados estatisticamente por meio de gráficos de distribuição normal. Os resultados mostraram que o CAA apresentou desempenho satisfatório e compatível com as exigências de projeto. Apesar da maior dispersão na idade inicial, a resistência média superou os valores mínimos para desforma. Nas idades de 7 e 28 dias, as curvas de distribuição apresentaram maior concentração em torno da média, indicando homogeneidade do lote e evolução adequada da resistência. Conclui-se que o uso do CAA no sistema de parede moldada in loco é tecnicamente viável, desde que acompanhado de rigoroso controle de materiais, planejamento adequado e monitoramento contínuo das condições de execução.