Licenciatura em Física

URI Permanente para esta coleção

Trabalhos apresentados e aprovados.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 26
  • Item
    A Invisibilidade das mulheres na história da ciência física e o impacto de suas descobertas
    (2025) AGUIAR, Daniele Fonseca; GOMES, Sandra Monteiro; GOMES, Sandra Monteiro
    O estudo teve como objetivo, compreender a contribuição de algumas mulheres para o avanço das ciências físicas, assim como, os desafios e limitações que essas cientistas enfrentaram ao longo da história, marcada pela invisibilidade da mulher nas ciências. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: Qual o percurso traçado pelas mulheres cientistas no âmbito da física ao longo da história, suas principais contribuições científicas, e o impacto das suas descobertas para ciência moderna, considerando os desafios da invisibilidade da mulher no contexto acadêmico e social de suas épocas? Como superar a invisibilidade da mulher na ciência, especialmente nas ciências físicas, ainda presente nos dias atuais? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico de cunho exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que superar a invisibilidade no âmbito das ciências físicas requer um esforço conjunto, que envolve desde as instituições de ensino, até políticas públicas governamentais. Percebe-se que resgatar essas discussões são necessárias e importantes para uma reflexão mais ativa e responsável, reflexões que pautam inclusive, o olhar da sociedade para a mulher cientista.
  • Item
    O uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicas
    (2025) França, Cleudson Fabrício; Barbosa, Márcia de Fátima Morais
    Este artigo tem como objetivo analisar o que as produções acadêmicas revelam sobre o uso de vídeos curtos no ensino de Física no ensino médio, identificando os desafios e as possibilidades dessa abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura sistematizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo sendo selecionadas e analisadas produções acadêmicas que abordavam o uso de vídeos curtos nas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que o uso de vídeos curtos pode potencializar o engajamento dos alunos facilitando a compreensão de conceitos complexos, a importância da formação continuada de professores para a implementação eficaz dessa metodologia, bem como, a necessidade de adaptação dos conteúdos às demandas dos alunos contemporâneos. Os desafios identificados incluíram a resistência à mudança por parte dos educadores e a necessidade de um planejamento mais inovador e interativo. Em suma, a utilização de vídeos curtos no ensino de Física não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também responde às exigências de um contexto educacional em constante transformação.
  • Item
    Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades
    (Latin American Journal of Science Education, 2020) Pacheco, Douglas da Conceição; Gomes, Sandra Monteiro
    Este artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros.
  • Item
    Inclusão educacional: avaliação das políticas e práticas para alunos com TDAH e TEA
    (2025) Ortiz, Evelyn Felix; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
    Considerando os desafios encontrados na Educação Inclusiva para oferecer suporte e aprimorar os recursos educacionais direcionados para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante compreender o que é discutido sobre o tema no âmbito legislativo e científico. Baseando-se nisso, esta pesquisa buscou investigar na legislação e nas produções científicas nacionais a proposta de atendimento a estes alunos por meio da pesquisa bibliográfica com elementos de análise de conteúdo, visando esclarecer o estado da arte da pesquisa, identificar lacunas e direcionar futuras investigações na área. A partir dessa investigação os resultados foram organizados e dispostos em tabela. Constatou-se os impactos históricos e sociais na legislação e no atendimento da Educação Inclusiva no Brasil, que apesar de ter apresentado avanços significativos, ainda enfrenta desafios para sua implementação ideal, escassez de publicações sobre o tema abordado e a importância da formação de professores na qualidade do atendimento de alunos da educação especial.
  • Item
    Guincho mecânico para o estudo da força peso: uma possibilidade para o ensino de física
    (2025) Oliveira, Pedro Henrique Campos de; Gomes, Sandra Monteiro
    Para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de força peso, este artigo explora a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo do estudo foi compreender o impacto da inclusão da tecnologia na aprendizagem dos estudantes, ao explorar a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou-se a observação participante e um semiaberto para a pesquisa de opinião, a fim de compreender o desenvolvimento dos estudantes ao utilizar as distintas metodologias. O percurso metodológico incluiu a preparação de materiais didáticos, a aplicação do experimento em sala de aula e a compreensão do impacto no aprendizado dos estudantes. Além disso, foram propostas recomendações para o aprimoramento do recurso educacional. Os resultados indicam que a inclusão da tecnologia promoveu maior engajamento dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que compartilharam conhecimentos e trabalharam em equipe para compreender os conceitos abordados. Conclui-se que o protótipo do guincho mecânico é eficaz no auxílio ao ensino de física, mas ainda requer alguns aprimoramentos para abarcar mais conceitos e melhorar a sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.
  • Item
    Utilização do tubo de Rubens como ferramenta didática para o ensino de ondulatória no ensino médo
    (2025) Melo, Daniel Valentim de S.; Santos, Neusa Teresinha Rocha dos; Santos, Neusa T. Rocha dos
    A necessidade de melhoria do entendimento de conceitos abstratos, dentro da ondulatória, tem sido cada vez mais evidente, tornando-se um dos desafios para o ensino de física. Nesse sentido, o artigo discute utilizar o Tubo de Rubens como Ferramenta Didática para o Ensino de Ondulatória em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, e verificar, por meio de uma pesquisa de opinião, se houve uma aprendizagem significativa após a sua utilização. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública de Porto Velho, e envolveu uma turma com 30 alunos do 2º ano, e o professor de física da turma. No percurso metodológico utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, e para a produção de dados, questionários semiabertos para levantar a opinião dos estudantes. Os resultados demonstraram que a utilização da ferramenta pedagógica ampliou o engajamento e a compreensão dos estudantes sobre a temática ondulatória, o que reforça a necessidade de que as instituições educativas utilizem ferramentas pedagógicas capazes de estimular uma aprendizagem ativa, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e significativo. Destaca-se ainda, a importância da experimentação para o ensino de física, uma vez que o uso de ferramentas práticas, como o Tubo de Rubens, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades investigativas dos estudantes.
  • Item
    Relato de Experiência: Ensino de Física com atividades experimentais de Termologia
    (2025) Aquino, Bianca Lustosa da Costa de; Barbosa, Márcia de Fátima Morais; Barbosa, Márcia de Fátima Morais
    O ensino e aprendizagem dos conceitos de termologia no Ensino Médio com o uso de materiais de baixo custo pode estimular o pensamento crítico, a investigação e a construção do saber. Diante disso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida durante as aulas da disciplina de Física com atividades experimentais, para o ensino de termologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram de caráter descritivo com abordagem qualitativa e pressupostos do relato de experiência. Os resultados apontaram que a prática experimental não apenas enriquece o processo de ensino e aprendizagem, mas também desperta o interesse dos alunos pela Física, contribuindo para uma formação mais completa e significativa.
  • Item
    Desenvolvimento de um jogo educacional Tic-Tac-Toe para o ensino de conceitos fundamentais de eletricidade
    (Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2025) Victor, Solange do Nascimento; Stein, Clever Reis
    A disciplina de Física é considerada por muitos estudantes uma das mais desafiadoras do currículo. Para ajudar a facilitar o estudo e a aprendizagem, apresentamos neste artigo um jogo da velha adaptado e desenhado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos introdutórios e conceitos fundamentais de eletricidade. O protótipo foi desenvolvido com o objetivo de aliar o desejo de vencer uma competição com a necessidade de aprender os conceitos em para pontuar durante o jogo, incentivando assim os alunos a estudar e assimilar o material para ter sucesso no a competição. O jogo é versátil, dinâmico e envolvente, despertando o interesse em estudar de forma lúdica. Além disso, destaca-se como uma excelente ferramenta didática para auxiliar os professores na avaliação do desempenho dos alunos.
  • Item
    O paradoxo do cone: desvendando os segredos da mecânica com viés experimental
    (Brazilian Journal of Development, 2025) Souza Júnior, José Adérson de; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    A Física é uma ciência da natureza que embora seja apresentada de forma algébrica e massivamente matemática para os estudantes do ensino médio, possui caráter essencialmente experimental. Visando destacar essa nuance experimentalista do ensino de Física, o presente trabalho nos brinca com um roteiro experimental que ensina a construir através de um roteiro prático o famoso experimento do duplo cone. O experimento em questão entra na categoria de paradoxo, por ir contra as previsões intuitivas que os estudantes possam ter sobre objetos em plano inclinados. O produto educacional proposto explora conceitos de conservação de energia, centro de massa, rotação e translação de corpos rígidos. A aliança do rústico com a tecnologia também é explorada, uma vez que um dos recursos utilizados é um aplicativo de celular que visa auxiliar o estudante a chegar nas medidas dos ângulos de inclinação em relação a horizontal e o ângulo de inclinação central. O artigo vem de encontro a proposta de um ensino de físico que trabalhe em experimentos com situações práticas que ajude seus estudantes a compreender um dos maiores temas cobrados em Física no ENEM: a Mecânica.
  • Item
    Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
    (2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula de Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver Reis
    O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
  • Item
    Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio
    (2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Esse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.
  • Item
    O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas
    (2023) Esteves, Ana Paula de Castro; Corrêa, Márcia de Fátima Barbosa
    Esta pesquisa é um estudo sobre o ensino e aprendizagem de física para alunos surdos, teve como objetivo analisar produções acadêmicas sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores de Física. Em relação ao tipo de pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Teve como resultado principal os desafios da necessidade de formação do professor e interprete de Libras, além da falta de recursos didáticos e a ausência de sinais específicos, e como possibilidade foram encontradas o uso de recursos tecnológicos, experimentos, jogos adaptados e a capacitação dos professores. Em relação às considerações finais, demonstrou que ainda faltam políticas públicas efetivas que incentivem e proporcionem a habilitação dos professores para atuação com esse público tanto durante a formação inicial quanto na formação continuada.
  • Item
    Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python
    (2023) Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma simulação física sobre os fenômenos de hidrostática, utilizando como base a linguagem de programação Python para futuras aplicações nas aulas de física do ensino médio. A motivação para o trabalho surgiu a partir de notícia sobre o submersível Titan que teve grande repercussão mundial, e muitas dúvidas sobre o fenômeno de implosão. A escolha pela linguagem Python foi devido à sua facilidade em adicionar parâmetros que condicionam a uma simulação com mais precisão. A metodologia da pesquisa inclui a introdução à programação em Python, a definição de constantes físicas, o cálculo da pressão e a apresentação de diferentes parâmetros. Como resultado, os autores identificaram a necessidade de incorporar eventos contemporâneos ao ensino, permitindo que os alunos conectem a teoria às aplicações do mundo real. Isso pode ser uma ferramenta eficaz no ensino, pois proporciona aos alunos uma forma diferente da tradicional de aprender.
  • Item
    Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas
    (2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Este trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.
  • Item
    Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
    (2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver Reis
    O ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.
  • Item
    Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
    (2023) Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.
  • Item
    Ensino da física através do Kahoot! Para alunos do ensino médio
    (2021) Santos, Antônio Lunguinho dos; Sousa, Vanessa Pereira
    Este trabalho tem como proposição apresentar os resultados obtidos em uma imersão escolar em consonância ao ensino de Física, por meio de um aplicativo gratuito – Kahoot!, no intuito de estimular e incentivar o uso de Tecnologias da Informação e de Comunicação no Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, pós-pandemia de Covid-19. Esta pesquisa está orientada por uma abordagem qualitativa com método indutivo e características de pesquisa de campo, com procedimento de aprofundamento bibliográfico. Como resultado obteve-se o êxito em reflexões que potencializem o uso de novas estratégias e tecnologias na sala de aula e reflexões que versam sobre os reflexos da desigualdade social e das consequências geradas por conta da pandemia ao revelar a crise da educação e os meios para resolvê-la
  • Item
    O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas
    (2022) Feitoza, Nícolas Relvas; Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes de
    Neste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.
  • Item
    Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos
    (2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego de
    Este artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.
  • Item
    Projeto Político Pedagógico: entre a teoria e a prática
    (2021) Rubim, Yago de Souza; Gomes, Sandra Monteiro
    Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa em que optou-se por analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de um município do estado de Rondônia e verificar, se o documento construído representa a identidade da escola, se atende as necessidades da comunidade interna e externa especialmente, no tocante aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A originalidade do estudo dar-se ao fato de não haver estudos envolvendo escolas do referido município com ênfase no projeto político pedagógico. A pesquisa, possui uma abordagem qualitativa (Chizzotti, 2001); (Minayo, 2009), e adotou-se a pesquisa de campo e a análise documental para o desenvolvimento metodológico do estudo (Gonçalves, 2001); (Andrade, 1999). Os conteúdos abordados durante a discussão teórica foram, planejamento e projeto político pedagógico. O interesse em desenvolver pesquisa nessa perspectiva, fundamenta-se pelo fato de estarmos num curso de licenciatura e sempre que possível, buscamos aproximar através da pesquisa, teoria e prática. O estudo possui relevância e importância significativa, especialmente no meio acadêmico, considerando que contribui para discussões e reflexões acerca da temática em questão. Autores como Libâneo (2006), (Luckesi, 2011), Gadotti e Romão (1997), Vasconcellos (2002), Veiga (2013), Lück (2006) entre outros, nos auxiliaram nas discussões e reflexões acerca da problemática do estudo.