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Licenciatura em Física

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/514

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    Mapeamento da produção acadêmica no curso de Licenciatura em Física do IFRO: um estudo entre 2015 e 2023
    (2025) Morais, Kattlen Daniely Marcelino de; Barbosa, Márcia de Fátima Morais; Santos, Neusa Teresinha Rocha dos
    O presente artigo analisa a produção de conhecimento no curso de Licenciatura em Física, considerando os TCCs defendidos entre 2015 e 2023. O método adotado foi a pesquisa documental e bibliográfica. Foram analisados e classificados os trabalhos produzidos no curso no período indicado de acordo com as áreas temáticas abordadas, frequência e a recorrência dos temas predominantes. O estudo se justifica por permitir identificar as áreas e temas com maior concentração de interesse e as abordagens metodológicas que mais se destacam, contribuindo para escolha de pesquisas futuras visando a áreas inexploradas e o planejamento de orientações. Como resultados, foram identificados 53 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desses, o principal tipo metodológico foi a produção de experimento, material didático ou aplicativo. A área temática com maior concentração foi ensino de Física e metodologias didáticas. A principal forma de contribuição foi a sistematização teórica e reflexão conceitual, enquanto a justificativa mais recorrente foi a necessidade de inovação no ensino. Conclui-se que os TCCs expressam o compromisso do curso com a melhoria da educação científica e com a prática docente reflexiva e socialmente comprometida.
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    Dinafísica: Uma ferramenta mediadora para a aprendizagem significativa de conceitos físicos
    (2025) Kiffer, Marcia Batista; Gomes, Sandra Monteiro
    O presente trabalho aborda a integração de tecnologias digitais no ensino de Física, problematizando a inclusão digital para além do mero acesso ao hardware e focando na apropriação crítica da tecnologia. O objetivo central foi desenvolver e validar teoricamente o aplicativo educacional "DinaFísica", voltado aos conteúdos de Cinemática e Dinâmica do 1º ano do Ensino Médio, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada a partir da Pesquisa de Desenvolvimento (DBR) – tecnológica – em que articula a fundamentação teórica com o desenvolvimento da ferramenta proposta. Diante da impossibilidade de intervenção na escola, a validação do produto educacional ocorreu por meio de duas estratégias: análise comparativa de funcionalidades (benchmarking) com aplicativos existentes no mercado, e verificação de conformidade com as habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências EM13CNT204 e EM13CNT101. Os resultados demonstraram que o DinaFísica preenche uma lacuna pedagógica entre os "solucionadores automáticos" e os simuladores visuais, atuando como uma ferramenta mediadora que expõe o processo lógico-matemático, e não apenas o resultado final. Conclui-se que o artefato possui potencial efetivo para promover o letramento científico e a cultura digital, servindo como organizador prévio para a construção do conhecimento físico, em detrimento da memorização mecânica de fórmulas.
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    O lúdico como recurso no ensino dos conceitos teóricos da cinemática
    (2025) castro, Edney agostinho de; Barbosa, Márcia de Fátima Morais
    O estudo teve como objetivo analisar o uso de atividades lúdicas como recursos pedagógicos no ensino dos conceitos teóricos de cinemática, com base em produções acadêmicas que investigaram essa temática entre 2018 a 2025 em diferentes etapas da educação básica e do ensino médio. A pesquisa adotou como metodologia a revisão bibliográfica, possibilitando a análise de diferentes estudos e experiências relatadas em produções acadêmicas sobre a temática. A seleção dos materiais considerou critérios de relevância, atualidade e pertinência em relação ao ensino da Física e ao uso de práticas lúdicas. Os resultados apontados pelas produções consultadas evidenciaram que o uso do lúdico contribuiu para a superação de dificuldades relacionadas à abstração dos conceitos de cinemática, além de favorecer a motivação, a participação ativa e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Concluiu-se, portanto, que o lúdico representou uma estratégia eficaz para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em Física no contexto da educação.
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    Faça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médio
    (2025) Freitas Filho, Evandro de Souza; Gomes, Sandra Monteiro; Silva, Laffert Gomes Ferreira da
    O presente estudo objetivou elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar articulada aos princípios da cultura maker, por meio da construção de um telescópio refletor newtoniano automatizado de baixo custo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada na teoria e no desenvolvimento técnico do artefato, englobando modelagem 3D, esquemas elétricos e programação de sistemas de controle. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e econômica do equipamento, validada por projetos de engenharia e análise de custos. Ademais, evidenciou-se o potencial de intervenção didática, decorrente da proposta pedagógica elaborada e fundamentada na análise das falhas e validações do protótipo. Conclui-se que a fabricação do instrumento constitui uma ferramenta eficaz para o ensino integrado de óptica, mecânica e automação etc, no ensino médio, fomentando o letramento científico, a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e a democratização do acesso à astronomia.
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    A Invisibilidade das mulheres na história da ciência física e o impacto de suas descobertas
    (2025) Aguiar, Daniele Fonseca; ; Gomes, Sandra Monteiro
    O estudo teve como objetivo, compreender a contribuição de algumas mulheres para o avanço das ciências físicas, assim como, os desafios e limitações que essas cientistas enfrentaram ao longo da história, marcada pela invisibilidade da mulher nas ciências. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: Qual o percurso traçado pelas mulheres cientistas no âmbito da física ao longo da história, suas principais contribuições científicas, e o impacto das suas descobertas para ciência moderna, considerando os desafios da invisibilidade da mulher no contexto acadêmico e social de suas épocas? Como superar a invisibilidade da mulher na ciência, especialmente nas ciências físicas, ainda presente nos dias atuais? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico de cunho exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que superar a invisibilidade no âmbito das ciências físicas requer um esforço conjunto, que envolve desde as instituições de ensino, até políticas públicas governamentais. Percebe-se que resgatar essas discussões são necessárias e importantes para uma reflexão mais ativa e responsável, reflexões que pautam inclusive, o olhar da sociedade para a mulher cientista.
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    O uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicas
    (2025) França, Cleudson Fabrício; Barbosa, Márcia de Fátima Morais
    Este artigo tem como objetivo analisar o que as produções acadêmicas revelam sobre o uso de vídeos curtos no ensino de Física no ensino médio, identificando os desafios e as possibilidades dessa abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura sistematizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo sendo selecionadas e analisadas produções acadêmicas que abordavam o uso de vídeos curtos nas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que o uso de vídeos curtos pode potencializar o engajamento dos alunos facilitando a compreensão de conceitos complexos, a importância da formação continuada de professores para a implementação eficaz dessa metodologia, bem como, a necessidade de adaptação dos conteúdos às demandas dos alunos contemporâneos. Os desafios identificados incluíram a resistência à mudança por parte dos educadores e a necessidade de um planejamento mais inovador e interativo. Em suma, a utilização de vídeos curtos no ensino de Física não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também responde às exigências de um contexto educacional em constante transformação.
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    Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades
    (Latin American Journal of Science Education, 2020) Pacheco, Douglas da Conceição; Gomes, Sandra Monteiro
    Este artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros.
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    Inclusão educacional: avaliação das políticas e práticas para alunos com TDAH e TEA
    (2025) Ortiz, Evelyn Felix; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
    Considerando os desafios encontrados na Educação Inclusiva para oferecer suporte e aprimorar os recursos educacionais direcionados para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante compreender o que é discutido sobre o tema no âmbito legislativo e científico. Baseando-se nisso, esta pesquisa buscou investigar na legislação e nas produções científicas nacionais a proposta de atendimento a estes alunos por meio da pesquisa bibliográfica com elementos de análise de conteúdo, visando esclarecer o estado da arte da pesquisa, identificar lacunas e direcionar futuras investigações na área. A partir dessa investigação os resultados foram organizados e dispostos em tabela. Constatou-se os impactos históricos e sociais na legislação e no atendimento da Educação Inclusiva no Brasil, que apesar de ter apresentado avanços significativos, ainda enfrenta desafios para sua implementação ideal, escassez de publicações sobre o tema abordado e a importância da formação de professores na qualidade do atendimento de alunos da educação especial.
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    Guincho mecânico para o estudo da força peso: uma possibilidade para o ensino de física
    (2025) Oliveira, Pedro Henrique Campos de; Gomes, Sandra Monteiro
    Para ampliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de força peso, este artigo explora a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo do estudo foi compreender o impacto da inclusão da tecnologia na aprendizagem dos estudantes, ao explorar a aplicação de um guincho mecânico controlado por Arduino como ferramenta didática para o ensino de Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou-se a observação participante e um semiaberto para a pesquisa de opinião, a fim de compreender o desenvolvimento dos estudantes ao utilizar as distintas metodologias. O percurso metodológico incluiu a preparação de materiais didáticos, a aplicação do experimento em sala de aula e a compreensão do impacto no aprendizado dos estudantes. Além disso, foram propostas recomendações para o aprimoramento do recurso educacional. Os resultados indicam que a inclusão da tecnologia promoveu maior engajamento dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, em que compartilharam conhecimentos e trabalharam em equipe para compreender os conceitos abordados. Conclui-se que o protótipo do guincho mecânico é eficaz no auxílio ao ensino de física, mas ainda requer alguns aprimoramentos para abarcar mais conceitos e melhorar a sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.
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    Utilização do tubo de Rubens como ferramenta didática para o ensino de ondulatória no ensino médo
    (2025) Melo, Daniel Valentim de Sousa; Santos, Neusa Terezinha Rocha dos
    A necessidade de melhoria do entendimento de conceitos abstratos, dentro da ondulatória, tem sido cada vez mais evidente, tornando-se um dos desafios para o ensino de física. Nesse sentido, o artigo discute utilizar o Tubo de Rubens como Ferramenta Didática para o Ensino de Ondulatória em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Velho, e verificar, por meio de uma pesquisa de opinião, se houve uma aprendizagem significativa após a sua utilização. O estudo foi desenvolvido em uma escola da rede pública de Porto Velho, e envolveu uma turma com 30 alunos do 2º ano, e o professor de física da turma. No percurso metodológico utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, e para a produção de dados, questionários semiabertos para levantar a opinião dos estudantes. Os resultados demonstraram que a utilização da ferramenta pedagógica ampliou o engajamento e a compreensão dos estudantes sobre a temática ondulatória, o que reforça a necessidade de que as instituições educativas utilizem ferramentas pedagógicas capazes de estimular uma aprendizagem ativa, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e significativo. Destaca-se ainda, a importância da experimentação para o ensino de física, uma vez que o uso de ferramentas práticas, como o Tubo de Rubens, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades investigativas dos estudantes.
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    Relato de Experiência: Ensino de Física com atividades experimentais de Termologia
    (2025) Aquino, Bianca Lustosa da Costa de; Barbosa, Márcia de Fátima Morais; Barbosa, Márcia de Fátima Morais
    O ensino e aprendizagem dos conceitos de termologia no Ensino Médio com o uso de materiais de baixo custo pode estimular o pensamento crítico, a investigação e a construção do saber. Diante disso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida durante as aulas da disciplina de Física com atividades experimentais, para o ensino de termologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram de caráter descritivo com abordagem qualitativa e pressupostos do relato de experiência. Os resultados apontaram que a prática experimental não apenas enriquece o processo de ensino e aprendizagem, mas também desperta o interesse dos alunos pela Física, contribuindo para uma formação mais completa e significativa.
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    Desenvolvimento de um jogo educacional Tic-Tac-Toe para o ensino de conceitos fundamentais de eletricidade
    (Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2025) Victor, Solange do Nascimento; Stein, Cléver Reis
    A disciplina de Física é considerada por muitos estudantes uma das mais desafiadoras do currículo. Para ajudar a facilitar o estudo e a aprendizagem, apresentamos neste artigo um jogo da velha adaptado e desenhado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos introdutórios e conceitos fundamentais de eletricidade. O protótipo foi desenvolvido com o objetivo de aliar o desejo de vencer uma competição com a necessidade de aprender os conceitos em para pontuar durante o jogo, incentivando assim os alunos a estudar e assimilar o material para ter sucesso no a competição. O jogo é versátil, dinâmico e envolvente, despertando o interesse em estudar de forma lúdica. Além disso, destaca-se como uma excelente ferramenta didática para auxiliar os professores na avaliação do desempenho dos alunos.
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    O paradoxo do cone: desvendando os segredos da mecânica com viés experimental
    (Brazilian Journal of Development, 2025) Souza Júnior, José Adérson de; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    A Física é uma ciência da natureza que embora seja apresentada de forma algébrica e massivamente matemática para os estudantes do ensino médio, possui caráter essencialmente experimental. Visando destacar essa nuance experimentalista do ensino de Física, o presente trabalho nos brinca com um roteiro experimental que ensina a construir através de um roteiro prático o famoso experimento do duplo cone. O experimento em questão entra na categoria de paradoxo, por ir contra as previsões intuitivas que os estudantes possam ter sobre objetos em plano inclinados. O produto educacional proposto explora conceitos de conservação de energia, centro de massa, rotação e translação de corpos rígidos. A aliança do rústico com a tecnologia também é explorada, uma vez que um dos recursos utilizados é um aplicativo de celular que visa auxiliar o estudante a chegar nas medidas dos ângulos de inclinação em relação a horizontal e o ângulo de inclinação central. O artigo vem de encontro a proposta de um ensino de físico que trabalhe em experimentos com situações práticas que ajude seus estudantes a compreender um dos maiores temas cobrados em Física no ENEM: a Mecânica.
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    Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
    (2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula de Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver Reis
    O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
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    Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio
    (2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Esse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.
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    O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas
    (2023) Esteves, Ana Paula de Castro; Corrêa, Márcia de Fátima Barbosa
    Esta pesquisa é um estudo sobre o ensino e aprendizagem de física para alunos surdos, teve como objetivo analisar produções acadêmicas sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores de Física. Em relação ao tipo de pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Teve como resultado principal os desafios da necessidade de formação do professor e interprete de Libras, além da falta de recursos didáticos e a ausência de sinais específicos, e como possibilidade foram encontradas o uso de recursos tecnológicos, experimentos, jogos adaptados e a capacitação dos professores. Em relação às considerações finais, demonstrou que ainda faltam políticas públicas efetivas que incentivem e proporcionem a habilitação dos professores para atuação com esse público tanto durante a formação inicial quanto na formação continuada.
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    Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python
    (2023) Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma simulação física sobre os fenômenos de hidrostática, utilizando como base a linguagem de programação Python para futuras aplicações nas aulas de física do ensino médio. A motivação para o trabalho surgiu a partir de notícia sobre o submersível Titan que teve grande repercussão mundial, e muitas dúvidas sobre o fenômeno de implosão. A escolha pela linguagem Python foi devido à sua facilidade em adicionar parâmetros que condicionam a uma simulação com mais precisão. A metodologia da pesquisa inclui a introdução à programação em Python, a definição de constantes físicas, o cálculo da pressão e a apresentação de diferentes parâmetros. Como resultado, os autores identificaram a necessidade de incorporar eventos contemporâneos ao ensino, permitindo que os alunos conectem a teoria às aplicações do mundo real. Isso pode ser uma ferramenta eficaz no ensino, pois proporciona aos alunos uma forma diferente da tradicional de aprender.
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    Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas
    (2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Este trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.
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    Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
    (2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver Reis
    O ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.
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    Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
    (2023) Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.