Licenciatura em Física

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    Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
    (2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula De Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver Reis
    O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
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    Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio
    (2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Esse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.
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    O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas
    (2023) Esteves, Ana Paula de Castro; Corrêa, Marcia de Fátima Barbosa
    Esta pesquisa é um estudo sobre o ensino e aprendizagem de física para alunos surdos, teve como objetivo analisar produções acadêmicas sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores de Física. Em relação ao tipo de pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Teve como resultado principal os desafios da necessidade de formação do professor e interprete de Libras, além da falta de recursos didáticos e a ausência de sinais específicos, e como possibilidade foram encontradas o uso de recursos tecnológicos, experimentos, jogos adaptados e a capacitação dos professores. Em relação às considerações finais, demonstrou que ainda faltam políticas públicas efetivas que incentivem e proporcionem a habilitação dos professores para atuação com esse público tanto durante a formação inicial quanto na formação continuada.
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    Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python
    (2023) Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma simulação física sobre os fenômenos de hidrostática, utilizando como base a linguagem de programação Python para futuras aplicações nas aulas de física do ensino médio. A motivação para o trabalho surgiu a partir de notícia sobre o submersível Titan que teve grande repercussão mundial, e muitas dúvidas sobre o fenômeno de implosão. A escolha pela linguagem Python foi devido à sua facilidade em adicionar parâmetros que condicionam a uma simulação com mais precisão. A metodologia da pesquisa inclui a introdução à programação em Python, a definição de constantes físicas, o cálculo da pressão e a apresentação de diferentes parâmetros. Como resultado, os autores identificaram a necessidade de incorporar eventos contemporâneos ao ensino, permitindo que os alunos conectem a teoria às aplicações do mundo real. Isso pode ser uma ferramenta eficaz no ensino, pois proporciona aos alunos uma forma diferente da tradicional de aprender.
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    Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas
    (2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    Este trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.
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    Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais
    (2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver Reis
    O ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.
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    Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente
    (2023) Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira
    O presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.
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    Ensino da física através do Kahoot! Para alunos do ensino médio
    (2021) Santos, Antônio Lunguinho dos; Sousa, Vanessa Pereira
    Este trabalho tem como proposição apresentar os resultados obtidos em uma imersão escolar em consonância ao ensino de Física, por meio de um aplicativo gratuito – Kahoot!, no intuito de estimular e incentivar o uso de Tecnologias da Informação e de Comunicação no Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, pós-pandemia de Covid-19. Esta pesquisa está orientada por uma abordagem qualitativa com método indutivo e características de pesquisa de campo, com procedimento de aprofundamento bibliográfico. Como resultado obteve-se o êxito em reflexões que potencializem o uso de novas estratégias e tecnologias na sala de aula e reflexões que versam sobre os reflexos da desigualdade social e das consequências geradas por conta da pandemia ao revelar a crise da educação e os meios para resolvê-la
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    O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas
    (2022) Feitoza, Nícolas Relvas; Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes de
    Neste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.
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    Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos
    (2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego de
    Este artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.
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    Projeto Político Pedagógico: entre a teoria e a prática
    (2021) Rubim, Yago de Souza; Gomes, Sandra Monteiro
    Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa em que optou-se por analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de um município do estado de Rondônia e verificar, se o documento construído representa a identidade da escola, se atende as necessidades da comunidade interna e externa especialmente, no tocante aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A originalidade do estudo dar-se ao fato de não haver estudos envolvendo escolas do referido município com ênfase no projeto político pedagógico. A pesquisa, possui uma abordagem qualitativa (Chizzotti, 2001); (Minayo, 2009), e adotou-se a pesquisa de campo e a análise documental para o desenvolvimento metodológico do estudo (Gonçalves, 2001); (Andrade, 1999). Os conteúdos abordados durante a discussão teórica foram, planejamento e projeto político pedagógico. O interesse em desenvolver pesquisa nessa perspectiva, fundamenta-se pelo fato de estarmos num curso de licenciatura e sempre que possível, buscamos aproximar através da pesquisa, teoria e prática. O estudo possui relevância e importância significativa, especialmente no meio acadêmico, considerando que contribui para discussões e reflexões acerca da temática em questão. Autores como Libâneo (2006), (Luckesi, 2011), Gadotti e Romão (1997), Vasconcellos (2002), Veiga (2013), Lück (2006) entre outros, nos auxiliaram nas discussões e reflexões acerca da problemática do estudo.
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    Efeito fotoelétrico no ensino médio: uma simulação em realidade virtual
    (2021) Chaves, João Lucas Aguiar; Pacheco, Hualan Patrício
    Este trabalho apresenta uma simulação em realidade virtual do experimento criado e utilizado por Phillip Lenard na condução dos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico. Para criar a simulação, foram utilizados os softwares Blender 3D, uma ferramenta de modelagem, e Unity, uma ferramenta de construção de jogos e simulações. Inicialmente, buscamos apresentar o porquê e a relevância da inserção da Física Moderna no contexto do Ensino Médio. Em segundo momento, os aspectos físicos inclusos no algoritmo da simulação são apresentados, assim como o cenário e suas funcionalidades. Nos resultados é apresentado um vídeo demonstrativo da simulação, onde é possível observar o seu comportamento e suas características.
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    Quais conceitos e aplicações da física podem atuar para que um avião voe
    (2021) Fraga, Sérgio Luiz Marques; Pacheco, Hualan Patrício
    A aviação sempre nos trouxe muita paixão e nos perguntamos como é possível um aparelho com mais de 100 toneladas conseguir voar. A explicação veio através da Física pelas Leis de Newton e o princípio de Bernoulli. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os conceitos da Física aplicados na aviação e sua utilização para manter o avião no ar. A pesquisa é de cunho teórico, sendo empregada a pesquisa bibliográfica, buscando através dos dados informações, contradições e respostas. O resultado encontrado foi a contradição do voo ter como causa o Princípio dos tempos de trânsitos iguais e concluindo que Newton e Bernoulli não individualmente, mas que ambos se complementam para que esse fenômeno aconteça. Na realização da pesquisa foi possível verificar que a explicação das forças atuantes no voo passam tanto por Newton como por Bernoulli, além de destacar a importância do efeito coanda para a aviação.
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    A ordem do sistema solar em escala: uma proposta pedagógica durante o ensino básico
    (2022) Santos, Clinge Paulo dos; Pacheco, Hualan Patrício
    Este trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos alunos dos terceiros anos A e B do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho - para o ensino-aprendizagem da Ordem do Sistema Solar, para investigar como os alunos percebem as relações entre as distâncias dos planetas ao Sol e as dimensões do Sol e de cada planeta. Considerando essa característica, por sua vez aos conteúdos de Astronomia, desenvolveu-se uma proposta pedagógica em que se buscou facilitar a apropriação do conhecimento das grandes distâncias e tamanhos existentes no Sistema Solar através da projeção de tais distâncias em um espaço bem conhecido pelos alunos: um mural de 4.5 metros e meio. A proposta pedagógica e de reflexões foi desenvolvida tendo em vista que a formação dos alunos se faz necessário à contextualização desses conteúdos nos PCN‟s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental.
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    A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais
    (2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra Monteiro
    A pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.
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    Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual
    (2021) Gomes, Tifany Mickaely da Rosa; Corrêa, Márcia de Fátima Barbosa; Pacheco, Hualan Patrício
    Diante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um material didático analisando sua possibilidade quanto auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de formação de imagens em espelhos esféricos para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se levantamento de bibliografia sobre os critérios necessários para a criação deste tipo de recurso didático e na segunda etapa, realizou-se a montagem do material. Como resultados destaca-se que o material atendeu quatro dos cinco critérios estabelecidos na literatura, não estando de acordo apenas com o critério de resistência, visto que a base do mesmo era de isopor, um material de baixo custo, porém com baixa vida útil. Considerando a complexidade do conteúdo de física e consequentemente o seu ensino para educandos com deficiência visual, entende-se que o material didático produzido pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo, raios notáveis em espelhos esféricos, além de sua utilização ser flexível pois, pode ser adequado a outros conteúdos ou seja, pode ser adaptado a diferentes necessidades de ensino-aprendizagem tanto de docentes, quanto dos discentes
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    Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio
    (2021) Silva, Ana Caroline Soriano da; Gomes, Sandra Monteiro
    O estudo teve como objetivo compreender as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos que envolvem o aprender e o ensinar a Física na Educação Básica, e verificar o porquê de tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos na disciplina de Física. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: quais as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem da Física? Por que há tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos nesta disciplina? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que há uma sobrecarga de trabalho e grandes exigências à profissão docente; a Física possui uma extensa matriz curricular e pouco tempo para o ensino e aprendizagem dos conteúdos; há nas escolas professores sem a formação específica; existe uma formação de professores deficitária; a Física é ensinada de forma mecanizada e descontextualizada. Portanto, além de repensar as metodologias e estratégias de ensino, é necessário ainda, repensar os cursos de formação de professores, especialmente os de exatas, para que reflitam suas fraquezas e busquem alternativas capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.