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Item A construção do boletim de ocorrência sob a perspectiva da filosofia da Linguagem: a questão da subjetividade(Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Damasceno, Ana CrhistinaO presente texto apresenta como uma de suas principais funções elucidar a relevância da linguagem como um fator fulcral na construção e na definição dos sentidos expressos no inquérito policial, mais precisamente no detalhamento e na exposição das provas interpretativas. Em tais documentos, se constatam vinculações e relações de sentido na interface entre linguagem e o respectivo discurso utilizado seja ele direto, indireto ou indireto livre. Foi utilizada a metodologia baseada na revisão bibliográfica e da análise documental, aparecendo diferentes autores do ramo da linguística e sendo que as ideias de Bakhtin e Volóchinov ganham relevo em nossa análise. A pesquisa detém cunho qualitativo. Ao final, apresentamos a relação entre linguagem discursos e a construção de sentidos, bem como a aplicabilidade dessas análises no âmbito do inquérito policial, destacando que a linguagem sempre nasce a partir de uma relação vivencial entre os entes sociais.Item A materialização em boletins de ocorrência: relação entre emergência de sentidos e escolhas lexicais nas práticas de violência doméstica(Cuadernos de Educación y desarrolo, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de; Ferrarezi Junior, CelsoCom a emergência da Lei Maria da Penha, em 2006, fica latente a importância de combater a violência doméstica no âmbito judicial. Para isso, é fundamental a composição de Boletins de Ocorrência (BO) claros no registro da agressão sofrida pela mulher. Entretanto, contradizendo as diretrizes do direito penal, a elaboração desses documentos não está isenta de subjetividade e, portanto, é possível rastrear as marcas do sujeito-escrivão e suas filiações ideológicas a respeito da violência doméstica e da vítima. Esse artigo, então, centra-se na subjetividade da autoridade policial no processo de retextualização do discurso relatado. Para isso, foi observada no campo das escolhas lexicais no ateremos aos verbos selecionados pelo sujeito escrivão na elaboração dos BO, haja vista que o uso dos verbos é um traço linguístico de sua filiação político-ideológica. Utilizou-se a Análise do Discurso Francesa como aporte teórico-metodológico do trabalho e a Teoria das Valências como suporte para sustentação da relevância do verbo enquanto elemento organizador da/de frase do ponto de vista sintático, mas, sobretudo, como um elemento organizador do discurso, foram selecionados três boletins de ocorrência que demonstram três diferentes filiações ideológicas a partir das escolhas lexicais. Observou-se que o uso de verbos pode colaborar para a circulação de sentidos sobre a violência doméstica que a combatam, mas também pode reafirmar significações que desloquem a mulher da posição de vítima e desqualifiquem a agressão sofrida como tal.Item As materialidades discursivas nas práticas de violências contra a mulher: de sujeito falado a sujeito falante.(2024) Jesus, Sérgio Nunes deA presente proposta de pesquisa fundamentar-se-á em pressupostos da Análise do Discurso: Althusser (1985), Pêcheux (1987), e em pressupostos da Enunciação, Ducrot (1987), Guimarães (1995) e Bakhtin (1997), para investigar como o sujeito que pratica atos de violência contra a mulher fala, ou seja, responde aos interrogatórios da Polícia, em virtude das acusações que lhe são feitas pelas mulheres e por testemunhas de suas agressões. Assim, a metodologia a ser instituída será a bibliográfica e de campo ao evidenciar as formas das distintas enunciações abordadas por um “sujeito” que “reclama” uma ilusão de verdade contraditória em seus deslocamentos discursivos na produção de um sentido que só existe na relação ao outro – pelas forças e seus imaginários constituídos nessa relação. Discutiremos também a questão da violência contra a mulher e por qual o motivo ela se multiplica na sociedade, principalmente nos seios das famílias menos favorecidas – embora haja também um grande número desse tipo de violências em famílias de classe média alta. Sendo assim, abordaremos também de que maneira as Práticas Sociais, ou seja, praticada como aparelho ideológico de estado (AIE) de uma formação ideológica (FI) não investido pelo aparelho de Estado.Item Da BNCC ao projeto de ações interdisciplinares: (ensino – pesquisa – extensão na educação básica)(Revista Linguística, 2021) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Souza, Elizângela Ataíde deO presente texto se constitui a partir do Projeto e Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, campus Cacoal-RO. Projeto este que deu um novo olhar às perspectivas no ensino, pesquisa, extensão no Ensino Médio na Região Norte do país, especificamente, no estado de Rondônia, município de Cacoal. Nos anos de 2015-2018 o projeto atendeu um quantitativo de 13.880 alunos de 9 municípios, bem como a colaboração de 77 instituições de ensino; entre elas: a Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL; Universidade Federal do Amazonas-UFAM e Universidade Estadual do Amazonas-UEA e Escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia e Mato Grosso.Item Da gestão à política educacional: princípios educacionais na formação de professores(Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana, 2024) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Cristiane Cardoso daO presente artigo tem como objetivo abordar o percurso no processo de gestão por meio das políticas públicas educacionais, que visem como princípios as reformas da educação com base na prática do ensino e na formação de professores. Como caminhos norteadores, tomou-se como base as disciplinas no curso de Pós-Gaduação Lato-Sensu em Gestão Organizacional: Políticas e Gestão Escolar, ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal – UNIR. Nessa perspectiva, as abordagens partem da premissa das reformas educacionais que passou o cenário brasileiro, por meio do papel da escola enquanto aparelho ideológico de estado, visto que, representa a administração pública. Assim, compreender os princípios norteadores que regem a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB) como política educacional é importante para tentar explicitar o papel do professor, haja vista sua formação para a docência, no percurso ensino aprendizado na relação existente entre professor-aluno no ambiente escolar.Item Da teoria dos valores jurídicos: prospectos à luz de Newton de Oliveira Lima na obra “Teoria dos valores jurídicos: o neokantismo e o pensamento de Gustav Radbruch”(Revista Contribuciones a Las Ciencias, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de ; Pacheco, Felipe José Minervino; Jesus, Aglaia Letícia Farias Nunes de ; Silva, Cristiane Cardoso da ; Araújo, Erika Patrícia SilvaO texto é fundamentado a partir das proposições e reflexões que apontam a importância dos valores jurídicos na construção do Direito, enfatizando a necessidade de uma caracterização ética e moral das normas jurídicas. A partir da análise crítica das contribuições de Radbruch – Lima (2024) explora a relação entre Direito e Justiça, destacando, via de regra, a função dos valores na interpretação (ou gestos de leitura) e aplicação das leis. A obra também discute a relevância dos valores na dinâmica social contemporânea, sugerindo que a compreensão dos princípios éticos é fundamental para a legitimação das normas jurídicas. Dessa maneira, Lima (2024) defende que a teoria dos valores jurídicos, ao dialogar com correntes filosóficas como o neokantismo e oferece também uma perspectiva enriquecedora para a análise crítica do Direito, contribuindo para a formação de uma consciência jurídica mais reflexiva e comprometida com a justiça social, mas, via de regra, com os Direitos Humanos instituídos nas condutas sociais.Item Do "juridiquês": pressupostos discursivos na língua(gem) jurídica (aportes possíveis)(Revista Contribuciones a Las Ciencias, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Silva, Simone Matia da; Jesus, Aglaia Letícia Farias Nunes de; Silva, Cristiane Cardoso da; Araújo, Érika Patricia SilvaInúmeros pesquisadores referem-se ao uso excessivo do jargão técnico-jurídico como ‘juridiquês’ na prática social diária do Direito no Brasil. Nesse sentido, é válido considerar que o termo "juridiquês" refere-se ao jargão característico do direito, que, embora necessário para a precisão técnica, pode criar barreiras de compreensão tanto para leigos quanto para profissionais de outras áreas. Assim, a análise dos pressupostos discursivos na linguagem jurídica envolve a identificação de normas, convenções e estruturas que moldam o discurso legal ao revelar como essas características influenciam a interpretação e a aplicação do direito. Dito isto, os aportes possíveis incluem a necessidade de simplificação e clareza na comunicação jurídica com a utilização de uma linguagem mais acessível que pode contribuir para a democratização do conhecimento jurídico, permitindo que um maior número de pessoas compreenda seus direitos e deveres. Além disso, a reflexão sobre a linguagem jurídica pode levar a uma crítica das relações de poder que permeiam o discurso legal, uma vez que a complexidade da linguagem pode ser utilizada para manter o controle sobre o conhecimento e a informação. Portanto, o estudo do "juridiquês" propõe um diálogo entre linguística e direito, visando promover uma comunicação mais eficaz na construção de um discurso jurídico que equilibre precisão técnica e clareza para a inclusão social e a efetivação dos direitos - essa abordagem crítica representa um avanço na reflexão sobre a linguagem enquanto instrumento de justiça e cidadania.Item Do advento da reforma trabalhista: impactos à luz da Lei Nº 13.467/2017(Revista Políticas Públicas e Cidades, 2024-10-30) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, José Felipe Minervino ; Jesus, Aglaia Letícia Farias Nunes de ; Silva, Cristiane Cardoso da ; Araújo, Erika Patrícia SilvaO objetivo do presente estudo é abordar os efeitos da Lei nº 13.467/2017 no que se refere a Reforma Trabalhista Brasileira. Nesse sentido, a colonização e a escravização do Brasil ao longo de décadas resultaram em muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais na sociedade brasileira. Sendo assim, como resultado dessas nuances, a legislação trabalhista brasileira é / foi impactada negativamente e reforça a situação atual. Não obstante, a turbulência política e econômica do país em 2015, tornou-se imperativo dialogar sobre esses impactos a fim de reduzir e, ou, amenizar questões como o desemprego no Brasil e a concorrência empresarial. Logo, a ineficácia de medidas para resolver os problemas socioeconômicos do país e, até mesmo, colocar em risco uma série de direitos e proteções previamente estabelecidos. Isto posto, a necessidade de um debate democrático, com a participação dos sindicatos de classe e da população é a base para soluções prévias e eficazes ao bem comum para uma sociedade justa e democrática no que tange a sociedade brasileira.Item Do idealismo educacional: o manifesto dos pioneiros como propositura de mudanças(Revista Caderno Pedagógico, 2024-11-15) Jesus, Sérgio Nunes de ; Silva, Simone Matia da; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Cristiane Cardoso da; Azevedo, Nara Dantas deO presente artigo explora de maneira categórica a influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, na transformação do sistema educacional brasileiro. Assim, o documento, elaborado por educadores progressistas, propuseram uma educação que valoriza a formação integral do indivíduo e, ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de uma pedagogia ativa e contextualizada. Os pioneiros defenderam a superação dos métodos tradicionais e a adoção de práticas que promovam a criatividade, o pensamento crítico e a participação dos alunos no processo educativo. A proposta de uma educação laica, democrática e voltada para a realidade social é central, pois busca atender às demandas de um Brasil em constante processo de transformação. O idealismo educacional presente no manifesto serve como um chamado à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação, incentivando a busca por inovações que respeitem a diversidade cultural e promovam uma formação mais inclusiva e equitativa, alinhada aos direitos humanos e às necessidades da sociedade atual.Item Entre saberes, práticas, teorias: a consciência social instituída nas bases da língua(gem) (um introito desejante)(Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Simone Matia da; Souza, Elizângela Ataíde deO artigo explora a intersecção entre saberes e práticas sociais, enfatizando a importância da estrutura social e das formas de consciência na construção do discurso. Dessa feita, Mészáros (2009) destaca que a estrutura social molda a percepção dos indivíduos, influenciando suas concepções de mundo e limites morais. A análise do discurso revela que a linguagem é heterogênea, onde um discurso se constrói a partir de outros, refletindo a complexidade das interações sociais. Assim, Indursky (1997) complementa essa visão ao afirmar que o discurso relatado é um sintoma da natureza multifacetada da linguagem. O texto também aborda a relação entre o discurso policial e a formação ideológica, evidenciando como a polícia atua como um aparelho do Estado que busca legitimar sua posição. A análise das práticas sociais, como depoimentos e diligências, revela a ineficiência dessas ações devido à falta de recursos e pessoal especializado. Além disso, discute-se a formação discursiva que permeia as práticas do Estado, destacando a necessidade de uma abordagem crítica que considere as materialidades históricas e linguísticas. Por fim, o texto propõe uma reflexão sobre como as práticas sociais e os saberes se entrelaçam na construção de discursos, ressaltando a relevância de uma análise crítica das relações de poder e ideologia na sociedade contemporânea.Item Estado permanente de justiça: da efetividade na / da lei à competência jurídica(Revista Políticas Públicas e Cidade, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Jesus, Aglaia Letícia Farias Nunes deO tema "Estado Permanente de Justiça: Da Efetividade na / da Lei à Competência Jurídica" explora a intersecção entre a eficácia das normas jurídicas e a atuação dos operadores do direito no contexto de um sistema de justiça em constante evolução. Os objetivos centrais do estudo incluem analisar como a legislação se traduz em práticas jurídicas efetivas e investigar a relação entre a lei escrita e a capacidade dos profissionais do direito de implementar e interpretar tais normas. O referencial teórico se apoia em conceitos de justiça social, direitos humanos e a função do Estado na promoção da equidade. Autores como Ronald Dworkin e Amartya Sen são mencionados para discutir a necessidade de uma justiça que não apenas exista em termos legais, mas que também seja vivenciada na realidade cotidiana das pessoas. O método utilizado é uma combinação de análise qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas com juristas e a análise de casos práticos que exemplificam a aplicação das leis. Isso permite uma compreensão mais profunda das barreiras enfrentadas na prática judicial e a identificação de lacunas entre a teoria e a realidade. Os resultados alcançados indicam que, apesar do arcabouço legal robusto, a efetividade da justiça é comprometida por fatores como a morosidade judicial, a falta de recursos e a desigualdade social. O estudo conclui que a transformação do estado de justiça em um estado permanente depende não apenas da legislação, mas também da formação e da atuação competente dos agentes jurídicos.Item Integrando tecnologia ao ensino:o uso das TIC como ferramenta pedagógica(Revista FT, 2024) Guimarães, Janneene Brum; Jesus, Sérgio Nunes deA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao ensino, oferece oportunidades para aprimorar as práticas pedagógicas e incentivar a participação dos alunos, o que propicia maior autonomia aos alunos e amplia as possibilidades de interação em sala de aula. Todavia, é importante investir na formação dos professores e reconhecer o impacto da tecnologia na educação da nova geração. A integração eficiente das tecnologias da informação promove a educação mais significativa, dinâmica e alinhada às necessidades atuais. Nesse contexto, o texto apresenta a importância das TIC, bem como a prática das metodologias ativas em sala de aula, para o processo de ensino aprendizado, ao qual estão inseridos professor-aluno no percurso educacional. Por consequência, explicita também, a necessidade de investimentos na formação do professor, para que esse se integre de maneira efetiva em sua prática docente, visto que, precisa familiarizer-se com as ferramentas tecnológicas, para que haja a condução de forma produtiva dos conteúdos ministrados em suas aulas.Item Judge of guarantees: social principles(Editora Atena, 2024) Valadares Neto, Francisco; Jesus, Sérgio Nunes de; Alves, Bruna Caroline FariasItem Necropolítica indígena: causas e motivações do extermínio indígena no Brasil a partir da perspectiva do “processo civilizador” de Norbert Elias e da “política da morte” de Achille Mbembe(Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Santos, Antonio Nacilio Sousa dos; Moura, Douglas Luiz de Oliveira; Nunes, Kennya Rodrigues; Dezem, Lucas Teixeira; Bezerra, Marcus Antonio Cunha; Paula, Cristiano Corrêa de; Caseiro, Felipe; Neto, José Maria Nogueira; Meira, Janderson Costa; Santos, Ricardo Feliciano dosNo Brasil, quase diariamente, somos confrontados com notícias sobre a morte de mais um indígena. As razões para esses acontecimentos são diversas, variando de conflitos territoriais a questões sociais e econômicas. No entanto, é impossível ignorar a contínua negligência do Estado diante dessa tragédia recorrente, que tem raízes profundas na história do país. Desde a chegada dos colonizadores europeus, em 1500, os povos indígenas têm sido alvo de violência, exploração e exclusão, perpetuando um ciclo de marginalização que atravessa os séculos. Esse fato social, marcado pela ausência de políticas públicas eficazes e pelo desrespeito aos direitos dos povos originários, revela a permanência de uma lógica colonial que ainda estrutura as relações entre o Estado e as populações indígenas no Brasil. O documento denominado de Violência contra os povos indígenas no Brasil do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), aponta que no período entre 2019 e 2022, foram assassinados 795 indígenas no país, contabilizando um aumento de 54% de assassinatos se comparada aos governos Dilma Rousseff e Michel Temer (entre 2015 e 2018). Em 2023 esse número foi de 208 assassinatos. Diante desse quadro, indagamos: Como o conceito de “processo civilizador” de Norbert Elias, que trata da evolução das formas de controle social e da construção de hierarquias de poder, se articula com a “política da morte” de Achille Mbembe na compreensão das causas e motivações que sustentam o extermínio indígena no Brasil? Assim, o repertório teórico é conduzido através da obra Necropolítica de Achille Mbembe (2020) e O processo civilizador de Norbert Elias (2011). Metodologicamente, utilizamos os dados quantitativos do documento Violência dos povos indígenas (CIMI), bem como estatísticas do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Além disso, é uma pesquisa que se configura qualitativamente (Minayo, 2016), descritiva (Gil, 1999) que busca a compreensão desse fato social (Weber, 2009). A análise evidencia que o extermínio indígena no Brasil é sustentado por fatores históricos, sociais e políticos complexos. O “processo civilizador” de Norbert Elias falha ao não integrar adequadamente os indígenas, perpetuando a violência institucional. Combinado com a “política da morte” de Achille Mbembe, observa-se que o Estado regula quem deve viver ou morrer, legitimando a vulnerabilidade dos povos indígenas. A ausência de políticas públicas eficazes e a negligência estatal reforçam essa necropolítica. Dados do CIMI e IPEA mostram um aumento alarmante de assassinatos indígenas nos últimos anos. Assim, a marginalização indígena reflete tanto a violência histórica quanto a atual lógica de controle estatal sobre corpos considerados descartáveis.Item “Os ecos de Paris”: o tecido da moda e a tinta da literatura em “As ilusões Perdidas” (1837) de Honoré de Balzac(Europub European Publications, 2024) Santos, Antônio Nacílio Sousa dos; Jesus, Sérgio Nunes de; Oliveira, Priscila Maria Silva; Lima, Ailson Gomes de; Barros, Maiko Matheus Santos; Cintra, Mônica da Costa; Nunes, Kennya RodriguesAs obras de Honoré de Balzac são um espelho fiel da sociedade francesa do século XIX, capturando com maestria os detalhes de sua estrutura social e cultural. O autor, em seus escritos, não apenas narra histórias envolventes, mas também oferece uma análise perspicaz das dinâmicas sociais, revelando como a moda e a indumentária funcionam como símbolos de status e identidade. A importância de sua obra reside na capacidade de proporcionar uma compreensão profunda do contexto histórico e social de sua época, destacando as nuances das relações entre diferentes classes sociais. Este estudo se centra na obra “As Ilusões Perdidas” (1837), uma das peças mais emblemáticas do autor, para explorar como retrata a aristocracia, a burguesia e os artistas através de suas vestimentas e comportamentos. Ao fazer isso, buscamos elucidar a complexa teia de significados que a moda assumia naquele período. A metodologia adotada é qualitativa, analítica e bibliográfica e envolve uma análise interdisciplinar que integra diversas áreas do saber, destacando, teoricamente, os conceitos de Pierre Bourdieu (2001), teoria da moda, permitindo uma visão multifacetada das interações sociais e dos códigos de vestimenta descritos pelo autor. Assim, os achados desta pesquisa revelam como Balzac utilizava a moda não apenas como um elemento decorativo, mas como um recurso narrativo fundamental para criticar e expor as tensões e contradições de sua sociedade. Ao examinar os personagens de “As Ilusões Perdidas”, percebemos como a indumentária serve para destacar aspirações, disfarçar fragilidades e consolidar identidades sociais. Esta investigação contribui para um entendimento mais profundo da obra e oferece insights valiosos sobre a intersecção entre moda e literatura no século XIX.Item Os gêneros do discurso e a redação do ENEM: o porquê das anulações e eliminações(Europub European Publications, 2024) Barbosa, Ingrid Letícia Menezes; Jesus, Sérgio Nunes deO objetivo desse trabalho é refletirmos, a partir da teoria dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2016), o que enseja o número elevado de eliminação do ENEM por meio da prova de Redação. É válido considerar que a base teórica do dialogismo é estabelecida a partir das camadas das interrelações que permeiam o discurso. Isto posto, aponta para questões fundamentais como o contexto – ideologia – e, principalmente, as significações comunicativas. Sendo assim, a sua ligação com outras áreas do conhecimento torna-se fundamental com os textos que se referendam a outros textos constituídos pela linguagem. Logo, ao partir desses pressupostos, irá definir, diga-se de passagem, com outras vozes / dizeres / discursos / não ditos que se tornam sentidos outros. Assim, utilizamos uma abordagem teórico-metodológica da análise do discurso dialógica analisando os dados estatísticos de notas zero nas redações do ENEM dos anos de 2009 a 2022, com vistas a apontar caminhos para uma formação linguística dialógica.Item Processos de aquisição e mudança linguística: uma abordagem semântico-discursiva(Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de ; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos Santos ; Souza, Elizângela Ataíde de; Silva, Cristiane Cardoso daO presente estudo de pesquisa visa analisar e descrever de forma bibliográfica a temática aqui descrita onde quem trabalha com a linguagem consegue manipular os sentidos, assim, elucidar a descrição da temática descrita quanto aos processos de aquisição e mudança linguística, sobre uma abordagem semântico-discursiva, com intuito de direcionar, conhecimento e senso crítico. Nesse sentido, o processo de pesquisa fará referência ao sentido que se adota do quadro teórico-metodológico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos, onde o objetivo central do trabalho é, pois, descrever o funcionamento dos processos de aquisição e mudança linguística. Assim, o trabalho abordará o processo histórico do referido tema ao trazer suportes do cenário atual, assim compactuando desde o princípio da existência, terá forma de conceituar, descrever, ponderar e informar sobre formas, métodos e desenvolvimentos, no ambiente que o mesmos se caracterizam e se classificam em sua existência. Assim a metodologia de pesquisa será a de revisão bibliográfica como ponto objetivo demonstrar o conhecimento sobre o tema, justificar o processo de execução e considerar as abordagens apresentadas na referida pesquisa.Item Relevo: o mundo aos 40(Travessias, 2010) Jesus, Sérgio Nunes deO texto, escrito por Sérgio Nunes de Jesus, aborda a formação da identidade e da ideologia do indivíduo ao longo das diferentes fases da vida, desde a infância até a fase adulta. Ele explora como as experiências sociais, culturais e históricas moldam os desejos e ações das pessoas, destacando a importância da reflexão e do aprendizado contínuo. O autor menciona a influência da tecnologia nas relações sociais, especialmente entre os jovens, e enfatiza a necessidade de compaixão e perdão nas interações humanas. A obra também sugere que, apesar das dificuldades, os indivíduos têm o poder de fazer a diferença em suas vidas e nas vidas dos outros, construindo relações mais justas e significativas.Item Religiosidade afro-amazônica: condição do bem-viver na Amazônia(Revista Presença Geográfica, UNIR, 2020) Silva, Reginaldo Conceição da; Nascimento, Ana Lídia Cardoso do; Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Josué da CostaO presente texto objetiva apresentar breve cenário das religiões afro-amazônicas no contexto amazônico no sentido de indicar características quando relacionadas às práticas culturais, espirituais e sociais tais como: a pajelança indígena e cabocla muito forte ainda na região e que influencia, assim como é influenciada pela religiosidade afro-amazônica. Nesse sentido, buscou-se tecer abordagens acerca das comunidades de terreiro voltado para o culto dos caboclos e sua interinfluência na memória - tanto africanas como indígenas e sua contribuição para o Bem Viver na Amazônia. O Bem Viver aqui é entendido no sentido de uma outra possibilidade de modo de vida, respaldada numa nova relação entre ser humano e natureza e interconectada às diferentes manifestações de vida, sobrevivendo e vivendo dentro do modelo de desenvolvimento capitalista e de globalização instalado no mundo contemporâneo (ACOSTA, 2020, SOLÓN, 2019). Para tanto, são retratadas duas práticas de sagrado na sua inter-relação com a natureza, com a ambiência amazônica; as relações espirituais, cosmológicas, naturais, sociais e culturais instaladas e que geram rebatimentos no sentido de se estabelecer o ato de um Bem Viver. A opção metodológica foi à pesquisa etnográfica a partir das vivências e práticas dos autores, uma vez que, expressam as ancoragens a partir do duplo modo de vida: como acadêmicos e adeptos das comunidades de terreiro. De onde se pode considerar que as práticas espirituais, sociais e culturais dos povos originários africanos e indígenas podem contribuir de maneira expressiva à conquista da qualidade de vida na Amazônia - pautado no modo de produção.Item Skins e carecas: da ruptura aos movimentos da juventude [trajetórias e representações ideológicas e culturais](Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Negreiros, Davys Sleman de; Xavier, Rayssa Rossatt de SouzaO presente trabalho tem como ancoragem a análise do rock tradicional, que passou por uma forte ruptura, originando o punk rock, conceituado como uma manifestação cultural e social, concatenado com o rock psicodélico, que emergiu no início da década de 1970 e trouxe à sociedade juvenil urbana elementos como simplicidade e agressividade, disseminadas por meio da música e atitudes desprezadas pela ideologia da época - atitudes estas que, no Reino Unido, culminaram em uma revolução musical e cultural caótica sob a tensão da Guerra do Vietnã. Consequentemente, bandas oriundas de movimentos que ocorreram na época acima citada influenciaram diversas partes do mundo. Sabe-se que, devido a esse fator histórico, ao chegar ao Brasil, se destoaram e originaram três novas vertentes: os Carecas do ABC, Carecas do Subúrbio e Carecas do Brasil; inicialmente, representavam a cultura proletária e suburbana.