Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

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    Proteção animal: a ineficiência das políticas públicas no controle aos animais em situação de rua no município de Novo Horizonte do Oeste - RO
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Rodrigues, Raísa Testa Freire; Miranda, Thamiris Gomes de; Nascimento, Marineide Martiniano do
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as políticas públicas governamentais e ações não governamentais quanto aos maus tratos e a reprodução excessiva de animais em situação de rua no município de Novo Horizonte do Oeste – RO. Também se faz necessário, observar como são as iniciativas não governamentais em favor da proteção dos animais e o grau de insatisfação da sociedade referente à temática. A metodologia utilizada foi a qualitativa, baseada em entrevistas com pessoas engajadas em ações de cuidados aos animais. Os sujeitos da pesquisa foram dois servidores públicos e um representante da sociedade civil organizada, que buscam amenizar o sofrimento dos animais em estado de vulnerabilidade, utilizando-se de recursos próprios, garantindo a estes o mínimo de proteção e cuidado. Para tanto, a análise dos dados elencou-se com aporte teórico metodológico, onde os resultados obtidos nos levaram a conclusão de que muito tem a ser feito no município de Novo Horizonte do Oeste – RO, no que tange a políticas públicas que visam proteger os animais em situação de rua, bem como, o controle de natalidade e proteção desses animais. Há uma grande necessidade de ações efetivas, além da criação de uma Lei Municipal que vise solucionar essa problemática, contemplando na referida lei, o apoio às ações não governamentais, para que haja um novo olhar para a gestão pública, com munícipes satisfeitos com uma gestão que condicione cuidados e proteção aos animais vulneráveis e um tratamento mais humanizado, na busca de soluções eficazes para os animais e toda sociedade.
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    Gestão de pessoas no setor público: impactos do processo de qualificação no desempenho das atividades de atendimento dos servidores públicos
    (2024) Telles, Daniela Freires Santana; Gomes, Euwânia Cespedes; Nobre, Chimene Kuhn
    Este trabalho tem como tema, gestão de pessoas no setor público, seus impactos do processo de qualificação no desempenho das atividades de atendimento dos servidores públicos.Para tanto, surge à pergunta que permeia a presente pesquisa: Qual a importância da gestão de pessoas no setor público, diante da necessidade de conciliar o olhar humano com a eficiência da gestão? Partindo dessa pergunta, esse trabalho tem como objetivo geral verificar a importância da gestão de pessoas no setor público. De modo específico, busca-se estudar no contexto: a)Compreender a área de recursos humanos, pois a mesma é a peça fundamental para o sucesso de uma organização; b) Conhecer os principais desafios dos processos de gestão de pessoas; c) Analisar o papel dos recursos humanos (RH) na administração pública. O presente trabalho acadêmico busca demonstrar a importância da aplicação da Gestão de Pessoas no setor público. O estudo justifica-se pela sua contribuição teórica em validar a contribuição da Gestão de Pessoas na Administração Pública e constatar quais são os desafios encontrados pelos gestores. A pesquisa propõe uma proporção de escolhas, onde o pesquisador deve estar atento a todos os estudos que existam e se faça referência a seu tema de estudo. A busca por artigos será realizada na seguinte base de dados: Scielo; BVSe Artigos científicos publicados em revistas nacionais e sites reconhecidos no Google acadêmico de arquivos já publicados. Com isso, o entendimento de gestão estratégica de pessoas tanto para líderes quanto para os funcionários entrevistados esteve limitado ao contexto da autarquia estudada. Pelos depoimentos não foi percebida uma visão sistêmica relacionada à gestão de pessoas no setor público ou a inserção da gestão estratégica de pessoas em um planejamento estratégico.
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    Os Impactos da pandemia na vida dos beneficiários do auxílio Brasil
    (2024) França Neto, David Gonçalves; Santos, Carmelo Suzarte
    O objetivo do presente trabalho visa abordar os impactos da pandemia na vida das famílias beneficiárias do programa Auxílio Brasil, refletindo sobre a importância das ações do poder público, suas implicações e características na sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados para a escrita do presente trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de caráter qualitativo, com base em autores e escritos que discutem e refletem acerca do tema. Os resultados obtidos de monstram que múltiplos foram os impactos promovidos pela pandemia na vida da população brasileira, prejudicando os setores econômicos, políticos,sociais, culturais, educacionais, entre outros. Nesse contexto, as ações do poder público, com destaque ao Auxílio Brasil, contribuíram significativamente para a sobrevivência de famílias em situação de vulnerabilidade, além de cooperar com a economia do país,proporcionando condições de consumo e investimento para centenas de microempreendedores que utilizaram desses valores como investimento para seus negócios.
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    As vantagens e desvantagens da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito da administração pública
    (2024) Borges Neto, Alaeste Machado; Marta, Marizete Albino
    O SEI - Sistema Eletrônico de Informações é utilizado por vários órgãos da administração pública direta e indireta com o intuito de movimentar os procedimentos administrativos de forma digital. Neste sentido, o objetivo do presente artigo foi compreender quais os pontos positivos e negativos de sua implementação. A pesquisa utilizou o método qualitativo, através da utilização das pesquisas descritiva e bibliográfica, com o intuito de entender acerca da criação, implementação e utilização atualmente, bem como quais os tipos de impacto que este teve nos órgãos públicos. Em relação ao resultado, evidenciou-se a existência de diversos pontos, tanto positivos quanto negativos, quando da implementação e utilização do referido sistema nos órgãos da administração pública. Assim, chegou-se à conclusão de que o SEI possui pontos majoritariamente positivos, sendo a sua implementação um avanço para a celeridade e economia nos procedimentos administrativos públicos.
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    O impacto das parcerias públicos-privadas na qualidade dos serviços públicos
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 09, 2024) Alves, Jhonatan Willquer Augusto; Pereira, Aguinaldo
    Este trabalho analisa o impacto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na qualidade dos serviços públicos, focando em sua aplicação em setores essenciais como infraestrutura, saúde e educação. As PPPs são apresentadas como um modelo eficiente para a implementação de projetos públicos de grande escala, possibilitando a combinação de recursos e expertise do setor privado com os objetivos e necessidades do setor público. A partir do referencial teórico embasado em Alexandrino e Paulo (2016), Cabral e Lazzarini (2010), Martins (2015), Harmmani (2006), o estudo explora exemplos de PPPs no Brasil, como a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, demonstrando os benefícios dessas parcerias em termos de inovação, modernização e melhorias na prestação de serviços à população. Também são discutidos os principais desafios na implementação de PPPs, incluindo a transparência, o controle de custos e a manutenção da qualidade dos serviços. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propõe melhores práticas, como a elaboração de contratos claros, a fiscalização rigorosa e o planejamento estratégico de longo prazo. Conclui-se que, quando bem gerenciadas, as PPPs podem ter um impacto positivo significativo na qualidade dos serviços públicos, promovendo eficiência, inovação e desenvolvimento social sustentável.
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    Os principais desafios da gestão escolar na escola do campo no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mari-PB
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cordeiro Neto, Francisco Alves; Pereira, Aguinaldo
    Este artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.
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    Gestão de pessoas e clima organizacional
    (2024) Klabunde, Denize Flegler; Santos, Carmelo Suzarte dos
    Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a gestão de pessoas e clima organizacional, com enfoque na diversidade, nos conflitos existentes nas organizações e comportamento organizacional. O estudo objetivou analisar como a diversidade afeta o comportamento organizacional, verificando se os conflitos são gerados pela diversidade, se interferem na produtividade e qual o papel do líder na gestão de conflitos e diversidade organizacional. O comportamento organizacional é um conjunto de conhecimentos que busca averiguar o impacto de indivíduos, grupos e a estrutura sobre a maneira de agir das pessoas nas organizações, visando utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Entretanto, uma organização é composta por pessoas com características, crenças, religiões e opiniões diversas, que podem gerar conflitos organizacionais. O objetivo é valorizar as pessoas como capital intelectual e garantir que os talentos humanos sejam utilizados de forma eficiente para alcançar os objetivos da organização e sucesso na vida profissional. Ao final, resultou que a gestão de pessoas e o clima organizacional é afetado pela diversidade, as quais geram conflitos nas organizações, mas que pode ser melhor gerenciada a depender do tipo de liderança, sistema de recompensa e cultura organizacional forjada na organização.
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    Gestão em saúde no município de Nova Mamoré
    (RevistaFT, 2024) Ribeiro, Lucas Silva da; Pinheiro, Tainá Trindade
    O presente trabalho traz uma análise sobre a gestão em saúde, considerando as mais diversas mudanças no Sistema público de saúde, existe uma grande necessidade em buscar conhecer e estudar o que se refere a gestão em saúde, compreender as dificuldades vivenciadas pela gestão pública de Nova Mamoré, compreendendo o que é gestão pública que é extremamente importante no âmbito político. Buscar solucionar estes desafios no processo de gestão para que desta forma seja realizado um trabalho satisfatório neste processo. Por meio da revisão bibliográfica realizada, em artigos publicados, foi possível identificar alguns dos problemas e desafios encontrados no processo de gestão em saúde do Município de Nova Mamoré, dentre os principais problemas estão, falta de profissionais, ausência de recurso humano e financeiro, falta de aparelhos para atendimento mais aprofundado das pessoas. Diante disso, faz se necessário o gestor público, conhecer seus anseios, ter acesso a novas políticas públicas e projetos, para que possa assim intervir junto ao estado, buscando melhorar a saúde da população a ser atendida.
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    Desafios da gestão escolar: discussões e vivências em Itaporanga - PB
    (Revistas AlfaUnipac, 2024) Araújo. Eliane Cristina; Lima. Joelma Rodrigues; Barbosa, Anabela Aparecida Silva
    O referido estudo discute a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão da escola pública. Este texto orienta-se a partir da perspectiva da gestão democrática como princípio e prática de promoção da qualidade na educação. Sua produção advém das reflexões ancoradas no Curso de Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Rondônia. Assume como objetivo geral conhecer a gestão e as ações que se alinham a uma prática democrática e participativa por meio dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs), além de outros que aprofundam o conhecimento deste documento para a construção da identidade de cada escola e para melhoria da aprendizagem. Esta análise tem como recorte duas escolas públicas da cidade de ItaporangaEstado da Paraíba, de onde falam as pesquisadoras. A metodologia utilizada neste trabalho se pauta em uma pesquisa documental e incursões teóricas do processo educacional, como os marcos legais, os fundamentos e as dimensões na perspectiva da gestão democrática e participativa, sendo organizada em três olhares: preceitos epistemológicos, espaços de decisões, e ações, estratégias e práticas descritas a partir dos projetos. Os resultados mostraram a partir da caracterização das escolas e sobre a tríade intencionalidade, espaço e ação como ocorrem o processo de organização mediante seu documento primordial considerado como elemento de sustentação de uma escola pública sob a ótica de uma liderança compartilhada e colegiada para conseguir se tornar um ambiente democrático de formação do cidadão. Ainda são identificadas dificuldades e potencialidades na efetivação da gestão educacional. Entretanto, percebe-se a necessidade de políticas destinadas ao fortalecimento de espaços coletivos de decisão e participação.
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    Uma análise do uso dos créditos adicionais na execução orçamentária da Prefeitura Municipal de Livramento/PB, no ano de 2021
    (2024) Araújo, João Paulo Soares de; Figueiredo, Fernanda Amaral
    O orçamento público é um instrumento de planejamento governamental que possibilita o atendimento das demandas da sociedade através da aplicação de recursos financeiros. Durante a execução orçamentária, podem surgir situações que exijam alterações do orçamento inicialmente planejado, e uma das formas de realizar o ajuste é através dos créditos adicionais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização dos créditos adicionais na execução orçamentária da Prefeitura Municipal de Livramento/PB, no ano de 2021. Realizou-se uma pesquisa documental através do levantamento de informações nos documentos oficiais públicos (Prestação de Contas Anual; Lei Orçamentária Anual; Leis de Alteração do Orçamento; Decretos de Abertura de Créditos Adicionais) disponibilizados eletronicamente no site institucional do Município de Livramento, Paraíba, como também, no portal do Tribunal de Contas do Estado - TCE/PB. Dentre os principais resultados verificou-se que, no referido exercício, o Município procedeu a abertura de créditos adicionais suplementares atingindo o percentual de 55,16% do total da despesa autorizada, ultrapassando o limite dos 50% que foi inicialmente autorizado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Desta forma, através do identificado neste estudo, conclui-se que é necessário maior atenção quanto aos créditos adicionais, principalmente, os suplementares, cabendo a gestão municipal adotar mecanismos para a elaboração de um planejamento orçamentário adequado e eficiente.
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    O Impacto da gestão de processos na definição de serviço visando a implementação bem-sucedida da transformação digital no executivo de Rondônia
    (Revista ft, 2023) Lima, Jônatas Justiniano; Santos, Vinícius de Souza
    O presente artigo adentra a questão do impacto da gestão de processos que concerne na definição de serviços a serem implementados da transformação digital no Executivo de Rondônia, com que através de uma revisão bibliográfica visa mostrar a importância da transformação digital no meio público levando o acesso de serviços para o bem da população. Considerando a sociedade atual e seu entrelaçamento com a tecnologia, a pesquisa demonstra que a sociedade já não consegue estar longe do acesso digital, facilitando seu exercício pleno da cidadania, demostrando que apesar do processo de digitalização estar bem difundido, ainda existe entraves na sua plena implantação, que vai desde barreiras geográficas a resistência de algumas pessoas em sua utilização no seu dia a dia, fazendo com que este cidadão não esteja acessado pelo Estado para que o mesmo possa exercer seus direitos.
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    Conscientização ambiental na gestão pública: gestor público e a educação ambiental
    (Revista ft, 2023) Landinho, Marionildo Almeida; Nobre, Chimene Kuhn
    O presente artigo aborda a conscientização ambiental na gestão pública como uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável. A partir de 2016, observou-se um aumento significativo do debate e das iniciativas relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Estudos recentes destacam a importância da implementação de políticas e práticas que visam à proteção e ao uso sustentável dos recursos naturais, além da promoção da educação ambiental e da participação da sociedade civil. O papel do gestor público é fundamental nesse contexto, sendo responsável por estabelecer políticas, normas e regulamentos que promovam a proteção ambiental, bem como pela promoção da conscientização ambiental por meio da educação e do envolvimento da população. O cumprimento de acordos internacionais, como o Acordo de Paris, e a adoção de planos de desenvolvimento sustentável também são destacados como elementos essenciais para a efetividade da gestão ambiental. O artigo conclui ressaltando a importância do engajamento do gestor público e da sociedade civil na busca por um futuro sustentável, equilibrando o desenvolvimento socioeconômico com a preservação dos recursos naturais.
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    Satisfação dos usuários com os serviços do Sistema Único de Saúde – SUS: no município de Araruna – Paraíba
    (Revista ft, 2023) Azevedo, Alcione Fernandes Silva; Felipe, Jairo Alves; Santos, Vinícius de Souza
    A expectativa da satisfação do usuário na qualidade dos serviços é de relevante importância na orientação e no direcionamento aos gestores de saúde para que assim, possam organizar de forma melhor os serviços públicos. O presente trabalho tem como objetivo observar a satisfação dos usuários na qualidade dos serviços públicos de saúde no município de Araruna PB, sendo assim, analisados acolhimento, a plena ou parcial resolutividade dos problemas, bem como, o acesso e tempo de espera para atendimento. Foi realizado um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Para 71,7% dos entrevistados consideram o acolhimento bom, já para 88,3% dos entrevistados o serviço tem resolutividade, quanto ao acesso 63,3% considera bom e, com 30% mostraram-se insatisfeitos com o tempo para atendimento.
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    Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade
    (Revista ft, 2023) Simão, Kátia Vitoria Feliciano; Ferreira, Wagner Soares; Medeiros, Telma Fortes
    O processo de redemocratização no Brasil nos anos 80, trouxe um debate para as escolas públicas: Gestão Democrática. O estudo versa sobre as conquistas e desafios da gestão democrática nas escolas públicas. Nesse sentido, cabe demonstrar a importância da gestão democrática para o pleno funcionamento da instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma escola no município do Conde- PB, cuja intenção foi analisar a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino; compreender o papel do gestor na construção de uma escola pública autônoma e participativa perceber os desafios e avanços da gestão escolar. A partir da aplicação de questionário semiestruturado foi possível construir os dados do estudo. Contamos com a colaboração de 03 (três) professoras e a gestora escolar, ainda foi possível realizar observações das ações e aprofundamento das leituras com base nos autores como, Chiavenato (1989-2001); Luck (2000- 2009), Dourado (2003), Libâneo (2008) entre outros que defendem a concepção de gestão participativa e autônoma na escola pública. Diante dos dados coletados nesta pesquisa entre outros aspectos da gestão democrática dentro do ambiente escolar fica explicito nas falas dos sujeitos a importância da participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão escolar.
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    Reflexões sobre a gestão de pessoas e clima organizacional na administração pública
    (2023) Alvernaz, Jusmar de Paula; Oliveira, Fernando Jatobá dos Santos; Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da
    A Gestão de Pessoas e o Clima Organizacional são dois pilares cruciais que moldam não apenas o ambiente de trabalho dos servidores públicos, mas também a eficiência e a eficácia das políticas e serviços governamentais. Assim o objetivo geral deste estudo é refletir sobre a importância da gestão de pessoas e do clima organizacional na gestão pública. A metodologia é a abordagem qualitativa e técnica utiliza é análise de conteúdo. Os resultados refletem sobre a importância das práticas de gestão de pessoas e o clima Organizacional nas Instituições Públicas que é uma ocorrência bastante discutida na academia trazendo insights para melhorar a eficiência e a eficácia das empresas. Assim as limitações do estudo foi o fato de ser teórico e as sugestões estudos futuros aplicar pesquisas de clima organizacional em distintos setores municipais, estaduais e federais buscando evidenciar as diferencias e semelhanças que existem nas distintas esferas públicas.
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    Análise de “restos a pagar” não processados no município de Parecis – RO
    (Revista ft, 2023) Frez, Genair Marcilio; Faria, Thays Gomes de Campos; Santos, Vinícius de Souza
    Este artigo apresenta o resultado de um estudo acerca dos restos a pagar não processados e seu controle na gestão contábil da administração pública no Município de Parecis- RO. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo mediante a coleta de dados junto ao setor de Contabilidade da Administração Municipal, utilizando-se como parâmetro os exercícios de 2019 a 2022. O objetivo principal consiste em evidenciar, como evoluem os restos a pagar não processados no período em tela. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com vários autores para compor o referencial teórico e documental, mediante a análise de demonstrativos contábeis dos referidos exercícios. Pesquisa aplicada de caráter quantitativo, mediante a qual buscou demonstrar os resultados encontrados através, principalmente de percentuais, para uma melhor evidenciação. Diante das análises realizadas, conclui-se que os restos a pagar não processados são inscritos constantemente a cada exercício, que os mesmos comprometeram a execução orçamentária no ano de seu desembolso.
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    Da importância da comunicação para o acesso aos serviços públicos
    (Revista ft, 2023) Ferreira, Jocimara Rocha; Abreu, Raquel Jardim de; Santos, Vinícius de Souza
    O trabalho ora apresentado tem como objetivo principal destacar a importância da comunicação para a gestão pública e como sua ausência dificulta ou até mesmo impede a o acesso aos setores da administração pública. Além disso, tem como objetivos específicos entender a funcionalidade dos órgãos públicos alinhada aos interesses individuais e coletivos; e como isso pode contribuir para um ambiente de convivência mais sadio e produtivo. Para isso, estes serão alinhados às teorias acerca da temática com o intuito de evidenciar tal problemática. A comunicação é essencial ao estabelecermos uma relação de diálogo com alguém, de modo que ela deve ser clara e objetiva. A comunicação também é importante no estabelecimento de estratégias que tornem mais eficientes, eficazes e transparentes as relações entre os que compõem o setor pessoal numa empresa ou repartição pública, etc, mensurando sua importância na tomada de decisões, o que garante e assegura a gestão democrática. Este estudo está metodologicamente estruturado de acordo com a abordagem qualitativa, usando para isso da natureza descritiva do método bibliográfico, em outras palavras, esta pesquisa trata-se de uma compilação bibliográfica acerca da temática em questão, e como suporte teórico será feita uma análise dos estudos de Duarte (2008, 2009, 2012), Ferreira (2014), Gil (1994) e outros. Mediante este estudo, destaca-se a imprescindível importância do processo comunicativo para o bom desenvolvimento da gestão pública, haja vista sua capacidade intrínseca de fomentar as relações pessoais e profissionais.
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    Gestão de pessoas e relações de trabalho
    (Revista ft, 2023) Francisco, Jefferson Marques; Santos, Kaellen Gomes dos; Nobre, Chimene Kuhn
    A gestão de pessoas influencia diretamente nas relações de trabalho, pois é ela quem define as políticas e práticas relacionadas à contratação, treinamento, desenvolvimento e avaliação dos colaboradores. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da gestão de pessoas nas relações de trabalho, identificar as principais práticas de gestão de pessoas utilizadas pelos órgãos e avaliar os impactos dessas práticas na satisfação e produtividade dos colaboradores. O órgão contratante não é responsável pelos direitos trabalhistas dos servidores do órgão terceirizada, que devem ser garantidos pela própria terceirizada. a órgão contratante não é responsável pelos direitos trabalhistas dos servidores do órgão terceirizada, que devem ser garantidos pela própria terceirizada. Os desafios enfrentados pelos órgãos na gestão de pessoas incluem a retenção de talentos, a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e a adaptação às mudanças do mercado. É preciso estabelecer canais de comunicação eficientes e acessíveis, que permitam aos servidores expressar suas opiniões e sugestões. A inteligência artificial pode ajudar a identificar os candidatos mais qualificados para as vagas disponíveis, enquanto os programas personalizados podem ajudar a desenvolver as habilidades dos servidores de acordo com suas necessidades individuais.
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    A importância da gestão pública para o crescimento e desenvolvimento de um pequeno município em Rondônia
    (2023) Pereira, Lilian de Souza; Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da
    O presente trabalho tem por objetivo, entender os desafios que a administração pública de pequenos municípios encontra, com o baixo nível de desenvolvimento econômico e queda no crescimento populacional, nos últimos anos. Ao analisar o sistema, busca-se entender as relações entre poder público municipal e organizações da sociedade civil, bem como apontar desafios e dilemas vividos pela população do município, quando o seu local de moradia e renda está cada vez mais em decadência, enquanto as velhas utopias da gestão pública municipal tendem a predominar. Este trabalho terá como base o município de Alvorada do Oeste no Estado de Rondônia. Trata-se de uma discussão teórica, com metodologia de pesquisa bibliográfica.
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    Convite à reflexão do significado do tema gestão democrática: o que é ? do que se trata ?
    (2023) Oliveira, Lourival Teixeira de; Nascimento, Pablo Vinicius do; Barbosa, Sandra Carla Pereira
    Este artigo convida a uma potente demonstração de que a discussão sobre gestão democrática e participativa são temáticas intrinsecamente interligadas e podem contar com a participação da comunidade escolar como colaboradora especial na melhoria e efetivação do processo de construção de uma gestão democrática e participativa. No entanto, ao se falar sobre gestão democrática e participativa, surgem as perguntas: do que se trata? O que é uma gestão democrática e participativa? Diante desses questionamentos, temos como objetivo geral estudar o conceito de gestão escolar democrática e participativa a partir da análise das definições desse tema em trabalhos já publicados. Especificamente, a pretensão é analisar e comparar as diferentes concepções dos conceitos de gestão pública e democrática presentes em dois artigos pesquisados no Google Acadêmico e analisados pelos idealizadores desta pesquisa. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho descritivo-interpretativo, realizada a partir de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como fonte de pesquisa o levantamento de dados em trabalhos acadêmicos já publicados sobre esse assunto. O aporte teórico de Libaneo (2005) e Luck (2017) foi utilizado quando se trata da gestão democrática. Conclui-se que são necessárias algumas estratégias para viabilizar uma gestão participativa e democrática na escola pública, como a busca por mecanismos que promovam o fortalecimento de políticas públicas dentro da escola e a promoção do processo de gestão democrática e participativa, bem como as tomadas de decisões dentro da escola. Sempre se deve buscar, através do respeito e do diálogo, incentivar a participação da comunidade escolar no processo de gestão, para que, dessa forma, a representação dos desejos de todos os envolvidos que almejam mudanças sob o olhar da Gestão Democrática seja verdadeira.