Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/530
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Item type: Item , O papel do governo aberto na promoção da transparência: um estudo de caso do município de Vale do Anari - RO(2025) Costa, Andrea de Oliveira; Licório, Angelina Maria de OliveiraNeste estudo buscou-se analisar a transparência das ações da gestão pública do Município de Vale do Anari/RO, por meio da análise do Portal da Transparência, pautados pela Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação Pública). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Vale do Anari/RO no tocante a transparência e publicação de dados abertos, de natureza descritiva, em uma abordagem qualitativa dos dados. Buscou-se como objetivo geral avaliar a importância dos dados abertos na gestão pública, a partir da transparência das ações da Gestão Pública do município. De forma específica buscou-se: identificar e priorizar a abertura de dados e, analisar o índice de transparência no município. Com base nos resultados observou-se que o município de Vale do Anari/RO apresenta instrumentos eficazes e efetivos no tocante a transparência, uma vez que, dispõe de publicações no Portal da Transparência, seu próprio portal de informações e do setor de Ouvidoria situado sede da Prefeitura Municipal, com a finalidade de garantir um melhor serviço prestado, bem como, uma maior participação da sociedade. Além disso, apresenta boas práticas de gestão pública.Item type: Item , Saúde mental no serviço público: estratégias de prevenção e cuidados com os servidores públicos(2025) Tavares, Wellington Oliveira; Quelhas, Filipe de CastroEste artigo tem como objetivo analisar as estratégias de prevenção e promoção do bem-estar voltadas à saúde mental dos trabalhadores no serviço público, considerando os impactos do ambiente institucional na qualidade de vida e no desempenho profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo revisão de literatura, com base em publicações acadêmicas, legislações e documentos institucionais. O estudo destaca os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico dos trabalhadores, como sobrecarga, assédio moral e precarização das condições de trabalho. Além disso, aponta práticas e políticas públicas que vêm sendo implementadas para promover o bem-estar dos servidores. Os resultados indicam que ainda há fragilidades na gestão da saúde mental no setor público, exigindo ações integradas e contínuas por parte das instituições.Item type: Item , Desafios da atenção especializada à saúde no Brasil(2025) Oliveira, Ines Santos; Silva, Sara dos Reis; Simões, Patrícia PassosO presente estudo analisa os desafios da Atenção Especializada em Saúde (AES) no Brasil e a relevância da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) como instrumento estratégico para fortalecer a integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de análise documental de políticas nacionais e literatura científica, observa-se que a AES enfrenta entraves relacionados à fragmentação do sistema, financiamento insuficiente, baixa integração com a Atenção Primária à Saúde (APS) e desigualdades regionais. Apesar de avanços recentes, como a instituição da PNAES (2023), do Programa Mais Acesso a Especialistas (2024) e do Programa "Agora Tem Especialistas" (2025), persistem dificuldades estruturais e operacionais que comprometem a equidade e a resolutividade dos serviços. Conclui-se que a superação desses obstáculos exige maior articulação entre APS e AES, regionalização efetiva, financiamento adequado e incorporação de tecnologias de informação que assegurem continuidade do cuidado, com vistas à consolidação dos princípios do SUS.Item type: Item , Variação da oferta educacional por modalidade de ensino na rede municipal de Uberaba (2015–2024)(2025) Silva, Ana Paula da; Bento, Isabel CristinaA educação é um direito garantido pela Constituição Federal e fundamental para o desenvolvimento social e econômico. No contexto municipal, a Secretaria de Educação é responsável pela gestão da rede de ensino, incluindo a organização da oferta educacional. Objetivou-se a oferta educacional da rede municipal de Uberaba, por modalidade de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA), no período de 2015 a 2024, com base nos dados de matrículas do Censo Escolar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo, utilizando variação percentual para comparar os anos analisados. Os resultados mostram crescimento expressivo no percentual de matrículas, entre 2015 e 2024, na Educação Infantil, e no Ensino Fundamental. Já a EJA apresentou uma redução de 86,67%. A análise indica que metas claras, acompanhamento e investimentos são determinantes para avanços na oferta educacional. Recomenda-se que o próximo plano municipal inclua estratégias específicas para a EJA e ações voltadas à valorização docente, garantindo equidade e qualidade no acesso à educação.Item type: Item , Planejamento estratégico: fundamento para uma administração pública eficiente(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Luiz, Isabela Cariane da Silva; Nascimento, Marineide Martiniano doEste artigo tem como objetivo analisar o planejamento estratégico como fundamento essencial para uma administração pública eficiente. Parte-se da premissa de que a adoção de práticas estratégicas no setor público contribui significativamente para o alcance de metas, otimização de recursos e melhoria na prestação de serviços. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Constatou-se que o planejamento estratégico fortalece a cultura organizacional voltada para resultados, a governança e a transparência. O estudo conclui que a institucionalização dessa prática é fundamental para a modernização do setor público e sugere a realização de estudos de caso para aprofundar a análise empírica sobre sua aplicação.Item type: Item , Gestão pública no Sistema Único de Saúde: desafios e possibilidades(2025) Ribeiro, Klyvila Tayane da Silva; Oliveira, Sidneyde Ramalho de; Simões, Patrícia PassosA criação do Sistema Único de Saúde (SUS), consagrado na Constituição Federal de 1988, representou uma transformação profunda na forma como o Brasil compreende e executa políticas públicas de saúde. A universalização do acesso, a integralidade da atenção e a descentralização administrativa tornaram-se princípios fundamentais. Contudo, para que esse sistema se tornasse viável, diversos marcos legais foram estabelecidos ao longo do tempo, delineando as bases jurídicas e organizacionais da gestão do SUS. A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos elementos fundamentais para a consolidação do direito à saúde no Brasil. Este artigo discute os principais aspectos da administração pública no setor da saúde, analisando seus desafios estruturais, a distribuição de competências entre os entes federativos e a necessidade de maior eficiência e controle na alocação de recursos. Parte-se da premissa de que a crise no setor não se limita à escassez de recursos, mas também à má gestão e à fragilidade institucional. A partir de uma abordagem discursiva, busca-se refletir sobre possíveis soluções para o fortalecimento da saúde pública no país. Diante dos desafios apresentados, é possível pensar em alternativas que contribuam para uma gestão mais eficiente, transparente e centrada no cidadão.Item type: Item , Análise do cenário institucional para implementação da LGPD no setor de recursos humanos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz(Brazilian Journal of Development, 2025) Pereira, Vinicius Alves; Ribeiro, Maria Ivanilse CalderonEste trabalho tem como objetivo compreender o cenário institucional relacionado à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de Recursos Humanos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, vinculado à Universidade de Pernambuco. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, com base em análise normativa, levantamento documental e observações institucionais. Foram consultadas boas práticas de outras instituições públicas, bem como princípios fundamentais da LGPD. Como resultado, identificou-se um cenário institucional ainda em construção, com avanços como o uso do SEI e desafios relacionados à formalização de processos, capacitação e governança de dados. Embora não tenha sido possível propor diretrizes consolidadas, o estudo oferece subsídios importantes para futuras ações de adequação à LGPD no âmbito da UPE.Item type: Item , Unidade Básica de Saúde em contextos urbanos e rurais: desafios e limitações(2025) Almeida, Fabiana Lima de; Cunha, Maria Francisca Marques da; Nascimento, Marineide Martiniano doEste Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar os desafios principais enfrentados pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS nas zonas rural e urbana da cidade de Porto Velho – RO. A pesquisa se deu do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e em conformidade a relatos de experiências realizadas em UBS local, buscou-se identificar desigualdades na viabilidade aos serviços de saúde. Entre as situações identificadas, destaca-se a insuficiência na disponibilidade de serviços de saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, assim como a insuficiência de materiais, infraestrutura, profissionais devidamente qualificados e o serviço de transporte. Os resultados evidenciam uma sequência de entraves que comprometem a equidade e a efetividade no atendimento ao público, especialmente em área mais vulneráveis.Item type: Item , O papel do gestor na administração pública(2025) Moura, Ivan Cordeiro Passos; Simões, Patrícia PassosO presente artigo tem como objetivo geral discorrer sobre o papel do gestor público, considerando suas atribuições para uma administração de qualidade. As especificidades discorrem sobre a Administração Pública e Gestão Pública. Identificar as competências do Gestor Público. As discussões foram fundamentadas através de uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura de autores que desenvolveram estudos significativos sobre o tema proposto. Para melhor compreensão do estudo foi realizada uma revisão de literatura. Os resultados da pesquisa permitiram compreender e identificar as competências e atribuições do gestor público, sua importância para uma gestão de qualidade, e que para fazer gestão não é suficiente apenas recorrer dos conhecimentos construídos através de suas experiências do dia a dia, mas há uma nova exigência dessa prática, que provém do desenvolvimento de competências e inovação, que vão ser o diferencial para a qualidade do serviço prestado.Item type: Item , Distribuição espacial das equipes de atenção primária em Porto Velho: desafios e perspectivas na gestão pública de saúde(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Reis, Rafaela da Silva Pereira; Holanda, Selma da Silva; Nascimento, Marineide Martiniano doO Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma conquista histórica da sociedade brasileira e tem na Atenção Primária sua principal porta de entrada. Em Porto Velho, capital de Rondônia, a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) enfrenta desafios relacionados à desigualdade territorial e à insuficiência de equipes, comprometendo a qualidade da assistência. Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição espacial e populacional das equipes de atenção primária em Porto Velho, verificando sua conformidade com os parâmetros da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: revisão bibliográfica e documental sobre o SUS e o uso de geotecnologias; coleta de dados junto ao Censo Demográfico de 2022, à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPOG) e à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA); e análise espacial utilizando técnicas de ponderação de área no software QGIS 3.40. Os resultados evidenciaram uma distribuição heterogênea das equipes, com unidades sobrecarregadas, como a USF Agenor de Carvalho e a USF Pedacinho de Chão, que atendem populações superiores a 6.000 habitantes por equipe, acima do limite máximo recomendado. Em contrapartida, foram identificadas unidades com baixa cobertura e estruturas físicas concluídas, porém inoperantes, como a USF Três Marias e a USF Flamboyant. Conclui-se que a gestão municipal enfrenta desafios críticos para assegurar a equidade e a integralidade da atenção em saúde, sendo urgente a ampliação de equipes, a ativação de unidades ociosas e o fortalecimento do planejamento territorial. O estudo reforça a importância do uso de análises geoespaciais como subsídio para a tomada de decisão em políticas públicas, contribuindo para a efetivação dos princípios do SUS.Item type: Item , Telemedicina e os desafios da marcação e remarcação de consultas: um estudo de caso em Cujubim-RO(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Faria, Aline Messias; Reis, Ana Cláudia Alves dos; Nascimento, Marineide Martiniano doEste trabalho analisa os impactos das marcações e remarcações de consultas por telemedicina nos cuidados prestados à população do município de CUJUBIM-RO, com foco especial nos desafios enfrentados nos processos de remarcação de consultas. A metodologia utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa identifica que, ainda que a telemedicina represente um avanço importante para ampliar o acesso aos serviços de saúde em regiões remotas, sua execução ainda apresenta diversas fragilidades estruturais, tecnológicas e operacionais. Dentre os principais desafios observados estão à instabilidade da internet, a ausência de protocolos padronizados para o reagendamento e a limitada qualificação dos profissionais de saúde. O estudo também destaca o impacto negativo dessas falhas na continuidade da assistência, na confiança dos usuários, bem como na sobrecarga das equipes locais. Considerando a realidade de Cujubim, propõe-se a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, capacitação e reorganização dos fluxos de atendimento, a fim de assegurar o pleno funcionamento da telemedicina em cenários de vulnerabilidade. A análise reforça que, além da introdução de tecnologias, é fundamental considerar as especificidades socioeconômicas e territoriais no planejamento das estratégias públicas de saúde digital.Item type: Item , Geoparque Uberaba - uma ferramenta de desenvolvimento econômico para o turismo do município de Uberaba(2025) Gouvêa, Sylvia Daniela Centeno Martins de; Simões, Patrícia PassosO trabalho intitulado "Geoparque Uberaba – Uma ferramenta de desenvolvimento econômico para o Turismo do Município de Uberaba" analisa o potencial do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes como instrumento estratégico para o turismo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico local. Reconhecido como o sexto Geoparque Mundial da UNESCO e o primeiro da Região Sudeste, o território abrange 4.540,51 km² em Uberaba/MG, integrando patrimônios naturais, históricos e culturais. O estudo destaca os três pilares do Geoparque — dinossauros, gado Zebu e Chico Xavier — como eixos temáticos para diferentes segmentos turísticos. A pesquisa investiga a valorização do patrimônio, os impactos sociais do turismo, o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população e os efeitos econômicos, como geração de renda, emprego e inclusão social. Além disso, identifica os desafios e oportunidades para consolidar Uberaba como destino turístico sustentável, alinhado às diretrizes da UNESCO e à Política Municipal de Turismo, que abrange diversos segmentos e ações voltadas à competitividade e à sustentabilidade socioeconômica.Item type: Item , Evitando a crise anunciada: desafios da gestão do saneamento em Pimenta Bueno a luz da experiência de Porto Velho(2025) Vitor, Carine Santos; Cao, Artemisa Lopes; Duarte, Diêgo AlexandreEste estudo analisa comparativamente a gestão do saneamento básico nos municípios de Pimenta Bueno e Porto Velho (RO), entre 2010 e 2024, com o objetivo de compreender se Pimenta Bueno corre o risco de replicar a trajetória de precarização dos serviços observada na capital. A metodologia consiste em um estudo documental com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Instituto Trata Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de ambos os munícipios do período analisado. Os resultados demonstram o colapso sanitário em Porto Velho, com acesso limitado da população a água potável e a coleta de esgoto, e revelam fragilidades sistêmicas em Pimenta Bueno com a baixa qualidade da água, irregularidade no fornecimento, falta de orientação para tratamento em áreas rurais e deficiências no sistema de esgoto e tratamento de resíduos sólidos. A análise comparativa, à luz da teoria da dependência de trajetória (path dependence), indica uma assimetria entre os munícipios com o percurso e as falhas de eficiência dos modelos de prestação de serviços se replicando. O estudo aponta caminhos para os gestores públicos municipais superarem essa dependência de trajetória, com adoção de soluções e práticas como biodigestores e tanque de evapotranspiração (TEVAP) e a promoção de incentivos regulatórios.Item type: Item , Evolução e efetividade da extensão no IFRO: o caso do Núcleo de Ação Sustentável (NAS) e suas ações em agroecologia e resíduos sólidos sob a lente da quádrupla hélice(2025) Lima, Adriely Costa; Duarte, Diêgo AlexandreEste artigo analisa a evolução e a efetividade do Núcleo de Ação Sustentável (NAS/IFRO), anteriormente NETTCAS, sob a ótica da Quádrupla Hélice, focando em suas ações de agroecologia e gestão de resíduos sólidos no estado de Rondônia. O objetivo geral é avaliar a trajetória do núcleo, analisando como as interações entre universidade, governo, setor produtivo e sociedade civil impactaram suas práticas extensionistas. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso único, com coleta de dados por meio de análise documental de relatórios institucionais (2019-2021) e projetos de constituição do núcleo. Os resultados demonstram a evolução do núcleo de uma fase inicial de articulação para uma consolidação institucional, marcada pela ampliação de parcerias estratégicas com cooperativas de catadores, órgãos públicos e movimentos sociais. A análise, à luz do modelo da Quádrupla Hélice, revela que a efetividade das ações do NAS está diretamente ligada à sua capacidade de atuar como catalisador, integrando os diferentes atores e promovendo inovação social. Conclui-se que o núcleo se consolidou como uma referência em extensão universitária crítica e participativa, alinhando práticas acadêmicas com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os princípios da agroecologia adaptados ao contexto amazônico.Item type: Item , Políticas públicas no Brasil: um olhar sobre a educação(2025) Costa, Diones Souza; Gonçalves, Leiriléia Ramos; Simões, Patrícia PassosO presente trabalho tem como objetivo discutir as políticas públicas educacionais brasileiras, especialmente o Plano Nacional de Educação (PNE), o FUNDEB e os programas de valorização docente, visando compreender em que medida essas iniciativas têm contribuído para a superação das desigualdades sociais e regionais no acesso e na qualidade da educação. A pesquisa parte da compreensão de que a educação é um direito social garantido constitucionalmente, sendo responsabilidade do Estado assegurar sua universalização com qualidade. Com base em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, foram investigadas as principais políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e os programas de formação de professores. Os resultados apontam que, apesar de avanços importantes, como a ampliação do acesso à educação básica e superior, ainda persistem desigualdades regionais, problemas de financiamento e desafios na valorização dos profissionais da educação. Conclui-se que, para garantir uma educação de qualidade e equitativa, é necessário um compromisso contínuo com a implementação, avaliação e reformulação das políticas públicas educacionais.Item type: Item , Análise financeira na educação do município de Cabixi-RO: um estudo a partir do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do ano de 2024(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 17, 2025) Almeida, Erasmo Rocha de; Stelmach, Marcia de Fátima Machado; Nascimento, Marilene Martiniano doO objetivo do artigo é compreender como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), pode ser utilizado como ferramenta de gestão para melhorar o planejamento estratégico da educação, promovendo uma aplicação mais eficiente dos recursos públicos e contribuindo para melhores resultados educacionais no Município de Cabixi, estado de Rondônia, proporcionando desenvolver mecanismos da utilização do planejamento estratégico para ges tão pública da área da educação de municipios pequenos (micro regiões – Cidades do interior), minimizando os riscos diante da imprecisão das decisões em seus resultados esperados da administração publica perante a educação. Para a pesquisa foi utilizado a análise documental através dos relatórios RREO, SIOPE e RGF, extraído dos sites oficiais do município, através do Portal da Transparência, em que foi examinado a transparência, receita corrente líquida e gasto com pessoal. O resultado demostra a necessidade da implantação de uma gestão estratégica para aprimoramento aos resultados da gestão. Com esse agrupamento de ações elencadas, oferecerá subsídios sólidos para desempenhar as atribuições de um gestor, alinhando os pontos vulneráveis da gestão e desenvolvendo melhor a estrutura organizacional da educação, juntamente com a importância da sociedade ao acompanhamento, como agente fiscalizador.Item type: Item , Capital social e saúde pública: estratégias para redução das desigualdades em comunidades rurais marginalizadas(2025) Rocha, André Santos da; Simões, Patricia PassosEste trabalho analisa o papel do capital social como instrumento estratégico para a promoção da saúde e a redução das desigualdades sanitárias em comunidades marginalizadas de áreas rurais remotas, com ênfase nas localidades de Tabajara e Estrela Azul, em Machadinho d'Oeste, Rondônia. Busca-se compreender de que forma redes de apoio, vínculos comunitários e cooperação social podem contribuir para melhorar o acesso à saúde pública nesses territórios tradicionalmente excluídos das políticas universais. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza exclusivamente bibliográfica, e baseou-se na análise de literatura científica nacional e internacional voltada aos determinantes sociais da saúde, capital social e equidade sanitária. Foram identificadas evidências teóricas que indicam o potencial do capital social para influenciar comportamentos saudáveis, ampliar o acesso a serviços de saúde e fortalecer a coesão social em contextos vulneráveis. Apesar disso, observou-se escassez de estudos aplicados ao contexto da Amazônia Legal, o que limita a adaptação das estratégias às particularidades dessas comunidades. Conclui-se que a valorização das redes sociais locais pode potencializar ações em saúde pública e contribuir para políticas mais justas e sensíveis às realidades socioculturais da população rural amazônica. O estudo oferece subsídios teóricos relevantes e destaca a importância de futuras pesquisas.Item type: Item , Gestão democrática: inclusão e participação na educação(AYA Editora, 2025) De Paula, Aline da Silva; Rodrigues, Soéjima Cléia Gomes de Oliveira; Simões, Patrícia PassosEste trabalho aborda a gestão democrática no contexto educacional, enfatizando sua relevância para a promoção da Participação Escolar e da Inclusão Educacional de todos os agentes envolvidos no processo escolar. A pesquisa discute como práticas de gestão democrática podem favorecer a construção de um ambiente educacional inclusivo mais justo, acolhedor e representativo, garantindo a participação ativa de professores, alunos, pais e comunidade no processo de tomada de decisão. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e possui enfoque bibliográfico, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Libâneo, Gadotti e Catarina de Almeida Santos, além de documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados evidenciam que a Gestão Democrática, quando implementada de forma efetiva, fortalece a cidadania, a responsabilidade coletiva e a qualidade da Educação Pública. Além disso, destaca-se sua influência na organização das Práticas Pedagógicas, promovendo a escuta ativa, o diálogo e o respeito à diversidade. A construção de uma escola participativa, inclusiva e comprometida com a formação integral dos sujeitos depende diretamente do engajamento democrático de todos os envolvidos no processo educativo.Item type: Item , Planejamento estratégico em saneamento básico: avaliação de um plano municipal sob a ótica da governança pública(2025) Santos, Debora Milena Prudencio dos; Nascimento, Marineide Martiniano doEste trabalho tem como objetivo analisar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Rolim de Moura/RO, reformulado em 2024, sob a ótica dos princípios da governança pública. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, foi desenvolvida a partir da análise de legislações, relatórios técnicos e referenciais teóricos relacionados ao tema. Os resultados apontam que o plano apresenta avanços relevantes em termos de diagnóstico, planejamento estratégico e participação social, mas ainda enfrenta dificuldades em transformar tais diretrizes em ações plenamente efetivas, especialmente no que se refere ao esgotamento sanitário. Conclui-se que a efetividade do PMSB dependerá da capacidade do município de fortalecer sua gestão, assegurar transparência e promover maior integração entre poder público e sociedade, de modo que os princípios da governança orientem a execução e garantam a universalização dos serviços.Item type: Item , Gestão escolar na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil: revisão integrativa sobre desafios e estratégias(2025) Oliveira, Maria Lúcia Alencar Silva de; Bento, Isabel CristinaEste estudo teve como objetivo identificar a atuação do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, analisando desafios e estratégias para aprimorar práticas inclusivas. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Inicialmente, 671 trabalhos foram identificados, dos quais cinco textos alinharam-se aos objetivos da pesquisa. Os resultados indicaram que o gestor escolar desempenha papel central na implementação de ações inclusivas, na formação continuada de profissionais e na articulação entre políticas públicas, equipe escolar e famílias. Entre os desafios mais comuns estão resistência institucional, falta de formação específica, escassez de recursos pedagógicos e descontinuidade das políticas públicas. As estratégias adotadas envolvem capacitação contínua, envolvimento da comunidade escolar, projetos pedagógicos inclusivos e uso de tecnologias assistivas. Destaca-se a importância da formação permanente e do suporte institucional para fortalecer a gestão escolar inclusiva. Conclui-se que, apesar dos avanços, a efetivação da inclusão de alunos com TEA depende da colaboração entre todos os atores escolares, investimentos em políticas públicas e construção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e a equidade.
