Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

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    Celeridade do processo eletrônico na gestão pública
    (EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz, 2024) Santos, Maria de Jesus Neves dos; Trindade, Tainá Pinheiro
    O setor público enfrenta uma ampla gama de documentos e processos acumulados, o que torna essencial a implementação de mudanças e inovações para aprimorar os serviços e aumentar a eficiência tanto da organização quanto dos profissionais envolvidos. Este artigo apresenta um estudo sobre a celeridade do processo eletrônico de informações na gestão pública, uma tecnologia que facilita a comunicação e a informação de forma dinâmica e flexível. A pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do processo eletrônico de informações a partir da experiência de diferentes órgãos, bem como analisar os pontos críticos. A metodologia aplicada na pesquisa foi de natureza qualitativa através da interpretação de textos, teorias e conceitos existentes sobre o tema, por meio de revisão bibliográfica. Conclui-se que apesar de haver alguns casos de resistência por parte dos colaboradores durante o processo de implantação dos sistemas, os resultados são positivos na utilização dos processos eletrônicos de informações, demostrando que a tecnologia traz benefícios e eficiência para o setor público.
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    A evolução do setor de recursos humanos: análise histórica e o impacto das tecnologias
    (International Contemporany Management Review - ICMR, 2024) Souza, Marcos Pereira de; Benati, Nivaldir Aparecido; Pereira, Aguinaldo
    Em um mundo em constante evolução, onde a tecnologia assume um papel cada vez mais preponderante, a área de Recursos Humanos (RH) não poderia ficar para trás. As tendências do mercado exigem profissionais adaptados a um cenário dinâmico e competitivo, impulsionando a necessidade de constante atualização e aprimoramento. Este artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, com base em autores como Chiavenato (2009), Gil (2013), Lacombe e Heilborn (2013), Secchi, (2009), entre outros, traçam um panorama da trajetória da área de RH, desde suas raízes na Escola Clássica até a contemporaneidade, onde a própria nomenclatura se transforma em "Gestão de Pessoas". Debruçamos nas mudanças, explorando tanto dos aspectos positivos quanto dos desafios que acompanharam essa evolução. Ao analisarmos as transformações pelas quais a área de RH passou, pode-se compreender com clareza o impacto profundo que a tecnologia causou em seu dia a dia. A automação de tarefas repetitivas, a otimização de processos e a análise de dados são apenas alguns exemplos de como as ferramentas tecnológicas revolucionaram a forma como as empresas gerenciam seus talentos.
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    Lei de Licitações e contratos administrativos: uma análise comparativa entre o antigo e o novo
    (2022) Pereira, Fernanda Campim; Sanches, Greice Alves de Oliveira; Gomes, Natascha Alexandrino de Souza
    Em se tratando de contratações públicas, sabe-se ser, em regra, necessário o uso de leis que regularizem o sistema de licitações e contratos administrativos. O processo licitatório é feito de forma a atender às administrações públicas (federal, estadual, distrital e municipal), abrangendo as administrações dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, bem como Tribunais de Contas, Ministério Público, Defensoria etc. A fim de combater as práticas de corrupção, nepotismo e favorecimentos baseados em interesses pessoais, em geral, este processo prima pelos princípios da legalidade, impessoalidade e igualdade, moralidade e probidade administrativa, publicidade, sigilo das propostas, vinculação ao ato convocatório, julgamento objetivo, competitividade e eficiência. O formato do processo licitatório, assegurou-se a transparência para a sociedade, trazendo maior segurança para a população, passando-se, ao menos em tese, a saber para onde estavam indo os gastos da administração pública. Fazendo assim com que haja mais segurança em todo o processo licitatório e com que as fraudes sejam descobertas com mais rapidez. O que se espera é que as mudanças trazidas pela nova lei de licitações abra um caminho com mais clareza e que se diminua os duplos sentidos, estando também à disposição de quem quer que seja, para verificação e até mesmo participação.
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    Análise da qualidade de atendimento ao público em órgãos governamentais: planejamento, comunicação e produtividade
    (RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber e EBPCA, 2024) Silva, Maianne Francisca da; Pinheiro, Tainá Trindade
    O principal alvo do serviço público é o atendimento às necessidades da população bem como a defesa dos interesses do Estado no que concerne as ações do presente e do futuro, logo, planejamento estratégico. Este trabalho teve por objetivo enfatizar sobre a qualidade do serviço no setor público por meio do planejamento, comunicação e produtividade. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, qualitativa de caráter bibliográfico. Para a coleta de dados foram realizadas buscas sistematizadas em literaturas dispostas nas bases de dados da Internet, como Revista e Bibliotecas Virtuais da SciELO, Periódicos da CAPES, Bibliotecas Online, além de pesquisa em livros próprios. Onde os critérios de inclusão para a revisão de literatura foram todos os periódicos disponíveis nas bases de dados, nacionais e internacionais. Os critérios de exclusão foram os periódicos que não estavam disponíveis por completos, que se encontravam sob a forma de resumo ou ainda sem coerência com o objetivo proposto. Neste intento, a comunicação surge como um processo contínuo e facilitador para instituições públicas frente ao engajamento dos servidores e suas respectivas funções.
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    Ética no ambiente de trabalho na gestão pública
    (Revistaft, 2024) Oliveira, Ester Costa Santos; Nobre, Chimene Kuhn
    Este artigo propõe uma breve análise sobre a ética no ambiente de trabalho na gestão pública brasileira, visando compreender sua complexidade, desafios e a relevância de uma cultura organizacional ética. Com o objetivo geral de investigar a influência da ética no contexto da gestão pública, e objetivos específicos voltados para explorar desafios éticos, práticas exemplares e a importância da cultura ética, a pesquisa busca contribuir para o aprimoramento das práticas e políticas no âmbito público. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade premente de promover uma gestão pública ética, transparente e eficaz, reconhecendo a influência direta das ações dos agentes públicos na confiança social e no funcionamento das instituições governamentais. A lacuna existente na compreensão aprofundada dos desafios éticos enfrentados na gestão pública brasileira reforça a pertinência desta pesquisa. A metodologia empregada, uma revisão de literatura, permitiu explorar diversas fontes acadêmicas e autores para embasar a discussão sobre ética na gestão pública. O levantamento de desafios, práticas exemplares e a importância da cultura ética foi orientado por uma abordagem sistemática e crítica da literatura existente, contribuindo para uma análise abrangente e embasada.
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    Educação financeira como forma de inclusão social
    (RCMOS - Revista Científica Multidissiplinar O Saber, 2024) Fernandes, Elvis Maycon; Fernandes, Simone Aguiar; Chalender, Vana Izabel de Araújo
    O estudo apresenta como tema a “educação financeira como forma de inclusão social. O mesmo busca abordar benefícios gerados pela educação financeira na vida dos cidadãos e alguns fatores que podem influenciar na qualidade de vida e cotidiano. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância da educação financeira na inclusão social por meio de políticas públicas. Possui relevância social oportunizando reflexão, ação para uma vida mais tranquila e livre de determinados problemas relacionados à ausência desse conhecimento. Considerando os benefícios da mesma na gestão de finanças pessoais na vida dos cidadãos. Porém, não somente à vida dos cidadãos, como também para economia. A situação econômica de uma população reflete diretamente na economia, influenciando de forma direta e indireta. No centro desta questão reflete o consumo e inadimplência no aquecimento ou estagnação da economia. A educação financeira proporciona uma vida mais tranquila e livre de determinados aborrecimentos na vida do cidadão, em especial, minimiza problemas psicológicos relacionados ao endividamento e a uma vida financeiramente desequilibrada. Nesse caso, foi utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica, sendo utilizado publicações em sites, artigos e livros, fundamentados em autores como: Domingos (2012), Cerbasi (2007) e Artifon e Piva (2013). As principais conclusões, é que a educação financeira tem um papel fundamental na vida do cidadão e influência diretamente na qualidade de vida e inclusão do indivíduo na sociedade.
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    Cultura organizacional e a importância da liderança: uma análise do papel do gestor na administração pública
    (2024) Vasconcelos, Gicellia de Paula; Marta, Marizete Albino
    O presente artigo tem por objetivo analisar a cultura organizacional e a importância da liderança. A cultura organizacional influencia tanto o funcionamento interno quanto a relação com outras instituições, podendo ser um fator positivo ou negativo ao longo do tempo. As organizações, incluindo as públicas, enfrentam o desafio para se diferenciar e sobreviver no mercado. O engajamento dos colaboradores é crucial para a eficiência, refletindo na necessidade de uma liderança forte que define valores e objetivos, além de desenvolver talentos. Compreender a interligação entre cultura e liderança é essencial, pois ambos impactam o desempenho e o clima organizacional. Assim, é vital analisar como a cultura organizacional pode afetar o funcionamento de instituições públicas que lidam com desafios complexos. A operacionalização desta pesquisa, ocorreu a partir da abordagem qualitativa, amparada pelo levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, realizada com servidores do município de Pimenta Bueno/RO. Os resultados apontaram que a liderança e gestão de pessoas possuem um papel importante e centralizado quando se trata do tema abordado neste artigo, sendo considerado um grande norteador para garantir um ambiente de trabalho propício à inovação, cooperação e ao alcance dos objetivos institucionais.
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    Alcoólicos Anônimos e a Gestão Pública: relevância para os ODS e o pensamento social
    (2024) Bonfim, João Roque; Barbieri, Luciana Aparecida
    Na complexidade da gestão pública, é essencial buscar estratégias eficazes para enfrentar desafios sociais, destacando a integração dos princípios de Alcoólicos Anônimos (AA) nas políticas públicas. Assim, o estudo analisa a interseção entre gestão pública, AA e ODS, buscando identificar políticas que potencializem a recuperação e promovam bem-estar social. Os objetivos incluem analisar o papel da gestão pública, explorar a contribuição do AA para os ODS e investigar percepções sociais sobre políticas de dependência em Rondônia. A pesquisa realizada tem um caráter qualitativo, o que significa que busca compreender fenômenos sociais a partir de uma perspectiva mais profunda, valorizando as experiências e significados atribuídos pelos participantes. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de Análise de Conteúdo, conforme descrita por Bardin (2011). Em suma, ao priorizar a transformação interna e a autocompreensão, o A.A demonstra que políticas públicas embasadas em princípios fundamentados na solidariedade e recuperação podem não apenas reabilitar indivíduos, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente. Por ser um estudo teórico, a análise pode carecer de dados empíricos específicos que demonstrem diretamente a eficácia das políticas públicas e dos programas de Alcoólicos Anônimos. A falta de evidências práticas limita a capacidade de avaliar a aplicação real e os impactos tangíveis desses programas.
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    As dificuldades do intérprete de libras um percurso teórico e histórico no Município de Porto Velho-RO: um estudo na Escola Municipal Bilíngue
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.09,2024, 2024) Moreira, Maria Emiliana Andrade; Pereira, Aguinaldo
    O sujeito surdo, em seus aspectos históricos, vem lutando há muitos anos. Desde a Idade Antiga, eles eram considerados pelos povos egípcios, pessoas enviadas por deuses, pessoas privilegiadas, além disso eram considerados seres de vida inata e não tinham o direito à educação. Nesse sentido, buscamos neste artigo realizar um resgate histórico social deste indivíduo, tal como seria o seu percurso histórico como sujeito social. Identificamos o primeiro livro sobre a educação de surdos que descrevia o alfabeto manual, publicado por Juan Pablo Bonet em meados do ano de 1620, na obra "Reduccion delas letras y arte para ensiñar a hablar los mudos". Nesse livro, o autor demonstra o método oral que foi utilizado como base de ensino por toda a Europa, como aponta Veloso e Maia (2017). O percurso teórico-metodológico para esse artigo foi de cunho qualitativo, a partir de pesquisas bibliográficas, baseado em autores como Lacerda, (2012), Strobel (2018), dentre outros. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Infantil Bilíngue de Porto Velho-RO.
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    Programas e recurso federais nas instituições escolares do estado de Rondônia: PNAE E PDDE
    (Revistaft, 2024) Sangalli, Samara Livia; Mendonça, Nathalia Maria Lira
    O Governo Federal destina recursos essenciais para mantimento de instituições de ensino, tais como: as instituições de educação básica das redes federais, estaduais e municipais, escolas de educação especial qualificadas como benefícios de assistência social ou de atendimento direto e gratuito ao público, escolas mantidas por entidades de tais géneros e aos polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB que ofertem formação inicial ou continuada a profissionais da educação básica. Para que as instituições possam ter acesso a esses recursos, é necessário o cumprimento de certas exigências, como: estar devidamente cadastradas no programa em questão, ter realizado o censo escolar e manter as prestações de contas em dia. Além disso, o recurso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) exige que 30% do valor seja obrigatoriamente destinado a compras diretas da agricultura familiar. O recurso do PDDE é destinado conforme a escolha da escola, se a instituição não propuser onde será investido o recurso, fica destinado 20% para capital e 80% para custeio. Os programas do Governo Federal em muitas ocasiões passam despercebidos das instituições por motivos de descaso da administração ou por perca de prazo, neste contexto o referido artigo procurará esclarecer dúvidas para os que tiverem acesso a ele, sendo que as fontes de pesquisa deste trabalho trata-se de documentos oficiais, obtidos através do site do Governo Federal de cada programa, pesquisadores e escritores.
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    Gestão em Saúde Pública
    (2024) Parralego, Elbenes Fernandes da Silva; Barbieri, Luciana Aparecida
    As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são atualmente um desafio significativo para a saúde pública global, e sua abordagem pela gestão em saúde pública é fundamental devido ao impacto abrangente dessas enfermidades na saúde da população e nos sistemas de saúde. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou investigar o papel da gestão em saúde pública na implementação de programas de prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) em diferentes contextos de saúde. A metodologia abordada foi a revisão de literatura, investigando os materiais científicos publicados a respeito da gestão em saúde pública com ênfase nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Ao longo desse trabalho foi possível identificar e analisar os principais desafios e barreiras na implementação de programas de prevenção e controle de DCNTs revela uma série de obstáculos complexos e multifacetados. Verificou-se ainda que é expressivo que a gestão em saúde pública desempenha um papel fundamental na implementação eficaz de programas de prevenção e controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Assim, fica evidente que a prevenção e o controle das DCNTs exigem uma abordagem integrada e multidisciplinar. Conclui-se que a gestão em saúde pública desempenha um papel fundamental nesse contexto, fornecendo estratégias eficazes para lidar com as DCNTs em diferentes contextos de saúde, e que a temática exige uma abordagem integrada e multidisciplinar.
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    Programas e Recurso Federais nas Instituições Escolares do Estado de Rondônia: PNAE E PDDE
    (Revista FT, 2024) Sangalli, Samara Livia; Mendonça, Nathalia Maria Lira
    O Governo Federal destina recursos essenciais para mantimento de instituições de ensino, tais como: as instituições de educação básica das redes federais, estaduais e municipais, escolas de educação especial quali cadas como benefícios de assistência social ou de atendimento direto e gratuito ao público, escolas mantidas por entidades de tais géneros e aos polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil– UAB que ofertem formação inicial ou continuada a pro ssionais da educação básica. Para que as instituições possam ter acesso a esses recursos, é necessário o cumprimento de certas exigências, como: estar devidamente cadastradas no programa em questão, ter realizado o censo escolar e manter as prestações de contas em dia. Além disso, o recurso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) exige que 30% do valor seja obrigatoriamente destinado a compras diretas da agricultura familiar. O recurso do PDDE é destinado conforme a escolha da escola, se a instituição não propuser onde será investido o recurso, ca destinado 20% para capital e 80% para custeio. Os programas do Governo Federal em muitas ocasiões passam despercebidos das instituições por motivos de descaso da administração ou por perca de prazo, neste contexto o referido artigo procurará esclarecer dúvidas para os que tiverem acesso a ele, sendo que as fontes de pesquisa deste trabalho trata-se de documentos o ciais, obtidos através do site do Governo Federal de cada programa, pesquisadores e escritores.
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    Em busca de um Projeto Político Pedagógico que dialogue com a realidade da sociedade do campo
    (2022) Souza, Edileuza Silva; Ferreira, Juliana Freitas Budin; Silva, Marialva de Souza
    O presente artigo origina-se de pesquisa realizada na escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemiro da Silva Moura, no Município de Cacaulândia, Rondônia, situada em área rural. O objetivo é retratar a realidade da comunidade onde a escola está inserida, para que os dados recolhidos na pesquisa se transformem em conhecimentos que auxiliem na reformulação do projeto político-pedagógico da referida escola, visando à qualidade do ensino e à aprendizagem de seus alunos, visto que esse documento garante a autonomia das instituições de ensino em relação às suas práticas educativas propostas, estabelecendo as metas do ambiente educacional. Como referencial teórico, balizamos o nosso trabalho em autores que auxiliaram na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Bicalho (2017), Ribeiro (2012), Souza (2012), entre outros. Os dados evidenciaram que construir um um projeto político-pedagógico em diálogo com a realidade da sociedade onde a escola está inserida permite que essa instituição não só esteja no campo, mas também, torna-se do campo, pois passa a pertencer à sociedade e a colaborar na formação de cidadãos autonômos e emancipados socialmente.
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    Aspectos da estrutura administrativa de gestão e prestação de serviço do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho
    (2024) Karitiana, Laudir Taonira de Oliveira; Cotinguiba, Geraldo Castro
    Esta pesquisa analisa os aspectos da estrutura administrativa de gestão e prestação de serviço do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), unidade Porto Velho, dada sua relevância e importância na compreensão e aprimoramento da organização e funcionamento do SASISUS, que é o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. É fundamental destacar a necessidade de garantir a efetivação dos direitos à saúde das populações indígenas, conforme preconizado pela Constituição Federal brasileira e por tratados internacionais. Nesse aspecto, a estrutura administrativa e a gestão dos DSEIs desempenham um papel central na implementação de políticas e programas voltados para o reconhecimento das especificidades da saúde dessas comunidades. Além disso, a abrangência do DSEI Porto Velho compreende uma região estratégica do país, com grande diversidade étnica e cultural entre indígenas aldeados e citadinos. Por isso, é importante compreender como a estrutura administrativa está organizada e como os serviços de saúde são prestados aos povos indígenas. Com esta pesquisa, pretende-se identificar as dificuldades e oportunidades de melhoria que podem ser aplicadas não apenas localmente, mas também em outros DSEIS do país.
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    Gestão educacional pós-pandemia: desafios e soluções para o ensino - aprendizagem
    (Revista RCMOS, 2024) Lira, Luimar Alonso; Chalender, Vana Izabel de Araújo
    O presente trabalho analisa os desafios e as estratégias da gestão educacional no contexto pós-pandemia de COVID-19, com foco no processo de ensino-aprendizagem. A pandemia impactou profundamente o setor educacional, exigindo uma reestruturação das práticas pedagógicas e administrativas. O objetivo da pesquisa é investigar como a gestão escolar pode auxiliar os alunos a superarem as lacunas de aprendizagem geradas durante o ensino remoto e híbrido, adotando práticas inovadoras e inclusivas. A metodologia empregada consiste em uma revisão da literatura e uma pesquisa qualitativa com gestores escolares, onde foram coletados dados sobre as estratégias implementadas. Os resultados indicam que uma gestão flexível, colaborativa e orientada para o uso de tecnologias é fundamental para o sucesso educacional no pós-pandemia. Conclui-se que a gestão educacional deve adaptar-se a novas realidades, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e a recuperação das lacunas de aprendizagem.
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    A responsabilidade social das empresas de Nova Mamoré
    (2024) Paradela, Gilmar de Sousa; Domiciano, Ruth; Santos, Vinicius de Souza
    A responsabilidade social é um compromisso assumido por uma organização para com a sociedade, podendo ser expressa por meio de ações que contribua positivamente para o desenvolvimento de uma comunidade em específico ou a sociedade como um todo prestando de uma certa maneira contas das atividades que são desenvolvidas pela empresa na localidade que se instalam. Para entender como esse tema é abordado pelas empresas do Município de Nova Mamoré o presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade social das empresas no município a partir das ações desenvolvida em prol da sociedade. Para isso, foi realizado um levantamento de dados com auxílio de um questionário com perguntas semiestruturadas em 20 empresas que atuam no município de Nova Mamoré. Nossos dados apontam que adesão das empresas a esse tema ainda é baixo, a maioria das empresas entrevistadas não desenvolve nenhuma ação social no município. Das que possui responsabilidade social são poucas as que tem projetos formalizados dentro da empresa.
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    Financiamento das ações e programas do Sistema Único de Saúde destinados à necessidade efetiva de determinados serviços de saúde municipais
    (Editora Gestão e Conhecimento Ltda., 2024) Pinto, Marco Aurélio Rodrigues; Pereira, Aguinaldo
    O Sistema Único de Saúde, junto ao Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), disponibiliza repasses financeiros para a saúde e específica todos os recursos ofertados para as diferentes regiões do país, incluindo municípios. Com base nisso, este estudo teve como objetivo identificar e apresentar os recursos financeiros destinados ao Município de Cacoal pertencente ao Estado de Rondônia, no período condizente aos meses de janeiro e agosto de 2023, a fim de manter as ações e serviços públicos em saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo na Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal-RO, de caráter documental e quantitativo. Os resultados mostram os recursos repassados para cada bloco da saúde, incluindo esferas não atendidas. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura, tendo como base teórica Albuquerque et al. (2019); Bousquat et al. (2019); Gil (2002); Gomes et al. (2024); Manhães e Hasenclever (2021); Pinafo et al. (2020); Pires (2022), entre outros. Considerando a importância dos conhecimentos aqui proporcionados, o que evidencia a importância de se discutir este tema, espera-se que mais investigações sejam realizadas em períodos posteriores ao aqui levantado, analisado e apresentado.
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    Estrutura de funcionamento do Sistema de Planejamento e Orçamento Municipal
    (REVISTA FOCO, 2024) Munari, Elis; Guimarães, Edilene da Encarnação; Pinho, Silvia Teixeira de
    Este artigo explora a estrutura e funcionamento do sistema de planejamento e orçamento municipal, destacando sua importância na gestão eficiente dos recursos públicos para promover o desenvolvimento local. O objetivo principal foi analisar como esse sistema contribui para a alocação de recursos em áreas prioritárias, visando atender às necessidades da comunidade, impulsionar o crescimento econômico e garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, utilizou-se uma abordagem que combina revisão bibliográfica e análise crítica de relatórios governamentais, visando compreender a dinâmica e os desafios enfrentados na implementação desse sistema. Os resultados apontam para a importância da transparência, participação cidadã e eficiência na gestão pública para o sucesso do planejamento e orçamento municipal, ressaltando a necessidade de políticas que promovam a inclusão social, desenvolvimento sustentável e equidade na distribuição de recursos. Os resultados destacam a importância da transparência, participação cidadã e eficiência na gestão pública para o sucesso do planejamento e orçamento municipal. Isso ressalta a necessidade de políticas que promovam a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a equidade na distribuição de recursos. A conclusão principal é que um sistema de planejamento e orçamento bem estruturado é crucial para o avanço das comunidades locais, fortalecendo a governança e promovendo o bem-estar coletivo.
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    Gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem
    (2023) Araújo, Jeane Vasconcelos da Silva; Nunes, Danilo Augusto Oliveira Pereira
    O presente artigo destaca a importância da gestão democrática no processo de ensino aprendizagem. Da revisão de literatura evidenciamos entre outros, os autores Castro (2008), Colares (2009) e Luck (2007). Destacamos primeiramente breve histórico da gestão democrática; em seguida a gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem; e por fim, estratégias para uma gestão democrática eficiente. O objetivo deste estudo é compreender como funciona a gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico com caráter qualitativo. A pesquisa buscou demonstrar que a gestão democrática é um elo entre gestão escolar e comunidade escolar para a tomada de decisões da escola, favorecendo a aprendizagem dos alunos e sua cidadania desde cedo.
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    O papel dos agentes comunitários de saúde no Programa Saúde da Família- PSF: valorização e impacto na promoção da saúde
    (Recima21, 2022) Caldeira, Maria Alves; Vieira, Mônia Anadina; Figueiredo, Fernanda Amaral
    Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel fundamental à efetividade da estratégia de saúde da família, conhecida como PSF. No entanto, muitas vezes enfrentam desafios relacionados à valorização profissional, descrença da comunidade sobre os serviços de saúde preventiva e curativa do SUS. Diante desse contexto, elaborou-se a seguinte questão norteadora: Quais ações de valorização profissional dos agentes comunitários de saúde foram implementadas pelos gestores públicos? O objetivo geral desta pesquisa é mapear as ações de valorização profissional dos agentes comunitários de saúde desenvolvidas pelos gestores públicos para uma maior efetividade das estratégias de saúde da atenção básica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificação como exploratória e descritiva, os procedimentos de coleta de dados foram revisão bibliográfica, memórias profissionais e regulamentação sobre a temática. Estudos anteriores têm revelado que, até o ano de 2022, a profissão de agente comunitário de saúde não era devidamente valorizada pelos agentes públicos. No entanto, atualmente, observa-se um cenário mais favorável, com melhores condições de trabalho e reconhecimento da importância desses profissionais para a saúde das famílias atendidas. Além das ações já conhecidas, é importante destacar algumas iniciativas recentes que contribuem para a valorização dos agentes comunitários de saúde, tais com: definição do piso salarial nacional, promoção de cursos de formação, o que possibilita atualizar os conhecimentos desses profissionais e melhorar suas habilidades de atendimento. Também têm sido implementados programas de incentivo, como a oferta de benefícios adicionais e planos de carreira.