Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Item Implementação de políticas de transparência na gestão pública: uma análise crítica(Revista FT, 2025) Godoi, Irenilda Xavier de Lima; Godoi, Tassiane Aparecida Lima; Simões, Patrícia PassosEste artigo analisa criticamente a implementação de políticas públicas de transparência na gestão pública brasileira, refletindo sobre seus conceitos, desafios, avanços e limitações práticas. Com base em revisão bibliográfica e documentos oficiais, a pesquisa examina como a transparência se articula com os princípios constitucionais da administração pública, a cultura organizacional estatal e os mecanismos de accountability. Observa-se que, embora o Brasil tenha avançado em marcos normativos — como a Lei de Acesso à Informação (2011) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000) —, persistem entraves estruturais e culturais à efetiva consolidação de uma gestão transparente e participativa. Este estudo contribui para o debate contemporâneo sobre governança democrática, indicando que a transparência exige mais do que normas legais: requer práticas consistentes, tecnologias acessíveis e engajamento social contínuo.Item Transformando realidades locais: o plano diretor como ferramenta da gestão pública municipal(Contribuciones a Las Ciencias Sociales, 2025) Santos, Alcedir Aparecido dos; Silva, Gracieli Ribeiro da; Piffer, Douglas MoroO Plano Diretor é um instrumento fundamental para o planejamento urbano sustentável e ordenado dos municípios, mas sua efetividade depende do compromisso político, da participação popular e da superação de desafios estruturais enfrentados pela gestão pública municipal, como a escassez de recursos, a descontinuidade administrativa e a falta de planejamento estratégico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, explicativa e transversal, fundamentada em revisão bibliográfica integrativa e análise temática, com foco na compreensão dos significados e contextos relacionados à aplicação do Plano Diretor na gestão pública municipal. A análise temática identificou cinco categorias principais — participação popular, integração de políticas, sustentabilidade, capacitação e desafios de implementação — que evidenciam avanços no planejamento urbano brasileiro, como a incorporação de princípios de resiliência e sustentabilidade, mas também revelam limitações metodológicas e lacunas relacionadas ao uso de TICs e à consideração de valores culturais e afetivos, indicando a necessidade de abordagens mais diversificadas. A pesquisa conclui que, embora o Plano Diretor seja um instrumento estratégico para promover cidades mais justas, resilientes e sustentáveis, sua eficácia depende da superação de desafios estruturais e do avanço em áreas como integração de políticas, participação popular, capacitação técnica e inovação no planejamento urbano.Item Tecnologia e gestão pública: caminhos para a modernização dos serviços(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Dias, Bruno Coelho; Nascimento, Marineide Martiniano doEste trabalho analisa os impactos da adoção de um sistema do tipo Software como Serviço (SaaS) na Secretaria Municipal de Saúde de Estiva/MG, com foco na melhoria da eficiência e da qualidade do atendimento à população. A ferramenta digital foi desenvolvida para otimizar o gerenciamento de pedidos médicos, permitindo o escaneamento dos documentos, a organização de um banco de dados de pacientes e a categorização dos procedimentos solicitados, como consultas, exames, retornos e cirurgias. A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa, com levantamento documental e observação direta da rotina administrativa. Os resultados evidenciam avanços na organização interna, na redução de erros operacionais e no controle da demanda reprimida. Conclui-se que a incorporação de soluções digitais na gestão pública local pode contribuir significativamente para o aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos, desde que acompanhada de planejamento, capacitação e apoio institucional.Item Responsabilidades das políticas públicas na inclusão social(Revista FT, 2023) Vieira, Adriana Teixeira; Brau, Francieli Dias; Santos, Vinícius de SouzaEste artigo aborda as responsabilidades das políticas públicas na promoção da inclusão social. Examina como as políticas governamentais têm um papel fundamental em garantir a participação equitativa de todos os cidadãos na sociedade. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa explora o desenvolvimento e implementação dessas políticas, considerando fatores como acesso a educação, emprego, saúde e serviços básicos. Os resultados revelam a importância da formulação de estratégias que considerem as necessidades específicas de grupos marginalizados, como pessoas com deficiência e minorias étnicas. As conclusões destacam a necessidade de um compromisso contínuo do governo em criar um ambiente inclusivo, através da criação de leis e regulamentações que promovam a igualdade de oportunidades. Em suma, o estudo ressalta a responsabilidade das políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, destacando a necessidade de ações efetivas para alcançar esse objetivo. O artigo contribui para a compreensão das estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.Item Análise do processo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil: uma análise bibliográfica(Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2024) Neiva, Gesimar Gomes; Santos, Maria Helena dos; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deO Sistema Único de Saúde (SUS) representou um avanço notável na proteção da saúde pública no Brasil. No contexto nacional, sua importância é inquestionável, tendo evoluído, embora com alguns desafios, ao longo dos últimos 30 anos. Este estudo visa analisar a trajetória do SUS e identificar perspectivas para seu desenvolvimento e modernização, a partir da proposta de uma gestão descentralizada e participativa. Com a transição do Estado interventor para um Estado regulador-controlador, influenciado pelo pensamento neoliberal que tem ganhado espaço na economia brasileira, busca-se examinar o desenvolvimento histórico e os componentes do sistema de saúde brasileiro, com ênfase no processo de reforma dos últimos anos, incluindo a criação do SUS. Além disso, serão abordados os avanços no setor de saúde, relacionados a investimentos em recursos humanos, ciência e tecnologia, e atenção primária, o processo de descentralização substancial, a ampla participação social e a crescente conscientização pública sobre o direito à saúde. A questão central que este artigo enfrenta é: Como o SUS pode, após mais de 30 anos, evoluir de maneira mais acelerada, promovendo uma prestação mais ampla e eficiente dos serviços públicos de saúde? A metodologia adotada é dedutiva, com pesquisa bibliográfica baseada na legislação, jurisprudência e doutrina. O primeiro capítulo deste trabalho contextualiza a adoção e a consolidação do SUS no Brasil; o segundo e o terceiro capítulos abordam, respectivamente, sua estrutura e financiamento, bem como as perspectivas de evolução para os próximos anos.Item Gestão educacional no interior: desafios, estratégias e alinhamento aos ODS em Teixeirópolis – RO(2025) Jorge, Eduardo Júnior Yumsz; Barbieri, Luciana AparecidaEste artigo analisa os principais desafios e estratégias da gestão pública educacional em municípios de pequeno porte, com foco no caso de Teixeirópolis – RO. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e explicativo, utiliza levantamento documental e análise de conteúdo para compreender como as políticas públicas educacionais são implementadas no contexto interiorano. O estudo evidencia limitações estruturais, orçamentárias e de formação profissional, além de destacar o papel central dos gestores escolares na promoção da equidade, inclusão e qualidade do ensino. São examinadas as conexões entre as políticas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 4, 10 e 16. A análise revela que, embora haja avanços pontuais e potenciais latentes, a eficácia da gestão educacional depende de ações integradas, planejamento estratégico, valorização docente e participação comunitária. Conclui-se que o fortalecimento da gestão democrática e a adaptação das diretrizes nacionais à realidade local são fundamentais para transformar a educação em instrumento efetivo de desenvolvimento sustentável e justiça social.Item Políticas públicas de preservação do meio ambiente em Porto Velho-RO(2025) Pereira, Pedro da Conceição; Nascimento, Marineide Martiniano doEste artigo discute as políticas públicas de preservação do meio ambiente no município de Porto Velho, em Rondônia. O objetivo é compreender quais ações governamentais têm sido estabelecidas e como elas têm contribuído para a manutenção e conservação dos recursos naturais diante de tantas mudanças sociais, econômicas e culturais em constante transformação. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico e documental, utilizando-se de legislações ambientais – como a Lei número 1.224 – planos diretores, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relatórios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estas análises permitem que, embora existam propostas normativas e ações específicas voltadas para a preservação ambiental em Porto Velho, como projetos de reflorestamento, campanhas de conscientização e criação de áreas protegidas, ainda é possível observar limitações estruturais na fiscalização, na gestão de resíduos sólidos e na efetivação de políticas. As políticas públicas, muitas vezes, carecem de articulação entre os diferentes níveis de governo e de diálogo com a população local, o que compromete sua efetividade. O estudo demonstra, ainda, a importância de incluir saberes tradicionais e práticas locais no planejamento ambiental, valorizando a diversidade cultural e ecológica da região amazônica. Nesse sentido, evidencia-se que os desafios para a preservação do meio ambiente em Porto Velho exigem uma atuação integrada, com planejamento contínuo, fortalecimento institucional e participação social ativa, a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio ambiental.Item O impacto da responsabilidade social no rendimento da organização(RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber, 2025) Pereira, Ana Claudia Lopes; Pinheiro, Tainá TrindadeA responsabilidade social empresarial (RSE) tem se tornado um componente crítico na estratégia corporativa moderna. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da RSE no rendimento das organizações, considerando tanto os aspectos financeiros quanto os não financeiros. A pesquisa abrange uma revisão da literatura existente, estudos de caso e uma análise empírica baseada em dados de empresas que adotam práticas de responsabilidade social.Item A educomunicação como ferramenta estratégica para a implementação das competências dos NAPNEs no IFRO(2025) Souza, Maria Fernanda; Cruz, Suzana da Silva; Silva, Marialva de Souza; Aguiar, Cleonete Martins deEste trabalho tem como objetivo demonstrar de que maneira a educomunicação pode potencializar as ações e competências dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O foco está nas competências definidas pela Resolução nº 35/REIT - CONSUP/IFRO, de 02 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento desses Núcleos. Parte-se da premissa de que a educomunicação pode ser uma estratégia pedagógica, e em sua finalidade, propõe a construção de sistemas comunicativos, abertos e criativos, A problemática que norteia esta pesquisa é: de que forma a educomunicação pode atuar como uma ferramenta capaz de proporcionar maior inclusão e engajamento nas ações desenvolvidas pelos NAPNEs do IFRO? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel da educomunicação como ferramenta de inclusão nas atividades realizadas pelos NAPNEs do IFRO. Este artigo também destaca os avanços dos direitos das pessoas com deficiência, demonstrados por meio da história e das leis que foram criadas para garantir o respeito e a igualdade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, realizada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a educomunicação e seu papel como ferramenta de inclusão no contexto educacional.Item Políticas públicas de incentivo à permanência e êxito em cursos de graduação na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior no Brasil(REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, 2025) Amorim, Alini Henrique de; Silva, Marialva de Souza; Silva, Gilberto Paulino daEste artigo explora as políticas públicas voltadas para a permanência e o êxito de alunos nos cursos de graduação na modalidade EaD em Instituições Públicas de ensino superior. A pesquisa examina os principais desafios enfrentados pelos estudantes e as estratégias adotadas pelas instituições para promover o sucesso acadêmico. A abordagem metodológica foi bibliográfica e documental, com a análise de políticas públicas e de documentos institucionais relacionados ao tema. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para identificar as práticas mais eficazes e os obstáculos ainda presentes nesse contexto, permitindo identificar temas recorrentes, padrões nas estratégias de permanência e desafios enfrentados pelas instituições.Item Gestão escolar democrática X perspectiva de participação dos pais na Escola X de Rolim de Moura/RO: uma discussão teórica na gestão pública(Revista Científica Multidisciplinar O Saber - RCMOS, 2025) Serralbo, Rosane Schmidt; Chalender, Vana Izabel de AraujoO trabalho analisa a importância da participação dos pais na gestão escolar, especialmente em Rolim de Moura/RO, destacando suas atribuições e as estratégias necessárias para criar um ambiente escolar saudável e produtivo. O objetivo é promover um espaço colaborativo onde todos os envolvidos contribuam para o bom funcionamento da instituição, tornando-a um local agradável para estudar e trabalhar. Os pais esperam que a escola proporcione um ambiente acolhedor e de qualidade, com uma equipe educacional motivadora. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou questionários com pais e entrevistas com a diretora para investigar a participação parental na gestão escolar. Os resultados mostram que a participação é limitada a reuniões e eventos, e muitos pais não estão familiarizados com os documentos pedagógicos da escola, evidenciando que a inclusão dos pais ainda é um desafio. A pesquisa conclui que a ausência de participação dos pais está relacionada a problemas de indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Contudo, a escola demonstra comprometimento em promover um diálogo aberto e um ambiente favorável, incentivando a colaboração entre pais, alunos e gestores para alcançar uma educação de qualidade.Item Gestão pública na oncologia: desafios e perspectivas para a melhoria do atendimento oncológico no sistema de saúde(Revista Caderno Pedagógico, 2024) Ribeiro, Elida Priscila Souza Rocha; Pereira, AguinaldoA gestão pública na oncologia é um desafio complexo e essencial para garantir a eficiência e a equidade nos serviços de saúde. Este estudo investigou os principais desafios enfrentados na gestão pública da oncologia no Brasil, com foco na alocação de recursos, capacitação de profissionais, infraestrutura hospitalar, e acesso a tratamentos. A metodologia qualitativa foi empregada, a partir de uma revisão bibliográfica e análise de políticas públicas (França et al., 2017). Os desafios identificados incluem a falta de recursos financeiros e materiais, burocracia na distribuição de tratamentos, e a necessidade de melhorar a formação e distribuição de profissionais de saúde especializados. Recomendações foram feitas para uma alocação mais eficiente de recursos, parcerias público-privadas para captação de recursos adicionais, programas de educação continuada para profissionais de saúde, melhoria da infraestrutura hospitalar e das novas tecnologias. Políticas para garantir acesso equitativo a tratamentos foram sugeridas, visando reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento. Em suma, conclui-se que uma gestão pública eficaz na oncologia é essencial para enfrentar os desafios presentes e futuros, promovendo melhores resultados clí- nico e maior equidade no acesso aos cuidados oncológicos.Item Políticas Públicas voltadas para o ensino na Educação a Distância(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Batista, Tatiane da Silva; Aguiar, Cleonete Martins deAs políticas públicas para educação a distância (EaD) são compostas por diretrizes e ações implementadas pelo governo para ampliar o acesso à educação por meio de tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade permite que estudantes realizem atividades avaliativas e concluam seus estudos sem a necessidade de presença física em instituições de ensino, promovendo inclusão e reduzindo barreiras geográficas e socioeconômicas. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos das políticas públicas na democratização do ensino e na qualidade da EaD no Brasil. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental de marcos regulatórios, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Portaria nº 2.117/2019. Os resultados indicam avanços significativos, como a criação de programas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ampliaram as oportunidades educacionais. No entanto, persistem desafios, como a desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação docente. Conclui-se que as políticas públicas são fundamentais para a consolidação da EaD como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento educacional, desde que sejam acompanhadas por investimentos em infraestrutura e inovação pedagógica.Item Dinâmica dos homicídios dolosos em Rondônia: uma análise antes, durante e após a pandemia covid-19(Revista Campo da História, 2025) Silva, Rogerio Bitencourt da; Lima, Juocerlee Tavares Guardalupe Pereira deO presente artigo analisa o comportamento dos homicídios dolosos no estado de Rondônia antes, durante e após a calamidade pública provocada pela pandemia de Covid-19. A pandemia alterou profundamente a dinâmica social e intensificou desafios em áreas como saúde e segurança pública, exigindo atuação direta dos agentes de segurança na fiscalização das medidas de distanciamento e isolamento social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, fundamentada em análise bibliográfica e documental. Foram utilizados dados secundários da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESDEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), abrangendo o período de 2019 a 2023. Os resultados indicam que, embora o estado apresentasse tendência de queda nos homicídios antes da pandemia, observou-se um crescimento expressivo no período pandêmico, atingindo o pico em 2022. Em 2023, os dados apontam uma redução significativa, sugerindo uma possível retomada da normalidade, impulsionada por investimentos estaduais em políticas públicas de segurança, tecnologia e ações estratégicas. O estudo reforça a importância da articulação entre saúde pública e segurança em contextos de crise e oferece subsídios para futuras formulações de políticas integradas.Item Telemedicina no Sistema Único de Saúde: estratégias de implementação pela gestão pública(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Langowsky, Kamila Ribeiro; Silva, Marlene de Souza Alves da; Piffer, Douglas MoroO objetivo deste estudo foi analisar a implementação da telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando seus impactos sociais e econômicos, desafios e estratégias de gestão. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura, com consulta a bases acadêmicas como SciELO, Google Scholar, CAPES Periódicos e Web of Science, a fim de identificar as principais práticas, dificuldades e resultados da telemedicina no SUS, especialmente em contextos de áreas remotas e carentes de recursos. A análise envolveu a avaliação de artigos, teses e estudos que abordam a telemedicina como ferramenta para reduzir custos com deslocamento e internações, expandir o acesso à saúde e melhorar a qualidade do atendimento. Os resultados indicaram que, embora a telemedicina tenha promovido avanços significativos, como o Telessaúde Brasil Redes, e ampliado o acesso a serviços especializados, ainda existem desafios relacionados à infraestrutura tecnológica, resistência de profissionais de Revista Gestão e Conhecimento, v. 19, n. 1. 2025. ISSN 1677-9762 saúde e questões de sustentabilidade financeira. Constatou-se também que, apesar de sua eficácia em algumas áreas, a qualidade do atendimento, especialmente em casos de doenças complexas, ainda é um tema controverso. Conclui-se que a telemedicina no SUS possui grande potencial, mas sua expansão requer investimentos em capacitação, infraestrutura e a formação de parcerias público-privadas que garantam a sustentabilidade do modelo a longo prazo.Item A Gestão Pública e o processo de inclusão na escola - uma análise documental(2025) Silva, Natália Lopes da; Farias, Solange de Oliveira; Barbosa, Sandra Carla PereiraNeste trabalho qualitativo, de caráter documental, bibliográfico e descritivo, apresentamos um estudo realizado em ambiente digital, por meio de documentos já publicados sobre a importância do gestor no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar. Para isso, foram selecionados quatro artigos sobre esse cargo escolar, através dos seguintes autores: Veiga (2014), Santos (2018), Reus (2019) e Libâneo (2004). Os resultados apontaram que, na maioria dos trabalhos analisados, os autores defendem uma gestão democrática e participativa. Constatamos ainda que tais autores valorizam a ideia de estudos sobre a inclusão tanto no processo de formação inicial quanto na formação continuada para os gestores, para que estes tenham cursos específicos e direcionados sobre temáticas de inclusão escolar, visto que essas formações trarão muitos benefícios à educação básica. Além disso, é essencial que a gestão esteja envolvida com o processo de inclusão. Um dos autores sugere o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDCIS), como uso de ferramentas para a coleta de informações, facilitando a comunicação entre escola, pais e estudantes, levando-os ao conhecimento de causas e à sensibilização sobre este tema e, dessa forma, todos os profissionais da escola estarão preparados para a garantia constitucional da inclusão escolar.Item O papel da ética na gestão de saúde pública para garantir a qualidade no atendimento ao paciente(2025) Santos, Alaine Felipe Soares dos; Nantes, Ranielica Felipe Soares; Marta, Marizete AlbinoA pesquisa aborda o papel da ética na gestão pública de saúde, com foco na qualidade do atendimento ao paciente. Fundamentada em revisão de literatura, destaca a ética como um conjunto de princípios que orientam as práticas humanas, promovendo justiça, respeito e equidade. Na gestão pública, a ética vai além do cumprimento de normas legais, englobando valores como transparência, integridade e responsabilidade social. O estudo ressalta que a ética garante serviços de saúde equitativos e humanizados, fortalecendo a confiança pública e priorizando o bem-estar coletivo, especialmente em cenários de alta demanda e recursos limitados. A humanização no atendimento, a comunicação clara e a priorização das necessidades dos mais vulneráveis são práticas indispensáveis. Legislações brasileiras, como a Constituição de 1988 e a Lei nº 8.080/1990, asseguram princípios éticos no Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto instrumentos internacionais reforçam a dignidade humana na gestão pública. Conclui-se que a integração entre ética e qualidade no atendimento transforma a gestão pública de saúde em um instrumento de justiça social, promovendo um sistema mais inclusivo e comprometido com a dignidade humana.Item A importância dos movimentos sociais para a sociedade(2025) Oliveira, Ana Paula da Silva; Costa, Kelly Karoline de Jesus; Marta, Marizete AlbinoO presente artigo visa destacar o panorama geral dos movimentos sociais desde a antiguidade até a atualidade, suas múltiplas transformações, e principais formas de reivindicações no Brasil. Os movimentos sociais têm desempenhado um papel crucial na formulação e implementação de políticas públicas inclusivas no Brasil, especialmente em questões relacionadas a direitos humanos, igualdade social e justiça econômica. A operacionalização desta pesquisa, ocorreu a partir da abordagem qualitativa, amparada pelo levantamento bibliográfico. Os resultados apontaram que movimentos sociais, surgiu para lutar contra a ditadura militar, a mão de obra escrava, exploração dos indígenas, e movimentos sem terras, que lutavam para ter seus direitos garantidos. Desse modo, os movimentos sociais são a luta da sociedade a fim de garantir direitos sociais, liberdade de expressão e indignação ao descaso do poder público em determinadas situações.Item Políticas públicas de inclusão na Educação a Distância(REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, 2025) Leigue, Ana Maria Sespedes Pessoa; Santos, Arnaldo Ferreira dos; Silva, Marialva de Souza; Duarte, Uelinton AiresA educação a distância (EaD) no Brasil tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para democratizar o acesso à educação, especialmente em contextos de desigualdade social e geográfica. As políticas públicas voltadas para a inclusão na EaD têm promovido ações como a ampliação da conectividade, o desenvolvimento de tecnologias educacionais e a capacitação docente, permitindo alcançar estudantes em regiões remotas e com necessidades específicas. Contudo, desafios como a infraestrutura tecnológica, a exclusão digital e a necessidade de continuidade administrativa ainda limitam o pleno potencial dessas iniciativas. A integração de esforços entre governos, instituições e sociedade é essencial para consolidar uma educação inclusiva e de qualidade por meio da EaD. Este estudo investiga o papel das políticas públicas na promoção da inclusão na educação a distância no Brasil, com ênfase nos marcos regulatórios, programas governamentais e iniciativas voltadas à redução das desigualdades de acesso e permanência. Para isso, adotou-se uma abordagem baseada na revisão da literatura, buscando compreender como essas políticas contribuem para a democratização do ensino a distância.Item Gestão pública transformadora: o papel do gestor na educação ambiental(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Reis, Jaqueline Damaceno dos; Araújo, Vania de Souza; Piffer, Douglas MoroA educação ambiental é vista como fundamental para formar cidadãos críticos e engajados, com abordagens divergentes entre práticas diretas e visões éticas, destacando a importância da capacitação de educadores, participação comunitária e políticas públicas integradas, embora haja lacunas no estudo do impacto em comunidades vulneráveis e no uso de tecnologias digitais para ampliar seu alcance. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, a atuação do gestor público na promoção da educação ambiental, destacando as práticas, desafios e boas práticas adotadas nesse contexto. Metodologia: Este estudo é uma revisão narrativa de literatura que analisou publicações contemporâneas sobre a atuação do gestor público em prol da educação ambiental, utilizando bases de dados acadêmicas para garantir uma análise atualizada, qualitativa e contextualizada das práticas, desafios e boas práticas na interação entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Resultados: Da análise das publicações recentes sobre o tema, emergiram as seguintes dimensões: as ações educativas nas escolas e a articulação com a sociedade civil, os desafios políticos, econômicos, culturais e sociais enfrentados, e as boas práticas nas interações entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Considerações Finais: As considerações finais destacam que o sucesso das políticas de educação ambiental depende da capacidade dos gestores públicos de integrar sociedade, educadores e tomadores de decisão, enfatizando a importância da gestão participativa, da formação interdisciplinar dos gestores, da descentralização para adaptação local, e da necessidade de uma avaliação mais aprofundada sobre os impactos dessas políticas, especialmente em comunidades vulneráveis, com foco na integração de modelos híbridos de gestão pública.