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Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/530

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    A influência da tecnologia na modernização da gestão pública
    (2025) Vieira Filho, Luiz Cardoso; Nascimento, Marineide Martiniano do
    O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos, vantagens e desafios da adoção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na modernização da administração pública brasileira, com ênfase na melhoria da eficiência dos processos administrativos, no fortalecimento da transparência governamental e no estímulo à participação cidadã. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico, fundamentada em revisão bibliográfica e documental de autores como Chiavenato e Filgueiras, bem como na análise de marcos normativos como o Decreto nº 12.069/2024 e a Lei nº 13.709/2018. Os resultados evidenciam que ferramentas como Gov.br e e-SIC têm contribuído para a centralização e simplificação de serviços públicos, ampliando o acesso à informação e a interação com a sociedade. Contudo, persistem barreiras como exclusão digital, infraestrutura precária, resistência institucional e déficit de capacitação. Conclui-se que o êxito da transformação digital requer políticas inclusivas, investimentos contínuos, formação permanente de servidores e rigor na segurança da informação e proteção de dados, em consonância com a LGPD.
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    Sustentabilidade e administração pública: uma responsabilidade socioambiental
    (2025) Alves, Idemar da Silva; Simões, Patricia Passos
    A sustentabilidade integra o debate atual sobre os impactos ambientais e sociais do modelo de desenvolvimento global. Este artigo analisa como a administração pública incorpora práticas sustentáveis na gestão, visando o equilíbrio entre o crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma a administração pública pode integrar práticas sustentáveis em suas políticas, processos e decisões, promovendo responsabilidade socioambiental e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para isso foram utilizados métodos qualitativos com base na análise documental de legislações, relatórios e estudos acadêmicos disponíveis em bases como SCIELO e Google Scholar, usando palavras-chave como sustentabilidade e gestão pública, entre os anos de 2015 e 2025. Identificou-se que a sustentabilidade foi compreendida como um compromisso conjunto entre sociedade e administração pública para atender às necessidades humanas com o menor impacto ambiental possível. Verificou-se que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fortaleceram essa visão ao estabelecer metas claras para áreas fundamentais como educação, saúde, igualdade e meio ambiente, e que políticas públicas alinhadas aos ODS contribuíram para maior integração entre desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental. Conclui-se que a sustentabilidade foi entendida como um princípio essencial da gestão pública, indo além de uma obrigação burocrática.
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    Desafios e perspectivas da educação inclusiva nas instituições de ensino público
    (2025) Oliveira, Sâmia Miranda; Simões, Patrícia Passos
    A educação inclusiva constitui um direito assegurado pela legislação brasileira e integra o compromisso social das instituições públicas de ensino. Apesar dos avanços normativos e das iniciativas governamentais, a efetivação da inclusão escolar ainda enfrenta entraves significativos, especialmente relacionados às condições estruturais, pedagógicas e culturais das unidades escolares. Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e as perspectivas da educação inclusiva nas escolas públicas, observando seus fundamentos legais, as práticas pedagógicas adotadas e os aspectos que dificultam sua implementação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, baseada em análise documental de legislações, relatórios institucionais e produções científicas. Os resultados apontaram que a formação insuficiente dos profissionais, a ausência de recursos acessíveis, as barreiras físicas e comunicacionais e a resistência cultural ainda predominante no ambiente escolar configuram obstáculos à inclusão. Contudo, iniciativas de formação continuada, o uso de tecnologias assistivas, o trabalho colaborativo e experiências exitosas já consolidadas demonstram que a construção de práticas mais inclusivas é possível e apresenta avanços consistentes. Conclui-se que a promoção da educação inclusiva requer investimentos permanentes, fortalecimento das políticas públicas e engajamento da comunidade escolar na construção de uma cultura de respeito à diversidade.
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    Eficiência do controle interno nas prefeituras municipais
    (2025) Silva, Aldineia Figueiredo da; Marques, Amanda Figueiredo; Simões, Patrícia Passos
    Este trabalho analisa a eficiência dos sistemas de controle interno nas prefeituras municipais, destacando sua relevância para a transparência, a legalidade e a boa governança pública. Fundamentado nos princípios constitucionais que regem a administração pública, o controle interno é examinado como mecanismo preventivo, orientador e fiscalizador dos atos administrativos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e baseada em análise documental, investigou-se a estrutura organizacional das unidades de controle interno, suas atribuições e sua contribuição para a gestão municipal. Os resultados indicam que, embora o controle interno seja instrumento estratégico para assegurar economicidade, eficiência e accountability, sua efetividade ainda é limitada por desafios como ausência de capacitação técnica, insuficiência de recursos tecnológicos, fragilidades estruturais e restrições quanto à independência funcional. Em contraponto, observa-se que boas práticas — como o uso de sistemas eletrônicos de gestão, a integração com Tribunais de Contas e a implementação de indicadores de desempenho — fortalecem significativamente a governança pública. Conclui-se que o aprimoramento do controle interno requer investimentos em formação profissional, modernização tecnológica, autonomia técnica e fortalecimento da cultura organizacional voltada ao controle, fatores essenciais para uma administração pública mais eficiente, transparente e comprometida com o interesse coletivo.
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    Princípios e estratégias para desenvolvimento de habilidades sociais e funções executivas de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: contribuições para o trabalho do professor
    (Revista Caderno Pedagógico, 2025) Souza, Elaine do Nascimento Siqueira de; Trindade, Elizoneth Sales; Pereira, Rosa Martins Costa
    O âmbito escolar vem sendo um ambiente desafiador para muitos educadores por haver inúmeros fatores recorrentes, os quais exigem uma postura diferenciada para desenvolver empatia e um espaço acolhedor a todos, principalmente para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) um transtorno que apresenta três características primordiais como desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo busca analisar princípios e estratégias pedagógicas para o trabalho do professor de crianças com TDAH com foco no desenvolvimento de habilidades sociais que promovam um ambiente propício para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos de Russel Barkley (2023), atualmente professor aposentado na área de Psiquiatria e Neurologia do Centro Médico da Universidade de Massachusetts (1985-2002) e, posteriormente, trabalhou como Professor de Psiquiatria e Ciências da Saúde na Universidade Médica da Carolina do Sul (2003-2016), dentre outros que corroboram com as reflexões da temática. A relevância do referido estudo tem como respaldo os desafios do trabalho do professor e dos indivíduos com TDAH, principalmente quando não há suportes adequados para o desenvolvimento pessoal e social da pessoa. Destaca-se também a importância de que professores das primeiras etapas da escolarização tenham conhecimento e vivências com estratégias para o desenvolvimento de habilidades necessárias para que possam realizar intervenções pedagógicas adequadas e eficazes. A pergunta norteadora desta pesquisa, foi: Quais as ferramentas com objetivos pedagógicos o professor pode utilizar para aprimorar as habilidades sociais e princípios do aluno com TDAH? Mediante isso, o estudo visa indicar estratégias pedagógicas para professores de sala de aula que têm alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
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    Desafios na gestão escolar do Ensino Médio no Brasil na visão dos diretores: TALIS-2018
    (2025) Libardi, Rosemeire Moura do Nascimento; Bento, Isabel Cristina
    Objetivou-se analisar os desafios percebidos por diretores de escolas com ensino médio no Brasil que dificultam a oferta de um ensino de qualidade, com foco em três dimensões: infraestrutura física e tecnológica, recursos humanos (professores e equipe) e gestão de materiais e do tempo. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, que utilizou dados secundários da pesquisa Teaching and Learning International Survey (TALIS-2018). As informações foram extraídas de questionários aplicados a diretores brasileiros de escolas de ensino médio. Participaram do estudo 183 diretores, dos quais 38,25% relataram dificuldade com a infraestrutura física e tecnológica, 46,99% com recursos humanos e 21,86% com a gestão de materiais e do tempo. O tipo de escola apresentou associação estatisticamente significativa com todas as áreas de dificuldade, sendo que diretores de escolas públicas relataram mais problemas em comparação às escolas privadas. Conclui-se que essas dificuldades refletem desigualdades estruturais entre as redes de ensino e mostram que as limitações em infraestrutura, recursos humanos e gestão comprometem a qualidade do ensino, evidenciando a necessidade de políticas públicas que ampliem investimentos, valorizem os profissionais e fortaleçam a capacidade de gestão das escolas.
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    Análise da Matriz SWOT das cantinas de escolas públicas urbanas da região Norte (PENSE 2019)
    (2025) Paulino, Adenilza de Oliveira; Bento, Isabel Cristina
    A alimentação escolar desempenha papel relevante na promoção da saúde e no desempenho acadêmico dos estudantes, sendo a gestão escolar fundamental para implementar políticas que priorizem alimentos saudáveis. Este estudo teve como objetivo mapear forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que influenciam a implementação de estratégias de alimentação saudável em cantinas de escolas públicas urbanas da região Norte. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, abrangendo 1.009 escolas, das quais 115 não possuíam regulação alimentar nem desenvolviam ações de promoção da alimentação saudável. Foram analisadas informações sobre a oferta de alimentos ultraprocessados nas cantinas, e os resultados subsidiaram a construção de uma matriz SWOT. Observou-se ampla presença de salgados e doces industrializados, ausência de sanduíches e propagandas, além de inexistência de regulamentação e ações educativas. A análise identificou oportunidades de intervenção, como programas de educação alimentar e parcerias com fornecedores de alimentos saudáveis, bem como ameaças relacionadas à preferência cultural e à lucratividade dos ultraprocessados. Os achados destacam que, mesmo sem regulamentação formal, a gestão escolar pode implementar estratégias para melhorar a oferta alimentar e promover hábitos saudáveis.
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    Ética na administração pública e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: impactos na eficiência da gestão
    (2025) Leite, Helania Cristina Gonçalves; Guimarães, Railton da Encarnação; Barbieri, Luciana Aparecida
    O estudo analisa a relação entre os princípios éticos na administração pública e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando seus efeitos na eficiência da gestão governamental. Parte-se da ideia de que a ética dos gestores públicos é estratégica para o cumprimento das metas da 28Agenda 2030. Com abordagem exploratória e quantitativa, a pesquisa utiliza análise documental e indicadores institucionais para compreender como ética, transparência e eficiência se articulam na gestão pública. Os resultados indicam que ODS como o 16 (Instituições Eficazes), o 17 (Parcerias), o 5 (Igualdade de Gênero) e o 13 (Ação Climática) estão fortemente relacionados as práticas de governança ética. Conclui-se que integrar valores éticos e os ODS ao planejamento público fortalece instituições, promove o desenvolvimento sustentável e amplia a confiança social no Estado.
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    Transparência e controle social: pilares para uma gestão pública democrática
    (2025) Macedo, Deivid Fritz; Barbieri, Luciana Aparecida
    O artigo analisa o papel da transparência e do controle social na consolidação de uma gestão pública democrática no Brasil. O estudo tem como objetivo investigar como instrumentos legais, mecanismos de participação cidadã e portais de transparência contribuem para a accountability e o fortalecimento da governança. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com caráter exploratório e explicativo, baseada em levantamento documental de leis, decretos, portais oficiais e literatura acadêmica. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar categorias relacionadas à transparência, participação cidadã e controle social. Os resultados indicam que a integração entre transparência, accountability e controle social fortalece a fiscalização das ações públicas e promove maior engajamento da população, embora desafios culturais, políticos e tecnológicos ainda limitem a efetividade dessas práticas. Conclui-se que políticas públicas voltadas à educação cidadã, à comunicação governamental e à utilização de novas tecnologias são fundamentais para ampliar a participação social e consolidar uma gestão pública ética, eficiente e democrática. O estudo contribui para o debate sobre governança pública, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a promoção de práticas de fiscalização social e responsabilização dos gestores.
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    Os desafios na gestão de saúde pública: sistema único de saúde e suas adversidades
    (2025) Souza, Mayara dos Santos Pereira de; Simões, Patrícia Passos
    Este trabalho analisa os principais desafios enfrentados pela gestão da saúde pública no município de Seringueiras-RO, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). Tratase de uma pesquisa de abordagem mista, que utilizou entrevistas semiestruturadas com agentes comunitários de saúde, gestores e servidores públicos, complementada por revisão bibliográfica e observação direta. Os resultados evidenciaram que os principais obstáculos residem na carência de médicos especialistas e de dentistas, especialmente na zona rural, o que impacta na integralidade do cuidado e gera custos adicionais à população que precisa buscar atendimento em outros municípios. Por outro lado, identificou-se que a Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta bons indicadores, com Unidades Básicas de Saúde (UBS) eficientes, e que a implementação da telemedicina surge como uma estratégia inovadora para mitigar a escassez de especialistas. Conclui-se que, apesar das adversidades, a gestão municipal demonstra eficiência na APS e na adoção de tecnologias. O estudo propõe, portanto, a valorização dos profissionais, o planejamento orçamentário estratégico e o fortalecimento da participação social como caminhos para superar os desafios identificados e qualificar a prestação de serviços.
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    Estratégia organizacional, tomada de decisões e liderança: caminhos para a eficiência da gestão nas organizações públicas em alinhamento aos ODS
    (2025) Chaves, Lucas Bruno ; Barbieri, Luciana Aparecida
    O estudo teve como objetivo analisar a articulação entre o planejamento estratégico, as decisões informadas e a liderança mobilizadora na gestão pública, em relação aos ODS 16, 8 e 4. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em documentos oficiais e produções acadêmicas sobre governança, gestão pública e Agenda 2030 (ODS). Os resultados indicaram que o planejamento estratégico favorece a eficiência e a transparência institucional, as decisões baseadas em evidências fortalecem a legitimidade das políticas públicas e a liderança transformacional estimula a inovação e o engajamento. Conclui-se que a integração desses elementos é essencial para o fortalecimento das instituições, a promoção do trabalho decente e o avanço da educação de qualidade.
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    Transformação digital no setor público
    (2025) Souza, Thainá Caroline Oliveira; Martins, Eliane Sousa; Simões, Patrícia Passos
    A tecnologia transforma significativamente a administração pública, promovendo eficiência, transparência e acessibilidade aos serviços prestados. O objetivo desta pesquisa é analisar como as inovações tecnológicas impactam a gestão pública, bem como identificar os desafios ainda presentes para sua ampliação. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa com método exploratório, a partir de revisão bibliográfica e estudo de caso, por meio da análise de artigos, relatórios e publicações científicas extraídas de bases como o Google Acadêmico. Identificou-se que ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a plataforma Gov.br têm se destacado por sua capacidade de agilizar processos e ampliar o acesso aos serviços públicos. Contudo, persistem obstáculos como a exclusão digital, a ausência de padronização nos sistemas utilizados pelos órgãos e a necessidade de capacitação dos servidores. Observou-se também que, apesar da presença digital dos órgãos públicos, muitos serviços ainda exigem etapas presenciais, o que compromete a eficiência. Constatou-se que a digitalização beneficia não apenas os cidadãos, mas também os servidores públicos, com a automatização de tarefas e redução de custos operacionais. Conclui-se que, embora a transformação digital tenha avançado, é essencial que o governo amplie os investimentos em infraestrutura, inclusão digital e capacitação para que os serviços públicos atendam com mais agilidade e qualidade às demandas da sociedade.
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    Estudantes rurais: desafios enfrentados para o acesso à escola e o papel do gestor público no combate a evasão escolar em Nova Mamoré - RO
    (Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro- Remunon, 2025) Xavier, Solange Guedes; Nascimento, Marineide Martiniano do; Nascimento, Marineide Martiniano do
    A evasão escolar é um problema multifatorial que impacta o desenvolvimento social, econômico e humano, especialmente em municípios com características rurais, como Nova Mamoré, Rondônia. Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as deficiências no transporte escolar e nas condições das estradas influenciam a evasão escolar no município de Nova Mamoré-RO, A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica sistemática em fontes acadêmicas e institucionais. Os resultados apontam que a precariedade das estradas vicinais, a insuficiência de veículos adequados e a ausência de planejamento logístico comprometem a regularidade do transporte escolar, afetando a frequência e o desempenho dos estudantes. Conclui-se que a melhoria do transporte escolar requer ações integradas de manutenção de infraestrutura das estradas, capacitação de profissionais, planejamento eficaz e participação comunitária, garantindo o direito à educação e promovendo a inclusão e a equidade educacional.
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    Percepções dos usuários sobre a estrutura e o atendimento nas unidades básicas de saúde do Brasil: análise segundo o modelo SERVQUAL
    (2025) Silva, Cristhiane Pereira; Bento, Isabel Cristina
    As Unidades Básicas de Saúde são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde, sendo essenciais para a promoção, prevenção e cuidado da população. Este estudo objetivou descrever as percepções dos usuários sobre as melhorias na estrutura física e no atendimento das UBS no Brasil e avaliar as diferenças entre a situação atual e o padrão ideal, com base nas dimensões do modelo SERVQUAL. Utilizou-se dados de acesso aberto do 3o ciclo do PMAQ-AB (2017-2018), especificamente as variáveis relacionadas à percepção dos usuários sobre melhorias na estrutura física das UBS e no atendimento. As respostas de 140.444 usuários foram agrupadas nas dimensões do modelo SERVQUAL: Tangibilidade, Confiabilidade e Responsividade. Calculou-se os gaps individuais pela diferença entre 100% e o percentual observado, e os gaps médios.Participaram 140.444 usuários distribuídos em diferentes regiões do país. Os resultados mostraram que, apesar de avanços percebidos na infraestrutura, como reformas, novos móveis e equipamentos, persistem lacunas importantes, especialmente na disponibilidade de consultórios odontológicos. A confiabilidade apresentou o maior gap, refletindo falta de medicamentos, insumos e oferta limitada de serviços, enquanto a responsividade indicou melhorias no atendimento médico e de enfermagem, mas lacunas significativas no atendimento odontológico. A análise dos gaps evidenciou desigualdades regionais e a necessidade de ações integradas de planejamento, gestão de recursos e capacitação de equipes para fortalecer a APS.
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    Os desafios da gestão pública frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
    (2025) Martins, Ana Caroline Pereira; Gomes, Marivalda Nunes; Barbieri, Luciana Aparecida
    O objetivo deste estudo é analisar os principais desafios da gestão pública Brasileira frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda de 2030 com a implementação e efetivação do desenvolvimento sustentável proposto pela agenda 2030 da ONU. Quanto à classificação da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico através de sites, artigos científicos, livros, entre outros, com caráter exploratório e qualitativo visando aprofundar o conhecimento sobre o tema proposto. Dessa forma, a mobilização de recursos e a colaboração entre diferentes setores da sociedade, incluindo o setor privado e a organização civil permite que governos estabeleçam metas e objetivos promovendo a transparência e a responsabilidade, alcançando uma gestão pública com mais eficiência e bons resultados.
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    Cobertura do acompanhamento e dados nutricionais de crianças do Programa Auxílio Brasil: análise regional nos anos de 2019 e 2024
    (2025) Leonço, Mara Folha Branca dos Santos; Bento, Isabel Cristina
    O Programa Bolsa Família, substituído em 2021 pelo Programa Auxílio Brasil, busca reduzir a pobreza e promover inclusão social, com condicionalidades nas áreas de saúde e educação. O objetivo deste estudo foi analisar a cobertura de crianças beneficiárias do Programa Auxílio Brasil e seus dados nutricionais na primeira vigência dos anos de 2019 e 2024, entre as regiões brasileiras. Trata-se de um estudo observacional e descritivo, com dados do Sistema e-Gestor do Ministério da Saúde. Observou-se redução na cobertura de acompanhamento infantil nas regiões Sul (62,19% para 56,41%; −9,29%), Sudeste (−3,62%), Nordeste (−2,18%) e Centro-Oeste (64,11% para 58,57%; −8,64%), com aumento apenas na região Norte (62,63% para 67,30%; +7,46%). Em contrapartida, a cobertura dos dados nutricionais cresceu em todas as regiões, alcançando valores próximos de 100% em 2024, com destaque para o Sudeste (94,25% para 98,78%; +4,81%) e Sul (305.157 para 430.957; +5,13%). Conclui-se que, apesar do aumento nos registros nutricionais, persistem desigualdades regionais no acompanhamento, possivelmente associadas à pandemia de COVID-19 e à transição entre programas. O fortalecimento da vigilância nutricional e a integração entre políticas de saúde e assistência social são essenciais para a promoção da equidade.
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    Gestão escolar e qualidade do ensino: contribuições para o alcance do ODS 4 nas escolas públicas
    (2025) Costa, Daniela Onilia Ribeiro da; Barbieri, Luciana Aparecida
    O Gestor Escolar é definido como o indivíduo encarregado de estabelecer uma administração eficiente. Aprimorar os processos institucionais, burocráticos e pedagógicos da instituição educacional através de um processo de avaliação interna. Esta avaliação é utilizada para análise das informações, responsabilidades e tarefas dos funcionários escolares, além do uso de suas ferramentas. Assim, garantindo que os recursos humanos e materiais da escola estejam disponíveis e estruturados para estabelecer um ambiente de aprendizado eficaz e seguro. Portanto, o propósito deste estudo é entender o conceito de gestão escolar e questionar a atuação pedagógica do gestor. Com o objetivo de aprimorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes. A atuação de um gestor eficaz abrange as seguintes dimensões: democracia- participativa, burocracia e pedagogia. A pesquisa será realizada nas escolas públicas da rede de ensino do estado, junto à equipe gestora e da aplicação de questionários ao diretor, coordenador e aos professores das instituições. Buscando com isso, entender a verdadeira responsabilidade desses membros, onde todos devem se envolver no trabalho para alcançarem melhores resultados na área pedagógica. Contudo, nota-se que para obter um bom resultado, é imprescindível contar com um gestor dedicado e ativo, articulador e colaborador do pedagógico, envolvendo toda a comunidade escolar nesse processo, tarefa que visa o aprendizado dos alunos.
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    Resolutividade dos NASF nas regiões brasileiras: análise e propostas baseadas no modelo de Donabedian
    (2025) Santos, Thais da Silva Pereira dos; Bento, Isabel Cristina
    A Atenção Básica (AB) é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo coordenar o cuidado, promover saúde e prevenir doenças, especialmente em casos complexos. O objetivo deste estudo foi verificar como a atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) contribui para a resolutividade no acompanhamento de casos complexos nas regiões brasileiras. Estudo transversal utilizando dados secundários do 3º ciclo do PMAQAB (2017-2018), envolvendo 4.110 equipes do NASF em todo o país. Foram analisadas variáveis relacionadas à avaliação de casos complexos, classificação de risco e evidências de aumento da resolutividade, categorizadas segundo o modelo de Donabedian. Os resultados mostraram que 91,5% das equipes realizam avaliação de casos complexos e 95,8% apresentaram evidências de aumento da resolutividade, com melhor desempenho no Nordeste e menor no Sul e CentroOeste. Observou-se que fatores estruturais, como recursos humanos e integração entre equipes, influenciam os resultados, e que práticas como apoio matricial e acompanhamento longitudinal fortalecem a capacidade de resolução de problemas em saúde. Apesar de avanços, persistem lacunas que exigem qualificação profissional, padronização de protocolos e adaptação às especificidades locais. Conclui-se que a atuação do NASF fortalece a resolutividade e amplia a capacidade da Atenção Básica em lidar com situações complexas.
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    A segurança no trânsito nas cidades de pequeno porte
    (2025) Damazio, Solange Pereira; Feiger, Sheila de Andrade; Barbieri, Luciana Aparecida
    O trânsito no Brasil permanece um grave problema de saúde pública, com altas taxas de mortalidade que superam padrões internacionais. As décadas de 2010 e 2019 registraram quase 400 mil mortes, um aumento de 13,5% em relação ao período anterior, marcado por profundas disparidades regionais. Enquanto o Sul e Sudeste tiveram leve redução, Norte e Nordeste apresentaram aumento de 45% nos óbitos, impulsionados pela expansão da frota de motos e infraestrutura precária. Os grupos mais vulneráveis são motociclistas (44% das mortes na faixa de 15-29 anos), pedestres (26,5% dos óbitos) e idosos. Em cidades de pequeno porte, o desafio é crítico e frequentemente negligenciado. A solução proposta integra a atuação municipal, através do planejamento e gestão do trânsito com base em dados, e a educação como pilar para uma mudança cultural. O estudo conclui que gestão pública eficaz combinada com educação é fundamental para promover a segurança viária e proteger os usuários mais vulneráveis.
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    Cobertura média anual da atenção primária à saúde por região brasileira e possíveis impactos para a universalidade e para a gestão do SUS (2016-2020)
    (2025) Azevedo, Marcondes Paulo de; Bento, Isabel Cristina
    A saúde no Brasil é organizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade, sendo a Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) com o objetivo de garantir cuidado contínuo e acessível à população. Este estudo objetivou descrever as diferenças na evolução da cobertura da APS nas regiões brasileiras entre 2016 e 2020 e analisar seus impactos sobre a universalidade e a gestão do SUS. Foram utilizados dados secundários do e-Gestor APS, consolidando as médias anuais de cobertura das cinco regiões do país, e interpretadas as implicações para a universalidade e gestão a partir da comparação dos percentuais médios. Os resultados mostraram que Nordeste e Sul apresentaram as maiores coberturas, próximas da universalidade, enquanto Norte, Centro-Oeste e Sudeste mantiveram índices mais baixos, evidenciando desigualdades regionais. As variações anuais foram pequenas, mas indicaram lacunas no acesso em áreas com menor cobertura, associadas a desafios estruturais e insuficiência de profissionais. A análise sugere que, embora a expansão da ESF tenha promovido avanços, a plena universalidade depende de políticas que priorizem distribuição equitativa de recursos, planejamento estratégico territorializado e fortalecimento da infraestrutura e do provimento de profissionais. O estudo reforça a necessidade de estratégias regionais específicas para manter e aprimorar a cobertura e reduzir desigualdades.