Licenciatura em Química

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    Desempenho acadêmico de alunos de Licenciatura em Química do Programa Residência Pedagógica
    (Educationis, 2024) Coelho, Renata dos Santos; Stropa, Jusinei Meireles; Cunha, Geremias Dourado da
    O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.
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    Concepções das aplicações da mediação tecnológica na educação
    (2024) Júlio, Edgar Magalhães; Donat, Heldo
    Este artigo procura aborda as concepções e aplicações da “Mediação Tecnológica na Educação” – MTE, dentro de um espaço voltado a intervenção educacional. Onde trata-se de uma das vertentes nas quais o campo da Educação usa se da comunicação em tempo real ou remota para se estrutura as questões epistemologicamente e que se encontra bastante evidenciada, nos dias atuais, por conta da educação a distância - EAD. A proposta é fazer um levantamento do sentido do objetivo central do artigo que é ponderar quais as concepções e aplicações das efetividades ao significado da MTE, de modo a aclarar o propósito do entendimento a partir da análise histórica, epistemológica e as nuanças pragmáticas sobre os usos correntes da expressão nos campos onde ela ocorre há justificativa em discorrer se uma abordagem dos conceitos, das concepções e aplicações das efetividades e obter-se um nível de compreensão sobre a MTE. Logo, espera-se, ao final que se é admitindo que ela respalde com vigor a práxis das ações, principalmente daquelas identificadas em projetos implementados na parceria com o poder público de Rondônia.
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    Mãos que apoiam: uma proposta de formação em Libras para alunos do IFRO - Campus Ji-Paraná
    (2024) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo; Lima, Andréia Mendonça dos Santos
    O processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO/campus Ji Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento com a comunidade surda presente no Campus.
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    Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos
    (Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Mazarim, Karolayne Siqueira; Silva, Thalia Rhaney Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Viana, Ana Barbosa; Riquiere, Taynara Bonfim; Pereira, Luciana Cristina; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    A educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.
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    Estudo da Composição e propriedades do óleo essencial da Resina de Jutaicíca
    (2024) Oliveira, Igor Gonçalves de; Stropa, Jusinei Meireles; Assis Júnior, Luiz Roberto de
    A pesquisa teve como ponto de partida a extração e análise dos constituintes voláteis da resina de jutaicíca, utilizando o equipamento de Cromatografia Gasosa acoplada a um Espectrômetro de Massas (GC-EM). O objetivo principal consistiu em identificar os componentes químicos presentes nessa resina, explorando seus potenciais aplicações. A metodologia abrangeu a coleta de amostras de resina de jutaicíca em árvores da zona rural, seguida pela extração do óleo essencial por hidrodestilação em aparelho graduado Clevenger. A análise do óleo foi conduzida por GC-EM, permitindo a identificação dos constituintes com base em índices de retenção e espectros de massa. Os resultados revelaram a presença de diversos compostos, incluindo Cubebeno, Copaeno, Sesquithujeno, Cariofileno, Bergamoteno, Humuleno, Muuroleno, Widdra-2,4(14)-dieno, Guaieno, Cadineno, Òxido de Cariofileno e Epóxido de Humuleno II. Essa diversidade química destaca a riqueza da resina de jutaicíca e sua relevância potencial para a indústria cosmética. A análise minuciosa dos espectros de massa e índices de retenção proporcionou uma identificação precisa, contribuindo para o conhecimento detalhado dos constituintes.
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    A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
    (2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby Alves
    O aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.
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    Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná
    (REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, 2023) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    O processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Ji-Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji-Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento coma comunidade surda presente no Campus.
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    Influência da adição de possíveis adulterantes no perfil das curvas de TG e DSC de amostras de mel
    (2024) Conciani, Gabrielle Rodrigues; Stropa, Jusinei Meireles
    O mel é um produto alimentício natural, muito apreciado ao redor do mundo, não somente pelo seu sabor, mas também pelo seu valor nutricional, medicinal e econômico. Por se tratar de um produto natural de fácil adulteração, é comum encontrar méis de composições fraudulentas, gerando preocupação ao público consumidor. Várias técnicas de análise podem ser utilizadas na identificação de possíveis adulterações, além de avaliar a qualidade do mel, entretanto, a maioria destes testes são morosos e de difícil conclusão. Dessa forma, verifica-se a necessidade de obtenção de novas técnicas analíticas capazes de detectar e também quantificar possíveis adulterantes presentes em produtos alimentícios como o mel. As técnicas de TG e DSC vêm se destacando em pesquisas que visam novas metodologias para avaliar as propriedades, qualidade e possíveis adulterações em produtos alimentícios como o mel. Tais adulterações podem gerar modificações nas propriedades térmicas dos alimentos, influenciando no perfil das curvas TG e DSC de forma qualitativa e/ou quantitativa. Qualitativamente pode-se avaliar as curvas por simples comparação dos eventos envolvidos. A avaliação quantitativa deve ser conduzida pela correlação linear entre a quantidade de adulterante e a modificação gerada. O presente trabalho contém resultados obtidos através da avaliação e tratamentos de dados de curvas TG e DSC obtidas para amostras de mel puras, além de suas misturas formadas com diferentes adulterantes em diferentes quantidades (10, 20, 30 e 50%). Os resultados revelaram que alguns adulterantes apresentam curvas bem distintas das amostras de mel, além disso, uma boa correlação entre as quantidades de adulterantes adicionadas e variações de alguns parâmetros, tais como teor de cinzas, umidade, cinética de degradação termo oxidativa e transição vítrea.
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    Determinação espectrofotométrica da constante de ionização ácida de indicadores ácido-base: metodologias para o ensino superior de química
    (2023) Morais, Kleyton Junior Gomes de Morais; Vale, Luiz Américo da Silva do
    Um dos fenômenos mais fundamentais observados em soluções químicas é a ionização parcial de eletrólitos fracos. No estudo da físico-química os cálculos envolvendo a constante de equilíbrio, bem como a constante de ionização são indispensáveis, porém, esta prática acaba sendo esquecida. Este artigo objetivou a aplicação de diferentes metodologias para determinar espectrofotometricamente a constante de ionização ácida (pKa) de indicadores. Para a análise foram utilizados vermelho de metila, azul de bromotimol e antocianina de repolho roxo. Para determinação das concentrações foi utilizada a Lei de Lambert-Beer correlacionando a absorbância a uma concentração fracionária, utilizando um espectrofotômetro UV-Vis. Para determinar o valor de pKa foram adotadas três diferentes metodologias: aplicação em uma equação de Henderson-Hasselbalch; aplicação em gráfico de log vs pH; e utilização de gráfico de fração molar vs valores de pH. Os valores de pKa para o vermelho de metila estimados foram aproximadamente 5,05±0,02, para o azul de bromotimol foram aproximadamente 7,10±0,02 e para a antocianina do repolho roxo foram 3,80±0,02 para pK1 e 10,00±0,02 para pK2. Os valores das constantes de ionização ácida estimadas para o vermelho de metila e o azul de bromotimol foram satisfatórios, pois estão muito próximos do valor teórico, ou mesmo coincidem exatamente com ele.
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    A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química
    (2023) Saurin, Alini Arini Alves; Vale, Luiz Américo da Silva do
    O processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.
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    Síntese e caracterização de ligantes derivados de hidantoína e perfil de coordenação de correspondentes espécies metaladas
    (2023) Lima, Tiago de Oliveira; Vale, Luiz Américo da Silva do; Ferreira, Ana Maria da Costa
    A hidantoína é um ciclo nitrogenado não aromático de 5 membros que possui amplas aplicações no âmbito da farmacologia, presente em medicamentos para os tratamentos de epilepsias, infecções microbianas e câncer de próstata, dentre outras. No entanto, no contexto biológico, a depender dos grupos substituintes presentes no derivado, podem ocorrer interações químicas que reduzam a taxa de absorção do fármaco no organismo e, para minimizar esse problema, os químicos sintéticos têm se dedicado desde a segunda metade do século XX para o desenvolvimento dos metalofármacos. Estes, por sua vez, são compostos de coordenação em que um metal de interesse biológico é coordenado a uma ou mais moléculas orgânicas que tenham capacidade de interagir no organismo e promover algum efeito ou ação medicinal. A vantagem do uso dos metalofármacos é a melhor absorção dos metais no organismo, visto que grande parte destes possuem rotas biológicas específicas. Neste contexto, o presente trabalho teve objetivo de sintetizar derivados de hidantoína, a fim de caracterizá-los e produzir estruturas coordenadas. Para isso, priorizou-se a síntese em etapa única, unindo-se as soluções de ligante e metal em pH específico e apropriado para a complexação. Devido à baixa reatividade dos precursores, apenas dois ligantes foram obtidos, os quais foram complexados com Cu(II), Fe(III) e Co(II). Os produtos obtidos foram caracterizados por análise elementar (C,H,N), espectroscopia de infravermelho (IV) e espectroscopia nas regiões ultravioleta e visível (UV-vis). Dados físico-químicos (ponto de fusão, temperatura crítica, pressão crítica, log P, refratividade molar e calor de formação) foram estimados pelo Software Chem Draw 8.0 Pro. A partir desses dados, foram propostas estruturas dos ligantes, bem como de suas espécies coordenadas, sendo que a ausência da análise de difração de raios-x foi levantada como um fator limitante para a chegada de conclusões mais precisas, sendo esta recomendada para estudos futuros. Espera-se que os compostos sintetizados, bem como as discussões levantadas neste trabalho, possam ser utilizados como suporte para pesquisas farmacêuticas que tenham objetivo de encontrar possíveis candidatos derivados de hidantoína para o tratamento de enfermidades.
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    Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO
    (Semana Academica, 2023) Costa, Valeria Calixto; Pereira, Leiva Custódio
    A química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos.
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    Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional
    (Brazilian Journal of Development, 2023) Santos, Joyce Pazitto dos; Santos, Eduardo Aquino; Moreira, Nilva Gonçalves; Zuquim, Andreia Fernanda; Zuquim, Andreia Fernanda
    Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.
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    Importância dos programas de Residência pedagógica e PIBID na formação de professores de Licenciatura em Química
    (2023) Silva, Talisson Agustini da; Pereira, Leiva Custódio
    A formação de professores de licenciatura em Química desempenha um papel crucial na qualidade do ensino de Ciências. Este artigo aborda a importância dos programas de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação desses professores, destacando os benefícios e o impacto dessas iniciativas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a relevância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, com foco em sua prática pedagógica e no desempenho dos alunos. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, analisando estudos que exploram a integração teoria-prática, a experiência prática em ambientes escolares e os benefícios da mentoria e do acompanhamento. A revisão bibliográfica proporciona insights sobre como esses programas melhoram a qualidade do ensino de Química e auxiliam na formação de professores mais preparados e reflexivos. Os resultados destacam a importância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, evidenciando a integração entre teoria e prática, o apoio pedagógico, a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional contínuo. Essas iniciativas não apenas beneficiam os futuros professores, mas também os alunos das escolas de ensino básico.