Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Assunto "Administração Pública"
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Item A aplicabilidade do processo licitatório no âmbito da SUPEL(Revista ft, 2023) Silva, Carina Almeida da; Machado, Bruna Lorrana; Nobre, Chimene KuhnO presente artigo trata do funcionamento da Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL) no âmbito das licitações e contratos que norteiam a aquisição de gêneros pelos órgãos públicos vinculados à esfera estadual do estado de Rondônia. Os procedimentos metodológicos aplicados para obtenção deste artigo consideram o método qualitativo e levam em conta os referenciais teóricos que versam sobre o tema, como Meirelles (2004) e Mello (2009), combinados a Alves (2020), que dá subsídios sobre o percurso histórico da legislação licitatória brasileira, aplicados à entrevista realizada pelas autoras com um dos membros da SUPEL no fim de novembro do corrente ano, objetivando a obtenção de informações que possibilitem o entendimento acerca do funcionamento do processo licitatório.Item A relevância do controle interno na administração pública e a contribuição contábil para sua eficiência(2024) Souza, Leandro Pereira; Silva, Wilson Guilherme Caetano; Nobre, Chimene KuhnOs serviços de Controle Interno ajudam a transformar a gestão pública para cumprir os requisitos legais da organização, permitindo especificamente aos gestores criar formas eficazes de cumprir as suas obrigações legais e éticas. Assim, a função contábil baseia-se na informação que lhe está relacionada e visa gerir os fundos públicos dentro do enquadramento legal e permitir aos departamentos de Controle Interno compreender a informação e os relatórios contabilizados e realizar atividades de acordo com as necessidades e interesses das pessoas. Este trabalho demonstra uma compreensão da diversidade das organizações públicas através das complexidades da gestão interna de serviços, do cumprimento da Lei de Finanças Públicas 4320/64 e a Lei Complementar de Responsabilidade Fiscal 101/2000, e da coordenação do trabalho dos auditores. Departamentos, de mão direita, pela quantidade de informação que contém e pela necessidade de organizar o sistema de administração pública de acordo com as leis do que é mais importante e valioso. Este é um estudo de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório retrospectivo, que tenta atingir os seus objetivos através dos conceitos de administração pública e controle interno, cumprimento dos documentos legais e respeito pela constituição nacional, mostrando as dificuldades de implementação desta lei. Mas o reconhecimento da sua importância atual começa não apenas com o cumprimento da lei, mas também com a compreensão de como o trabalho dos auditores internos contribui para melhorar a boa governação no governo.Item Análise dos planos de gestão de logística sustentável da Justiça Federal do Maranhão e Rondônia à luz da Instrução Normativa n. 10 de 12 de novembro de 2012(2023) Avelar, Rogério Dias; Silva, Thais Raiane da; Barbosa, Sandra Carla PereiraO estudo propôs uma análise dos Planos de Gestão de Logística Sustentável da Justiça Federal do Estado do Maranhão e Rondônia, tomando como base a Instrução Normativa no 10/2012 de 12 de novembro de 2012, documento que regulamenta a estrutura e conteúdo dos Planos na Administração Pública Federal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica de cunho descritivo e qualitativo. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou verificar se os referidos órgãos cumprem os requisitos mínimos a serem apresentados em seus Planos de Gestão de Logística Sustentável, identificar as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços previstos na Instrução Normativa, e verificar se as Seções Judiciárias em estudo elaboram e publicam os seus relatórios de acompanhamento do PLS, também exigidos pela I.N. Os resultados mostram que ambos os órgãos cumprem com quase todo o conteúdo mínimo exigido pelo documento legal, com exceção do inventário de bens. Todos os dois órgãos apresentam em seus planos os temas mínimos de práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços, assim como elaboram e publicam os seus relatórios de desempenho anualmente.Item As vantagens e desvantagens da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito da administração pública(2024) Borges Neto, Alaeste Machado; Marta, Marizete AlbinoO SEI - Sistema Eletrônico de Informações é utilizado por vários órgãos da administração pública direta e indireta com o intuito de movimentar os procedimentos administrativos de forma digital. Neste sentido, o objetivo do presente artigo foi compreender quais os pontos positivos e negativos de sua implementação. A pesquisa utilizou o método qualitativo, através da utilização das pesquisas descritiva e bibliográfica, com o intuito de entender acerca da criação, implementação e utilização atualmente, bem como quais os tipos de impacto que este teve nos órgãos públicos. Em relação ao resultado, evidenciou-se a existência de diversos pontos, tanto positivos quanto negativos, quando da implementação e utilização do referido sistema nos órgãos da administração pública. Assim, chegou-se à conclusão de que o SEI possui pontos majoritariamente positivos, sendo a sua implementação um avanço para a celeridade e economia nos procedimentos administrativos públicos.Item Destinação de recursos oriundos de materiais apreendidos às entidades que prestam serviços sociais: um estudo à luz do modelo administrativo brasileiro(2024) Silva, Jéssica Galvão da; Silva, Douglas Moura e; Silva, Marialva de Souza; Silva, Gilberto Paulino daEste estudo tem por objeto a análise da destinação, legalmente prevista, de bens apreendidos por crimes ambientais para entidades que buscam o bem social, com o intuito de facilitar o alcance das destinações. O estudo visa precipuamente trazer o entendimento de quais seriam os trâmites desde o início de um requerimento até à destinação dos bens, bem como compreender se através da ciência da Gestão Pública e seus princípios poderiam ser alcançados melhores resultados e celeridade. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisas de campo, identificou-se que a burocracia, falta de celeridade, e de conhecimento sobre o assunto, além da falta de estrutura adequada, podem levar a percas incluindo à deterioração e desvalorização destes bens. Os resultados indicam que uma compreensão abrangente dos procedimentos em conjunto com a apresentação de documentações necessárias de forma padronizada pode agilizar os processos. Concluímos que a aplicação de novas formas, incluindo soluções digitais, podem melhorar o aproveitamento de tempo e dos recursos, gerando ainda celeridade nos procedimentos.Item Gestão de pessoas no setor público(Revista ft, 2023) Cruz, Angélica Aparecida da; Macêdo, Jéssika Fernandes de; Silva, Érik Serafim daTodas as pessoas necessitam de algum serviço oferecido pelo governo. Saúde, educação, saneamento são alguns dos principais serviços que a população sempre necessita de atendimento. É notório a insatisfação de muitos usuários com o atendimento prestado por alguns servidores, e foi por isso a escolha do tema. Esse artigo tem como objetivo analisar o histórico do setor de gestão de pessoas na da administração pública mediante a importância de se ter um sistema funcional que capacite e busque em cada indivíduo o seu lugar dentro da máquina pública. O objetivo deste projeto é analisar a gestão de pessoas no ambiente de setor público buscando verificar quais são as necessidades e desafios de aprimorar uma gestão de qualidade e exatidão. A sociedade anda a passos largos e hoje percebe-se com toda essa inovação e tecnologia a grande importância das pessoas nas organizações sejam elas públicas ou privadas, as empresas estão cada vez mais centradas na qualificação do capital humano a fim de buscar otimização de resultados. Conclui-se nesse artigo, que as necessidades e desafios de implementar uma gestão de pessoas de sucesso vai muito além de apenas criar um setor. É necessário, um planejamento e a inserção de diretrizes focadas no capital intelectual, proporcionando treinamentos e desenvolvimentos interpessoais, tendo embasamento fixando como norma em cada setor, se tornando regra indiferente da mudança de governo.Item Pregão Eletrônico: análise dos benefícios e desafios na Gestão Pública Municipal(2024) Quinaia, Bruna; Silva, Kamila Alves de Meira; Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deA Constituição Federal de 1988 é um elemento norteador para balizar as ações administrativas nas esferas municipais, estaduais, federal e no Distrito Federal. No que diz respeito às aquisições públicas de bens e serviços, é enfática ao afirmar que tais ações devem ser balizadas por um instrumento específico denominado licitação. Na busca pela transparência nos atos da administração pública, de tal modo a modalidade de licitação chamada pregão, mira à transparência, agilidade e eficiência do procedimento de compra entre órgãos públicos e fornecedores sendo significativo o conhecimento em relação aos seus preceitos gerais, leis e regulamentos. Este estudo analisar o impacto do pregão eletrônico nas contratações públicas, avaliando sua contribuição para a eficiência, transparência e agilidade em comparação aos meios tradicionais de licitação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir de uma análise de pesquisa qualitativa. Utilizou-se como fonte de pesquisa, artigos científicos e livros recentes, bem como das legislações existentes correlatas ao assunto. O resultado do estudo aponta que o pregão eletrônico, impulsionado pela Lei nº 14.133/21, trouxe benefícios para a administração pública, como maior eficiência, transparência e competitividade. Entretanto, desafios como à conectividade, à capacitação dos servidores e à logística de fornecedores distantes, também são destacados.Item Reflexões sobre a gestão de pessoas e clima organizacional na administração pública(2023) Alvernaz, Jusmar de Paula; Oliveira, Fernando Jatobá dos Santos; Rosa, Luciana Aparecida Barbieri daA Gestão de Pessoas e o Clima Organizacional são dois pilares cruciais que moldam não apenas o ambiente de trabalho dos servidores públicos, mas também a eficiência e a eficácia das políticas e serviços governamentais. Assim o objetivo geral deste estudo é refletir sobre a importância da gestão de pessoas e do clima organizacional na gestão pública. A metodologia é a abordagem qualitativa e técnica utiliza é análise de conteúdo. Os resultados refletem sobre a importância das práticas de gestão de pessoas e o clima Organizacional nas Instituições Públicas que é uma ocorrência bastante discutida na academia trazendo insights para melhorar a eficiência e a eficácia das empresas. Assim as limitações do estudo foi o fato de ser teórico e as sugestões estudos futuros aplicar pesquisas de clima organizacional em distintos setores municipais, estaduais e federais buscando evidenciar as diferencias e semelhanças que existem nas distintas esferas públicas.Item Relacionamento interpessoal na administração pública(Revista ft, 2023) Santos, Salete Souza dos; Reis, Emerson Gomes dos; Santos, Lívia Maria da SilvaA presente pesquisa objetiva discutir a respeito da importância do relacionamento interpessoal na administração pública. Atualmente, o relacionamento interpessoal entre colaboradores e gestores tornou-se muito importante para o crescimento, produtividade e credibilidade das organizações. Na gestão pública, o relacionamento interpessoal é essencial para o sucesso e eficiência das atividades desempenhadas. Uma boa relação interpessoal nesse contexto requer habilidades como comunicação eficaz, capacidade de ouvir e compreender diferentes opiniões, habilidades de negociação, empatia e respeito. Essas habilidades ajudam a estabelecer um ambiente de trabalho saudável, promovem a colaboração e facilitam a resolução de conflitos. O relacionamento interpessoal é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e eficiente, contribuindo para a tomada de decisões acertadas, a resolução de conflitos, a transparência e confiança, e as boas relações com o público externo.