Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Chalender, Vana Izabel de Araújo"
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Item A gestão da capacitação do agente comunitário de saúde na atenção básica com as especificidades da gestão pública(2024) Oliveira, Debora Sales; Martins, Patrícia de Oliveira; Chalender, Vana Izabel de AraújoAtenção Básica, com foco nas estratégias para promover a melhoria contínua das competências desses profissionais. Destaca-se a relevância dos ACS, que atuam como elo entre a comunidade e os serviços de saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção de ações de educação e mobilização comunitária. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e qualitativa, abordando o impacto do investimento na capacitação dos ACS para fortalecer a Atenção Primária. A capacitação contínua é apresentada como essencial para garantir uma atenção integral e humanizada, permitindo aos ACS uma atuação mais eficaz e adaptada às necessidades específicas das comunidades. Conclui-se que o investimento em qualificação é indispensável para a consolidação do SUS, potencializando as ações de saúde e melhorando os indicadores das populações atendidas.Item Assédio moral e a violência psicológica na gestão pública(RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber, 2024) Morais, Jaqueline Augusta de Souza Santiago; Santiago, Valceli Carmelita de Sousa; Chalender, Vana Izabel de AraújoO fenômeno do assédio moral na gestão pública é uma questão de crescente preocupação, afetando a saúde mental dos servidores e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Este estudo tem como objetivo geral compreender as dinâmicas do assédio moral no contexto da administração pública, identificando suas causas e consequências, bem como as práticas de gestão que podem contribuir para a sua prevenção. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando uma abordagem que permite uma análise aprofundada das interações e relações de poder no ambiente de trabalho público. A metodologia empregada inclui uma revisão de literatura abrangente, que examina estudos acadêmicos e documentos institucionais relevantes, complementada por um estudo de caso que proporciona uma análise detalhada de um contexto específico de gestão pública. Essa abordagem visa identificar padrões e particularidades na ocorrência de assédio moral, bem como as respostas institucionais frente a esse fenômeno. Os resultados indicam que o assédio moral tem raízes em estruturas hierárquicas rígidas e na cultura organizacional que muitas vezes minimiza o sofrimento dos trabalhadores. Constatou-se que a implementação de políticas de prevenção e combate ao assédio moral ainda é incipiente e carece de efetividade, uma vez que muitos servidores hesitam em denunciar por medo de retaliações. Portanto, este estudo ressalta a necessidade urgente de transformação cultural nas instituições públicas, promovendo ambientes de trabalho respeitosos e inclusivos. Conclui-se que o combate ao assédio moral na gestão pública é uma questão ética fundamental, que demanda o comprometimento de todos os atores envolvidos. A pesquisa não apenas amplia a compreensão sobre as dinâmicas de assédio moral, mas também sugere caminhos para a criação de políticas públicas mais eficazes e voltadas para a proteção da dignidade dos servidores, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas toda a sociedade.Item Atuação do gestor público no combate a corrupção(RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Sabe, 2024) Botelho, Flaviane da Silva; Borlaczenko, Josilene Souza da Silva Bravim; Chalender, Vana Izabel de AraújoO envolvimento dos agentes públicos em práticas corruptas, são amplamente prejudiciais para a gestão pública, no tocante que os recursos que deveriam ser destinados ao desenvolvimento social são desviados, a eficiência dos serviços públicos é comprometida, e a competição no mercado é distorcida. A prevenção e o combate à corrupção se tornam imperativos não apenas para proteger os cofres públicos, mas também para garantir a estabilidade política e o desenvolvimento econômico sustentável com a ação do estado. A intolerância da sociedade a comportamentos eticamente reprováveis pode ir além da administração pública, reconhecendo como corruptos atos que envolvem apenas indivíduos privados, sendo importante refletir estratégias que visam mitigar os efeitos desse mal endêmico, que é a corrupção. A pesquisa atingiu seus objetivos ao identificar os desafios enfrentados pelos gestores públicos, destacando a necessidade de abordagens integradas voltadas para gestão pública de modo a alcançar ações eficazes com relação a atuação do gestor público frente a corrupção. A função dos gestores públicos no combate à corrupção, é um assunto de grande importância para a administração pública e sociedade civil. O objetivo geral foi avaliar a atuação desses gestores, investigando as estratégias, desafios e contribuições para a prevenção e enfrentamento da corrupção. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, baseada no arcabouço teórico da revisão de literatura, selecionando e analisando artigos publicados entre os anos de 2020 e ano 2024, utilizando bases de dados que incluíram plataformas acadêmicas como PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. A análise dos artigos mostrou uma variedade de tópicos, incluindo debates sobre legislação, práticas de governança, compliance, transparência, accountability, entre outros. Os resultados destacam a complexidade do tema e a necessidade de abordagens integradas e eficazes para combater a corrupção no setor público.Item Desafios e possibilidades da gestão educacional: inovação e melhoria na tomada de decisões(2024) Machado, Elizangela da Silva; Martins, Roselaine Mendes; Chalender, Vana Izabel de AraújoO tema "Desafios e possibilidades da gestão educacional: inovação e melhoria na tomada de decisões" explora a complexidade e as oportunidades presentes na gestão educacional contemporânea. O objetivo principal deste trabalho é analisar os desafios enfrentados pelos gestores educacionais na gestão de recursos e implementação de políticas públicas, identificando estratégias inovadoras que promovam a eficiência e a melhoria contínua da qualidade do ensino. A pesquisa busca responder à questão: como os gestores educacionais podem enfrentar os desafios da gestão de recursos e da implementação de políticas públicas, enquanto buscam a inovação e a melhoria contínua na qualidade do ensino nas instituições públicas? A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica sobre gestão educacional. Os resultados indicam que, apesar da escassez de recursos e das desigualdades sociais, a gestão educacional oferece inúmeras possibilidades, como a integração de tecnologias digitais, o fortalecimento da gestão participativa, o planejamento estratégico orientado por resultados e o desenvolvimento de lideranças educacionais. As parcerias público-privadas emergem como uma alternativa eficaz para potencializar recursos e conhecimentos, contribuindo para a melhoria contínua das práticas escolares. A conclusão ressalta a importância de uma gestão proativa e inovadora, capaz de adaptar-se às mudanças e promover uma educação de qualidade e inclusão.Item Educação financeira como forma de inclusão social(RCMOS - Revista Científica Multidissiplinar O Saber, 2024) Fernandes, Elvis Maycon; Fernandes, Simone Aguiar; Chalender, Vana Izabel de AraújoO estudo apresenta como tema a “educação financeira como forma de inclusão social. O mesmo busca abordar benefícios gerados pela educação financeira na vida dos cidadãos e alguns fatores que podem influenciar na qualidade de vida e cotidiano. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância da educação financeira na inclusão social por meio de políticas públicas. Possui relevância social oportunizando reflexão, ação para uma vida mais tranquila e livre de determinados problemas relacionados à ausência desse conhecimento. Considerando os benefícios da mesma na gestão de finanças pessoais na vida dos cidadãos. Porém, não somente à vida dos cidadãos, como também para economia. A situação econômica de uma população reflete diretamente na economia, influenciando de forma direta e indireta. No centro desta questão reflete o consumo e inadimplência no aquecimento ou estagnação da economia. A educação financeira proporciona uma vida mais tranquila e livre de determinados aborrecimentos na vida do cidadão, em especial, minimiza problemas psicológicos relacionados ao endividamento e a uma vida financeiramente desequilibrada. Nesse caso, foi utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica, sendo utilizado publicações em sites, artigos e livros, fundamentados em autores como: Domingos (2012), Cerbasi (2007) e Artifon e Piva (2013). As principais conclusões, é que a educação financeira tem um papel fundamental na vida do cidadão e influência diretamente na qualidade de vida e inclusão do indivíduo na sociedade.Item Gestão de recursos públicos: práticas de regulação do saneamento básico no município de Porto Velho - RO(2024) Gonçalves, Karen Aline Lima; Chalender, Vana Izabel de AraújoO presente artigo analisa as práticas de gestão e regulação do saneamento básico no município de Porto Velho, Rondônia, focando na aplicação dos recursos públicos e na fiscalização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A pesquisa busca identificar as principais falhas e desafios na administração e aplicação dos recursos destinados ao saneamento básico, além de entender como as práticas de regulação estão sendo implementadas no município. Mediante pesquisa e análise documental, foi observado que deficiências no acompanhamento das obras e na fiscalização comprometem a efetividade do projeto. O objetivo é verificar se os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e manejo de resíduos sólidos estão sendo conduzidos de forma eficiente e sustentável, conforme previsto pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A pesquisa também pretende descrever as medidas de fiscalização adotadas, avaliando se estão garantindo a qualidade e universalização desses serviços para a população. Além disso, a investigação busca revelar quais são os obstáculos enfrentados na execução dessas políticas públicas, como a falta de infraestrutura, a baixa cobertura de saneamento nas áreas urbanas e rurais, para melhorar o planejamento, monitoramento e a transparência na gestão dos recursos públicos.Item Gestão educacional pós-pandemia: desafios e soluções para o ensino - aprendizagem(Revista RCMOS, 2024) Lira, Luimar Alonso; Chalender, Vana Izabel de AraújoO presente trabalho analisa os desafios e as estratégias da gestão educacional no contexto pós-pandemia de COVID-19, com foco no processo de ensino-aprendizagem. A pandemia impactou profundamente o setor educacional, exigindo uma reestruturação das práticas pedagógicas e administrativas. O objetivo da pesquisa é investigar como a gestão escolar pode auxiliar os alunos a superarem as lacunas de aprendizagem geradas durante o ensino remoto e híbrido, adotando práticas inovadoras e inclusivas. A metodologia empregada consiste em uma revisão da literatura e uma pesquisa qualitativa com gestores escolares, onde foram coletados dados sobre as estratégias implementadas. Os resultados indicam que uma gestão flexível, colaborativa e orientada para o uso de tecnologias é fundamental para o sucesso educacional no pós-pandemia. Conclui-se que a gestão educacional deve adaptar-se a novas realidades, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e a recuperação das lacunas de aprendizagem.Item O trabalho do gestor público no Programa Bolsa Família(REVISTA RCMOS - Revista Científica e EBPCA - Editora Aluz nosso artigo foi públicado nesta revista de acordo com as normas da editora, 2024) Rodrigues, Carina Mayane Turbano da Silva; Aráujo, Maria Inocêncio; Chalender, Vana Izabel de AraújoNo desenvolvimento desta pesquisa, viabilizou-se apresentar a atuação do gestor público no programa Bolsa Família. Com vasto campo de atuação, o gestor público colabora a partir de seu profissionalismo, na construção de uma sociedade justa e igualitária, promovendo valores que viabilizem uma qualidade de vida, como acessibilidade a projetos sociais, programas educativos e de inclusão. O programa Bolsa Família, busca ter um sentido importante socialmente, onde as famílias assistidas e acompanhadas pelo gestor público, onde a atuação possa do mesmo, possa viabilizar acessibilidade, clareza e comprometimento com os usuários. O programa contribui não apenas com transferência de renda afim da superação da pobreza e extrema pobreza, mas reforçam os direitos sociais básicos fazendo com que essas famílias consigam ir além, podendo ter um futuro melhor através da educação e saúde. A pesquisa apresentada reúne um arcabouço de reflexões referente ao tema, analisando teóricos sobre o respectivo assunto a partir de uma abordagem construtiva e informativa. A metodologia do referente trabalho, é fruto de leituras e reflexões com base em diferentes teóricos sobre o respectivo tema.Item Operacionalização do programa “Do Campo Para a Mesa’’ no município do Conde/PB(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.11, 2024) Lima, Danilo Rodrigues de; Silva, Roberta de Lima; Chalender, Vana Izabel de AraújoEste artigo tem como objetivo analisar a operacionalização do Programa do Campo para Mesa do Município do Conde do Estado da Paraíba. O programa emerge como uma política de segurança alimentar e nutricional voltada à agricultura familiar. Foram realizadas pesquisas descritivas e exploratórias que permitiram a coleta de dados sobre a legislação do programa e o perfil demográfico dos agricultores familiares. A análise dos dados revela aumento da renda familiar, elevação da produção e avaliação satisfatória. Os resultados indicam que o programa contribuiu para o crescimento da economia local. Por fim, este trabalho favorece a discussão sobre criação e fomento de programas de segurança alimentar e nutricional no município.Item Racismo x Negro na Gestão Pública(2024) Calisto, Allan Ferreira; Chalender, Vana Izabel de AraújoA presença de pessoas negras na gestão pública é um tema complexo, que se entrelaça com a história do racismo no Brasil. A luta por mais representatividade negra nos espaços de poder é um enfrentamento direto às estruturas racistas que permeiam a sociedade. O sistema escravista, que perdurou por séculos no Brasil, deixou profundas marcas nas sociais, estabelecendo hierarquias raciais que persistem até os dias atuais. A escravidão, ao longo de mais de três séculos, negou aos negros a cidadania e qualquer tipo de participação política. Essa herança histórica perpetua desigualdades e preconceitos, afetando na atualidade a estrutura social brasileira. Este artigo, através de uma pesquisa bibliográfica, busca compreender a relação entre o racismo e a baixa representação negra em gestão pública que culmina no sistema político brasileiro, analisando como o racismo contribui diretamente para a sub-representação de pessoas pretas em outras esferas de poder e prestígio social. Contudo, o estudo reforçou o enfrentamento ao racismo estrutural é fundamental para que junto de políticas afirmativas a inclusão no negro da sociedade brasileira possa se dar de forma mais igualitária no contexto da gestão pública, possibilitando que as instituições possam ser mais diversas e plurais.