Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Aguiar, Cleonete Martins de"
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Item A educomunicação como ferramenta estratégica para a implementação das competências dos NAPNEs no IFRO(2025) Souza, Maria Fernanda; Cruz, Suzana da Silva; Silva, Marialva de Souza; Aguiar, Cleonete Martins deEste trabalho tem como objetivo demonstrar de que maneira a educomunicação pode potencializar as ações e competências dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O foco está nas competências definidas pela Resolução nº 35/REIT - CONSUP/IFRO, de 02 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento desses Núcleos. Parte-se da premissa de que a educomunicação pode ser uma estratégia pedagógica, e em sua finalidade, propõe a construção de sistemas comunicativos, abertos e criativos, A problemática que norteia esta pesquisa é: de que forma a educomunicação pode atuar como uma ferramenta capaz de proporcionar maior inclusão e engajamento nas ações desenvolvidas pelos NAPNEs do IFRO? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel da educomunicação como ferramenta de inclusão nas atividades realizadas pelos NAPNEs do IFRO. Este artigo também destaca os avanços dos direitos das pessoas com deficiência, demonstrados por meio da história e das leis que foram criadas para garantir o respeito e a igualdade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, realizada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a educomunicação e seu papel como ferramenta de inclusão no contexto educacional.Item Políticas Públicas voltadas para o ensino na Educação a Distância(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Batista, Tatiane da Silva; Aguiar, Cleonete Martins deAs políticas públicas para educação a distância (EaD) são compostas por diretrizes e ações implementadas pelo governo para ampliar o acesso à educação por meio de tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade permite que estudantes realizem atividades avaliativas e concluam seus estudos sem a necessidade de presença física em instituições de ensino, promovendo inclusão e reduzindo barreiras geográficas e socioeconômicas. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos das políticas públicas na democratização do ensino e na qualidade da EaD no Brasil. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental de marcos regulatórios, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Portaria nº 2.117/2019. Os resultados indicam avanços significativos, como a criação de programas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ampliaram as oportunidades educacionais. No entanto, persistem desafios, como a desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação docente. Conclui-se que as políticas públicas são fundamentais para a consolidação da EaD como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento educacional, desde que sejam acompanhadas por investimentos em infraestrutura e inovação pedagógica.