Licenciatura em Geografia

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    Brasil e China: análise das relações comerciais da exportação da soja entre 2002 a 2022
    (2023) Mechalczuk, Damiane; Oliveira, Ayrton Schupp Pinheiro
    O objetivo do estudo foi analisar as relações comerciais entre Brasil e China no que diz respeito à exportação de soja, abrangendo o período de 2002 a 2022. Utilizou-se como fontes metodológicas a pesquisa bibliográfica (revisão de literatura), exploratória e qualitativa, com o intuito de compreender os indicadores que influenciam o comércio internacional e suas particularidades econômicas. Além disso, foram coletadas informações quantitativas sobre o comércio de soja entre os dois países, consultando os principais sítios de dados e divulgando indicadores comerciais de forma transparente, como por exemplo, a Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Concluiu-se que as relações comerciais Brasil-China na exportação de soja entre 2002 e 2022 apresentam vantagens para o Brasil. A presença chinesa impulsionou a estabilidade, o crescimento agrícola, a modernização sustentável, o fortalecimento diplomático e a estabilidade econômica, embora desafios ambientais exijam uma gestão responsável e sustentável da parceria. Essa representatividade é preponderante para os produtores e organizações ligadas a este segmento produtivo, devido às condições e incentivos fiscais, alfandegários e políticas de câmbio que favorecem ainda mais essa parceria e seus reflexos no crescimento econômico do Brasil.
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    O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
    (2023) Torres, Pâmela Cristina de Oliveira; Silva, Jhonata Lemos da
    A Geografia é a Ciência que estuda as características da Terra e as relações do homem com a natureza, logo o solo é o principal elemento do ecossistema terrestre, desde alicerce para as construções civis a agente modificador da paisagem. O objetivo principal deste trabalho foi promover o ensino do Solo na Geografia com uma interpretação prática e teórica da Pedologia nas turmas do 1° ano do ensino médio, que visa sensibilizar os alunos em busca da concretização da consciência pedológica e demonstrar sua importância para os ecossistemas. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem que destacam-se buscando desafios aos estudantes na construção do conhecimento, foram utilizadas atividades práticas envolvendo a temática para melhor desempenho dos estudantes. Os resultados foram relevantes pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade, pois as notas dos alunos tiveram um aumento significativo posteriormente as atividades práticas, visto que as notas anteriores passaram de 2 para 4,39 com máxima 5. Diante dos resultados obtidos, é evidente que as atividades realizadas por meio das aulas práticas são essenciais para a melhor aprendizagem dos discentes.
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    Energia Fotovoltaica: caracterização das potencialidades ambientais e socioeconômicas da sua utilização no estado de Rondônia, Brasil
    (2023) Oliveira, Elaine do Carmo de; Costa, Uirandé Oliveira
    A energia fotovoltaica é uma importante fonte de energia limpa e renovável, a qual se apresenta como uma das alternativas promissoras para diminuir os prejuízos ambientais e socioeconômicos envolvidos na produção de energia elétrica em todo o planeta. O presente estudo objetivou sistematizar informações sobre as potencialidades do sistema de geração de energia fotovoltaica no Estado de Rondônia. Para alcançar tal finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de buscas na base de dados online Google acadêmico, e obteve-se dados contemplados em estudos publicados nesta base, os quais permitiram formar uma análise teórica sobre o tema. Isto propiciou alcançar resultados que corroboram a hipótese inicial do estudo, a qual há condições favoráveis em Rondônia para que haja uma maior utilização da energia fotovoltaica em sua matriz energética, e isto contribuirá para a produção de energia mais limpa e sustentável futuramente. Isso porque, apesar dos obstáculos, a energia solar se mostra promissora, não apenas neste Estado, mas em todo o país. Portanto, entende-se a importância de as autoridades estaduais oferecerem maiores investimentos para a instalação desses sistemas, pelos benefícios relacionados a viabilidade econômica e as condições socioambientais apresentadas. Além disso, para que seja possível atender a população rondoniense que não dispõe de energia elétrica. Por fim, destaca-se a importância de mais pesquisas envolvendo essa valiosa temática.
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    O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
    (2021) Rosa, Gabriele Daniele Domingos; Freitas, Sirley Leite
    O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.
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    O papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19
    (2021) Silva, Iderlaine de Oliveira; Freitas, Sirley Leite
    A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo nas realidades educativas e no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19 e as ações administrativo-pedagógicas tomadas visando melhorar a forma de uso dos recursos didático-pedagógicos para aulas remotas e/ou ensino híbrido. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fruto de uma pesquisa bibliográfica a luz de autores descritos nas referências ao final do escrito. Com o estudo foi possível concluir que devido a pandemia da covid-19 necessidades diversas surgiram no espaço escolar. Novas estratégias foram necessárias e o gestor precisou direcionar e se reinventar para atender essas novas demandas. Com isso, surge a importância do gestor para fomentar no espaço escolar as TDICs, bem como, as ações necessárias a serem executadas durante a pandemia da Covid-19 para amenizar os problemas enfrentados no espaço escolar.
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    O Programa de aquisição de alimentos-PAA e seus benefícios na agricultura familiar no município de Cacoal/RO
    (2021) Santos, Vanis Celestino dos; Santos, Tiago Roberto Silva; Germano, Marcilei Serafim
    A Agricultura familiar é exercida por pequenos agricultores rurais onde o processo de produção é realizado por meio de mão-de-obra, basicamente no núcleo familiar. Esse tipo de produção realizada em família é considerado a principal atividade econômica em diversas regiões brasileiras, sendo de suma importância seu potencial na geração de emprego e renda no campo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios socioeconômicos que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) proporcionam aos pequenos agricultores rurais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de pesquisa utilizou-se o roteiro semiestruturado em entrevistas com os gestores das entidades responsáveis pela execução do PAA no município. Após a análise e posterior conclusão da pesquisa constatou-se que a participação no PAA proporcionou às famílias cadastradas a escoação da produção, a diversificação na renda familiar, o melhor aproveitamento da propriedade e o aumento na produção, o que resultou em melhores condições de vida às famílias agricultoras. Entre as expectativas dos responsáveis pela execução do programa no município, destaca-se a permanência do programa, o aumento no valor liberado para a execução e a inclusão de novos agricultores.
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    O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
    (2022) Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da; Freitas, Sirley Leite
    Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.
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    Geopolítica e ideologia nos vídeos da Brasil Paralelo
    (2022) Alves, Carla Daiane Almeida; Alcântara, Mauro Henrique Miranda de
    Na história da humanidade a tecnologia foi um enorme avanço para a sociedade. A internet surgiu na época da Guerra Fria, pelos norte-americanos, para melhorar comunicação e diminuir ataques de inimigos. No final dos anos 90 a internet diminuiu as fronteiras e transformou o acesso e a construção do conhecimento. O Youtube é uma plataforma em que os usuários compartilham e visualizam conteúdos diversificado, e de todo tipo de qualidade. E é por esta plataforma que a empresa Brasil Paralelo vem produzindo conteúdos sobre História e Política do Brasil. Uma de suas produções, o “Congresso Brasil Paralelo”, buscou apresentar as premissas de onde parte a empresa para produzir seus materiais. Para esse trabalho, buscamos analisar o capítulo intitulado do “Impeachment do Apogeu a Queda”, o qual a Brasil Paralelo buscou analisar o processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff. As narrativas do documentário não partem de uma análise documental do período e do processo, tampouco do depoimento de profissionais que analisaram e estudaram o momento histórico. Identificamos que o material busca projetar a política ideológica da empresa, e como o impeachment colaborou na projeção e consolidação da direita no Brasil. O Objetivo desse trabalho é analisar as estratégias ideológicas e geopolíticas nas narrativas do vídeo. Partindo do conceito de análise de ideologia de Löwy e mitologias políticas de Girardet, analisamos o material e identificamos que a proposta do vídeo foi construir uma narrativa da direita sobre o processo.