Licenciatura em Geografia

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    O uso de mapas temáticos locais: uma proposta metodológica para o ensino da geografia física em escolas de Cacoal-RO
    (2024) Santos, Guilherme Raniel da Cruz; Pinheiro, Ayrton Schupp
    É consenso que para que o ensino seja verdadeiramente eficaz é necessário explorar diversas formas de ensino por meio de metodologias atrativas para o alunato, uma vez que a sistematização do conhecimento se efetiva nas habilidades e hábitos de uma vida real, indo da teoria à prática. O presente estudo objetivou propor a utilização de mapas temáticos locais como uma proposta metodológica para o ensino da Geografia física nas turmas do ensino fundamental inicial das escolas de Cacoal-RO. O ponto de partida para realização do presente estudo foi realizar uma análise teórica sobre a temática abordada por meio de uma revisão bibliográfica, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, a qual buscou sistematizar informações sobre o tema e confecção de mapas de Geologia, Geomorfologia e Hidrografia do município. O estudo revelou que há condições favoráveis no município para que ensino de Geografia física por meio da contextualização do ensino através de mapas nas escolas sejam mais eficientes, uma vez que encontrou evidencias em outros estudos que aplicaram metodologias semelhantes as desenvolvidas. Se aplicado, o método contribuirá positivamente no ensino-aprendizagem do conteúdo da disciplina de Geografia nas turmas dessa etapa educacional das escolas de Cacoal RO.
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    Brasil e China: análise das relações comerciais da exportação da soja entre 2002 a 2022
    (2023) Mechalczuk, Damiane; Oliveira, Ayrton Schupp Pinheiro
    O objetivo do estudo foi analisar as relações comerciais entre Brasil e China no que diz respeito à exportação de soja, abrangendo o período de 2002 a 2022. Utilizou-se como fontes metodológicas a pesquisa bibliográfica (revisão de literatura), exploratória e qualitativa, com o intuito de compreender os indicadores que influenciam o comércio internacional e suas particularidades econômicas. Além disso, foram coletadas informações quantitativas sobre o comércio de soja entre os dois países, consultando os principais sítios de dados e divulgando indicadores comerciais de forma transparente, como por exemplo, a Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Concluiu-se que as relações comerciais Brasil-China na exportação de soja entre 2002 e 2022 apresentam vantagens para o Brasil. A presença chinesa impulsionou a estabilidade, o crescimento agrícola, a modernização sustentável, o fortalecimento diplomático e a estabilidade econômica, embora desafios ambientais exijam uma gestão responsável e sustentável da parceria. Essa representatividade é preponderante para os produtores e organizações ligadas a este segmento produtivo, devido às condições e incentivos fiscais, alfandegários e políticas de câmbio que favorecem ainda mais essa parceria e seus reflexos no crescimento econômico do Brasil.
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    O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
    (2023) Torres, Pâmela Cristina de Oliveira; Silva, Jhonata Lemos da
    A Geografia é a Ciência que estuda as características da Terra e as relações do homem com a natureza, logo o solo é o principal elemento do ecossistema terrestre, desde alicerce para as construções civis a agente modificador da paisagem. O objetivo principal deste trabalho foi promover o ensino do Solo na Geografia com uma interpretação prática e teórica da Pedologia nas turmas do 1° ano do ensino médio, que visa sensibilizar os alunos em busca da concretização da consciência pedológica e demonstrar sua importância para os ecossistemas. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem que destacam-se buscando desafios aos estudantes na construção do conhecimento, foram utilizadas atividades práticas envolvendo a temática para melhor desempenho dos estudantes. Os resultados foram relevantes pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade, pois as notas dos alunos tiveram um aumento significativo posteriormente as atividades práticas, visto que as notas anteriores passaram de 2 para 4,39 com máxima 5. Diante dos resultados obtidos, é evidente que as atividades realizadas por meio das aulas práticas são essenciais para a melhor aprendizagem dos discentes.
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    Energia Fotovoltaica: caracterização das potencialidades ambientais e socioeconômicas da sua utilização no estado de Rondônia, Brasil
    (2023) Oliveira, Elaine do Carmo de; Costa, Uirandé Oliveira
    A energia fotovoltaica é uma importante fonte de energia limpa e renovável, a qual se apresenta como uma das alternativas promissoras para diminuir os prejuízos ambientais e socioeconômicos envolvidos na produção de energia elétrica em todo o planeta. O presente estudo objetivou sistematizar informações sobre as potencialidades do sistema de geração de energia fotovoltaica no Estado de Rondônia. Para alcançar tal finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de buscas na base de dados online Google acadêmico, e obteve-se dados contemplados em estudos publicados nesta base, os quais permitiram formar uma análise teórica sobre o tema. Isto propiciou alcançar resultados que corroboram a hipótese inicial do estudo, a qual há condições favoráveis em Rondônia para que haja uma maior utilização da energia fotovoltaica em sua matriz energética, e isto contribuirá para a produção de energia mais limpa e sustentável futuramente. Isso porque, apesar dos obstáculos, a energia solar se mostra promissora, não apenas neste Estado, mas em todo o país. Portanto, entende-se a importância de as autoridades estaduais oferecerem maiores investimentos para a instalação desses sistemas, pelos benefícios relacionados a viabilidade econômica e as condições socioambientais apresentadas. Além disso, para que seja possível atender a população rondoniense que não dispõe de energia elétrica. Por fim, destaca-se a importância de mais pesquisas envolvendo essa valiosa temática.
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    O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva
    (2021) Rosa, Gabriele Daniele Domingos; Freitas, Sirley Leite
    O objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.
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    O papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19
    (2021) Silva, Iderlaine de Oliveira; Freitas, Sirley Leite
    A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo nas realidades educativas e no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19 e as ações administrativo-pedagógicas tomadas visando melhorar a forma de uso dos recursos didático-pedagógicos para aulas remotas e/ou ensino híbrido. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fruto de uma pesquisa bibliográfica a luz de autores descritos nas referências ao final do escrito. Com o estudo foi possível concluir que devido a pandemia da covid-19 necessidades diversas surgiram no espaço escolar. Novas estratégias foram necessárias e o gestor precisou direcionar e se reinventar para atender essas novas demandas. Com isso, surge a importância do gestor para fomentar no espaço escolar as TDICs, bem como, as ações necessárias a serem executadas durante a pandemia da Covid-19 para amenizar os problemas enfrentados no espaço escolar.
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    O Programa de aquisição de alimentos-PAA e seus benefícios na agricultura familiar no município de Cacoal/RO
    (2021) Santos, Vanis Celestino dos; Santos, Tiago Roberto Silva; Germano, Marcilei Serafim
    A Agricultura familiar é exercida por pequenos agricultores rurais onde o processo de produção é realizado por meio de mão-de-obra, basicamente no núcleo familiar. Esse tipo de produção realizada em família é considerado a principal atividade econômica em diversas regiões brasileiras, sendo de suma importância seu potencial na geração de emprego e renda no campo. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios socioeconômicos que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) proporcionam aos pequenos agricultores rurais. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de pesquisa utilizou-se o roteiro semiestruturado em entrevistas com os gestores das entidades responsáveis pela execução do PAA no município. Após a análise e posterior conclusão da pesquisa constatou-se que a participação no PAA proporcionou às famílias cadastradas a escoação da produção, a diversificação na renda familiar, o melhor aproveitamento da propriedade e o aumento na produção, o que resultou em melhores condições de vida às famílias agricultoras. Entre as expectativas dos responsáveis pela execução do programa no município, destaca-se a permanência do programa, o aumento no valor liberado para a execução e a inclusão de novos agricultores.
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    O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas
    (2022) Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da; Freitas, Sirley Leite
    Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.
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    Geopolítica e ideologia nos vídeos da Brasil Paralelo
    (2022) Alves, Carla Daiane Almeida; Alcântara, Mauro Henrique Miranda de
    Na história da humanidade a tecnologia foi um enorme avanço para a sociedade. A internet surgiu na época da Guerra Fria, pelos norte-americanos, para melhorar comunicação e diminuir ataques de inimigos. No final dos anos 90 a internet diminuiu as fronteiras e transformou o acesso e a construção do conhecimento. O Youtube é uma plataforma em que os usuários compartilham e visualizam conteúdos diversificado, e de todo tipo de qualidade. E é por esta plataforma que a empresa Brasil Paralelo vem produzindo conteúdos sobre História e Política do Brasil. Uma de suas produções, o “Congresso Brasil Paralelo”, buscou apresentar as premissas de onde parte a empresa para produzir seus materiais. Para esse trabalho, buscamos analisar o capítulo intitulado do “Impeachment do Apogeu a Queda”, o qual a Brasil Paralelo buscou analisar o processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff. As narrativas do documentário não partem de uma análise documental do período e do processo, tampouco do depoimento de profissionais que analisaram e estudaram o momento histórico. Identificamos que o material busca projetar a política ideológica da empresa, e como o impeachment colaborou na projeção e consolidação da direita no Brasil. O Objetivo desse trabalho é analisar as estratégias ideológicas e geopolíticas nas narrativas do vídeo. Partindo do conceito de análise de ideologia de Löwy e mitologias políticas de Girardet, analisamos o material e identificamos que a proposta do vídeo foi construir uma narrativa da direita sobre o processo.