Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)

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    O marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercial
    (2024) Souza, Bruno Lima Alves de; Carmo, Juliana Maria Lima do
    Diante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, empresas de diversos setores têm utilizado ações de Marketing para satisfazer as necessidades dos consumidores e incentivar a adoção de novos hábitos e costumes. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais em Marketing para definir e alcançar o seu público-alvo, de modo que elas têm destinado recursos e investimentos para maximizar o retorno midiático. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar as principais ferramentas estratégicas para a gestão comercial. Como objetivos específicos: explicar como funciona o marketing e a gestão comercial; identificar as ferramentas estratégicas no marketing; realizar um levantamento bibliográfico acerca da abordagem. Essa abordagem permite uma compreensão ampla da importância do marketing para a eficácia da gestão comercial de uma empresa. Tanto o marketing quanto a gestão comercial são essenciais para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se como um ciclo de grande relevância para o mercado.
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    Planejamento estratégico aplicado ao marketing
    (2024) Vellasques, Fabio da Silva; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    Este trabalho aborda a necessidade de uma estratégia de marketing empresarial sólida, destacando a importância do planejamento de marketing para identificar o público-alvo, compreender as demandas dos clientes e embasar decisões. A análise SWOT é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) internos e externos de uma organização, com ênfase na aplicação dessa análise no setor de marketing. A fundamentação teórica explora conceitos essenciais de marketing, sua evolução nas eras e as mudanças nas abordagens do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Destacam-se as transformações na percepção do consumidor, passando de uma visão centrada no produto para uma orientação voltada aos valores e necessidades sociais. O marketing é definido como um processo abrangente que envolve a criação, comunicação e entrega de valor ao cliente, além da gestão do relacionamento. A análise SWOT é apresentada como uma ferramenta dinâmica adaptável às mudanças na organização e no ambiente externo. A abordagem do Marketing 3.0 é discutida como uma evolução, enfocando os valores e necessidades sociais dos consumidores. O trabalho propõe a aplicação da análise SWOT no setor de marketing para contribuir para o crescimento da empresa. Em suma, este TCC busca proporcionar insights práticos para estratégias de marketing, destacando a importância de se adaptar às mudanças nas eras do marketing e incorporar valores no relacionamento com os consumidores. O objetivo deste trabalho é abordar a importância de uma estratégia de marketing empresarial utilizando a análise SWOT no setor de marketing para obter fatores de sucesso. É nessa análise SWOT nos permite uma compreensão profunda das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a análise, e com esses dados conseguiremos obter um melhor crescimento entre setores e buscas de novos clientes.
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    Políticas públicas para envelhecimento saudável em São Francisco do Guaporé/RO
    (Revista ft, 2023) Sousa, Ana Cleia Cardoso de; Nobre, Chimene Kuhn
    O objetivo principal deste Artigo foi trazer medidas pontuais de melhoria, efetivação e implementação de políticas públicas para a população idosa. Por meio de análise qualitativa, revisão literária, análise de documentos governamentais foi possível identificar pontos sensíveis a serem trabalhados pelos diferentes atores envolvidos. Sabendo do crescente aumento da população idosa e com base nas fontes que embasaram a pesquisa, as intervenções propostas foram pensadas no aumento da qualidade de vida, estimular um estilo de vida mais saudável, interação e bem estar social. A preocupação central versou sobre políticas públicas na busca de proporcionar uma experiência potencializadora da vida e uma possibilidade para o envelhecimento satisfatório
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    Recrutamento e seleção: proposta de intervenção em uma pequena empresa na cidade de Porto Velho/RO
    (IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2024) Alves, Beassaid Peixoto; Lima, Izabelle Gomes de; Oliveira, Micaele Náiade Lima Barros de; Silva, Alecsandro Marian da
    Entendendo a importância do processo de recrutamento e seleção e seus processos para o preenchimento de uma determinada vaga e o impacto da escolha, adotou-se a temática deste trabalho. Assim surgiu a proposta de intervenção em uma pequena empresa de vendas de acessórios para aparelhos eletrônicos na cidade de Porto Velho. Após a escolha do tema e metodologias adequadas para a fundamentação, ocorreu de forma natural, embasada e lógica a solução. O presente estudo visa contribuir no processo de escolha dos futuros talentos da organização visando aprimorar e otimizar o processo de seleção e atração de talentos. O surgimento da problemática veio diante a observação das autoras em situações vividas em experiências profissionais visto os desacertos que uma má seleção pode causar. Com a aplicação de questionário e pesquisas ficou evidente a cautela que deve haver para que a contratação de pessoas esteja alinhada entre o perfil e objetivo com a vaga proposta.
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    Os principais desafios para o setor hoteleiro durante a pandemia no estado de Rondônia
    (2023) Silva, Josué Amorim da; Lima, Váldeson Amaro
    O desafio de se apreender os impactos da pandemia no turismo, todavia, demanda uma análise transescalar, considerando as especificidades nacionais, regionais e locais, assim como aponta para a necessidade de uma abordagem multissetorial, dadas as particularidades dentro das Atividades Características do Turismo. Com esse acesso, o turista consegue encontrar todas as informações que precisa? Consegue fazer reservas, todas as informações necessárias correspondem à expectativa do turista interessado em conhecer a cidade e o local desejado? Alguns desses questionamentos vão de encontro à falta de planejamento para uma região com recursos naturais atrativos e com uma inquestionável vocação turística. Esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o funcionamento do Estado de Rondônia, identificar as deficiências encontradas por esses turistas que visitam o estado até hoje e suas belezas naturais. Aonde será utilizado o método bibliográfico, em que iremos buscar por opiniões diferentes de diversos autores sobre o mesmo tema. Chegando a conclusão, que a pandemia de Covid-19 causou impactos sem precedentes na indústria hoteleira global. Uma combinação de lockdowns e restrições de viagens resultaram em muitos hotéis tendo que fechar temporariamente ou operar com capacidade reduzida.
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    Proposta de intervenção para aplicação de metodologia just in time em uma empresa de pesca
    (2024) Morais, Fernando Antonio de Andrade; Chibiaqui, Eloiza Dal Pozzo
    O presente TCC visa descrever os principais aspectos de implantação do Sistema Just in time (JIT) em uma empresa de Piscicultura, sendo uma proposta de intervenção visando o aprimoramento do processo produtivo de forma a buscar a eliminação dos desperdícios. O objetivo da proposta de intervenção é reduzir os estoques de ração dos peixes Tilápia, tendo em vista a necessidade de diminuir os custos, uma vez que o armazenamento custa caro, além disso, melhorar a produção do peixe. No desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em artigos, livros, dissertações, dentre outros, mediante o levantamento bibliográfico acerca de assuntos relacionados a Just in Time e logística, buscando evidenciar os diversos efeitos da aplicação dessa ferramenta com o intuito de verificar as vantagens da implementação. Nos resultados espera-se que haja uma redução nos estoques da empresa, visando justamente manter o mínimo possível, possibilitando assim que haja redução dos grandes custos hoje apresentados dada a necessidade de armazenamento da ração do peixe tilápia, possibilitando assim que diminuísse a probabilidade de obsolescência ou deterioração do produto. Além disso, que não ocorra o desperdício de ração em demasia na alimentação dos peixes. Por fim, compreende-se que não haverá maiores problemas para aplicação da metodologia, pois, no caso, existe uma demanda periódica e a empresa é de pequeno porte, o que facilita a implantação da rotina no processo de abastecimento da ração.
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    Micro e pequenas empresas: uma análise no município de Theobroma, Rondônia
    (2024) Costa, Erlaine Gonçalves da Silva Dias; Gomes, Mical de Oliveira; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    O objetivo principal deste artigo é investigar o panorama das micro e pequenas empresas (MPEs) no município de Theobroma, localizado no estado de Rondônia. Este estudo se justifica pela significativa presença das MPEs na economia de Theobroma, muitas das quais são geridas por famílias. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e bibliográfica, utilizando entrevistas e análise documental para a coleta de dados. Os resultados deste estudo destacam a importância de uma abordagem integrada e colaborativa para promover o desenvolvimento das MPEs. Essa abordagem envolve a cooperação entre o setor público, o setor privado, as instituições de ensino e pesquisa, as organizações da sociedade civil e outras partes interessadas. A criação de redes de apoio e parcerias estratégicas pode fortalecer o ecossistema empresarial, facilitar o acesso a recursos e conhecimentos, além de promover a inovação e o crescimento sustentável das MPEs em Theobroma. Os resultados obtidos oferecem insights sobre o papel dessas empresas na geração de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico da região, além de identificar os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores locais. Conclui-se que o desenvolvimento de competências adequadas pode contribuir significativamente para a redução da mortalidade das MPEs, ajudando-as a se manterem no mercado.
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    A utilização de marketing em vendas
    (Revista ft, 2023) Castro, Geraldo Correia de; Gaspar, Guilherme Tadaki Tazo
    O presente artigo tem como objetivo geral demonstrar a importância dos métodos de Gestão Empresarial com a utilização de marketing em vendas. Para a realização desta pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A pesquisa compõe-se de referencial bibliográfico, onde se buscou opiniões de diversos autores sobre a temática, além da pesquisa de campo, efetuada por meio de um questionário. A problemática surgiu a partir da identificação dos impactos que os métodos de gestão com a utilização de marketing em vendas, têm dentro do setor empresarial local. Os resultados indicam que é necessária a implantação e manutenção de ferramentas de gestão aplicadas ao marketing em vendas que possam possibilitar a vantagem competitiva do negócio, além de cativar e fidelizar os clientes, em meio a um mercado de alta competição, constante mudanças e consumidores cada vez mais exigentes.
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    A utilização de técnicas de recrutamento e seleção como ferramenta de impulsionamento da qualidade de vida e produtividade na unidade do banco da Amazônia de São Miguel do Guaporé – RO
    (2023) Santos Filho, João Francisco dos; Silva, Marcos Carvalho da; Silva, Barbara Elis Nascimento
    Este artigo visa explorar as técnicas de recrutamento e seleção como ferramentas fundamentais para aprimorar a produtividade e a qualidade de vida no trabalho, dentro do contexto da administração pública. Fundamentado em uma revisão da literatura, o estudo destaca a importância de abordagens inovadoras e eficazes no processo de seleção de pessoal para organizações do setor público e como isso melhora a qualidade de vida no trabalho. A escolha adequada de colaboradores não se limita apenas às habilidades técnicas e experiência profissional, mas também se estende à avaliação de características pessoais, como aptidões interpessoais, valores e motivações. Esses fatores desempenham um papel crucial na formação de equipes coesas e na promoção de um clima organizacional positivo, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos funcionários. Portanto, esta pesquisa se insere em um contexto amplo de melhorias das relações de trabalho e na busca por estratégias que promovam um equilíbrio saudável entre o desempenho profissional e a satisfação pessoal dos colaboradores.
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    Marketing digital através das redes sociais
    (Research, Society and Development, 2023) Ferreira, Franciele Cristina Reis; Guardia, Gleison
    Este artigo tem como principal objetivo destacar a crescente importância do marketing digital, com foco nas redes sociais, como uma estratégia fundamental no mundo empresarial atual. O impacto das redes sociais na decisão de compra dos consumidores, ao divulgar produtos por meio de estratégias de marketing digital, é inegável. Dessa forma, a pesquisa concentra-se no entendimento da gestão do marketing digital nas empresas localizadas no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Rondônia, com ênfase nas atividades realizadas no aplicativo Instagram. A metodologia adotada neste estudo é de natureza exploratória e engloba uma abordagem quantitativa e qualitativa, com caráter descritivo. A pesquisa visa compreender como as empresas na região utilizam o marketing digital por meio das redes sociais, em particular o Instagram, para promover seus produtos e influenciar o comportamento de compra dos consumidores. Nesse contexto, o estudo busca analisar as estratégias adotadas pelas empresas, a frequência de postagens, o envolvimento do público e como essas táticas impactam suas operações de negócios. Compreender o cenário atual do marketing digital nas redes sociais é essencial para o sucesso das empresas e para a adaptação às demandas em constante evolução dos consumidores nesse ambiente digital.
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    Informática aplicada à gestão de negócios
    (2022) Paiva, Edinho Soares; Meneguelli, Mayra
    A Informática Aplicada à Gestão de Negócios é uma tecnologia que oferece suporte a todos os processos dentro de uma empresa. Diante disso é necessário discorrer sobre a Informatização. Primeiramente é importante destacar o papel da informatização dentro de uma organização. De acordo com Dias & Carvalho (2019), Informatizar significa agregar qualidade, eficiência e rapidez nas operações diárias, melhorando a produtividade da empresa. Entre os benefícios que podem ser listados estão informações mais precisas e atualizadas sobre o empreendimento, por exemplo, fluxo de caixa, controle de estoque ou acompanhamento de contas a pagar e contas a receber; melhores condições para que os colaboradores trabalharem com maior rapidez e precisão; qualidade no atendimento prestado ao cliente. Desse modo, a Informatização tem contribuído de forma significante para o processamento dos dados e transformação do ambiente corporativo, por exemplo, na elaboração de uma planilha com metas a serem alcançadas. Posteriormente é imprescindível citar as contribuições relevantes da informatização para o gerenciamento de um negócio. Através de equipamentos e softwares aplicados à gestão de negócios, a organização pode reunir dados e processar as informações que irão contribuir e apoiar nas as tomadas de decisões. Além disso, todo processo será automatizado, aumentando a segurança no controle deles e otimizando o tempo de processamento dos dados. Por fim, é notório o sucesso que se vê em empresas que investem na informatização, pois estão melhor preparadas, equipadas e capacitadas para se manterem no mercado competitivo.
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    A arte da luthieria transformada em um negócio lucrativo
    (2023) Oliveira, Jéssica Natalia de Souza Silva Chaves; Lima, Váldeson Amaro
    O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção em uma empresa de Luthieria, localizada na cidade de Piracicaba,no interior paulista, uma vez que a mesma já possui uma grande demanda por seus instrumentos, sendo reconhecido nacionalmente até mesmo pelos profissionais com sucesso no mercado musical brasileiro do gênero sertanejo. Esse diagnóstico foi realizado através de visitas in loco e entrevistas realizadas junto ao proprietário. Diante de todos os questionamentos auferidos através deste exercício, uma proposta de intervenção foi construída, com foco principal na parte comercial da empresa, como as estratégias de marketing que serão utilizadas para divulgação da sua marca, as estratégias de vendas utilizadas para fidelizar os clientes e captar novos, contribuindo para uma empresa com pilares sólidos que se manterá de forma segura no mercado.
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    A importância da cultura de feedback em empresas de telecomunicações
    (2024) Guimarães Lourival dos Santos; Oliveira, Sara Bello Aragon; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    A ferramenta de feedback consiste na coleta de dados de forma regular e consistente, que promove um crescimento e amadurecimento da empresa. O aumento significativo de reclamações em áreas como atendimento ao cliente, comprometimento com os serviços prestados e a qualidade de vida no trabalho nos chamou a atenção para avaliar a consolidação dessa cultura de feedback na empresa D. A. Serviços de Telecomunicações LTDA. A partir dessas preocupações conseguimos analisar a subestimação dessa ferramenta, avaliar o conhecimento dos gestores referente a ela e destacar a importância dela para diferenciar a empresa no mercado altamente competitivo. O método empregado teve como base pesquisas bibliográficas que incluem livros e artigos através de recursos online, e também, a própria coleta de dados na empresa. Através dessa busca ficou evidente em várias fontes que o feedback formal, quando documentado e assinado pelos envolvidos, pode impactar significativamente nos resultados obtidos.
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    Gestão comercial na cadeia de valor do café de agricultura familiar: estratégias de distribuição
    (Revista ft, 2023) Paganini, Lúbia Cristiane de Amorim; Duque, Patrícia Veronica Gomes; Guardia, Gleison
    Este estudo tem como objetivo principal abordar as dificuldades enfrentadas pelas pequenas propriedades familiares para gerenciar o cultivo do café como fonte de renda. Neste contexto encontramos alguns fatores que podem influenciar nos ganhos relativos a essa produção, como as condições para cultivo e o manejo de solo para que se torne viável o plantio. E o ensejo do estudo é idealizar através de uma gestão organizada essa estrutura familiar, bem como ressaltar as estratégias e mecanismos que possam impactar na distribuição adequada desses grãos ao consumidor final. E a promoção do bem-estar dos agricultores familiares, o fortalecimento da cadeia de valor do café além do desenvolvimento sustentável das comunidades agrícolas, se tornou um importante requisito no que concerne ao ramo, que por sinal é abrangido por diversas regiões do mundo, impactando diretamente na economia dos países.
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    A importância do código de ética para a boa gestão das pequenas empresas
    (2023) Oliveira, Jaqueline Ressurreição Camata de; Souza, Dôuglas de; Silva, Marcelo Juraci da; Lima, Váldeson Amaro
    O código de ética é de extrema importância para a boa gestão das pequenas empresas, pois estabelece um conjunto de princípios e valores que guiam o comportamento dos colaboradores e orientam as decisões da organização. Ele serve como um guia para promover a conduta ética, a transparência e a responsabilidade nos negócios. Este trabalho aborda a importância do código de ética para a boa gestão das pequenas empresas, destacando como esse instrumento promove valores e condutas responsáveis para o bom gerenciamento das mesmas. O objetivo principal é mostrar a importância da existência e aplicação do código de ética nas empresas, garantindo às mesmas transparências, responsabilidade nas ações empresariais e interpessoais, fortalecimento da reputação e da confiança junto aos interessados. A metodologia adotada baseia-se em estudo de caso e em pesquisas bibliográficas que explanam sobre o tema. Os resultados indicam que um código de ética bem elaborado, amplamente divulgado e executado é fundamental para construir uma cultura organizacional baseada em valores éticos, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Em suma, o código de ética desempenha um papel fundamental na boa gestão das pequenas empresas, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões éticas, construção de confiança, gestão de riscos, atração de talentos, cumprimento das leis e responsabilidade social, fortalecendo dessa forma a cultura organizacional e o sucesso a longo prazo da empresa.
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    Pilates Shirley Carvalho e o marketing digital como ferramenta impulsionadora de vendas
    (2023) Carvalho, Maria da Conceição Rufino Araújo; Leite, Maria da Guia Rufino Araújo; Manchinery, Alessandra Severino da Silva
    Ao considerar a transitoriedade ocorrida no mercado atual, com a chegada das novas tecnologias e mídias sociais, percebe-se que há uma concorrência acirrada entre empresas e profissionais no sentido de conquistar e fidelizar clientes, criando relacionamentos duradouros e, em consequência, aumentando a lucratividade. O marketing digital, um conjunto de estratégias utilizadas para promover marcas e empresas no ambiente virtual, torna-se uma ferramenta essencial na influência do poder de compra na atualidade. O objetivo do estudo foi analisar como o marketing digital influencia as vendas das microempresas como a PILATES SHIRLEY CARVALHO, que é uma empresa que trabalha na área do Pilates, ofertando serviços de reabilitação. A Pesquisa é baseada num estudo de caso. Assim, realiza-se um levantamento bibliográfico, a fim de construir o conceito sobre Marketing e vendas, acompanhado de uma análise do marketing digital e sua empregabilidade nas vendas em plataformas digitais. Em seguida, apresenta-se os resultados e discussões acerca da pesquisa. Para a coleta de dados, foram utilizados a aplicação de questionário junto a dona da empresa, análises das métricas das redes sociais - aumento de engajamento, seguidores e clientes. Logo em seguida, confrontou se os dados, realizando uma comparação das métricas antes e após a aplicação das estratégias do marketing digital, na conta do Instagram da empresa, para entender a perspectiva de ambos os períodos, e verificar se eles estavam convergindo ou divergindo em algum ponto. Foi verificado um aumento significativo em todas as métricas das redes sociais, no entanto, o número da procura pelos serviços teve, apenas, um crescimento razoável.
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    Marketing Digital: a influência dos meios de comunicação digital em lojas agropecuárias no município de Pimenta Bueno-RO
    (2023) Magipo, Adão Salazar; Sousa, Paulo Daniel de; Silva, Robson Almeida da; Lima, Váldeson Amaro
    Este trabalho aborda a temática do marketing digital e apresenta como objeto de estudo, a utilização das mídias sociais no varejo agropecuário do município de Pimenta Bueno-RO. Ultimamente as empresas têm desfrutado das ferramentas digitais como um modo de criar vínculos, estabelecer comunicação e contato de forma rápida e direta com o público de interesse, identificar as funções do marketing de relacionamento usadas na empresa atualmente e as que estejam mais apropriadas ao cliente, além de aplicar melhorias que possam ser colocadas em prática de maneira simples e imediata. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, que abrange a pesquisa exploratória e descritiva. O desenvolvimento das tecnologias proporcionou inúmeras maneiras de se firmar um espaço de diálogo e as organizações estão aprendendo sobre essas tendências e sobre as expectativas de explorar o que as novas mídias de relacionamento podem oferecer.
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    Relato de experiência : Gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo
    (2024) Fernandes, Adriana Ferreira; Neiva, Gleiciene Barbosa; Bulian, Maicon Melo; Carmo, Juliana Maria Lima do
    Ao considerar a gestão de pessoas em um ambiente corporativo, o bem-estar emocional dos funcionários torna-se um ponto central de preocupação. Em meio a esse viés, um dos males crescentes no ambiente corporativo é a ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo no âmbito das relações de trabalho, numa abordagem analítica do contido na Consolidação das Leis Trabalhistas, no Código Civil e na Constituição Federal. Para tanto, a ferramenta utilizada foi a busca pela internet, mediante a utilização das plataformas Scientific Electronic, Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), prática interventiva e dados obtidos através de pesquisas online alem de a formulação de um questionario aplicado em duas empresas de diferentes segmentos, visando o colhimento de novas informações que foram de suma importancia para contribuição e andamento do presente trabalho. Outrossim, tendo como base de pesuisas os seguintes termos: "gestão de pessoas" e "saúde emocional". Diante disso, conclui-se que a gestão de pessoas no ambiente corporativo deve se preocupar com a saúde emocional.
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    Marketing no ponto de venda
    (2023) Lima, Aguida da Silveira Cortes; Barbosa, Aleni Gonçalves; Pinto, Rita de Cássia Domingues; Lima, Váldeson Amaro
    O objetivo deste estudo é explorar a função do marketing digital no contexto dos pontos de venda. Considerando o marketing um tópico vital, relevante e contemporâneo, que aborda as estratégias e atividades desempenhadas tanto por empresas quanto por consumidores, que também está relacionado à forma como produtos e serviços são adaptados e adotados pelos vendedores e seus clientes, pergunta-se: se os pontos de venda tomassem medidas para melhorar os seus produtos e serviços, isso teria um impacto positivo na sua quota de mercado? Neste intuito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e um levantamento diagnóstico em uma empresa para abordar como ocorria o marketing no ponto de venda e propor medidas de intervenção relacionadas com a temática. Como resultados, são apresentadas uma matriz SWOT da empresa e uma proposta de intervenção. Por fim, observa- se que o Marketing desempenha um papel crucial na comunicação e conexão entre empresas e consumidores, tanto no mundo online quanto off-line. Para que essa interação seja eficaz, é essencial que haja uma maior harmonização entre os meios de comunicação e estratégias que não apenas atraiam e conquistem clientes, mas também se dediquem à construção de relacionamentos sólidos.
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    Proposta de intervenção contábil em uma microempresa de informática na cidade de Candeias do Jamari (RO)
    (2023) Lima Junior, Airton Rodrigues de; Pozzo, Eloiza Dal
    Neste trabalho o foco do estudo foi uma proposta de intervenção contábil em uma microempresa do setor de informática e serviços de Tecnologia da Informação na cidade de Candeias do Jamari, no estado de Rondônia. O objetivo principal foi analisar os principais problemas enfrentados pela microempresa devido à queda de receita no período pré e pós-pandemia. Para tal, foi utilizado uma pesquisa de natureza qualitativa, com foco em análise documental e intervencionista, na busca de averiguar as principais causas da queda de receita, e sugerir uma reestruturação da mesma. Ao final do trabalho de análise, foram apresentadas recomendações para a microempresa, com o intuito de propor uma reestruturação administrativa, contábil, financeira e fiscal, com foco no crescimento da mesma. Dentre as recomendações sugeridas, citou-se a adequação e regularização contábil e fiscal, a sugestão de implementação de sistemas de controle de estoque, controle de orçamento, receitas e despesas. Assim, mostra-se a importância de profissionais de gestão comercial e contabilidade qualificados, para auxiliar na reestruturação contábil, fiscal, gerencial e na tomada de decisões em micro e pequenas empresas.