Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Atendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História(2024) Lima, Bruna Santos; Custódio, Carla Kauany Mesquita; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo deste trabalho é demonstrar como as empresas podem alavancar estratégias de marketing para atrair novos clientes, impulsionar vendas e aumentar a visibilidade no mercado, alinhando as necessidades e objetivos organizacionais às práticas de marketing de maneira estratégica e integrada. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a evolução do marketing como um processo dinâmico, moldado por avanços tecnológicos e transformações sociais e econômicas. Na metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo foca em pequenas empresas, apontando que 70% delas obtiveram sucesso ao adotar estratégias digitais, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Foram analisados conceitos como os 4Ps, atendimento ao cliente e a necessidade de capacitação contínua, com recomendações para a integração eficaz do marketing em todos os departamentos da empresa. O artigo sugere que a adaptação ao marketing digital e o treinamento em atendimento ao cliente são essenciais para a competitividade e sustentabilidade dos negóciosItem Um estudo de caso sobre o gerenciamento de estoque de uma papelaria no município de Olivedos – PB(2024) Rodrigues, Pedro Paulo; Lima, Joadir Luiz deA gestão de estoques é essencial para o sucesso de empresas varejistas, especialmente pequenos negócios como papelarias, que enfrentam uma grande variedade de produtos e desafios relacionados à sazonalidade e variação da demanda. No interior da Paraíba, onde a economia é amplamente baseada em negócios locais, a eficiência na gestão de estoques torna-se ainda mais importante para a competitividade e sustentabilidade das empresas. A ausência de controle adequado pode resultar em desperdícios, perda de vendas e insatisfação dos clientes, comprometendo a lucratividade e a continuidade do negócio. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da gestão de estoques em uma papelaria no interior da Paraíba, evidenciando como a falta de práticas adequadas afeta negativamente o desempenho da empresa, resultando em menores vendas e clientes insatisfeitos. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, entrevistas com os proprietários e análise de documentos internos, utilizando metodologias exploratórias, descritivas e bibliográficas. Foi constatado que o desconhecimento dos proprietários sobre técnicas modernas de controle de estoque prejudica a reposição de produtos, pois o registro de vendas é feito manualmente. A adoção de um sistema informatizado de gestão de estoques é recomendada para otimizar o monitoramento dos produtos, prever a demanda futura e melhorar a eficiência do processo de reposição. Além disso, acordos com fornecedores e a implementação de práticas de reposição contínua podem contribuir para aumentar a satisfação dos clientes e a competitividade da papelaria no mercado local.Item Análise e proposta de melhoria de processos administrativos para micro empresa: um estudo de caso(2024) Veloso, Josilene Ferreira; Santos, Luciana Teodoro da Silva; Araújo, Luiza Raiane Silva; Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoJá imaginou uma empresa que está no ano atual, mas não utiliza ferramentas e procedimentos conforme o tempo atual? Desse ponto de vista, temos a ideia do quanto é importante a atualização e a modernização das ferramentas e estratégias para os diversos perfis de empresas. Com isso, neste trabalho, cujo foco são micro e pequenas empresas, são apresentadas algumas mudanças necessárias para aumentar as vendas e estratégias de marketing para que ocorra de forma mais orgânica, com as ferramentas atuais, e de forma a atingir diretamente os resultados da empresa. Após a realização de diagnóstico da empresa por meio de observação e de entrevista semiestruturada com a proprietária, foram sugeridas melhorias e propostas de implementação de sistemas com a sugestão de ferramentas e também o cálculo de investimentos que seriam necessários para melhorar o atendimento, a organização e o faturamento da empresa analisada.Item Ferramentas e estratégias de venda para pequena empresa por meio das mídias sociais Instagram e WhatsApp(2024) Araújo, Angélica Izidro; Oliveira, Gilvan Araújo de; Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoEste trabalho de conclusão de curso tem como finalidade pesquisar ferramentas de marketing digital por meio das redes sociais Instagram e WhatsApp, para fins promover o engajamento e promoção de vendas de uma microempresa, bem como testar que tipos de melhorias podem auxiliar na conquista de novos clientes e também fidelizar o público que já consome os produtos. A escolha dessas ferramentas, que são mídias sociais gratuitas, torna possível compartilhar fotos e vídeos capazes de gerar engajamento para a empresa. Após levantamento dessas ferramentas disponíveis, elaborar um plano de ação para implementação de estratégias poderá oportunizar à microempresa tornar-se competitiva no mercado, e atuante ao longo de todo o ano. Além disso, foi realizada análise SWOT para que o plano de ação e investimentos futuros sejam ainda mais assertivos.Item O uso das mídias sociais como estratégia de vendas: elaboração de uma plano de marketing em mídias sociais para uma lanchonete de Porto Velho(2024) Nobre, Marcilene Carvalho; Carmo, Juliana Maria Lima doDentro deste universo das mídias sociais onde empresas e pessoas oferecem produtos e serviços, está o consumidor que tem se mostrado cada vez mais interessado em consumir produtos de qualidade e com preços justos. Diante disto, surge o desafio de influenciar o poder de decisão de compra do consumidor. Esta pesquisa trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de desenvolver um plano de marketing com foco nas mídias sociais para uma lanchonete da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Inicialmente realizouse uma análise SWOT para identificar os principais pontos internos e externos da empresa e com base nestas informações, propôs-se um plano de marketing de acordo com as características da empresa e realidade do negócio.Item Espaços públicos e inclusão social: investigando dificuldades e caminhos para a acessibilidade(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Santos, Gzyely Do Nascimento; Souza, Jerffson Vinícius Lira de; Santos, Carmelo Suzarte dosEste trabalho investiga as dificuldades para a promoção da inclusão social nos espaços públicos do município de São José do Egito, em Pernambuco. A inclusão social é uma prática essencial para integrar indivíduos com deficiência e promover o patrimônio em uma sociedade diversificada. O estudo tem como objetivo compreender as principais barreiras para a inclusão social e proporcionar soluções que possam auxiliar na criação de um ambiente mais acessível e justo. Utilizando uma abordagem qualitativa, uma pesquisa analisou percepções da população local, coletadas por meio de entrevistas com moradores, trabalhadores e frequentadores de espaços públicos. As respostas destacam tanto os avanços na adaptação de estruturas físicas quanto os desafios persistentes, como a falta de informação e preparação para promover um acolhimento adequado. A análise revelou que, embora existam medidas de inclusão em alguns espaços, muitos ainda carecem de adequações essenciais. Este estudo conclui que um esforço conjunto entre governo, sociedade e família é necessário para superar as lacunas existentes e para que a inclusão social se torne uma realidade acessível e inclusiva para todos os cidadãos.Item Como a pandemia de covid19 afetou economicamente as pequenas empresas.(2023) Mrojinski, Ariel Santos; Eguez, Barbara Adelaide ParadaACovid-19 tem afetado, negativamente, a maioria das pequenas empresas em todo o mundo. Muitas empresas tiveram dificuldades devido à queda nas receitas decorrentes da diminuição do número de clientes e do aumento dos custos. E, embora algumas dessas empresas se mostraram capazes de se adaptar e prosperar durante a pandemia, a maioria enfrentou dificuldades, uma vez que elas tiveram que se adaptar aos diversos desafios, como a queda na demanda, a falta de insumos e a diminuição do número de clientes. Nesse contexto, a presente pesquisa, de caráter exploratório, buscar realizar uma revisão bibliográfica a respeito das estratégias desenvolvidas pelas pequenas empresas frente aos desafios impostos pela COVID-19. Para tanto, o estudo adota o seguinte objetivo geral: Identificar as estratégias desenvolvidas pelas pequenas empresas para superar os desafios econômicos da pandemia. A pesquisa apontou que a maior parte das pequenas empresas não parou de funcionar. Embora muitas dessas empresas deixaram de atender presencialmente, em contrapartida desenvolveram soluções para oferecer o atendimento, através de delivery, utilizando-se do serviço de motoboys e aplicativos.Item Marketing digital no Instagram para restaurantes universitários: estratégias de captação(2024) Ramos, Ana Talita da Cunha; Carmo, Juliana Maria Lima doEste estudo investiga o impacto do uso do Instagram como ferramenta de marketing digital no aumento da visibilidade e atratividade do Restaurante Universitário (RU) durante o horário do almoço. O objetivo foi analisar como as estratégias de divulgação visual, interações diretas e publicações de alta qualidade influenciam a frequência de comensais e a percepção do RU dentro da comunidade acadêmica. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, combinando dados quantitativos sobre a frequência de usuários e engajamento digital. Os resultados indicam que o uso eficaz de campanhas visuais, como fotos e vídeos das refeições, aumentou significativamente o número de estudantes que frequentam o RU no horário de almoço. Além disso, as interações com os usuários, como enquetes e publicações interativas, reforçaram o engajamento e a fidelização dos estudantes. Contudo, o impacto foi menos expressivo nos horários de café da manhã e jantar, sugerindo a necessidade de aprimoramento das estratégias para esses períodos. O estudo conclui que o Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação e a imagem do RU, atraindo um maior número de frequentadores e aumentando sua competitividade em relação a outras opções alimentares no ambiente universitário. Esses resultados podem servir como modelo para outras instituições interessadas em adotar estratégias digitais similares para serviços de alimentação.Item O papel do líder na criação de uma cultura organizacional inovadora(2024) Andrade, Karina Rodrigues; Santiago, Taiz Livramento; Pinheiro, Aline Gomes LopesO papel do líder é de fundamental importância nas organizações. O objetivo geral do presente artigo verificar tipologias de liderança por meio do levantamento bibliográfico. Para consolidar esta abordagem, foi avaliado o impacto do líder nos resultados da organização. Para alcançar o objetivo, foram estudadas as definições a diferença entre chefe e líder, além de analisar se os colaboradores se motivam com os tratamentos diferenciados pela diferença. O trabalho aponta algumas teorias sobre liderança e avalia a influência da motivação na vida das pessoas. Justifica-se como relevância deste artigo, a definição de liderança, a importância do líder nas organizações e a sua influência diante dos liderados e avaliando as melhores formas de se liderar uma equipe. As fontes bibliográficas buscadas foram llivros e sites, logo, estes são os instrumentos de pesquisa. Considera-se fundamental a importância que os líderes exercem nas organizações, garantindo o seu sucesso.Item Proposta de planejamento estratégico para uma MEI em Porto Velho(2024) Silva, Andrey Garcia da; Silva, Davy Ítalo Ribeiro daEste artigo tem como objetivo geral propor um planejamento estratégico para uma Microempreendedora Individual (MEI) de Porto Velho. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa básica com abordagem exploratória e revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas observações in loco e o proprietário respondeu a um questionário. Os resultados são apresentados em etapas: inicialmente, foi definida a natureza do negócio; em seguida, foram identificadas a missão e a visão da empresa, considerando que a MEI não possuía esses elementos como parte de sua cultura organizacional. A análise do ambiente da empresa foi conduzida com o auxílio da Matriz SWOT, que orientou os desdobramentos do plano estratégico. Por fim, elaborou-se um plano de ação com objetivos específicos para implementação na empresa estudada.Item Técnicas e qualidade de vendas no comércio varejista de vestuário em Campo Novo de Rondônia(2024) Santos, Reginaldo Ribeiro dos; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO presente estudo tem como principal foco abordar a importância das técnicas de vendas para o desempenho interno da empresa, demonstrando seu funcionamento e os impactos que causam no setor empresarial. O objetivo geral é descrever a efetividade das técnicas de vendas adotadas pela empresa estudada. Justifica-se através da importância do atendimento de qualidade ao cliente, que está vinculado à capacitação, qualificação e treinamento dos funcionários envolvidos. É necessário que os gestores utilizem as técnicas de vendas, acompanhem suas mudanças no mercado e façam uso personalizado em seus negócios. Tais técnicas possibilitam um atendimento com clareza e boa apresentação, agregando valor ao produto, além de oferecer todo o suporte necessário para que os vendedores atinjam suas metas, aumentando a credibilidade do negócio. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo, com resultados tratados de maneira direta. Foi realizada a tabulação das entrevistas de forma clara, aplicando-se dois questionários: um aos clientes e outro aos colaboradores, ambos com o mesmo intuito de demonstrar a qualidade no atendimento ao cliente. Com o levantamento e análise das informações ao longo da pesquisa, foi possível concluir que as técnicas de vendas contribuem para o crescimento e desenvolvimento empresarial, onde os vendedores demonstram a importância do cliente, utilizando métodos para melhor atendê-lo.Item A importância do plano de negócio para o microempreendedor individual na abertura de loja de cosméticos(2024) Ramiro, Eloíza Rodrigues; Ferreira, Leidiane da SilvaObjetivo: Enfatizar a importância do plano de negócio para os Microempreendedores Individuais na abertura de loja de cosméticos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde os dados foram coletados por meio de busca de artigos na base de dados da Acervo Mais e Google Acadêmico, aplicando o filtro de trabalhos em Português, publicados nos últimos 5 anos. Para análise dos resultados e discussão foram selecionados cinco trabalhos completos. Resultados: Quando se elabora um plano de negócios se tem uma visão mais clara e organizada sobre o empreendimento, assim, fica mais fácil estudar seus objetivos e mensurar os seus resultados e colocar as ideias em prática. Foi possível identificar, que o ramo de perfumaria e cosméticos é uma grande oportunidade para os Microempreendedores Individuais e o negócio se torna mais atrativo e lucrativo com a venda de perfumes, itens de maquiagem e produtos para cabelo. Considerações Finais: É viável a abertura de loja de cosméticos, em virtude da grande demanda de clientes e grande variedade de produtos, mesmo com a concorrência, mas é imprescindível desenvolver um plano de negócio para esse empreendimento.Item Educação para o empreendedorismo: desenvolvimento de um plano de negócios(2024) Silva, Nádia de Souza e; Carmo, Juliana Maria Lima doA educação para o empreendedorismo e o plano de negócios são determinantes e essenciais, mesmo em um pequeno empreendimento. As duas ferramentas juntas diferenciam um negócio organizado e atual, de um negócio que não transmite comprometimento. O tamanho da região a ser atendida não deve determinar o grau de instrução e planejamento, uma vez que ambos são importantíssimos na garantia de um futuro próspero para a empresa. Dessa forma, o presente artigo traz como tema central a orientação empreendedora e criação de um planejamento para iniciar um negócio em uma cidade pequena, no interior de Minas Gerais. O presente projeto de intervenção tem base na condição de muitas pessoas que possuem um sonho de abrir o próprio negócio, mas não sabem como transformar e aproveitar as ideias para que se tornem realidade. Por isso, torna-se crucial o conhecimento sobre o processo empreendedor, sobre os chamativos que um empreendedor deve ter e sobre o planejamento estratégico que precisa ser feito através do plano de negócios. A orientação empreendedora é contínua e deve ser sempre renovada e estudada, contudo se mostra ainda mais essencial no início, pois é o momento de maior impacto para o futuro do empreendimento.Item Escravidão contemporânea: herança do Brasil escravagista(2024) Neves, Cleber Alves; Lima, Joadir Luiz deA longa história da escravidão no Brasil deixou profundas marcas na trajetória do povo negro brasileiro, e vestígios de uma sociedade que, mesmo após séculos, ainda enfrenta desafios relacionados à exploração, crueldade e desumanização. Compreender o significado da escravidão contemporânea é crucial para identificar como ela persiste, quem são os responsáveis, quais são as vítimas envolvidas e em que contexto socioeconômico estão inseridas. É imperativo expor os avanços no combate ao trabalho análogo à escravidão e ressaltar a importância dos mecanismos de fiscalização para desmantelar, desencorajar e punir essa prática desumana. É fundamental também promover reflexão e conscientização em larga escala sobre os avanços em prol dos direitos dos trabalhadores, ampliando o debate sobre a transparência e auditoria na gestão comercial eficaz em todas as operações. Isso pode incluir a realização de auditorias regulares para garantir que as práticas trabalhistas estejam em conformidade com os padrões éticos e legais. A detecção e eliminação de qualquer forma de escravidão contemporânea deve ser uma prioridade nessas auditorias. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de revisão bibliográfica sobre o tema e legislações vigentes no enfrentamento ao trabalho em condição análoga à de escravo. Neste cenário, identificaremos os canais oficiais essenciais para reportar casos, os quais desempenham um papel crucial no combate à escravidão contemporâneaItem Técnicas e qualidade de vendas - em comércio varejista de vestuário na cidade de Porto Velho(2023) Toscano, Naiara Letícia da Silva; Meneguelli, Mayratécnicas e qualidade de vendas em comercio varejista de vestuário na cidade de Porto Velho, tem como principal foco abordar, a importância das técnicas de vendas para o desempenho interno da empresa, demonstrando o seu funcionamento e os impactos que causa dentro do setor empresarial. O objetivo geral é descrever a efetividade das técnicas de vendas adotadas pela empresa estudada. Justificando-se, através da importância do atendimento de qualidade ao cliente se vincula com a capacitação, qualificação e treinamento dos funcionários envolvidos. É necessário que os gestores utilizem as técnicas de vendas, acompanhe as suas mudanças no mercado, bem como fazer o uso personalizado em seu negócio, tais técnicas possibilitará um atendimento com clareza e boa apresentação, agregando valor ao produto, assim como oferecer todo suporte necessário para que os vendedores atinjam suas metas, aumentando a credibilidade do negócio. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo , com resultados obtidos através da pesquisa, sendo realizado a tabulação da entrevista, de forma clara, aonde foi aplicado dois questionários, sendo um aos clientes e outro aos colaboradores, ambos com o mesmo intuito, demonstrar a qualidade no atendimento ao cliente. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que, as técnicas de vendas contribuem, para o crescimento e desenvolvimento empresarial, onde os vendedores demonstram a importância do cliente, utilizado métodos para melhor lhe atender.Item A importância do marketing digital para o desenvolvimento do comércio(2024) Lopes, Pereira Claudinei; Reis, Roberto José dos; Costa, Ferreira Magna; Guardia, GleisonO presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar e descrever a importância do marketing digital para o comércio. A velocidade das mudanças econômicas e as oportunidades geradas pelas atuais tecnologias de informação e comunicação exigem que as empresas repensem continuamente seus negócios, analisando novos conceitos de marketing fazendo com que a discussão do caso se torna pertinente, pois o número de pessoas conectadas cresce cada vez mais, seja por computadores, tablets, celulares e outros meios. O uso dos meios digitais está cada vez mais vinculada ao nosso cotidiano, sendo assim, o marketing digital traz muitas vantagens para as empresas, principalmente em aspectos como crescimento, alcance e visibilidade.Item Projeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizados(2023) Ferreira, Anderson Lima; Silva, Gabriella Duarte da; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaEste estudo teve como principal objetivo elaborar um projeto de diagnóstico e intervenção em uma microempresa iniciante de artigos personalizados, como: convites, caixinhas, quadros; etc., visando a implementação de estratégias de captação de clientes. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com aspectos exploratórios, foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo e de uma entrevista não estruturada com a proprietária da organização para a compreensão da problemática e o levantamento de dados referentes à empresa analisada. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância de se proporcionar valor no mercado, por meio de planejamento mercadológico e análise dos stakeholders da organização. Nossa hipótese é de que a elaboração de estratégias estruturadas de marketing pode contribuir para a captação de clientes em microempreendimentos. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Kotler e Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé e Neves (2007), Lima (2014), entre outros autores que contribuíram para o desenvolvimento da análise. Verificamos que a análise revela que ao utilizar as ferramentas adequadas para o diagnóstico, elaboração e implementação das estratégias em marketing maximiza a viabilidade de atração de clientes, além de ampliar as relações com os stakeholders, a fim de manutenção e perpetuação da empresa no mercado.Item Segregação, tratamento e descarte final de resíduos sólidos hospitalares(2024) Rodrigues, Wanessa Porto Gomes; Pinheiro, Aline Gomes LopesEste artigo trata-se da importância dos Resíduos Sólidos de Saúde gerados no Hospital Regional Extrema. Neste trabalho será mostrado as etapas para o descarte dos resíduos originários pelos serviços de saúde, a legislação que normatiza e regulamenta o gerenciamento deste resíduo para que os estabelecimentos que trabalham com saúde possam realizar o correto gerenciamento, desta forma dando origem ao Plano de Gerenciamento de Resíduo de Saúde, que administra o passo a passo deste resíduo que vai desde a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final. A metodologia aplicada neste artigo consistiu em pesquisas bibliográfica, qualitativa-descritiva e análise em observação realizado nas dependências do Hospital Regional de Extrema, localizado em Extrema, 330 Km de Porto Velho/RO, sentido Acre.Item Descrição de cargos: importância no processo de organização de empresas(2024) Jesus, Rosangela Ribeiro de; Camargo, Hidalgo Lopes; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaEste trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da descrição de cargos como uma ferramenta essencial para gestores e profissionais que buscam aprimorar a eficiência organizacional em cada departamento da empresa. Este trabalho se justifica pela necessidade de implementar um mapa detalhado com a descrição de todos os cargos e funções da empresa. A metodologia desta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com foco em uma análise descritiva dos objetivos. Em termos de procedimentos, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica. Este estudo revelou que, ao elaborar um planejamento com descrições de cargos bem delineadas, a organização proporciona aos colaboradores uma maior clareza sobre o desenvolvimento das tarefas diárias, assim como sobre suas atribuições e responsabilidades. Esse nível de precisão na definição de funções eleva o capital intelectual da organização, tornando-a mais competitiva no mercado em que atua.Item Plano de negócios: um ateliê de refeições matinais naturais em Nova União - RO(2022) Batista, Cleilda Rodrigues; Rocha, Ingrid Werica de Souza; Francisco, Luís Fernando de Sousa; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo geral deste trabalho é propor metodologia que permita observar características locais para implantação de um comércio de alimentos ou refeições matinais, naturais ou artesanais, em Nova União-RO. Utiliza-se a ferramenta de Plano de Negócios para estruturar as áreas operacionais, de marketing e financeiras. A metodologia utilizada foi uma abordagem quantitativa assim como pesquisa bibliográfica, incluindo um plano de amostragem para captar as preferências locais em relação ao consumo de alimentos naturais. A proposta responde a uma crescente demanda por produtos sem aditivos químicos e considera a escassez de opções semelhantes no mercado local. O estudo também inclui projeções financeiras, como fluxo de caixa, playback e valor presente líquido (VPL), para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Entre as limitações do projeto, destacasse a ausência de aplicação prática da pesquisa devido à pandemia de COVID-19, o que sugere a necessidade de coleta de dados direta em futuras investigações para validação do modelo. Este trabalho contribui para o campo de gestão ao demonstrar o uso do Plano de Negócios como ferramenta estratégica, oferecendo uma metodologia adaptável para comunidades similares. Focando no fortalecimento da economia local e no incentivo a práticas de consumo sustentável, o estudo propõe um modelo que visa atender necessidades de mercado pouco exploradas, com potencial para aprimorar a qualidade de vida e a sustentabilidade na região.