Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 51
  • Item
    Escravidão contemporânea: herança do Brasil escravagista
    (2024) Neves, Cleber Alves; Lima, Joadir Luiz
    A longa história da escravidão no Brasil deixou profundas marcas na trajetória do povo negro brasileiro, e vestígios de uma sociedade que, mesmo após séculos, ainda enfrenta desafios relacionados à exploração, crueldade e desumanização. Compreender o significado da escravidão contemporânea é crucial para identificar como ela persiste, quem são os responsáveis, quais são as vítimas envolvidas e em que contexto socioeconômico estão inseridas. É imperativo expor os avanços no combate ao trabalho análogo à escravidão e ressaltar a importância dos mecanismos de fiscalização para desmantelar, desencorajar e punir essa prática desumana. É fundamental também promover reflexão e conscientização em larga escala sobre os avanços em prol dos direitos dos trabalhadores, ampliando o debate sobre a transparência e auditoria na gestão comercial eficaz em todas as operações. Isso pode incluir a realização de auditorias regulares para garantir que as práticas trabalhistas estejam em conformidade com os padrões éticos e legais. A detecção e eliminação de qualquer forma de escravidão contemporânea deve ser uma prioridade nessas auditorias. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de revisão bibliográfica sobre o tema e legislações vigentes no enfrentamento ao trabalho em condição análoga à de escravo. Neste cenário, identificaremos os canais oficiais essenciais para reportar casos, os quais desempenham um papel crucial no combate à escravidão contemporânea
  • Item
    Técnicas e qualidade de vendas - em comercio varejista de vestuário na cidade de Porto Velho
    (2023) Toscano, Naiara Letícia da Silva; Meneguelli, Mayra
    técnicas e qualidade de vendas em comercio varejista de vestuário na cidade de Porto Velho, tem como principal foco abordar, a importância das técnicas de vendas para o desempenho interno da empresa, demonstrando o seu funcionamento e os impactos que causa dentro do setor empresarial. O objetivo geral é descrever a efetividade das técnicas de vendas adotadas pela empresa estudada. Justificando-se, através da importância do atendimento de qualidade ao cliente se vincula com a capacitação, qualificação e treinamento dos funcionários envolvidos. É necessário que os gestores utilizem as técnicas de vendas, acompanhe as suas mudanças no mercado, bem como fazer o uso personalizado em seu negócio, tais técnicas possibilitará um atendimento com clareza e boa apresentação, agregando valor ao produto, assim como oferecer todo suporte necessário para que os vendedores atinjam suas metas, aumentando a credibilidade do negócio. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo , com resultados obtidos através da pesquisa, sendo realizado a tabulação da entrevista, de forma clara, aonde foi aplicado dois questionários, sendo um aos clientes e outro aos colaboradores, ambos com o mesmo intuito, demonstrar a qualidade no atendimento ao cliente. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que, as técnicas de vendas contribuem, para o crescimento e desenvolvimento empresarial, onde os vendedores demonstram a importância do cliente, utilizado métodos para melhor lhe atender.
  • Item
    A importância do marketing digital para o desenvolvimento do comércio
    (2024) Lopes, Pereira Claudinei; Reis, Roberto José dos; Costa, Ferreira Magna; Guardia, Gleidson
    O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar e descrever a importância do marketing digital para o comércio. A velocidade das mudanças econômicas e as oportunidades geradas pelas atuais tecnologias de informação e comunicação exigem que as empresas repensem continuamente seus negócios, analisando novos conceitos de marketing fazendo com que a discussão do caso se torna pertinente, pois o número de pessoas conectadas cresce cada vez mais, seja por computadores, tablets, celulares e outros meios. O uso dos meios digitais está cada vez mais vinculada ao nosso cotidiano, sendo assim, o marketing digital traz muitas vantagens para as empresas, principalmente em aspectos como crescimento, alcance e visibilidade.
  • Item
    Projeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizados
    (2023) Ferreira, Anderson Lima; Silva, Gabriella Duarte da; Erguez, Bárbara Adelaide Parada
    Este estudo teve como principal objetivo elaborar um projeto de diagnóstico e intervenção em uma microempresa iniciante de artigos personalizados, como: convites, caixinhas, quadros; etc., visando a implementação de estratégias de captação de clientes. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com aspectos exploratórios, foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo e de uma entrevista não estruturada com a proprietária da organização para a compreensão da problemática e o levantamento de dados referentes à empresa analisada. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância de se proporcionar valor no mercado, por meio de planejamento mercadológico e análise dos stakeholders da organização. Nossa hipótese é de que a elaboração de estratégias estruturadas de marketing pode contribuir para a captação de clientes em microempreendimentos. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Kotler e Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé e Neves (2007), Lima (2014), entre outros autores que contribuíram para o desenvolvimento da análise. Verificamos que a análise revela que ao utilizar as ferramentas adequadas para o diagnóstico, elaboração e implementação das estratégias em marketing maximiza a viabilidade de atração de clientes, além de ampliar as relações com os stakeholders, a fim de manutenção e perpetuação da empresa no mercado.
  • Item
    Segregação, tratamento e descarte final de resíduos sólidos hospitalares
    (2024) Rodrigues, Wanessa Porto Gomes; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    Este artigo trata-se da importância dos Resíduos Sólidos de Saúde gerados no Hospital Regional Extrema. Neste trabalho será mostrado as etapas para o descarte dos resíduos originários pelos serviços de saúde, a legislação que normatiza e regulamenta o gerenciamento deste resíduo para que os estabelecimentos que trabalham com saúde possam realizar o correto gerenciamento, desta forma dando origem ao Plano de Gerenciamento de Resíduo de Saúde, que administra o passo a passo deste resíduo que vai desde a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final. A metodologia aplicada neste artigo consistiu em pesquisas bibliográfica, qualitativa-descritiva e análise em observação realizado nas dependências do Hospital Regional de Extrema, localizado em Extrema, 330 Km de Porto Velho/RO, sentido Acre.
  • Item
    Descrição de cargos: importância no processo de organização de empresas
    (2024) Jesus, Rosangela Ribeiro de; Camargo, Hidalgo Lopes; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da descrição de cargos como uma ferramenta essencial para gestores e profissionais que buscam aprimorar a eficiência organizacional em cada departamento da empresa. Este trabalho se justifica pela necessidade de implementar um mapa detalhado com a descrição de todos os cargos e funções da empresa. A metodologia desta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com foco em uma análise descritiva dos objetivos. Em termos de procedimentos, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica. Este estudo revelou que, ao elaborar um planejamento com descrições de cargos bem delineadas, a organização proporciona aos colaboradores uma maior clareza sobre o desenvolvimento das tarefas diárias, assim como sobre suas atribuições e responsabilidades. Esse nível de precisão na definição de funções eleva o capital intelectual da organização, tornando-a mais competitiva no mercado em que atua.
  • Item
    Plano de negócios: um ateliê de refeições matinais naturais em Nova União - RO
    (2022) Batista, Cleilda Rodrigues; Rocha, Ingrid Werica de Souza; Francisco, Luís Fernando de Sousa; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    O objetivo geral deste trabalho é propor metodologia que permita observar características locais para implantação de um comércio de alimentos ou refeições matinais, naturais ou artesanais, em Nova União-RO. Utiliza-se a ferramenta de Plano de Negócios para estruturar as áreas operacionais, de marketing e financeiras. A metodologia utilizada foi uma abordagem quantitativa assim como pesquisa bibliográfica, incluindo um plano de amostragem para captar as preferências locais em relação ao consumo de alimentos naturais. A proposta responde a uma crescente demanda por produtos sem aditivos químicos e considera a escassez de opções semelhantes no mercado local. O estudo também inclui projeções financeiras, como fluxo de caixa, playback e valor presente líquido (VPL), para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Entre as limitações do projeto, destacasse a ausência de aplicação prática da pesquisa devido à pandemia de COVID-19, o que sugere a necessidade de coleta de dados direta em futuras investigações para validação do modelo. Este trabalho contribui para o campo de gestão ao demonstrar o uso do Plano de Negócios como ferramenta estratégica, oferecendo uma metodologia adaptável para comunidades similares. Focando no fortalecimento da economia local e no incentivo a práticas de consumo sustentável, o estudo propõe um modelo que visa atender necessidades de mercado pouco exploradas, com potencial para aprimorar a qualidade de vida e a sustentabilidade na região.
  • Item
    Marketing digital na gestão de empresas
    (2022) Oliveira Silveira, Isabella; Silva Júnior, Genival Gomes da
    Este trabalho tem como tema o Marketing Digital, e possui como objetivo o estudo das principais vantagens e a importância do Marketing Digital para as empresas e o mercado de trabalho em geral. O estudo deste trabalho buscou evidenciar que com os avanços das tecnologias e da era digital é cada vez mais essencial que as empresas e os pequenos empreendedores insiram o Marketing Digital em suas estratégias. Procurou também abranger as principais estratégias usadas dentro do Marketing Digital, e seus benefícios para o canal de comunicação entre as empresas e os seus clientes. Este trabalho consiste em demonstrar como a utilização do Marketing Digital pode ser o ponto chave para o destaque de uma empresa dentro de um mercado tão vasto como o que possuímos hoje, e como as estratégias podem ser utilizadas para gerar uma comunicação mais interativa e transparente entre as organizações os consumidores.
  • Item
    A importância do planejamento para as organizações empresariais do Pajeu em Pernambuco
    (2024) Costa, Ana Paula da; Costa, Erilane Lourdes Nunes da; Lima, Gilma Tereza de; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    O objetivo deste trabalho mostrar como uma organização pode crescer através do ato de planejar estrategicamente suas ações. Ao observar o cenário atual das organizações empresariais, situadas na região do pajeú do estado de Pernambuco, verificamos a importância de programar e criar os roteiros de desenvolvimento de atividades dentro das instituições, pois o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e isso faz com que essa ferramenta de gestão seja a cada dia mais fundamental para um bom desenvolvimento e para a obtenção de um resultado positivo, seja no trabalho dos colaboradores e até mesmo na concretização dos objetivos estipulados. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que centrada no papel do gestor e na importância do trabalho de uma equipe motivada, sendo assim foi possível averiguar como sendo um fator determinante para geração de bons resultados mediante as metas traçadas.
  • Item
    Desenvolvimento da equipe por meio de treinamento: proposta de intervenção em uma empresa no ramo de oficina de motos na cidade de Porto Velho
    (Revista Ft, 2024) Silva, Eder Gonçalves; Ferreira, Leidiane da Silva
    Este artigo traz os resultados da pesquisa bibliográfica, e qualitativa, que compreende o desenvolvimento da equipe por meio de treinamento, trazendo uma proposta de intervenção em uma empresa na cidade de Porto Velho. Os dados foram coletados por meio de: pesquisa bibliográfica, incluindo 03 (três) artigos públicos no google acadêmico, dentre eles os seguintes autores Leitão (2015); Delatorre (2017); Souza (2014). Neste texto, especificamente, foi trabalhado no ramo de oficina de motos para analisar o desenvolvimento da equipe por meio de treinamento. Com a pesquisa podese constatar a relevância sobre o tema, porém, dificuldades para se obter dados sobre o ramo estudado. E uma das conclusões a que se chegou foi que a falta de investimentos em treinamento em equipe de uma empresa, pode ser prejudicial, levando a trabalhos desmotivados, desatualizados e com menor produção. E desenvolver os colaboradores impacta diretamente na eficiência da mesma, pois o treinamento proporciona desenvolvimento profissional, equipes treinadas mais motivadas e produtivas nas suas atividades.
  • Item
    A importância do marketing digital na gestão comercial
    (Revista ft, 2024) Anjos, Tainá Aielen Fortunato dos; Lima, Joadir Luiz de
    O marketing é uma importante ferramenta da administração que as empresas usam como estratégia para chamar a atenção de seus clientes e conquistar novos. Ele tem como função auxiliar os gestores de empresas nos processos de decisões voltadas para os determinados tipos de mercado, posicionamento, vendas, clientes, dentre outros. O marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais, devendo a empresa saber qual o tipo adequado a ser utilizado, sendo que algumas empresas estão começando a optar além do marketing tradicional pelo marketing digital. Essa pesquisa tem como objetivo geral, descrever e analisar, por meio de um estudo de caso em uma empresa de roupa quais foram os impactos após a implantação das técnicas de marketing. O mundo digital vem permitindo que todos tenham acesso livre a diversos produtos e serviços. Desta forma, cabe ao empresário estar atento e atualizado ao fato de que isso pode influenciar diretamente em seus negócios. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, entrevistas a uma empresa que comercializa equipamentos de proteção individual (EPI), com base nesta pesquisa foi possível perceber a função/visibilidade que o marketing digital influência na comercialização e na captação de novos clientes e no aumento do faturamento.
  • Item
    Como o Marketing Influencia o discernimento de utilidade e inutilidade no mercado
    (IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2024) Pedroza, Maria Luiza Maltezo; Verley, Marileide de Oliveira; Gaspar, Guilherme Tadaki Tazo
    A função do Marketing é gerar valor para os consumidores e lucro para as empresas, esse processo é uma ação contínua com operações regulares que visa estruturar as atividades dentro do negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Na atualidade há uma infinidade de tipos de marketing, independente qual seja o tipo, a finalidade é sempre mostrar o produto, suas vantagens e valores de forma simples e direta gerando interesse em consumir. Em busca de tentativas para adaptar-se às mudanças do mundo cada dia mais globalizado, consumista e competitivo, as empresas tendem a adotar medidas estratégicas para conquistar e fidelizar o cliente à sua marca, produto ou serviço. O conceito de útil de acordo com o dicionário é definido como aquilo que tem uso ou serventia, que satisfaz uma necessidade, porém ao assistir uma propaganda ou ler um anúncio no jornal são criadas formas de fazer com que o telespectador se torne um possível consumidor assíduo. Ao passar do tempo, conforme o avanço dos estudos sobre como a psicologia funciona é nítido que as ofertas estão sendo planejadas de acordo com o público alvo, usando palavras chaves, situações que possam causar nostalgia ou até mesmo sentimento de pertencimento, assim como acontece com o marketing do filme Barbie, onde é possível observar vários easter eggs que somente aquele delimitado grupo acompanhante da vida da personagem irá conseguir entender tal conjuntura por completo. Deste modo, se faz necessário entender como tais técnicas são usadas nesse discernimento e como conseguem influenciar as pessoas sobre o que realmente seja útil ou não. Através dessa pesquisa com um questionário, pretendemos entender as técnicas e estratégias de vendas e negociações utilizadas.
  • Item
    Intervenção para otimização de gestão em clínica psicológica em Espigão D’Oeste/Rondônia
    (2023) Libardi, Eliana Sibim; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    A presente intervenção visa melhorar a gestão da Clínica Psicológica Vida Plena, localizada em Espigão D'Oeste, Rondônia. A clínica atende pacientes com problemas psicológicos e realiza avaliações para o Detran, o que resulta em uma demanda significativa. O estudo buscou adaptar a Metodologia Enxuta de forma ética e eficaz à área sensível da saúde mental, com o objetivo de otimizar processos internos, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. Utilizando da metodologia de abordagem qualitativa por meio da observação participante aliada à revisão de literatura, e com natureza aplicada, buscasse o aprofundamento da compreensão dos fenômenos estudados, investigando e compreendendo a dinâmica da problematização. O estudo ressalta os desafios da gestão Lean na área de saúde e a importância de métodos eficazes para equilibrar qualidade implementar uma cultura de melhoria constante. Também destaca a disseminação dos princípios de administração na área da saúde e a aplicação da Metodologia Lean para identificar ineficiências nos processos internos. No entanto, enfatiza a sensibilidade e complexidade da saúde mental e a necessidade de explorar os desafios específicos ao adotar a Metodologia Enxuta nesse contexto.
  • Item
    O marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercial
    (2024) Souza, Bruno Lima Alves de; Carmo, Juliana Maria Lima do
    Diante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, empresas de diversos setores têm utilizado ações de Marketing para satisfazer as necessidades dos consumidores e incentivar a adoção de novos hábitos e costumes. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais em Marketing para definir e alcançar o seu público-alvo, de modo que elas têm destinado recursos e investimentos para maximizar o retorno midiático. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar as principais ferramentas estratégicas para a gestão comercial. Como objetivos específicos: explicar como funciona o marketing e a gestão comercial; identificar as ferramentas estratégicas no marketing; realizar um levantamento bibliográfico acerca da abordagem. Essa abordagem permite uma compreensão ampla da importância do marketing para a eficácia da gestão comercial de uma empresa. Tanto o marketing quanto a gestão comercial são essenciais para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se como um ciclo de grande relevância para o mercado.
  • Item
    Planejamento estratégico aplicado ao marketing
    (2024) Vellasques, Fabio da Silva; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    Este trabalho aborda a necessidade de uma estratégia de marketing empresarial sólida, destacando a importância do planejamento de marketing para identificar o público-alvo, compreender as demandas dos clientes e embasar decisões. A análise SWOT é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) internos e externos de uma organização, com ênfase na aplicação dessa análise no setor de marketing. A fundamentação teórica explora conceitos essenciais de marketing, sua evolução nas eras e as mudanças nas abordagens do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Destacam-se as transformações na percepção do consumidor, passando de uma visão centrada no produto para uma orientação voltada aos valores e necessidades sociais. O marketing é definido como um processo abrangente que envolve a criação, comunicação e entrega de valor ao cliente, além da gestão do relacionamento. A análise SWOT é apresentada como uma ferramenta dinâmica adaptável às mudanças na organização e no ambiente externo. A abordagem do Marketing 3.0 é discutida como uma evolução, enfocando os valores e necessidades sociais dos consumidores. O trabalho propõe a aplicação da análise SWOT no setor de marketing para contribuir para o crescimento da empresa. Em suma, este TCC busca proporcionar insights práticos para estratégias de marketing, destacando a importância de se adaptar às mudanças nas eras do marketing e incorporar valores no relacionamento com os consumidores. O objetivo deste trabalho é abordar a importância de uma estratégia de marketing empresarial utilizando a análise SWOT no setor de marketing para obter fatores de sucesso. É nessa análise SWOT nos permite uma compreensão profunda das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a análise, e com esses dados conseguiremos obter um melhor crescimento entre setores e buscas de novos clientes.
  • Item
    Políticas públicas para envelhecimento saudável em São Francisco do Guaporé/RO
    (Revista ft, 2023) Sousa, Ana Cleia Cardoso de; Nobre, Chimene Kuhn
    O objetivo principal deste Artigo foi trazer medidas pontuais de melhoria, efetivação e implementação de políticas públicas para a população idosa. Por meio de análise qualitativa, revisão literária, análise de documentos governamentais foi possível identificar pontos sensíveis a serem trabalhados pelos diferentes atores envolvidos. Sabendo do crescente aumento da população idosa e com base nas fontes que embasaram a pesquisa, as intervenções propostas foram pensadas no aumento da qualidade de vida, estimular um estilo de vida mais saudável, interação e bem estar social. A preocupação central versou sobre políticas públicas na busca de proporcionar uma experiência potencializadora da vida e uma possibilidade para o envelhecimento satisfatório
  • Item
    Recrutamento e seleção: proposta de intervenção em uma pequena empresa na cidade de Porto Velho/RO
    (IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2024) Alves, Beassaid Peixoto; Lima, Izabelle Gomes de; Oliveira, Micaele Náiade Lima Barros de; Silva, Alecsandro Marian da
    Entendendo a importância do processo de recrutamento e seleção e seus processos para o preenchimento de uma determinada vaga e o impacto da escolha, adotou-se a temática deste trabalho. Assim surgiu a proposta de intervenção em uma pequena empresa de vendas de acessórios para aparelhos eletrônicos na cidade de Porto Velho. Após a escolha do tema e metodologias adequadas para a fundamentação, ocorreu de forma natural, embasada e lógica a solução. O presente estudo visa contribuir no processo de escolha dos futuros talentos da organização visando aprimorar e otimizar o processo de seleção e atração de talentos. O surgimento da problemática veio diante a observação das autoras em situações vividas em experiências profissionais visto os desacertos que uma má seleção pode causar. Com a aplicação de questionário e pesquisas ficou evidente a cautela que deve haver para que a contratação de pessoas esteja alinhada entre o perfil e objetivo com a vaga proposta.
  • Item
    Os principais desafios para o setor hoteleiro durante a pandemia no estado de Rondônia
    (2023) Silva, Josué Amorim da; Lima, Váldeson Amaro
    O desafio de se apreender os impactos da pandemia no turismo, todavia, demanda uma análise transescalar, considerando as especificidades nacionais, regionais e locais, assim como aponta para a necessidade de uma abordagem multissetorial, dadas as particularidades dentro das Atividades Características do Turismo. Com esse acesso, o turista consegue encontrar todas as informações que precisa? Consegue fazer reservas, todas as informações necessárias correspondem à expectativa do turista interessado em conhecer a cidade e o local desejado? Alguns desses questionamentos vão de encontro à falta de planejamento para uma região com recursos naturais atrativos e com uma inquestionável vocação turística. Esta pesquisa tem como objetivo geral, analisar o funcionamento do Estado de Rondônia, identificar as deficiências encontradas por esses turistas que visitam o estado até hoje e suas belezas naturais. Aonde será utilizado o método bibliográfico, em que iremos buscar por opiniões diferentes de diversos autores sobre o mesmo tema. Chegando a conclusão, que a pandemia de Covid-19 causou impactos sem precedentes na indústria hoteleira global. Uma combinação de lockdowns e restrições de viagens resultaram em muitos hotéis tendo que fechar temporariamente ou operar com capacidade reduzida.
  • Item
    Proposta de intervenção para aplicação de metodologia just in time em uma empresa de pesca
    (2024) Morais, Fernando Antonio de Andrade; Chibiaqui, Eloiza Dal Pozzo
    O presente TCC visa descrever os principais aspectos de implantação do Sistema Just in time (JIT) em uma empresa de Piscicultura, sendo uma proposta de intervenção visando o aprimoramento do processo produtivo de forma a buscar a eliminação dos desperdícios. O objetivo da proposta de intervenção é reduzir os estoques de ração dos peixes Tilápia, tendo em vista a necessidade de diminuir os custos, uma vez que o armazenamento custa caro, além disso, melhorar a produção do peixe. No desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas em artigos, livros, dissertações, dentre outros, mediante o levantamento bibliográfico acerca de assuntos relacionados a Just in Time e logística, buscando evidenciar os diversos efeitos da aplicação dessa ferramenta com o intuito de verificar as vantagens da implementação. Nos resultados espera-se que haja uma redução nos estoques da empresa, visando justamente manter o mínimo possível, possibilitando assim que haja redução dos grandes custos hoje apresentados dada a necessidade de armazenamento da ração do peixe tilápia, possibilitando assim que diminuísse a probabilidade de obsolescência ou deterioração do produto. Além disso, que não ocorra o desperdício de ração em demasia na alimentação dos peixes. Por fim, compreende-se que não haverá maiores problemas para aplicação da metodologia, pois, no caso, existe uma demanda periódica e a empresa é de pequeno porte, o que facilita a implantação da rotina no processo de abastecimento da ração.
  • Item
    Micro e pequenas empresas: uma análise no município de Theobroma, Rondônia
    (2024) Costa, Erlaine Gonçalves da Silva Dias; Gomes, Mical de Oliveira; Eguez, Bárbara Adelaide Parada
    O objetivo principal deste artigo é investigar o panorama das micro e pequenas empresas (MPEs) no município de Theobroma, localizado no estado de Rondônia. Este estudo se justifica pela significativa presença das MPEs na economia de Theobroma, muitas das quais são geridas por famílias. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e bibliográfica, utilizando entrevistas e análise documental para a coleta de dados. Os resultados deste estudo destacam a importância de uma abordagem integrada e colaborativa para promover o desenvolvimento das MPEs. Essa abordagem envolve a cooperação entre o setor público, o setor privado, as instituições de ensino e pesquisa, as organizações da sociedade civil e outras partes interessadas. A criação de redes de apoio e parcerias estratégicas pode fortalecer o ecossistema empresarial, facilitar o acesso a recursos e conhecimentos, além de promover a inovação e o crescimento sustentável das MPEs em Theobroma. Os resultados obtidos oferecem insights sobre o papel dessas empresas na geração de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico da região, além de identificar os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores locais. Conclui-se que o desenvolvimento de competências adequadas pode contribuir significativamente para a redução da mortalidade das MPEs, ajudando-as a se manterem no mercado.