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Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 4(CRV, 2023) Jesus, Sérgio Nunes de.Escrevo esta Apresentação ao quarto volume do Almanaque de Formação Continuada do Professor, em abril de 2023. O Brasil ainda está chocado com o assassinato de crianças em uma creche em Blumenau. Quatro crianças foram friamente assassinadas a machadadas e outras foram gravemente feridas. A motivação do crime permanece sem muito esclarecimento, mas muitas reportagens falam de “exibicionismo terrorista”. A esse sacrilégio, seguiram-se outros casos menores – mas não menos estarrecedores – de alunos esfaqueando colegas e professores. Há três dias, em uma escola pública próxima de minha casa (a cerca de 4 quadras), uma adolescente de 13 anos foi presa portando uma faca dentro da sala de aula. A alegação dessa criança foi de que precisava se vingar dos colegas que riram dela em sala. Ainda bem que a arma branca foi localizada antes de a menina cometer uma besteira ainda maior do que ir armada para a escola.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 2(CRV, 2021) Jesus, Sérgio Nunes deDepois do sucesso da primeira edição, o Almanaque de Formação Continuada do Professor chega a sua segunda edição, ainda mais recheado de conhecimentos variados e atualizados que, certamente, auxiliarão os professores em sua jornada pedagógica. Aliás, chega em um tempo difícil da caminhada docente em todo o mundo, tempo em que os professores tiveram que se reinventar, em que precisaram aprender novas tecnologias de informação e comunicação e em que tiveram que desenvolver novas aptidões didáticas para dar conta de uma realidade de ensino descorporificada, a distância, sem olhares, sem cheiros, sem presenças reais. Neste último ano que vivemos, não mais abraços, não mais pegar na mão para ensinar a desenhar as letras, não mais um bom dia caloroso, não mais a conversa pessoal, o olho-no-olho que tanto faz falta para o processo de humanização em sala de aula. Os tempos têm sido de dificuldades, mas têm sido de superação, a despeito dos muitos problemas iniciais. E tivemos que dar conta disso tudo sem parar de fazer, sem ter tempo para aprender com calma – as coisas continuaram a correr e tivemos que correr atrás delas!Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 1(CRV, 2020) Jesus, Sérgio Nunes deOs almanaques já fizeram parte da tradição cultural brasileira. Eram livros muito bem elaborados, que continham informações de diversas naturezas, formatos e temas, para os mais diversos gostos e que, por isso mesmo, permitiam uma formação geral ampla e democrática para os cidadãos letrados. É uma pena que os melhores almanaques existiram e fizeram sucesso em uma época em que havia tão poucas pessoas alfabetizadas no Brasil. Infelizmente, depois que se iniciou o processo de democratização – embora ainda não de forma plena – da alfabetização, os grandes almanaques praticamente sumiram do mercado. Em minha biblioteca, tenho alguns exemplares do Almanach Litterario que José Maria Lisboa publicou anualmente, em São Paulo, de 1876 e 1885. Ainda hoje, gosto de ler esses livros como se devem ler os almanaques: aos pedaços, sem compromisso, conforme a curiosidade vai pedindo e o tempo permitindo. Afinal, almanaques eram obras incríveis que traziam desde as informações da Bolsa de Valores e a cotação anual do café (sim, a cotação era anual naqueles tempos!) até poesias e contos literários de excelente qualidade. A isso se juntava História, Geografia, as últimas descobertas planetárias e até algumas informações sobre as novas leis promulgadas e a vida social da época. Um material riquíssimo que, à mesma luz do que ocorria com os almanaques europeus e norte-americanos, servia de instrumento eficaz na expansão cultural do Brasil letrado. Obras tão boas que ainda não perderam seu valor informativo, além, é claro, de seu valor histórico inestimável, pois eram um retrato dos interesses e dos fatos das sociedades a que atendiam.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 3(CRV, 2022) Jesus, Sérgio Nunes deHouve um tempo em que o professor era professor de tudo. Lá atrás na História, professores como Sócrates, Platão e Aristóteles ensinavam de tudo um pouco. Estudavam tudo, sabiam de tudo, falavam de tudo. Conhecimento era conhecimento, uma construção sem fronteiras, sem delimitações, sem barreiras além da nossa própria ignorância. E o professor era a criatura que, embora mortal e humanamente limitada por sua própria condição, vagava por todos esses campos, sem medo de conhecer nem de ensinar em espaços em que cada passo era uma descoberta e em que cada palavra uma realização criativa. Então os tempos mudaram. Depois da atuação de Aristóteles por meio de sua Academia e de suas obras, o conhecimento começou a se afastar do conhecimento. Isso mesmo: eu não errei o texto. É que o conhecimento das Letras (vou usar aqui os nomes modernos das áreas para entendermos melhor a coisa) começou a fugir do da Matemática e este do da Biologia e este, por sua vez, do da Sociologia [...] e, para nossa tristeza, os conhecimentos levaram junto seus estudiosos, que começaram a formar guetos de saber em que os de outras áreas não eram bem-vindos. Criaram-se até ‘estereótipos de sabedores’ e os que sabem das coisas da Letras começaram a ser vistos como se fossem sempre ‘assim-e-assado’ e os que sabem das coisas da Matemática, ‘fritos-e-cozidos’. Deplorável que os círculos de saber, entre eles as Universidades, tenham permitido isso!Item Almanaque de formação continuada do professor - edição especial, volume 3(CRV, 2024)A coleção Almanaque de formação continuada do professor – Edição especial, volume 3, reúne os textos em forma de ensaios feitos por ocasião da disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, da Rede Federal de Ensino (Rede Nacional – Polo IFRO) e ministrada pelos professores, Dr. José Henrique Duarte Neto (IFPE) e Dr. Sérgio Nunes de Jesus (IFRO). A construção dos textos é uma exigência da atividade acadêmica, na qualidade de produção final da disciplina. Como a sua nomenclatura sugere, Bases Conceituais em EPT assume, no currículo do programa, a condição de disciplina articuladora das dimensões teórico-metodológicas, para o tratamento de suas categorias fundamentais, como trabalho, educação e ser social. O seu objetivo, sugerido em sua ementa, consiste, em última instância, em tratar das categorias e conceitos fundamentais da educação em geral, e da educação profissional e tecnológica, em particular. Em outros termos, podemos afirmar que, a disciplina em questão estabelece em torno de si o que se convencionou chamar de fundamentos. Sendo estes de natureza ontológica, histórica, gnosiológica, epistemológica e axiológica. Desse modo, as referências de leitura e discussão se deram a partir de Marx e Engels, György Márkus, Mészáros, Saviani, Gramsci, Aníbal Ponce, Álvaro Vieira Pinto, entre outros autores marxistas, chamados à reflexão.Item A gestão do conhecimento no contexto amazônico: um estudo em cooperativas de crédito(CRV, 2018) Brito, Edmilson Maria deOs avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos têm proporcionado à disseminação do conhecimento em patamares até então inimagináveis. O achatamento do mundo descrito por Friedman (2007), em função desses avanços, culminou com o desaparecimento das barreiras geográficas e propiciaram o surgimento de novas metodologias e processos ao cenário mundial. As relações comerciais até então aconteciam apenas localmente ou entre os membros de blocos comerciais. Com o surgimento desse novo eldorado, várias empresas saíram de suas regiões de origem e fixaram-se em outras praças, países e continentes, passando a serem conhecidas como transnacionais. Dessa forma passaram a focar-se nos custos totais e principalmente nos custos relacionados à mão de obra, a adequação aos padrões internacionais de qualidade e também ao uso de novos tipos de matéria prima. O ingresso nesse ambiente organizacional abriu um horizonte novo e inexplorado, sendo um celeiro de novas experiências e também de mudanças culturais.Item Análise do discurso afinidades epistêmicas franco-brasileiras(CRV, 2016) Jesus, Sérgio Nunes de; Machado, Ida Lúcia; Santos, João Bosco Cabral dosEscolhemos os dois últimos parágrafos do livro Rouge Brésil (Vermelho Brasil), de Jean-Christophe Rufin para começar o Prefácio de um livro centrado em Estudos Linguísticos, o que pode parecer bizarro para mais de um leitor... Tentemos, pois, explicar porque elegemos Rufin como a voz que abre nossa coletânea. Mas, não poderemos fazer isso sem ainda mesclar mais um pouco esses dois pontos – o literário e o linguístico – aparentemente estranhos um ao outro.Item Análise do discurso afinidades epistêmicas franco-brasileiras (tomo II)(CRV, 2018) Jesus, Sérgio Nunes de.; Machado, Ida Lúcia.As trocas teóricas entre a França e o Brasil, no domínio da análise do discurso, já vêm de muitos anos atrás. A princípio, levadas a cabo apenas por alguns pesquisadores, tais trocas acabaram por se estender a vários outros, de diversas Instituições e Universidades brasileiras. Apesar da grande distância geográfica que, por vezes, separa tais pesquisadores, alguns deles se encontram e simpatizam um dia ou outro e decidem trabalhar juntos em pesquisas similares ou dissonantes. Foi esse o caso de dois pesquisadores que assinam esta Apresentação e que organizaram a coletânea. Após ter lançado, em 2016, o Tomo I de Análise do Discurso: afinidades epistêmicas Franco-Brasileiras, voltamos agora, quase dois anos depois, a unir nossos esforços (e o de nossos autores-colaboradores-pesquisadores do discurso) para o Tomo II sobre o mesmo tema. Aliás, agradecemos aos que aceitaram participar de mais uma aventura analítico-discursiva, atendendo aos nossos convites. Como o primeiro Tomo, este também foi feito sem angústias nem concorrências cansativas, mas, com afeto. Daí a liberdade de escolhas teóricas que os leitores verão nos capítulos que o compõem. Como analistas do/de discurso, esperamos ter conseguido, no Tomo II, como no que o precedeu, ter respeitado/acolhido com carinho nossos autores de língua portuguesa (do Brasil e de Portugal) e francesa.Item Discurso policial : a subjetividade em boletins de ocorrências (sob a perspectiva da violência doméstica)(CRV, 2011) Jesus, Sérgio Nunes deNo processo de contar aquilo que se ouviu, as liberdades oferecidas a cada sujeito quase sempre interferem no resultado que se obtém. Isso é definido claramente no ditado popular que serve de título a este breve prefácio. Entretanto, em determinadas situações sociais, especialmente aquelas em que se exigiria fidelidade total na reprodução de uma narrativa, como é o caso de boletins de ocorrências policiais, os chamados B.O., essas liberdades deveriam estar restritas ao cumprimento fiel da missão de reproduzir. E, ao que parece, não é isso o que ocorre.Item Aspectos ideológicos da linguagem figurativa relativa entre os estereótipos de "homem" e "mulher" no português brasileiro(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Borges, Maria Cristina Ramos; Ferrarezi Junior, CelsoO artigo pretende, utilizando dados colhidos na cidade de Lins, SP, (1995), mostrar o comportamento ideológico diferenciado entre “homem” e “mulher” ocorrente em discursos cotidianos no Brasil. Na atual condição de parte reacionária da sociedade brasileira, especialmente depois dos quatro anos de governo de extrema direita reacionária de Jair Bolsonaro, tais comportamentos parecem ter-se intensificado, a despeito de queda anterior até por volta de 2019. São atrelados a esse comportamento ideológico calamidades sociais como o aumento irrefreado de casos de feminicídio e de discriminação a mulheres e minorias ligada a questões de gênero. Cumpre ressaltar que o artigo não apresenta nem defende ideologias de cunho feminista, mas se rende a constatações decorrentes de pesquisa de campo.Item Depoimentos orais: aspectos teóricos-metodológicos em pesquisas no campo religioso(Editora V & V, 2023) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Reginaldo Conceição da; Azevêdo, Nara Dantas deSempre será um grande desafio para o pesquisador quando se ‘aventura’ numa seara didático-metodológico com trabalhos orais, principalmente no campo religioso. É válido considerar os vieses que permeiam esse campo, pois além de lidarmos com questões mítico-tradicionais – devemos também tomar cuidados ao ‘interpretar’ bases entre ‘Sagrado e o Profano’, pois delas partiremos de experiências particulares que podem fugir ao manejo do ‘pesquisador principiante’.Item A relevância da preservaçaõ do local de crime no processo penal(LIACF, 2023) Alves, Bruna Caroline Farias; Reis, Carlos Eduardo Rocha; Alves, Fernanda Cristina Rosa; Jesus, Sérgio Nunes deA preservação do local de crime desempenha um papel fundamental na aplicação do Processo Penal – esse que, por sua vez, influencia diretamente na busca pela elucidação da verdade e na administração da justiça. Dessa maneira, o tema destaca a importância da integralidade do local onde ocorreu o delito e fornece base fundamental para as diligências e nas investigações que podem ser eficazes e garantir maior validade nas evidências que, por ventura, serão apresentadas ao tribunal (a Justiça). Destarte, preservar o local de um delito contribui para a confiabilidade do processo, evita a contaminação das provas e assegura na aplicabilidade da Lei como materialização das provas condizentes na investigação da Polícia Judiciária.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosA formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume1 e volume 2.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 2(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosCaro leitor(a), pensar as práticas pedagógicas que estão inseridas no contexto educacional, tornam-se cada vez mais importantes no processo de ensino-aprendizado. Nesse viés, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, reúne textos que buscam abordar a diversidade das práticas docentes, com olhares outros de Norte à Nordeste, que representa parte desse país plural, denominado Brasil. Nessa perspectiva, desempenha papel fundamental na promoção do ambiente educacional, eficaz e significativo.Item O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeito(Editora e-Publicar, 2023) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes deO texto, a partir do aspecto histórico, busca apresentar apontamentos em relação à Base Curricular Nacional Comum (BNCC), no que tange ao período histórico da educação no Brasil em relação ao ensino da língua materna e suas implicações na formação do sujeito. Para compreender o proposto, torna-se necessário observar após o Brasil Império as normatizações que foram elaboradas para a formação linguística do sujeito no espaço social e o papel da escola nos saberes discursivos. O professor, peça essencial para a disseminação dos saberes, precisou buscar mecanismos e compreensões para orientar os caminhos no que se refere aos elementos tidos como básicos na educação básica em relação ao aprendizado da língua materna. Nesse sentido, verifica-se a necessidade de compreender o papel da escola enquanto espaço comunicativo no que se refere à formação social, discursiva e linguística por meio da diversidade cultural e sócio-econômica da identidade do sujeito.Item Língua e intertextualidade: perspectivas no livro didático de língua portuguesa(V & V Editora, 2024) Borges, Maria Cristina Ramos; Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO presente texto tem por finalidade, uma análise sobre a importância e as contribuições que as teorias linguísticas podem trazer na sala de aula, conforme as propostas das políticas educacionais e a elaboração dos livros didáticos para o Componente Curricular de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, tem-se como objeto de estudo a forma como é abordada a intertextualidade no Livro Didático (LD), tendo como base os norteadores descritos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A análise consiste em compreender o processo de construção – reprodução – transformação em relação aos sentidos implícitos e/ou explícitos na elaboração dos textos propostos nas atividades no que se refere à intertextualidade. Portanto, é notório como os recursos teóricos linguísticos podem contribuir no uso da língua, uma vez que, esta dialoga em sua multiplicidade de vozes.Item Da aplicação do direito na era digital: às influências tecnológicas na sociedade(CRV, 2024) Alves, Bruna Caroline Farias; Jesus, Aglaia Leticia Farias Nunes de; Jesus, Sérgio Nunes de; Valadares Neto, FranciscoO objetivo deste artigo é identificar os pressupostos legais com os quais a sociedade moderna passou a contar como resultado da ciência e da tecnologia, especialmente com o advento da Internet. Portanto, os princípios da Democracia Participativa e do Estado de Direito são apresentados a partir das concepções políticas que são intrínsecas à democracia. O direito enfrenta várias questões em decorrência da globalização, especialmente àquelas colocadas por uma sociedade baseada na informação e no conhecimento, em que a capacidade de uma nação de obter informações é crucial para seu progresso. As políticas públicas do governo brasileiro nesse novo cenário são destacadas pela aprovação da Lei de Acesso à Informação e pelos temas abordados pelo Supremo Tribunal Federal. Por fim, um novo marco civilizatório é explicado juntamente com as leis e os padrões éticos dessa nova sociedade.Item Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do professor alfabetizador sobre a linguística textual.(Editora Realize, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Lima, Edimar Silva de; Damasceno, Christiana de SousaEsta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino/aprendizagem, ela deve ser reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do individuo. Para tanto o processo de aquisição da linguagem inicia com as práticas do professor alfabetizador ainda nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante dessas reflexões a presente pesquisa tem como objetivo investigar os saberes do professor alfabetizar sobre Linguística Textual. Bem como, tem por objetivos específicos: identificar as práticas do professor através da linguística textual para a aquisição da linguagem escrita; ii. descrever a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita no Ciclo Alfabetizador; iii. analisar as práticas docen tes como meio de desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, pois teve como dados artigos, monografias e livros, que refletem sobre os saberes docentes necessários e como estes conduzem à uma prática eficiente e eficaz no processo de aquisição da linguagem escrita. Percebemos que ainda há muito o que se pesquisar, discutir e organizar nas práticas docentes, na academia e nas escolas sobre os saberes linguísticos no processo de alfabetização e sua real necessidade nas salas aula.Item Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daCaro leitor, cumprimos aqui a mesma responsabilidade em dialogar com os fatos, princípios e políticas sociais que fundamentam a linha editorial. Dessa maneira, apresentamos o volume 2, da coleção “Educação: reflexões políticas públicas e qualidade” com o propósito de não apenas apontar a diversidade temática, mas constituir princípios básicos educacionais que pululam nas práticas dos sujeitos em nossa sociedade. Assim, caro leitor(a), acreditamos na possiblidade de mudanças sociais, políticas e educacionais não apenas como ‘pontos de reflexões’, mas também na prática social e na qualidade que o sujeito estabelece em seu dia a dia – alterando, modificando e, ao mesmo tempo, ao contribuir por meio dessas ações históricas em nossa sociedade.Item Educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO cenário educacional brasileiro, desde os primórdios passa por (re)modelações essenciais ao processo evolutivo no que tange a relação ensino-aprendizagem, tendo como caminhos norteadores as políticas públicas em educação. Assim, a Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5” reúne em seus capítulos, relatos de pesquisa que buscam contribuir, de forma significativa para a prática expansiva na organização de uma educação de qualidade. Assim, ao pensar a educação, como um caminho que requer organização, planejamento, políticas públicas de qualidade e o fazer pedagógico, é fundamental para que tenhamos uma sociedade justa e pensante, apta para desempenhar suas funções sociais. Tal percurso, permitirá a formação de um cidadão crítico e social, enquanto posição sujeito que pertence a uma sociedade plural. Logo, esperamos que a Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5”, possa contribuir para a caminhada que envolvem a teoria e a prática docente. A formação contínua para o uso dos resultados das avaliações em larga escala no contexto escolar.