Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
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Navegando Trabalhos Acadêmicos por Curso "Especialização em Ensino de Ciências e Matemática"
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Item A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH(2021) Ferreira, Fabiana Girometto; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deSabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.Item A importância dos números decimais e o ensino voltado para a aplicação na vida cotidiana(2023) Maciel, Wandes Melo; Brasil, Rodrigo RuizÉ comum se ouvir dizer que a matemática é difícil de entender e aprender. Por vezes é apontada como algo que não é prazeroso de estudar. Em outros momentos, essa concepção chega a complicar mais ainda o entender dos números. É com base nesse sentido, que o objetivo do presente trabalho é mensurar a aplicação dos números decimais, bem como a sua importância na vida cotidiana, buscando a fácil compreensão. Os conhecimentos práticos direcionais para os números decimais e a percepção de que a aplicação da matemática facilita para o entendimento em processos relacionados aos cálculos cotidianos, cujo relacionamentos são fatores de importância para que a matemática possa ter seu papel colaborador com o desenvolvimento do cotidiano. Além da mensuração prática, há também o interesse em despertar nos bancos escolares as aplicações que envolvam os cálculos. Várias são as tentativas da docência, em buscar romper a visão acerca da matemática, desenvolvendo várias formas lúdicas de aprendizagem, e, por vezes, construindo uma análise de forma prazerosa ao aprender dos números decimais, ponto principal de estudo deste trabalho.Item A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática(2020) Camargo, Kelly Marion Silva de ; Pereira, Maily MarquesO presente estudo teve por objetivo propor a utilização de ferramentas didáticas como o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Tecnologias da informação e Comunicação –TIC’s, do lúdico e da contextualização de maneira a inovar as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, tendo como natureza qualitativa e justifica-se na problemática: que ferramenta didática utilizar para inovar o ensino da matemática, para que o mesmo se torne eficiente e significativo. Alguns métodos de ensino vêm se consolidando e inovando as práticas educacionais, ambos têm atingido resultados satisfatórios para uma educação inovadora. Ao concluir o trabalho percebemos que cabe ao professor decidir que método usar para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes, os recursos explanados neste artigo, são ferramentas indispensáveis para o êxito no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, pois permite que os saberes ensinados tenham sentido e novos significados para os alunos, na medida em que são utilizados em outros contextos fora dos muros escolares.Item A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural(2022) Silva, Hirislande Fernandes da; Pinho, Claudinei de OliveiraEste artigo apresenta um relato do uso dos jogos didáticos para auxiliar no aprendizado da tabuada no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Vilhena, Zona Rural– RO, para demonstrar a importância de um ensinar com metodologias lúdicas para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos no processo de alfabetização matemática. Enfatiza a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Descreve algumas dificuldades dos alunos na resolução de operações matemáticas, envolvendo principalmente a tabuada. Com a aplicação dos jogos observou-se que as aulas de matemática se tornaram mais significativas e o conteúdo envolvendo a tabuada tornou-se mais contextualizado, permitindo aos alunos obter melhores resultados de aprendizagem. A intervenção do professor e a criatividade ao abordar o assunto de forma lúdica fez com que os alunos se tornassem mais participativos e autônomos, buscando estratégias a cada desafio proposto, fato esse que fez a turma como um todo, avançar na aprendizagem matemática.Item Abordagens metodológicas no ensino de matemática para alunos autistas: um estudo bibliográfico(2025) Pelosi, Gislane Maria Machado e Silva; Syryczyk, Edilberto Fernandes.O objetivo central desta pesquisa é discutir os métodos e estratégias que promovem a aprendizagem de alunos autistas no Ensino de Matemática. É possível organizar e planejar atividades em grupo que favoreçam o desenvolvimento de conceitos matemáticos para estudantes com autismo. Este estudo apresenta grande relevância no sentido que propõe uma abordagem da educação matemática inclusiva em que busca superar barreiras e alcançar a integração plena desses alunos. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o Google Acadêmico como principal ferramenta para a extração de dados bibliográficos. Por meio da pesquisa foram evidenciadas categorias teóricas fundamentais, como políticas públicas, necessidades educacionais especiais e metodologias de ensino em Matemática. Também foi possível a identificação, de fatores e recursos metodológicos que podem tornar o trabalho pedagógico com alunos autistas mais eficiente. Essas abordagens permitem que o ensino de Matemática se torne mais dinâmico, envolvente e adaptado às necessidades de diversos alunos, incluindo aqueles com TEA. A aplicação dessas metodologias permite que a Matemática seja ensinada de forma mais concreta e visual, facilitando o aprendizado de alunos com dificuldades sensoriais ou de processamento de informações, características comuns no TEA.Item Algumas reflexões sobre as tecnologias digitais, ensino de matemática e o letramento digital(2025) Vieira, Sirlene Candido; Alencar, José InildoO presente artigo busca analisar a relevância e as possibilidades em desenvolver o letramento digital (LD) dos professores, de forma que possam reconhecer as Tecnologias Digitais (TDs) disponíveis e buscar utilizá-las de forma coerente, criativa e reflexiva, às práticas pedagógicas, com ênfase no ensino de Matemática. Tem por objetivo refletir e investigar as implicações e os caminhos voltados para o uso das TDs no ensino, e como a BNCC concebe o LD. Analisam-se as contribuições do uso das TDs no processo de ensino de Matemática, assim como a utilização de softwares educativos como ferramenta para abordar conteúdos de Matemática, em especial o software GeoGebra. Procura-se identificar as competências e habilidades que se esperam que sejam desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo possui uma abordagem qualitativa. Como aporte teórico foi utilizado Brasil (2018), D’Ambrosio (1996) e Valente (2005) entre outros. No decorrer da investigação, identificou-se a contribuição da utilização de softwares educativos, que facilita a construção de aprendizagens significativas de forma dinâmica e interativa. Destacou-se o software GeoGebra e suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, que permitem a visualização e a exploração com várias possibilidades. A partir desta pesquisa, estamos certas que é essencial que os professores explorem habilidades de LD, exercer protagonismo na vida dos estudantes durante as práticas escolares, tanto na vida pessoal quanto na coletiva. É fundamental que consigam utilizar diferentes recursos de forma crítica e autônoma. Apontou-se que a BNCC contempla o LD como competência/habilidade a ser alcançadas ao longo da Educação Básica.Item Aprendizagens significativas: reações químicas envolvidas na preparação de um bolo(2025) Gomes, Kátia Iara Ribeiro; Silva, Lucineia Pacheco de Sousa; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deEste artigo, intitulado “Aprendizagens Significativas: Reações Químicas Envolvidas na Preparação de um Bolo”, explora de forma contextualizada a aplicação prática da bioquímica, uma área fundamental da disciplina de química, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), município de Vilhena – RO. A pesquisa, de abordagem qualitativa, viabilizou o experimento aproximando a teoria da prática, objetivando a compreensão dos conteúdos de química e bioquímica de forma interdisciplinar. Realizou-se a oficina com ênfase nos aspectos significativos da prática contextualizada, observando as reações químicas na preparação de um bolo, a qual possibilitou aos alunos desenvolver habilidades e competências nos conceitos básicos da química. Comprovou-se, por meio de questionário prévio e após aplicabilidade do experimento, que os alunos conseguiram aprender os conceitos nas reações químicas, igualmente de que a bioquímica utiliza métodos da química. Ressignificando os conceitos científicos fundamentados na teoria/prática, desta forma, a compreensão teve significância no cotidiano dos alunos.Item Desafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental(2021) Oliveira, Claudilene Vendrametto; Syryczyk, Edilberto FernandesO presente artigo teve como finalidade identificar quais os fatores que dificultam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta de ensino na disciplina de matemática. A escolha do tema surgiu da necessidade evidenciada, na atual conjuntura, com a crescente integração da tecnologia no curriculo escolar, de se discutir os desafios e possibilidades quanto a sua utilização no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Vários estudos têm apontado para o uso das tecnologias como estratégia capaz de tornar mais eficiente e significativa à aprendizagem dos alunos, nessa área do conhecimento, assim como, para os desafios impostos ao processo educativo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual foi adotado como método o estudo bibliográfico viabilizado por meio da busca em sites acadêmicos em livros, artigos e teses, fundamentando-se em bases legalmente constituidas como a BNCC e os PCNs e autores como: Lévy (1999), Pereira e Chagas (2016), Ribeiro (2012), Syryczyk (2012), dentre outros. Concluiu-se que é preciso haver investimento na formação inicial e continuada dos educadores matemáticos, nas questões estruturais, e na disponibilização de recursos para que estes profissionais possam desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos e conceitos básicos da matemática, já que inúmeras pesquisas têm revelado a eficácia desse recurso no ensino, da mesma forma, apontam para a relevância da inclusão digital, em especial, para os aspectos relacionados ao uso consciente dessas tecnologias e a falta de recursos financeiros em adquiri-lasItem Dificuldade de aprendizagem em matemática na turma do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola, localizada na zona rural do município de Nova Mamoré - RO(2022) Guedes, Rosivan de Lima; Morro, Marcus Vinícius da ConceiçãoO artigo tem o objetivo explanar e entender as dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina da matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental II, da E.M.E.I.F. Marechal Cândido Rondon, Município de Nova Mamoré. Com experiências de alguns anos ministrando aulas nessa instituição, somados a relatos de outros professores, com observações e indagações surge o interesse de entender o fenômeno persistente nessa série com o passar dos anos. Por ser uma escola atípica da região amazônica, fronteiriça com a Bolívia, algumas problemáticas são geradas o que influência no aprendizado dessas crianças. Foram levantados e analisados dados documentais, como diários, PPP (Projeto Político Pedagógico), além de outros periódicos especializados na área para uma pesquisa qualitativa, com indagações pessoais no cotidiano. Nota-se que o processo de aprendizado dos alunos é deficitário, além dos fatores interpretativos, abstrativos das leituras e escritas matemáticas que são perceptíveis. Outros fatores impactantes são visíveis como, forma de vida dos estudantes, uma vez que se trata de famílias da zona rural, onde a ajuda com o trabalho no campo é uma realidade. Somado a isso, tem-se os fatores climáticos, pois por se tratar da região amazônica, as chuvas persistentes no início do ano letivo prejudicam o acesso escolar, acarretando à diminuição da carga horária das disciplinas. Logo, com base no estudo do processo ensino-aprendizado em matemática desses alunos, e esses problemas, vê-se como possíveis soluções a elaboração de uma grade curricular e um calendário escolar diferenciado para contemplar os danos sofridos, além do mais fica evidenciado a necessidade de se trabalhar mais práticas que envolvam a vida no campo. Desta forma, associando assim, a realidade local, e projetos onde intercalam teoria e prática.Item Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas(2023) Côra, Letícia; Ferrete, Jaqueline AidaAs aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.Item Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.Item Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química(2023) Melo, Elhda Rodrigues; Clemente, Mateus AparecidoO mundo tem vivenciado uma evolução contínua no campo da educação, especialmente, na área das tecnologias, as quais têm papel imprescindível no ensino-aprendizagem da Química, visto, que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido essencial para aprimorar o conhecimento nessa área. Logo, é importante o emprego de jogos didáticos para melhorar o ensino de todas as disciplinas, já que essa forma pode dinamizar as práticas profissionais. Atualmente, a necessidade de uma educação mais acessível e dinâmica que vise preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, desse modo, o ensino deve atender também anseios daqueles que circunstancialmente se evadiram da escola devido às dificuldades enfrentadas. Ressalta-se, que o discente presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não dispõe de tempo e base necessária para uma boa aprendizagem do conteúdo, demonstrando sua dificuldade em aprender o que lhe foi proposto. O estudo teve como objetivo abordar a EJA delineando as complexidades e os meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. A metodologia para a fundamentação do trabalho consiste na revisão sistematizada desenvolvida a partir de buscas em bases de dados, dentre as quais destacam-se: o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Empregou-se como as seguintes palavras-chave: ensino de Química, evasão escolar, educação de jovens e adultos, as tecnologias e o ensino da Química. Foram selecionados estudos publicados nos bancos de dados no período de 2005 a 2023. Quanto aos critérios de inclusão na pesquisa, utilizou-se estudos de autores que demonstraram a relevância do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais formas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em Química, especialmente, por meio os jogos didáticos e de equipamentos tecnológicos como: tablets e smartphones. Nesse presságio, selecionou-se 35 artigos e os demais foram excluídos por não apontarem como alguns meios podem facilitar o ensino e aprendizagem da Química.Item Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento(2021) Mateus, Géssica Karen; Ferrete, Jaqueline AidaEstudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissionalItem Evolução biológica: uma análise das concepções de estudantes do ensino médio do oeste mato-grossense(2023) Reis, Jucimar Silva dos; Silva, Rodrigo SimôesEste estudo objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre a evolução dos seres vivos em uma escola pública de Mato Grosso. A partir dos principais equívocos e indecisões identificados, busca-se incitar reflexões sobre a necessidade de redefinir as práticas pedagógicas de professores de Ciências e Biologia no Ensino de Evolução Biológica. Este trabalho é fundamentado em estudos de Dobzhansky (1973), Meyer e El-Hani (2005), Mayr (2009), Oliveira e Bizzo (2011), Oliveira, Bizzo e Pellegrini (2016), Reis et al. (2017), Araújo e Paesi (2021), entre outros. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário a 50 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro-MT. O questionário, aplicado em agosto de 2022, abrangia questões sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e 20 itens, em uma escala Likert de três pontos, relacionados à evolução dos seres vivos. Os estudantes foram solicitados a expressarem sua concordância, discordância ou indecisão em relação a cada tópico. Nos resultados, apesar de 86% dos estudantes afirmarem ter estudado evolução biológica na escola, foram identificados entendimentos e concepções equivocados sobre o tema. Por exemplo, 88% e 70% dos estudantes, respectivamente, acreditam que os seres vivos evoluem para se adaptarem ao meio e que a evolução biológica é sinônimo de progresso e aperfeiçoamento. Além disso, 72% dos estudantes acreditam que a evolução acontece ao longo da vida de um ser vivo; 60% e 46%, respectivamente, têm dúvidas sobre o local de origem e a idade estimada da espécie humana, segundo a ciência; e 58% acreditam que Darwin foi o pioneiro nos estudos sobre a evolução dos seres vivos. Os resultados apontam para a necessidade de abordar de forma mais crítica algumas questões no Ensino de Evolução Biológica, com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais profunda, pelos estudantes, dos tópicos relacionados à evolução.Item Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios(2020) Mateus, Fernando Henrique; Ferreira Neto, AntônioO presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.Item Formação continuada dos professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Vilhena-RO(2022) Andrade, Eneas Vieira; Amorim, Alvino Moraes deO presente trabalho tem como objetivo identificar o processo ensino – aprendizagem do ensino de matemática através do ensino médio nas escolas estaduais no município de Vilhena RO, analisando a formação dos professores e investigando com os docentes sobre as atividades de formação continuada realizada nos últimos anos. Sobre a formação de professores no nosso país, com destaque para a formação continuada, pode-se afirmar que está aparece de forma muito fragmentada, construída a partir das tentativas executadas, o que nos faz repensar a necessidade das condições de trabalho dos docentes e a sua trajetória histórica no Brasil. Na formação continuada, o docente precisa estar sempre se atualizando, estudando e buscando novas maneiras de se qualificar em sua profissão, prosseguindo com uma formação contínua, de forma a melhorar suas competências. Apesar das dificuldades, a prática pedagógica deve estar em primeiro lugar, uma vez que para concretizar esses cursos tempo e dedicação são necessários. Pode-se citar ainda o caráter social e político que a História da Matemática possui nas escolas, podendo ser usada nas questões curriculares. Torna-se, portanto, uma ferramenta a ser explorada como uma ciência libertadora do raciocínio, que pode ser criticada e construída, a fim de fazer do aluno um ser pensante e um cidadão capacitado diante a sociedade. Através do resultado da pesquisa, será demonstrado o nível de qualificação dos professores de matemática que atuam no ensino médio no município de Vilhena, além da avaliação de como esses docentes têm se capacitado em formação continuada nos últimos cinco anosItem Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO(2020) Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima; Meireles, Marcos Vinícius da CostaEste artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.Item História da Matemática: recurso metodológico para associação de conteúdos Matemáticos(2018) Klein, Lucas Noel Almeida; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo investigar a história da matemática como metodologia de ensino e como aplicá-la em sala de aula vinculando-a aos conteúdos da disciplina de matemática. O estudo ancora-se em autores com trabalhos direcionados a história da matemática como, Chaquiam (2015), D´Ambrósio (2009), Eves (2011), entre outros estudiosos da referida área e em pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de Cacoal no estado de Rondônia e foi desenvolvida em três etapas sendo elas: Aplicação de questionário destinado aos docentes, aplicação da metodologia história da matemática vinculada aos conteúdos matemáticos envolvendo docente e alunos e por fim a entrevista realizada com o docente para verificar a eficácia da metodologia. Concluímos que a pesquisa alcançou seu objetivo antes traçado, pois a metodologia que foi aplicada foi bem avaliada, conforme evidenciado na entrevista concedida pelo professor participante do estudo.Item Impactos das mudanças climáticas em propriedades rurais: um estudo sobre as percepções dos produtores rurais nos de Comodoro-MT e Vilhena-RO(2025) Resende, Edilaina Siqueira Pereira; Sousa, Aparecia GasguezDe acordo com o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC, 2021), as atividades humanas podem causar um aumento superior a 1,5 °C na temperatura do planeta até 2030, em comparação aos níveis da era pré-industrial o que gera fenômenos climáticos extremos. Estes, por sua vez, prejudicam atividades importantes como a agricultura, que dependem dos recursos naturais, afetando especialmente os agricultores familiares, essenciais para a produção de alimentos em escala global (UNFCCC, 2007). No eixo da Amazônia Meridional, região de grande importância para a normalização climática global por causa da sua ampla cobertura florestal e dos recursos hídricos, os efeitos das transformações climáticas já se fazem presentes de forma preocupante. O desmatamento e as queimadas intensas, devido à pressão econômica e pelo aumento da fronteira agrícola, têm acrescido a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e diminuído a habilidade da floresta amazônica de desempenhar seu papel como sumidouro de carbono (Fearnside, 2002)Item Inovação na educação a distância: abraçando os desafios tecnológicos(2022) França, Rose Tania Pereira; Santos, Igor Feijó dosA crescente integração da tecnologia na educação torna necessário projetar novas formas de organizar e oferecer educação. Nesse contexto, este artigo aborda a educação à distância, destacando os eventos históricos dessa modalidade, os desafios e caminhos para tornar a educação à distância mais presente e logrando êxito no cenário educacional. Acredita-se que a EAD não serve apenas para preencher as lacunas do sistema educacional, mas se torna um elemento regular dos sistemas educacionais atuais e pode contribuir para a democratização do acesso à educação, se implementada em uma perspectiva aberta e integrada com o ensino tradicional. Posto isto, é de fundamental importância que as instituições de ensino considerem incorporar habilidades humanas e tecnológicas ao que tange o ensino e aprendizagem tendo como princípio o acesso à educação por meio do ensino à distância, principalmente àqueles que se situam em áreas remotas e/ou que possuam alguma limitação para o aprendizado presencial.