Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 840
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância da leitura literária para a resolução de problemas interpretativos no ensino fundamental I(2004) Rezende, Patrícia Aparecida Silva; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA matemática muitas vezes pode ser vista como a Rainha de Copas do livro do Lewis Carroll, alguém que sempre diz: “Cortem as cabeças!”. No entanto, ela só é vista assim por não ser compreendida. Diante dessa circunstância, o professor precisa criar um método para solucionar esse e diversos outros problemas. Neste trabalho, abordamos a importância da leitura literária no desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Já que a leitura possibilita o aluno a compreender e entender os textos. O principal foco deste trabalho é evidenciar a magnitude que a leitura literária pode trazer para o benefício do próprio aluno, ao ajudá-lo a compreender um problema e resolvê-lo. Outros objetivos da pesquisa são: mostrar que a matemática pode ser aprendida de uma forma mais divertida e tranquila, além de encontrar os vários motivos para os alunos terem dificuldades em aprender os conteúdos da disciplina. O livro utilizado nesta pesquisa para ser administrado em sala de aula foi: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas do Lewis Carroll, na qual estará de alguma forma demonstrando palavras utilizadas na matemática com seus diversos usos e significados. A pesquisa é bibliográfica, em que foram analisados textos, livros, artigos e tantas outras fontes de conhecimento.Item Matemática: uma análise do ensino de estatística a partir da criação de indicador econômico.(2017) Santos, Nayara Fernanda Nunes dos; Jesus, Sérgio Nunes deO presente trabalho teve como objetivo analisar os preços de material para a construção civil entre as principais lojas do município de Cacoal/RO, que além da coleta dos preços (tijolos, cimento, areia) como suporte para o IGPM no município de Cacoal/RO, também foi comparado os preços entre as principais lojas de material de construção por meio da procura e crescimento urbano, no qual, apresentou a relação de preço e suas variações para o benefício do consumidor cacoalense e expôs como anda o comportamento do preço e a inflação destes produtos, através do ensino de estatística durante as disciplinas de matemática e economia para os alunos do ensino superior. Os métodos utilizados foram a pesquisa quantitativa, que apresentou os números, gráficos e estatística, como também o método comparativo, que permitiu a análise e a copilação dos dados. O artigo alcançou seus objetivos e confirmou a relevância na realização da pesquisa de preço antes de efetuar a compra e principalmente que o consumidor deve se atentar aos resultados gerados pela pesquisa do IGPM de Cacoal/RO, para as tomadas de decisões de consumo ficando sempre atento às variações ocorridas nos itens avaliados que afetam o orçamento final e deve-se sempre procurar o melhor preço. Também foi possível a constatação da existência da variação de preço em um mesmo produto entre várias empresas. Bem como, possibilitou os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil a oportunidade de colocar em prática parte do conhecimento adquirido em sala de aula durante as disciplinas de matemática e economia.Item Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí(2017) Suruí, Nauama dias; Almeida, Edslei Rodrigues deOs povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com anatureza especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, este trabalho objetivou relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Surui possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido o contato com as comunidades não indígenas e com modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permita que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino.Item Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica(2017) Santos, Bruna Siqueira Souza; Deus, Juliano Alves deEste artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana.Item Library System - Sistema gerenciador de biblioteca escolar(2018) Nascimento, Edson do; Naves, Juliano FischerEste projeto de desenvolvimento do Library System foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, e envolveu muitos aspectos da criação de softwares, tais como: levantamento de requisitos básicos do sistema; modelagem do sistema por meio da elaboração de diagramas de caso de uso da UML; criação de diagrama de entidade e relacionamento (DER) para a modelagem conceitual dos dados, que foram convertidos para o SQL do banco de dados; transformação do modelo conceitual em modelo lógico; elaboração das interfaces gráficas, Front-End do sistema. Os requisitos funcionais do sistema foram levantados junto à biblioteca do referido campus visto que esta agrega características semelhantes às das bibliotecas escolares. Quanto ao modelo da base de dados, foi tomada a decisão do uso do modelo relacional, que é um modelo de dados representativo que realiza relacionamentos entre tabelas do banco de dados, juntamente com o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySql, por se tratar de um software gratuito, ser amplamente utilizado em aplicações web e por ter uma ampla gama de material de apoio disponibilizado na internet. Em virtude da ampla ênfase dada atualmente à WebApp (aplicações para a Web), o Library System foi desenvolvido para essa plataforma. Essa escolha se deu pelo fato de que um sistema web oferece a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar, desde que se tenha um ponto de acesso de internet disponível. Todo esse empenho trouxe à existência esse sistema que poderá ser de muita ajuda na realização das atividades das bibliotecas escolares.Item História da Matemática: recurso metodológico para associação de conteúdos Matemáticos.(2018) Klein, Lucas Noel Almeida; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo investigar a história da matemática como metodologia de ensino e como aplicá-la em sala de aula vinculando-a aos conteúdos da disciplina de matemática. O estudo ancora-se em autores com trabalhos direcionados a história da matemática como, Chaquiam (2015), D´Ambrósio (2009), Eves (2011), entre outros estudiosos da referida área e em pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de Cacoal no estado de Rondônia e foi desenvolvida em três etapas sendo elas: Aplicação de questionário destinado aos docentes, aplicação da metodologia história da matemática vinculada aos conteúdos matemáticos envolvendo docente e alunos e por fim a entrevista realizada com o docente para verificar a eficácia da metodologia. Concluímos que a pesquisa alcançou seu objetivo antes traçado, pois a metodologia que foi aplicada foi bem avaliada, conforme evidenciado na entrevista concedida pelo professor participante do estudo.Item Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática(2018) Feitosa, Rahuana Martins; Milani, Samanta MargaridaA aprendizagem matemática sempre enfrentou dificuldades com relação à assimilação de seus conceitos em sala de aula, pois alguns alunos não se sentem motivados a aprender matemática pelos métodos convencionais. No intuito de mudar este cenário, é que se propõe a utilização de metodologias alternativas, como a utilização de jogos didáticos. Esta proposta visa, mudar a forma de aprendizagem do aluno, que terá interesse em desenvolver os conceitos apresentados. Pensando nisso, é que se propôs neste artigo a utilização de jogos pedagógicos como recurso aos educadores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos. Com objetivo de apresentar o jogo didático como instrumento facilitador na aprendizagem e diferencial metodológicos de ensino é que se trabalhou a construção do estudo. A partir da proposta e das discussões apresentadas levou à conclusão de que a metodologia desenvolvida a partir da utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem da matemática.Item A utilização do Software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de funções de 1º e 2º graus em uma escola do município de Cacaol/RO(2018) Soares, Hellen Selhorst; Almeida, Adilson Miranda de; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo visa apresentar a utilização do software Geogebra na matemática com os alunos do Ensino Fundamental II no município de Cacoal, Rondônia. O trabalho teve como objetivo incentivar o uso de softwares como auxilio no processo de ensino-aprendizagem na matemática evidenciando a necessidade de manter-se sempre atualizado e estar se adequando às novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade da educação. Por meio de revisões bibliográficas e de estudo em campo, o trabalho consistiu em levar os alunos para o laboratório de informática e realizar tarefas com o uso do Geogebra, relacionando os gráficos com suas respectivas funções, criando debates e registrando observações para o estudo coletivo numa perspectiva dinâmica, lúdica e criativa de se aprender. Com o estudo foi possível trabalhar as ideias e criar uma grande repercussão quanto ao uso de softwares como auxilio didático.Item Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia(2018) Dias, Chicoepab Suruí; Jesus, Sérgio Nunes deO presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.Item Inclusão escolar: as perspectivas de aprendizagem dos alunos surdos da rede pública de ensino (escola indígena “a”, Cacoal - Rondônia(2018) Fêba, Andreia Fernanda; Freitas, Sirley LeiteEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, acerca da inclusão escolar na perspectiva de aprendizagem de alunos indígenas surdos em Escola Indígena. Para seu desenvolvimento, levando-se em consideração a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como língua e assegura aos brasileiros surdos sua identidade cultural própria. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a inclusão dos alunos surdos indígenas na rede pública de ensino, suas dificuldades, relatar a realidade e as perspectivas com relação à aprendizagem. Assim, no primeiro momento com a finalidade de dar suporte à pesquisa, buscamos conceituar a inclusão dos alunos surdos; identificar as principais dificuldades e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos indígenas. É direito de todos com alguma deficiência ou não, que tenham os mesmos direitos e possibilidades, em qualquer ambiente, ainda no caso do aluno indígena, devem preservar sua cultura, variação linguística intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. Verificou-se a desatenção dos órgãos que deveriam zelar e fiscalizar a educação indígena. Já nas questões que envolvem as dificuldades e perspectivas dos alunos indígenas surdos, caminham juntas, pois toda dificuldade, seja no corpo docente adequado ou variação linguística, interferem diretamente nas possibilidades que este indivíduo terá no decorrer de sua jornada.Item Aprendendo e ensinando Matemática por meio de jogos: da geometria escolar à geometria do cotidiano(2018) Rochinski, Sueli Alves; Almeida, Adilson Miranda deEste artigo traz algumas contribuições sobre a utilização de jogos como uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática, tão temida pelos estudantes do Ensino Fundamental II. Analisamos algumas publicações de práticas desenvolvidas em sala de aula onde os jogos foram utilizados como um recurso auxiliar para o ensino e aprendizagem de Matemática. Verificamos possíveis benefícios e alguns desafios enfrentados pelos professores na utilização dessa metodologia como recurso. Apresenta, ainda, observações sobre o desenvolvimento do projeto interdisciplinar “Explorando o meio em que vivo” desenvolvido na Escola Graciliano Ramos, no município de Cacoal-Rondônia. O referido projeto traz como recurso de ensino o jogo Minecraft. As contribuições aqui descritas limitam- se ao uso no ensino de Matemática.Item Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de Matemática(2018) Ninke, Angélica; Freitas, Sirley LeiteEste estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento da pesquisa uma das pesquisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso, decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudocomo1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Portugal.Item O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)(2018) Domingues, Silvia Pereira; Pinheiro, Aline Gomes LopesA EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.Item O uso de drogas nas escolas: papel da escola e da polícia como forma de prevenção em Cacoal/RO(2018) Fracalossi, Thaila Fernanda; Santos, Tiago Roberto SilvaO uso de drogas por adolescentes e jovens é um grande problema social. Diante de tal situação, o poder público possui importante papel, com o poder policial na orientação e repressão, e das escolas na conscientização. Assim, essa pesquisa objetiva identificar as ações públicas em torno da coibição ao uso de drogas por parte de alunos da educação básica em algumas escolas no município de Cacoal/RO. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas com representantes da polícia civil e militar de Cacoal, além de entrevista em escolas, para identificar as principais ações realizadas por essas nesse processode orientação em relação ao uso de drogas. Também promovemos a realização de uma palestra em uma escola, como forma de contribuir na demonstração dos malefícios resultantes do uso de drogas. Como resultado, identificamos que atualmente a polícia militar tem contribuído na conscientização juntamente com as escolas através do PROERD, além de entendermos ser importante o trabalho interdisciplinar nas escolas, contribuindo para a formação cidadã e consciente dos malefícios causados pelas drogas, tanto lícitas, como ilícitas.Item Educação Matemática: a importância dos jogos(2018) Araújo, Adrisele Gomes; Freitas, Sirley LeiteO presente estudo tem por objetivo analisar a importância da utilização dos jogos como recurso pedagógico na educação matemática, sob a visão de docentes que atuam na área de Matemática. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em estudo bibliográfico e dados colhidos com a aplicação de um formulário via Google junto a professores que atuam com a disciplina de Matemática. O questionário continha cinco questões abordando a temática jogos no processo ensino-aprendizagem, jogos matemáticos como recurso didático e os benefícios da utilização de tal metodologia. Após a pesquisa conclui-se o quão importante uma metodologia que utiliza jogos como recurso pedagógico se faz para o ensino, pois é uma alternativa para inovar a educação excluindo a concepção do modelo tradicional, possibilitando uma aprendizagem significativa desde que seja aplicada de maneira apropriada e planejada, assim promovendo o desenvolvimento e habilidades nos discentes.Item Sistema para controle de fornecimentos(2019) Alencar, João Paulo; Silva, Gilberto Pereira daEste projeto apresenta as etapas do desenvolvimento de um sistema para controle de contatos com fornecedores e controle de fornecimentos, uma adaptação do conceito de Customer Relationship Managment (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa necessidade surgiu da deficiência do sistema atualmente utilizado pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica das tecnologias disponíveis atualmente que melhor se adequariam ao cenário em estudo, além de buscar por sistemas com proposta similar. No processo de identificação dos requisitos do sistema e modelagem do banco de dados, verificou?se que a ausência de um controle informatizado torna a atividade morosa e que a utilização de uma plataforma web traz maior flexibilidade por ter como pré-requisito, no lado do cliente, apenas a utilização de um navegador. Ao final do projeto, contatou?se que a implantação do sistema desenvolvido não só tornará a atividade do setor mais célere e organizada, como também permitirá que as informações sejam acessadas, de maneira mais simples, por outros setores.Item Os benefícios da engorda bovina em confinamento(2019) Amaral, Fernando Henrique Costa do; Júnior, Joel Martins BragaO presente projeto teve por objetivo avaliar, pontuar e analisar as vantagens da criação de bovinos em confinamento, levando em conta a nutrição e os custos. Para tanto, fez-se um estudo de caso, onde a partir deste estudo com abordagem combinada e classificação predominante descritiva e exploratória, com coletas de dados feitas por meio da colaboração dos responsáveis gerais, operadores e supervisores de um confinamento, de acordo com as técnicas descritivas e documentais utilizadas para a análise. Conclui-se que a vantagens da engorda de bovinos em confinamento apresenta um aumento significativo de 44%, contudo em relação à lucratividade pode variar sendo negativa ou positiva. Desta forma a criação de bovinos em confinamento tem seus benefícios evidentes, além de trazer um desenvolvimento importante para a economia brasileira e aumentar o destaque do país em nível internacional.Item Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo(2019) Santana, Tiago Eutíquio Lemes; Dias, Eder RegiolliA geometria espacial é um tema muito rico na matemática, favorável à utilização de metodologias diferenciadas que possibilitam a abordagem de problemas de forma concreta, que posteriormente são levados à abstração quando se introduz as fórmulas. Optamos por desenvolver esse trabalho diante da dificuldade em encontrar ferramentas que proporcionassem uma dedução intuitiva das fórmulas de volume dos prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas, pois pensamos em oferecer algo palpável para o professor trabalhar tal tema de modo a facilitar as dificuldades encontradas devido à carência de materiais didáticos adequados na maioria das escolas. O presente artigo aborda um roteiro de confecção de materiais concretos com baixo custo que é facilmente encontrável na maioria das papelarias e ainda uma proposta didática de como aplicá-los em sala de aula.Item Geração de termo de estágio utilizando o framework laravel e dompdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Morais, Lucas Alves da Silva; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo pretende compartilhar a vivência do desenvolvimento de um módulo que tem a finalidade de gerar o termo de estágio dos discentes, no sistema nomeado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, Utilizando em sua construção a linguagem de programação PHP, o framework Laravel, o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e o domPDF para transformação do termo em arquivo PDF. Tendo como objetivo relatar como foi a experiência de um aluno de curso superior na criação de um sistema web.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.