Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 411
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Library System - Sistema gerenciador de biblioteca escolar(2018) Nascimento, Edson do; Naves, Juliano FischerEste projeto de desenvolvimento do Library System foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, e envolveu muitos aspectos da criação de softwares, tais como: levantamento de requisitos básicos do sistema; modelagem do sistema por meio da elaboração de diagramas de caso de uso da UML; criação de diagrama de entidade e relacionamento (DER) para a modelagem conceitual dos dados, que foram convertidos para o SQL do banco de dados; transformação do modelo conceitual em modelo lógico; elaboração das interfaces gráficas, Front-End do sistema. Os requisitos funcionais do sistema foram levantados junto à biblioteca do referido campus visto que esta agrega características semelhantes às das bibliotecas escolares. Quanto ao modelo da base de dados, foi tomada a decisão do uso do modelo relacional, que é um modelo de dados representativo que realiza relacionamentos entre tabelas do banco de dados, juntamente com o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySql, por se tratar de um software gratuito, ser amplamente utilizado em aplicações web e por ter uma ampla gama de material de apoio disponibilizado na internet. Em virtude da ampla ênfase dada atualmente à WebApp (aplicações para a Web), o Library System foi desenvolvido para essa plataforma. Essa escolha se deu pelo fato de que um sistema web oferece a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar, desde que se tenha um ponto de acesso de internet disponível. Todo esse empenho trouxe à existência esse sistema que poderá ser de muita ajuda na realização das atividades das bibliotecas escolares.Item Sistema para controle de fornecimentos(2019) Alencar, João Paulo; Silva, Gilberto Pereira daEste projeto apresenta as etapas do desenvolvimento de um sistema para controle de contatos com fornecedores e controle de fornecimentos, uma adaptação do conceito de Customer Relationship Managment (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa necessidade surgiu da deficiência do sistema atualmente utilizado pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica das tecnologias disponíveis atualmente que melhor se adequariam ao cenário em estudo, além de buscar por sistemas com proposta similar. No processo de identificação dos requisitos do sistema e modelagem do banco de dados, verificou?se que a ausência de um controle informatizado torna a atividade morosa e que a utilização de uma plataforma web traz maior flexibilidade por ter como pré-requisito, no lado do cliente, apenas a utilização de um navegador. Ao final do projeto, contatou?se que a implantação do sistema desenvolvido não só tornará a atividade do setor mais célere e organizada, como também permitirá que as informações sejam acessadas, de maneira mais simples, por outros setores.Item Os benefícios da engorda bovina em confinamento(2019) Amaral, Fernando Henrique Costa do; Júnior, Joel Martins BragaO presente projeto teve por objetivo avaliar, pontuar e analisar as vantagens da criação de bovinos em confinamento, levando em conta a nutrição e os custos. Para tanto, fez-se um estudo de caso, onde a partir deste estudo com abordagem combinada e classificação predominante descritiva e exploratória, com coletas de dados feitas por meio da colaboração dos responsáveis gerais, operadores e supervisores de um confinamento, de acordo com as técnicas descritivas e documentais utilizadas para a análise. Conclui-se que a vantagens da engorda de bovinos em confinamento apresenta um aumento significativo de 44%, contudo em relação à lucratividade pode variar sendo negativa ou positiva. Desta forma a criação de bovinos em confinamento tem seus benefícios evidentes, além de trazer um desenvolvimento importante para a economia brasileira e aumentar o destaque do país em nível internacional.Item Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo(2019) Santana, Tiago Eutíquio Lemes; Dias, Eder RegiolliA geometria espacial é um tema muito rico na matemática, favorável à utilização de metodologias diferenciadas que possibilitam a abordagem de problemas de forma concreta, que posteriormente são levados à abstração quando se introduz as fórmulas. Optamos por desenvolver esse trabalho diante da dificuldade em encontrar ferramentas que proporcionassem uma dedução intuitiva das fórmulas de volume dos prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas, pois pensamos em oferecer algo palpável para o professor trabalhar tal tema de modo a facilitar as dificuldades encontradas devido à carência de materiais didáticos adequados na maioria das escolas. O presente artigo aborda um roteiro de confecção de materiais concretos com baixo custo que é facilmente encontrável na maioria das papelarias e ainda uma proposta didática de como aplicá-los em sala de aula.Item Teoria e prática na lei de resfriamento de Newton(2019) Pereira, Ivaneide Magali do Nascimento; Barboza, Claudemir MirandaO estudo das Equações Diferenciais é de fundamental importância nas aplicações e resoluções de problemas em diversas ciências, inclusive nas que envolvem a Lei de Resfriamento de Newton. Este trabalho apresenta uma abordagem teórica de Equações Diferenciais, em particular na Lei de Resfriamento de Newton através da relação entre teoria e prática. Essa união é de fundamental importância no ensino da matemática, pois modifica atitudes, posturas, gera críticas e reflexões na construção do conhecimento dos educandos. No texto é definido inicialmente o conceito, as características, o contexto histórico e as aplicações das Equações Diferenciais. Também ocorre a definição, a história e aplicações da Lei de Resfriamento de Newton, e posteriormente há a aplicação e análise de uma situação-problema envolvendo teoria e prática. O que se espera neste trabalho é estimular o entendimento das Equações Diferenciais, em particular da Lei de Resfriamento de Newton, com a intenção de ser simples e compreensível, a fim de demonstrar como o aprendizado pode se tornar prazeroso quando se consegue unir aplicações teóricas com situações relacionadas ao cotidiano.Item Geração de termo de estágio utilizando o framework laravel e dompdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Morais, Lucas Alves da Silva; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo pretende compartilhar a vivência do desenvolvimento de um módulo que tem a finalidade de gerar o termo de estágio dos discentes, no sistema nomeado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, Utilizando em sua construção a linguagem de programação PHP, o framework Laravel, o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e o domPDF para transformação do termo em arquivo PDF. Tendo como objetivo relatar como foi a experiência de um aluno de curso superior na criação de um sistema web.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.Item Geogebra: contribuição para o ensino da matemática(2020) Silva, Willian Gomes da; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se utilizar softwares, em especial o Geogebra, nas aulas de matemática, uma vez que podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. O mundo vem se transformando e assim estão aparecendo novas tecnologias que mudam a forma como nossos alunos vivem, dessa forma o professor não pode lecionar da mesma maneira de décadas atrás, uma vez que a escola deve preparar este aluno para viver em sociedade, encarar e aprender novas habilidades que necessitará no futuro. Essa pesquisa se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, e pretende levantar uma discussão a respeito do uso de softwares, em especial o Geogebra, no ensino da matemática. Mas o professor deverá analisar os softwares em suas potencialidades e limitações para que tenha êxito no processo de ensino aprendizagem, assim se usado de forma correta contribui para o sucesso da aprendizagem da matemática.Item Criação de bovinos de corte engorda a pasto x confinamento: análise comparativa sob a ótica dos custos e preço(2020) Gonçalves, Karina Alves de Souza; Brito, Edmilson Maria deO presente trabalho trata-se de uma análise comparativa no setor pecuário em Mato Grosso, sob a ótica dos custos e preço do animal num período de tempo (2016 a 2018), com o objetivo de trazer aos gestores informações precisas para tomada de decisão quanto ao nível de tecnologia e ferramentas administrativas aplicadas, e sua influência na propriedade rural para obtenção de maior rentabilidade/lucratividade na atividade. Com base em dados coletados e analisados de órgãos públicos e privados envolto da pecuária de corte matogrossense. Pensando em redução de custos e melhor preço pago pelo produto final, diante dos dados obtidos e abordados considerou-se a produção ciclo completo/confinamento mais viável economicamente na atividade, além disso o nível de tecnologia aplicada no empreendimento mostrou-se viável a fim de produzir carne com qualidade, garantindo a venda num mercado promissor. Contudo, no geral a gestão em agronegócios se dá pela necessidade da inserção de ferramentas administrativas, juntamente com a evolução do uso de tecnologias na administração rural. E, por isso a importância de se trabalhar com o tema abordado, uma vez que compreender a definição, funções e meios de aplicação/separações dos custos, contabilidade rural e da pecuária e outros é essencial para tomadas de decisões no setor.Item Resolução de problemas: metodologia para o ensino de Matemática(2020) Fagundes, Aline Walter Reculiano; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho trata-se da aplicação de um projeto que foi utilizado a metodologia de resolução de problemas, defendida pelo matemático George Pólya, com o objetivo de aumentar o desempenho de interpretação de problemas matemáticos, promover a participação ativa dos alunos, estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração e o interesse pelas aulas vivenciadas, ressaltando a importância de relacionar os conteúdos matemáticos às atividades diárias dos alunos e proporcionar um ambiente de interação e socialização com os colegas. Assim foi implantado o Projeto de resolução de problemas-Desvendando os mistérios da matemática. Foi realizado com 5 turmas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. As aulas ocorreram de modo presencial e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Chegando assim à resposta da pergunta que se está tentando responder: A metodologia de resolução de problemas contribui na aprendizagem escolar? A avaliação do projeto ocorreu através de um questionário com método qualitativo, onde notou-se que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento, compreendendo a matemática através da metodologia de resolução de problemas.Item Educação financeira: proporcionando o consumo consciente para a formação do aluno(2020) Parteli, Claudiana Vinhatti; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho visa apresentar uma pesquisa aplicada aos alunos da terceira série do ensino médio do período matutino da Escola Clodoaldo Nunes de Almeida localizada no Município de Cacoal-RO. O interesse da pesquisa surgiu devido ao Projeto Enem Matemática desenvolvido no segundo semestre/2018 por meio do Programa Residência Pedagógica. Buscou-se verificar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio em relação ao tema proposto, ou seja, a Educação Financeira. Sendo assim procurou identificar como a maioria ganha e gasta seu dinheiro, se possuem um planejamento financeiro e de que forma eles lidam com suas finanças, esse projeto de pesquisa de campo nos serviu para ter uma noção da situação dos alunos na sua vida financeira. Contudo seria necessário pautar na disciplina de Matemática esse conteúdo, pois se torna relevante aos alunos que na maioria possuem seus próprios recursos, obtendo assim informação e orientação sobre Educação Financeira. Com o objetivo de identificar se os mesmos conhecem os principais pilares como: planejamento, consumo consciente e o ato de poupar. Tendo em vista o equilíbrio financeiro, onde esses são os passos iniciais que auxiliam e ajudam no crescimento individual e no convívio dentro da sociedadeItem A atuação da Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação nas ações de treinamento e desenvolvimento no Município de Porto Velho - RO(2020) Oliveira, Rouberval Castelo; Aguiar, João Batista Teixeira deA Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) tem por finalidade viabilizar as ações de ciência, tecnologia e inovação, buscando o desenvolvimento sustentável e a governança corporativa de tecnologia dainformação dentro do município de Porto Velho – Rondônia. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as principais ações relacionadas ao treinamento e desenvolvimento produzidos pela CMTI. A elaboração deste artigo teve como abordagem a pesquisa qualitativa, sendo utilizado como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Verificou-se que as ações de treinamento e desenvolvimento promovidas pela Coordenadoria têm aperfeiçoado as ações de Tecnologia da Informação e de governança de TI, oferecendo também subsídios para os gestores em ações de planejamento estratégico. No entanto, as ações da Coordenadoria necessitam ser estruturadas e dispor das ferramentas necessárias para que haja eficiência no treinamento e desenvolvimento.Item Jogos matemáticos: uma metodologia atrativa(2020) Kuger, Evanilda; Freitas, Sirley LeiteA matemática é a disciplina que causa maior indicador de reprovação nas escolas, em razão de muitos alunos a temerem, bloqueando assim a sua capacidade de aprendê-la. Deste modo, este artigo tem como objetivo salientar a importância do uso de outras ferramentas de ensino de matemática como o uso de jogos matemáticos. Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual identificou a praticabilidade de jogos matemáticos como um recurso de ensino bastante perspicaz no intuito de auxiliar o educador e mostrar ao educando que a matemática é fascinante, tornando mais prazeroso o contato com a utilização da metodologia de jogos, onde o aluno aprende brincando e começa quebrar um padrão que já vem pré-definido, “Matemática é difícil e chata”.Item Jogos e matemática: metodologia de ensino aprendizagem(2020) Reis Junior, Josias Zeferino dos; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho tem como objetivo apresentar a experiência por meio da combinação do uso dos jogos matemáticos e do ensino de matrizes e análise combinatória. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos (como o ensino presencial). O interesse pelo tema vem da experiência do “Programa de Residência Pedagógica” no segundo semestre de 2018. Portanto, ele tenta determinar os prós e os contras dessa metodologia nas aulas de matemática. Para estudar os jogos como ferramenta de aprendizagem e, se valer a pena, incluí-los no plano escolar do professor. Nesta pesquisa, estabelecemos um jogo de ensino de matemática, realizamos estudos durante a implantação do Programa de Residência Pedagógica e o aplicamos em sala de aula. Trazemos nossas opiniões sobre como esse aprendizado funcionou e apresentaremos os jogos feitos.Item Internet: contribuição para o ensino da matemática(2020) Brun, Maria Lucia; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem da matemática. O mundo vem se transformando e as novas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos alunos, dessa maneira o professor não pode mais lecionar da mesma forma de décadas atrás. E uma estratégia apresentada nesse trabalho é o uso da internet no processo de ensino aprendizagem da matemática, em que o aluno poderá aprender de forma prazerosa e significativa, uma vez que suas atividades escolares envolvem as novas tecnologias. O presente trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende – se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem de matemática. Mas vale ressaltar que as novas tecnologias por si só não contribuem para o sucesso da aprendizagem, o professor deve analisar as potencialidades e limitações de cada ferramenta para poder introduzir em suas aulas em que se for bem planejada poderá contribuir para o processo de ensino aprendizagem da matemática.Item Estudo do pêndulo simples e pêndulo físico: uma abordagem a partir do movimento harmônico simples(2020) Ferreira, Débora Priscila Costa; Deus, Juliano Alves deO mundo está repleto de oscilações, muitas delas curiosas ou desagradáveis, outras economicamente importantes e até mesmo perigosas, o que justifica seu estudo e controle em diversas áreas, como na física e engenharia. Este artigo tem como objetivo, a partir de uma análise bibliográfica à luz do movimento harmônico simples, propor ao professor que atua no Ensino Médio uma abordagem teórica e experimental de alguns osciladores nos quais as forças de movimento estão relacionadas à gravidade: pêndulo simples e físico. Conclui-se que o aporte teórico, junto ao experimento desenvolvido, ainda que simplista, contribuem para análise do comportamento desses osciladores e a interpretação de suas propriedades, principalmente quanto à irrelevância da massa e dependência do comprimento para o período verificado no pêndulo simples, e a influência da inércia sobre a oscilação dos pêndulos físicos, além da relação gravitacional em ambos os materiais de estudo.Item A utilização do software geogebra: em cálculos de volumes de formas não convencionais(2020) Pereira, Flávia Nobre; Barboza, Claudemir MirandaCom o avanço da tecnologia, alunos e professores buscam a inserção de novidades no ambiente escolar. Ao lidar com essa evolução, profissionais da educação encontram desafios na aplicação de tecnologias, bem como conseguir uma interação e como consequência o aprendizado. Assim esse trabalho tem como objetivo a utilização do Geogebra como forma de mostrar a aplicabilidade do Cálculo Diferencial e Integral com uso do software, além de apresentar uma possibiliade de trabalho em sala de aula mais dinâmica para determinação de volume de objetos não convecionais. A pesquisa foi realizada principalmente em bases bibliográficas e manipulação do software, bem como, a construção de um roteiro de atividade que busca demonstrar os passos dos cálculos realizados no software Geogebra, para determinar volumes de formas não convencionais. Dessa forma foi demonstrado a possibilidade da aplicação desse sotware para auxiliar um ensino mais dinâmico, apresentando a aplicabilidade de determinados conteúdos no cotiadiano do aluno.Item Geoespaço: uma forma lúdica de concretizar o ensino da geometria espacial(2020) Almeida, Vane Batista; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata – se em propor ao 8° ano do ensino fundamental, o estudo da geometria espacial, que por sua vez, é um diversificado conteúdo sendo contemplado principalmente, na área da matemática, onde trás consigo várias formas e representações diante do cotidiano da sociedade. Com isso o intuito é de, ao levar este estudo para a sala de aula utilizar o apoio de materiais concretos para assim, conseguir cativar nos alunos o interesse pelo o que esta sendo proposto e adquirir uma compreensão além do abstrato. Desta forma, o professor ao planejar a sua aula é importante que busque obter o auxílio de ao menos um material concreto que tenha essa habilidade de satisfazer o processo de ensino e aprendizagem. Nesta análise, o material concreto aqui proposto para agregar no ensino do professor e ainda, na aprendizagem do estudante perante a instrução da geometria espacial é o material geoespaço, uma vez que, é de fácil manuseio e ampla aplicabilidade. Com base nisso é apresentada ainda, duas atividades: uma dinâmica de jogo para a fixação do conteúdo estudado e promover momentos mais divertidos e significativos. E outra atividade baseada em uma lista de exercícios onde os alunos desenvolverão o conhecimento na prática sobre o assunto abordado.Item A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais(2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra MonteiroA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.Item Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO(2020) Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima; Meireles, Marcos Vinícius da CostaEste artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.