Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 840
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública brasileira(Revista ft, 2023) Galindo, Núbia Bezerra; Nobre, Chimene KuhnEste estudo analisa como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada na gestão pública brasileira, com ênfase nas prefeituras municipais, particularmente na área tributária. A pesquisa investiga como a IA pode aprimorar processos, otimizar tomadas de decisão e melhorar a prestação de serviços nas prefeituras, levando em consideração desafios de transparência e complexidades tributárias. Além disso, identifica casos de uso da IA e propõe diretrizes para uma adoção responsável e eficaz dessa tecnologia, visando modernizar a gestão pública municipal, com foco na eficiência e qualidade dos serviços públicos. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos benefícios e desafios da IA nas prefeituras municipais do Brasil, promovendo o bem-estar da população e abordando questões tributárias de maneira justa e transparente.Item A aplicabilidade do processo licitatório no âmbito da SUPEL(Revista ft, 2023) Silva, Carina Almeida da; Machado, Bruna Lorrana; Nobre, Chimene KuhnO presente artigo trata do funcionamento da Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL) no âmbito das licitações e contratos que norteiam a aquisição de gêneros pelos órgãos públicos vinculados à esfera estadual do estado de Rondônia. Os procedimentos metodológicos aplicados para obtenção deste artigo consideram o método qualitativo e levam em conta os referenciais teóricos que versam sobre o tema, como Meirelles (2004) e Mello (2009), combinados a Alves (2020), que dá subsídios sobre o percurso histórico da legislação licitatória brasileira, aplicados à entrevista realizada pelas autoras com um dos membros da SUPEL no fim de novembro do corrente ano, objetivando a obtenção de informações que possibilitem o entendimento acerca do funcionamento do processo licitatório.Item A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos(2023) Prado, Dayane Rodrigues do; Souza, Irlan Cordeiro deEste artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.Item A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei(2021) Sampaio, Camila Teixeira; Back, Rodrigo BussA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapaItem A arquitetura multissensorial e sua relação com a psicologia ambiental: uma proposta de nova paleta cromática ao centro de atendimento à mulher de Vilhena-RO(2021) Pavão, Loyane Karen; Back, Rodrigo BussO presente artigo aborda a arquitetura multissensorial e a relaciona com estudos acerca de psicologia ambiental. Para tanto, utilizou-se de parâmetros obtidos através de pesquisas em fontes bibliográficas, tendo como principal norteador, livro “os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos”, do autor Juhani Pallasmaa, com o intuito de estabelecer uma conexão entre a arquitetura multissensorial e a psicologia ambiental, recente área de estudos cujos aspectos estabelecem uma intensa ligação entre a psicologia e a arquitetura, facultando compreensão e salientando a relevância de tal área para a Arquitetura e o Urbanismo. Objetivando referenciar as práticas utilizadas para coletas e apresentação de dados foram empregadas técnicas inspiradas em métodos de pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados buscam demonstrar a colaboração entre arquitetura multissensorial e psicologia ambiental, e a apresentação de uma nova paleta cromática ser aplicada no CAM, local estudado no artigo “Centro de atendimento à mulher vítima de violência doméstica: leitura e análise arquitetônica'', de Pavão & Back (2021)Item A arte da luthieria transformada em um negócio lucrativo(2023) Oliveira, Jéssica Natalia de Souza Silva Chaves; Lima, Váldeson AmaroO presente estudo de caso tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção em uma empresa de Luthieria, localizada na cidade de Piracicaba,no interior paulista, uma vez que a mesma já possui uma grande demanda por seus instrumentos, sendo reconhecido nacionalmente até mesmo pelos profissionais com sucesso no mercado musical brasileiro do gênero sertanejo. Esse diagnóstico foi realizado através de visitas in loco e entrevistas realizadas junto ao proprietário. Diante de todos os questionamentos auferidos através deste exercício, uma proposta de intervenção foi construída, com foco principal na parte comercial da empresa, como as estratégias de marketing que serão utilizadas para divulgação da sua marca, as estratégias de vendas utilizadas para fidelizar os clientes e captar novos, contribuindo para uma empresa com pilares sólidos que se manterá de forma segura no mercado.Item A atuação da Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação nas ações de treinamento e desenvolvimento no Município de Porto Velho - RO(2020) Oliveira, Rouberval Castelo; Aguiar, João Batista Teixeira deA Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) tem por finalidade viabilizar as ações de ciência, tecnologia e inovação, buscando o desenvolvimento sustentável e a governança corporativa de tecnologia dainformação dentro do município de Porto Velho – Rondônia. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as principais ações relacionadas ao treinamento e desenvolvimento produzidos pela CMTI. A elaboração deste artigo teve como abordagem a pesquisa qualitativa, sendo utilizado como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Verificou-se que as ações de treinamento e desenvolvimento promovidas pela Coordenadoria têm aperfeiçoado as ações de Tecnologia da Informação e de governança de TI, oferecendo também subsídios para os gestores em ações de planejamento estratégico. No entanto, as ações da Coordenadoria necessitam ser estruturadas e dispor das ferramentas necessárias para que haja eficiência no treinamento e desenvolvimento.Item A auditoria e o controle interno utilizados como estratégia na gestão pública(2022) Meireles, Claudia Moraes de; Santos, Sheila Castro dosA auditoria de modo geral é uma ação vinculada a pessoal capacitado, que visa entender o andamento, as falhas ou melhorias de uma empresa, seja pública ou privada objetivando o controle interno da organização, nesta perspectiva ela pode ser definida como o conjunto de ações, procedimentos, técnicas ou rotinas que devem ser realizadas buscando a proteção dos ativos, com utilização e produção de dados contábeis confiáveis para apontar ao gestor possível solução a ser executada. Quando realizada internamente ela, propõe verificar se o controle interno está sendo realizado da maneira correta e assim, por intermédio de relatórios, que apresentam as falhas ou ações admissíveis. No contexto atual, as empresas e instituições estão constantemente procurando e adaptando estratégias na busca por minimizar os equívocos e buscam potencializar a produção e a lucratividade. Assim, entender a importância da auditoria e do controle interno neste processo é essencial. Por isto, o objetivo central deste trabalho foi apresentar a auditoria e o controle interno como uma ferramenta estratégica eficaz para gestão das instituições pública. Para tal a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, em uma pesquisa qualitativa em viés dialético. Por fim, foi observado que a auditoria e o controle interno quando utilizados na gestão pública são eficazes dentro das democracias. Pode-se apontar que a auditoria funciona como um termômetro, indicando a real situação da instituição desde que os dados estejam disponíveis e sejam de confiança, logo é uma estratégia do gestor para melhoria do desempenho na administração.Item A avenida que poderia ter sido: Um estudo urbano na avenida Prefeito Valdir Masutti em Comodoro-MT(2023) Longo, Monique Eduarda; Morão, Regina Célia GonçalvesA concepção deste trabalho teve por objetivo a realização de um estudo sobre mobilidade urbana ativa na cidade de Comodoro-MT, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei N° 12.587), e o conceito de Cidade para Pessoas de Jan Gehl. Em um contexto onde as cidades brasileiras são moldadas para privilegiar veículos individuais motorizados, privilégio este que tem prejudicado o deslocamento de pedestres e ciclistas, ou seja, a promoção da mobilidade ativa. Assim, através da percepção inicial de que a mobilidade urbana em Comodoro (MT) segue os parâmetros das demais cidades brasileiras, surgiu a demanda de análises locais. Dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de uma metodologia de natureza aplicada, de abordagem qualitativa de caráter exploratório, através de pesquisas bibliográficas, levantamento in-loco e o procedimento de contagem, para comprovar a necessidade de intervenções. O trabalho abrange a Avenida Prefeito Valdir Masutti, a fim de propor melhorias nas condições de mobilidade urbana, assim como o uso da cidade voltado para pedestres e ciclistas, tornando os modais ativos mais atrativos, e garantindo a segurança e acessibilidade da população que já utiliza o modal. O projeto urbano se embasará nos conceitos citados, e ao conceito de ruas completas.Item A contribuição do governo federal na redução da pobreza no Brasil(Revista ft, 2022) Pereira, Caroline Samdim; Coelho, Iglayr Jaques; Vieira, Cleudson da SilvaEste artigo apresenta uma reflexão teórica, demonstrando a importância do acompanhamento histórico da economia e a evolução do bem-estar social com a participação de políticas públicas desde os princípios clássicos até os dias de hoje. No intuito de apresentar e aprender sobre a evolução e da defesa a respeito da desigualdade social no quesito de renda apontado no histórico da evolução econômica, demonstrando a deficiência dos altos níveis de desigualdade nos indicadores sociais, econômicos e culturais. O artigo está dividido em 4 tópicos, considerando a parte introdutória e as demais, como: Análise da evolução na redução da pobreza por faixa de renda. Priorização do Estado, definindo uma linha extrema de pobreza. Universalização de Políticas Públicas voltada à pobreza.Item A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste(2023) Almeida, Mikeli de Andrade; Rodrigues, Paulla VieiraConsiderando as normativas vigentes que orientam a gestão da Extensão universitária, o presente trabalho propõe a análise do cenário atual da Curricularização da Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Colorado do Oeste, em especial, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O delineamento metodológico traz um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos descritivos. Para obtenção de resultados foram utilizados dados primários por meio de análise documental e bibliográfica pertinente ao tema e dados secundários por meio do levantamento de dados internos. Os resultados da pesquisa indicam que o IFRO- Campus Colorado do Oeste apresenta suas normativas institucionais alinhadas aos marcos legais federais ao que tange a Curricularização da Extensão, porém, acredita-se que é necessário um maior planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficienteItem A demanda no curso de Tecnologia em Gestão Pública EaD IFRO 2020.2 a 2022.1(2022) Fontes, Fatima Adriana Romeiro; Vieira, Vanessa Venâncio; Vieira, Cleudson da SilvaA presente pesquisa visa demonstrar o crescimento do Ensino à Distância no Brasil. Em especial analisar se houve crescimento ou declínio nas matrículas do curso de Gestão Pública ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia na modalidade EAD. Nesta pesquisa foi considerado o perfil acadêmico dos ingressantes do período de 2020.2 até 2022.1. Também foi utilizado o método de indutivo na fase de investigação, somado as técnicas de referência, da categoria, dos conceitos operacionais, da pesquisa bibliográfica e do fichamento. Ao final, pelas análises de dados fornecidos pela Instituição foi possível compreender que há um acentuado crescimento na graduação e que possivelmente esse aumento perdurará dado ao bom aceitamento do curso devido ao seu grande crescimento de número de matrículas.Item A descentralização como mecanismo de realização da função administrativa(2022) Oliveira, Cristiane Aparecida de; Santos, Vinícius de SouzaNo intuito de atender aos interesses comuns da sociedade e utilizando do mecanismo estatal para isso, a gestão pública mobiliza pessoas e recursos para a realização desse objetivo. Dessa forma, o bom andamento das funções públicas e a efetivação das garantias constitucionais dependem da eficácia dos serviços públicos. O presente trabalho teve como objetivo geral expor de que modo à descentralização atua como mecanismo de realização da função administrativa e teve como objetivos específicos: conceituar descentralização, apresentas as formas de descentralização existentes no ordenamento jurídico e demostrar como a atuação da administração indireta cumpre a função administrativa. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo do tipo exploratório, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica. No intuito de descentralizar o poder e realizar a função administrativa da melhor forma possível, a administração indireta, composta por entidades autônomas que no respeito ao princípio da especialidade ficam impedidas de realizar atividades fora do limite a que se destinam. Sendo assim, a tarefa primordial do Estado moderno é a gerência, a direção, o exercício e a prestação do serviço público, tal qual realizada por meio das entidades da Administração Indireta, em que o Estado tem sempre como fim a concretização dos anseios da sociedade, o que nem sempre é alcançado. Tendo a seu dispor, recursos, orçamento e pessoal os órgãos que compõem a Administração Indireta ocupam posições que dificilmente o Estado poderia ocupar sem que aja um desarranjo, mesmo as sociedades de economia mista, podem concorrer em iguais condições com os particulares em atividades econômicas que não poderiam ser desenvolvidas com precisão se não fosse por meio da descentralização administrativa. Assim sendo, fica claro a importância da descentralização como mecanismo de efetivação da função administrativa.Item A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem(2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.Item A educação financeira no processo de ensino da Matemática dos jovens do ensino médio(2020) Souza, Wanessa Maria Silva; Ferreira Neto, AntônioEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de descrever a importância da Matemática como disciplina de aprendizagem desenvolvida conjuntamente com o estudo da Educação Financeira, apresentando a contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio ao associar as noções de Economia com conteúdos de Matemática. Referida prática visa preparar os educandos para o convívio social diante de situações de economia financeira que irão enfrentar, contribuindo, ainda, para uma formação cidadã e crítica, a partir do aprendizado que os auxiliará na conquista da melhoria da qualidade de vida individual e coletiva a que pertencem. Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, obtida por meio de um referencial bibliográfico, que nos possibilitou uma maior dimensão interpretativa quanto aos conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos do ensino médio, a partir da perspectiva da Educação Financeira, promovendo uma melhor compreensão conceitual sobre o tema.Item A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim(2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaEste estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP(2021) Nunes, Jéssica Guaquereba; Oliveira, Suelem Patrícia Lima de; Borges, Wesden AlmeidaEste trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.Item A ética nas organizações: uma revisão bibliográfica sobre sua relevância e aplicação(2024) Lahass, Edilaine; Christo, Christina Jessyca; Cardoso, Valentim Cristina Kely; Pereira, Jozenei SilvaA ética é um valor fundamental no ambiente corporativo, pois influencia a forma como as organizações se comportam, tomam decisões e se relacionam com as partes interessadas. No entanto, os desafios éticos no mundo dos negócios são cada vez mais complexos e exigem uma reflexão aprofundada sobre a melhor maneira de abordá-los. Nesse contexto, essa pesquisa de Estudo Bibliográfico tem como objetivo analisar as principais teorias, estratégias e ações sobre ética nas organizações presentes na literatura acadêmica, discorrendo os conceitos de ética negativa e positiva nas organizações. Os resultados demonstraram que a ética não se restringe apenas à conduta individual, mas capacidade de promover a transparência, a honestidade e o respeito tanto entre os colaboradores, como também em relação aos clientes, construindo uma reputação sólida e duradoura.Item A etnogeometria do povo Paiter Suruí(2020) Suruí, Mopidaor; Ferreira Neto, AntônioEste trabalho de conclusão de curso é sobre a Etnogeometria do povo Paiter e tem por objetivo elevar e enaltecer o conhecimento dos integrantes mais velhos da comunidade para transmitir aos mais jovens. Justifica-se, pois, contribuir também nas atividades de sala de aula por meio das teorias do Povo Paiter e também investigar, sob à luz da Etnomatemática, esses conhecimentos no tocante à produção de materiais didáticos a serem utilizados como ferramentas metodológicas nas escolas indígenas do povo Paiter. Para tanto, realizamos um estudo teórico e prático sobre o saber etnomatemático dos Paiter e partiremos da seguinte questão: quais são os saberes tradicionais relacionados às figuras geométricas do povo Paiter? Para responder essa questão, a pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os integrantes mais velhos da Aldeia Paiter da terra indígena Sete Setembro, onde o povo é dividido em quatro clãs: Gameb, Makor, Gapgir e Kaban. Os resultados encontrados apontam para a utilização de várias figuras geométricas presentes na cultura Paiter, em especial, nos artesanatos. Dentro dessa geometria, escolhemos as principais figuras para serem estudadas, como o quadrado, a circunferência, a reta vertical, a reta horizontal, a reta inclinada e a reta perpendicular. A partir dos relatos, percebeu-se que as figuras geométricas compõem a cultura Paiter, desde a construção da maloca, pintura corporal, nos traços dos artesanatos, como panela de barro, flechas e outros adereços. Como estamos envolvidos pela sociedade não indígena e precisamos ter conhecimento dos dois mundos: conhecimento indígena e não indígena, entendemos ser de suma importância usar do conhecimento tradicional para ensinar a matemática ocidental na sala de aula, forma esta encontrada pelos Paiter para manter e disseminar a sua cultura, fazendo com que os saberes tradicionais se façam cada vez mais presentes nas salas de aula.