Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
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Item A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos(2023) Prado, Dayane Rodrigues do; Souza, Irlan Cordeiro deEste artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.Item A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei(2021) Sampaio, Camila Teixeira; Back, Rodrigo BussA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapaItem A arquitetura multissensorial e sua relação com a psicologia ambiental: uma proposta de nobva paleta cromática ao centro de atendimento à mulher de Vilhena-RO(2021) Pavão, Loyane Karen; Back, Rodrigo BussO presente artigo aborda a arquitetura multissensorial e a relaciona com estudos acerca de psicologia ambiental. Para tanto, utilizou-se de parâmetros obtidos através de pesquisas em fontes bibliográficas, tendo como principal norteador, livro “os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos”, do autor Juhani Pallasmaa, com o intuito de estabelecer uma conexão entre a arquitetura multissensorial e a psicologia ambiental, recente área de estudos cujos aspectos estabelecem uma intensa ligação entre a psicologia e a arquitetura, facultando compreensão e salientando a relevância de tal área para a Arquitetura e o Urbanismo. Objetivando referenciar as práticas utilizadas para coletas e apresentação de dados foram empregadas técnicas inspiradas em métodos de pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados buscam demonstrar a colaboração entre arquitetura multissensorial e psicologia ambiental, e a apresentação de uma nova paleta cromática ser aplicada no CAM, local estudado no artigo “Centro de atendimento à mulher vítima de violência doméstica: leitura e análise arquitetônica'', de Pavão & Back (2021)Item A atuação da Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação nas ações de treinamento e desenvolvimento no Município de Porto Velho - RO(2020) Oliveira, Rouberval Castelo; Aguiar, João Batista Teixeira deA Coordenação Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) tem por finalidade viabilizar as ações de ciência, tecnologia e inovação, buscando o desenvolvimento sustentável e a governança corporativa de tecnologia dainformação dentro do município de Porto Velho – Rondônia. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as principais ações relacionadas ao treinamento e desenvolvimento produzidos pela CMTI. A elaboração deste artigo teve como abordagem a pesquisa qualitativa, sendo utilizado como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Verificou-se que as ações de treinamento e desenvolvimento promovidas pela Coordenadoria têm aperfeiçoado as ações de Tecnologia da Informação e de governança de TI, oferecendo também subsídios para os gestores em ações de planejamento estratégico. No entanto, as ações da Coordenadoria necessitam ser estruturadas e dispor das ferramentas necessárias para que haja eficiência no treinamento e desenvolvimento.Item A avenida que poderia ter sido: Um estudo urbano na avenida Prefeito Valdir Masutti em Comodoro-MT(2023) Longo, Monique Eduarda; Morão, Regina Célia GonçalvesA concepção deste trabalho teve por objetivo a realização de um estudo sobre mobilidade urbana ativa na cidade de Comodoro-MT, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei N° 12.587), e o conceito de Cidade para Pessoas de Jan Gehl. Em um contexto onde as cidades brasileiras são moldadas para privilegiar veículos individuais motorizados, privilégio este que tem prejudicado o deslocamento de pedestres e ciclistas, ou seja, a promoção da mobilidade ativa. Assim, através da percepção inicial de que a mobilidade urbana em Comodoro (MT) segue os parâmetros das demais cidades brasileiras, surgiu a demanda de análises locais. Dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de uma metodologia de natureza aplicada, de abordagem qualitativa de caráter exploratório, através de pesquisas bibliográficas, levantamento in-loco e o procedimento de contagem, para comprovar a necessidade de intervenções. O trabalho abrange a Avenida Prefeito Valdir Masutti, a fim de propor melhorias nas condições de mobilidade urbana, assim como o uso da cidade voltado para pedestres e ciclistas, tornando os modais ativos mais atrativos, e garantindo a segurança e acessibilidade da população que já utiliza o modal. O projeto urbano se embasará nos conceitos citados, e ao conceito de ruas completas.Item A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste(2023) Almeida, Mikeli de Andrade; Rodrigues, Paulla VieiraConsiderando as normativas vigentes que orientam a gestão da Extensão universitária, o presente trabalho propõe a análise do cenário atual da Curricularização da Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Colorado do Oeste, em especial, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O delineamento metodológico traz um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos descritivos. Para obtenção de resultados foram utilizados dados primários por meio de análise documental e bibliográfica pertinente ao tema e dados secundários por meio do levantamento de dados internos. Os resultados da pesquisa indicam que o IFRO- Campus Colorado do Oeste apresenta suas normativas institucionais alinhadas aos marcos legais federais ao que tange a Curricularização da Extensão, porém, acredita-se que é necessário um maior planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficienteItem A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem(2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.Item A educação financeira no processo de ensino da matemática dos jovens do ensino médio(2022) Souza, Wanessa Maria Silva; Ferreita Neto, AntonioEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de descrever a importância da Matemática como disciplina de aprendizagem desenvolvida conjuntamente com o estudo da Educação Financeira, apresentando a contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio ao associar as noções de Economia com conteúdos de Matemática. Referida prática visa preparar os educandos para o convívio social diante de situações de economia financeira que irão enfrentar, contribuindo, ainda, para uma formação cidadã e crítica, a partir do aprendizado que os auxiliará na conquista da melhoria da qualidade de vida individual e coletiva a que pertencem. Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, obtida por meio de um referencial bibliográfico, que nos possibilitou uma maior dimensão interpretativa quanto aos conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos do ensino médio, a partir da perspectiva da Educação Financeira, promovendo uma melhor compreensão conceitual sobre o tema.Item A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim(2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaEste estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.Item A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP(2021) Nunes, Jéssica Guaquereba; Oliveira, Suelem Patrícia Lima de; Borges, Wesden AlmeidaEste trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.Item A ética nas organizações: uma revisão bibliográfica sobre sua relevância e aplicação(2024) Lahass, Edilaine; Christo, Christina Jessyca; Cardoso, Valentim Cristina Kely; Pereira, Silva JozeneiA ética é um valor fundamental no ambiente corporativo, pois influencia a forma como as organizações se comportam, tomam decisões e se relacionam com as partes interessadas. No entanto, os desafios éticos no mundo dos negócios são cada vez mais complexos e exigem uma reflexão aprofundada sobre a melhor maneira de abordá-los. Nesse contexto, essa pesquisa de Estudo Bibliográfico tem como objetivo analisar as principais teorias, estratégias e ações sobre ética nas organizações presentes na literatura acadêmica, discorrendo os conceitos de ética negativa e positiva nas organizações. Os resultados demonstraram que a ética não se restringe apenas à conduta individual, mas capacidade de promover a transparência, a honestidade e o respeito tanto entre os colaboradores, como também em relação aos clientes, construindo uma reputação sólida e duradoura.Item A expansão do Ensino a Distância (EAD) nos cursos de nível superior(2022) Guerra, Gabrielli de Almeida; Siminhuk, Sueli Ester de Freitas; Pimentel, Nathalia M. da Silva ReisCom o passar dos anos os métodos de estudos foram se aprimorando e como decorrência dessa melhora o ensino a distancia foi se expandido cada vez mais, com o surgimento da pandemia causada pela corona vírus no fim de dois mil e dezenove e o fechamento das escolas e universidades o ensino remoto passou a ser feito em todos os lugares do mundo, o que mostrou que esse meio de se aprender é eficaz e carrega junto com ele uma diversidade de benefícios. A tecnologia também faz parte desse avanço do ensino EAD pois somente através dela é possível que o estudante consiga acessar sua plataforma de atividades. Dados mostra que nos últimos dez anos esse método de aprendizado ganhou prestigio no Brasil e alunos cada vez mais optam por esse método.Item A gestão da tecnologia como estratégia adotada pelo batalhão de trânsito da Polícia Militar do Estado de Rondônia(2021) Silva, Fabiane Pereira da; Raimundo, Carlo Filipe Evangelista; Licório, Angelina Maria de OliveiraO objetivo deste estudo foi conhecer e apresentar aos professores e alunos quais os benefícios obtidos por meio da implantação das tecnologias embarcadas para o serviço policial militar no Batalhão de Polícia de Trânsito da PMRO. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos: a) apresentar a fundamentação jurídica acerca da atuação da Polícia Militar em atividades de trânsito; b) identificar os principais aspectos relacionados à tecnologia embarcada utilizada na PMRO; c) descrever a percepção do gestor do BPTRAN acerca das vantagens obtidas por meio das tecnologias embarcadas na unidade. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o gestor do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Os resultados apontam para a maior credibilidade acerca das informações obtidas, otimização de tempo e de recursos, diminuição da necessidade do uso da força entre outros.Item A gestão de estoque em microempresas: projeto de intervenção(2022) Fuzi, Lidiane da Silva; Silva, Guilherme Daniel; Pacheco, Erika Cavenagui Gonçalves; Mesquita, Alan AndradeO objetivo deste projeto de intervenção é apresentar um plano de ação de gestão de estoques, para uma microempresa da cidade de Vilhena, nomeada como “Empresa A”, a fim de manter sua organização e competitividade no mercado. Na primeira etapa será realizada visitas e entrevistas com o proprietário da empresa, com intuito de fazer uma análise do ambiente em que a empresa está inserida, além de um levantamento da organização e gestão atual de estoques da empresa. Será realizado uma análise dos dados por triangulações das diversas fontes de informações relatadas neste levantamento, comparando-as com o que foi levantado na literatura, posteriormente, utilizar a previsão de demanda pelo Curva ABC, Com isso, espera-se que a metodologia seja eficaz para obter uma maior acurácia na previsão de demanda e auxílio na gestão de estoques da empresa A, além de recomendações para melhorar as condições de armazenagem e de movimentação, para diminuir perdas de produtos e de clientes, evitando a publicidade negativa e reduzindo custos ligados à gestão do estoque.Item A gestão de pessoas na administração pública(2023) Campos, Selma Dias Ferreira; Oliveira, Mônica do Carmo Apolinário deA administração pública está atrelada a elementos da economia e da organização de serviços oferecidos à sociedade. Por esta razão a gerência das relações que envolve pessoas e serviços requer processos eficientes e produtivos. Este trabalho tem o objetivo geral de analisar as principais características das práticas de gestão de pessoas em organizações públicas. Para tanto está descrito o funcionamento da administração pública relacionada a gestão de pessoas e os procedimentos de gestão que contribuem para tornar o sistema mais eficiente. Metodologicamente esse trabalho acadêmico faz uso de revisão bibliográfica em artigos científicos, tendo como descritores: administração pública, gestão de pessoas e eficiência da gestão pública. Além de procurar a satisfação do cidadão, cabe à administração pública efetivar um planejamento abrangendo a gestão de pessoas, considerando a utilização de técnicas de administração promotoras de qualidade e produtividade ao serviço público ofertado à população.Item A gestão de pessoas, o perfil de liderança e a gestão organizacional(2023) Soares, Alana Alves de Lima; Veiga, Elinete Mendes Santana; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosO presente artigo visa discutir sobre a importância do profissional de gestão de pessoas nas organizações. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura com base em uma abordagem qualitativa. A partir dessa revisão de literatura da temática, foram levantadas quatro categorias relevantes para a análise. A primeira trata do conceito de gestão de pessoas e seus impactos no desempenho organizacional. A segunda discute sobre o papel do gestor e o perfil do líder no desempenho da empresa. A terceira trouxe à tona a valorização do humano como alternativa para o sucesso nas organizações. Por fim, a quarta discute a gestão de pessoas na vida moderna. A discussão gira em torno de uma perspectiva positiva da gestão de pessoas dentro das empresas, entendendo que este profissional é imprescindível para que a empresa seja competitiva dentro do mercado, além do equilíbrio interno da organização e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.Item A história da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática.(2023) Silva, Daniel Wesley; Werneck, Jorge da SilvaO presente artigo, de cunho analítico, apresenta uma breve história sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar um breve histórico de como surgiu a olimpíada e como ainda são realizadas nas escolas públicas do país, com objetivo de enfatizar a importância da realização das olimpíadas de matemática e como trabalhá-las dentro do espaço escolar. Em seguida, são propostas algumas ações de enfrentamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão e por fim, relatados algumas experiências de alunos participantes da OBMEP.Item A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química(2023) Saurin, Alini Arini Alves; Vale, Luiz Américo da Silva doO processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.Item A importância da formação específica em Gestão Pública para servidores de Recursos Humanos em instituições de Administração Pública(Oston, 2023) Santos, Débora Rondolfo dos; Dutra, Geisiane de Assis; Nobre, Chimene KuhnA escolha do tema se deu para que pudéssemos mostrar a importância de haver uma formação específica para os profissionais que atuam no setor de recursos humanos de instituições públicas, visto que o gestor público desenvolva habilidades e conhecimentos específicos para gerir com eficiência os recursos disponíveis, coordenando os órgãos e entidades públicas e prezando sempre pelos benefícios da sociedade, contribuindo profundamente para a melhoria do cenário da administração pública do país. Estendendo-se aos contextos econômico e administrativo, este trabalho tem como objetivo descrever o papel do gestor público para uma administração eficaz e competente; demonstrar a influência das informações na tomada de decisão, suas diversas etapas, métodos utilizados, instrumentos e perspectivas. A pesquisa consiste no levantamento e organização dos materiais disponíveis em acervo de arquivo público, onde é possível encontrar um significativo número de fontes documentais relacionadas à questão abordada, em seguida selecionada aqueles que apresentam dados importantes para a investigação, desdobrando na transcrição dos trechos relevantes para a pesquisa.Item A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável(2023) Lima, Wiliam Rafael de; Ramos, ArilsonEssa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.