Livros e Capítulos de Livros
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Navegando Livros e Capítulos de Livros por Autor "Borges, Maria Cristina Ramos"
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Item Aspectos ideológicos da linguagem figurativa relativa entre os estereótipos de "homem" e "mulher" no português brasileiro(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Borges, Maria Cristina Ramos; Ferrarezi Junior, CelsoO artigo pretende, utilizando dados colhidos na cidade de Lins, SP, (1995), mostrar o comportamento ideológico diferenciado entre “homem” e “mulher” ocorrente em discursos cotidianos no Brasil. Na atual condição de parte reacionária da sociedade brasileira, especialmente depois dos quatro anos de governo de extrema direita reacionária de Jair Bolsonaro, tais comportamentos parecem ter-se intensificado, a despeito de queda anterior até por volta de 2019. São atrelados a esse comportamento ideológico calamidades sociais como o aumento irrefreado de casos de feminicídio e de discriminação a mulheres e minorias ligada a questões de gênero. Cumpre ressaltar que o artigo não apresenta nem defende ideologias de cunho feminista, mas se rende a constatações decorrentes de pesquisa de campo.Item Língua e intertextualidade: perspectivas no livro didático de língua portuguesa(V & V Editora, 2024) Borges, Maria Cristina Ramos; Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO presente texto tem por finalidade, uma análise sobre a importância e as contribuições que as teorias linguísticas podem trazer na sala de aula, conforme as propostas das políticas educacionais e a elaboração dos livros didáticos para o Componente Curricular de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, tem-se como objeto de estudo a forma como é abordada a intertextualidade no Livro Didático (LD), tendo como base os norteadores descritos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A análise consiste em compreender o processo de construção – reprodução – transformação em relação aos sentidos implícitos e/ou explícitos na elaboração dos textos propostos nas atividades no que se refere à intertextualidade. Portanto, é notório como os recursos teóricos linguísticos podem contribuir no uso da língua, uma vez que, esta dialoga em sua multiplicidade de vozes.