Licenciatura em Matemática

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 40
  • Item
    Entre o examinar e o avaliar: aspectos teóricos sobre a avaliação e suas implicações para a aprendizagem Matemática
    (2024) Graff, Aline Oliveira de Assis; Almeida, Adilson Miranda de
    No presente artigo estão dispostos um histórico da avaliação de aprendizagem, alguns modelos das mesmas e como a utilizar de forma a otimizar potencialidades dos alunos com vista para o desenvolvimento de competências e acompanhamento do processo de ensino e aprendizado, objetivando analisar possibilidades do uso da avaliação como forma de ação do acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem que auxilie na apropriação ou construção do conhecimento. Este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica deixando claro a importância da utilização de mais de um tipo de avaliação e os benefícios de cada uma delas.
  • Item
    Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
    (2024) Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes; Almeida, Adilson Miranda de
    Este trabalho tem por objetivo analisar dados de artigos científicos, teses e dissertações sobre a ensino da matemática nas escolas públicas, visando compreender a melhor forma de incentivar a aprendizagem na matemática em alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). É fundamental que a escola realize políticas públicas voltadas para atender os alunos que necessitam de um atendimento especializado. Com vistas à construção de um posicionamento crítico sobre o assunto, levantou-se informações sobre o TEA e metodologias de ensino que simplificam os conteúdos abordados no ambiente de estudo, a fim de delimitar as estratégias mais eficientes para propiciar o desenvolvimento e as habilidades do aluno autista.
  • Item
    Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a Física
    (2024) Sakyrabiar, Aline da Silva Corrêa; Barboza, Claudemir Miranda
    O presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a Matemática e a Física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de Matemática aplicada.
  • Item
    Mulheres na/da matemática: contribuições histórico-sociais
    (2024) Pereira, Taina Santos Alves; Werneck, Jorge da Silva; Jesus, Sérgio Nunes de
    Ao realizar uma pesquisa sobre os matemáticos que contribuíram para a História da Matemática, encontra-se aproximadamente 98% dos resultados relacionados aos matemáticos do gênero masculino, até mesmo físicos e químicos, porém há mulheres que lutaram para não apenas ter destaque na área da matemática, mas ter espaço no meio social para conquistar oportunidade de estudar e se especializar na área. Em vista disto, por meio das pesquisas realizadas será abordado neste artigo mulheres que foram importantes para metodologias, cálculos, avanços das tecnologias e contribuíram de uma maneira grandiosa.
  • Item
    Desafios e possibilidades na aplicação das barras de Napier por meio do algoritmo de multiplicação
    (2024) Conceição, Mirian Xavier da; Werneck, Jorge da Silva
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do Algoritmo de Multiplicação por meio das barras de John Napier, conduzida mediante uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como livros, artigos, dissertações e outras obras literárias. A pesquisa mostrou que, entre as operações aritméticas, a multiplicação desempenha um papel fundamental na resolução de adições sucessivas de um mesmo número, destacando as barras de Napier como um recurso concreto capaz de estimular positivamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito à operação de multiplicação. Concluiu-se que, as barras de Napier podem ser utilizadas como recursos didáticos eficazes ou ferramentas práticas na demonstração de situações-problemas de multiplicação em sala de aula, ou quando houver a necessidade de lidar com números grandes.
  • Item
    O afastamento da mulher da educação Matemática
    (2024) Souza, Letícia Brito de; Pereira, Maily Marques
    O presente artigo apresenta por meio de pesquisa bibliográfica acontecimentos históricos e fenômenos sociais que ao longo dos séculos provocaram o afastamento da mulher do conhecimento matemático. São discutidas as relações de gênero sob a perspectiva sociológica e como estas produzem fenômenos que afetam o cotidiano escolar e reduzem, de forma equivocada, mulheres a seres superficiais e incapazes de alcançar a racionalidade. Partindo da definição de gênero e de racionalidade e especificando o conhecimento matemático presente nas diversas carreiras, O presente artigo busca evidenciar de que forma a estruturas sociais vigentes afetam a prática educacional que acaba por reforçar os papéis de gênero e afastar mulheres da educação matemática.
  • Item
    O ensino da Matemática na educação básica: olhares e reflexos
    (2023) Almeida, Ricardo Dionizio de; Werneck, Jorge da Silva
    A Matemática é um método científico que faz uso de conhecimentos numéricos e raciocínio lógico. Pode-se afirmar que sua aplicabilidade está presente em muitas atividades do cotidiano. Desta forma, o presente texto objetiva-se na reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na educação básica, como também evidenciar o papel do professor como agente facilitador para aquisição de conhecimento. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório; a busca ocorreu por intermédio das bases de dados Google Acadêmico e Periódico CAPES a partir dos descritores: Ensino da Matemática; Papel do Professor e Ensino-aprendizagem. Deste modo, as análises documentais e interpretações revelam que o processo formativo dos sujeitos é construído na prática e orientados pelas teorizações adquiridas no campo escolar e em seu trajeto de vida. Os saberes prévios dos educandos são relevantes e contribuem para a ressignificação das práticas pedagógicas e didáticas dos professores.
  • Item
    Aplicação de jogos como metodologia de ensino para alunos do ensino fundamental
    (2023) Alves, Andrea Rosa; Milani, Samanta Margarida
    Este trabalho tem como objetivo geral dissertar sobre as aplicações dos jogos matemáticos como metodologia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica. O estudo enfoca a formação de métodos lúdicos, a importância do brincar no contexto escolar, a utilização de jogos como ferramenta de ensino e o papel do professor na construção do conhecimento dos alunos por meio dos jogos. Através desta investigação, busca-se avaliar a relevância dessa metodologia de ensino para o aprendizado escolar. Como resultados destacamos que a aplicação de jogos como estratégia de ensino permite ao professor motivar os alunos na aquisição e fortalecimento do conhecimento ao longo de sua trajetória educacional. E a utilização dessas abordagens promove um ambiente escolar mais envolvente, conectado, dinâmico e participativo.
  • Item
    Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
    (2023) Batista, Fábio Valter; Werneck, Jorge da Silva
    O processo de ensino-aprendizagem perpassa por questões que podem interferir na prática. Neste sentido, o processo de investigação fundamentou-se a partir das pesquisas nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e textos bibliográficos como artigos e TCCs que pormenorizou o presente estudo. Assim, analisar o caráter interno e externo desses processos na aprendizagem podem apontar questões psíquicas, bem como metodológicas na aplicabilidade do ensino da matemática em sala de aula e na vida quotidiana. Isto posto, é válido pesquisar pressupostos que possam não apenas fundamentar a melhoria no percurso do ensino, mas também de que maneira as dificuldades podem ser sanadas no contexto escolar
  • Item
    A história da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática.
    (2023) Silva, Daniel Wesley; Werneck, Jorge da Silva
    O presente artigo, de cunho analítico, apresenta uma breve história sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar um breve histórico de como surgiu a olimpíada e como ainda são realizadas nas escolas públicas do país, com objetivo de enfatizar a importância da realização das olimpíadas de matemática e como trabalhá-las dentro do espaço escolar. Em seguida, são propostas algumas ações de enfrentamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão e por fim, relatados algumas experiências de alunos participantes da OBMEP.
  • Item
    Geometria: Teorema Egregium de Gauss.
    (2021) Oliveira, Thales Mendes; Barboza, Claudemir Miranda
    Este trabalho trata-se de uma breve introdução a teoria das superfícies fato que faz parte de um ramo da matemática muito importante que é a geometria diferencial. Abordaremos os princípios básicos relativos as superfícies de um modo geral afim de obter um grande acervo de informações que nos aproxime de responder questões do tipo, será que uma esfera pode se desdobrar em uma faixa de plano? Qual a natureza geométrica das superfícies que podem ser desdobradas uma na outra? Tudo isso servirá como ponto de discussão deste estudo.
  • Item
    Visão aguçada em sala de aula um estudo sobre grandezas de comprimento e superfície
    (2023) Schwanz, Vanessa; Pereira, Maily Marques
    Este trabalho tem como proposta o estudo das grandezas de comprimento e superfície do 6° ano do ensino fundamental II, que, por sua vez, é um conteúdo essencial na área da matemática, trazendo consigo várias formas e aplicações no cotidiano da sociedade. O objetivo é levar esse estudo para a sala de aula utilizando materiais concretos para despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo ensinado e promover uma compreensão mais significativa. Assim, ao planejar sua aula, o professor precisa buscar pelo menos um recurso didático capaz de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nessa análise, sugere-se realizar a construção de uma superfície quadrada com as dimensões de um metro, com auxílio de papel (pode ser jornal, revista ou papel sulfite) como material concreto, e barbante para delimitar o perímetro da superfície construída, permitindo o contato visual e palpável das diferenças entre as grandezas de comprimento e superfície. Logo após, como atividade complementar, é proposto uma lista de exercícios em que os alunos poderão desenvolver conhecimentos práticos sobre o assunto abordado.
  • Item
    A matemática da escala musical
    (2023) Santos, Tcherlysnen Droan Lopes; Pereira, Maily Marques
    Este artigo aborda a relação entre a matemática e a música, destacando a importância da matemática na formação das escalas musicais. A música é uma forma de expressão humana que combina sons de maneira agradável ao ouvido. Ao longo da história, surgiram diversas teorias sobre a origem da música, e uma das mais aceitas é a de que ela surgiu como forma de comunicação e expressão. O monocórdio de Pitágoras, um instrumento musical antigo, desempenhou um papel fundamental na compreensão da relação entre a música e a matemática. Pitágoras descobriu que as frequências sonoras podem ser expressas em proporções matemáticas simples, como razões entre números inteiros. Essas proporções são fundamentais para a formação das escalas musicais e para a harmonia musical. O monocórdio permitiu a Pitágoras explorar e compreender as relações matemáticas entre as notas musicais, como a oitava, a quinta e a quarta. A matemática também está presente na formação das 12 notas musicais utilizadas na música ocidental, que são divididas em semitons. Essa divisão foi estabelecida de forma a manter a mesma distância entre as notas ao longo da escala. A compreensão da matemática das escalas musicais enriquece nossa apreciação e compreensão da música, revelando a harmonia e a estrutura por trás das melodias e harmonias que ouvimos. A interseção entre música e matemática é uma área fascinante que nos permite explorar as maravilhas sonoras do mundo de forma mais profunda.
  • Item
    O uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° ano
    (2023) Gonçalves, Adriano Antônio; Barboza, Claudemir Miranda
    O presente artigo tem a finalidade de expor os benefícios da utilização de jogos como facilitadores na transposição de barreiras inerentes à transição escolar do 5º ano (ensino fundamental I) para o 6º ano (ensino fundamental II). Para tanto, apresentou-se breve histórico dos jogos e aprendizado, além da organização curricular do ensino da matemática do 5º e 6º ano demonstrando os níveis de aprendizado esperados, e por fim, indicou-se jogos matemático e seus possíveis benefícios para facilitar o aprendizado dos alunos utilizando como base as experiências realizadas com turmas reais, relatadas em estudos científicos. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos com a temática dos jogos e aprendizado da matemática. Através da pesquisa foi possível depreender que há alguns pormenores relacionados a transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental e no que tange ao ensino da matemática os jogos podem servir para superá-los, para gerar um contexto de ensino agradável, uma melhor convivência, bem como, contribuir com a revisão e fixação de conteúdos trabalhados anteriormente.
  • Item
    O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental
    (2023) Souza, Flávia de Oliveira Santos; Santos, Gabriel Tenório dos
    O presente trabalho pretende abordar a teoria da aprendizagem Desenvolvimental, apresentada por Davydov (1988), com base nos estudos de Vygotsky (2001, 2003), tendo também como respaldo as ideias de Saviani (1983, 2009, 2011) a respeito do ensino. O objetivo da pesquisa é compreender as contribuições da teoria da Aprendizagem Desenvolvimental para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. O trabalho vem de modo a contrapor o ensino tradicional presente nas escolas, uma vez que são priorizados o conhecimento científico e a construção pelo sujeito/aluno que aprende. O estudo contou com pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses, monografias e artigos, e a pesquisa documental por meio de cadernos de aluno e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cacoal (RO) de 2019 a 2022. Com esses cadernos, foram delineados o perfil curricular dos conteúdos matemáticos para indicar/sugerir de que maneira a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental pode contribuir com o ensino de matemática. Após a análise constatou-se a presença de um ensino de matemática que segue um caráter mecanizado, em que a sequência da aula se constitui de enunciado, fórmula, exemplo e exercício. Tal constatação sugere a necessidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem a partir dos pressupostos da teoria Desenvolvimental, visto que ela contribui para a superação do empirismo inerente à lógica tradicional.
  • Item
    A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável
    (2023) Lima, Wiliam Rafael de; Ramos, Arilson
    Essa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.
  • Item
    A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos
    (2023) Prado, Dayane Rodrigues do; Souza, Irlan Cordeiro de
    Este artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.
  • Item
    Contribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBID
    (2023) Engelhardt, Luana Miranda; Barboza, Claudemir Miranda
    O presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições do uso das plataformas digitais educacionais para o processo de formação inicial, na percepção de uma acadêmica de Licenciatura em Matemática que teve contato com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As plataformas digitais educacionais citadas neste artigo são consideradas práticas inovadoras e auxiliam no processo de ensino aprendizagem, tornando o ensino da disciplina de matemática mais dinâmico interessante. O estudo revelou que as plataformas digitais educacionais deixam as aulas mais participativas e instigantes, criando um ambiente propício para o ensino, proporcionando experiências gratificantes para alunos e professores e também fornecem recursos para aprimorar as habilidades de ensino e proporcionam um maior acesso ao conhecimento e à informação. Ao mesmo tempo, a utilização dessas plataformas também oferece aos professores e acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades em relação ao uso de tecnologias educacionais e otimizar o uso das ferramentas tecnológicas para construir conhecimento e promover a aprendizagem de matemática. Por fim, a autora 1 traz um relato de experiência sobre a aplicação das plataformas digitais educacionais com alunos de escolas prestigiadas pelo PIBID.
  • Item
    Internet: contribuição para o ensino da matemática
    (2020) Brun, Maria Lucia; Werneck, Jorge da Silva
    O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem da matemática. O mundo vem se transformando e as novas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos alunos, dessa maneira o professor não pode mais lecionar da mesma forma de décadas atrás. E uma estratégia apresentada nesse trabalho é o uso da internet no processo de ensino aprendizagem da matemática, em que o aluno poderá aprender de forma prazerosa e significativa, uma vez que suas atividades escolares envolvem as novas tecnologias. O presente trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende – se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem de matemática. Mas vale ressaltar que as novas tecnologias por si só não contribuem para o sucesso da aprendizagem, o professor deve analisar as potencialidades e limitações de cada ferramenta para poder introduzir em suas aulas em que se for bem planejada poderá contribuir para o processo de ensino aprendizagem da matemática.
  • Item
    Geogebra: contribuição para o ensino da matemática
    (2020) Silva, Willian Gomes da; Werneck, Jorge da Silva
    O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se utilizar softwares, em especial o Geogebra, nas aulas de matemática, uma vez que podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. O mundo vem se transformando e assim estão aparecendo novas tecnologias que mudam a forma como nossos alunos vivem, dessa forma o professor não pode lecionar da mesma maneira de décadas atrás, uma vez que a escola deve preparar este aluno para viver em sociedade, encarar e aprender novas habilidades que necessitará no futuro. Essa pesquisa se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, e pretende levantar uma discussão a respeito do uso de softwares, em especial o Geogebra, no ensino da matemática. Mas o professor deverá analisar os softwares em suas potencialidades e limitações para que tenha êxito no processo de ensino aprendizagem, assim se usado de forma correta contribui para o sucesso da aprendizagem da matemática.