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Licenciatura em Matemática

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/477

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    As dificuldades em matemática dos alunos no Ensino Fundamental II: um estudo das causas que complexificam o seu desenvolvimento da aprendizagem
    (2025) Silva, Patricia Maria da; Pereira, Maily Marques
    Este artigo traz uma abordagem sobre a relação do aluno com o processo do conhecimento e o que complexifica o pleno desenvolvimento da aprendizagem na matemática, buscando um método para minimizar as dificuldades dos alunos por meio da observação em sala de aula e pesquisa bibliográfica sobre o tema. O objetivo principal deste trabalho é analisar os fatores que dificultam a aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental II. A partir dessa observação, buscou-se identificar como o distanciamento entre o conteúdo escolar e o cotidiano dos estudantes, aliado a questões socioeconômicas, metodológicas e à falta de apoio familiar, contribui para o baixo rendimento dos alunos nessa disciplina. Ressaltaremos o autor D’Ambrósio na divulgação da teoria e prática na contribuição nesse contexto, detalhando os problemas vivenciados na educação social.
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    Da História à sala de aula: o Teorema de Pitágoras e a aplicação da demonstração de James Garfield
    (2025) Estevão, Alyne Amaro dos Santos; Pereira, Maily Marques
    O presente trabalho aborda o Teorema de Pitágoras a partir de uma perspectiva histórica e didática, buscando compreender como a demonstração apresentada por James Garfield pode contribuir para o ensino e aprendizagem da geometria no contexto escolar. O objetivo consiste em analisar a relação entre a história da matemática e o ensino, destacando a importância de explorar demonstrações que promovam o raciocínio lógico e a compreensão conceitual dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, na qual foram estudados a história do Teorema de Pitágoras e a aplicação de demonstrações matemáticas em sala de aula. Foram analisados textos, artigos e materiais acadêmicos que abordam o uso de recursos históricos no ensino, permitindo refletir sobre a aplicabilidade da demonstração de Garfield no ambiente escolar. Os resultados evidenciaram que o uso dessa demonstração desperta o interesse dos alunos, favorece a visualização geométrica e contribui para uma aprendizagem mais significativa, relacionando teoria e prática. Além disso, observou-se que a contextualização histórica amplia a compreensão sobre a construção do conhecimento matemático e estimula o pensamento crítico. Conclui-se que a inserção de demonstrações históricas, como a de Garfield, no processo de ensino promove uma abordagem mais reflexiva e dinâmica da Matemática, fortalecendo o papel do professor como mediador do conhecimento.
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    Eficácia do reforço escolar em matemática no ensino fundamental: análise do desempenho de alunos do ensino fundamental da E.E.E.F.M. Carlos Gomes, no município de Cacoal-RO
    (2025) Abreu, Jessica Faustino de; Werneck, Jorge da Silva; Jesus, Sérgio Nunes de
    Este estudo investigou a eficácia do reforço escolar em matemática para alunos do ensino fundamental da E.E.E.F.M. Carlos Gomes, no município de Cacoal RO. O objetivo foi analisar o desempenho dos alunos que receberam reforço escolar em matemática em comparação com aqueles que não receberam. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, com análise de dados de desempenho dos alunos antes e após a implementação do reforço escolar. Dessa maneira, indicaram que os alunos que receberam reforço escolar apresentaram melhoria significativa no desempenho em matemática em comparação com os que não receberam. Além disso, a pesquisa identificou que o reforço escolar foi mais eficaz para os alunos que apresentavam dificuldades iniciais em matemática. Os resultados sugerem que o reforço escolar é estratégia eficaz para melhorar o desempenho em matemática de alunos do ensino fundamental. A pesquisa demonstrou que o reforço escolar em matemática é uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho de alunos do ensino fundamental. Sendo assim, a implementação de programas de reforço escolar pode ser uma solução viável para reduzir as dificuldades em matemática e melhorar a aprendizagem dos alunos. Além disso, a pesquisa destaca a eficácia de identificar os alunos que necessitam de reforço escolar e de adaptar as estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos.
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    Panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática no IFRO - Campus Cacoal (2019-2022)
    (2025) Ermita, Janayna Vieira; Werneck, Jorge da Silva
    Este texto apresenta o panorama de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos no curso de Licenciatura em Matemática no IFRO Campus Cacoal no ano de 2019 até o ano de 2022. A pesquisa tem o objetivo de classificar os trabalhos quanto às tendências em educação matemática com uma visão das áreas prioritárias de estudo, o que evidencia o desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas às necessidades locais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com a análise de vinte e um TCCs disponíveis no repositório institucional do IFRO até 23 de abril de 2023. Os trabalhos estão classificados de acordo com as tendências pedagógicas de resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, jogos matemáticos e informática educativa. Dentre os resultados, destaca-se que grande parte dos TCCs foi motivada por interesses dos discentes e programas pedagógicos como PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa também evidencia que as abordagens com jogos e informática educativa têm forte presença, o que indica uma valorização de práticas interativas e tecnológicas no ensino de matemática dentro do contexto local.
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    Estudo do Geogebra como ferramenta pedagógica na formação inicial de professores de matemática
    (2025) Andrade, Brenda de Almeida Werneck; Werneck, Jorge da Silva; Milani, Samanta Margarida
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o software pode contribuir para o ensino de geometria e sua importância na formação inicial de professores de Matemática. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, com levantamento de artigos publicados entre 2020 e 2025, selecionados na base SciELO. Os resultados indicam que o GeoGebra possui grande potencial pedagógico, especialmente por possibilitar múltiplas representações e a manipulação dinâmica de conceitos geométricos. Estudos apontam que, quando integrado a estratégias didáticas adequadas, o software favorece a compreensão e o raciocínio lógico dos estudantes. No entanto, a pesquisa também evidenciou desafios, como a escassa formação prática dos licenciandos em relação ao uso da ferramenta e a necessidade de ambientes que promovam a investigação e a reflexão docente. Conclui-se que, o GeoGebra é mais do que um recurso complementar: trata-se de um instrumento mediador do conhecimento que, se bem explorado, pode enriquecer o ensino de Geometria e contribuir para uma formação docente mais crítica, criativa e alinhada às exigências da educação contemporânea.
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    O ensino da modelagem matemática para educação básica
    (2025) Lauto, Jeferson dos Santos; Pereira, Maily Marques
    Este estudo investiga a Modelagem Matemática (MM) como uma abordagem pedagógica para o ensino na educação básica, analisando seu potencial para superar a visão da matemática como disciplina inacessível e desconectada da realidade. O trabalho, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores de referência como Bassanezi, Biembengut e Almeida, Silva e Vertuan., e dialoga com a BNCC (2022). O objetivo principal é demonstrar que se pode utilizar a Modelagem Matemática no dia a dia escolar como uma metodologia diferenciada e conceituada, transmitindo-se ao aluno que o ensino da Matemática serve para avaliar criticamente o nosso cotidiano. A pesquisa argumenta que a MM, ao traduzir problemas do cotidiano em linguagem matemática, permite aos alunos tornarem-se protagonistas na construção de modelos, promovendo um aprendizado crítico. O texto explora as vantagens da metodologia, como o estímulo à criatividade, mas também suas desvantagens, como a imprevisibilidade. Ilustra a aplicação prática através de exemplos, como a análise calórica de refeições e a estimativa de lixo em um bairro. Conclui-se que, apesar de consolidada academicamente, a MM ainda é subutilizada em salas de aula, sendo necessária maior difusão de suas práticas.
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    Desafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemática
    (2025) Carvalho, Izabel Aparecida Fogaça; Pereira, Maily Marques
    Este artigo apresenta um estudo referente aos desafios no ensino da matemática nas séries iniciais, considerando a formação dos pedagogos e seu impacto na aprendizagem dos acadêmicos do curso de pedagogia. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as deficiências na formação matemática dos pedagogos, tendo em vista, sua carga horária, a preparação dos acadêmicos e outros aspectos relevantes. Compreender esses fatores é essencial para analisar as dificuldades e desafios enfrentados pelos pedagogos no ensino da matemática nos anos iniciais. Diante dessas questões, é comum que os pedagogos, especialmente os recém-formados, sintam insegurança ao exercer a profissão. Os resultados apontam que a formação matemática nos cursos de Pedagogia ainda é enxuta, com carga horária reduzida. Isso pode refletir na forma como os futuros professores se sentem ao trabalhar a matemática nos anos iniciais. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa e revisão bibliográfica, tendo como principais canais de coleta de dados os sites Periódicos Capes e google acadêmico, com a utilização de descritores alinhados à temática investigada.
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    Xadrez no ambiente escolar: uma revisão literária da sua relação com o desenvolvimento cognitivo e os conteúdos de matemática
    (2025) Pacheco, Alexandre Arruda; Milani, Samanta Margarida
    O presente trabalho tem como objetivo investigar as habilidades cognitivas que podem ser desenvolvidas por meio da prática do xadrez, tais como raciocínio lógico e resolução de problemas, e a possível relação do xadrez com alguns conteúdos do currículo de matemática. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico realizado no Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados obtidos evidenciam que a prática do xadrez contribui para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, demonstrando ser uma alternativa viável no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
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    A resolução de equações de 2º grau e sua análise geométrica
    (2025) Souza, Klaysson Lucas Tesser de; Pereira, Maily Marques
    Este trabalho explora diferentes métodos para resolver equações do segundo grau, com ênfase na compreensão algébrica e gráfica dessas expressões. São abordadas técnicas como a fatoração, o trinômio do quadrado perfeito e a fórmula de Bhaskara, incluindo sua dedução e aplicação com coeficientes reduzidos. A análise gráfica da função quadrática, representada por parábolas, também é destacada, evidenciando a relação entre os coeficientes e o comportamento das raízes no plano cartesiano. A proposta visa ampliar o repertório metodológico no ensino e na aprendizagem desse conteúdo, contribuindo para cálculos mais ágeis, interpretações mais intuitivas e uma compreensão mais profunda da estrutura matemática envolvida. A metodologia utilizada é de caráter descritivo, com foco na análise e no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em revisão teórica dos principais métodos de resolução.
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    A importância da ludicidade nas práticas pedagógicas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025) Gularte, Ely Maria; Barboza, Claudemir Miranda
    O artigo analisa a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é demonstrar como jogos, brinquedos e brincadeiras podem ampliar o interesse discente e favorecer a construção de conceitos numéricos e geométricos. Adoptou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sustentada em pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e documentos normativos publicados entre 2000 e 2025. A análise, guiada pela técnica de conteúdo, organizou os achados em quatro eixos: fundamentos teóricos da matemática escolar; classificação de jogos e brincadeiras; relação entre ludicidade e desenvolvimento cognitivo; e mediação docente. Os resultados indicam que atividades como bingo infantil, palitinhos, quebra-cabeça, blocos de construção, jogo da memória e dominó potencializam a atenção, a memorização, o raciocínio espacial e o valor posicional, desde que planejadas com intencionalidade didática e avaliadas de forma formativa. O estudo ressalta ainda que o equilíbrio entre recursos digitais e materiais concretos é decisivo para evitar perda de sociabilidade e motivação. Conclui-se que a integração de metodologias ativas com jogos tradicionais contribui para ressignificar a Matemática como linguagem viva, supere mitos de dificuldade e promova o desenvolvimento integral das crianças.
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    Manifestação de homofobia no ambiente escolar: uma análise de produções científicas no XIV ENEM e na plataforma SciELO
    (2025) Dantas Filho, Adão Gonçalves; Milani, Samanta Margarida
    Em uma sociedade marcada pela violência direcionada à comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais) e à luz das experiências vivenciadas pelo autor no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), emerge a seguinte indagação: Existem manifestações de homofobia no ambiente escolar? Em caso afirmativo, de que forma essas manifestações se desenvolvem nas dinâmicas escolares? Diante dessa problemática, o presente estudo, sustentado por uma metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal analisar as manifestações de homofobia no ambiente escolar com base nas pesquisas disponíveis nos anais do XIV ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e na plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online). Além disso, buscou-se identificar as principais manifestações de homofobia no ambiente escolar, as percepções dos estudantes acerca do tema e classificar os diferentes tipos de violência homofóbica presentes nesse contexto. Os resultados apontaram a existência de manifestações homofóbicas no ambiente escolar, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, destacandose a presença de violências físicas, verbais e psicológicas.
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    As contribuições das mulheres na matemática e sua invisibilidade
    (2025) Lescano, Mariana de Barros; Pereira, Maily Marques
    A invisibilidade histórica das mulheres na matemática persiste como um desafio contemporâneo, reforçando desigualdades de gênero e limitando o pleno desenvolvimento científico. Este estudo visa compreender a importância do reconhecimento feminino na matemática e diante disso os mecanismos que perpetuam sua marginalização. Para isso, foi conduzida uma revisão sistemática de 30 fontes bibliográficas (artigos e livros publicados entre 2013-2024), selecionadas no Google Acadêmico e SciELO, com critérios deinclusão baseados em relevância temática e idioma português. A análise identificou padrões de exclusão estrutural, desde a Antiguidade até o século XXI, destacando figuras comoHypátia de Alexandria, Katherine Johnson e Maryam Mirzakhani, cujos legados foram sistematicamente subestimados. Os dados revelam que estereótipos culturais, falta de representatividade em posições de liderança e vieses institucionais continuam a desencorajar a participação feminina. Esses achados reforçam a urgência de políticas educacionais e científicas que promovam equidade, evidenciando como o reconhecimento das mulheres na matemática não apenas corrige injustiças históricas, mas também enriquece o campo com novas perspectivas e talentos.
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    De 2020 a 2022 a vida se transformou num labirinto: por quais caminhos transitou o letramento matemático durante a pandemia?
    (2025) Silva, Kamila Aparecida da; Santos, Gabriel Tenório dos
    O período de pandemia foi desafiador em todos os aspectos da sociedade e na educação matemática não foi diferente. O objetivo dessa pesquisa foi busca identificar as dificuldades que os professores encontraram durante o periodo pandêmico bem como os meios que utilizaram para garantir o letramento matemático, a partir da seguinte problemática: Quais metodologias os professores utilizaram durante a pandemia para buscar promover o letramento?. A pesquisa foi do tipo qualitativa por revisão bibliográfica nos bancos de dados do Google Acadêmico, na revista Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) e revista PUC/SP. Para seleção dos trabalhos que fizeram parte do corpus da pesquisa, utilizou-se das seguintes palavras-chave: “letramento matemático durante a pandemia”, “Letramento matemático”, “Educação na pandemia”, “Pandemia” e “Letramento” com os termos presentes em qualquer campo. Os critérios de inclusão adotados foram : 1) Definir letramento matemático e caracterizar, 2) Descrever a pandemia no aspecto educacional, 3) Mostrar quais estratégias os professores utilizaram para garantir o letramento matemático, 4) Artigo ser publicado em Português, 5) Ter sido revisado e 6) Ter sido publicado a partir de 2020. Os critérios de exclusão adotados foram 1) que tratava superficialmente do tema em questão, 2) que se tratava de alfabetização e não de letramento. Com a pesquisa, constatou-se que foram encontradas diversas dificuldades pelos professores e não é possível afirmar que todos os alunos terminaram o ensino remoto letrado matematicamente.
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    Explorando metodologias: o uso de materiais didáticos e concretos para o estudo da trigonometria
    (2024) Nascimento, Frankvane de Souza; Ramos, Arilson
    Este trabalho tem como objetivo explorar o estudo da trigonometria por meio da integração de recursos lúdicos e materiais concretos. O estudo baseia-se em fontes bibliográficas, incluindo sites virtuais e livros, para analisar a perspectiva de diversos autores sobre a aplicação de ferramentas matemáticas como material concreto. O interesse pelo tema foi despertado durante a participação no programa de Residência Pedagógica, enquanto o autor cursava a Licenciatura em Matemática no IFRO campus Cacoal. A proposta surgiu da experiência prática ao desenvolver uma atividade que visava proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula. Para atingir esse objetivo, foi essencial a combinação de materiais concretos com abordagens matemáticas inovadoras, desviando-se do tradicionalismo das aulas de matemática. Além disso, houve a busca por um segundo objetivo, que não apenas visava o aprendizado, mas também a diversão dos alunos durante essa abordagem diferenciada, estimulando-os a aprender brincando e debatendo entre si fora da sala de aula. Essa consideração foi essencial. Dessa forma, este trabalho busca apresentar os benefícios e a relevância de utilizar essa metodologia nas aulas de matemática. O estudo foi conduzido por meio de um estudo de caso, permitindo uma análise detalhada sobre a eficácia da utilização de recursos lúdicos e concretos no ensino da trigonometria. Essa abordagem possibilitou uma investigação qualitativa, analisando a aplicabilidade dessa estratégia pedagógica e seus benefícios para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa concentra-se na apresentação do teodolito e destaca suas contribuições para o ensino da trigonometria, evidenciando como esse instrumento pode enriquecer a compreensão dos estudantes sobre os conceitos matemáticos envolvidos.
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    O uso da Língua Brasileira de Sinais na aplicabilidade do ensino da Matemática: uma reflexão acerca das barreiras comunicacionais no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos
    (2025) Araujo, Isabel Dias dos Santos; Werneck, Jorge da Silva; Abreu, Michelle Ayres
    A comunicação ocorre em todos os segmentos das relações humanas, logo inclui o ambiente escolar. Pensando a partir da perspectiva da Educação Inclusiva, essa discute que a escola é direito de todos e que todos devem aprender e se desenvolver cognitivamente no mesmo espaço. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS um panorama de como é complexo aplicar a matemática numa sala de aula com alunos surdos. A matemática é conhecida como um estudo incompreensível para a maioria das pessoas, tornando-a temida por muitos, logo essa dificuldade apresentada na área da disciplina de matemática acaba provocando uma preocupação muito grande com o ensino aprendizado das crianças, na qual, podem ser consideradas como um dos fatores para o fracasso escolar. Uma das problemáticas na comunicação entre a língua portuguesa e a Libras, se faz na interpretação do texto e na escrita, pois muitos falantes não têm conhecimento acerca da libra (L2), sendo fluentes apenas em sua língua materna a língua portuguesa (L1). No ensino da matemática o que mais dificulta a aprendizagem desses alunos, tanto para os ouvintes quanto para os surdos, são as leituras e as interpretações dos exercícios que envolvem problemas matemáticos, tornando mais difícil a aplicação da Libras como diálogo.
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    Geogebra: análise da eficácia do uso de tecnologias interativas no ensino de matemática
    (2024) Aguiar, Luciene Littig de; Werneck, Jorge da Silva
    O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.O presente estudo explora a eficácia do software GeoGebra no ensino de funções quadráticas e evidencia seu impacto na compreensão conceitual, desempenho matemático e motivação de estudantes. Assim, aponta para a investigação, motivação e impacto nos estudos ao identificar implicações pedagógicas no ensino da Matemática como objetivos fundamentais. Outrossim, direciona também a integração efetiva de tecnologias interativas no currículo para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; pois é a partir da motivação e engajamento que há possibilidades da personalização do ensino. Isso posto, o estudo aponta também a possibilidade de inovar nos aspectos pedagógicos – pois darão melhoria significativa na compreensão de funções quadráticas, bem como desempenho matemático e motivação no uso do GeoGebra no ensino é sugerido de igual maneira a adoção e adaptação dessa tecnologia em salas de aula.
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    Andar em paz eu mereço - uma investigação da homofobia na escola na produção em educação no Brasil entre 2010 e 2020
    (2025) Vasconcellos, Wellyton Rocha; Barros, Marco Aurélio Nunes de
    O presente artigo investiga como é abordada a temática da violência escolar contra pessoas cujas a sigla LGBTQIA+ aparecem na literatura, para isso adotou a metodologia de análise de conteúdo como ferramenta principal para a coleta e análise da pesquisa. Dessa forma, foram escolhidas três plataformas científicas: o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a biblioteca digital SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Foram filtrados os trabalhos com as palavras-chave: homofobia na escola, transfobia na escola e LGBTfobia na escola. Deste escopo foram selecionados os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2020 como componente da metodologia foram lidos os 460 resumos filtrados pelo método e catalogados em categorias que possibilitaram a análise do conteúdo. Como resultado obteve-se diferentes evidências de que o conteúdo dos trabalhos apontava para o papel da escola na produção e reprodução das situações de violência sofrida por pessoas LGBTQIA+.
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    Entre o examinar e o avaliar: aspectos teóricos sobre a avaliação e suas implicações para a aprendizagem Matemática
    (2024) Graff, Aline Oliveira de Assis; Almeida, Adilson Miranda de
    No presente artigo estão dispostos um histórico da avaliação de aprendizagem, alguns modelos das mesmas e como a utilizar de forma a otimizar potencialidades dos alunos com vista para o desenvolvimento de competências e acompanhamento do processo de ensino e aprendizado, objetivando analisar possibilidades do uso da avaliação como forma de ação do acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem que auxilie na apropriação ou construção do conhecimento. Este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica deixando claro a importância da utilização de mais de um tipo de avaliação e os benefícios de cada uma delas.
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    Matemática Inclusiva no ensino e aprendizagem para alunos com TEA em escolas públicas
    (2024) Leão, Vanessa Cristina Figueiredo Nunes; Almeida, Adilson Miranda de
    Este trabalho tem por objetivo analisar dados de artigos científicos, teses e dissertações sobre a ensino da matemática nas escolas públicas, visando compreender a melhor forma de incentivar a aprendizagem na matemática em alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). É fundamental que a escola realize políticas públicas voltadas para atender os alunos que necessitam de um atendimento especializado. Com vistas à construção de um posicionamento crítico sobre o assunto, levantou-se informações sobre o TEA e metodologias de ensino que simplificam os conteúdos abordados no ambiente de estudo, a fim de delimitar as estratégias mais eficientes para propiciar o desenvolvimento e as habilidades do aluno autista.
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    Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a Física
    (2024) Sakyrabiar, Aline da Silva Corrêa; Barboza, Claudemir Miranda
    O presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a Matemática e a Física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de Matemática aplicada.