Licenciatura em Matemática
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Item Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo(2019) Santana, Tiago Eutíquio Lemes; Dias, Eder RegiolliA geometria espacial é um tema muito rico na matemática, favorável à utilização de metodologias diferenciadas que possibilitam a abordagem de problemas de forma concreta, que posteriormente são levados à abstração quando se introduz as fórmulas. Optamos por desenvolver esse trabalho diante da dificuldade em encontrar ferramentas que proporcionassem uma dedução intuitiva das fórmulas de volume dos prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas, pois pensamos em oferecer algo palpável para o professor trabalhar tal tema de modo a facilitar as dificuldades encontradas devido à carência de materiais didáticos adequados na maioria das escolas. O presente artigo aborda um roteiro de confecção de materiais concretos com baixo custo que é facilmente encontrável na maioria das papelarias e ainda uma proposta didática de como aplicá-los em sala de aula.Item Teoria e prática na lei de resfriamento de Newton(2019) Pereira, Ivaneide Magali do Nascimento; Barboza, Claudemir MirandaO estudo das Equações Diferenciais é de fundamental importância nas aplicações e resoluções de problemas em diversas ciências, inclusive nas que envolvem a Lei de Resfriamento de Newton. Este trabalho apresenta uma abordagem teórica de Equações Diferenciais, em particular na Lei de Resfriamento de Newton através da relação entre teoria e prática. Essa união é de fundamental importância no ensino da matemática, pois modifica atitudes, posturas, gera críticas e reflexões na construção do conhecimento dos educandos. No texto é definido inicialmente o conceito, as características, o contexto histórico e as aplicações das Equações Diferenciais. Também ocorre a definição, a história e aplicações da Lei de Resfriamento de Newton, e posteriormente há a aplicação e análise de uma situação-problema envolvendo teoria e prática. O que se espera neste trabalho é estimular o entendimento das Equações Diferenciais, em particular da Lei de Resfriamento de Newton, com a intenção de ser simples e compreensível, a fim de demonstrar como o aprendizado pode se tornar prazeroso quando se consegue unir aplicações teóricas com situações relacionadas ao cotidiano.Item Geogebra: contribuição para o ensino da matemática(2020) Silva, Willian Gomes da; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se utilizar softwares, em especial o Geogebra, nas aulas de matemática, uma vez que podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. O mundo vem se transformando e assim estão aparecendo novas tecnologias que mudam a forma como nossos alunos vivem, dessa forma o professor não pode lecionar da mesma maneira de décadas atrás, uma vez que a escola deve preparar este aluno para viver em sociedade, encarar e aprender novas habilidades que necessitará no futuro. Essa pesquisa se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, e pretende levantar uma discussão a respeito do uso de softwares, em especial o Geogebra, no ensino da matemática. Mas o professor deverá analisar os softwares em suas potencialidades e limitações para que tenha êxito no processo de ensino aprendizagem, assim se usado de forma correta contribui para o sucesso da aprendizagem da matemática.Item Resolução de problemas: metodologia para o ensino de Matemática(2020) Fagundes, Aline Walter Reculiano; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho trata-se da aplicação de um projeto que foi utilizado a metodologia de resolução de problemas, defendida pelo matemático George Pólya, com o objetivo de aumentar o desempenho de interpretação de problemas matemáticos, promover a participação ativa dos alunos, estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração e o interesse pelas aulas vivenciadas, ressaltando a importância de relacionar os conteúdos matemáticos às atividades diárias dos alunos e proporcionar um ambiente de interação e socialização com os colegas. Assim foi implantado o Projeto de resolução de problemas-Desvendando os mistérios da matemática. Foi realizado com 5 turmas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. As aulas ocorreram de modo presencial e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Chegando assim à resposta da pergunta que se está tentando responder: A metodologia de resolução de problemas contribui na aprendizagem escolar? A avaliação do projeto ocorreu através de um questionário com método qualitativo, onde notou-se que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento, compreendendo a matemática através da metodologia de resolução de problemas.Item Jogos matemáticos: uma metodologia atrativa(2020) Kuger, Evanilda; Freitas, Sirley LeiteA matemática é a disciplina que causa maior indicador de reprovação nas escolas, em razão de muitos alunos a temerem, bloqueando assim a sua capacidade de aprendê-la. Deste modo, este artigo tem como objetivo salientar a importância do uso de outras ferramentas de ensino de matemática como o uso de jogos matemáticos. Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual identificou a praticabilidade de jogos matemáticos como um recurso de ensino bastante perspicaz no intuito de auxiliar o educador e mostrar ao educando que a matemática é fascinante, tornando mais prazeroso o contato com a utilização da metodologia de jogos, onde o aluno aprende brincando e começa quebrar um padrão que já vem pré-definido, “Matemática é difícil e chata”.Item Jogos e matemática: metodologia de ensino aprendizagem(2020) Reis Junior, Josias Zeferino dos; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho tem como objetivo apresentar a experiência por meio da combinação do uso dos jogos matemáticos e do ensino de matrizes e análise combinatória. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos (como o ensino presencial). O interesse pelo tema vem da experiência do “Programa de Residência Pedagógica” no segundo semestre de 2018. Portanto, ele tenta determinar os prós e os contras dessa metodologia nas aulas de matemática. Para estudar os jogos como ferramenta de aprendizagem e, se valer a pena, incluí-los no plano escolar do professor. Nesta pesquisa, estabelecemos um jogo de ensino de matemática, realizamos estudos durante a implantação do Programa de Residência Pedagógica e o aplicamos em sala de aula. Trazemos nossas opiniões sobre como esse aprendizado funcionou e apresentaremos os jogos feitos.Item Internet: contribuição para o ensino da matemática(2020) Brun, Maria Lucia; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem da matemática. O mundo vem se transformando e as novas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos alunos, dessa maneira o professor não pode mais lecionar da mesma forma de décadas atrás. E uma estratégia apresentada nesse trabalho é o uso da internet no processo de ensino aprendizagem da matemática, em que o aluno poderá aprender de forma prazerosa e significativa, uma vez que suas atividades escolares envolvem as novas tecnologias. O presente trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende – se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem de matemática. Mas vale ressaltar que as novas tecnologias por si só não contribuem para o sucesso da aprendizagem, o professor deve analisar as potencialidades e limitações de cada ferramenta para poder introduzir em suas aulas em que se for bem planejada poderá contribuir para o processo de ensino aprendizagem da matemática.Item Estudo do pêndulo simples e pêndulo físico: uma abordagem a partir do movimento harmônico simples(2020) Ferreira, Débora Priscila Costa; Deus, Juliano Alves deO mundo está repleto de oscilações, muitas delas curiosas ou desagradáveis, outras economicamente importantes e até mesmo perigosas, o que justifica seu estudo e controle em diversas áreas, como na física e engenharia. Este artigo tem como objetivo, a partir de uma análise bibliográfica à luz do movimento harmônico simples, propor ao professor que atua no Ensino Médio uma abordagem teórica e experimental de alguns osciladores nos quais as forças de movimento estão relacionadas à gravidade: pêndulo simples e físico. Conclui-se que o aporte teórico, junto ao experimento desenvolvido, ainda que simplista, contribuem para análise do comportamento desses osciladores e a interpretação de suas propriedades, principalmente quanto à irrelevância da massa e dependência do comprimento para o período verificado no pêndulo simples, e a influência da inércia sobre a oscilação dos pêndulos físicos, além da relação gravitacional em ambos os materiais de estudo.Item A utilização do software geogebra: em cálculos de volumes de formas não convencionais(2020) Pereira, Flávia Nobre; Barboza, Claudemir MirandaCom o avanço da tecnologia, alunos e professores buscam a inserção de novidades no ambiente escolar. Ao lidar com essa evolução, profissionais da educação encontram desafios na aplicação de tecnologias, bem como conseguir uma interação e como consequência o aprendizado. Assim esse trabalho tem como objetivo a utilização do Geogebra como forma de mostrar a aplicabilidade do Cálculo Diferencial e Integral com uso do software, além de apresentar uma possibiliade de trabalho em sala de aula mais dinâmica para determinação de volume de objetos não convecionais. A pesquisa foi realizada principalmente em bases bibliográficas e manipulação do software, bem como, a construção de um roteiro de atividade que busca demonstrar os passos dos cálculos realizados no software Geogebra, para determinar volumes de formas não convencionais. Dessa forma foi demonstrado a possibilidade da aplicação desse sotware para auxiliar um ensino mais dinâmico, apresentando a aplicabilidade de determinados conteúdos no cotiadiano do aluno.Item Geoespaço: uma forma lúdica de concretizar o ensino da geometria espacial(2020) Almeida, Vane Batista; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata – se em propor ao 8° ano do ensino fundamental, o estudo da geometria espacial, que por sua vez, é um diversificado conteúdo sendo contemplado principalmente, na área da matemática, onde trás consigo várias formas e representações diante do cotidiano da sociedade. Com isso o intuito é de, ao levar este estudo para a sala de aula utilizar o apoio de materiais concretos para assim, conseguir cativar nos alunos o interesse pelo o que esta sendo proposto e adquirir uma compreensão além do abstrato. Desta forma, o professor ao planejar a sua aula é importante que busque obter o auxílio de ao menos um material concreto que tenha essa habilidade de satisfazer o processo de ensino e aprendizagem. Nesta análise, o material concreto aqui proposto para agregar no ensino do professor e ainda, na aprendizagem do estudante perante a instrução da geometria espacial é o material geoespaço, uma vez que, é de fácil manuseio e ampla aplicabilidade. Com base nisso é apresentada ainda, duas atividades: uma dinâmica de jogo para a fixação do conteúdo estudado e promover momentos mais divertidos e significativos. E outra atividade baseada em uma lista de exercícios onde os alunos desenvolverão o conhecimento na prática sobre o assunto abordado.Item Educação financeira: proporcionando o consumo consciente para a formação do aluno(2020) Parteli, Claudiana Vinhatti; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho visa apresentar uma pesquisa aplicada aos alunos da terceira série do ensino médio do período matutino da Escola Clodoaldo Nunes de Almeida localizada no Município de Cacoal-RO. O interesse da pesquisa surgiu devido ao Projeto Enem Matemática desenvolvido no segundo semestre/2018 por meio do Programa Residência Pedagógica. Buscou-se verificar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio em relação ao tema proposto, ou seja, a Educação Financeira. Sendo assim procurou identificar como a maioria ganha e gasta seu dinheiro, se possuem um planejamento financeiro e de que forma eles lidam com suas finanças, esse projeto de pesquisa de campo nos serviu para ter uma noção da situação dos alunos na sua vida financeira. Contudo seria necessário pautar na disciplina de Matemática esse conteúdo, pois se torna relevante aos alunos que na maioria possuem seus próprios recursos, obtendo assim informação e orientação sobre Educação Financeira. Com o objetivo de identificar se os mesmos conhecem os principais pilares como: planejamento, consumo consciente e o ato de poupar. Tendo em vista o equilíbrio financeiro, onde esses são os passos iniciais que auxiliam e ajudam no crescimento individual e no convívio dentro da sociedadeItem Construção de pipas: contribuição para o ensino da Matemática(2021) Matias, Carla Camila; Pereira, Maily MarquesO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com a construção da pipa nas aulas de matemática, uma vez que o aprendizado pode ocorrer de forma prazerosa e significativa em que o aluno estará lidando com o conteúdo de uma forma concreta o que facilita o processo de ensino aprendizagem. Muitos alunos consideram a matemática uma disciplina difícil e tediosa por ser muito abstrata e ensinada de forma tradicional pelos professores, assim uma nova estratégia, no caso o uso da construção da pipa nas aulas de matemática pode ser um importante avanço no ensino de geometria na matemática. O trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende-se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso da construção da pipa no processo de ensino aprendizagem da matemática, uma vez que este pode contribuir de forma significativa. Mas para que as aulas tenham resultado é importante que professor faça um rigoroso planejamento afim de encontrar as potencialidades e limitações de trabalhar a construção da pipa nos conteúdos matemáticos.Item Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade(2021) Eller, Beatriz da Conceição Pereira; Pereira, Maily MarquesEste trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC).Item Um aplicativo para cálculo do termo geral de sequências numéricas(2021) Silva, Lidiomar Casteluber; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho trata do processo de desenvolvimento, funcionalidade e utilização do aplicativo de smartphones Android, intitulado SequenceCalc. A proposta desse aplicativo é calcular uma expressão polinomial para representar o termo geral de qualquer sequência finita de números racionais, limitando-se, dentro do estabelecido, apenas pela capacidade computacional do aparelho utilizado para executá-lo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar o SequenceCalc, a lógica matemática envolvida em seu funcionamento e mostrar sua utilidade na resolução de problemas que necessitem da expressão do termo geral de uma sequência numérica ou que auxilie, de alguma forma, na resolução desses problemas. Além disso, constatou-se a falta de outros aplicativos de smartphone com funcionalidade equivalente, sendo esse, um dos fatores que motivaram o interesse em desenvolvê-lo. A fim de mostrar a utilidade do aplicativo, apresenta-se no trabalho a resolução de dois problemas utilizando-o. A partir dessas resoluções, verificou-se que o SequenceCalc traz benefícios para a solução de problemas que, de forma direta, envolvem o termo geral de sequências numéricas e também em outros que possam, apenas em parte, necessitar dessa expressão do termo geral, agilizando um processo que seria normalmente muito demorado se feito manualmente. Ele mostrou-se útil, inclusive, na interação com outros softwares matemáticos, a partir de suas funções de troca de variável e compartilhamento da expressão do termo geral. Apesar do aplicativo já se mostrar funcional, pretende-se, futuramente, adicionar a ele novas funcionalidades como: a identificação de tipos de sequência e de algumas sequências específicas conhecidas, a apresentação de mais de uma expressão de termo geral para dadas sequências, entre outros recursos.Item Jogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas(2021) Jesus, Julliermes Silva de; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho traz uma síntese das obras publicadas nos últimos anos que versam sobre a aplicação do lúdico como facilitador do ensino e aprendizagem matemática. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as obras publicadas no Brasil nos últimos cinco anos e contou com uma revisão de literatura realizada no Banco de Dados da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD1, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foi realizado um levantamento a fim de separarmos as obras publicadas nos últimos cinco anos, de pose desse material foi realizada toda a leitura e posteriormente analisadas todas as obras, com o objetivo de identificarmos os seguimentos de estudo que estão dando mais importância ao tema, qual o quantitativo de obras publicadas e qual a relevância dada pelos autores pesquisados ao tema. A pesquisa nos possibilitou uma visão mais ampla de como o tema Lúdico no Ensino e Aprendizagem Matemática vem sendo tratado no Brasil nos últimos anos. Podemos concluir com tal estudo que apesar de serem apontados alguns desafios para a utilização do lúdico em sala de aula, a proposta dessa metodologia de ensino tem se mostrado eficiente quando falamos de facilitar o ensino e na desmistificação da matemática como uma disciplina difícil e que é para poucos.Item Equações diferenciais ordinárias: aplicações nos circuitos elétricos(2021) Barbosa, Mauro José; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho apresenta uma abordagem teórica das Equações Diferenciais, especialmente dos circuitos elétricos RC e RL, bem como os contextos históricos e suas aplicações. O objetivo deste estudo é estimular o entendimento dos componentes e dos circuitos elétricos, além de verificar suas características e o seu funcionamento, possibilitando um completo aprendizado na disciplina de Física e Equações Diferenciais. O trabalho foi desenvolvido no Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRO e tem por finalidade promover o aprendizado dos conteúdos estudos em sala de aula. Foram utilizados na pesquisa artigos científicos, livros e computadores com acesso à internet sobre o tema.Item Educação inclusiva: ensino da matemática para crianças com TEA no ensino fundamental(2021) Amorim, Juliane; Freitas, Sirley LeiteO presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva abordar de forma didática sobre o ensino de matemática para alunos com TEA no ensino fundamental a fim de compreender e interpretar as peculiaridades que venham existir no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA, e os métodos, técnicas e o apoio pedagógico necessário. Frente ao atual debate sobre inclusão escolar a escola tem um papel muito importante na educação de alunos com necessidades especiais, e isso demanda propostas educacionais eficazes e o uso de tecnologia, inclusive assistiva que venha servir como referencial para os profissionais que tenham alunos com essas características em sala de aula. Para formarmos uma visão crítica do tema, foram consultadas fontes documentais, informações gerais acerta do Transtorno do Espectro Autista, sua definição, características, além de fatores que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades escolares por pessoas com autismo. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, o que levantou hipóteses sobre a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas para alunos autistas. As pesquisas que contemplam esse levantamento bibliográfico, indicam que há a necessidade de novas investigações para validar os procedimentos desenvolvidos e que busquem métodos promissores do ensino de matemática para alunos com TEA.Item Números complexos: história e aplicações geométricas(2021) Pereira, Alexandro Andreza; Pereira, Maily MarquesEste trabalho apresenta uma linhagem histórica do surgimento do conjunto dos números complexos, cuja qual foi feita de maneira bibliográfica, baseando-se em livros, artigos, dissertações e outras literaturas. Em seu desenvolvimento utilizou-se uma metodologia qualitativa, assim como análises das referências. Os objetivos do artigo são esclarecer historicamente os problemas que motivaram estudiosos a desenvolverem a teoria dos números complexos bem como expor a interdisciplinaridade desse conjunto com a geometria, por meio da extração da enésima raiz de um número e a ligação dessas raízes com os vértices de polígonos regulares. Os números complexos surgiram para resolver problemas dentro da própria matemática e foram mais de 200 anos para a ideia ser aceita e matemáticos começarem a operar sem medo de usarem uma ideia considerada absurda. Durante esse tempo, muitos foram os estudiosos que fizeram as suas contribuições para o entendimento desse corpo. Sendo assim, esta pesquisa apresentou a história do surgimento dos complexos e os problemas que incentivaram estudiosos a admitirem que os números reais se faziam insuficientes para as soluções de equações.Item A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(2021) Santos, Jaqueline Hupp dos; ; Barboza, Claudemir Miranda; Abreu, Michelle AyresA matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.Item Geometria: Teorema Egregium de Gauss.(2021) Oliveira, Thales Mendes; Barboza, Claudemir MirandaEste trabalho trata-se de uma breve introdução a teoria das superfícies fato que faz parte de um ramo da matemática muito importante que é a geometria diferencial. Abordaremos os princípios básicos relativos as superfícies de um modo geral afim de obter um grande acervo de informações que nos aproxime de responder questões do tipo, será que uma esfera pode se desdobrar em uma faixa de plano? Qual a natureza geométrica das superfícies que podem ser desdobradas uma na outra? Tudo isso servirá como ponto de discussão deste estudo.