Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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    Proposta de jogos para auxiliar o ensino de genética no ensino médio
    (2021) Mata, Leticia Alves da; Martines, Daniely Batista Alves
    O estudo da Biologia é importante para a formação do ser humano, pois faz com que este perceba o ambiente em que vive e ajuda a entender o que se passa ao seu redor. Sabe-se que o ensino de biologia, é em sua grande parte, realizado de forma tradicional, distante da realidade dos alunos. O uso de jogos vem se tornando uma prática comum nos ambientes escolares, tornando-se uma poderosa ferramenta para aprimorar o processo de ensino e tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz por parte dos alunos. Dentre as diversas áreas e conteúdos abordados dentro da área de Biologia, Genética sempre foi vista como uma das mais complexas e difícil entre os discentes, pois aborda conceitos de difícil assimilação, envolver cruzamentos genéticos e cálculos de probabilidade. Diante disso, o presente trabalho buscou realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância dos jogos para o ensino de biologia, em específico dos conteúdos de Genética, apresentando sugestões de jogos de baixo custo inspirado em jogos tradicionais que podem ser utilizados durante as aulas de genética ou em horários alternativos, facilitando assim, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos diante do conteúdo abordado e assim tornando as aulas mais agradáveis.
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    O multiplano como ferramenta de ensino de área de figuras para aluna com deficiência visual
    (2021) Souza, Maria Ivanilde de; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
    O presente artigo apresenta as atividades realizadas no Instituto Federal de Rondônia/Vilhena-RO, na perspectiva da inclusão escolar direcionado à aluna A.S.J. acometida de cegueira súbita, matriculada no 3º ano B, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e assistida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). No intuito de viabilizar o processo de reinserção escolar para seu novo momento de aprendizagem, foram utilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA), nesse caso, o Multiplano, para ensinar os conteúdos curriculares das figuras geométricas. Considerando que a maioria dos alunos têm dificuldades na área de exatas, deduz-se que para estudantes com algum tipo de deficiência visual, essas dificuldades se agravam, sendo necessária a utilização de alguns recursos extras ou adaptações já existentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas implicações peculiares à referida deficiência. As oficinas realizadas viabilizaram ultrapassar algumas barreiras, despertando na aluna a possibilidade de aprender por meio do sentido tátil. Pois, ao manusear o multiplano, há um maior desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão do conteúdo da área de figurasplanas e suas aplicações dentro do contexto matemático. O que possibilita a conquista da autonomia na construção do conhecimento prático e significativo, já que parte de o abstrato para o concreto. A educação inclusiva tem se tornado cada vez mais necessária em nossas escolas, o que nos leva a reflexões sobre práticas a serem adotadas para que se concretizem de forma eficaz para todos os envolvidos neste processo: gestores, professores, família e principalmente para os alunos com necessidades educacionais específicas. O que requer esforço, dedicação e criatividade. Sem deixar de lado o compromisso ético, a justiça e a igualdade na elaboração de estratégias metodológicas na perspectiva da Educação Inclusiva.
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    Formação continuada dos professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Vilhena-RO
    (2022) Andrade, Eneas Vieira; Amorim, Alvino Moraes de
    O presente trabalho tem como objetivo identificar o processo ensino – aprendizagem do ensino de matemática através do ensino médio nas escolas estaduais no município de Vilhena RO, analisando a formação dos professores e investigando com os docentes sobre as atividades de formação continuada realizada nos últimos anos. Sobre a formação de professores no nosso país, com destaque para a formação continuada, pode-se afirmar que está aparece de forma muito fragmentada, construída a partir das tentativas executadas, o que nos faz repensar a necessidade das condições de trabalho dos docentes e a sua trajetória histórica no Brasil. Na formação continuada, o docente precisa estar sempre se atualizando, estudando e buscando novas maneiras de se qualificar em sua profissão, prosseguindo com uma formação contínua, de forma a melhorar suas competências. Apesar das dificuldades, a prática pedagógica deve estar em primeiro lugar, uma vez que para concretizar esses cursos tempo e dedicação são necessários. Pode-se citar ainda o caráter social e político que a História da Matemática possui nas escolas, podendo ser usada nas questões curriculares. Torna-se, portanto, uma ferramenta a ser explorada como uma ciência libertadora do raciocínio, que pode ser criticada e construída, a fim de fazer do aluno um ser pensante e um cidadão capacitado diante a sociedade. Através do resultado da pesquisa, será demonstrado o nível de qualificação dos professores de matemática que atuam no ensino médio no município de Vilhena, além da avaliação de como esses docentes têm se capacitado em formação continuada nos últimos cinco anos
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    Letramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular
    (2022) Roque, Gilcirlene Sacchi; Alencar, José Inildo
    A matemática é uma ciência que está presente em todos os contextos da vida diária do ser humano, pois estamos inseridos em uma cultura em que os conhecimentos matemáticos se fazem presentes, por meio das situações vivenciadas no meio familiar e social. Visto que, no que diz respeito à matemática para o ensino fundamental a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - nos trás uma perspectiva de ensino que tenha compromisso com o letramento matemático, conhecer, analisar e entender as competências e habilidades abordadas pela BNCC que favorecem o letramento matemático, assim como o significado dessa terminologia, é importante para aqueles que estão diretamente relacionados com o ensino da matemática. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica, objetiva conceituar o letramento matemático à luz de alguns dos principais autores que abordam esse tema e de acordo com o que nos traz a BNCC sobre essa temática, assim como apresentar a importância da BNCC como instrumento de formação de alunos letrados matematicamente. Entendendo que a BNCC preocupa-se e enfatiza a importância do desenvolvimento do letramento matemático e com suas competências e habilidades busca o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação e da comunicação, que são competências fundamentais do letramento matemático.
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    Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas
    (2023) Côra, Letícia; Ferrete, Jaqueline Aida
    As aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.
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    O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores
    (2022) Lico, Maria Aparecida de Almeida; Ribeiro, Ricardo Agum
    Esse trabalho tem como tema O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores e busca contextualizar o papel do livro didático nos últimos 30 anos, atingindo períodos anteriores quando lança mão de fatores históricos. Foi possível constatar que o livro didático já desempenhou diversos papeis no âmbito da sala de aula, sempre despertando um leque de sentimentos nos professores. Por muito tempo, os livros didáticos visavam o professor, a participação do aluno não estava prevista. O aluno era o espectador da explanação do mestre. A necessidade de mudar e repensar o processo ensino-aprendizagem colocou um novo olhar sobre o livro didático que passa a ser visto como uma importante política pública no âmbito educacional e além deste, pois seus reflexos atingem fortemente a economia. O desenvolvimento de um país está diretamente associado à educação e não são poucas as possibilidades de políticas públicas nessa área. Assim, como nos demais setores, os governos criam programas e ações visando garantir o acesso à educação para os seus cidadãos. Nesse contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) criado nas primeiras décadas dos anos 1900 foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares, além de outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis. Estudar a importância que o livro didático adquiriu nos últimos anos é relevante para compreender seu papel na sala de aula e no contexto da sociedade.
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    Mediação tecnológica: um novo conceito da educação no ensino médio
    (2021) Oliveira, Graciella Sabino de; Novais, Fátima Hassan Abdalla
    O presente texto aborda o cenário de transformação da educação no Ensino Médio, com a intervenção do Projeto de Mediação Tecnológica. Trata-se de uma da vertente na qual o campo de educação se estrutura epistemologicamente e que se encontra bastante evidenciada nos dias de hoje, por conta do momento epidêmico da covid 19 que vivemos. Para fundamentar as análises, a pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa por meio de um estudo de caso realizado a partir de análise documental, bibliográfica e coleta de dados. A análise documental, realizada a partir de documentos oficiais, fundamentou o descritivo do contexto de implementação do Projeto no estado; a bibliográfica embasou as reflexões teóricas que subsidiaram a análise dos dados e proposição das ações de intervenção. Os exemplos escolhidos contribuem para o desenvolvimento do aprendizado individual e coletivo (colaborativo) entre os alunos em uma perspectiva interdisciplinar desafiadora tanto para o professor quanto para seus alunos. Espera-se ao final obter um nível de compreensão elevado sobre o Mediação Tecnologia da Educação, permitindo que ela respalde com maior robustez e práxis das ações educativas.
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    Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento
    (2021) Mateus, Géssica Karen; Ferrete, Jaqueline Aida
    Estudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissional
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    Tecnologia assistiva na educação de surdos
    (2021) Matter, Henrique Gomes; Lima, Melquisedeque da Conceição; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
    O artigo apresenta os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, destacando algumas tecnologias e recursos que contribuem ao acesso à comunicação e a informação, viabilizando autonomia, independência e inclusão social. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de identificar quais os aplicativos são utilizados pelos alunos com deficiência auditiva e as contribuições das tecnologias digitais na superação das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Os aplicativos e software realizam em tempo real a tradução do português para Língua Brasileira de Sinais- Libras, podendo ser usado pelos professores ao ensinar os conteúdos curriculares, a aula passa a ter significado, despertando no aluno o interesse em aprender. Os aplicativos selecionados foram avaliados por usuários surdos e ouvintes, que relatam as contribuições dos recursos de TA de acesso público e desenvolvidos por linguistas e surdos, seguindo as regras gramaticais da Libras, criados para a educação de surdos respeitando sua língua, cultura e a identidade. A cultura surda é baseada nas experiências espaço-visual, com as tecnologias digitais o usuário além da acessibilidade comunicacional pode estar se apropriando de diversos tipos de informações acadêmica, cultural, política, econômicos e sociais. A educação de qualidade é um direito de todos, cabe ao Estado viabilizar a transformação social que englobe os princípios da igualdade, solidariedade e convivência, independente da diferença de cada cidadão
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    Proposta de objetos de aprendizagem de robótica para auxiliar no ensino da matemática na 6ª série
    (2021) Soares Filho, Inácio Mendonça; Naves, Juliano Fischer
    Nas páginas seguintes serão apresentados os resultados de desenvolvimento de um projeto, que tem por finalidade auxiliar os alunos no ensino da matemática, no qual foram realizados o levantamento do conteúdo programático, ANEXO II – BNCC – MATEMÁTICA 6º ANO, desenvolvido um protótipo de um equipamento didático utilizando a plataforma de desenvolvimento ARDUINO®, ANEXO III - CIRCUITO PROPOSTO I, e o código fonte disponível no ANEXO IV, além de alguns exercícios, de exemplo, para auxiliar o professor na proposta de criação de novas atividades utilizando o kit
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    A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH
    (2021) Ferreira, Fabiana Girometto; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
    Sabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.
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    O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais
    (2021) Fonseca, Cleide de Moura; Naves, Juliano Fischer
    Este artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativa
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    Desafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental
    (2021) Oliveira, Claudilene Vendrametto; Syryczyk, Edilberto Fernandes
    O presente artigo teve como finalidade identificar quais os fatores que dificultam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta de ensino na disciplina de matemática. A escolha do tema surgiu da necessidade evidenciada, na atual conjuntura, com a crescente integração da tecnologia no curriculo escolar, de se discutir os desafios e possibilidades quanto a sua utilização no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Vários estudos têm apontado para o uso das tecnologias como estratégia capaz de tornar mais eficiente e significativa à aprendizagem dos alunos, nessa área do conhecimento, assim como, para os desafios impostos ao processo educativo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual foi adotado como método o estudo bibliográfico viabilizado por meio da busca em sites acadêmicos em livros, artigos e teses, fundamentando-se em bases legalmente constituidas como a BNCC e os PCNs e autores como: Lévy (1999), Pereira e Chagas (2016), Ribeiro (2012), Syryczyk (2012), dentre outros. Concluiu-se que é preciso haver investimento na formação inicial e continuada dos educadores matemáticos, nas questões estruturais, e na disponibilização de recursos para que estes profissionais possam desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos e conceitos básicos da matemática, já que inúmeras pesquisas têm revelado a eficácia desse recurso no ensino, da mesma forma, apontam para a relevância da inclusão digital, em especial, para os aspectos relacionados ao uso consciente dessas tecnologias e a falta de recursos financeiros em adquiri-las
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    Uso de tecnologias na escola: a matemática informatizada
    (2021) Soares, Alessandra Nila; Pinho, Claudinei de Oliveira
    Esta pesquisa visa abordar a importância do uso das tecnologias na escola visando a matematica informatizada. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo geral destacar os benefícios e formas de atuação da matemática informatizada. Esta pesquisa foi desenvolvida através da revisão de literatura, configurando-se como pesquisa bibliográfica, analisando os artigos voltados a tecnologia na educação publicados nos últimos 10 anos. Os benefícios da tecnologia aplicas à educação são numerosos e por isso este método de ensino deve ser pregado veementemente nas escolas do país. O professor deve fazer da internet uma aliada e não uma inimiga, tendo em vista que atualmente os alunos mudaram completamente o modo de ver as tecnologias, em alguns casos é ainda mais fácil para eles aprenderem algo voltado à tecnologia do que para um adulto. Diante das abordagens ressaltadas neste contexto, percebe-se que grandes são as dificuldades enfrentadas pelo professor ao utilizar as tecnologias em prol da metodologia de ensino.
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    Evolução biológica: uma análise das concepções de estudantes do ensino médio do oeste mato-grossense
    (2023) Reis, Jucimar Silva dos; Silva, Rodrigo Simôes
    Este estudo objetivou analisar as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre a evolução dos seres vivos em uma escola pública de Mato Grosso. A partir dos principais equívocos e indecisões identificados, busca-se incitar reflexões sobre a necessidade de redefinir as práticas pedagógicas de professores de Ciências e Biologia no Ensino de Evolução Biológica. Este trabalho é fundamentado em estudos de Dobzhansky (1973), Meyer e El-Hani (2005), Mayr (2009), Oliveira e Bizzo (2011), Oliveira, Bizzo e Pellegrini (2016), Reis et al. (2017), Araújo e Paesi (2021), entre outros. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário a 50 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro-MT. O questionário, aplicado em agosto de 2022, abrangia questões sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e 20 itens, em uma escala Likert de três pontos, relacionados à evolução dos seres vivos. Os estudantes foram solicitados a expressarem sua concordância, discordância ou indecisão em relação a cada tópico. Nos resultados, apesar de 86% dos estudantes afirmarem ter estudado evolução biológica na escola, foram identificados entendimentos e concepções equivocados sobre o tema. Por exemplo, 88% e 70% dos estudantes, respectivamente, acreditam que os seres vivos evoluem para se adaptarem ao meio e que a evolução biológica é sinônimo de progresso e aperfeiçoamento. Além disso, 72% dos estudantes acreditam que a evolução acontece ao longo da vida de um ser vivo; 60% e 46%, respectivamente, têm dúvidas sobre o local de origem e a idade estimada da espécie humana, segundo a ciência; e 58% acreditam que Darwin foi o pioneiro nos estudos sobre a evolução dos seres vivos. Os resultados apontam para a necessidade de abordar de forma mais crítica algumas questões no Ensino de Evolução Biológica, com o objetivo de proporcionar uma compreensão mais profunda, pelos estudantes, dos tópicos relacionados à evolução.
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    Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente
    (2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
    O artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.
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    A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural
    (2022) Silva, Hirislande Fernandes da; Pinho, Claudinei de Oliveira
    Este artigo apresenta um relato do uso dos jogos didáticos para auxiliar no aprendizado da tabuada no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Vilhena, Zona Rural– RO, para demonstrar a importância de um ensinar com metodologias lúdicas para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos no processo de alfabetização matemática. Enfatiza a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Descreve algumas dificuldades dos alunos na resolução de operações matemáticas, envolvendo principalmente a tabuada. Com a aplicação dos jogos observou-se que as aulas de matemática se tornaram mais significativas e o conteúdo envolvendo a tabuada tornou-se mais contextualizado, permitindo aos alunos obter melhores resultados de aprendizagem. A intervenção do professor e a criatividade ao abordar o assunto de forma lúdica fez com que os alunos se tornassem mais participativos e autônomos, buscando estratégias a cada desafio proposto, fato esse que fez a turma como um todo, avançar na aprendizagem matemática.