Licenciatura em Ciências Biológicas

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    Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral
    (2024) Silva, Uliete Fernandes da; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão de
    A botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas.
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    Vital Brazil e sua contribuição para a conscientização e preservação de serpentes: contextualização histórica
    (2024) Barros, Priscila Meirelles; Zaqueo, Kayena Delaix
    Vital Brazil foi uma figura proeminente na história da ciência brasileira, especialmente em relação à sua contribuição para a conscientização e preservação das serpentes. Este estudo investiga suas estratégias educativas e seu impacto na redução de acidentes ofídicos e na promoção da conservação desses animais. Analisar as contribuições de Vital Brazil para a conscientização e preservação das serpentes, destacando a eficácia de suas estratégias educativas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e as ações de Vital Brazil, bem como uma revisão da literatura sobre o ofidismo e a educação ambiental. Os dados foram analisados qualitativamente para identificar padrões e tendências em suas iniciativas educativas. Vital Brazil foi pioneiro ao utilizar estratégias educativas para conscientizar a população sobre a importância das serpentes e os benefícios ecológicos que elas proporcionam. Sua abordagem integrada combinava conhecimento científico com práticas educativas para alcançar resultados duradouros. Os resultados mostram que as iniciativas de Vital Brazil foram eficazes na redução de acidentes ofídicos e na promoção de uma cultura de respeito e preservação das serpentes. No entanto, ainda existem desafios na implementação de programas de educação ambiental inspirados por sua abordagem. Este estudo destaca a importância de continuar aplicando e desenvolvendo as estratégias educativas de Vital Brazil para enfrentar os desafios contemporâneos na conservação das serpentes. A combinação de conhecimento científico com iniciativas de conscientização pública tem o potencial de transformar a percepção pública e promover atitudes que favoreçam a coexistência harmoniosa entre humanos e serpentes.
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    Desenvolvimento de antimicrobiano utilizando blends de óleos essenciais para microorganismos isolados em superfícies de inox de bebedouros escolares
    (2021) Magalhães, Renata da Silva; Paula, Nélio Ranieli Ferreira de
    Nos últimos tempos, o uso de óleos essenciais extraídos de plantas medicinais, tem sido pesquisado cada vez mais pois apresentam atividade contra uma ampla variedade de microrganismos: vírus, fungos, protozoários e bactérias. Objetivou se neste projeto desenvolver conservante biodegradável com ação antimicrobiana utilizando blends de óleos essenciais (cravo da índia e hortelã pimenta; canela e eugenol) contra Staphylococcus aureus, Enterobacteriaceae e Fungos filamentosos e Leveduriformes isolados de superfícies de inox de bebedouros de escola pública. O projeto foi realizado no Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste, no laboratório de microbiologia de alimentos da agroindústria do Campus. Foram selecionados e identificados dois setores de pesquisa, setor A (Educação); setor B (Técnico). Para cada setor foram selecionados dois bebedouros para verificação microbiota presente na superfície de inox. Ambas amostras foram coletadas em superfícies de bebedouros provenientes de ambientes e ou local de fornecimento de água refrigerada e filtrada para estudantes, funcionários, técnicos e professores da Instituição. De acordo com os resultados os blends desenvolvidos com hortelã pimenta e cravo da índia (B1/B3) e eugenol e canela (B2/B4) apresentam ação antibacteriana para Staphylococcus aureus, Enterobacteriaceae e Fungos filamentosos e Leveduriformes isolados de superfícies de inox de bebedouros de escola pública, a frequência de higienização de bebedouros de inox contribuem para manutenção da qualidade e segurança no fornecimento de água potável sem risco de contaminação para a comunidade escolar
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    A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO
    (2021) Cunha, Michele Cristine Garcias da; Albuquerque, Gean Carlos de Sousa
    Este trabalho tem como intuito apresentar as ideias que foram reformuladas no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRO-Campus Colorado do Oeste, o referencial utilizado para que fosse coerente as perspectivas do trabalho, foram através de levantamento bibliográfico. Sendo assim, o principal objetivo do artigo está relacionado em entender as reais mudanças do PPC. Com base nisto o método utilizado foi através de uma comparação entre os dois PPCs do curso no Campus, desta forma discutindo então e entendendo os motivos pelos quais foram necessárias tal alteração. Os dados com relação às disciplinas e suas inserções e modificações foram apresentados por meio de uma tabela na qual detalhadamente explica uma das reais mudanças no projeto pedagógico. O trabalho ainda se trata de alterações quanto às horas complementares e modificações no estágio. Através deste processo de observação e análise entre os PPCs que tenta explicar como através dessa reformulação será modificado o processo de formação dos discentes, visando que o conhecimento e o ensino sempre exigem andar lado a lado. Percebe-se com isso como o PPC se adapta conforme as necessidades da educação já que se trata de um curso de Licenciatura, buscando sempre adequar da melhor forma a formação docente.
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    Levantamento de mamíferos em diferentes unidades de conservação no estado de Rondônia
    (2024) Dietrich Neto, David; Santos, Quézia Cristina de Lima
    O Estado de Rondônia dispõe de Unidades de Conservação da natureza distribuídas por todo o território. As áreas destinadas a unidades de conservação e uso sustentável garantem a diversidade e distribuição de diferentes animais, com levantamento reconhecido para estudos. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre a composição, riqueza e abundância de mamíferos não voadores em diferentes Unidades de Conservação do estado de Rondônia, através de revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada por meio de buscas em fontes científicas, publicadas em volumes de periódicos científicos nacionais e internacionais nos últimos 20 anos. Foram encontrados, na bibliografia pesquisada, registros de 7 ordens, 30 gêneros e 43 espécies de mamíferos. Através da pesquisa, pode-se concluir que em 08 diferentes Unidades de Conservação do estado de Rondônia foram quantificadas e classificadas 43 espécies de mamíferos, com uma abundância de 915 indivíduos. Cabe ressaltar que esses levantamentos de espécies são relevantes para a preservação da biodiversidade local, com indicações para futuros trabalhos na área de monitoramento da diversidade da fauna de mamíferos.
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    O controverso debate sobre a legalização do uso da Cannabis: análise dos argumentos utilizados em um curso de Biologia na Amazônia Ocidental
    (2024) Santos, Jhonatan Moura dos; Souza, William Kennedy do Amaral; Barziban, Odair Antônio
    Cannabis sativa é o nome científico da erva conhecida popularmente no Brasil como maconha. A qual tem sido, ao longo dos últimos anos, alvo de debate sobre a sua legalização. Cada defensor tem um ponto de vista, sendo os prós em aspecto geral, apenas no ramo medicinal e totalmente contra. Através de um questionário aplicado a alunos de graduação em licenciatura biológica foi feita a pesquisa qualitativa com o objetivo de elencar os principais argumentos que cercam o debate da legalização da maconha, visto se o indivíduo que defende o seu posicionamento não o faz por características socioeconômicas que o influencia e a legitimidade científica das argumentações. Observou-se que no cenário atual se concentra a maioria dos participantes em prol da legalização medicinal, que algumas características socioeconômicas do indivíduo influencia a tomar lado no debate da legalização da erva e que a maioria das argumentações apresentadas tem aporte teórico científico.
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    Germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Eucalyptus grandis W. Hill tratadas com CaCl2
    (2023) Posso, Beatriz Poliana Camargo; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão de
    As espécies de eucalipto são amplamente cultivadas no Brasil para fins comerciais. Dentre elas, Eucalyptus grandis W. Hill se destaca na cadeia produtiva por apresentar rápido crescimento e boa qualidade da madeira que serve para movelaria em geral, carvão e celulose. Com isso, se torna relevante pesquisas para aprimorar seu cultivo com finalidade de maior taxa de produção em menor tempo e área ocupada. Sabendo que o cálcio é um nutriente necessário para diversos processos fisiológicos e bioquímicos na célula vegetal, a investigação de sua influência na germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de E. grandis se faz necessária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o processo germinativo de sementes de E. grandis tratadas com CaCl2. Experimentos com o fornecimento de CaCl2 nas concentrações 0, 50, 75 e 100mM foram realizados em delineamento inteiramente casualizado no laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Foram avaliadas taxa de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), massa fresca (MF), massa seca (MS), comprimento da radicular (PR) e da parte aérea (PA). Dentre as concentrações testadas, observou se resultados positivos com o fornecimento de 75mM de CaCl2 via priming, devido ao aumento significativo do comprimento radicular das plântulas e maior índice de massa seca. Porém, plântulas com 43 dias de priming apresentaram prejuízos em relação a massa fresca. Recomenda-se a realização de mais estudos referentes à aplicação de Ca em plântulas de eucalipto.
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    Avaliação do nível de alfabetização científica dos acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste/RO
    (2022) Dias, Eliana Angela; Vargas, Jefferson Aristiano
    A presente pesquisa centra-se na construção de um conceito sobre o que é alfabetização científica e na sua importância para a formação de futuros professores na área das ciências biológicas. Apresenta ainda a mensuração do nível de alfabetização científica dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO – Campus Colorado do Oeste, que será feita pela aplicação do TACB – Teste de Alfabetização Científica Básica, um instrumento que contém itens de conteúdo científico básico, e posterior tabulação dos resultados obtidos. Através de uma análise comparativa entre os resultados obtidos por acadêmicos matriculados no 1º e 7º período do curso, pretende-se apresentar uma reflexão acerca de como o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vem aprimorando e desenvolvendo, ou não, a alfabetização científica nos acadêmicos e futuros professores da área da ciência.
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    Desconhecimento da sexualidade adolescente pelo adolescente: um estudo sobre a necessidade de saber para se proteger
    (2023) Einik, Paola Aguiar; Almeida, José Elias de
    O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a necessidade da educação sexual na escola. O mesmo foi realizado com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. As análises para elaboração do trabalho abordaram critérios de metodologia qualitativa, na qual foi utilizado o método de abordagem fenomenológica para análise dos dados. Durante o desenvolvimento das atividades, foi notório que a não implementação da educação sexual dentro da escola traz consequências como a falta de conhecimento na vida dos estudantes adolescentes, e que muitas vezes por não saberem prevenir-se, tomam decisões que podem comprometer a saúde, e provocar atrasos na vida escolar.
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    A inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar
    (2024) Oliveira, Gilvânia Pinto Reis; Vargas, Jefferson Aristiano
    Inclusão escolar: Um olhar amplo para as pessoas com deficiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) IFRO- Instituto Federal Campus Colorado do Oeste-Ro. Pessoas com deficiência possuem por lei o direito de serem incluídas na sociedade. O objetivo deste trabalho é criar uma base de conhecimentos dos professores a respeito da inclusão dos estudantes com TEA na rede regular de ensino, considerando o papel dos professores como essencial nesse processo. A metodologia é promover um questionário com questões abertas, onde as professoras possam expressar seu dia a dia. Onde, cada professora diz que à aluno com TEA em sala de aula e tem a capacidade de promover a inclusão. Possui vários aspectos no processo de ensino aprendizagem que inclui os objetivos e os procedimentos para avaliar um aluno com suas necessidades para oferecer um ensino de qualidade.
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    Verificação e validação de competência docente e atividades extracurriculares no ensino de Ciências em escolas públicas da rede estadual do município de Colorado do Oeste-RO
    (2024) Machado, Cláudio Volpato; Almeida, José Elias de
    O presente artigo trata das competências docentes quanto a verificação e validação de atividades extracurriculares que são desenvolvidas na escola e quais suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes nas áreas de ciências e biologia. Na busca de implementar ações efetivas a fim de promover o interesse de estudantes pelo conhecimento científico, torna-se necessário uma melhor análise dos assuntos considerados extracurriculares. As práticas utilizadas no desenvolvimento das citadas atividades, devem estar alinhadas com as metodologias utilizadas pelos docentes tendo como parâmetros o total aproveitamento do tempo na aplicação das tarefas e a sintonia com a construção de conhecimentos científicos válidos para a formação dos alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, sendo que para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas e empíricas, envolvendo oito professores das disciplinas de Ciências e Biologia do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas da educação básica situadas em área urbana do Município de Colorado do Oeste-RO. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via e-mail (google formulário) com sete perguntas cujos resultados mostram que o desenvolvimento de atividades extracurriculares é positivo pois sempre agregam conhecimentos válidos aos estudantes. No entanto, há que se considerar uma mudança na organização das mesmas em conciliação com o horário escolar. Na avaliação final concluímos que as atividades extracurriculares devem ser analisadas a partir dos aspectos de complementação do currículo escolar e da formação cidadã.
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    Estoque de nutrientes em clones de Eucalyptus sp. em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta em Colorado do Oeste - RO
    (2024) Silva, Fernando Souza; Balbinot, Ernando
    Perante a importância da cultura do eucalipto no Brasil pelo seu grande potencial de produção de madeira e da demanda por sistemas mais sustentáveis de produção agropecuária, aspectos relacionados ao balanço nutricional, quando bem evidenciados, podem influenciar de forma equilibrada o ciclo biogeoquímico e contribuir para a indicação de espécies arbóreas como componentes de sistemas produtivos. O objetivo deste trabalho foi analisar o estoque de nutrientes compartimentalizados na parte aérea de clones de Eucalyptus sp., implantados em um sistema de ILPF em Colorado do Oeste - RO. Foram realizadas avaliações dendrométricas e da biomassa vegetal dos componentes da parte aérea (fuste, casca, galhos e folhas), como massa fresca e seca e teor de macronutrientes presentes nas plantas de três clones de eucalipto, aos 64 meses de idade. O delineamento experimental foi realizado em blocos casualizados com cinco repetições. Foram calculados a eficiência no uso de nutrientes e o estoque de nutrientes totais, em função das especificidades regionais da microrregião de Colorado do Oeste-RO. Os três clones não tiveram diferença significativa quanto a altura da planta, contudo o clone 2034 (Eucalyptus camaldulensis x E. grandis) x E. urophylla)), e 4010 (E. camaldulensis x E. grandis) apresentaram características interessante para produção de madeira em volume (m3 ha-1 ) principalmente em relação ao volume do fuste da planta, quando comparado ao clone 2111 (E. urophylla x (E. camaldulensis x E. grandis)). A maior expressão de biomassa foi registrada no clone 2034, destacando-se o lenho como o componente de maior volume. O acúmulo dos nutrientes seguiu a ordem de magnitude Ca > K > N > S > P, onde o clone 2111 obteve o maior nível de acúmulo para a maioria dos nutrientes. O clone 2034 demonstrou elevada eficiência de uso de nutrientes (EUN) no componente lenhoso, que é o principal elemento extraído comercialmente, ele se destacou em relação a todos os nutrientes, levando à hipótese de que utiliza os nutrientes de maneira mais eficiente.
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    Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências
    (2024) Legramante, Ana Claudia; Almeida, José Elias de
    O presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.
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    A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
    (2023) Almeida, Mikeli de Andrade; Rodrigues, Paulla Vieira
    Considerando as normativas vigentes que orientam a gestão da Extensão universitária, o presente trabalho propõe a análise do cenário atual da Curricularização da Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Colorado do Oeste, em especial, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O delineamento metodológico traz um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos descritivos. Para obtenção de resultados foram utilizados dados primários por meio de análise documental e bibliográfica pertinente ao tema e dados secundários por meio do levantamento de dados internos. Os resultados da pesquisa indicam que o IFRO- Campus Colorado do Oeste apresenta suas normativas institucionais alinhadas aos marcos legais federais ao que tange a Curricularização da Extensão, porém, acredita-se que é necessário um maior planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficiente
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    Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO
    (2024) Silva, Thaís Caroline Martins; Almeida, José Elias de
    A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as modalidades didáticas utilizadas pelos docentes considerando os desafios, dificuldades e identificando sugestões de melhorias que possam fortalecer a formação do futuro professor de Ciências. Trata-se de pesquisa fundamentada em uma perspectiva quantitativo e qualitativo. Ou seja, entre objetividade e subjetividade, havendo uma complementaridade em ambas. A pesquisa foi realizada em duas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas na área urbana do município de Colorado do Oeste, estado de Rondônia. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e fechadas, e questões de múltipla escolha. Como resultado, um total de 08 professores das disciplinas Ciências e Biologia concordaram em contribuir com nosso trabalho. O grupo era composto por 3 professores da escola Manuel Bandeira, e 5 professores da Escola Paulo de Assis. Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, observa-se que a maioria dos professores de Ciências e Biologia, fazem uso de diversas modalidades didáticas em suas aulas e que isto não foge à regra em relação aos milhões de docentes espalhados pelo imenso território brasileiro. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa, ao destacar a relevância das metodologias didáticas, possa contribuir para que os professores reconheçam o quão enriquecedora a utilização de diferentes abordagens didáticas de ensino pode ser para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito educacional.
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    Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola
    (2024) Matos, Larissa Bernardo; Aristiano, Jefferson Vargas
    O presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre duas importantes instituições, sendo elas, família e escola, e suas relevâncias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada para essa pesquisa é de natureza Quali-quantitativa. A pesquisa ocorreu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro, situado na cidade de Colorado do Oeste - Rondônia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionário criado e aplicado através da ferramenta Google Forms, tendo como público alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental, nos pais desses alunos e na equipe pedagógica da escola em questão. Para a escolha dos diferentes participantes foi considerada a necessidade em ouvir os distintos públicos a respeito desse tema, considerando as perspectivas dos principais sujeitos envolvidos no ambiente educacional. Com base nesta pesquisa, é relevante destacar que tanto a família como a escola precisam estar cientes de que o envolvimento dos pais terá efeitos positivos no envolvimento escolar dos alunos, bem como no seu desempenho escolar. Contudo, as medidas requeridas para essa aproximação demandam tempo e são de resposta gradual.
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    Desafios e perspectivas da docência na educação básica em tempos de pandemia
    (2022) Silva, José Bento da; Rodrigues, Paulla Vieira
    Devido à pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade em adaptar a rotina a nova realidade. No ensino, uma das alternativas foi substituir atividades presenciais por aulas remotas. Com a adoção dessa estratégia, muitas dificuldades foram enfrentadas por toda comunidade escolar. Diante desse cenário, levantou-se a seguinte questão norteadora: Quais foram os principais desafios enfrentados por professores das escolas estaduais e municipais da cidade de Colorado do Oeste - RO em tempos de pandemia? Além disso, quais são as perspectivas dos professores nesse novo cenário de pós-pandemia, com a volta do ensino presencial. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar essas questões, utilizando como método a execução de questionários para professores de cinco escolas públicas da cidade de Colorado do Oeste. Os resultados mostraram que a tecnologia é uma aliada na educação a distância e que muitos docentes não se mostraram preparados para essa realidade. A desigualdade social é um grande problema, que dificultou o acesso à educação de qualidade de muitos alunos e possivelmente muitas estratégias terão que ser repensadas para que a volta ao ensino presencial seja de qualidade. Além de professores que não tivessem acesso a formação continuada implicando no bom desenvolvimento do ensino remoto
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    Um estudo para identificação do tipo de inteligência múltipla dominante em um grupo de estudantes/jogadores de vôlei de Colorado do Oeste-RO e Cabixi-RO
    (2022) Lanes, Elvis da Silva; Rocha, Warley Jose C.
    Neste trabalho, objetivou-se descrever, por meio da teoria das IM de Howard Gardner, a identidade do grupo de estudantes de Colorado do Oeste-RO e de Cabixi-RO que praticam o vôlei. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo, no formato de levantamento, por meio de formulários Google. A partir de 18 respostas dadas, foi possível traçar a identidade do grupo investigado. Por fim, registrou-se que o grupo em estudo tem por identidade a predominância em primeiro lugar da inteligência cinestésico-corporal; em segundo lugar a ocorrência novamente da inteligência cinestésico-corporal, acompanhada da inteligência musical; e, em terceiro lugar, a liderança da inteligência interpessoal.