Licenciatura em Ciências Biológicas
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Item O uso de plantas medicinais da população de Colorado do Oeste, Rondônia: levantamento de dados em um projeto de extensão(2025) Costa, Lúcia Alves da; Pereira, Miriam Aparecida Orloski de CastroAté a primeira metade do século XX, o Brasil era essencialmente rural e usava amplamente a flora medicinal, tanto nativa quanto introduzida. Hoje, as terapias alternativas podem ser as principais formas de tratamento, e as plantas medicinais, podem auxiliar como uma forma de medicamento. Este trabalho foi resultado de uma atividade de extensão e apresentou como objetivo registrar o uso das plantas medicinais em Colorado do Oeste, Rondônia. Para isso foram coletadas informações em 18 residências, com aplicação de questionários, com questionamentos sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais, e suas finalidades, as partes das plantas utilizadas, e os métodos de utilização. Observou-se que a parte mais utilizada das plantas eram as folhas. 35 espécies de plantas foram apontadas como utilizadas, não sendo registrado nenhum acidente com o uso. As espécies mais utilizadas foram: hortelã, capim cidreira, erva- doce, alecrim, camomila e boldo. Foi concluído que o uso das plantas como remédio faz parte do dia a dia dos moradores, o que levanta a necessidade de ações de educação socioambiental e informação sobre as propriedades das plantas citadas para melhor efetividade da utilização e minimização dos riscos. Para que estas ações sejam realizadas com eficácia, faz-se necessário a ampliação deste estudo, com investigação sobre as espécies citadas pelos entrevistados neste trabalho.Item Levantamento de espécies de anuros da área de ecótono Amazônia-Cerrado no Campus do Instituto Federal de Rondônia - Colorado do Oeste, Brasil(2025) Assunção, Raiany Ferreira de; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvao deOs anfíbios constituem o grupo de vertebrados mais vulnerável à extinção, sendo altamente sensíveis a alterações ambientais. Nesse contexto, estudos de inventário são essenciais para compreender a diversidade local e subsidiar estratégias de conservação, sobretudo em áreas de ecótono como o Cerrado-Amazônia, onde há escassez de dados e intensas pressões antrópicas. Este estudo teve como objetivo inventariar a anurofauna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste, o período de realização deste trabalho foi de março de 2021 e agosto de 2022, que buscou caracterizar aspectos da biologia e história natural das espécies registradas. As amostragens contemplaram diferentes microhabitats (ambientes lóticos, lénticos, serrapilheira e bromélias) e utilizaram métodos de busca ativa, auditiva e armadilhas do tipo pitfall. Através das coletas foram registradas 28 espécies, com destaque para Boana geographica e Adenomera hylaedactyla, amplamente distribuídas e abundantes, indicando elevada plasticidade ecológica. A presença de Teratohyla adenocheira, ainda que com apenas um indivíduo, sugere a existência de ambientes bem conservados no local. Os resultados reforçam a relevância ecológica da região como área de transição entre dois dos principais biomas brasileiros e sua urgente necessidade de proteção diante do avanço do desmatamento e da expansão agropecuária.Item Diversidade e riqueza de anfíbios em ecossistemas naturais, agrícolas sustentáveis e não sustentáveis do ecótono Cerrado-Amazônia, Rondônia, Região Norte do Brasil(2025) Bersch, Gabriela Aparecida Silva; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deO estado de Rondônia tem grande destaque no cenário do agronegócio e da conservação ambiental, dada a relevância do agronegócio para o seu Produto Interno Bruto (PIB) e a importância estratégica na conservação por estar em uma ampla área de ecótono Amazônia-Cerrado. Este aparente conflito entre desenvolvimento agrário e preservação ambiental tem levado pesquisadores a proporem formas alternativas mais sustentáveis de produção, como o sistema de integração lavoura-pasto-floresta (ILPF). Este artigo traz a mensuração dessa capacidade sustentável utilizando espécies de anfíbios como bioindicadores. Para isso, uma área de ILPF da fazenda escola do IFRO, Campus Colorado do Oeste, foi estudada e comparada com duas áreas de referência adjacentes, uma área florestada (mata) e outra desflorestada (pasto). Os resultados indicam que, embora o ILPF compartilhe características com áreas antrópicas, ele representa um modelo mais equilibrado e favorável à biodiversidade que sistemas convencionais, sendo capaz de manter comunidades de anfíbios mais diversas e funcionalmente estruturadas. O sistema ILPF mostra-se uma alternativa viável para conciliar produção e conservação, destacando a importância de ampliar pesquisas e adoção desse modelo integrado. Apesar de maior semelhança com a área de pasto do que a de mata, os dados apontam potencial de aprimoramento.Item Efeitos de doses de ácido giberélico sobre parâmetros fisiológicos de plântulas de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.): um estudo preliminar sob condições controladas(2025) Linhares, Julia Cristina Bastolla; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA germinação de sementes de pimenta pode ser influenciada por fatores exógenos como a aplicação de ácido giberélico (AG), que atua induzindo a germinação das plântulas. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar os efeitos de diferentes concentrações de AG (0, 200 e 500 ppm) sobre parâmetros fisiológicos da germinação e crescimento inicial de plântulas de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.). O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 100 sementes por tratamento, mantido sob condições controladas por 14 dias. Foram avaliados o percentual de germinação, comprimento, massa fresca e massa seca das plântulas, teor de pigmentos fotossintéticos (clorofilas e carotenóides) e morte celular. Os resultados demonstraram efeito significativo do AG no comprimento das plântulas (200 ppm), no acúmulo de massa fresca (500 ppm) e na redução da morte celular (500 ppm), contudo para germinação e número de plântulas normais não houve diferenças entre controle e tratamentos. A concentração de 500 ppm também reduziu significativamente o teor de carotenóides, o que pode estar relacionado a possíveis efeitos fitotóxicos. Não foram observadas diferenças significativas nos teores de clorofila entre os tratamentos. Conclui-se que o AG, embora não tenha promovido ganhos expressivos na germinação, impacta parâmetros fisiológicos relevantes para o desenvolvimento inicial das plântulas.Item Efeitos do tratamento com cloreto de cálcio (cacl2) sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface (lactuca sativa l.), sob estresse térmico(2025) Abreu, Maria Ivani Flauzino de; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA alface (Lactuca sativa L.) é uma cultura exigente quanto ao fornecimento de nutrientes para o seu pleno crescimento e desenvolvimento. Ela possui crescimento inicial que demanda cuidados desde a germinação, a fim de reduzir efeitos de estresses abióticos, como o estresse térmico que consiste em um desafio constante à agricultura. Nesse sentido, o cálcio (Ca) tem um papel fundamental no equilíbrio osmótico e sinalização celular durante a germinação, além de ser um componente de membranas. Estudos indicam que sua utilização pode diminuir os impactos negativos do calor excessivo; desse modo, a aplicação de Ca durante a germinação das sementes, pode ser uma alternativa acessível para o bom estabelecimento da cultura e minimização de condições de estresse. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos do tratamento com CaCl2 sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface sob estresse térmico, induzido por temperatura de 30º C. Foram avaliadas a taxa de germinação, comprimento, massas fresca e seca de plântulas normais, sob a influência de 0, 10, 25 e 50 mmol.L-1 de CaCl2. O tratamento das sementes com CaCl2 a 10 e 25 mmol.L-1 não influenciou o desenvolvimento das plântulas, em condições de 30º C, para o tempo avaliado. A dose de 50 mmol.L-1 reduziu a germinação, o comprimento das plântulas e sua massa fresca, indicando que o processo de expansão celular foi prejudicado pelo efeito osmótico dos sais disponíveis no substrato de germinação. Recomenda-se a realização de estudos com intervalos e doses inferiores às investigadas neste trabalho.Item Inclusão escolar no ensino regular: percepções de professores sobre a prática inclusiva em escolas públicas de três municípios de Rondônia(2025) Costa, Kleziane de Lima; Almeida, José Elias deA inclusão escolar é um tema amplamente discutido na educação, especialmente no que se refere à inserção de pessoas com deficiência no ambiente regular de ensino. Baseado nesse pensamento, este estudo buscou investigar as percepções de professores da Educação Básica sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no ensino regular, além de provocar reflexões sobre a árdua e desafiadora tarefa da escola na missão de incluir na sociedade pessoas com algum tipo de deficiência de forma igualitária, justa e humana. Foram entrevistados oito professores da rede pública de três municípios do estado de Rondônia. Os resultados indicam que as principais dificuldades identificadas pelo grupo pesquisado foram falta de recursos materiais para atender a diversidade das demandas de PCD, apoio técnico insuficiente para apoiar e orientar os professores, maior implementação de formação continuada para professores em serviço, melhorias na infraestrutura escolar e mais apoio familiar. Os dados permitiram que, além de visualizar situações inibidoras no processo inclusivo, apontam também para possíveis tomada de decisões quanto a solução de problemas urgentes que certamente agregarão qualidade à proposta inclusiva no trabalho escolar.Item Relato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática(2025) Rossi, Paulo Sena; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por meio de um projeto de extensão científica, cujo objetivo foi utilizar a construção exemplar de um vulcão como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A atividade foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública da região, com o intuito de promover a compreensão de fenômenos geológicos de forma lúdica, prática e contextualizada. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, baseada na observação direta das interações entre os alunos e o modelo didático. A metodologia consistiu na construção do modelo de vulcão pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguida da realização de oficinas pedagógicas que incluíram a simulação de erupções vulcânicas. Os resultados indicaram que a utilização de recursos concretos favorece o engajamento dos estudantes, facilita a aprendizagem e estimula o interesse pelas Ciências Naturais, bem como, para a formação docente dos acadêmicos envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o diálogo entre saberem acadêmicos e populares.Item Desafios da prática docente na educação inclusiva(2025) Silva, Luana Caroline Caron da; Vargas, Jefferson AristianoNos últimos anos o termo educação inclusiva tem sido citado constantemente nos fóruns de educação, palestras, e inclusive se tornou disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura. Por unanimidade, entende-se que a inclusão da pessoa com deficiência é de extrema importância para toda a sociedade, além de ser um direito assegurado pela constituição federal, porém na prática, se vislumbra nas salas de aula alunos com deficiência desassistidos, esquecidos nos “cantos” das escolas, profissionais sobrecarregados sem o mínimo de formação ou condições de trabalho, com sua carga horária abarrotada, onde planejar com inclusão se torna um desafio praticamente impossível de ser cumprido.Item A interdisciplinaridade no ensino de ciências: experiências e práticas na formação inicial de professores(2025) Silva, Liliane Neves da; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEste trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de extensão voltado à formação inicial docente interdisciplinar no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Colorado do Oeste. Realizado em 2019 na Escola Municipal Professora Clair da Silva Weyh, o projeto teve como público-alvo todos os níveis escolares, com a participação de professores e alunos dos cursos Bio 117 e Bio 118. A proposta envolveu diversas aulas práticas nas áreas de biologia, física e química, atendendo às necessidades prioritárias do ambiente escolar. O objetivo geral do projeto foi vivenciar a teoria e a prática no contexto interdisciplinar de ciências na formação docente, mediante a reflexão, ação e reflexão, com ênfase em “Propriedades do Ar – Camada Atmosférica”. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, fundamentando-se em um relato de experiências das práticas ministradas em sala de aula. Essa abordagem promoveu uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos.Item As interfaces do aluno com necessidades específicas frente aos desafios do saber(2025) Cordeiro, Luciano Fernandes; Assencio, Jéssica Gomes dos Santos; Vargas, Jefferson AristianoO presente trabalho corresponde a um produto final para conclusão de curso que se configura em um documentário intitulado: As interfaces do aluno com Necessidades Específicas frente aos desafios do saber. Tem como objetivo apresentar as experiências de um acadêmico com necessidades específicas, abordando sua trajetória escolar, seus desafios e superações, principalmente a partir de sua inserção na graduação, em específico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRO Campus Colorado do Oeste. Tendo em vista as limitações físicas e motoras, sequelas em decorrência de uma paralisia cerebral, que dificultam o acadêmico a elaboração de um artigo científico escrito, adotou-se como metodologia a elaboração de um documentário em forma de relato de experiência, oportunizando a participação oral do acadêmico em uma mesacast juntamente com sua orientadora e seu coorientador de TCC.Item Educação sexual no ensino: uma sequência didática pelos caminhos do protagonismo dos alunos(2025) Abreu, Linetti Rodrigues de; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioA educação sexual no ambiente escolar é um assunto imprescindível a ser tratado para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade informada e responsável. Este estudo analisa uma sequência didática voltada para a educação sexual, com o objetivo de promover o protagonismo dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com alunos do ensino fundamental. A estrutura metodológica adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas estruturadas com professores e análise das atividades didáticas. A metodologia da sequência didática se baseia em teorias pedagógicas que valorizam o diálogo e a participação ativa dos alunos. Os resultados mostram que, apesar de desafios como resistências culturais e falta de formação dos professores, a educação sexual pode ampliar o conhecimento dos alunos e promover uma abordagem mais reflexiva sobre o cuidado com o corpo e a saúde. O estudo enriquece o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e destaca a importância de continuar investindo na formação docente e na integração da educação sexual no currículo escolar.Item A academia e o meio ambiente: um estudo sobre a ética ambiental na formação do biólogo(2024) Silva, Keuren Cristina; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEsta pesquisa investiga a relação entre a academia e o meio ambiente, com foco na ética ambiental na formação do biólogo. O objetivo é avaliar como as instituições acadêmicas incorporam a ética ambiental, o comprometimento das faculdades de biologia com o desenvolvimento dos estudantes e o suporte oferecido para o desenvolvimento de um caráter ambiental robusto e seguro. A investigação é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa analisando e descrevendo sobre alguns trabalhos encontrados sobre a temática. Utilizam-se bases de dados como Scielo, Google Acadêmico para coletar e avaliar fontes relevantes, fornecendo uma visão abrangente e fundamentada sobre o tema. A pesquisa revelou que, embora a ética ambiental seja importante na formação do biólogo, a aplicação varia entre faculdades. Muitas instituições oferecem suporte insuficiente e abordagens superficiais. Para melhorar, é necessário integrar teoria e prática de forma mais eficaz e promover atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas para alinhar a formação com os desafios ambientais atuais, sendo assim é preciso aprimorar a formação em ética ambiental dos biólogos. Portanto, é necessário um comprometimento mais uniforme das faculdades, com uma integração mais eficaz de teoria e prática, e a promoção de atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas pedagógicas para alinhar melhor a formação com os desafios ambientais contemporâneos.Item Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral(2024) Silva, Uliete Fernandes da; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas.Item Vital Brazil e sua contribuição para a conscientização e preservação de serpentes: contextualização histórica(2024) Barros, Priscila Meirelles; Zaqueo, Kayena DelaixVital Brazil foi uma figura proeminente na história da ciência brasileira, especialmente em relação à sua contribuição para a conscientização e preservação das serpentes. Este estudo investiga suas estratégias educativas e seu impacto na redução de acidentes ofídicos e na promoção da conservação desses animais. Analisar as contribuições de Vital Brazil para a conscientização e preservação das serpentes, destacando a eficácia de suas estratégias educativas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e as ações de Vital Brazil, bem como uma revisão da literatura sobre o ofidismo e a educação ambiental. Os dados foram analisados qualitativamente para identificar padrões e tendências em suas iniciativas educativas. Vital Brazil foi pioneiro ao utilizar estratégias educativas para conscientizar a população sobre a importância das serpentes e os benefícios ecológicos que elas proporcionam. Sua abordagem integrada combinava conhecimento científico com práticas educativas para alcançar resultados duradouros. Os resultados mostram que as iniciativas de Vital Brazil foram eficazes na redução de acidentes ofídicos e na promoção de uma cultura de respeito e preservação das serpentes. No entanto, ainda existem desafios na implementação de programas de educação ambiental inspirados por sua abordagem. Este estudo destaca a importância de continuar aplicando e desenvolvendo as estratégias educativas de Vital Brazil para enfrentar os desafios contemporâneos na conservação das serpentes. A combinação de conhecimento científico com iniciativas de conscientização pública tem o potencial de transformar a percepção pública e promover atitudes que favoreçam a coexistência harmoniosa entre humanos e serpentes.Item Desenvolvimento de antimicrobiano utilizando blends de óleos essenciais para microorganismos isolados em superfícies de inox de bebedouros escolares(2021) Magalhães, Renata da Silva; Paula, Nelio Ranieli Ferreira deNos últimos tempos, o uso de óleos essenciais extraídos de plantas medicinais, tem sido pesquisado cada vez mais pois apresentam atividade contra uma ampla variedade de microrganismos: vírus, fungos, protozoários e bactérias. Objetivou se neste projeto desenvolver conservante biodegradável com ação antimicrobiana utilizando blends de óleos essenciais (cravo da índia e hortelã pimenta; canela e eugenol) contra Staphylococcus aureus, Enterobacteriaceae e Fungos filamentosos e Leveduriformes isolados de superfícies de inox de bebedouros de escola pública. O projeto foi realizado no Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste, no laboratório de microbiologia de alimentos da agroindústria do Campus. Foram selecionados e identificados dois setores de pesquisa, setor A (Educação); setor B (Técnico). Para cada setor foram selecionados dois bebedouros para verificação microbiota presente na superfície de inox. Ambas amostras foram coletadas em superfícies de bebedouros provenientes de ambientes e ou local de fornecimento de água refrigerada e filtrada para estudantes, funcionários, técnicos e professores da Instituição. De acordo com os resultados os blends desenvolvidos com hortelã pimenta e cravo da índia (B1/B3) e eugenol e canela (B2/B4) apresentam ação antibacteriana para Staphylococcus aureus, Enterobacteriaceae e Fungos filamentosos e Leveduriformes isolados de superfícies de inox de bebedouros de escola pública, a frequência de higienização de bebedouros de inox contribuem para manutenção da qualidade e segurança no fornecimento de água potável sem risco de contaminação para a comunidade escolar.Item A influência da formação docente a partir da modificação do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Colorado do Oeste-RO(2021) Cunha, Michele Cristine Garcias da; Albuquerque, Gean Carlos de SousaEste trabalho tem como intuito apresentar as ideias que foram reformuladas no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRO-Campus Colorado do Oeste, o referencial utilizado para que fosse coerente as perspectivas do trabalho, foram através de levantamento bibliográfico. Sendo assim, o principal objetivo do artigo está relacionado em entender as reais mudanças do PPC. Com base nisto o método utilizado foi através de uma comparação entre os dois PPCs do curso no Campus, desta forma discutindo então e entendendo os motivos pelos quais foram necessárias tal alteração. Os dados com relação às disciplinas e suas inserções e modificações foram apresentados por meio de uma tabela na qual detalhadamente explica uma das reais mudanças no projeto pedagógico. O trabalho ainda se trata de alterações quanto às horas complementares e modificações no estágio. Através deste processo de observação e análise entre os PPCs que tenta explicar como através dessa reformulação será modificado o processo de formação dos discentes, visando que o conhecimento e o ensino sempre exigem andar lado a lado. Percebe-se com isso como o PPC se adapta conforme as necessidades da educação já que se trata de um curso de Licenciatura, buscando sempre adequar da melhor forma a formação docente.Item Levantamento de mamíferos em diferentes unidades de conservação no estado de Rondônia(2024) Dietrich Neto, David; Santos, Quézia Cristina de LimaO Estado de Rondônia dispõe de Unidades de Conservação da natureza distribuídas por todo o território. As áreas destinadas a unidades de conservação e uso sustentável garantem a diversidade e distribuição de diferentes animais, com levantamento reconhecido para estudos. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre a composição, riqueza e abundância de mamíferos não voadores em diferentes Unidades de Conservação do estado de Rondônia, através de revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada por meio de buscas em fontes científicas, publicadas em volumes de periódicos científicos nacionais e internacionais nos últimos 20 anos. Foram encontrados, na bibliografia pesquisada, registros de 7 ordens, 30 gêneros e 43 espécies de mamíferos. Através da pesquisa, pode-se concluir que em 08 diferentes Unidades de Conservação do estado de Rondônia foram quantificadas e classificadas 43 espécies de mamíferos, com uma abundância de 915 indivíduos. Cabe ressaltar que esses levantamentos de espécies são relevantes para a preservação da biodiversidade local, com indicações para futuros trabalhos na área de monitoramento da diversidade da fauna de mamíferos.Item O controverso debate sobre a legalização do uso da Cannabis: análise dos argumentos utilizados em um curso de Biologia na Amazônia Ocidental(2024) Santos, Jhonatan Moura dos; Souza, William Kennedy do Amaral; Barziban, Odair AntônioCannabis sativa é o nome científico da erva conhecida popularmente no Brasil como maconha. A qual tem sido, ao longo dos últimos anos, alvo de debate sobre a sua legalização. Cada defensor tem um ponto de vista, sendo os prós em aspecto geral, apenas no ramo medicinal e totalmente contra. Através de um questionário aplicado a alunos de graduação em licenciatura biológica foi feita a pesquisa qualitativa com o objetivo de elencar os principais argumentos que cercam o debate da legalização da maconha, visto se o indivíduo que defende o seu posicionamento não o faz por características socioeconômicas que o influencia e a legitimidade científica das argumentações. Observou-se que no cenário atual se concentra a maioria dos participantes em prol da legalização medicinal, que algumas características socioeconômicas do indivíduo influencia a tomar lado no debate da legalização da erva e que a maioria das argumentações apresentadas tem aporte teórico científico.Item Germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Eucalyptus grandis W. Hill tratadas com CaCl2(2023) Posso, Beatriz Poliana Camargo; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deAs espécies de eucalipto são amplamente cultivadas no Brasil para fins comerciais. Dentre elas, Eucalyptus grandis W. Hill se destaca na cadeia produtiva por apresentar rápido crescimento e boa qualidade da madeira que serve para movelaria em geral, carvão e celulose. Com isso, se torna relevante pesquisas para aprimorar seu cultivo com finalidade de maior taxa de produção em menor tempo e área ocupada. Sabendo que o cálcio é um nutriente necessário para diversos processos fisiológicos e bioquímicos na célula vegetal, a investigação de sua influência na germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de E. grandis se faz necessária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o processo germinativo de sementes de E. grandis tratadas com CaCl2. Experimentos com o fornecimento de CaCl2 nas concentrações 0, 50, 75 e 100mM foram realizados em delineamento inteiramente casualizado no laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Foram avaliadas taxa de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), massa fresca (MF), massa seca (MS), comprimento da radicular (PR) e da parte aérea (PA). Dentre as concentrações testadas, observou se resultados positivos com o fornecimento de 75mM de CaCl2 via priming, devido ao aumento significativo do comprimento radicular das plântulas e maior índice de massa seca. Porém, plântulas com 43 dias de priming apresentaram prejuízos em relação a massa fresca. Recomenda-se a realização de mais estudos referentes à aplicação de Ca em plântulas de eucalipto.Item Avaliação do nível de alfabetização científica dos acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste/RO(2022) Dias, Eliana Angela; Vargas, Jefferson AristianoA presente pesquisa centra-se na construção de um conceito sobre o que é alfabetização científica e na sua importância para a formação de futuros professores na área das ciências biológicas. Apresenta ainda a mensuração do nível de alfabetização científica dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO – Campus Colorado do Oeste, que será feita pela aplicação do TACB – Teste de Alfabetização Científica Básica, um instrumento que contém itens de conteúdo científico básico, e posterior tabulação dos resultados obtidos. Através de uma análise comparativa entre os resultados obtidos por acadêmicos matriculados no 1º e 7º período do curso, pretende-se apresentar uma reflexão acerca de como o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vem aprimorando e desenvolvendo, ou não, a alfabetização científica nos acadêmicos e futuros professores da área da ciência.