Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) por Assunto "Alimentos naturais ou artesanais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Plano de negócios: um ateliê de refeições matinais naturais em Nova União - RO(2022) Batista, Cleilda Rodrigues; Rocha, Ingrid Werica de Souza; Francisco, Luís Fernando de Sousa; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo geral deste trabalho é propor metodologia que permita observar características locais para implantação de um comércio de alimentos ou refeições matinais, naturais ou artesanais, em Nova União-RO. Utiliza-se a ferramenta de Plano de Negócios para estruturar as áreas operacionais, de marketing e financeiras. A metodologia utilizada foi uma abordagem quantitativa assim como pesquisa bibliográfica, incluindo um plano de amostragem para captar as preferências locais em relação ao consumo de alimentos naturais. A proposta responde a uma crescente demanda por produtos sem aditivos químicos e considera a escassez de opções semelhantes no mercado local. O estudo também inclui projeções financeiras, como fluxo de caixa, playback e valor presente líquido (VPL), para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Entre as limitações do projeto, destacasse a ausência de aplicação prática da pesquisa devido à pandemia de COVID-19, o que sugere a necessidade de coleta de dados direta em futuras investigações para validação do modelo. Este trabalho contribui para o campo de gestão ao demonstrar o uso do Plano de Negócios como ferramenta estratégica, oferecendo uma metodologia adaptável para comunidades similares. Focando no fortalecimento da economia local e no incentivo a práticas de consumo sustentável, o estudo propõe um modelo que visa atender necessidades de mercado pouco exploradas, com potencial para aprimorar a qualidade de vida e a sustentabilidade na região.