Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Pereira, Aguinaldo"
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Item A evolução do setor de recursos humanos: análise histórica e o impacto das tecnologias(International Contemporany Management Review - ICMR, 2024) Souza, Marcos Pereira de; Benati, Nivaldir Aparecido; Pereira, AguinaldoEm um mundo em constante evolução, onde a tecnologia assume um papel cada vez mais preponderante, a área de Recursos Humanos (RH) não poderia ficar para trás. As tendências do mercado exigem profissionais adaptados a um cenário dinâmico e competitivo, impulsionando a necessidade de constante atualização e aprimoramento. Este artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, com base em autores como Chiavenato (2009), Gil (2013), Lacombe e Heilborn (2013), Secchi, (2009), entre outros, traçam um panorama da trajetória da área de RH, desde suas raízes na Escola Clássica até a contemporaneidade, onde a própria nomenclatura se transforma em "Gestão de Pessoas". Debruçamos nas mudanças, explorando tanto dos aspectos positivos quanto dos desafios que acompanharam essa evolução. Ao analisarmos as transformações pelas quais a área de RH passou, pode-se compreender com clareza o impacto profundo que a tecnologia causou em seu dia a dia. A automação de tarefas repetitivas, a otimização de processos e a análise de dados são apenas alguns exemplos de como as ferramentas tecnológicas revolucionaram a forma como as empresas gerenciam seus talentos.Item As dificuldades do intérprete de libras um percurso teórico e histórico no Município de Porto Velho-RO: um estudo na Escola Municipal Bilíngue(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.09,2024, 2024) Moreira, Maria Emiliana Andrade; Pereira, AguinaldoO sujeito surdo, em seus aspectos históricos, vem lutando há muitos anos. Desde a Idade Antiga, eles eram considerados pelos povos egípcios, pessoas enviadas por deuses, pessoas privilegiadas, além disso eram considerados seres de vida inata e não tinham o direito à educação. Nesse sentido, buscamos neste artigo realizar um resgate histórico social deste indivíduo, tal como seria o seu percurso histórico como sujeito social. Identificamos o primeiro livro sobre a educação de surdos que descrevia o alfabeto manual, publicado por Juan Pablo Bonet em meados do ano de 1620, na obra "Reduccion delas letras y arte para ensiñar a hablar los mudos". Nesse livro, o autor demonstra o método oral que foi utilizado como base de ensino por toda a Europa, como aponta Veloso e Maia (2017). O percurso teórico-metodológico para esse artigo foi de cunho qualitativo, a partir de pesquisas bibliográficas, baseado em autores como Lacerda, (2012), Strobel (2018), dentre outros. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Infantil Bilíngue de Porto Velho-RO.Item Financiamento das ações e programas do Sistema Único de Saúde destinados à necessidade efetiva de determinados serviços de saúde municipais(Editora Gestão e Conhecimento Ltda., 2024) Pinto, Marco Aurélio Rodrigues; Pereira, AguinaldoO Sistema Único de Saúde, junto ao Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), disponibiliza repasses financeiros para a saúde e específica todos os recursos ofertados para as diferentes regiões do país, incluindo municípios. Com base nisso, este estudo teve como objetivo identificar e apresentar os recursos financeiros destinados ao Município de Cacoal pertencente ao Estado de Rondônia, no período condizente aos meses de janeiro e agosto de 2023, a fim de manter as ações e serviços públicos em saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo na Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal-RO, de caráter documental e quantitativo. Os resultados mostram os recursos repassados para cada bloco da saúde, incluindo esferas não atendidas. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura, tendo como base teórica Albuquerque et al. (2019); Bousquat et al. (2019); Gil (2002); Gomes et al. (2024); Manhães e Hasenclever (2021); Pinafo et al. (2020); Pires (2022), entre outros. Considerando a importância dos conhecimentos aqui proporcionados, o que evidencia a importância de se discutir este tema, espera-se que mais investigações sejam realizadas em períodos posteriores ao aqui levantado, analisado e apresentado.Item O impacto das parcerias públicos-privadas na qualidade dos serviços públicos(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 09, 2024) Alves, Jhonatan Willquer Augusto; Pereira, AguinaldoEste trabalho analisa o impacto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na qualidade dos serviços públicos, focando em sua aplicação em setores essenciais como infraestrutura, saúde e educação. As PPPs são apresentadas como um modelo eficiente para a implementação de projetos públicos de grande escala, possibilitando a combinação de recursos e expertise do setor privado com os objetivos e necessidades do setor público. A partir do referencial teórico embasado em Alexandrino e Paulo (2016), Cabral e Lazzarini (2010), Martins (2015), Harmmani (2006), o estudo explora exemplos de PPPs no Brasil, como a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, demonstrando os benefícios dessas parcerias em termos de inovação, modernização e melhorias na prestação de serviços à população. Também são discutidos os principais desafios na implementação de PPPs, incluindo a transparência, o controle de custos e a manutenção da qualidade dos serviços. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propõe melhores práticas, como a elaboração de contratos claros, a fiscalização rigorosa e o planejamento estratégico de longo prazo. Conclui-se que, quando bem gerenciadas, as PPPs podem ter um impacto positivo significativo na qualidade dos serviços públicos, promovendo eficiência, inovação e desenvolvimento social sustentável.Item O manejo dos resíduos sólidos urbanos e a coleta seletiva no município de São Felipe D' Oeste(Revistaft, 2024) Emidio, Jussara Roschel Maestripieri; Pereira, AguinaldoEsta pesquisa buscou apresentar informações sobre o manejo dos resíduos sólidos urbanos e da coleta seletiva no município de São Felipe D’ Oeste, tendo como objetivo entender como são realizados o manejo e a coleta seletiva no município. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de variadas fontes como a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Constituição Federal de 1989, além do apoio de autores como Telles (2022), Barbosa e Ibrahin (2014), Abrelpe (2022) entre outros, e também da pesquisa prática na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária – SEMAP para saber como se efetivou o manejo e a coleta seletiva no município de modo que auxiliassem no entendimento sobre o assunto proposto. A partir do trabalho realizado foi possível entender o que são os resíduos sólidos, como é realizado o seu manejo e coleta seletiva, apresentando a importância do desenvolvimento sustentável das cidades aos cidadãos locais.Item O planejamento estratégico como ferramenta para a vantagem competitiva: análise da aplicação da SWOT na gestão empresarial(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cardoso, Patrícia Santana; Lima, Larice Rodrigues de; Pereira, AguinaldoO presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da análise SWOT no planejamento estratégico das empresas, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para identificar oportunidades e mitigar riscos. Além disso, busca-se discutir os desafios e limitações da análise SWOT, propondo recomendações para sua aplicação eficaz no contexto da gestão empresarial. A análise SWOT se destaca, dentre as várias ferramentas disponíveis para apoiar o planejamento estratégico, devido a sua simplicidade e eficácia. Ela é utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, conferindo uma visão ampla em relação ao contexto em que a empresa opera. Sendo uma ferramenta fundamental na gestão de empresas, o planejamento estratégico permite que organizações e empresas consigam definir objetivos de longo prazo e consente estabelecer um caminho para alcançar tais objetivos. Dentro do contexto de planejamento estratégico, a análise SWOT é uma das ferramentas com ampla utilização e reconhecimento. O uso dessa ferramenta se difundiu na década de 1960 e 1970. A metodologia abordada no presente trabalho é de caráter qualitativo, a interpretação dos dados foi realizada com base na triangulação das fontes, aumentando a validade dos resultados obtidos. Os resultados demonstram que a análise SWOT não é apenas uma ferramenta de diagnóstico, mas um componente essencial no planejamento estratégico que pode ocasionar uma gestão mais eficaz e proativa das organizações. A análise SWOT é uma ferramenta de suma importância no planejamento estratégico de empresas e organizações de diferentes tamanhos. Serve não apenas como uma ferramenta para um diagnóstico situacional, mas também como um amplificador para a inovação e adaptação às dinâmicas do mercado.Item Os principais desafios da gestão escolar na escola do campo no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mari-PB(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cordeiro Neto, Francisco Alves; Pereira, AguinaldoEste artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.Item Políticas públicas educacionais de inclusão social(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Faustino, Antonio Júlio Celestino; Pereira, AguinaldoAs políticas públicas educacionais de inclusão social têm se mostrado essenciais para promover uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão social por meio da educação requer uma abordagem abrangente e holística, que englobe desde o acesso à escola até a permanência e o sucesso dos estudantes. Pensando nisso, esse artigo traz como objetivo principal identificar as políticas públicas educacionais de inclusão social que têm se mostrado efetivas na promoção de uma educação acessível, equitativa e de qualidade para todos os indivíduos. Para isso, este artigo foi construído com base em uma revisão literária de caráter qualitativo, subsidiado por artigos, revistas científicas e outras publicações na área da educação, tendo autores como Farias; Bezerra; Malusá, (2018); Caimi e Luz (2018); Teixeira (2019); Coelho (2020), Mendes e Reis (2021) como principais referências à construção desse artigo. Sendo assim, como resultados, acredita-se que é crucial que haja investimentos e ações concretas para suprir essas lacunas, garantindo que esses alunos tenham acesso a recursos adequados e profissionais capacitados. A presença de salas de recursos multifuncionais e de professores especializados é fundamental para a promoção da inclusão e para assegurar uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades individuais. Contudo, é importante ressaltar que as políticas públicas educacionais de inclusão social devem ser acompanhadas de mecanismos de monitoramento e avaliação para verificar sua efetividade e realizar ajustes necessários. O envolvimento de todos os atores envolvidos no processo educacional - governos, educadores, famílias e comunidades - é crucial para o sucesso dessas políticas. A construção de parcerias sólidas e a participação ativa da sociedade civil são essenciais para a implementação e sustentabilidade das políticas de inclusão social.Item Políticas públicas locais de combate a pandemia de COVID-19 no município de Santa Rita de Caldas/MG: seu impacto no controle do número de casos da doença(Revista DELOS, 2024) Lopes, Cristiane de Fatima; Pereira, AguinaldoO objetivo deste artigo foi identificar quais medidas o municipio de Santa Rita de Caldas MG, tomou para combater a pandemia de Covid-19 a partir de 2020, bem como classificar e avaliar quais foram as mais eficazes e que poderiam ser utilizadas no combate a futuras pandemias com características semelhantes. A metodologia de nossa pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados buscou-se as informações documentais nos sites ligados ao Ministério da Saúde, nos decretos municipais publicados durante a pandemia e nos boletins informativos e epidemiológicos divulgados pelo município. Partes destes dados são apresentados ao longo de nosso artigo, apresentado em forma de tabelas e gráficos. Quanto ao arcabouço teórico, mais precisamente no que se trata as políticas públicas relacionadas a saúde coletiva, buscou-se embassamento em autores como Souza (2006), Secchi et al. (2019), Freire e Araújo (2015), entre outros. Espera-se que a apresentação dos resultados possa ser util para auxiliar outras pesquisas desse tema, bem como contribuir autoridades locais e nacional.