Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
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Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Pereira, Aguinaldo"
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Item O impacto das parcerias públicos-privadas na qualidade dos serviços públicos(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 09, 2024) Alves, Jhonatan Willquer Augusto; Pereira, AguinaldoEste trabalho analisa o impacto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na qualidade dos serviços públicos, focando em sua aplicação em setores essenciais como infraestrutura, saúde e educação. As PPPs são apresentadas como um modelo eficiente para a implementação de projetos públicos de grande escala, possibilitando a combinação de recursos e expertise do setor privado com os objetivos e necessidades do setor público. A partir do referencial teórico embasado em Alexandrino e Paulo (2016), Cabral e Lazzarini (2010), Martins (2015), Harmmani (2006), o estudo explora exemplos de PPPs no Brasil, como a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, demonstrando os benefícios dessas parcerias em termos de inovação, modernização e melhorias na prestação de serviços à população. Também são discutidos os principais desafios na implementação de PPPs, incluindo a transparência, o controle de custos e a manutenção da qualidade dos serviços. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propõe melhores práticas, como a elaboração de contratos claros, a fiscalização rigorosa e o planejamento estratégico de longo prazo. Conclui-se que, quando bem gerenciadas, as PPPs podem ter um impacto positivo significativo na qualidade dos serviços públicos, promovendo eficiência, inovação e desenvolvimento social sustentável.Item O manejo dos resíduos sólidos urbanos e a coleta seletiva no município de São Felipe D' Oeste(Revistaft, 2024) Emidio, Jussara Roschel Maestripieri; Pereira, AguinaldoEsta pesquisa buscou apresentar informações sobre o manejo dos resíduos sólidos urbanos e da coleta seletiva no município de São Felipe D’ Oeste, tendo como objetivo entender como são realizados o manejo e a coleta seletiva no município. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de variadas fontes como a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Constituição Federal de 1989, além do apoio de autores como Telles (2022), Barbosa e Ibrahin (2014), Abrelpe (2022) entre outros, e também da pesquisa prática na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária – SEMAP para saber como se efetivou o manejo e a coleta seletiva no município de modo que auxiliassem no entendimento sobre o assunto proposto. A partir do trabalho realizado foi possível entender o que são os resíduos sólidos, como é realizado o seu manejo e coleta seletiva, apresentando a importância do desenvolvimento sustentável das cidades aos cidadãos locais.Item Os principais desafios da gestão escolar na escola do campo no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mari-PB(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Cordeiro Neto, Francisco Alves; Pereira, AguinaldoEste artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.Item Políticas públicas educacionais de inclusão social(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Faustino, Antonio Júlio Celestino; Pereira, AguinaldoAs políticas públicas educacionais de inclusão social têm se mostrado essenciais para promover uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão social por meio da educação requer uma abordagem abrangente e holística, que englobe desde o acesso à escola até a permanência e o sucesso dos estudantes. Pensando nisso, esse artigo traz como objetivo principal identificar as políticas públicas educacionais de inclusão social que têm se mostrado efetivas na promoção de uma educação acessível, equitativa e de qualidade para todos os indivíduos. Para isso, este artigo foi construído com base em uma revisão literária de caráter qualitativo, subsidiado por artigos, revistas científicas e outras publicações na área da educação, tendo autores como Farias; Bezerra; Malusá, (2018); Caimi e Luz (2018); Teixeira (2019); Coelho (2020), Mendes e Reis (2021) como principais referências à construção desse artigo. Sendo assim, como resultados, acredita-se que é crucial que haja investimentos e ações concretas para suprir essas lacunas, garantindo que esses alunos tenham acesso a recursos adequados e profissionais capacitados. A presença de salas de recursos multifuncionais e de professores especializados é fundamental para a promoção da inclusão e para assegurar uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades individuais. Contudo, é importante ressaltar que as políticas públicas educacionais de inclusão social devem ser acompanhadas de mecanismos de monitoramento e avaliação para verificar sua efetividade e realizar ajustes necessários. O envolvimento de todos os atores envolvidos no processo educacional - governos, educadores, famílias e comunidades - é crucial para o sucesso dessas políticas. A construção de parcerias sólidas e a participação ativa da sociedade civil são essenciais para a implementação e sustentabilidade das políticas de inclusão social.