Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Orientadores "Medeiros, Telma Fortes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gestão democrática escolar: os principais desafios do gestor na atualidade(Revista ft, 2023) Simão, Kátia Vitoria Feliciano; Ferreira, Wagner Soares; Medeiros, Telma FortesO processo de redemocratização no Brasil nos anos 80, trouxe um debate para as escolas públicas: Gestão Democrática. O estudo versa sobre as conquistas e desafios da gestão democrática nas escolas públicas. Nesse sentido, cabe demonstrar a importância da gestão democrática para o pleno funcionamento da instituição. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma escola no município do Conde- PB, cuja intenção foi analisar a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino; compreender o papel do gestor na construção de uma escola pública autônoma e participativa perceber os desafios e avanços da gestão escolar. A partir da aplicação de questionário semiestruturado foi possível construir os dados do estudo. Contamos com a colaboração de 03 (três) professoras e a gestora escolar, ainda foi possível realizar observações das ações e aprofundamento das leituras com base nos autores como, Chiavenato (1989-2001); Luck (2000- 2009), Dourado (2003), Libâneo (2008) entre outros que defendem a concepção de gestão participativa e autônoma na escola pública. Diante dos dados coletados nesta pesquisa entre outros aspectos da gestão democrática dentro do ambiente escolar fica explicito nas falas dos sujeitos a importância da participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da gestão escolar.