Tecnologia em Redes de Computadores
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Navegando Tecnologia em Redes de Computadores por Orientadores "Piffer, Douglas Moro"
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Item Automação predial: um estudo sobre economicidade no uso de aparelhos de ar condicionado(Brazilian Journal of Technology, 2024) Silva, Osmarino Leitão da; Neves, Márcio Vanicola Lins; Oliveira, Silmar Antonio Buchner de; Piffer, Douglas MoroA tecnologia de automação tem desempenhado um papel crucial no setor público, possibilitando a otimização dos processos e aprimorando os serviços oferecidos aos cidadãos. A aplicação da tecnologia de automação a aparelhos de ar condicionado constitui estratégia para a redução do consumo de energia elétrica, de despesas com a manutenção e a substituição de equipamentos e preservação dos recursos naturais. Este estudo buscou identificar práticas bem-sucedidas, obstáculos e resultados documentados em publicações científicas recentes sobre a implementação de sistemas de automação em aparelhos de ar condicionado a partir da condução de uma pesquisa bibliográfica sistemática. Foram analisadas sete publicações cujos resultados apontaram a eficiência energética a partir da aplicação de tecnologia de automação, bem como melhoria na gestão operacional, com maior controle sobre o funcionamento dos equipamentos e otimização do uso de recursos. As considerações finais apontaram que o emprego desta tecnologia representa uma solução viável e eficaz para promover a economicidade no setor público, contribuindo para a redução dos gastos com energia e para a sustentabilidade ambiental, posto que essa inovação tecnológica não beneficia apenas as instituições governamentais em termos financeiros, mas também fortalece sua responsabilidade socioambiental e compromisso com a eficiência energética.Item Ferramentas de monitoramento da eficiência de servidores(Brazilian Journal of Technology, 2024) Silva, Raul Chiullo; Dill, Thiago Luiz Thomé; Oliveira, Silmar Antonio Buchner de; Piffer, Douglas MoroNas últimas décadas as tecnologias, anteriormente restrita a especialistas e entusiastas, tornou-se uma parte intrínseca da rotina do público em geral, sendo a crescente demanda por servidores uma resposta direta a esse fenômeno. Portanto, o monitoramento de servidores é crucial na avaliação do desempenho dos sistemas, visando evitar consequências sérias de inatividade inesperada dos servidores em locais e para os usuários. E a seleção da ferramenta adequada para essa função pode ser desafiadora, requerendo análise cuidadosa dos recursos, como coleta precisa de dados. Este estudo propôs uma análise das ferramentas de aferição da eficiência de servidores, conduzindo para tanto uma pesquisa bibliográfica sistematizada, com propósito de identificar, dentre as experiências relatadas em publicações dos últimos 5 anos, as vantagens e desvantagens da adoção de ferramentas de monitoramento de servidores. A pesquisa observou parâmetros e critérios de inclusão e exclusão, descritos e replicados junto à Plataforma de Periódicos da CAPES, obtendo como amostra 08 publicações cuja análise do conteúdo utilizou a técnica síntese narrativa e análise crítica sob o escopo da temática abordada no referencial teórico. Obtendo resultados que possibilitaram observar que as discussões elementares realizadas pelos autores quanto às vantagens e desvantagens da adoção das ferramentas de monitoramento que, espera-se, possam contribuir para o processo de tomada de decisão dos gestores diante dos desafios enfrentados na busca pela eficiência do gerenciamento de servidores.Item Relato de experiência do projeto “achados e perdidos: ferramentas populares de localização urbana com uso da tecnologia GPS como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Silva, Emily Taíssa Nascimento da; Reis, Gabriel Rodrigues; Petri, Yan Rodrigues; Duarte, Hemerson Lima; Piffer, Douglas MoroO avanço tecnológico tem transformado profundamente nossas vidas, especialmente com a geolocalização, derivada do GPS (Global Positioning System), que se tornou essencial no cotidiano. Este artigo descreve um estudo de pesquisa-ação com o objetivo de promover a educação tecnológica na comunidade acadêmica, apresentando inovações tecnológicas aplicáveis ao uso pessoal, empresarial e público, relatando a experiência dos autores como estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, com enfoque na sua participação em projetos que ligam ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada seguiu os princípios da Curricularização da Extensão, tendo a pesquisa-ação como principal forma de condução do trabalho. As atividades foram desenvolvidas em etapas que se conectam e se repetem de forma contínua. Primeiro, foi feito o planejamento e o levantamento teórico. Depois, foram definidas as estratégias de ação, colocadas em prática, e em seguida houve a coleta e análise dos dados obtidos. Ao longo de todo o processo, foi realizada uma avaliação constante das ações, finalizando com a divulgação dos resultados alcançados. O estudo teve como foco os aplicativos de navegação que funcionam com informações em tempo real, oferecendo atualizações precisas sobre o trânsito e sobre o que está acontecendo nas estradas. Essa abordagem mais completa ajudou na formação dos estudantes, permitindo que eles aprendessem tanto a parte técnica relacionada às redes de computadores quanto a desenvolver pesquisas, pensar em soluções criativas e saber se comunicar com diferentes públicos. As conclusões reforçam a necessidade de estratégias inovadoras para otimizar o uso de aplicativos de geolocalização, especialmente para pequenos empreendimentos.Item Relato de experiência do projeto “cabeça nas nuvens: ferramentas de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos através da Internet como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Chaves, André Cruz; Sousa, Denis Augusto Macedo de; Tabosa, Jaqueciele Nerys; Oliveira, Gabriel Nunes de; Piffer, Douglas MoroAs plataformas de armazenamento de dados na nuvem revolucionam a era digital, permitindo aos usuários guardar e acessar informações pela internet. Apesar dos avanços tecnológicos terem oportunizado que mais pessoas tenham acesso a dados e tecnologias através da nuvem e bancos de dados virtuais, emergem preocupações crescentes com segurança e privacidade. Este trabalho partilha a experiência dos autores como estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, com enfoque na sua participação em projetos que ligam ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada baseou-se nos princípios da Curricularização da Extensão, com a pesquisa-ação como abordagem principal. O trabalho foi desenvolvido em etapas cíclicas e interligadas: planejamento, construção do referencial teórico, definição de estratégias, aplicação prática, recolha e análise de dados, avaliação contínua e divulgação dos resultados. O estudo visou ampliar o conhecimento sobre o armazenamento de dados, incentivando-os a utilizar a nuvem como uma opção segura e prática; além de apresentar as plataformas gratuitas de armazenamento que melhor se adequam às necessidades dos usuários, fornecendo conhecimentos básicos sobre como armazenar dados de forma segura. Esta abordagem integrada proporcionou uma formação académica completa, permitindo aos estudantes desenvolver competências técnicas ligadas à área de redes de computadores, habilidades de investigação, espírito empreendedor para criação de soluções inovadoras e capacidades de comunicação para partilhar o conhecimento com diferentes públicos. Ao mesmo tempo, os projetos contribuíram para ampliar o acesso à tecnologia nas comunidades locais, reforçando o papel social da instituição e o seu compromisso com o desenvolvimento regional e a inclusão digital.Item Relato de experiência do projeto “oh, baby, me leva: a nova tecnologia dos veículos autônomos como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Rocha, Kaillany Shererder; Oliveira, Luiz Eduardo Amorim de; Oliveira, Márcio Gabriel Amorim de; Costa, Wislley Kauã Alves da; Piffer, Douglas MoroOs veículos autônomos destacam-se como uma das inovações tecnológicas mais revolucionárias da contemporaneidade, apresentando um potencial excepcional para ações de extensão universitária por seu caráter atrativo e didático, servindo como modelo tangível de aplicação tecnológica avançada. Este trabalho relata a experiência formativa dos autores enquanto estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, enfatizando sua atuação em projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada fundamenta-se nos princípios da Curricularização da Extensão, utilizando a pesquisa-ação como abordagem principal, organizada em etapas cíclicas e inter-relacionadas: planejamento, construção do referencial teórico, definição estratégica, implementação prática, coleta e análise de dados, avaliação sistemática e difusão dos resultados. Este modelo integrado propiciou uma formação acadêmica abrangente, permitindo aos discentes aprimorar habilidades técnicas específicas relacionadas às práticas profissionais em redes de computadores, investigativas e metodológicas relacionadas à pesquisa, competências empreendedoras no desenvolvimento de soluções inovadoras e capacidades comunicativas na socialização do conhecimento com diversos públicos, ao mesmo tempo em que contribuem para a democratização do acesso à tecnologia em comunidades da região, reforçando o compromisso social da instituição com o desenvolvimento regional e a inclusão tecnológica.Item Relato de experiência do projeto “quem ama cuida: aplicativos de rastreamento e monitoramento nas mídias sociais como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Lima, Kauã Oliveira de; Silva, Mayza Jacqueline da Silva e; Cavalcante, Patrícia do Carmo; Rodrigues, Felipi Andrei Ferreira; Piffer, Douglas MoroO presente estudo investigou o uso ético e consentido de softwares de monitoramento nas mídias sociais, com ênfase na proteção da privacidade e na conformidade com a legislação vigente, com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em termos de acesso às mídias sociais, reforçando a importância dessa plataforma nas interações digitais. O estudo investigou o uso ético e consentido de softwares de monitoramento em mídias sociais, com ênfase na proteção da privacidade e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A metodologia utilizada baseou-se nos princípios da Curricularização da Extensão, adotando a pesquisa-ação como principal abordagem para a condução do trabalho, as atividades foram estruturadas em etapas interligadas e de caráter contínuo. Inicialmente, realizou-se o planejamento e o levantamento teórico necessário. Em seguida, foram definidas e executadas as estratégias de ação, procedendo-se posteriormente à coleta e análise dos dados obtidos, durante todo o processo, promoveu-se a avaliação contínua das ações desenvolvidas, culminando na divulgação dos resultados alcançados. O estudo reforça a importância das mídias sociais como plataforma central nas interações digitais, os resultados evidenciam a necessidade de fomentar não apenas a inclusão digital, mas também a segurança e a conscientização sobre os riscos e benefícios do monitoramento nas mídias sociais, incentivando uma cultura de uso responsável e transparente dessas tecnologias. Este estudo contribui para essa discussão, ressaltando a importância de práticas digitais mais seguras e éticas, tanto para indivíduos quanto para organizações.Item Relato de experiência do projeto “quem usa meu Wi-fi? aplicativos para controle e monitoramento de redes como instrumento de extensão Acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Souza, João Vitor Dias de; Nascimento, Luiz Emanuel Sales do; Costa, Raimundo Campos da; Lopes, Magdiel da Silva Moreno; Piffer, Douglas MoroO crescente aumento do número de dispositivos conectados e a necessidade de proteção contra invasões e vazamentos de dados pessoais, impulsionam o desenvolvimento de tecnologias embarcadas em aplicativos de monitoramento e controle de redes Wi-Fi em ambientes domésticos. O presente estudo é resultado de atividade interdisciplinar desenvolvida na modalidade de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a educação tecnológica na comunidade acadêmica através da apresentação de inovações tecnológicas para uso pessoal, empresarial e público. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da Curricularização da Extensão, utilizando a pesquisa-ação como abordagem central para a execução do trabalho. As atividades foram organizadas em etapas interligadas e caracterizadas pela continuidade. Inicialmente, procedeu-se ao planejamento e ao levantamento teórico necessário. Posteriormente, definiram-se e implementaram-se as estratégias de ação, seguidas pela coleta e análise dos dados obtidos. Ao longo de todo o processo, foi promovida a avaliação contínua das ações desenvolvidas, resultando, ao final, na divulgação dos resultados alcançados. Os participantes responderam a questionários estruturados que abordaram aspectos socioeconômicos e relacionados ao tema do projeto, visando coletar percepções e experiências individuais. Dentre os resultados obtidos identificou-se que a maioria dos participantes (80%) considera a proteção contra ameaças de segurança como o principal objetivo dos aplicativos de monitoramento, destacando a preocupação com a segurança das informações pessoais e a integridade dos dispositivos. Além disso, muitos participantes (65%) reconheceram a multifuncionalidade desses aplicativos, que inclui não apenas a segurança, mas também a capacidade de rastrear dispositivos e controlar o uso de aplicativos, evidenciando uma compreensão ampla das funcionalidades dessas tecnologias, conforme discutido por vários autores na literatura especializada. As considerações finais destacam a necessidade de estratégias eficazes para promover uma utilização ética e transparente dos aplicativos de monitoramento, garantindo simultaneamente a segurança e a privacidade dos indivíduos.Item Segurança da Informação: Uma revisão de literatura com foco nas vulnerabilidades das redes wireless públicas(International Contemporary Management Review - ICMR, 2024) Lima Bruno, Thalles de; Barros, Thaynara Cristina Almeida; Oliveira, Silmar Antonio Buchner de; Piffer, Douglas MoroA segurança da informação é um campo essencial que envolve a análise e proteção contra diversos tipos de riscos associados à informação digital. Neste contexto, a segurança de dados em redes wireless assume um papel crucial, uma vez que está relacionada a diversas condições, desde a escolha dos equipamentos de uma rede até o dispositivo que o usuário está utilizando ao se conectar à internet. Objetivo: Este estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a segurança da informação em redes públicas, identificando as vulnerabilidades específicas das redes wireless e os riscos associados à integridade dos dados nessas redes. Metodologia: A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa bibliográfica sistemática, que permitiu a análise dos desafios e êxitos documentados na literatura recente. Esta abordagem foi essencial para identificar os pontos críticos e as melhores práticas já estabelecidas no campo da segurança de dados em redes wireless. Resultados: Os resultados desta pesquisa destacaram várias vulnerabilidades significativas nas redes wifi. Entre as mais importantes, foram identificadas questões relacionadas ao "documento digital", "armazenamento de dados", "rede interna" e "ambiente organizacional". Estas vulnerabilidades representam ameaças consideráveis à integridade e à segurança dos dados transmitidos e armazenados em redes wireless, especialmente em ambientes públicos. Considerações Finais: Nas considerações finais, enfatiza-se a importância de implementar medidas imediatas destinadas a aprimorar a abordagem da segurança da informação em redes wireless. Essas medidas incluem a atualização e fortalecimento dos protocolos de segurança, a educação contínua dos usuários sobre práticas seguras ao utilizar redes públicas, e a adoção de tecnologias avançadas de proteção de dados. Somente com uma abordagem proativa e abrangente será possível mitigar os riscos e assegurar a integridade dos dados em redes wireless, garantindo assim a proteção adequada da informação digital em um mundo cada vez mais conectado.Item Virtualização: estratégia para superar desafios e potencializar a formação em redes de computadores(Revista Gestão e Conhecimento, 2024) Silva, Gabriel Souza da; Porto, Jorge Rodrigues; Oliveira, Silmar Antonio Buchner de; Piffer, Douglas MoroO ensino superior em Ciências da Computação no Brasil enfrenta desafios como desigualdades regionais e defasagem curricular, mas também possui oportunidades para aprimorar a formação acadêmica e atender à alta demanda do mercado por profissionais qualificados. A metodologia que integra teoria e prática é de fundamental importância para formar tecnólogos em redes de computadores, preparando-os para enfrentar as demandas dinâmicas do setor de TI e alinhando sua formação com as tendências emergentes e o crescimento do mercado. A virtualização emerge nesse cenário como estratégia capaz de criar ambientes virtuais econômicos e flexíveis para a prática, com ferramentas como VMware, Packet Tracer e GNS3 oferecendo diferentes níveis de profundidade e realismo para o ensino de redes de computadores. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é explorar a eficácia e a aplicabilidade de ferramentas de virtualização na formação em tecnologia da informação, com ênfase no ensino de redes de computadores. Metodologia: Optou-se pela metodologia de levantamento, utilizando a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, seguida da aplicação das técnicas de saturação teórica, para delimitação das dimensões de análise, e de análise do discurso para destacar os principais achados, oferecendo uma interpretação crítica e contextualizada das percepções dos participantes. Resultados e Discussão: A partir da análise do discurso e aplicada técnica de saturação teórica às entrevistas coletadas, emergiram as seguintes dimensões e subdimensões de análise de temática proposta: Atualização e Flexibilidade Curricular: Atualização constante do currículo para refletir as inovações tecnológicas, e Liberdade dos professores para adaptar conteúdos em suas aulas; Integração Teoria-Prática: Equilíbrio teoria-prática por meio de emuladores, simuladores e equipamentos físicos, e Visitas técnicas e estágios como complemento prático essencial à formação; Inclusão e Políticas de Assistência: Assistência estudantil para suporte financeiro e equipamentos, e Políticas de inclusão social, facilitando o acesso de alunos de baixa renda; Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais: Incentivo ao desenvolvimento de habilidades interpessoais, e Atividades práticas; Parcerias com o Setor Privado e Experiência Profissional: Parcerias com empresas para oportunidades de estágio e visitas técnicas, e Eventos e colaborações que conectam estudantes ao mercado de trabalho. Considerações Finais: O estudo aponta que o uso de ferramentas de virtualização aliado à atualização constante dos conteúdos, práticas em ambientes reais e aproximação com o mercado de trabalho, contribuem para a formação de profissionais em Tecnologia da Informação para enfrentar as exigências de um setor dinâmico e em transformação.