Campus Vilhena
URI Permanente desta comunidade
O Campus Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Vilhena tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletromecânica e Informática), superior (Arquitetura e Urbanismo, Matemática) e superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
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Item A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei(2021) Sampaio, Camila Teixeira; Back, Rodrigo BussA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapaItem A arquitetura multissensorial e sua relação com a psicologia ambiental: uma proposta de nova paleta cromática ao centro de atendimento à mulher de Vilhena-RO(2021) Pavão, Loyane Karen; Back, Rodrigo BussO presente artigo aborda a arquitetura multissensorial e a relaciona com estudos acerca de psicologia ambiental. Para tanto, utilizou-se de parâmetros obtidos através de pesquisas em fontes bibliográficas, tendo como principal norteador, livro “os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos”, do autor Juhani Pallasmaa, com o intuito de estabelecer uma conexão entre a arquitetura multissensorial e a psicologia ambiental, recente área de estudos cujos aspectos estabelecem uma intensa ligação entre a psicologia e a arquitetura, facultando compreensão e salientando a relevância de tal área para a Arquitetura e o Urbanismo. Objetivando referenciar as práticas utilizadas para coletas e apresentação de dados foram empregadas técnicas inspiradas em métodos de pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados buscam demonstrar a colaboração entre arquitetura multissensorial e psicologia ambiental, e a apresentação de uma nova paleta cromática ser aplicada no CAM, local estudado no artigo “Centro de atendimento à mulher vítima de violência doméstica: leitura e análise arquitetônica'', de Pavão & Back (2021)Item A avenida que poderia ter sido: Um estudo urbano na avenida Prefeito Valdir Masutti em Comodoro-MT(2023) Longo, Monique Eduarda; Morão, Regina Célia GonçalvesA concepção deste trabalho teve por objetivo a realização de um estudo sobre mobilidade urbana ativa na cidade de Comodoro-MT, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei N° 12.587), e o conceito de Cidade para Pessoas de Jan Gehl. Em um contexto onde as cidades brasileiras são moldadas para privilegiar veículos individuais motorizados, privilégio este que tem prejudicado o deslocamento de pedestres e ciclistas, ou seja, a promoção da mobilidade ativa. Assim, através da percepção inicial de que a mobilidade urbana em Comodoro (MT) segue os parâmetros das demais cidades brasileiras, surgiu a demanda de análises locais. Dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de uma metodologia de natureza aplicada, de abordagem qualitativa de caráter exploratório, através de pesquisas bibliográficas, levantamento in-loco e o procedimento de contagem, para comprovar a necessidade de intervenções. O trabalho abrange a Avenida Prefeito Valdir Masutti, a fim de propor melhorias nas condições de mobilidade urbana, assim como o uso da cidade voltado para pedestres e ciclistas, tornando os modais ativos mais atrativos, e garantindo a segurança e acessibilidade da população que já utiliza o modal. O projeto urbano se embasará nos conceitos citados, e ao conceito de ruas completas.Item A educação financeira como forma de promoção da qualidade de vida(2024) Silva, Nacléia Luciana da; Syryczyk, Edilberto FernandesEste estudo aborda a importância da educação financeira como ferramenta para a promoção da qualidade de vida e a inclusão social, destacando seu impacto na formação cidadã, no bem-estar psicológico e no desenvolvimento de habilidades de gestão financeira familiar. A crescente complexidade das finanças pessoais e o incentivo ao consumo tornam a educação financeira um elemento essencial para capacitar indivíduos e famílias a tomarem decisões financeiras conscientes e informadas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a educação financeira contribui para a estabilidade econômica e para a redução de desigualdades, ao oferecer conhecimentos que favorecem a autonomia e a segurança financeira. Para isso, utilizou-se uma metodologia de revisão bibliográfica, focada em artigos científicos recentes que investigam os efeitos da educação financeira em diferentes contextos sociais e econômicos. Os resultados indicaram que a educação financeira reduz o estresse financeiro, melhora a autoestima e a resiliência econômica, e fortalece a coesão familiar ao incentivar uma abordagem colaborativa na gestão financeira. As políticas públicas voltadas para a educação financeira demonstraram ser eficazes na promoção da inclusão social, ao proporcionar igualdade de oportunidades e conhecimento financeiro a diferentes grupos socioeconômicos. Conclui-se que a educação financeira é uma ferramenta de transformação social, essencial para a construção de uma sociedade mais informada, ética e financeiramente equilibrada. Sua implementação nos currículos escolares e nos programas de inclusão social é fundamental para uma economia sustentável e para o desenvolvimento individual e coletivo.Item A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem(2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.Item A gestão de estoque em microempresas: projeto de intervenção(2022) Fuzi, Lidiane da Silva; Silva, Guilherme Daniel; Pacheco, Erika Cavenagui Gonçalves; Mesquita, Alan AndradeO objetivo deste projeto de intervenção é apresentar um plano de ação de gestão de estoques, para uma microempresa da cidade de Vilhena, nomeada como “Empresa A”, a fim de manter sua organização e competitividade no mercado. Na primeira etapa será realizada visitas e entrevistas com o proprietário da empresa, com intuito de fazer uma análise do ambiente em que a empresa está inserida, além de um levantamento da organização e gestão atual de estoques da empresa. Será realizado uma análise dos dados por triangulações das diversas fontes de informações relatadas neste levantamento, comparando-as com o que foi levantado na literatura, posteriormente, utilizar a previsão de demanda pelo Curva ABC, Com isso, espera-se que a metodologia seja eficaz para obter uma maior acurácia na previsão de demanda e auxílio na gestão de estoques da empresa A, além de recomendações para melhorar as condições de armazenagem e de movimentação, para diminuir perdas de produtos e de clientes, evitando a publicidade negativa e reduzindo custos ligados à gestão do estoque.Item A importância da capacitação dos profissionais do atendimento educacional especializado: potencializando aprendizagem(2024) Santos, Kelli de Paula; Syryczyk, Edilberto FernandesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a importância da capacitação dos profissionais que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Colorado do Oeste, no estado de Rondônia. Abordaremos a sala multifuncional e o AEE, aspectos relacionados à inclusão e a capacitação dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sua importância, como a capacitação dos professores impacta o ensino, e se todos esses profissionais têm acesso a essa capacitação. A pesquisa de campo trará uma abordagem empírica que envolve os educadores, juntamente com aspectos teóricos já explorados por outros pesquisadores, na perspectiva da melhoria do ensino especializado. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizará como instrumento de coleta de dados entrevistas com professores. Concluiremos com uma visão geral sobre o amparo que as leis oferecem em relação ao ensino especializado.Item A importância da leitura literária para a resolução de problemas interpretativos no ensino fundamental I(2024) Rezende, Patrícia Aparecida Silva; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA matemática muitas vezes pode ser vista como a Rainha de Copas do livro do Lewis Carroll, alguém que sempre diz: “Cortem as cabeças!”. No entanto, ela só é vista assim por não ser compreendida. Diante dessa circunstância, o professor precisa criar um método para solucionar esse e diversos outros problemas. Neste trabalho, abordamos a importância da leitura literária no desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Já que a leitura possibilita o aluno a compreender e entender os textos. O principal foco deste trabalho é evidenciar a magnitude que a leitura literária pode trazer para o benefício do próprio aluno, ao ajudá-lo a compreender um problema e resolvê-lo. Outros objetivos da pesquisa são: mostrar que a matemática pode ser aprendida de uma forma mais divertida e tranquila, além de encontrar os vários motivos para os alunos terem dificuldades em aprender os conteúdos da disciplina. O livro utilizado nesta pesquisa para ser administrado em sala de aula foi: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas do Lewis Carroll, na qual estará de alguma forma demonstrando palavras utilizadas na matemática com seus diversos usos e significados. A pesquisa é bibliográfica, em que foram analisados textos, livros, artigos e tantas outras fontes de conhecimento.Item A importância do ensino da educação financeira nas escolas para o planejamento financeiro familiar(2024) Narcizo, Marcos; Santos, Antonio Sergio Florindo dosO presente trabalho de conclusão de curso possui o objetivo precípuo de refletir por meio de dados de pesquisas, artigos e fontes diversas acerca da qualidade de ensino de educação financeira ofertada aos discentes do ensino escolar, para compreender se há influência deste ensino na microeconomia doméstica, ou seja, se existe relação entre a educação financeira ofertada e o endividamento e/ou superendividamento das famílias brasileiras. Para possibilitar resultados satisfatórios quanto ao objetivo apresentado, foram realizadas pesquisas bibliográficas, conforme demonstrado na metodologia, em especial, dados oficiais apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa. Além disso, foram estudadas pesquisas que demonstrassem a situação econômica do país atualmente, e como ela poderia ser influenciada pela educação financeira nas escolas, tanto de forma negativa, no caso de sua ausência ou insuficiência, quanto positiva, nos projetos escolares apresentados que impactam a economia das famílias dos estudantes e seu modo de pensar o dinheiro. Ao final, há discussão dos resultados e conclusão demonstram a forma cíclica ligada a ausência de instrução suficiente ao lidar com a microeconomia doméstica e o endividamento e superendividamento familiar.Item A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH(2021) Ferreira, Fabiana Girometto; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deSabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.Item A influência dos programas habitacionais na cidade e no modo de morar: uma análise de residências financiadas em Vilhena-RO(2022) Parlotti, Lorena Gonçalves; Silva, Áurea Dayse Cosmo daA Região Norte possui os maiores indicadores de déficit habitacional no Brasil, com um percentual de 12% em 2016, e 10% em 2019. No entanto, apesar de haver uma diminuição do déficit, a con dução da política habitacional pautou-se apenas em números, negligenciando os distintos perfis fa miliares. Diante desse cenário, buscou-se compreender como as diretrizes dos programas de finan ciamento habitacional (PMCMV/PCVA) se delinearam em Vilhena-RO e de que forma a concepção projetual pode influenciar indiretamente/diretamente no modo de morar, já que a moradia interfere diretamente no bem estar e o sentimento com o local que se habita, gerando sentimentos de perten cimento onde vivencia experiências em suas memórias afetivas. A pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa e caráter exploratório. Com procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de campo, e análise projetual, que para a mesma escolheu-se o bairro como local de estudo, o Cidade Verde III, sendo esse um dos bairros do empreendimento Cidade Verde destinado à venda de lotes majoritariamente para financiamentos habitacionais. Em estudos constatou-se que o bairro está distante de equipamentos públicos de saúde e lazer, cujo o estado tem o dever de garantir o bem estar social destas famílias. Compreende-se que vários terrenos do bairro Cidade Verde III foram desmembrados, levando a impactos ambientais, urbano e das deci sões projetuais. Em virtude dos fatos mencionados, percebeu-se que apesar dos financiamentos oferecerem oportunidades para as famílias terem seus imóveis baseados nas suas necessidades, na realidade houve a massificação e replicação de projetos.Item A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade(2022) Pereira, Adiná Oliveira; Santos, Antonio Sérgio Florindo dosOs jogos didáticos caracterizam-se como importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos vem sendo uma estratégia viável nos últimos tempos, pois a familiaridade que o lúdico proporciona para a compreensão dos conteúdos tem sido muito relevante. Em se tratando do ensino fundamental tais jogos proporcionam uma melhor compreensão de termos abstratos e de conteúdos que nem sempre estão no cotidiano dos alunos, além de proporcionar-lhes a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. A partir da referida pesquisa espera-se compreender como a prática baseada em jogos didáticos tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, além de se observar quais os objetivos dos professores em incluir jogos na proposta de ensino e que mudanças essa atitude proporcionou na postura pedagógica e no processo em si. Após a pesquisa e com base nela será delimitada a fundamentação teórica que embasa o assunto para assim poder avançar na construção do Trabalho final. Portanto como metodologia este trabalho preconiza uma pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, tendo como base para os estudos a análise de dados bibliográficos, qualificando o trabalho como pesquisa descritiva.Item A praça é do povo: estudo e proposta de transformação de um espaço livre público em Pimenta Bueno-RO(2024) Nunes, Geovanna de Souza; Silva, Áurea Dayse Cosmo daAs praças são espaços livres públicos, importante para o contexto urbano e social da cidade, pois exercem o papel de espaço de encontro para a socialização e integração entre os cidadãos. Além disso, possui valor ambiental e valor simbólico, pois a presença de elementos naturais contribui para a qualidade de vida nas cidades e propiciam influência positiva no psicológico da população através do contato com a área verde e do convívio social. Entretanto, algumas praças não possuem infraestrutura adequada para utilização, seja, pela carência no programa de atividades ofertado ou pela falta de manutenção do espaço, tornando o ambiente pouco atrativo. Desta forma, a pesquisa investigou os fatores que levam a não utilização da Praça do Povo pela população da cidade de Pimenta Bueno - RO, a qual originou-se a partir de um do Projeto Canais da Cidadania, desenvolvido pelo Governo do Estado de Rondônia. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas no campo urbanístico e social, a fim de compreender o tema abordado. Além disso, para a compreensão do espaço físico e de como as pessoas utilizam o local, foram realizadas pesquisas in loco, as quais foi possível realizar a qualificação do espaço e estabelecer análises correlatas com outras praças da cidade. Diante dos resultados obtidos, desenvolveu-se um projeto de requalificação para a Praça do Povo, tendo como objetivo a transformação do esse espaço em desuso em um ambiente acolhedor e inclusivo para a comunidade, por meio de um programa de atividades adaptado às necessidades locais. Além disso, com o intuito de integrar a área do entorno, propôs-se a implantação de uma ciclofaixa na Avenida Riachuelo e a criação de uma rua de vivência na Rua Carlos Chargas.Item A Relação da forma urbana de Vilhena-RO e política de gestão urbana(2022) Campos, Geisisclaudi Muniz; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEste trabalho investiga o desenvolvimento urbano e os principais fatores que delinearam a forma urbana da cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia, também conhecido como “Portal da Amazônia” ocidental, que se distingue da maioria dos municípios rondonienses pelo clima e relevo . Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, na qual considerou -se os fatos históricos que constituíram seus primórdios, desde a fundação do posto telegráfico, na expansão da linha telegráfica de Cuiabá a Porto Velho, até as políticas públicas que impulsionaram seu crescimento e colonização, como a construção da rodovia BR 364 , a qual liga o estado ao Centro - Oeste e planos de reforma agrária federais durante as décadas de 1960 a 1980. A análise utiliza os preceitos teóricos e metodológicos da morfologia urbana, considerando o solo, o lote, o edifício e o quarteirão e busca utilizar tais conceitos para compreender a expansão urbana da região em estudo . A pesquisa identificou a influência das rodovias federais que cortam a cidade, bem como o relevo e hidrografia que influenciaram na expansão urbana e a formação do presente tecido urbano, que teve crescimento lento inicialmente, mas com as políticas públicas ganharam ritmo acelerado e se mantiveram crescentes, apesar dos incentivos governamentais e sendo impulsionados por fatores como mercado de trabalho e êxodo rural, nos períodos iniciais da ocupação territorial. Nos processos seguintes de expansão, percebe -se o poder econômico como motor gerador do crescimento e a tentativa do poder executivo de regular a dinâmica de ocupação urbana e seu desenvolvimento, com a instituição do plano diretor, instrumento legal obrigatório pela legislação federal . Neste documento, faz -se a inserção de dispositivos e definições que buscam promover o planejamento urbano, contudo, a expansão mantida continuamente leva a ocasionar um espraiamento da zona urbana, sem uniformidade e com ocupação de regiões desconexas ao setor urbano consolidado. E, por fim, é feita a análise da proposta de alteração legal para a retomada do planejamento público para correção das questões urbanas e definições de prioridade de ocupação.Item A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural(2022) Silva, Hirislande Fernandes da; Pinho, Claudinei de OliveiraEste artigo apresenta um relato do uso dos jogos didáticos para auxiliar no aprendizado da tabuada no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Vilhena, Zona Rural– RO, para demonstrar a importância de um ensinar com metodologias lúdicas para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos no processo de alfabetização matemática. Enfatiza a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Descreve algumas dificuldades dos alunos na resolução de operações matemáticas, envolvendo principalmente a tabuada. Com a aplicação dos jogos observou-se que as aulas de matemática se tornaram mais significativas e o conteúdo envolvendo a tabuada tornou-se mais contextualizado, permitindo aos alunos obter melhores resultados de aprendizagem. A intervenção do professor e a criatividade ao abordar o assunto de forma lúdica fez com que os alunos se tornassem mais participativos e autônomos, buscando estratégias a cada desafio proposto, fato esse que fez a turma como um todo, avançar na aprendizagem matemática.Item A vida acontece a pé: Proposta de intervenção para o calçadão do Ipê- Ariquemes/ RO(2024) Souza, Yêda Paola Marques de; Oliveira, FernandaA paisagem urbana desempenha um papel fundamental na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas que habitam nas cidades. Através de sua configuração e elementos, ela reflete a identidade e os valores de uma determinada área, além de influenciar as interações e experiências dos indivíduos no ambiente urbano. No entanto, em muitas cidades, a valorização da paisagem urbana nas áreas destinadas aos pedestres é frequentemente negligenciada, o que resulta em espaços públicos precários e desprovidos de atratividade. Essa falta de investimento compromete a qualidade de vida das pessoas, afetando negativamente a vitalidade urbana e o senso de pertencimento à cidade. Diante desse cenário, buscou-se compreender as necessidades da imagem do calçadão da Alameda do Ipê, situada em Ariquemes/RO, visando estimular o uso local, promover a convivência social e melhorar a experiência dos usuários. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter exploratório. Os procedimentos utilizados incluem revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de campo. Em estudos constatou-se que, apesar da via apresentar um notável potencial comercial na vida dos cidadãos ariquemenses, o calçadão apresenta problemas na sua viabilidade, o que está comprometendo a imaginabilidade e a legibilidade do local. Também foi percebido a ausência das práticas sociais, o que impacta na dinâmica e na vitalidade do espaço. Assim, entender a paisagem urbana do espaço livre enquanto fenômeno vivido e valorizar a escala humana, é imprescindível para estimular o caminhar e o uso do espaço público, ao explorar relações entre pessoas e o ambiente construído.Item Academic control(2021) Montanari, Ikaro Bruno da Mata; Silva, Gilberto Pereira daO Academic Control é um sistema que visa trazer um aprimoramento na gestão de contratos e emissão de boletos da associação de acadêmicos de Chupinguaia através de um sistema que registra solicitações de novos entrantes, assim como aprova a entrada dos mesmos. Em um breve resumo a associação foi fundada em 2014 com o intuito de transportar estudantes que residiam em Chupinguaia até a cidade de Vilhena onde ficavam suas respectivas universidades. Ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais comum estudantes que prefeririam residir em sua cidade, porém não abriam mão de ter um ensino superior em algumas das faculdades em Vilhena. Entretanto, levava dias para registrar toda documentação necessária e gerar um contrato para assinatura dos associados, bem como a emissão de títulos bancários para eles, porém a proposta do Academic Control é que toda parte contratual e emissão de boletos possa ser feita de forma remota sem a necessidade da presença física do associado. Com a aplicação desse conceito surge o desafio de gerir toda essa estrutura, e como já mencionado, sem a necessidade da presença de nenhuma das partes. Tal adversidade não exigiria menos das habilidades de um profissional capacitado para cumpri-la. No desenvolvimento do software utilizou-se as metodologias de Srum e Kaban para a melhor execução dos processos e através dessa gestão mais aprimorada foi possível desenvolver as duas partes do projeto, Api e front-end. O ciclo de vida foi baseado em três etapas: iniciação, execução e finalização, esse escopo foi seguido desde os levantamentos dos requisitos junto à associação até o processo de finalização. O projeto irá contribuir para uma melhor gestão organizacional da associação e das regras de negócio da mesma, além de explorar um bom nicho de mercado.Item Água e cidade: projeto urbano de recuperação e integração dos cursos d'água em Pimenta Bueno/RO(2023) Souza, Luiz Eduardo Aguiar de; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEste trabalho iniciou-se a partir dos questionamentos sobre qual a relação da cidade de Pimenta Bueno com os cursos d’água presentes em sua malha urbana. Posteriormente, realizou uma análise sobre as diretrizes do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana voltada para três vertentes, sendo elas: saneamento básico, ecoturismo e mobilidade ativa. Dessa forma o objetivo do trabalho foi compreender a formação da cidade a fim de entender os dilemas existentes na atualidade, facilitando na elaboração de uma proposta de solução para esses problemas. Foi abordado sobre a caracterização da área de estudo, bem como uma breve introdução sobre a origem e formação da cidade. A pesquisa possui cunho exploratório e uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do artigo foram: análises bibliográficas e documentais; pesquisas em artigos, livros e sites da internet; imagens via satélite disponibilizadas pelo Google Earth; além de estudos de campo. O embasamento teórico e as referências históricas estudadas foram: a origem do município; a relação da água com as cidades; e os dilemas e estratégias urbanas para cidades de pequeno porte. Além disso, foi abordado sobre alguns dilemas urbanos presentes no município de Pimenta Bueno/RO, mais especificamente, de sua malha urbana e observado se a cidade tem aplicado essas estratégias propostas pelo Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana para o desenvolvimento urbano. Ademais, foi observado que o Plano Diretor de Pimenta Bueno apresenta boas condicionantes e estratégias para a solução dos dilemas analisados, entretanto, não é exequível. Por fim, foi realizado uma proposta de desenho e planejamento urbano para solucionar os dilemas de saneamento básico, ecoturismo e mobilidade urbana na cidade de Pimenta Bueno/RO.Item Alfabetização digital docente e o ensino de matemática(2023) Almeida, Fábio Chaves de; Campos, Jean PeixotoO presente trabalho busca discutir a importância da alfabetização digital do professor de matemática, desde a formação docente, para que o profissional possa desempenhar, além dos aspectos operacionais de uso, uma reflexão maior, que inclui indagações de como e por que usar o suporte digital em suas intervenções pedagógicas. Teve como objetivo principal mostrar e discutir ideias tecnológicas e a alfabetização digital do docente, visto que há a necessidade de aprimorar a conexão entre os meios tecnológicos de ensino, a formação docente e o processo de ensino aprendizagem por meio dos mais variados suportes tecnológicos. Para este estudo foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de apresentar a importância da formação tecnológica do professor de matemática, já que este tem o papel de mediar o ensino e promover a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que teve como base artigos, dissertações e teses, disponíveis nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, Google Livros, anais de eventos e sites. Nota-se que apesar do avanço das tecnologias digitais mostrarem seus efeitos ao auxiliar para o desenvolvimento da educação, ainda há uma resistência na formação de profissionais capacitados para usá-las com propriedade e sucesso.Item Análise da Coleção Prisma Matemática: área matemática e suas tecnologias(2022) Silva, Elaine Cristina da; Alencar, José InildoConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médio