Campus Vilhena
URI Permanente desta comunidade
O Campus Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Vilhena tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletromecânica e Informática), superior (Arquitetura e Urbanismo, Matemática) e superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
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Item Library System - Sistema gerenciador de biblioteca escolar(2018) Nascimento, Edson do; Naves, Juliano FischerEste projeto de desenvolvimento do Library System foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, e envolveu muitos aspectos da criação de softwares, tais como: levantamento de requisitos básicos do sistema; modelagem do sistema por meio da elaboração de diagramas de caso de uso da UML; criação de diagrama de entidade e relacionamento (DER) para a modelagem conceitual dos dados, que foram convertidos para o SQL do banco de dados; transformação do modelo conceitual em modelo lógico; elaboração das interfaces gráficas, Front-End do sistema. Os requisitos funcionais do sistema foram levantados junto à biblioteca do referido campus visto que esta agrega características semelhantes às das bibliotecas escolares. Quanto ao modelo da base de dados, foi tomada a decisão do uso do modelo relacional, que é um modelo de dados representativo que realiza relacionamentos entre tabelas do banco de dados, juntamente com o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySql, por se tratar de um software gratuito, ser amplamente utilizado em aplicações web e por ter uma ampla gama de material de apoio disponibilizado na internet. Em virtude da ampla ênfase dada atualmente à WebApp (aplicações para a Web), o Library System foi desenvolvido para essa plataforma. Essa escolha se deu pelo fato de que um sistema web oferece a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar, desde que se tenha um ponto de acesso de internet disponível. Todo esse empenho trouxe à existência esse sistema que poderá ser de muita ajuda na realização das atividades das bibliotecas escolares.Item Sistema para controle de fornecimentos(2019) Alencar, João Paulo; Silva, Gilberto Pereira daEste projeto apresenta as etapas do desenvolvimento de um sistema para controle de contatos com fornecedores e controle de fornecimentos, uma adaptação do conceito de Customer Relationship Managment (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa necessidade surgiu da deficiência do sistema atualmente utilizado pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica das tecnologias disponíveis atualmente que melhor se adequariam ao cenário em estudo, além de buscar por sistemas com proposta similar. No processo de identificação dos requisitos do sistema e modelagem do banco de dados, verificou?se que a ausência de um controle informatizado torna a atividade morosa e que a utilização de uma plataforma web traz maior flexibilidade por ter como pré-requisito, no lado do cliente, apenas a utilização de um navegador. Ao final do projeto, contatou?se que a implantação do sistema desenvolvido não só tornará a atividade do setor mais célere e organizada, como também permitirá que as informações sejam acessadas, de maneira mais simples, por outros setores.Item Projeto de uma instituição de ensino infantil seguindo os parâmetros da NBR 15220-3/2003, para o contexto bioclimático de Vilhena Rondônia(2021) Fernandes, Helen Karoline Brito; Morão, Regina Célia GonçalvesAs instituições de ensino são essenciais para o desenvolvimento social e econômico de uma região, além de serem a extensão da casa dos usuários. Por isso, é importante que sejam projetadas seguindo normativas que recomendem diretrizes para a melhoria do conforto ambiental durante a elaboração de projetos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma instituição de ensino infantil na cidade de Vilhena/RO, no Bairro Alto dos Parecis, seguindo os parâmetros da ABNT NBR 15220-3/2003 - Desempenho Térmico de Edificações, para o contexto Bioclimático da cidade de Vilhena/RO, e nos conceitos abordados pela Biofilia, como forma de garantir o conforto ambiental na escola e proporcionar bem-estar aos usuários. Além disso, foi utilizado o software EPvieW, versão 1.4, que fornece informações a respeito do clima, temperatura e ventos predominantes da região analisada; o ZBBR, que fornece dados bioclimáticos de acordo com a NBR 15220-3 e o Analysis SOL-AR, que fornece cartas solares para ajudar no dimensionamento de dispositivos de proteção. Todos os softwares foram essenciais para auxiliar nas decisões projetuais durante a elaboração do projeto arquitetônicoItem Macrozoneamento urbano em Chupinguaia/RO: uma proposta para cidade pequena(2021) Gadelha, Henrique Miranda Fernandes; Oliveira, FernandaOs aglomerados urbanos são formados a partir de todas as transformações que ocorrem ao longo do tempo, dessa forma, através da colonização da Amazônia e o desbravamento do estado de Rondônia fez com surgissem algumas concentrações urbanas. Entre essas, através da exploração madeireira, o atual Município de Chupinguaia que após este ciclo, torna-se um grande produtor de gado e grãos do estado. Na intenção de entender a evolução urbana de Chupinguaia, o artigo retrata sobre o crescimento urbano de cidades de pequeno porte, a importância do planejamento urbano e o conceito de cidade caminhável. Dessa forma os principais objetivos foram analisar os obstáculos da malha urbana, além de propor um macrozoneamento com conceito de cidade caminhável. Nesse contexto, a metodologia utilizada parte de pesquisa bibliográfica, para a formação de referencial teórico, seguida de análises feitas in loco, registros fotográficos e softwares. Com base nas análises constatou-se que a malha urbanizada possui uma grande presença de vazios urbanos e uma descontinuidade entre bairros. A cidade está próxima à duas áreas de preservação permanente, e com o aumento demográfico, fez com que algumas áreas fossem invadidas. Dessa maneira, propõe-se um modelo de macrozoneamento para minimizar tais adversidades e formar uma cidade caminhável. Logo, conclui-se que cidades de pequeno porte necessitam de planejamento urbano para garantir qualidade de vida e segurança às gerações presentes e futurasItem Uso de tecnologias na escola: a matemática informatizada(2021) Soares, Alessandra Nila; Pinho, Claudinei de OliveiraEsta pesquisa visa abordar a importância do uso das tecnologias na escola visando a matematica informatizada. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo geral destacar os benefícios e formas de atuação da matemática informatizada. Esta pesquisa foi desenvolvida através da revisão de literatura, configurando-se como pesquisa bibliográfica, analisando os artigos voltados a tecnologia na educação publicados nos últimos 10 anos. Os benefícios da tecnologia aplicas à educação são numerosos e por isso este método de ensino deve ser pregado veementemente nas escolas do país. O professor deve fazer da internet uma aliada e não uma inimiga, tendo em vista que atualmente os alunos mudaram completamente o modo de ver as tecnologias, em alguns casos é ainda mais fácil para eles aprenderem algo voltado à tecnologia do que para um adulto. Diante das abordagens ressaltadas neste contexto, percebe-se que grandes são as dificuldades enfrentadas pelo professor ao utilizar as tecnologias em prol da metodologia de ensino.Item O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais(2021) Fonseca, Cleide de Moura; Naves, Juliano FischerEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativaItem Desafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental(2021) Oliveira, Claudilene Vendrametto; Syryczyk, Edilberto FernandesO presente artigo teve como finalidade identificar quais os fatores que dificultam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta de ensino na disciplina de matemática. A escolha do tema surgiu da necessidade evidenciada, na atual conjuntura, com a crescente integração da tecnologia no curriculo escolar, de se discutir os desafios e possibilidades quanto a sua utilização no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Vários estudos têm apontado para o uso das tecnologias como estratégia capaz de tornar mais eficiente e significativa à aprendizagem dos alunos, nessa área do conhecimento, assim como, para os desafios impostos ao processo educativo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual foi adotado como método o estudo bibliográfico viabilizado por meio da busca em sites acadêmicos em livros, artigos e teses, fundamentando-se em bases legalmente constituidas como a BNCC e os PCNs e autores como: Lévy (1999), Pereira e Chagas (2016), Ribeiro (2012), Syryczyk (2012), dentre outros. Concluiu-se que é preciso haver investimento na formação inicial e continuada dos educadores matemáticos, nas questões estruturais, e na disponibilização de recursos para que estes profissionais possam desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos e conceitos básicos da matemática, já que inúmeras pesquisas têm revelado a eficácia desse recurso no ensino, da mesma forma, apontam para a relevância da inclusão digital, em especial, para os aspectos relacionados ao uso consciente dessas tecnologias e a falta de recursos financeiros em adquiri-lasItem Proposta de jogos para auxiliar o ensino de genética no ensino médio(2021) Mata, Leticia Alves da; Martines, Daniely Batista AlvesO estudo da Biologia é importante para a formação do ser humano, pois faz com que este perceba o ambiente em que vive e ajuda a entender o que se passa ao seu redor. Sabe-se que o ensino de biologia, é em sua grande parte, realizado de forma tradicional, distante da realidade dos alunos. O uso de jogos vem se tornando uma prática comum nos ambientes escolares, tornando-se uma poderosa ferramenta para aprimorar o processo de ensino e tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz por parte dos alunos. Dentre as diversas áreas e conteúdos abordados dentro da área de Biologia, Genética sempre foi vista como uma das mais complexas e difícil entre os discentes, pois aborda conceitos de difícil assimilação, envolver cruzamentos genéticos e cálculos de probabilidade. Diante disso, o presente trabalho buscou realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância dos jogos para o ensino de biologia, em específico dos conteúdos de Genética, apresentando sugestões de jogos de baixo custo inspirado em jogos tradicionais que podem ser utilizados durante as aulas de genética ou em horários alternativos, facilitando assim, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos diante do conteúdo abordado e assim tornando as aulas mais agradáveis.Item Envelhecimento saudável em casas inteligentes(2021) Beatto, Victor Mateus; Back, Rodrigo BussO envelhecimento populacional acelerado tem trazido preocupações quanto as problemáticas surgentes desse fato. O aumento do número de idosos e consequente aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida exige ambientes mais bem equipados e adequados para recebê-los, dado que este público necessita de auxílio para obter total autonomia de locomoção e utilização dos espaços. Para tanto a automação residencial e suas várias tecnologias podem ser empregadas de modo a possibilitar a independência dos seus usuários, indiferente de sua condição física. Em razão disto, este trabalho visa analisar os desafios da implementação da automação residencial relacionada a acessibilidade e ao envelhecimento populacional, levantando diretrizes que auxiliem na introdução dessas tecnologias. Foram feitas pesquisas bibliográficas na busca dos desafios que deverão ser enfrentados no processo de implantação da automação residencial para idosos e das formas de superação dessas problemáticas. Os principais desafios encontrados foram: (i) o alto orçamento para instalação dos equipamentos presentes em casas inteligentes, (ii) a dificuldade de usabilidade de tecnologias pelos idosos, (iii) a aceitação da automação residencial pelos idosos, (iv) a ética relacionada a tecnologia e ao usuário idoso e o (v) atraso tecnológico de países subdesenvolvidos. Com as diretrizes propostas para a resolução das adversidades encontradas e os vários benefícios advindos dessas tecnologias, a automação residencial torna-se um recurso viável na arquitetura para a superação das dificuldades derivadas do envelhecimento populacional, tendo provável expansão de mercado nos próximos anos.Item O multiplano como ferramenta de ensino de área de figuras para aluna com deficiência visual(2021) Souza, Maria Ivanilde de; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO presente artigo apresenta as atividades realizadas no Instituto Federal de Rondônia/Vilhena-RO, na perspectiva da inclusão escolar direcionado à aluna A.S.J. acometida de cegueira súbita, matriculada no 3º ano B, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e assistida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). No intuito de viabilizar o processo de reinserção escolar para seu novo momento de aprendizagem, foram utilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA), nesse caso, o Multiplano, para ensinar os conteúdos curriculares das figuras geométricas. Considerando que a maioria dos alunos têm dificuldades na área de exatas, deduz-se que para estudantes com algum tipo de deficiência visual, essas dificuldades se agravam, sendo necessária a utilização de alguns recursos extras ou adaptações já existentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas implicações peculiares à referida deficiência. As oficinas realizadas viabilizaram ultrapassar algumas barreiras, despertando na aluna a possibilidade de aprender por meio do sentido tátil. Pois, ao manusear o multiplano, há um maior desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão do conteúdo da área de figurasplanas e suas aplicações dentro do contexto matemático. O que possibilita a conquista da autonomia na construção do conhecimento prático e significativo, já que parte de o abstrato para o concreto. A educação inclusiva tem se tornado cada vez mais necessária em nossas escolas, o que nos leva a reflexões sobre práticas a serem adotadas para que se concretizem de forma eficaz para todos os envolvidos neste processo: gestores, professores, família e principalmente para os alunos com necessidades educacionais específicas. O que requer esforço, dedicação e criatividade. Sem deixar de lado o compromisso ético, a justiça e a igualdade na elaboração de estratégias metodológicas na perspectiva da Educação Inclusiva.Item Crescimento urbano de Vilhena-RO: uma análise a partir dos quintais urbanos(2021) Souza, Joicy Wevilin Vakiuti de; Silva, Áurea Dayse Cosmo daEsta pesquisa buscou refletir o papel dos quintais urbanos para a qualidade de vida da população e para a organização espacial urbana, visto que a dimensão dos terrenos colabora para a forma das cidades e traz consequências para o seu ordenamento. O objetivo do trabalho pautou-se em anali - sar a evolução da função dos quintais urbanos no Brasil, investigar o papel do mercado imobiliário para a configuração dos novos empreendimentos imobiliários e compreender seus reflexos na forma urbana da cidade de Vilhena/RO. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Elaborou-se uma análise a partir de amostras retiradas de áreas descentralizadas e do interior mancha urbana, a fim de quantificar a distribuição de solo urbano e quintais entre as popu - lações de diferentes áreas. Os resultados são produto de cálculos e análises de imagens capturadas por drone, combinados por meio de mapa figura-fundo, em que constatou-se que os bairros residen - ciais centralizados, próximos às áreas de infraestrutura, possuem dimensão de lote e área de quintal superior aos encontrados nos limites da cidade. Observou-se, também, que houve o lançamento de novos loteamentos sem a completa ocupação nos empreendimentos anteriores, dando surgimento a vazios nas áreas centralizadas da cidade, tornando-as difusas e fragmentadas espacial e socialmente. Constatou-se, portanto, que Vilhena qualifica-se como uma cidade com crescimento espraiado e que há desigualdade de acesso ao solo urbano sob a forma de propriedade do solo.Item A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei(2021) Sampaio, Camila Teixeira; Back, Rodrigo BussA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapaItem Proposta de revitalização para abrigo institucional destinado a menores em situação de risco, aplicando a neuroarquitetura(2021) Ramos, Dayane Moreira; Oliveira, FernandaAté os dias atuais não existe a preocupação de desenvolver um projeto de interiores para abrigos destinados a criança e adolescentes em situa ç ao de risco, fazendo com que esses espaços sejam de acordos e mobiliados muitas vezes de maneira aleatória , sem se atentar a qual sentimento cada ambiente ir á despertar em seu usuário. Segundo conceitos da neuroarquitetura ( ciência que será melhor abordada no de correr do trabalho) mesmo que o espaço não tenha sido projetado com este objetivo ele irá impactar no comportamento do indivíduo que o utiliza , este impacto pode ser positivo ou negativo, por isso é tão importante a elaboração de um projeto de interiores para os abrigos, a fim de garantir que os espaços impactam de forma positiva os abrigados. Para a concepção do trabalho foi realizado um levantamento histórico das legislações referente às crianças e adolescentes no país, com aprofundamento no Est a tuto da Criança e Adolescente (ECA), l e i em vigência nos dias de hoje . A coleta de dados foi feita por meio de pesquisas bibliográficas, estudo das legislações, análise de projetos referenciais e visita in loco ao abrigo institucional do município de Vilhena , Rondônia . Onde foi analisada sua s instalações a fim de verificar se está de acordo com as orientações do ECA e qual o impacto que esses os espaços estão causando em seus usuários. Para assim ser possível elaborar um projeto de interiores que através de conceitos da neuroarquitetura possam impactar de forma positiva as crianças e adolescentes que residem no abrigo institucional do município de VilhenaItem Arquitetura da inclusão: projeto de casa de passagem para pessoas em situação de rua em trânsito para Vilhena-RO(2021) Conci, Kétlin Kamila Santos Lima; Morão, Regina Célia GonçalvesCasas de passagem servem como acolhimento imediato e duração de permanência reduzida para pessoas que estão em situação de rua, geralmente para pessoas que estão em trânsito. Observado a necessidade de um ambiente físico em Vilhena/RO, para atender pessoas nestas condições foi que este projeto se idealizou. O projeto arquitetônico “Recomeçar” refere-se a uma casa de passagem para pessoas em situação de rua em trânsito para esta cidade. Para embasar a realização deste foi executado um artigo científico com base bibliográfica, visita in loco ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foram feitas observações pela cidade e estudo de referências projetuais. A casa de passagem tem capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente, conta com espaço para refeição, banho, dormitório, sala de TV, sala para oficinas, sala psicológica e setores administrativos. Com intuito de integrar o espaço com a cidade e promover a interação entre a comunidade e as pessoas em trânsito foi proposto uma área verde com paisagismo e mobiliários, sabendo que a localização do terreno propicia esta interação. Tomando como conceito a liberdade, foram atribuídos partidos arquitetônicos como, além do ambiente verde, amplas janelas e estrutura de telhado elevado permitindo ventilação e iluminação.Item Evolução da arquitetura rondoniense: análise morfológica e espacial das habitações (1920-1960)(2021) Oliveira, Tainá Souza; Silva, Áurea Dayse Cosmo daRondônia é um estado que passou por intensos processos de colonização, motivados principalmente pela exploração de recursos naturais, como os ciclos da borracha no início do século XX e durante a Segunda Guerra Mundial, e os projetos de colonização agrícola em meados da década de 1970. Cada um dos processos foi marcado pela instalação e/ou estímulo ao crescimento de núcleos populacionais, caracterizados pelas residências e construídas a partir das experiências de seus colonos e dos materiais e condições disponíveis em cada região. A partir da temática proposta, buscou-se analisar a morfologia das habitações rondonienses e características do programa de necessidades em comparação aos estilos de vida e classes sociais de seus usuários, no período entre 1920 a 1960. Os procedimentos metodológicos empregados para alcance dos resultados foram os levantamentos de campo, pesquisas documentais, revisão de literatura, análises e organização dos dados e análises morfológicas. O processo resultou na compreensão de algumas das principais influencias externas e locais que se refletiam na morfologia das fachadas e relação dos ambientes internos nas edificações analisadas. A partir da segregação entre as classes sociais, é perceptível em cada ciclo econômico a divergência entre elementos de uma arquitetura planejada para administradores e influentes e a arquitetura improvisada voltada a operários e empregados. Por tratar-se de uma temática pouco abordada em trabalhos científicos no estado de Rondônia, o estudo teve como desafio a ausência de registros bibliográficos, fator que o torna, consequentemente, uma futura fonte de estudos da arquitetura histórica rondonienseItem Desenvolvimento de sistema de gerência de movimentação financeira em pequenas propriedades rurais(2021) Barreto, Pedro Luís Ferronato; Andrade, Marco Antonio Augusto deMuitas vezes encontrar um sistema simples para gerenciar o financeiro de uma pequena propriedade rural pode ser uma tarefa difícil para o produtor, muitos sistemas existem porém são direcionados aos grandes produtores, latifundiários, exportadores de produtos, sendo extensivos e alguns até necessitando de equipe especializada e treinada para utilizá-lo. Este trabalho, por sua vez, busca desenvolver uma solução simples, para o pequeno produtor rural, um sistema cotidiano para registro de compras, vendas, produções realizadas, a fim de tornar simples visualizar movimentações financeiras e estado de caixa e estoque, trazendo a capacidade de tomada de decisão fundamentada para o usuário. Para tal, ficam definidas como tecnologias e metodologias utilizadas: UML (Unified Modeling Language - Linguagem de Modelagem Unificada) para modelagem do sistema, o sistema Web Figma para prototipação das telas, Flask, framework Python para desenvolvimento Full Stack, gerenciando o processo de desenvolvimento com Kanban. Tendo como resultado um sistema simples de registro e consulta das movimentações financeiras de pequenas propriedades rurais, bem como recursos estocados. Ademais o registro de desenvolvimento deste encontra-se descrito no presente trabalho. O produto gerado traz para o usuário, pequenos produtores, capacidade de decisão, baseando-se nos dados inseridos no sistema tratados em informações, trazendo noção da real situação de sua propriedade.Item Uma proposta de reforma e ampliação para o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI) na cidade de Vilhena/RO(2021) Arruda, Nayara Jaian Ribeiro; Back, Rodrigo BussCom base no crescimento da população idosa no mundo, em especial no Brasil, destaca-se a importância das instituições destinadas ao grupo idoso e a necessidade de atendimentos mais qualificados na área. Visto que esses espaços desempenham papel fundamental na vida dessas pessoas, os centros de atendimento à pessoa idosa fornecem serviços capazes de estimular a capacidade funcional, a autonomia e a independência. Diante disso o presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de reforma e ampliação da unidade do CATI – Centro de Atendimento à Terceira idade, localizado no município de Vilhena/RO, que beneficiará mais de 200 idosos que frequentam atualmente o local. O objetivo principal é proporcionar uma estrutura que atenda as demandas existentes de forma qualificada, acessível e segura, por meio de espaços adaptados e de serviços que auxiliem no bem-estar físico e mental, garantindo melhor qualidade de vida e socialização dos usuários. O projeto aliou atividades ligadas ao lazer, cultura e educação, além de uma estrutura que garanta o envelhecimento mais saudável, partindo de diretrizes principais como: acessibilidade, desenho universal, conforto e bem-estar.Item Mediação tecnológica: um novo conceito da educação no ensino médio(2021) Oliveira, Graciella Sabino de; Novais, Fátima Hassan AbdallaO presente texto aborda o cenário de transformação da educação no Ensino Médio, com a intervenção do Projeto de Mediação Tecnológica. Trata-se de uma da vertente na qual o campo de educação se estrutura epistemologicamente e que se encontra bastante evidenciada nos dias de hoje, por conta do momento epidêmico da covid 19 que vivemos. Para fundamentar as análises, a pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa por meio de um estudo de caso realizado a partir de análise documental, bibliográfica e coleta de dados. A análise documental, realizada a partir de documentos oficiais, fundamentou o descritivo do contexto de implementação do Projeto no estado; a bibliográfica embasou as reflexões teóricas que subsidiaram a análise dos dados e proposição das ações de intervenção. Os exemplos escolhidos contribuem para o desenvolvimento do aprendizado individual e coletivo (colaborativo) entre os alunos em uma perspectiva interdisciplinar desafiadora tanto para o professor quanto para seus alunos. Espera-se ao final obter um nível de compreensão elevado sobre o Mediação Tecnologia da Educação, permitindo que ela respalde com maior robustez e práxis das ações educativas.Item Diálogos de vida e morte: análise entre cidades e instalações cemiteriais em Rondônia(2021) Alves, Hanny Géssylla Nogueira; Silva, Áurea Dayse Cosmo daA dinâmica urbana e imobiliária junto ao crescimento populacional acaba levando a expansão das áreas urbanas . Nesse contexto, inserem -se as áreas cemiteriais, que devido ao consequente aumento do número de mortalidades, necessita da construção de mais cemitérios . É a partir desse momento que algumas áreas cemiteriais, antes afastadas das cidades, acabam sendo absorvidas pelo seu crescimento . Logo, esse estudo teve como objetivo abordar a questão da presença dos cemitérios nos espaços urbanos e compreender como o processo de crescimento das cidades acarreta na absorção das áreas cemiteriais com o passar do tempo . Além de analisar sua importância urbana no momento de sua concepção e implantação, de forma a avaliar que atitudes podem ser tomadas para que haja uma maior longevidade das atividades cemiteriais nos espaços em que se inserem, visto os mitos e subjetividades que os cercam . Para tanto, realizou -se estudo de caso em cinco cidades de Rondônia, aprofundando - se no cemitério municipal Cristo Rei de Vilhena, RO, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados in loco, levantamento virtual e registro fotográfico . Através da pesquisa foi possível verificar que devido a negligência dada aos cemitérios desde sua concepção, tais espaços tendem a replicar o comportamento das cidades, ao “abandonar” suas antigas áreas para o estabelecimento de novas, localizando -se geralmente nas franjas urbanas.Item Plataforma para gerenciar problemas urbanos(2021) Silva, Wallyson Marcos Felicio da; Guimarães, Roberto SimplícioEsta monografia apresenta o conceito de um aplicativo para gerenciar problemas urbanos. O objetivo é desenvolver uma solução para um desses problemas, no qual para esse trabalho foi selecionado o tema manutenção da iluminação pública. O aplicativo foi construído utilizando um framework open-source React Native, e o processo de desenvolvimento foi embasado na metodologia Kanban. Todo o projeto foi hospedado e gerenciado utilizando a plataforma Github. O projeto é openm-source com licença MIT