Livros e Capítulos de Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Livros e Capítulos de Livros por Autor "Damasceno, Ana Christina de Sousa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosA formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume1 e volume 2.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 2(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosCaro leitor(a), pensar as práticas pedagógicas que estão inseridas no contexto educacional, tornam-se cada vez mais importantes no processo de ensino-aprendizado. Nesse viés, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, reúne textos que buscam abordar a diversidade das práticas docentes, com olhares outros de Norte à Nordeste, que representa parte desse país plural, denominado Brasil. Nessa perspectiva, desempenha papel fundamental na promoção do ambiente educacional, eficaz e significativo.Item Almanaque de formação continuada do professor - volume 5(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Souza, Elizângela Ataíde deQuando nos habituamos a alguma coisa, costumamos perder de vista suas características mais importantes. Ao visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra, reconhecidamente um dos mais belos conjuntos paisagísticos do Brasil, tive a oportunidade de conversar com alguns moradores ali nascidos e ouvir deles, estarrecido, que não viam “nada demais” no local. Para eles, os paredões de pedra, os campos de altitude infindáveis e as dezenas de cachoeiras são coisas comuns, do seu dia a dia, que não despertam mais qualquer senso de exclusividade por sua beleza extrema. É um exemplo excelente para nos mostrar o que acontece com os professores em relação às escolas. Escolas são ambientes de disputa de poder. É evidente que, em um país em que se vota a partir dos dezesseis anos, toda a clientela escolar acima dessa idade é uma clientela eleitora. Ademais, todos os que estão abaixo dessa idade são influenciadores dos pais – e isto a ciência sociológica já provou há muito tempo: sim, os filhos influenciam o comportamento dos pais tanto ou mais do que os pais conseguem influenciá-los. Logo, uma escola com mil alunos, quando consideramos pais, avós, tios, cuidadores e os próprios alunos, pode representar mais de 5 mil eleitores potenciais. Cinco mil eleitores nunca passariam despercebidos em um país que elege vereadores com cinquenta votos em algumas cidades.Item Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do professor alfabetizador sobre a linguística textual.(Editora Realize, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Lima, Edimar Silva de; Damasceno, Christiana de SousaEsta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino/aprendizagem, ela deve ser reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do individuo. Para tanto o processo de aquisição da linguagem inicia com as práticas do professor alfabetizador ainda nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante dessas reflexões a presente pesquisa tem como objetivo investigar os saberes do professor alfabetizar sobre Linguística Textual. Bem como, tem por objetivos específicos: identificar as práticas do professor através da linguística textual para a aquisição da linguagem escrita; ii. descrever a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita no Ciclo Alfabetizador; iii. analisar as práticas docen tes como meio de desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, pois teve como dados artigos, monografias e livros, que refletem sobre os saberes docentes necessários e como estes conduzem à uma prática eficiente e eficaz no processo de aquisição da linguagem escrita. Percebemos que ainda há muito o que se pesquisar, discutir e organizar nas práticas docentes, na academia e nas escolas sobre os saberes linguísticos no processo de alfabetização e sua real necessidade nas salas aula.