Livros e Capítulos de Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Livros e Capítulos de Livros por Autor "Ferrarezi Junior, Celso"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações da análise do discurso na educação básica: o que fazer, como explicar(Pá de Palavra, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de ; Ferrarezi Junior, Celso; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves deUma profunda inquietação nos motivou, na posição de organizadores do livro Aplicações da Análise do Discurso na Educação Básica — o que fazer, como explicar… e era como preencher a lacuna existente na relação entre a teoria discursiva e a Educação Básica, ambas muito importantes e relacionadas. De fato, no Brasil, a Análise do Discurso parece matéria unicamente universitária, muitas vezes só abordada na pós-graduação stricto sensu. Porém, sabemos que o instrumental da Análise do Discurso é útil — e, por que não dizer necessário — a qualquer pessoa. Por que não oferecer isso às crianças e adolescentes desde cedo? Por que deixá-las crescer tão ingenuamente em relação aos textos alheios? Teria isso um fundamente ideológico ou era um simples caso de ‘ninguém pensou nisso antes’? É triste constatar que a quase totalidade de nossos professores e alunos de Educação Básica ainda pensam ser o discurso aquela fala que políticos fazem nas tribunas das casas legislativas e os oradores, nas formaturas. Sim, até é isso, mas também é muito mais. E é esse ‘muito mais’ que deveria chegar aos nossos alunos no cotidiano escolar. De qualquer forma, fosse qual fosse o caso, resolvemos organizar a obra e procuramos destacar capítulos que enfatizassem essa abordagem Linguística mais ideológica na interface com a Educação Básica, de modo a apresentar possíveis percursos que facilitassem a compreensão da Análise do Discurso aos professores e pesquisadores da educação e, por conseguinte, que fizessem esse ferramental chegar aos alunos em sala.Item Aspectos ideológicos da linguagem figurativa relativa entre os estereótipos de "homem" e "mulher" no português brasileiro(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Borges, Maria Cristina Ramos; Ferrarezi Junior, CelsoO artigo pretende, utilizando dados colhidos na cidade de Lins, SP, (1995), mostrar o comportamento ideológico diferenciado entre “homem” e “mulher” ocorrente em discursos cotidianos no Brasil. Na atual condição de parte reacionária da sociedade brasileira, especialmente depois dos quatro anos de governo de extrema direita reacionária de Jair Bolsonaro, tais comportamentos parecem ter-se intensificado, a despeito de queda anterior até por volta de 2019. São atrelados a esse comportamento ideológico calamidades sociais como o aumento irrefreado de casos de feminicídio e de discriminação a mulheres e minorias ligada a questões de gênero. Cumpre ressaltar que o artigo não apresenta nem defende ideologias de cunho feminista, mas se rende a constatações decorrentes de pesquisa de campo.Item Compreender & Comunicar: “o que quer e o que pode essa língua?” - versão aluno(CRV, 2020) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Barbosa, Ingrid Letícia Menezes; Lima, Jorge Luís de Freitas; Azevêdo, Nara Dantas deJá é quase um clichê ouvirmos que as aulas de português no Brasil não dão o resultado esperado, e que nossos alunos, depois de deixar o ensino médio, e mesmo a universidade, têm uma capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos muito aquém do esperado. Como é o caso de muitos clichês, essas afirmações são, infelizmente, verdadeiras. O material que você tem em mãos é uma tentativa de contornar esse problema apresentado à língua portuguesa e seu estudo de modo dinâmico, fazendo proveito de modo interessante de conceitos linguísticos conhecidos no meio especializado há décadas, mas que somente muito timidamente conseguem atravessar os muros da academia. Muito desse conhecimento serve para mostrar como estudar uma língua, para além de sua óbvia relevância social, como algo fascinante e que nos constitui como seres humanos.Item Compreender & Comunicar: “o que quer e o que pode essa língua?” – versão professor(CRV, 2020) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Barbosa, Ingrid Letícia Menezes; Lima, Jorge Luís de Freitas Lima; Azevêdo, Nara Dantas deJá é quase um clichê ouvirmos que as aulas de português no Brasil não dão o resultado esperado, e que nossos alunos, depois de deixar o ensino médio, e mesmo a universidade, têm uma capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos muito aquém do esperado. Como é o caso de muitos clichês, essas afirmações são, infelizmente, verdadeiras. O material que você tem em mãos é uma tentativa de contornar esse problema apresentado à língua portuguesa e seu estudo de modo dinâmico, fazendo proveito de modo interessante de conceitos linguísticos conhecidos no meio especializado há décadas, mas que somente muito timidamente conseguem atravessar os muros da academia. Muito desse conhecimento serve para mostrar como estudar uma língua, para além de sua óbvia relevância social, como algo fascinante e que nos constitui como seres humanos.Item Educação: direto ao assunto: nossas mazelas e nossas esperanças(CRV, 2022) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoPara melhor apreciar a obra de Celso Ferrarezi Jr., considero que é importante compará-la com uma outra de suas paixões: o motociclismo. Para os aficcionados do motociclismo de aventura, de trilha, de pista ou de competição – com a devida segurança associada ao prazer – estar em uma moto é estar ao vento, como extensão de si mesmo. Como escrevera Monteiro Lobato, em História das Invenções, cada coisa que se inventa no mundo por obra humana tem algo de extensão de si. Os motociclistas encaram assim: extensões de si e apreensões do mundo quando rompem o vento ou o que esteja diante deles. Estas apreensões tornam o mundo viável. Tudo o que vem construído nessa intenção, passa a ser o próprio homem. Isto é o que o leitor vai encontrar neste livro.Item Figuras e tropos em contextos sociais(CRV, 2022) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoAo longo dos anos, observamos inúmeras reclamações de estudantes, estudiosos, pesquisadores e também ‘concurseiros’ que se debruçam nos estudos gramaticais – especificamente, nos estudos sobre a ‘estilística da língua’ – e que passam por duas situações diferentes: 1. ou não encontram o conteúdo sobre construções figurativas em um único lugar; ou 2. quando encontram, é em uma linguagem antiga, de difícil compreensão e de ainda mais difícil aplicação ao linguajar cotidiano.Item Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende(CRV, 2016) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoQuando um fato é estrondosamente evidente, temos a tendência de não conseguir enxergá-lo. É como colar a cara na parede para ver uma mancha de umidade. Está tão próxima, tão ali, tão “na cara” que não conseguimos ver. Temos que nos afastar um pouco para olhar de novo e, então, enxergar a dita cuja. Há muitas coisas na vida que são assim. Os antigos ditados populares (não tenho visto nenhum “novo ditado” surgindo desde que me conheço por gente...) expressavam verdades desse tipo: tão evidentes que acabamos não enxergando. Um deles dizia que “quem precisa de mudança não segue sempre o mesmo caminho.” Já vi isso aplicado, por exemplo, para um sujeito fumante que estava com problemas respiratórios, mas continuava fumando. Minha mãe, certa vez, disse isso a uma amiga que padecia necessidade, mas se recusava a trabalhar para ajudar o esposo. Coisas da vida que os ditados enfocam tão competentemente.Item Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras(CRV, 2012) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, Celso; Ocampo, Fabíola FerreiraEstrear como prefaciadora de um livro não é uma tarefa fácil. Contudo, a oportunidade de enveredar por mais uma seara da aprendizagem me permitiu aceitar o desafio e aqui estou ousando apresentar esta obra composta por uma coletânea de textos do professor Celso Ferrarezi Junior, Doutor em Linguística pela UNIR e pós-Doutor em Semântica pela UNICAMP. Em 2009, por ocasião de uma visita que fiz ao município de Guajará-Mirim, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o prof. Ferrarezi e, logo, reconheci um “Indivíduo de Caráter Irrepreensível” (CI). Sua simplicidade em falar da educação e de seus “entremeios” me encantou e passei a ser uma leitora assídua do “Artefato Cultural”. Algumas vezes, cheguei a arriscar comentários dos textos postados e, em um deles, fui brindada com uma de minhas observações.Item Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: a obra de Valentin Volóchinov (da década de 1920 aos dias atuais)(Pedro & João Editores, 2022) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoA proposta é a construção de uma obra intitulada Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: a obra de Valentin Volóchinov (da década de 1920 aos dias atuais), aplicável a cursos de graduação de Letras, Linguística, Sociologia, Filosofia e Educação (estes últimos, sendo aqueles que possuem disciplinas na área da linguagem, o que está se tornando cada vez mais comum).Item Qual é o problema das gramáticas normativas?(CRV, 2022) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoEste volume foi idealizado e elaborado especialmente para os professores e professoras de português brasileiro da Educação Básica, assim como para aqueles que, nos cursos de Letras por todo o Brasil, se preparam para a poderosa carreira de docentes de língua materna. Nele, são expostas, de forma sucinta e consistente, algumas das mais importantes questões vinculadas à prática de utilizar as gramáticas normativas como “livro didático” até a construção de conceitos essenciais para a vivência cotidiana de uma sala de aula em que se trabalha a língua materna. As concepções apresentadas neste livro buscam coerência e modernidade, permitindo ao professor em exercício e ao estudante de Letras uma profunda e balizada reflexão sobre sua formação técnica, conceitos e práticas de docência. Assim, se constitui como uma obra que nasce como referencial àqueles que querem fazer de seu ensino de língua materna uma prática, ao mesmo tempo, coerente e eficaz, mas profundamente prazerosa e libertadora.Item Tamanduá-bandeira(CRV, 2023) Jesus, Sérgio Nunes de; Ferrarezi Junior, CelsoA Série Para Conhecer foi criada para que as pessoas, especialmente as crianças, possam conhecer e criar laços de afeto com a fauna, a flora e as lindas paisagens do Brasil. Por meio de imagens fotográficas finamente selecionadas e textos agradáveis e de fácil assimilação, a coleção leva conhecimento essencial às crianças e mostra a elas a necessidade urgente de preservação ambiental em nosso país e, por que não dizer, em todo o mundo.