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Navegando Artigos de Periódicos por Autor "Figueiredo, Juliana dos Santos"
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Item Da gestão à política educacional: princípios educacionais na formação de professores(Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana, 2024) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Cristiane Cardoso daO presente artigo tem como objetivo abordar o percurso no processo de gestão por meio das políticas públicas educacionais, que visem como princípios as reformas da educação com base na prática do ensino e na formação de professores. Como caminhos norteadores, tomou-se como base as disciplinas no curso de Pós-Gaduação Lato-Sensu em Gestão Organizacional: Políticas e Gestão Escolar, ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal – UNIR. Nessa perspectiva, as abordagens partem da premissa das reformas educacionais que passou o cenário brasileiro, por meio do papel da escola enquanto aparelho ideológico de estado, visto que, representa a administração pública. Assim, compreender os princípios norteadores que regem a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB) como política educacional é importante para tentar explicitar o papel do professor, haja vista sua formação para a docência, no percurso ensino aprendizado na relação existente entre professor-aluno no ambiente escolar.Item Do idealismo educacional: o manifesto dos pioneiros como propositura de mudanças(Revista Caderno Pedagógico, 2024-11-15) Jesus, Sérgio Nunes de ; Silva, Simone Matia da; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Cristiane Cardoso da; Azevedo, Nara Dantas deO presente artigo explora de maneira categórica a influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, na transformação do sistema educacional brasileiro. Assim, o documento, elaborado por educadores progressistas, propuseram uma educação que valoriza a formação integral do indivíduo e, ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de uma pedagogia ativa e contextualizada. Os pioneiros defenderam a superação dos métodos tradicionais e a adoção de práticas que promovam a criatividade, o pensamento crítico e a participação dos alunos no processo educativo. A proposta de uma educação laica, democrática e voltada para a realidade social é central, pois busca atender às demandas de um Brasil em constante processo de transformação. O idealismo educacional presente no manifesto serve como um chamado à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação, incentivando a busca por inovações que respeitem a diversidade cultural e promovam uma formação mais inclusiva e equitativa, alinhada aos direitos humanos e às necessidades da sociedade atual.Item Entre saberes, práticas, teorias: a consciência social instituída nas bases da língua(gem) (um introito desejante)(Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Simone Matia da; Souza, Elizângela Ataíde deO artigo explora a intersecção entre saberes e práticas sociais, enfatizando a importância da estrutura social e das formas de consciência na construção do discurso. Dessa feita, Mészáros (2009) destaca que a estrutura social molda a percepção dos indivíduos, influenciando suas concepções de mundo e limites morais. A análise do discurso revela que a linguagem é heterogênea, onde um discurso se constrói a partir de outros, refletindo a complexidade das interações sociais. Assim, Indursky (1997) complementa essa visão ao afirmar que o discurso relatado é um sintoma da natureza multifacetada da linguagem. O texto também aborda a relação entre o discurso policial e a formação ideológica, evidenciando como a polícia atua como um aparelho do Estado que busca legitimar sua posição. A análise das práticas sociais, como depoimentos e diligências, revela a ineficiência dessas ações devido à falta de recursos e pessoal especializado. Além disso, discute-se a formação discursiva que permeia as práticas do Estado, destacando a necessidade de uma abordagem crítica que considere as materialidades históricas e linguísticas. Por fim, o texto propõe uma reflexão sobre como as práticas sociais e os saberes se entrelaçam na construção de discursos, ressaltando a relevância de uma análise crítica das relações de poder e ideologia na sociedade contemporânea.Item Processos de aquisição e mudança linguística: uma abordagem semântico-discursiva(Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de ; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos Santos ; Souza, Elizângela Ataíde de; Silva, Cristiane Cardoso daO presente estudo de pesquisa visa analisar e descrever de forma bibliográfica a temática aqui descrita onde quem trabalha com a linguagem consegue manipular os sentidos, assim, elucidar a descrição da temática descrita quanto aos processos de aquisição e mudança linguística, sobre uma abordagem semântico-discursiva, com intuito de direcionar, conhecimento e senso crítico. Nesse sentido, o processo de pesquisa fará referência ao sentido que se adota do quadro teórico-metodológico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos, onde o objetivo central do trabalho é, pois, descrever o funcionamento dos processos de aquisição e mudança linguística. Assim, o trabalho abordará o processo histórico do referido tema ao trazer suportes do cenário atual, assim compactuando desde o princípio da existência, terá forma de conceituar, descrever, ponderar e informar sobre formas, métodos e desenvolvimentos, no ambiente que o mesmos se caracterizam e se classificam em sua existência. Assim a metodologia de pesquisa será a de revisão bibliográfica como ponto objetivo demonstrar o conhecimento sobre o tema, justificar o processo de execução e considerar as abordagens apresentadas na referida pesquisa.