Livros e Capítulos de Livros

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Um Viés filosófico-educacional dos riscos do Burnout em profissionais das plataformas petrolíferas offshore
    (2023) Silva, Kalebe Isaias Izidro da; Valim, Ricardo
    Profissionais graduados em Engenharia Química, possuem a opção de trabalhar nas indústrias petroquímicas do tipo “offshore”, plataformas de extração e produção (E&P) de petróleo e embarcações do tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSO), localizadas nos meios marítimos distantes da costa, onde eles vivem por grandes períodos longe de suas famílias e amigos, em um ambiente periculoso, cansativo, estressante e tenso, além disso, com amplas responsabilidades a cumprir. O presente artigo científico, tem por objetivo relacionar a problemática da Síndrome de Burnout com a obra “A Sociedade do Cansaço” de 2015, do contemporâneo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, para que a doença possa ser compreendida através da filosofia, ademais, será abordada a formação e preparação destes profissionais, para lidarem da melhor forma com esse ambiente de trabalho hostil.
  • Item
    Costurando Saberes
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Almeida, Willians Prestes de; et. al.
    O Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, tem como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. O nome “Costurando Saberes” está fundamentado na necessidade de estabelecer linhas de diálogo entre as disciplinas de humanidades, no caso Filosofia, e o Curso Superior de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama.
  • Item
    I am from poems
    (Editora Temática, 2023) Monteiro, Ana Beatriz Santos; Nascimento, Diana Ketlem Paula do; Toda, Daniela Tissuya Silva; Guimarães, Dyuly Kelry Costa; Borges, Gustavo Casagrande; Viana, Isabella Tereza Ferreira; Ferreira, João Pedro Monteiro.; Santos, Kethelin Vitória Zaire dos; Firmino, Leticia Vitória Lima; Dutra, Marcos Reis; Silva, Milka Patricia Gonzales Da; Feitoza, Nicolas Costa
    Este livro de poemas intitulado "I am From Poems" representa o culminar de um projeto extraordinário de colaboração entre alunos da graduação e do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que participaram com entusiasmo e dedicação do projeto de ensino intitulado "Let's Gossip". O projeto Let's Gossip foi mais do que um simples encontro de conversação em inglês; ele se transformou em uma jornada de autodescoberta, criatividade e conexão profunda entre os participantes. Durante um ano inteiro, os alunos com diferentes níveis na língua inglesa se uniram e exploraram a língua inglesa de maneiras cativantes e ecológicas. Foi prestar atenção como as palavras se transformaram em meio de expressão pessoal, como as barreiras linguísticas se desfizeram e como a confiança em si mesmos e nos outros floresceu. O resultado desse processo é este livro de poemas, que é a materialização das vozes indivíduos e coletivos dos participantes.
  • Item
    Costurando Saberes - Novas Perspectivas
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2024) Ricardo Valim; Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.
    Após o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.