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    Games bio_ept: os desafios da síntese proteica
    (2025) Chauvin, Dejane; Carvalho, Diego Soares
    O software educativo GAMES Bio_EPT: Os Desafios da Síntese Proteica foi desenvolvido para tornar a revisão dos conteúdos de Síntese Proteica mais interativa e prática, especialmente para estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Desenvolvido por Dejane Chauvin e como orientador o prof. Dr. Diego Soares Carvalho. O jogo oferece duas modalidades específicas: Campo de Proteína, um quiz de perguntas e respostas jogado em grupos, que permite a adição de novas perguntas, respostas, imagens, textos, áudios e vídeos, com o objetivo é estimular a colaboração e o aprendizado em grupo de forma dinâmica e divertida; e o Labirinto da Síntese Proteica, um jogo individual focado em exercícios práticos e simulações, sem possibilidade de edição de novas atividades. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e aprofundada. Os alunos podem começar a jogar seguindo as instruções fornecidas pelo professor, aproveitando ao máximo essa ferramenta para fortalecer seus conhecimentos de maneira envolvente e eficaz.
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    Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio
    (2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, Aguinaldo
    A reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.
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    Repositório de fontes para a história da educação em Rondônia
    (2025) Campos, Darlene Mary; Barbosa, Xênia de Castro
    Este Repositório é um produto educacional resultante do projeto de pesquisa intitulado “História da Educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica”, o qual foi desenvolvido na esteira do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve por objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica.
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    Guia passo a passo captação e submissão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação
    (2024) Pacífico, Ellen Vieira; Pereira, Aguinaldo
    O “Guia Passo a Passo: Captação e Submissão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” elaborado pela mestra Éllen Vieira Pacífico, sob a orientação do professor Doutor Aguinaldo Pereira. Este guia é um produto educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A Amazônia Ocidental e o estado do Amapá são regiões de imensa riqueza natural e biodiversidade, mas também enfrentam desafios significativos em termos de desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica. Este guia surge como uma ferramenta essencial para capacitar pesquisadores, profissionais e instituições na captação e submissão de projetos de PD&I, alinhados com as legislações vigentes, como a Lei nº 8387/1991 e a Lei nº 13.674/2018. O conteúdo deste guia é detalhado e prático, oferecendo um passo a passo claro e acessível para todos os interessados em contribuir para o avanço científico e tecnológico dessas regiões. Ele aborda desde a identificação de oportunidades e análise de elegibilidade até a elaboração e submissão de propostas, sempre com foco na promoção do desenvolvimento regional e na geração de impactos socioeconômicos positivos. A iniciativa de Éllen Vieira Pacífico é louvável e reflete um compromisso com a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este guia não apenas facilita o acesso a recursos e incentivos fiscais, mas também promove a integração da Amazônia Ocidental e do Amapá ao restante do país, contribuindo para uma maior equidade no desenvolvimento nacional.
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    Trilha da Aprendizagem Profissional
    (2024) Konageski, Joyce Ramalho Pires; Batista, Josélia Fontenele Batista
    Este produto educacional é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “FORMAÇÃO INTEGRAL NA EPT E A LEI DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL”, pesquisa esta que foi desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no Instituto Federal de Rondônia, no período de abril de 2022 a setembro de 2023, realizada no Instituto de Desenvolvimento Social e Profissional (INDESP). O objetivo central do produto foi analisar o conhecimento dos jovens aprendizes e das empresas sobre a formação integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Lei da Aprendizagem Profissional. O produto foi aplicado para o desenvolvimento e aprendizado do aluno e do gestor da empresa.
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    Sequência didática
    (2024) Duarte, Junior Batista; Syryczyk, Edilberto Fernandes
    O produto educacional "Sequência Didática: Ponte de Palito" apresenta uma proposta didática voltada para o ensino de conceitos estruturais na disciplina de Estabilidade das Construções, do curso Técnico em Edificações. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), a sequência promove o desenvolvimento de competências técnicas, como a elaboração e execução de projetos estruturais em escala reduzida, análise estrutural utilizando softwares, e definição de sistemas estruturais. A proposta também foca no desenvolvimento de competências complementares, como trabalho em equipe, autonomia, criatividade e liderança. Através de uma abordagem prática, os alunos são desafiados a projetar e construir uma ponte de palitos de picolé, aplicando conhecimentos conceituais (tensão, flambagem, resistência dos materiais, entre outros) e procedimentais (escolha de arranjos estruturais, desenho técnico, e execução de projetos). Além disso, a sequência inclui etapas de avaliação formativa e somativa, valorizando tanto o processo quanto o produto final. Este material serve como modelo adaptável para outras disciplinas e contextos educacionais, aproximando teoria e prática e promovendo o aprendizado significativo na Educação Profissional e Tecnológica.
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    Sequência didática sobre resíduos sólidos elétricos: formação técnica e ética em prol da justiça ambiental
    (2024) Almeida, Ozanir Silva de; Batista, Josélia Fontenele
    A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como um dos seus objetivos a integração do ensino técnico profissionalizante ao ensino médio propedêutico, realizando a práxis enquanto busca eliminar a dualidade do processo de educação, ou seja, aspira uma formação integral dos sujeitos. As Sequências didáticas (SD) são instrumentos pedagógicos que têm a finalidade de organizar as atividades de ensino, objetivando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos estabelecidos nas ementas. Desse modo, a SD aqui apresentada foi desenvolvida para ser adotada no IFRO, Campus Porto Velho Calama, especificamente nos cursos integrados ao médio, abordando conteúdos sobre resíduos sólidos elétricos, a fim de promover a justiça ambiental, que se refere à necessidade de diminuir desigualdades sociais e econômicas ligadas ao contexto ambiental. Além do fomento da formação técnica baseada em princípios éticos, procurando contribuir com uma sociedade mais igualitária, buscou-se apresentar uma proposta com abordagem metodológica que mostrasse ao estudante a importância e aplicação dos procedimentos científicos, iniciando pelo conhecimento prévio do aluno, adquirido na sua realidade local. O desenvolvimento da sequência didática ocorre em três encontros. No primeiro encontro, problematizamos, então, a temática acerca da gestão de resíduos sólidos elétricos. Isso se deu a partir de debates e discussões sobre o tema. No segundo encontro, assistimos juntos a um vídeo disponível no YouTube, intitulado "Legislação Ambiental: O que é e como ela impacta o meio ambiente?". Após finalizá-lo, as discussões tomaram rumo facilmente, porque muitos questionamentos sobre o assunto ficaram em ênfase. Por fim, no terceiro encontro ocorreu a aplicação dos conteúdos discutidos anteriormente. Mais precisamente, organizaram um podcast, com o propósito de demonstrar a incorporação de novas atitudes dos alunos frente ao tema. Diante disso, deve-se levar em consideração o desejo social por mais oportunidades, por mais saúde e por um meio ambiente mais sustentável para todos.
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    Mapa de risco das atividades críticas desenvolvidas pelos(as) diretores(as) de ensino do IFRO
    (2024) Alves, Emerson de Araújo; Carvalho, Diego Soares
    Trata-se de um Mapa de Risco desenvolvido levando em consideração as principais ações e atividades críticas desempenhadas pelo (a) Diretor (a) de Ensino durante seu processo de transição e/ou ocupação do cargo de Direção (CD). O Mapa de Risco foi elaborado com base em documentos institucionais do IFRO (Regimento Geral e Regimento Interno dos campi) e na percepção dos (as) Diretores (as) de Ensino e servidores (as) lotados (as) nos Departamentos de Apoio ao Ensino e Diretoria de Ensino dos campi, obtida por meio de questionário eletrônico google forms. Tal material buscará auxiliar a execução e acompanhamento das atividades críticas que o novo gestor (Diretor(a) de Ensino) terá que tomar conhecimento em curto espaço de tempo com a perspectiva de causar o menor impacto possível às atividades de ensino.
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    Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD
    (2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, Aguinaldo
    O curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.
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    Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar
    (2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, Aguinaldo
    Este material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.
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    A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas
    (2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza Reis
    É com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitos
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    Guia Pedagógico para a realização de um Conselho de Classe Inclusivo
    (2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia Fontenele
    Este guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.
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    A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO
    (2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Lopes; Silva, Nathali Fernanda Machado
    Trata-se de um material de texto e de vídeo em Libras da tradução do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, que pretende auxiliar nas práticas de ensino da literatura para alunos surdos, visando subsidiar o trabalho docente. Também contém recursos de apoio ao aluno surdo para a leitura do conto escrito em língua portuguesa e sugestões de práticas experimentais aos professores. Objetivo: Contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes de literatura, por meio da tradução em Libras do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, disponibilizada em formato digital.
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    Pode chegar! Vídeos educativos de divulgação do IFRO-campus Ji-Paraná
    (2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de Castro
    O produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Experiências de Educação Profissional e Tecnológica em Ji-Paraná-RO: história oral de vida de Egressos e Servidores”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa teve como objetivo geral comparar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica da Escola Agrotécnica Estadual Sílvio Gonçalves de Faria, com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.
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    Programa de acolhimento e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência
    (2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de Castro
    Este produto educacional é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Deficiência e Necessidades Específicas no Serviço Público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – campus Ji-Paraná”, O objetivo geral da pesquisa que deu base a este produto foi analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência, desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020, este produto está organizado em cinco seções: Materiais e Métodos, em que discorremos sobre as concepções teórico-metodológicas e os procedimentos adotados na construção do produto; Termos e Conceitos Elementares, em que apresentamos as definições dos principais vocábulos relativos ao objeto deste produto; Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho, em que traçamos um panorama da presença de PcD no Brasil e no Mundo e indicamos as principais previsões legais atinentes ao tema; Programa de Acolhimento e Desenvolvimento Profissional de PcD, em que procuramos refletir sobre os desafios da inclusão e propor um programa de ações a ser coordenado pelos setores de gestão de pessoas do IFRO.
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    Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO
    (2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de Sousa
    O produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO” é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A cartilha foi idealizada através dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “A Política de Assistência Estudantil em tempos de Covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama”, que teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19.