Produto Educacional
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/639
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Item type: Item , Empoderando jovens protagonistas - estratégias para fortalecer o papel ativo dos estudantes nas instituições educacionais na EPT(2025) Ferraz, Lucinete Dias; Gomes, Iza ReisEsta Oficina Pedagógica é um Produto Educacional resultado de uma pesquisa de mestrado que tem como título “O Protagonismo Estudantil nos Projetos de Ensino do Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes”, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), tendo como público-alvo alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Ariquemes que participaram de Projetos de Ensino. Seu intuito é promover e incentivar práticas de protagonismo estudantil, fortalecendo a autonomia, a criatividade e a responsabilidade dos estudantes, incentivando-os a assumir o papel de protagonistas na sua própria aprendizagem e na transformação de suas comunidades. O conceito de protagonismo do estudante, utilizado aqui, está intimamente relacionado à ideia de autonomia, que Freire (2019) coloca como um dos pilares da pedagogia crítica. Para ele, a autonomia não é simplesmente fazer o que se quer, mas agir de maneira consciente e responsável, capaz de transformar a própria realidade. A educação deve, portanto, ajudar o estudante a se tornar capaz de tomar decisões fundamentadas, refletir sobre o mundo e atuar nele de forma crítica e transformadora. Essa autonomia exige que o estudante não apenas aprenda conteúdos, mas que desenvolva a capacidade de agir sobre o mundo e suas circunstâncias (Freire, 2019). Dessa forma, a Oficina pedagógica aqui proposta, fundamenta-se na perspectiva da formação integral, omnilateral e humanística, valorizando a voz de cada estudante e estimulando a participação ativa, colaborativa e inovadora além de criar espaços onde os estudantes se sintam empoderados para desenvolver suas habilidades, liderar projetos, protagonizar ações significativas e fazer a diferença. Ressalta se, porém, que esta proposta não pretende esgotar as possibilidades de práticas pedagógicas voltadas ao protagonismo estudantil, mas sim oferecer uma alternativa viável e inspiradora para a atuação docente. Com o objetivo de tornar o material mais acessível e didático, foi organizado em cinco seções. A primeira trata da apresentação do produto, expondo sua motivação, objetivos e caracterização. A segunda seção traz uma descrição detalhada da oficina, abordando sua estrutura e metodologia. A terceira seção apresenta os fundamentos teóricos que sustentam a proposta, com foco nas oficinas pedagógicas como estratégia formativa. Em seguida, na quarta seção, é apresentada a oficina pedagógica “Empoderando Jovens Protagonistas”, composta por três encontros articulados entre si, que desenvolvem conceitos fundamentais para o exercício do protagonismo estudantil. Por fim, a quinta seção reúne as considerações finais, com apontamentos sobre os resultados alcançados e sugestões para pesquisas e práticas futuras. Este material foi elaborado com base em uma sólida fundamentação teórico-metodológica, buscando oferecer ao(à) professor(a) uma proposta prática, significativa e inspiradora para incentivar o protagonismo estudantil. Não se pretende apresentar um modelo único ou definitivo, mas sim ampliar o repertório pedagógico com possibilidades que valorizem a autonomia e a participação ativa dos estudantes. Esperamos que este produto represente, para você, professor(a), uma oportunidade de reflexão, adaptação e aplicação, contribuindo para a construção de práticas educativas mais democráticas, humanizadoras e transformadoras.Item type: Item , Referencial para orientar a abordagem da temática quilombola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)(2025) Souza, Elane Cristina Camilo de; Felzke, Lediane FaniO produto educacional intitulado "Referencial para a Abordagem das Questões Quilombolas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)" é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho sociocultural, realizada junto à Comunidade Quilombola de Jesus, localizada no município de São Miguel do Guaporé, em Rondônia. A proposta surge da necessidade de promover uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contextualizada, crítica e comprometida com os princípios da equidade racial e da valorização das identidades quilombolas. O material foi elaborado com base na metodologia da História Oral, por meio de entrevistas com mulheres da comunidade, cujas vivências, saberes e práticas serviram de base para a construção dos eixos norteadores do referencial. O produto educacional busca subsidiar, docentes, gestores e demais agentes educacionais do IFRO no desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas, integradas às realidades culturais das comunidades quilombolas de Rondônia. Composto por princípios e diretrizes pedagógicas, glossário cultural, mapa com identificação de comunidades quilombolas do estado e propostas de abordagem didático-pedagógica, o Referencial apresenta-se como uma ferramenta técnico-pedagógica que contribui para o fortalecimento das políticas de educação para as relações étnico-raciais no âmbito do IFRO. Seu conteúdo está articulado com a legislação vigente, como a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 10.639/2003, a LDB (Lei nº 9.394/1996) e o Estatuto da Igualdade Racial, além de dialogar com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e com referenciais teóricos que discutem a decolonialidade, os territórios tradicionais e a formação omnilateral. O produto foi validado junto à própria Comunidade Quilombola de Jesus, Gestores do IFRO, assegurando seu alinhamento com os interesses, identidades e necessidades dos sujeitos sociais aos quais se destina.Item type: Item , Construindo Pontes e Reafirmando Direitos: O Papel do Assistente Social na EPT(2025) Andrade, Celine Geysa; Barros, Marco Aurélio Nunes deEsse Produto educacional foi construído de forma coletiva com base no resultado da pesquisa de mestrado ofertado pelo Campus Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, a qual originou a dissertação de mestrado intitulada: “ué, você trabalha aqui?” - percepções sobre a atuação do Assistente Social no Instituto Federal de Rondônia – IFRO - Campus Jaru”. O estudo foi produzido com a participação de dezesseis estudantes dos Terceiros anos Integrados ao Ensino Médio e com oito servidores, Professores e Técnicos Administrativos em Educação e tem o objetivo de compartilhar informações sobre o fazer profissional do Assistente social na EPT, contribuindo para desenvolver e fortalecer práticas cotidianas que auxiliem os sujeitos dessa política, diante das múltiplas experiências decorrentes do processo de ensino e aprendizagem vivenciadas no contexto educativo. Acreditamos que o E-book possa contribuir para um processo formativo emancipatório dos discentes; que eles possam se perceber como sujeitos de direitos a partir de uma perspectiva crítica e transformadora, bem como, considerando a necessidade de esclarecer para a coletividade escolar a abrangência da atuação do Assistente Social em consonância com suas competências e atribuições profissionais, contribuindo para a efetivação da Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.Item type: Item , Guia educacional: Programas de assistência estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama(2025) Brito, Viviane Martins Garcia; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO guia educacional tem como objetivo disponibilizar informações referente aos Programas de Assistência Estudantil, com o intuito de orientar os estudantes sobre como acessar e participar dos programas ofertados pelo IFRO campus Porto Velho Calama. Podendo ser utilizada como material informativo sobre a concessão dos auxílios estudantis e os procedimentos necessários para solicitar apoio institucional, pode servir de suporte aos alunos do IFRO. O produto educacional foi desenvolvido com base na análise e interpretação dos dados da pesquisa, que evidenciaram a diversidade de canais utilizados pelo IFRO campus Porto Velho Calama para divulgar os auxílios estudantis, como plataformas institucionais, eventos e comunicação direta com os estudantes. No entanto, desafios como a complexidade dos editais, a falta de um envolvimento institucional mais amplo e a necessidade de ampliar o alcance das informações para o público noturno foram identificados como obstáculos significativos a serem superados. Acredita-se que o guia pode ser estendido a todos os estudantes do IFRO campus Porto Velho Calama, visto que os editais e regras de acesso são de âmbito institucional. O “Guia Educacional: Programas de Assistência Estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama”, busca aproximar os discentes dos Programas de de Assistência Estudantil fornecidos pelo IFRO campus Porto Velho Calama, com informações claras e acessíveis, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo em vista melhores condições para a permanência e o êxito acadêmico.Item type: Item , Educação que nutre: entendendo a alimentação escolar(2025) Souza, Luzia Clara Alves de; Barros, Marco Aurélio Nunes deEste produto educacional consiste em um vídeo educativo no formato whiteboard animation, com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De forma clara e atrativa, o vídeo apresenta as diretrizes, os desafios e as potencialidades do programa, contribuindo para o fortalecimento do diálogo entre estudantes, servidores, famílias, gestores e demais atores envolvidos na sua execução. O material deriva da dissertação intitulada “Alimentação escolar: um prato cheio de aprendizados – um estudo da execução do PNAE no Instituto Federal de Rondônia campus Porto Velho Calama”, que investigou a alimentação escolar na instituição a partir de entrevistas realizadas com servidores e terceirizados que atuam diretamente com a alimentação. O vídeo foi aplicado e avaliado pelos participantes da pesquisa, demonstrando sua relevância como recurso didático-pedagógico. Com duração aproximada de 12 minutos, pode ser utilizado em diversos contextos, como formações internas para servidores, momentos de acolhimento de estudantes, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), reuniões de conselhos escolares e outras ações de comunicação institucional. Ao promover a compreensão crítica sobre a alimentação escolar e sua estreita relação com o direito humano à alimentação adequada, o vídeo contribui para a efetivação da política pública de alimentação no âmbito da educação profissional e tecnológica.Item type: Item , Guia de acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaTrata-se de uma Proposta formativa alinhada aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica para auxiliar o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento, integração e socialização de novos servidores. A proposta formativa foi elaborada com base nas análises aprofundada de documentos institucionais, da revisão bibliográfica em diversas fontes (livros, artigos científicos, etc.) e a partir da identificação das necessidades percebidas pelos participantes da pesquisa (Servidores pertencentes ao quadro Técnico Administrativo em Educação) obtida por meio de questionário eletrônico google.forms. O material poderá contribuir coma construção de políticas institucionais e promoção de uma cultura organizacional que contemple os princípios norteadores da EPT, proporcionando ao indivíduo recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais.Item type: Item , Vozes literárias e acadêmicas de mulheres negras em Rondônia(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado “ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". Destacamos neste trabalho obras que reconhecem e valorizam a intelectualidade de algumas mulheres negras, escritoras e acadêmicas contemporâneas, do estado de Rondônia. O objetivo deste produto educacional é oferecer um material de pesquisa que poderá ser utilizado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura na pespectiva de uma formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. A intenção deste caderno não é oferecer atividades pedagógicas para se trabalhar em sala de aula, mas é dar o primeiro passo para divulgarmos essa produção ainda invisibilizada. Conhecer as produções locais é necessário, e oportunizarmos isso com estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio em uma Instituição de Ensino Público é viabilizar uma educação integral e omnilateral. Desejamos que o material com obras de escritoras e acadêmicas regionais seja útil na perspectiva de um conhecimento local sobre nossas escritoras. Valorizar as produções da região é uma forma de resistência ao Colonialismo. Conhecer nossas histórias e os estudos acadêmicos são necessários para que não corramos o risco da História única.Item type: Item , Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Chimamanda Ngozi Adichie(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item type: Item , Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Conceição Evaristo(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item type: Item , Gamificação em sala de aula: pontos, emblemas, tabelas de classificação e outros recursos(2025) Santos, José Jarlison dos; Jesus, Sérgio Nunes deEste material objetiva registrar orientações dirigidas a professores sobre o uso da gamificação, com vistas ao engajamento dos alunos nas atividades escolares, bem como na promoção da dinâmica das aulas. A proposta consiste em apresentar sugestões que possibilitem a inovação das práticas pedagógicas, por meio da aplicação de recursos oriundos dos jogos. Essa abordagem busca favorecer o processo de ensino-aprendizagem, a fim de estimular a participação ativa dos(as) discentes. Nesse sentido, o presente guia configura-se como ferramenta relevante para a incorporação da gamificação às práticas docentes, especialmente diante da necessidade de adoção de metodologias diversificadas e eficazes no contexto educacional. Espera-se que este material contribua de forma significativa com o trabalho docente, bem como viabilize atividades inovadoras fundamentadas nos princípios da gamificação. Almeja-se, ainda, que este recurso auxilie na construção de práticas pedagógicas significativas, capazes de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade pelo próprio aprendizado nos(as) alunos(as), em consonância com os pressupostos da formação integral, omnilateral e politécnica, priorizados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de forma a permitir-lhes interpretar o mundo e nele atuar de maneira consciente.Item type: Item , Oficina de fotografia ler o mundo: guia de desenvolvimento pedagógico(2025) Maciel, Vitória Régia Aquino; Batista, Josélia FonteneleEste material é seguramente o resultado de uma rica experiência vivenciada no mestrado PROFEPT-IFRO. Não é fácil presumir os percursos da pesquisa devido ao caminho desconhecido e desafiador, mas é extremamente significativo, e apesar das adversidades deste campo, sem dúvidas, novas reflexões acerca da educação profissional foram essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Dado o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, carregado por disputas e avanços históricos, uma série de sentimentos, ideias, expectativas e sentidos surgiram, justamente pela profundidade que o estudo provocou e que certamente podem, ainda, ser estudados. O guia aborda a técnica fotográfica aliada a uma proposta para a aprendizagem significativa do estudante, e diante de um cenário cada vez mais dinâmico é fundamental que este sujeito esteja munido de capacidades transformadoras.Item type: Item , Protocolo "Não se cale": acolhimento de denúncias de assédio e de abuso sexual no âmbito do campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro)(2024) Lopes, David Mourão; Barbosa, Xênia de CastroO produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de Mestrado intitulada “Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) — campus Porto Velho Calama”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo central dessa pesquisa foi analisar a percepção que a comunidade escolar dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifro – campus Porto Velho Calama tem acerca da questão da violência sexual e do seu combate no âmbito escolar e propor ações que visem melhorar os protocolos vigentes de enfrentamento a essa problemática.Item type: Item , Tutorial para acesso a recursos da assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia(2025) Souza, Valquiria Alves de; Barbosa, Xênia de CastroDiante da diversidade de programas de assistência estudantil praticados pelo IFRO e da impossibilidade de trabalhar cada um deles, optamos, em nossa pesquisa, por nos concentrar de modo mais detido o Programa de Auxílio à Permanência (PROAP), por ser o mais procurado pelos estudantes e o que conta com maior volume de recursos. Com a pesquisa desenvolvida no mestrado, buscamos identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes para acessar recursos dos editais do PROAP no ano de 2023, e para tanto, analisados 10 editais, publicados pelos campi dos IFRO e aplicamos um survey a 90 estudantes que tiveram a inscrição indeferida, com vistas compreender, a partir de suas respostas, as dificuldades que encontraram no processo de inscrição. Este produto, contudo, visa dialogar não só com os estudantes, mas também com os gestores/operadores da política de assistência estudantil que atuam no território dos campi, assim, está organizado em cinco partes, sendo a primeira de apresentação dos objetivos deste produto, a segunda de apresentação de orientações a gestores; a terceira, de orientações a estudantes; e a quarta é composta de um glossário de termos recorrentes nos editais de assistência estudantil do IFRO, seguida pelas considerações finais.Item type: Item , Educação inclusiva: contribuições do Povo Apurinã para Educação Profissional e Tecnológica(2025) Pereira Sobrinho, Antonio; Felzke, Lediane Fani; Ferrari, Sandra Aparecida LopesEsse livro paradidático é resultado de uma pesquisa realizada por mim, Antonio Pereira Sobrinho, da etnia Apurinã, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Está situado na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, dentro do Macroprojeto Organização do Currículo Integrado na EPT.Item type: Item , A formação humana integral e integrada na EPT(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesEste material consiste em um guia teórico que apresenta conceitos e princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como faz algumas elucidações acerca de práticas de ensino que vão ao encontro da formação humana integral, não tendo a intenção de esgotar as discussões sobre o assunto, devido a sua amplitude e complexidade. Pretendemos trazer à tona pontos importantes que fundamentam a proposta de ensino dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelos Institutos Federais de Educação, a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Vilhena, com os docentes que atuam no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Trata-se do Produto Educacional que deve ser apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT. Para a sua elaboração passamos por algumas etapas. Primeiramente, foram realizadas rodas de conversa com dezoito professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifro, Campus Vilhena, a partir de um roteiro de perguntas estruturadas, nas quais foi possível fazer um diagnóstico a respeito das concepções dos participantes acerca dos conceitos que envolvem a formação integral e integrada na EPT, que serviram como prévia para a elaboração do presente guia. Na sequência, foi realizada uma oficina com os mesmos participantes para debate e reflexão de alguns pontos relevantes, com base no referencial teórico, fazendo um link com as práticas pedagógicas experienciadas por eles e para contribuírem com a elaboração do material, dando sugestões sobre os pontos que deveriam ser destacados no guia, formato e diagramação. Por meio deste material, esperamos poder contribuir com a ampliação de conhecimentos pertinentes à temática e com o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras, considerando que os professores que atuam na EPT não foram contemplados em sua formação inicial no que tange à docência na EPT e que, muitas vezes, acabam tendo que descobrir, na prática, as especificidades desta modalidade de ensino.Item type: Item , Perspectivas Inclusivas: o planejamento educacional individualizado na formação de alunos com TEA(2025) Almeida, Maria das Graças Freitas de; Barbosa, Xênia de CastroEste e-book nasce com um propósito especial: ser uma ferramenta de apoio para educadores, famílias e todos aqueles que desejam construir um caminho de inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele é resultado da pesquisa de mestrado "O Plano Educacional Individualizado na Perspectiva do Currículo Integrado: Caminhos para a Inclusão Educacional de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista, que busca não apenas refletir sobre a inclusão, mas também oferecer sugestões para transformar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um espaço para prática educacional inclusiva, colaborativa e significativa.Item type: Item , Guia para acolhimento de pessoas com TEA(2025) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza ReisEste material tem como objetivo contribuir para o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por meio da exposição dos conhecimentos teóricos aqui compilados, com vistas a apoiar a formação omnilateral desse público-alvo que está incluso em escolas, espaços formais e não formais. A formação integral desses sujeitos depende do conhecimento científico, uma vez que, sem ele, nos baseamos em crendices às quais nos apegamos para resolver conflitos. Diante dessa reflexão, o conhecimento científico é a base para incluir, acolher e acompanhar uma pessoa com TEA e sua família.Item type: Item , Games bio_ept: os desafios da síntese proteica(2025) Chauvin, Dejane; Carvalho, Diego SoaresO software educativo GAMES Bio_EPT: Os Desafios da Síntese Proteica foi desenvolvido para tornar a revisão dos conteúdos de Síntese Proteica mais interativa e prática, especialmente para estudantes do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Desenvolvido por Dejane Chauvin e como orientador o prof. Dr. Diego Soares Carvalho. O jogo oferece duas modalidades específicas: Campo de Proteína, um quiz de perguntas e respostas jogado em grupos, que permite a adição de novas perguntas, respostas, imagens, textos, áudios e vídeos, com o objetivo é estimular a colaboração e o aprendizado em grupo de forma dinâmica e divertida; e o Labirinto da Síntese Proteica, um jogo individual focado em exercícios práticos e simulações, sem possibilidade de edição de novas atividades. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada e aprofundada. Os alunos podem começar a jogar seguindo as instruções fornecidas pelo professor, aproveitando ao máximo essa ferramenta para fortalecer seus conhecimentos de maneira envolvente e eficaz.Item type: Item , Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, AguinaldoA reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.Item type: Item , Repositório de fontes para a história da educação em Rondônia(2025) Campos, Darlene Mary; Barbosa, Xênia de CastroEste Repositório é um produto educacional resultante do projeto de pesquisa intitulado “História da Educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica”, o qual foi desenvolvido na esteira do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve por objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica.
