Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

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    As principais diferenças quanto aos procedimentos licitatórios previstos na Lei nº 8.666/93 e na nova Lei de Licitações nº 14.133/21
    (2023) Aleixo, Karla Pricila de Melo; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen Passos
    No cenário em constante evolução dos contratos públicos, é imperativo manter-se informado sobre as alterações legislativas que moldam a forma como os contratos governamentais são adjudicados. A promulgação da nova lei de licitações, Lei 14.133/21, trouxe mudanças significativas que justificam uma comparação minuciosa com os procedimentos estabelecidos na Lei 8.666/93. Este artigo tem como objetivo analisar as principais diferenças entre estes dois quadros jurídicos, esclarecendo os meandros das suas modalidades e o seu potencial impacto nos processos de contratação pública.
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    Violência contra a mulher: questões sociais no Brasil sobre o feminicídio
    (2023) Silva, Maria Helena dos Santos; Costa, Adejane Queiroz da; Saraiva, Leiliane Borges ; Co orientadora: Marialva de Souza Silva
    Analisando as convenções dos estados brasileiros de privar-se e acautelar a abuso a violência versus a mulher, consolidado em diversas palestras universais e acercar-se em vista a divulgação da Lei 11.340/06 - a Lei Maria da Penha Lei do feminicídio LEI Nº 13.104, DE 9 DE MARÇO DE 2015. Sugestão do texto: conhecida por Lei do Feminicídio, que considera, como crime específico, qualificado e hediondo, o homicídio praticado contra a mulher, por razões da condição de sexo feminino (artigo 121, § 2º, VI, do Código Penal).-, este artigo tem como alvo alcançar uma cogitação mitra a inclusão dos homens e da miragem de gênero nas diligências de cautela e precaução à violência contra as mulheres. Com tudo a crescente instância da bibliografia cientificamente e da influência em saúde com a implicação dos homens, em especial, no circo dos direitos sexuais e reprodutivos, comparativamente, cogitações e influências com homens autores de violência contra a mulher apresentam auferido bem menos atenção de órgãos governamentais, não-governamentais e pela academia. O trabalho de conclusão de curso apresenta alguns conceitos e dados sobre a violência contra as mulheres e descreve uma vista sobre a dependência entre gênero, saúde e masculinidades; avalia trabalhos que acercar-se ao tópico e violência contra as mulheres e proporciona quaisquer ações regressadas à atenção dessa forma de violência unido à população masculina; e por conclusão e algumas considerações finais sobre o tema. O feminicídio do Brasil cada vez mais sobe a taxa de mulheres mortas pelos seus companheiros, com tudo a medida protetiva deveria ser mais rígida, em muitos casos de mulher que e assassinada a maior parte já denunciou seus companheiros. Uma das principais formas de violência contra mulher é a violação dos direitos humanos pois atinge o seu direito a vida, a integridade física e mental. No artigo 226 &8 da Constituição federal de 1988, determina que é responsabilidade do Estado “ a assistência a família” na pessoa de cada um dos que integram, criando mecanismos para coibir a violência, no âmbito de suas relações, isso significa que o Estado tem um papel primordial para implementação de políticas públicas no enfrentamento e combate contra qualquer tipo de violência
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    Desafios da liderança e motivação na escola
    (2023) Soares, Katia da Cruz; Polito, Sidelene Rodrigues Medina; Silva, Erik Serafim da
    O presente artigo tem como tema a importância de uma liderança ligada à motivação, nas escolas. Cujo objetivo é mostrar o quanto uma boa liderança faz a diferença dentro de uma gestão escolar, nesse artigo iremos conversar sobre o que realmente esperar de uma boa gestão, de como precisa ser conduzida para um bom desenvolvimento dentro da escola, e alcançar o sucesso pretendido, é um conjunto de pessoas que trabalham juntos, com seus dons conjugais e individuais, com um gestor liderando e motivando seus liderados a serem cada dia melhor, dando chances de crescimento num ambiente sólido e passivo, um artigo realizado perante pesquisas na Internet, livros, sites, revistas, até mesmo histórias vividas por nós em nossos cotidianos, esse assunto gera muitas polêmicas porque hoje em dia não é fácil liderar uma gestão seja ela qual for, muita coisa fica na teoria porque na prática é completamente diferente, somente lendo e pesquisando sobre o assunto percebemos a importância de uma boa gestão, ligada a liderança e motivação, nas pesquisas que fizemos tiveram várias passagens de autores conhecidos e desconhecidos dando dicas de motivando as pessoas a serem persistentes na vida nunca desistir dos seus ideais, nosso artigo tem a função de deixar claro que uma instituição sem uma boa gestão, um bom líder e uma equipe dedicada a trabalhar, nunca terá sucesso, é um conjunto trabalhando por um único objetivo, crescer, fazer a instituição conhecida e elogiada por suas qualidades e por terem profissionais capacitados para o cargo escolhido, mostramos também como uma equipe gestora deve ser conduzida para uma boa qualidade no trabalho, um ambiente positivo e leve para que tenham o prazer de estarem ali servindo a instituição, e que um bom líder tem o dever de motivar, apoiar, para que tudo corra bem e alcance seus ideais, por fim deixo minha mensagem aqui pra que você que está lindo esse artigo no nesse momento, talvez seja um líder de uma gestão ou pensa em ser um dia, seja forte e corajoso, se está aí é porque merece, você pode ter uns equipe incrível depende exclusivamente de você, você é a chave principal do seu ambiente de trabalho, e você que faz de uma equipe procure melhorar a cada dia, arrisque, seja ousado pra que lá na frente você pare e pense, “a caminhada não foi fácil, mas consegui”.
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    Ética no setor público : desafios e reflexões
    (2023) Gonçalves, Fernanda Mayara Farias; Teodoro, Humberto da Silva; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen Passos
    Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Jaru, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo(a) em Gestão Púbica.
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    Políticas públicas voltadas ao combate da violência contra mulheres
    (2022) Almeida, Jany da Luz; Netto, Josué
    O presente artigo tem por objetivo o estudo das políticas públicas empregadas no combate à violência contra as mulheres, e como esse problema social que atinge a grande massa da população é visto no âmbito social, por dois caminhos que se cruzam constantemente. Como estado lida com tal problema que comtempla as mais diferentes regiões e classes sociais quais seus esforços e medidas vem sendo utilizados. Neste artigo será feita uma breve linha do tempo onde mostrara como a violência empregada contra mulheres é um problema social que se instaurou na sociedade desde de seus primórdios. Entender como a raiz patriarcal da sociedade estigmatizou a mulher a ser objeto de violência, que perpassa a linha do tempo, sendo um tema relevante e atual, visto que a violência contra as mulheres permanece em cenários distintos seja em casa, no trabalho ou nas ruas. Esse artigo busca uma melhor compreensão a respeito do tema e suas vertentes, buscando entender e exemplificar os seus muitos aspectos.
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    As políticas públicas para educação especial na perspectiva da inclusão no município de Jaru/RO
    (2024) Santos, Antonio Oliveira dos; Santos, Marcela Regina Stein dos
    A Educação Especial é um direito garantido pela Constituição Federal, que prevê igualdade de condições de acesso e permanência na escola como princípio. É uma garantia universal e contempla todos os sujeitos. As políticas públicas para Educação Especial no sistema educacional brasileiro tiveram início na década de 1960 e sua efetivação se deu nos anos 1990. A implantação de políticas educacionais para o atendimento de alunos com necessidades especiais no Brasil teve alguns marcos importantes. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/96, foi a primeira no campo educacional a se dedicar à educação especial. Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é analisar as políticas públicas aplicadas nas redes de ensino de Jaru/RO, na Educação Básica, para tal, tomaremos como base as Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, Pareceres e Declarações que foram publicadas e são implementadas no âmbito da Educação Especial Inclusiva. Em reflexão a respeito dos documentos oficiais relacionados a Educação Especial no Brasil é perceptível o avanço das políticas públicas, tanto a nível nacional, quanto a nível municipal.
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    Políticas públicas na educação especial inclusiva
    (2023) Pereira, Silvana Veiga; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen Passos
    Este estudo tem como objetivo compreender os processos pelos quais as políticas públicas se articulam para o desenvolvimento da inclusão escolar por meio da educação especial. Para atingir tal objetivo foi realizado um ensaio teórico com consulta a livros, artigos e documentos digitais. Como resultado, é possível perceber que dentre as reflexões acerca destas políticas públicas estão algumas leis que regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades especiais na rede regular de ensino em nosso país. Muitos desses documentos de organismos multilaterais que tratam da educação decorrem para as escolas de ensino infantil e fundamental no Brasil, suas ideias mais importantes são acessíveis aos professores e gestores por diversas maneiras. Sendo assim, tem-se uma tentativa clara em oferecer um parecer mais abrangente das propostas políticas de inclusão educacional de sujeitos considerados com deficiência, anunciando mudanças nas práticas educacionais e de forma a inclui-los na rede de ensino.