Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
URI Permanente para esta coleção
Trabalhos apresentados e aprovados.
Navegar
Submissões Recentes
Item Diálogo sobre ler e dizer: análise a partir do boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora – NAHUM, sessão “De Professor para Professor”, contribuições para a práxis pedagógica, período de dez/2020 a dez/2021(2022) Gomes, Giliane da Silva Feitoza; Medeiros, Telma FortesAs considerações apresentadas neste trabalho, tem como objetivo principal analisar os diálogos e a práticas pedagógicas em torno da alfabetização veiculado pelo boletim Núcleo de Alfabetização Humanizadora (NAHum) Vez e voz às crianças, publicado por iniciativa de educadores que promovem debates em defesa de uma alfabetização humanizadora. A periodização eleita abrange o intervalo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Isto posto, temos como objetivos específicos, realizar uma revisão de literatura sobre a diferenciação entre o ler e o dizer; identificar a importância e as implicações que essa diferenciação tem para a prática pedagógica e explorar os diálogos envolvidos no boletim Alfabetização Humanizadora, na sessão De professor para professor Para a realização da pesquisa utilizou como metodologia, a análise documental, baseada em pressupostos estabelecidos por Ludke (2013). Outrossim, a pesquisa baseou-se em fundamentos estabelecidos por Bajard (2014), Ferreira (2010), Freinet (1996), Freire (1989), Foucambert (1994), Soares (2021) e Vigotskii (2010).Os resultados da pesquisa mostram que uma alfabetização humanizadora, requer que compreendamos a criança com ser sócio-histórico e que para ser alfabetizada precisa se apropriar de atos da leitura e da escrita por meio dos enunciados.Item Aprendizagem da lingua escrita: reflexões teóricas sobre o ato de aprender a escrever(2022) Pereira, Anita Azevedo; Medeiros, Francilene Aparecida de; Zapatocheve, Verônica Muniz; Mateus, Elaine SilvaO presente trabalho procurou compreender o processo da linguagem escrita por meio de pesquisas bibliográficas. Para tanto fez uma reflexão em torno de eixos teóricos sobre o ato de aprender a escrever. Apresentou o processo de escrita referendando aspectos da linguagem, da escrita e da aquisição da escrita, pois são “caminhos” que levam a compreensão do que está presente no ato de escrever. Abordou a capacidade notacional, visto que esta é uma capacidade específica do ser humano em utilizar ferramentas para deixar marcas permanentes dos seus atos intencionais. Tratou do ato de escrever na prática pedagógica, demonstrando a escrita na escola, os sistemas e a psicogênese da escrita, enfatizando os trabalhos das educadoras Ferreiro e Teberosky. Foi fundamentado nos estudos de alguns teóricos que abordaram nas suas literaturas aspectos relacionados como: Landsmann (2003), Kramer (2002), Teberosky (2000), José e Coelho (1999), entre outros. É de fundamental importância que os educadores reconheçam e saibam trabalhar com a linguagem escrita, como também estejam em constante aperfeiçoamento.