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    Website de informações e atendimentos a uma instituição religiosa
    (2024) Alencar, Andressa Leite; Martins, Cledenilson Souza
    O Website para a “Casa de Oração” é uma plataforma online projetada para melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos por essa organização religiosa aos seus membros e à comunidade em geral. Esse sistema integra tecnologia e recursos on-line para atender às necessidades específicas desta instituição religiosa, propõe em resumo, uma ferramenta poderosa que ajuda a igreja a se conectar melhor com seus membros, aprimorar seus serviços e manter um registro organizado de suas atividades. Ele desempenha um papel crucial na modernização e eficiência das operações da igreja, permitindo que ela cumpra sua missão de servir e orientar sua comunidade de maneira mais eficaz, proporcionando uma variedade de benefícios.
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    Descentramento epistêmico-literário: filosofia a partir da literatura do Ayvu Rapyta e da a queda do céu de Davi Kopenawa
    (2024) Valim, Ricardo
    A justificativa para o presente estudo reside na relevância da passagem da palavra falada para a palavra escrita nas obras “Ayvu Rapyta” (1959) representante da tradição Mbyá-Guarani do Paraguai e aquela que representa os ensinamentos do povo Yanomami a “A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami” de Davi Kopenawa em parceria com Bruce Albert (2015). Objetivou-se uma análise sobre a fixação de saberes provenientes de ambas as tradições orais que através da literatura encontram uma forma de perpetuar e transferir seus saberes, suas cosmovisões e seus entendimentos do que venha a ser a sabedoria. A metodologia consiste em uma análise de ambas as obras supracitadas e com base em outros textos de intelectuais acadêmicos que vem se dedicando com destreza a ensinar a riqueza destas tradições, portanto, o estudo se configura de forma teórica. Os resultados parciais da pesquisa têm revelado que os povos originários não somente têm se preocupado em assegurar seus direitos constitucionais à terra previstos desde 1988, mas eles mesmos têm procurado demarcar outros espaços, como é o caso da literatura, da tecnologia e das artes. Conclui-se, que as obras mencionadas são verdadeiros patrimônios da humanidade. Em suas linhas abertas estão gravadas as cosmovisões, cosmopolíticas, cosmogonias e a diversidade epistêmico-normativas próprias dos povos Mbyá-Guarani e Yanomami. Em uma perspectiva decolonial esses textos ensinam os caminhos de sabedoria para a superação de uma modernidade epistemicída, eurocêntrica provinciana com pretensões de universalidade.
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    Um chamado decolonial religioso às fontes da vida no Ayvu Rapyta
    (2023) Valim, Ricardo
    A politização e militarização da fé, juntamente com o desejo do estabelecimento de uma teocracia, têm chamado a atenção nos últimos anos. Discursos de ódio têm tomado conta dos meios de comunicação. É importante fazer um retorno às fontes da sabedoria ancestral e por isso faz-se necessária uma análise da tradição do “Ayvu Rapyta”. Ela é “espiritualidade indígena” onde existe sentido espiritual e existencial. Sempre ao se falar de espiritualidade indígena é preciso evitar o caráter generalista. Cada povo tem sua própria maneira de ser e estar no mundo e tem sua própria compreensão do universo espiritual. Os povos indígenas brasileiros apresentam uma profunda ligação xamânica com os demais elementos do mundo cósmico, sendo que esta ligação é importante porque permite uma vivência dos mistérios que se inserem no contexto cósmico e social. Conclui-se, que o “Ayvu Rapyta” traz em suas linhas um jeito de ser e estar no mundo do ponto de vista espiritual. As técnicas culturais e esses saberes espirituais tradicionais do povo Mbyá-Guarani poderão seralternativas na construção de novas abordagens interdisciplinares que buscam formas de resolução para os impactos da intolerância religiosa, como também desmistificar o uso da fé na política.
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    A filosofia por trás da engenharia química: reflexões sobre decolonialidade, tecnologia e ética
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Moraes, Sophia Schmitt; Santos, Cleyton Pereira dos; Valim, Ricardo
    O artigo reflete a relação entre a Filosofia e a Engenharia Química, com foco na importância da reflexão filosófica para a compreensão da tecnologia e da ética na engenharia química. Através da análise de conceitos filosóficos como responsabilidade social, justiça distributiva, impacto ambiental e risco, o artigo busca contribuir para uma maior conscientização e comprometimento dos engenheiros químicos com o desenvolvimento sustentável e responsável da sociedade. Além disso, o texto discute a relação entre as ações da engenharia química, destacando a importância da consciência ambiental para com os resultados e como impactam na vida de quem depende desses recursos, os povos originários são citados como exemplos de impactados. O artigo conclui que a reflexão filosófica é essencial para uma prática mais consciente e responsável da engenharia química. A metodologia utilizada foi de investigação bibliográfica por meio do levantamento de artigos científicos disponibilizados na rede.
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    Impactos da biopirataria para as comunidades indígenas
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Silva, Hugo Rodrigues da; Menezes, Gabrielly Jacob; Valim, Ricardo
    A natureza possui em si mesma uma riqueza imensa que pode favorecer a humanidade de múltiplas maneiras. Um grande representante dessa riqueza é a floresta Amazônica, tal região oferece grande variedade de elementos que podem contribuir para a melhora da qualidade de vida de milhões de pessoas. Além de sua grande biodiversidade, a região amazônica abriga diversas etnias de povos indígenas e outras comunidades tradicionais, que guardam um grande conhecimento acerca dos elementos da floresta. Considerando a riqueza da Amazônia, o Brasil sempre foi alvo de exploradores que querem lucrar às custas das espécies genéticas nativas e fazem uso de diversos métodos para levarem as espécies para fora do país e roubar o conhecimento tradicional das populações originárias. Nesse contexto, a luta contra a biopirataria desempenha um papel crucial na preservação e na manutenção das visões epistemológicas das comunidades indígenas, bem como o vasto conhecimento acerca do uso sustentável de espécies e manutenção da biodiversidade. A negligência por parte de políticas públicas acarreta em sérias e duradouras consequências para as comunidades indígenas, portanto, o combate a essa prática criminosa também implica na proteção e valorização dos direitos das comunidades indígenas, podendo ser caracterizado também como um ato de justiça. Com isso posto, o presente trabalho tem como intuito um levantamento bibliográfico visando apontar e refletir sobre os impactos da biopirataria para as comunidades indígenas, analisando alguns aspectos como os atuais meios de combate a essa prática e a legislação vigente.
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    Filosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Menezes, Gabrielly Jacob; Silva, Hugo Rodrigues da; Almeida, Willians Prestes de; Valim, Ricardo
    Em essência, a filosofia busca se ocupar de questões importantes. Considera-se a filosofia como não alienada, mas arraigada em meios aos problemas do mundo. É preciso pensar filosoficamente a realidade a partir de conceitualizações amazônicas. A educação baseou-se durante muito tempo em modelos eurocêntricos que não consideram saberes outros. Neste contexto, a inserção do pensamento indígena em relação ao ser humano e a natureza se mostra como uma das contribuições para a educação no processo de decolonização epistêmica. Objetiva-se refletir sobre as epistemologias indígenas como problema filosófico no qual a própria filosofia da educação deve se ocupar. A metodologia configura-se como revisão bibliográfica. Os resultados da discussão apontam para a necessidade de refletir filosoficamente sobre a importância do pensamento literário indígena em um processo decolonial epistêmico. Conclui-se que um processo decolonial educativo passa pelo crivo da sabedoria indígena e pensado à luz da filosofia da educação, possibilita uma educação integral.
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    A poética literária indígena brasileira contemporânea como via decolonial filosófica
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Cavalcante, Maria Eduarda Fonsêca Casara; Valim, Ricardo
    Muitas das vezes, a sabedoria ancestral dos povos indígenas brasileiros é esquecida, juntamente com seus costumes e crenças. Hoje com o acesso à informação se faz necessário considerar que essa forma de transmitir suas artes e seus saberes acontece principalmente com a utilização da Literatura. Objetiva-se neste estudo refletir sobre a importância da poética presente na literatura indígena brasileira contemporânea como forma de quebrar a barreira imposta pelo eurocentrismo. Logo, é uma forma decolonial de mudar o pensamento brasileiro que é baseado no colonialismo, dando a ela uma importância para a contemporaneidade. Por esse motivo, este presente artigo trará como a poética literária indígena brasileira contemporânea pode ser usada como via decolonial filosófica para pensar a realidade a partir de seus próprios problemas.
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    Direitos humanos e decolonialidade epistêmica indígena brasileira contemporânea
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Santos, Cleyton Pereira dos; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
    O presente trabalho objetivou analisar o percurso histórico e filosófico decolonizador do itinerário epistêmico e normativo pelo qual passaram os povos originários desde os primórdios do empreendimento colonial. Observa-se o caminho jurídico progressivo em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e no respaldo jurídico para com suas próprias existências enquanto seres humanos com direitos fundamentais assegurados. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa teórica assentada na leitura e análise de casos da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Constituição Federal de 1988. Valioso contributo para a pesquisa é a leitura e estudo das obras de autores indígenas brasileiros contemporâneos como: Ailton Krenak (2022), Daniel Munduruku (2016), Davi Kopenawa (2015) e Kaká Werá Jecupé (2017) que revelam através de sua difusão prolífico-literária de saberes a voz práxis-política da floresta que clama em preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente e no respeito à diversidade humana. A pesquisa se alicerça ainda a partir dos estudos desenvolvidos pelo pesquisador e Professor Leno Francisco Danner (2021) da Universidade Federal de Rondônia/UNIR que em seus estudos demonstra a atualidade e pertinência destas tradições ancestrais. Conclui-se que os ensinamentos dos povos originários e tudo o que mais venha a constituir suas identidades é digno de respeito e preservação e isso fica explícito quando entidades jurídicas nacionais e internacionais atestam por via de normativas estabelecidas em consenso.
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    Transformação humana na experiência mística: convergências epistêmicas e ontológicas indígenas e ocidentais
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo
    Através de uma pesquisa de cunho teórico, o presente artigo teve por objetivo esclarecer o que é de fato o fenômeno da conversão religiosa e as suas implicações na vida das pessoas. A presente pesquisa procurou ainda de modo claro e objetivo justamente traduzir em palavras acadêmicas não-teológicas essa realidade religiosa da conversão, tão ampla, complexa, mas ao mesmo tempo tão bela e sutil que está presente na sociedade e nas culturas indígenas desde tempos imemoriais. Aliás, ficou claro que de fato este fenômeno pode afetar de forma incisiva a vida de toda e qualquer pessoa que se disponha a trilhar caminhos nunca antes percorridos de sua existência espiritual.
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    Extrativismo na Amazônia integrado à cadeias produtivas sustentáveis: uma revisão
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Silva, Hugo Rodrigues da; Valim, Ricardo
    A Amazônia representa uma das maiores fontes de recursos naturais do mundo, sendo considera da um dos três patrimônios naturais mais importantes do globo. Além de sua riqueza em recursos naturais, a Amazônia também abriga diversos povos indígenas e comunidades tradicionais, que ao longo do tempo aprenderam a conviver com em diversos tipos de ambiente, acumulando vasto conhecimento sobre plantas e sobre o ambiente. Dentre estes temos as comunidades extrativistas, que são comunidades que se mantêm principalmente por meio do extrativismo que corresponde basicamente a uma maneira de produzir bens na qual os recursos são retirados de sua área de ocorrência natural, são exemplos de atividades extrativistas a coleta de produtos, a caça e a pesca. Tais povos residem nas chamadas reservas extrativistas que por definição é uma área de floresta protegida por lei, cedida a populações tradicionais, que se mantêm principalmente por meio da coleta de frutos da mata, borracha, óleos, sementes e derivados. As reservas extrativistas além de garantir o uso sustentável dos recursos naturais, também são de suma importância para proteger os meios de vida e as culturas das populações tradicionais gerando desenvolvimento social e inclusão econômica das populações que vivem dentro ou no entorno dessas áreas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de fazer uma revisão na literatura com o intuito de apontar a importância das comunidades extrativistas para a manutenção da biodiversidade e como integrá-las em processos de produção sustentáveis pode ajudar na realização dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis.
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    A filosofia da educação na formação de engenheiros químicos: uma breve análise teórica
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Almeida, Willians Prestes de; Valim, Ricardo
    A formação de engenheiros químicos exige conhecimentos técnicos sólidos e habilidades críticas e criativas. A Filosofia da Educação questiona e fundamenta abordagens pedagógicas nesse contexto. Objetivando refletir sobre o papel da filosofia da educação e algumas das abordagens pedagógicas na formação de um engenheiro químico, realizou-se uma revisão teórica que concluiu o papel fundamental dessas abordagens ao moldar um profissional de engenharia química mais preparado e ético.
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    Por uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporânea
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Danner, Leno Francisco
    O presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino decolonizador da literatura indígena brasileira contemporânea na difusão e defesa das culturas originárias marcadas pela base epistêmico ancestral da tradição oral. A passagem da oralidade para a literatura, feita por escritores indígenas, revela voz-práxis-política em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e na preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente. A metodologia é pesquisa teórica apoiada na leitura e análise das obras de autores indígenas como: Ailton Krenak (2019) e Davi Kopenawa (2015), conta ainda com o estudo do pesquisador: Leno Francisco Danner (2020). Conclui-se que os ensinamentos da tradição oral encontram espaço na literatura atualizando e disseminando seus saberes produzindo engajamento social, visando transformação de corações e mentes proporcionado pela fixação da palavra falada e escrita na sociedade brasileira contemporânea sobre as questões indígenas.
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    Decolonizando o limiar do futuro
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo
    A todo instante a realidade passa por transformações sejam de ordem natural ou apenas orquestradas pelo próprio ser humano. Os povos indígenas são um caso a ser estudado com a máxima atenção, sobretudo, pelo uso das tecnologias, das artes e da literatura. Sua apropriação destes elementos tem possibilitado a amplificação de suas vozes ancestrais para descolonizar o pensamento em prol do cuidado para com os demais seres da criação. Objetiva-se neste artigo analisar os escritos de autores indígenas brasileiros contemporâneos para encontrar elementos chaves para compreender mais profundamente a dinâmica espiritual e a perspectiva de futuro. Espera-se neste processo compreender a perspectiva de mundo que o pensamento indígena brasileiro contemporâneo pode oferecer para transformar a realidade imanente à luz de uma transcendência segundo suas perspectivas espirituais. Descolonizando o pensamento abrir-se-á novas portas de saberes para a mudança. A metodologia utilizada consiste na leitura e análise de textos de autores indígenas brasileiros contemporâneos tais como: Davi Kopenawa, Kaká Werá Jecupé e Ailton Krenak. A partir desta análise conclui-se que o ser humano ocidental precisa reconectar-se com sua verdadeira essência para que perceba a beleza e riqueza do meio ambiente no qual está imerso. A finalidade disso é se reconhecer parte e não dominador e por isso mesmo criar estratégias para cuidar melhor do ambiente em que vive.
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    O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes; Rodrigues, Marlene
    Depois de muitos séculos os povos originários estão cada vez mais ganhando voz e vez em uma multiplicidade de espaços digitais, estabelecendo novas fronteiras de conexões e de saberes para além do que um dia possa ter sido imaginado. Esses povos têm se dedicado a uma nova forma de demarcação, uma demarcação digital por via dos meios de comunicação. Neste sentido, se torna indispensável que os povos originários busquem fazer a apropriação destes espaços acadêmico-intelectuais para criar novos laços de uma profunda identidade que visa uma virada epistêmica e normativa na sociedade. Superando exatamente aquele modus operandi cognitivo que descarta o pensamento das minorias ancestrais e estabelece como dogma a sua própria autorreferencialidade, com pretensões de universalidade.
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    Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama
    (2024) Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo Alves
    Objetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Também há a perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do projeto Costurando Saberes. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.
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    Metodologias ativas no projeto Demóstenes a arte da oratória para estudantes do IFRO Campus Porto Velho Calama
    (2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
    Após o fechamento das escolas devido à pandemia de Covid-19, o quantitativo de estudantes com dificuldades de comunicação aumentou consideravelmente. Visando auxiliar os estudantes do IFRO Campus Porto Velho Calama a melhor se expressarem e se comunicarem, foi realizado um projeto de oratória no período de junho a novembro do ano de 2022, no qual foi feita uma experiência com o uso de metodologias ativas. Como resultados evidenciou-se que o uso de metodologias ativas na educação profissional tem impactado positivamente no processo de ensino e aprendizagem, ajudando os estudantes a se expressarem de forma mais clara.
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    A queda do céu de Davi kopenawa: descentramento literário, epistêmico, ético, político e religioso
    (2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Danner, Leno Francisco Danner
    O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel desempenhado pela poética na literatura indígena brasileira contemporânea especialmente na obra A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami de Davi Kopenawa e Bruce Albert, como forma de identificar fatores que asseguram e legitimam a resistência às mudanças nocivas para os povos originários bem como a perpetuação de suas epistemologias. A análise desta obra é importante também pelo fato de possibilitar ao leitor o contato com uma espiritualidade ancestral e suas raizes espirituais que além de promover uma experiência com o sagrado autêntico e original permite também a absorção de novos valores. Nota-se nos escritos dos autores indígenas brasileiros contemporâneos, como é o caso de Davi Kopenawa, a sempre presente passagem da sabedoria ancestral proveniente de tempos imemoriais que comunica uma harmonia cósmica da criação em estreita conexão com a apropriação da língua oficial escrita. É preciso destacar ainda que o presente trabalho é componente dos estudos realizados até o presente momento em minha pesquisa sobre filosofia indígena com o tema “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami” no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR e devidamente institucionalizado junto ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama - conforme a homologação 4 do Edital Nº 02/2022/PVCAL - CGAB/IFRO, de 12 de Janeiro de 2022 - edital este de seleção, sem concessão de recursos financeiros e bolsas, destinado à institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea, de mestrado, doutorado e projetos aprovados em editais externos com recurso de agências de fomento.
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    Literatura indígena como via decolonial filosófica contemporânea
    (2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Danner, Leno Francisco
    Notam-se nos escritos dos autores indígenas brasileiros a passagem da sabedoria ancestral, que é proveniente de tempos imemoriais, a qual comunica uma harmonia cósmica da criação em estreita conexão com a apropriação da língua oficial escrita. Essa transição da palavra falada para a palavra escrita repercute na possibilidade do compartilhamento de cosmovisões e transferência de valores para além de suas próprias fronteiras epistêmicas e poéticas naturais, favorecendo a difusão e fixação de saberes por intermédio da escrita. A transcrição destes ensinamentos para a linguagem ocidentalizada revela uma escrita marcada pela voz-práxis autoral que essencialmente é comprometida com a realidade numa perspectiva militante e com ativa voz política em defesa da cultura dos povos originários e da proteção da natureza. O fenômeno dessas vozes da ancestralidade tem despertado ressonâncias em vários campos do conhecimento, sobretudo na educação e filosofia, por ser justamente o fio condutor que remete a uma busca por sabedoria que difere do consagrado modelo metódico ocidental. Neste sentido, o objetivo foi analisar o papel da literatura indígena brasileira contemporânea como forma de identificar fatores que asseguram e legitimam a resistência às mudanças nocivas para os povos originários, bem como contribuir para a valorização e perpetuação de suas epistemologias. As obras analisadas são de autores indígenas brasileiros contemporâneos como: Álvaro Tukano (2014), Ailton Krenak (2018); Daniel Munduruku (2016); Davi Kopenawa (2015); Kaká Werá Jecupé (2017), além do estudo de textos produzidos por pesquisadores acadêmicos como: Julie Dorrico (2020); Leno Francisco Danner (2020) e Fernando Danner (2021). Concluiu-se que estes ensinamentos presentes na dialética da tradição oral dos povos indígenas encontram agora espaço fértil para seu fortalecimento, atualização e perpetuação de sua produção de conhecimento via uma poética que vai além das entrelinhas e que conduz para um engajamento social decolonizador visando transformações sociais em prol dos povos originários e sua subsistência.
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    Filosofia: sua importância no ensino de bacharelado em engenharia química
    (Seven Publicações Acadêmicas, 2024) Menezes, Gabrielly Jacob; Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo Alves
    No presente trabalho, busca-se atentar-se a questões éticas, ambientais, políticas, sociais bem como a funcionalidade da abordagem filosófica para com os discentes de engenharia química e como se relacionam estas áreas no quesito para o qual implica no dia a dia de um engenheiro. Compreender e instigar o pensamento para além dos conceitos teóricos e técnicos verificados durante o período da graduação se fazem pertinentes a fim de compreender a sua relação de exatas e humanas e como isso interfere em nossa sociedade.
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    A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea: reflexos de um pensamento filosófico autêntico e decolonial
    (2022) Valim, Ricardo; Danner, Leno Francisco
    A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea é marcadamente atuante em defesa dos interesses, tradições, línguas e culturas dos povos originários. Essa voz vem ganhando espaços e fomentando laços a partir do entendimento de que para haver mudança é preciso que haja uma comunicação efetiva e afetiva na busca pelo respeito à dignidade intrínseca do ser indígena. Elementos presentes como a poética indígena, por exemplo, com sua transcendência de valores, sua crítica social contundente e indômita, com suas imagens, cores, sons e harmonia com o cosmos revelam a todos as epistemologias outras que destoam do pensamento moderno eurocêntrico, provinciano com pretensões de universalidade. Objetiva-se nesta pesquisa um entendimento sobre este aspecto reflexivo e autêntico de pensar a realidade através da literatura que tem oportunizado um descentramento filosófico, epistêmico e normativo buscando levar ao fim o império hegemônico cognitivo da modernidade. Conclui-se após este percurso decolonial por outros saberes que a produção epistêmica indígena brasileira permite a sobrevivência das culturas originárias com a literatura, arte e de tantas outras formas de manifestações possíveis.