Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

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    Ferramentas de gestão de qualidade na administração da educação pública: um estudo teórico sobre os desafios e as possibilidades
    (2022) Oliveira, Luiz Cassimiro de; Monteiro, Marcelo Camargo; Mesquita, Alan Andrade
    Este trabalho tem a finalidade de discutir as principais questões relacionadas às ferramentas de Gestão de qualidade na Administração da Educação Pública ao perfil do gestor com os servidores das organizações no âmbito das repartições públicas e privadas. Além disso, traz a tona discussões acerca do investimento na gestão de pessoas para que as organizações possam alcançar os objetivos almejados, neste mercado competitivo. Com base na pesquisa realizada, pode-se observar que o novo perfil de gestor requer um profissional que prima pelo coletivo e possui uma liderança compartilhada e servidora além de delegar tarefas e o acompanhamento formal e informal das ações. Além disso, sugere-se a importância da capacitação e treinamentos para gestores e colaboradores no intuito de conhecer as fundamentais ferramentas da qualidade para atingir a eficiência na gestão
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    Gestão organizacional: capacitação de servidores públicos na melhoria da prestação de serviços
    (2022) Pereira, Ana Clara Alves; Alves, Tereza Cristina Cardoso; Mesquita, Alan Andrade
    Este trabalho busca demonstrar a importância da capacitação dos colaboradores, priorizando o treinamento como forma de melhorar o desempenho dos colaboradores, visando a prestação de serviço de qualidade aos cidadãos e resultados positivos para as organizações. Os métodos de pesquisa propositalmente são pesquisa exploratória e bibliográfica. A gestão de pessoal do serviço público caracteriza-se pelo tratamento direcionado ao provimento, manutenção e desenvolvimento do pessoal das organizações públicas, observadas as necessidades e condições de seu ambiente de trabalho, de acordo com os preceitos constitucionais e legais. Portanto, este estudo procura demonstrar, por meio de uma revisão de literatura, como ocorre a gestão e a formação de pessoal na administração pública, o que está vinculado às perspectivas atuais sobre gestão de capacidade no setor público. Nesse contexto, a Constituição de 1988 pode ser vista como um marco legal de extrema importância que iniciou um processo de mudança, principalmente no que se refere à transparência das nomeações públicas, tornando o processo mais profissional e reduzindo significativamente o apadrinhamento e a questão do nepotismo. Também pode ser confirmado que o desenvolvimento de recursos humanos por meio da descentralização dos departamentos de pessoal é extremamente importante para melhorar a prestação de serviços públicos e cursos de treinamento.
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    O marketing como ferramenta na melhoria do serviço público: uma revisão bibliográfica
    (2023) Pessoa, Wanderson Milad; Mesquita, Alan Andrade
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a ferramenta do marketing no serviço público , demonstrar sua necessidade premente de mudanças, haja vista empregar o modelo da administração pública gerencial adotada no Brasil com aspectos visíveis já na década de 90. Esse interesse também tem contagiado as instituições públicas, mesmo que de forma lenta, alguns gestores têm buscado implementar as ferramentas do marketing no momento de desenvolver políticas públicas para a sociedade. Assim, pretendeu-se construir um ensaio teórico expondo algumas questões pertinentes à temática da comunicação e marketing público, com foco na administração pública brasileira. Para tanto, se partiu da seguinte questão de pesquisa: qual o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do setor público? Como objetivo geral buscou-se compreender o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do desempenho do setor público e no desenvolvimento da sociedade. Além disso, o estudo contribui para identificar as inovações da comunicação e marketing no setor público.