Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

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    A educação financeira no processo de ensino da matemática dos jovens do ensino médio
    (2022) Souza, Wanessa Maria Silva; Ferreita Neto, Antonio
    Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de descrever a importância da Matemática como disciplina de aprendizagem desenvolvida conjuntamente com o estudo da Educação Financeira, apresentando a contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio ao associar as noções de Economia com conteúdos de Matemática. Referida prática visa preparar os educandos para o convívio social diante de situações de economia financeira que irão enfrentar, contribuindo, ainda, para uma formação cidadã e crítica, a partir do aprendizado que os auxiliará na conquista da melhoria da qualidade de vida individual e coletiva a que pertencem. Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa documental de natureza qualitativa, obtida por meio de um referencial bibliográfico, que nos possibilitou uma maior dimensão interpretativa quanto aos conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos do ensino médio, a partir da perspectiva da Educação Financeira, promovendo uma melhor compreensão conceitual sobre o tema.
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    Formas de avaliação no ensino remoto
    (2023) Ribeiro, Thamy Santos; Freitas, Sirley Leite
    Avaliar a aprendizagem refere-se ao processo em que a realização e o progresso dos alunos são observados, e é fundamental para o processo de planejamento didático. Mas, evidenciando a vulnerabilidade do ambiente de aprendizagem a interrupções devido a situações de crise, surgiu a pandemia do COVID-19, obrigando mudanças em muitas partes do mundo para “ensinos remotos de emergência” ou “educação remota de emergência”, com o uso majoritário dos métodos online. Essa mudança na forma de ensinar gerou muitas dúvidas e inseguranças, tanto entre os professores quanto entre os alunos, dentre as quais estão: Como avaliar o aprendizado dos estudantes de forma remota? Quais métodos de avaliação o professor pode usar no modo à distância ou virtual? Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar métodos de avaliação pelos quais o professor pode analisar o processo de ensino e aprendizagem em modelos de ensino à distância ou virtual. Os problemas de ensino remoto existentes e inerentes ao nosso sistema de ensino foram sobrepostos aos problemas atuais e inéditos, como indisponibilidade de políticas e diretrizes, além das insuficientes infraestrutura e experiências de professores e de alunos tornaram o desafio mais difícil. Pensando nas formas de se avaliar o processo de ensino e de aprendizado dos alunos, uma série de possibilidades virtuais foram pensadas, como Quiz online, Avaliações de livro aberto para serem feitas em casa, Apresentações ou demonstrações online, Bibliografia comentada, Fichas informativas, ou até mesmo E-portfólios. Entretanto, como as avaliações feitas de modo online são vulneráveis à desonestidade acadêmica, precauções devem ser tomadas para percepções de trapaça não prejudiquem o moral dos alunos – um dos motivos pelos quais as avaliações frequentes em sala de aula são mais eficazes para a retenção do aprendizado do que exames para fazer em casa. Diversas precauções podem ser pensadas, inclusive durante a preparação da avaliação, como fazer perguntas mais conceituais sobre as quais os alunos não possam navegar e encontrar as respostas em várias fontes. Considerando as habilidades e competências exigidos pela Base Nacional Comum Curricular, e adaptando as ferramentas digitais existentes atualmente, o professor deu o seu melhor para atingir seus objetivos educacionais direcionados, obtendo os resultados da aprendizagem remota, usando-os como suporte para adaptar suas metodologias didático-pedagógicas, tornando-as mais eficazes.
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    Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
    (2023) Melo, Elhda Rodrigues; Clemente, Mateus Aparecido
    O mundo tem vivenciado uma evolução contínua no campo da educação, especialmente, na área das tecnologias, as quais têm papel imprescindível no ensino-aprendizagem da Química, visto, que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido essencial para aprimorar o conhecimento nessa área. Logo, é importante o emprego de jogos didáticos para melhorar o ensino de todas as disciplinas, já que essa forma pode dinamizar as práticas profissionais. Atualmente, a necessidade de uma educação mais acessível e dinâmica que vise preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, desse modo, o ensino deve atender também anseios daqueles que circunstancialmente se evadiram da escola devido às dificuldades enfrentadas. Ressalta-se, que o discente presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não dispõe de tempo e base necessária para uma boa aprendizagem do conteúdo, demonstrando sua dificuldade em aprender o que lhe foi proposto. O estudo teve como objetivo abordar a EJA delineando as complexidades e os meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. A metodologia para a fundamentação do trabalho consiste na revisão sistematizada desenvolvida a partir de buscas em bases de dados, dentre as quais destacam-se: o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Empregou-se como as seguintes palavras-chave: ensino de Química, evasão escolar, educação de jovens e adultos, as tecnologias e o ensino da Química. Foram selecionados estudos publicados nos bancos de dados no período de 2005 a 2023. Quanto aos critérios de inclusão na pesquisa, utilizou-se estudos de autores que demonstraram a relevância do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais formas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em Química, especialmente, por meio os jogos didáticos e de equipamentos tecnológicos como: tablets e smartphones. Nesse presságio, selecionou-se 35 artigos e os demais foram excluídos por não apontarem como alguns meios podem facilitar o ensino e aprendizagem da Química.
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    A relevância de uma alfabetização científica que proporcione o desenvolvimento crítico
    (2023) Oliveira, Wagner Batista de; Silva, José de Anchieta Almeida da
    A alfabetização científica contribui para a formação crítica da sociedade. Vive-se em um ambiente de descrédito científico, onde, com base no senso comum são realizadas campanhas de desinformação e desrespeito com o trabalho das Ciências causando prejuízos para a população. Este instrumento tem como objetivo verificar a importância da alfabetização científica como formação crítica. Após a investigação, fica evidente que a alfabetização científica sistemática, ou seja, de forma efetiva, séria, buscando desenvolver-se e adequando-se ao mundo moderno, será fundamental para superar o apagão científico que está instalado nos pensamentos de parte da população.