Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
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Item Matemática: uma análise do ensino de estatística a partir da criação de indicador econômico.(2017) Santos, Nayara Fernanda Nunes dos; Jesus, Sérgio Nunes deO presente trabalho teve como objetivo analisar os preços de material para a construção civil entre as principais lojas do município de Cacoal/RO, que além da coleta dos preços (tijolos, cimento, areia) como suporte para o IGPM no município de Cacoal/RO, também foi comparado os preços entre as principais lojas de material de construção por meio da procura e crescimento urbano, no qual, apresentou a relação de preço e suas variações para o benefício do consumidor cacoalense e expôs como anda o comportamento do preço e a inflação destes produtos, através do ensino de estatística durante as disciplinas de matemática e economia para os alunos do ensino superior. Os métodos utilizados foram a pesquisa quantitativa, que apresentou os números, gráficos e estatística, como também o método comparativo, que permitiu a análise e a copilação dos dados. O artigo alcançou seus objetivos e confirmou a relevância na realização da pesquisa de preço antes de efetuar a compra e principalmente que o consumidor deve se atentar aos resultados gerados pela pesquisa do IGPM de Cacoal/RO, para as tomadas de decisões de consumo ficando sempre atento às variações ocorridas nos itens avaliados que afetam o orçamento final e deve-se sempre procurar o melhor preço. Também foi possível a constatação da existência da variação de preço em um mesmo produto entre várias empresas. Bem como, possibilitou os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil a oportunidade de colocar em prática parte do conhecimento adquirido em sala de aula durante as disciplinas de matemática e economia.Item Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí(2017) Suruí, Nauama dias; Almeida, Edslei Rodrigues deOs povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com anatureza especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, este trabalho objetivou relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Surui possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido o contato com as comunidades não indígenas e com modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permita que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino.Item Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica(2017) Santos, Bruna Siqueira Souza; Deus, Juliano Alves deEste artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana.Item História da Matemática: recurso metodológico para associação de conteúdos Matemáticos.(2018) Klein, Lucas Noel Almeida; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo investigar a história da matemática como metodologia de ensino e como aplicá-la em sala de aula vinculando-a aos conteúdos da disciplina de matemática. O estudo ancora-se em autores com trabalhos direcionados a história da matemática como, Chaquiam (2015), D´Ambrósio (2009), Eves (2011), entre outros estudiosos da referida área e em pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de Cacoal no estado de Rondônia e foi desenvolvida em três etapas sendo elas: Aplicação de questionário destinado aos docentes, aplicação da metodologia história da matemática vinculada aos conteúdos matemáticos envolvendo docente e alunos e por fim a entrevista realizada com o docente para verificar a eficácia da metodologia. Concluímos que a pesquisa alcançou seu objetivo antes traçado, pois a metodologia que foi aplicada foi bem avaliada, conforme evidenciado na entrevista concedida pelo professor participante do estudo.Item Jogos didáticos: recurso alternativo no ensino da Matemática(2018) Feitosa, Rahuana Martins; Milani, Samanta MargaridaA aprendizagem matemática sempre enfrentou dificuldades com relação à assimilação de seus conceitos em sala de aula, pois alguns alunos não se sentem motivados a aprender matemática pelos métodos convencionais. No intuito de mudar este cenário, é que se propõe a utilização de metodologias alternativas, como a utilização de jogos didáticos. Esta proposta visa, mudar a forma de aprendizagem do aluno, que terá interesse em desenvolver os conceitos apresentados. Pensando nisso, é que se propôs neste artigo a utilização de jogos pedagógicos como recurso aos educadores no desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos. Com objetivo de apresentar o jogo didático como instrumento facilitador na aprendizagem e diferencial metodológicos de ensino é que se trabalhou a construção do estudo. A partir da proposta e das discussões apresentadas levou à conclusão de que a metodologia desenvolvida a partir da utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem da matemática.Item A utilização do Software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de funções de 1º e 2º graus em uma escola do município de Cacaol/RO(2018) Soares, Hellen Selhorst; Almeida, Adilson Miranda de; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo visa apresentar a utilização do software Geogebra na matemática com os alunos do Ensino Fundamental II no município de Cacoal, Rondônia. O trabalho teve como objetivo incentivar o uso de softwares como auxilio no processo de ensino-aprendizagem na matemática evidenciando a necessidade de manter-se sempre atualizado e estar se adequando às novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade da educação. Por meio de revisões bibliográficas e de estudo em campo, o trabalho consistiu em levar os alunos para o laboratório de informática e realizar tarefas com o uso do Geogebra, relacionando os gráficos com suas respectivas funções, criando debates e registrando observações para o estudo coletivo numa perspectiva dinâmica, lúdica e criativa de se aprender. Com o estudo foi possível trabalhar as ideias e criar uma grande repercussão quanto ao uso de softwares como auxilio didático.Item Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia(2018) Dias, Chicoepab Suruí; Jesus, Sérgio Nunes deO presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.Item Inclusão escolar: as perspectivas de aprendizagem dos alunos surdos da rede pública de ensino (escola indígena “a”, Cacoal - Rondônia(2018) Fêba, Andreia Fernanda; Freitas, Sirley LeiteEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, acerca da inclusão escolar na perspectiva de aprendizagem de alunos indígenas surdos em Escola Indígena. Para seu desenvolvimento, levando-se em consideração a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como língua e assegura aos brasileiros surdos sua identidade cultural própria. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a inclusão dos alunos surdos indígenas na rede pública de ensino, suas dificuldades, relatar a realidade e as perspectivas com relação à aprendizagem. Assim, no primeiro momento com a finalidade de dar suporte à pesquisa, buscamos conceituar a inclusão dos alunos surdos; identificar as principais dificuldades e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos indígenas. É direito de todos com alguma deficiência ou não, que tenham os mesmos direitos e possibilidades, em qualquer ambiente, ainda no caso do aluno indígena, devem preservar sua cultura, variação linguística intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. Verificou-se a desatenção dos órgãos que deveriam zelar e fiscalizar a educação indígena. Já nas questões que envolvem as dificuldades e perspectivas dos alunos indígenas surdos, caminham juntas, pois toda dificuldade, seja no corpo docente adequado ou variação linguística, interferem diretamente nas possibilidades que este indivíduo terá no decorrer de sua jornada.Item Aprendendo e ensinando Matemática por meio de jogos: da geometria escolar à geometria do cotidiano(2018) Rochinski, Sueli Alves; Almeida, Adilson Miranda deEste artigo traz algumas contribuições sobre a utilização de jogos como uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática, tão temida pelos estudantes do Ensino Fundamental II. Analisamos algumas publicações de práticas desenvolvidas em sala de aula onde os jogos foram utilizados como um recurso auxiliar para o ensino e aprendizagem de Matemática. Verificamos possíveis benefícios e alguns desafios enfrentados pelos professores na utilização dessa metodologia como recurso. Apresenta, ainda, observações sobre o desenvolvimento do projeto interdisciplinar “Explorando o meio em que vivo” desenvolvido na Escola Graciliano Ramos, no município de Cacoal-Rondônia. O referido projeto traz como recurso de ensino o jogo Minecraft. As contribuições aqui descritas limitam- se ao uso no ensino de Matemática.Item Programa de internacionalização em Portugal: pesquisa em aula de Matemática(2018) Ninke, Angélica; Freitas, Sirley LeiteEste estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática - GPEFACIM - IFRO. Tal pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisar metodologias diferenciadas para o ensino da matemática. Durante o desenvolvimento da pesquisa uma das pesquisadoras foi selecionada para participar do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Com isso, decidiu-se que parte da pesquisa seria desenvolvida em Portugal. A mobilidade estudantil foi realizada num período de três meses em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Com as disponibilidades lá encontradas, desenvolveu-se o estudocomo1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Neste artigo daremos ênfase a uma parte da investigação realizada em Portugal, contemplando dois objetivos: identificar os tipos de tarefas desenvolvidas no ensino e aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo, e indicar linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da matemática nos níveis elementares. Para a coleta de dados centramo-nos nas entrevistas realizadas com quatro professores de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Portugal.Item O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)(2018) Domingues, Silvia Pereira; Pinheiro, Aline Gomes LopesA EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.Item O uso de drogas nas escolas: papel da escola e da polícia como forma de prevenção em Cacoal/RO(2018) Fracalossi, Thaila Fernanda; Santos, Tiago Roberto SilvaO uso de drogas por adolescentes e jovens é um grande problema social. Diante de tal situação, o poder público possui importante papel, com o poder policial na orientação e repressão, e das escolas na conscientização. Assim, essa pesquisa objetiva identificar as ações públicas em torno da coibição ao uso de drogas por parte de alunos da educação básica em algumas escolas no município de Cacoal/RO. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas com representantes da polícia civil e militar de Cacoal, além de entrevista em escolas, para identificar as principais ações realizadas por essas nesse processode orientação em relação ao uso de drogas. Também promovemos a realização de uma palestra em uma escola, como forma de contribuir na demonstração dos malefícios resultantes do uso de drogas. Como resultado, identificamos que atualmente a polícia militar tem contribuído na conscientização juntamente com as escolas através do PROERD, além de entendermos ser importante o trabalho interdisciplinar nas escolas, contribuindo para a formação cidadã e consciente dos malefícios causados pelas drogas, tanto lícitas, como ilícitas.Item Educação Matemática: a importância dos jogos(2018) Araújo, Adrisele Gomes; Freitas, Sirley LeiteO presente estudo tem por objetivo analisar a importância da utilização dos jogos como recurso pedagógico na educação matemática, sob a visão de docentes que atuam na área de Matemática. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em estudo bibliográfico e dados colhidos com a aplicação de um formulário via Google junto a professores que atuam com a disciplina de Matemática. O questionário continha cinco questões abordando a temática jogos no processo ensino-aprendizagem, jogos matemáticos como recurso didático e os benefícios da utilização de tal metodologia. Após a pesquisa conclui-se o quão importante uma metodologia que utiliza jogos como recurso pedagógico se faz para o ensino, pois é uma alternativa para inovar a educação excluindo a concepção do modelo tradicional, possibilitando uma aprendizagem significativa desde que seja aplicada de maneira apropriada e planejada, assim promovendo o desenvolvimento e habilidades nos discentes.Item As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO(2019) Souza, Geisi Kerlly Florentina; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.Item As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento(2019) Santos, Fabíola Silva; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.Item Apresentação de atividades práticas que contribuem para o ensino de genética no ensino médio(2019) Liebmann, Simone Ponath; Almeida, Edslei Rodrigues deGeralmente o ensino de Genética no ensino médio ainda é voltado para a didática de conteúdo esquecendo-se de relacionar o cotidiano dos alunos com a Ciência, o que provoca uma dificuldade e desmotivação para o ensino e aprendizagem. Isso demanda que a forma de abordar os conteúdos de Genética seja complementada com atividades práticas que facilitam o entendimento do conteúdo e envolva as vivências desse estudante tornando um aprendizado prazeroso e não apenas a memorização do conteúdo explicado pelo professor. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão e apresentação das principais práticas, encontradas em publicações em periódicos da área do ensino e da educação, elaboradas com material de baixo custo e acessível, que contribuem com o ensino e aprendizagem de Genética que foram realizadas com estudantes do ensino médio. Pois as atividades práticas despertam a curiosidade do estudante pelo conhecimento tornando-os protagonistas da sua vida e portanto da sua aprendizagem, além de favorecer para que sejam jovens autônomos para fazerem suas escolhas. E também solidários com o próximo, pois entendem que existem diferenças que são explicadas pela Biologia como a hereditariedade e as alterações genéticas e assim acabam se tornando jovens competentes para resolverem e mediarem questões sociais.Item O ensino de Química no 9º ano do ensino fundamental: construção de um laboratório móvel para realizar aulas experimentais com materiais alternativos(2019) Estok, Angélica Fernandes; Pinheiro, Aline Gomes LopesDiante da situação, na qual há uma defasagem de laboratórios adequados com reagentes, equipamentos e vidrarias para serem utilizados nas aulas experimentais em escolas públicas brasileiras, a intenção deste trabalho foi construir um laboratório móvel para realizar práticas simples, com materiais alternativos de baixo custo, durante aulas experimentais direcionada aos conteúdos relacionados a química do 9º ano do Ensino Fundamental. Apesar da experimentação ser vista como desencadeadora do processo de aprendizagem, contudo existe uma enorme resistência por parte dos professores da Educação Básica de adotarem esta metodologia e dentre vários motivos alegam a falta de laboratórios. O laboratório móvel de química elaborado trata-se de um compartimento fácil manuseio, os reagentes e materiais podem ser guardados dentro do compartimento e os experimentos podem ser realizados sobre ele, atuando como uma de bancada, apresenta bordas elevadas com o propósito de evitar possíveis quedas dos materiais. Ideal para professores que alegam motivos como falta de laboratório e turmas numerosas, para não realizarem aulas experimentais no 9º ano.Item Modelagem Matemática no desperdício de água: lições de Matemática e cidadania(2019) Oliveira, Gideão Rocha de; Chaves, Agmar Aparecido FélixO presente artigo possui o propósito de explorar a modelagem matemática no desperdício de água, utilizando-a como ferramenta de conscientização no âmbito da sala de aula. Atividades comuns executadas pelas pessoas durante o dia a dia, como lavar as mãos, dar descarga e tomar banho podem passar despercebidas, porém essas atividades podem gerar um grande consumo de água se executadas de forma inadequada e com grande frequência. Esse desperdício de água não é contabilizado ou analisado pela sociedade comum, podendo gerar problemas em algumas situações como a falta da mesma. Em decorrência disso, a pesquisa busca apresentar a importância de trabalhar, questões como desperdício da água utilizando a modelagem matemática. Desta forma a elaboração de atividades que envolvam expressões matemáticas podem ser aplicadas em sala, de forma prática utilizando o consumo de água presentes nas residências, trazendo a reflexão aos alunos sobre o consumo de água, instigando o ensino crítico no âmbito da cidadania concomitante com a conscientização.Item Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal(2019) Souza, Angela Maria Santos de; Jesus, Sérgio Nunes deO presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada.Item Tendências tecnológicas no ensino médio: o uso de tecnologias no ensino em Físíca(2019) Rodrigues, Dioniton da Silva; Deus, Juliano Alves deA tecnologia tem sido muito importante para a sociedade atual. Ela disponibiliza vários recursos em diversas áreas. Na educação, além de contribuir com ferramentas eletrônicas, o computador e a internet constituem um importante recurso apresentando plataformas, softwares e outros aplicativos de forma gratuíta, que podem subdisiar o ensino da física no ensino médio. Isto possibilita aos professores novas metodologias e mecanismos para aprimorar as aulas, tornando-as mais interessantes, atrativas, e melhorando o ensino/aprendizagem, mesmo quando a instituição educacional não oferece um laboratório de Informática ou laboratório de Física na sua estrutura organizacional. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas interfaces tecnológicas disponíveis de formas gratuitas que tragam vantagens para as escolas. Esta proposta em particular se aplica à Escola Nilo Coelho, localizada no município de Ministro Andreazza – RO. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi com base em pesquisa bibliográfica e aplicação de um instrumento de coleta de dados em relação a infraestrutura da escola, organização escolar; corpo pedagógico, corpo docente. Como resultado, espera-se mostrar opções tecnológicas que possam ser utilizadas e adaptadas pela escola.