Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    Estratégias inovadoras de ensino: um recorte sobre as metodologias ativas aplicadas na formação técnica profissionalizante
    (2020) Pinheiro, Cleicione Barbosa Souza; Brito, Edmilson Maria de
    O presente trabalho busca apresentar uma discussão acerca de metodologias inovadoras de ensino, utilizadas frente aos novos desafios da educação técnica profissional. Nesse intuito são discutidos alguns exemplos de metodologias ativas, ou ainda conceituadas por outros autores como participativas, que colocam o aluno no centro dos processos de aprendizagem e geração do conhecimento, empoderando o mesmo de senso crítico, auto avaliativo de seu próprio processo de ensino, dando base para a formação de um profissional dinâmico que atenda às necessidades do mercado de trabalho atual. Em seus aspectos metodológicos, o trabalho configura-se como sendo uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando-se do método dedutivo. Partindo da análise de diversos autores obtêm-se discussões que trazem a necessidade de mudança dos métodos de ensino-aprendizagem para o mundo do trabalho, tendo em vista as novas necessidades de habilidades e competências requeridas. São destacadas as vantagens do uso de algumas metodologias ativas que fazem frente às metodologias tradicionais de ensino. As discussões voltam-se ainda para os entraves e desafios que devem ser superados para o sucesso da aplicação dessa mudança metodológica de ensino, destacando a importância do entendimento da necessidade de mudança dos papéis de docente e aluno, e sobre o fomento das instituições pela busca da atualização e melhoria da eficácia e eficiência dos métodos de ensino.
  • Item
    Educação Matemática: a importância dos jogos
    (2018) Araújo, Adrisele Gomes; Freitas, Sirley Leite
    O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da utilização dos jogos como recurso pedagógico na educação matemática, sob a visão de docentes que atuam na área de Matemática. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em estudo bibliográfico e dados colhidos com a aplicação de um formulário via Google junto a professores que atuam com a disciplina de Matemática. O questionário continha cinco questões abordando a temática jogos no processo ensino-aprendizagem, jogos matemáticos como recurso didático e os benefícios da utilização de tal metodologia. Após a pesquisa conclui-se o quão importante uma metodologia que utiliza jogos como recurso pedagógico se faz para o ensino, pois é uma alternativa para inovar a educação excluindo a concepção do modelo tradicional, possibilitando uma aprendizagem significativa desde que seja aplicada de maneira apropriada e planejada, assim promovendo o desenvolvimento e habilidades nos discentes.
  • Item
    Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios
    (2020) Mateus, Fernando Henrique; Ferreira Neto, Antônio
    O presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.
  • Item
    Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal
    (2019) Souza, Angela Maria Santos de; Jesus, Sérgio Nunes de
    O presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada.
  • Item
    Educação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - Rondônia
    (2018) Dias, Chicoepab Suruí; Jesus, Sérgio Nunes de
    O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.
  • Item
    Kham academy: uma análise das aplicações no ensino de Matemática
    (2020) Souza, Romário Lopes de; Pereira, Maily Marques
    Ao utilizar a tecnologia como um meio didático, o resultado obtido pode ser surpreendente desde que os recursos aplicados e as metodologias utilizadas estejam compreendidas em um contexto que as torne um meio único, ou seja estarão reunidos aplicabilidade, usabilidade e objetivos em um só, bastando somente utilizá-los. Com base nestas premissas torna-se importante deixar uma visão diferente sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagemem se tratando do uso das tecnologias educacionais. Buscando maneiras para tornar o ensino mais agradavél e produtivo, e com objetivo de obter maior entendimento com relação aos diferentes problemas que fazem com que a tecnologia seja tão pouco explorada em uma área que é possível conseguir tanto destaque e benefícios, vimos ao analisar uma grande plataforma de ensino digital chamada Khan Academy, que podemos ver os resultados obtidos em diferentes aplicações que a utilizam, nas aulas em especialmente de matemática, bem como nas formações de professores.
  • Item
    Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química
    (2019) Ferreira, Raquel Duarte; Espirito Santo, Joelson Barral do
    A procura por metodologias que contribuam com ensino e aprendizagem é uma busca incessante daqueles que acreditam que a educação seja a ferramenta chave para o desenvolvimento do indivíduo. A música se apresenta como uma opção para desenvolver o aluno de forma lúdica e satisfatória, pois, além de dinamizar as aulas, que mostre a utilização na metodologia no Brasil, bem como sua aplicabilidade e nível de contribuição aos alunos, pois não exige muitos recursos financeiros e colabora com a fixação do conteúdo. O presente trabalho tem a finalidade de averiguar a partir de uma revisão bibliográfica se esta técnica é utilizada no Brasil, se a mesma é aplicável e contribui de fato para que os alunos compreendam o conteúdo.
  • Item
    Matemática: atividades práticas e materiais concretos no ensino da geometria na escola Nilo Coelho de Ministro Andreazza/RO
    (2019) Freitas, Lilian Kelly Santos de; Dias, Eder Regiolli
    O artigo aborda sobre a utilização de materiais concretos para o ensino dos discentes, principalmente quando se trata da parte geométrica e também sobre a(s) dificuldade(s) dos profissionais de séries iniciais e/ou formação específica ao trabalharem com este tema em sala de aula. Trata de relatos sobre a utilização desses materiais concretos durante o processo de ensino-aprendizagem sobre os conteúdos matemáticos e faz análise comparativa através de observações e experiências realizadas numa escola de Ministro Andreazza/RO, trazendo sobre o que a literatura intitula como correto e o que é realmente praticado nesta escola.
  • Item
    Matemática: uma análise do ensino de estatística a partir da criação de indicador econômico.
    (2017) Santos, Nayara Fernanda Nunes dos; Jesus, Sérgio Nunes de
    O presente trabalho teve como objetivo analisar os preços de material para a construção civil entre as principais lojas do município de Cacoal/RO, que além da coleta dos preços (tijolos, cimento, areia) como suporte para o IGPM no município de Cacoal/RO, também foi comparado os preços entre as principais lojas de material de construção por meio da procura e crescimento urbano, no qual, apresentou a relação de preço e suas variações para o benefício do consumidor cacoalense e expôs como anda o comportamento do preço e a inflação destes produtos, através do ensino de estatística durante as disciplinas de matemática e economia para os alunos do ensino superior. Os métodos utilizados foram a pesquisa quantitativa, que apresentou os números, gráficos e estatística, como também o método comparativo, que permitiu a análise e a copilação dos dados. O artigo alcançou seus objetivos e confirmou a relevância na realização da pesquisa de preço antes de efetuar a compra e principalmente que o consumidor deve se atentar aos resultados gerados pela pesquisa do IGPM de Cacoal/RO, para as tomadas de decisões de consumo ficando sempre atento às variações ocorridas nos itens avaliados que afetam o orçamento final e deve-se sempre procurar o melhor preço. Também foi possível a constatação da existência da variação de preço em um mesmo produto entre várias empresas. Bem como, possibilitou os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil a oportunidade de colocar em prática parte do conhecimento adquirido em sala de aula durante as disciplinas de matemática e economia.
  • Item
    Matemática e música: construindo significados de forma interdisciplinar
    (2019) Lira, Jamylie Pacheco de; Freitas, Sirley Leite
    O estudo trata-se de uma análise da matemática e da música no contexto educacional, que busca significar o processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da música, buscando proporcionar um ambiente interdisciplinar e motivador. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que analisa trabalhos de diferentes autores abordando contextualizações ligadas ao ensino da matemática, investigação da música no ensino, a interdisciplinaridade e a construção dos significados, tendo como exemplos projetos aplicados dentro e fora do Brasil. O estudo demonstra que a relação matemática e música traz inúmeros benefícios, pois é uma alternativa interdisciplinar e busca benefício para ambas as partes. Após a pesquisa conclui-se que é necessário mais valorização, do tema em tela, por parte da escola, pois possibilita reorganizar as estratégias educacionais e desenvolver um ambiente educacional mais prazeroso e diversificado, além de promover o desenvolvimento de competências cognitivas múltiplas.
  • Item
    As avaliação da aprendizagem Matemática: uma nova oportunidade para a construção do conhecimento
    (2019) Santos, Fabíola Silva; Freitas, Sirley Leite
    A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a conceituação da avaliação da aprendizagem Matemática e estratégias/métodos que possibilitam o exercício da avaliação como parte do processo de aprendizagem. Para tanto buscou-se primeiramente, por meio da pesquisa bibliográfica, desvincular o significado da avaliação do significado da prova objetiva e conceituar o termo avaliação da aprendizagem. Em seguida abordamos o princípio da avaliação formativa para apresentar três métodos de verificação da aprendizagem, que utilizam a escrita como estratégia avaliativa, como propostas para o trabalho docente, sendo eles: o relatório escrito, o portefólio e o mapa conceitual. Por fim apresentamos uma pesquisa informal feita com professores de Matemática, na qual buscou-se verificar opiniões em relação a importância da avaliação para o processo de aprendizagem da Matemática. Concluiu-se com o estudo que a avaliação ainda é entendida como momento em que medimos o conhecimento do aluno e que para o ensino de Matemática é importante considerarmos o processo da avaliação como uma oportunidade para a construção do conhecimento.
  • Item
    Modelagem matemática e resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino e aprendizagem da matemática
    (2020) Silva, Rosilene Ribeiro da; Ferreira Neto, Antônio
    Este artigo tem como finalidade expor novas ideias pedagógicas e metodológicas sobre Resolução de Problemas matemáticos. A forma como se aplica o ensino da matemática está sendo um dos maiores desafios postos na atualidade. A proposta ao leitor é trazer, com uma linguagem simples, uma visão mais objetiva de ensino-aprendizagem, apresentando elementos que contribuam para a construção metodológica da matemática. Muitas vezes, a Modelagem Matemática é conceituada, em termos genéricos, como a aplicação de matemática em outras áreas do conhecimento, dessa forma, esse método é um grande ‘guarda-chuva’, onde cabe quase tudo. Com isso, existe a necessidade de se ter fronteiras claras sobre o que chamamos de Modelagem Matemática e como a sua junção com a Resolução de Problemas fornece um recurso metodológico de ensino mais significativo aos educandos.
  • Item
    Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica
    (2017) Santos, Bruna Siqueira Souza; Deus, Juliano Alves de
    Este artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana.
  • Item
    O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)
    (2018) Domingues, Silvia Pereira; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    A EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.
  • Item
    O ensino de Química no 9º ano do ensino fundamental: construção de um laboratório móvel para realizar aulas experimentais com materiais alternativos
    (2019) Estok, Angélica Fernandes; Pinheiro, Aline Gomes Lopes
    Diante da situação, na qual há uma defasagem de laboratórios adequados com reagentes, equipamentos e vidrarias para serem utilizados nas aulas experimentais em escolas públicas brasileiras, a intenção deste trabalho foi construir um laboratório móvel para realizar práticas simples, com materiais alternativos de baixo custo, durante aulas experimentais direcionada aos conteúdos relacionados a química do 9º ano do Ensino Fundamental. Apesar da experimentação ser vista como desencadeadora do processo de aprendizagem, contudo existe uma enorme resistência por parte dos professores da Educação Básica de adotarem esta metodologia e dentre vários motivos alegam a falta de laboratórios. O laboratório móvel de química elaborado trata-se de um compartimento fácil manuseio, os reagentes e materiais podem ser guardados dentro do compartimento e os experimentos podem ser realizados sobre ele, atuando como uma de bancada, apresenta bordas elevadas com o propósito de evitar possíveis quedas dos materiais. Ideal para professores que alegam motivos como falta de laboratório e turmas numerosas, para não realizarem aulas experimentais no 9º ano.
  • Item
    O uso de drogas nas escolas: papel da escola e da polícia como forma de prevenção em Cacoal/RO
    (2018) Fracalossi, Thaila Fernanda; Santos, Tiago Roberto Silva
    O uso de drogas por adolescentes e jovens é um grande problema social. Diante de tal situação, o poder público possui importante papel, com o poder policial na orientação e repressão, e das escolas na conscientização. Assim, essa pesquisa objetiva identificar as ações públicas em torno da coibição ao uso de drogas por parte de alunos da educação básica em algumas escolas no município de Cacoal/RO. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas com representantes da polícia civil e militar de Cacoal, além de entrevista em escolas, para identificar as principais ações realizadas por essas nesse processode orientação em relação ao uso de drogas. Também promovemos a realização de uma palestra em uma escola, como forma de contribuir na demonstração dos malefícios resultantes do uso de drogas. Como resultado, identificamos que atualmente a polícia militar tem contribuído na conscientização juntamente com as escolas através do PROERD, além de entendermos ser importante o trabalho interdisciplinar nas escolas, contribuindo para a formação cidadã e consciente dos malefícios causados pelas drogas, tanto lícitas, como ilícitas.
  • Item
    Modelagem Matemática no desperdício de água: lições de Matemática e cidadania
    (2019) Oliveira, Gideão Rocha de; Chaves, Agmar Aparecido Félix
    O presente artigo possui o propósito de explorar a modelagem matemática no desperdício de água, utilizando-a como ferramenta de conscientização no âmbito da sala de aula. Atividades comuns executadas pelas pessoas durante o dia a dia, como lavar as mãos, dar descarga e tomar banho podem passar despercebidas, porém essas atividades podem gerar um grande consumo de água se executadas de forma inadequada e com grande frequência. Esse desperdício de água não é contabilizado ou analisado pela sociedade comum, podendo gerar problemas em algumas situações como a falta da mesma. Em decorrência disso, a pesquisa busca apresentar a importância de trabalhar, questões como desperdício da água utilizando a modelagem matemática. Desta forma a elaboração de atividades que envolvam expressões matemáticas podem ser aplicadas em sala, de forma prática utilizando o consumo de água presentes nas residências, trazendo a reflexão aos alunos sobre o consumo de água, instigando o ensino crítico no âmbito da cidadania concomitante com a conscientização.
  • Item
    As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO
    (2019) Souza, Geisi Kerlly Florentina; Barboza, Claudemir Miranda
    O presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.
  • Item
    As estratégias de suporte pedagógico no ensino fundamental para a educação matemática: à criança com Transtorno do Espectro Autista
    (2020) Silva, Tayná Paula Santos de Jesus; Jesus, Sérgio Nunes de
    A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica da escola regular requer reflexões, uma vez que se torna necessário proporcionar aos alunos além da socialização, o aprendizado acadêmico, fator que requer ações direcionadas a minimizar os comprometimentos de aprendizagem associados à comunicação, comportamento e à interação social. Esta pesquisa teve como objetivo abordar sobre a importância do uso de estratégias pedagógicas para a educação matemática no ensino fundamental aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). A metodologia aplicada no desenvolvimento do respectivo trabalho foi à abordagem qualitativa, de carácter exploratório e descritivo, sendo utilizada a investigação bibliográfica. Com o uso de estratégias e planejamento para o ensino da matemática ao aluno autista, os resultados são satisfatório.
  • Item
    Apresentação de atividades práticas que contribuem para o ensino de genética no ensino médio
    (2019) Liebmann, Simone Ponath; Almeida, Edslei Rodrigues de
    Geralmente o ensino de Genética no ensino médio ainda é voltado para a didática de conteúdo esquecendo-se de relacionar o cotidiano dos alunos com a Ciência, o que provoca uma dificuldade e desmotivação para o ensino e aprendizagem. Isso demanda que a forma de abordar os conteúdos de Genética seja complementada com atividades práticas que facilitam o entendimento do conteúdo e envolva as vivências desse estudante tornando um aprendizado prazeroso e não apenas a memorização do conteúdo explicado pelo professor. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão e apresentação das principais práticas, encontradas em publicações em periódicos da área do ensino e da educação, elaboradas com material de baixo custo e acessível, que contribuem com o ensino e aprendizagem de Genética que foram realizadas com estudantes do ensino médio. Pois as atividades práticas despertam a curiosidade do estudante pelo conhecimento tornando-os protagonistas da sua vida e portanto da sua aprendizagem, além de favorecer para que sejam jovens autônomos para fazerem suas escolhas. E também solidários com o próximo, pois entendem que existem diferenças que são explicadas pela Biologia como a hereditariedade e as alterações genéticas e assim acabam se tornando jovens competentes para resolverem e mediarem questões sociais.