Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/638
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Item type: Item , A Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Curso de Pedagogia EAD do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Zona Norte: A perspectiva de graduandos sobre as bases conceituais da EPT(2025) Fernandes, Cleice Teixeira; Pereira, AguinaldoO presente trabalho tem como tema a formação dos alunos do curso de Pedagogia EAD e a percepção que esses têm de sua formação com base na categoria mundo do trabalho. O objetivo geral é investigar qual a percepção dos graduandos do curso de Pedagogia-EAD do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho/Zona Norte acerca de sua formação. Tendo como referencial autores que atuam sob uma perspectiva da Pedagogia Contra Hegemônica, pautada na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (PH) de Dermerval Saviani, parte-se do entendimento que a formação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deve ter como fundamento as bases conceituais da EPT, na perspectiva contra hegemônica que defende a formação ominilateral e politécnica, visando a formação integral do sujeito, abrangendo todas as dimensões da vida humana - ciência, trabalho e cultura. Assim, a investigação aconteceu no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, a partir da identificação que os alunos do curso possuem das categorias que são bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. No sentido apresentado, a pesquisa apresenta-se como de abordagem qualitativa; quanto aos meios, foi realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa documental e a aplicação de um questionário; para analisar os dados levantados, será utilizado o método da Análise de Conteúdo de Bardin, e como resultados da análise chegamos a duas categorias. Na primeira categoria, intitulada “Formação para o mercado de trabalho”, tratamos como parte dos alunos percebem a sua formação sob uma perspectiva do preparo da mão de obra, na segunda, intitulada “Formação Omnilateral” destacamos como alguns participantes compreendem que sua formação tem como objetivo substancial a formação do sujeito em todas as suas dimensões. Percebemos que ainda há uma contradição na percepção dos alunos acerca de sua formação, fruto também da divisão social do trabalho. Concluímos que mesmo a formação acontecendo dentro de um Instituto Federal, ainda é necessário buscar meios de esclarecer desde o início da formação desses alunos quais as bases que fundamentam a EPT. A pesquisa buscou contribuir com uma reflexão crítica, levando a um entendimento de uma formação a partir dos conceitos basilares da EPT, na perspectiva de uma formação integral do sujeito, e a partir da construção desse conhecimento, elaborar um Caderno de Apoio que possa ser uma ferramenta de contribuição sobre a discussão a respeito da temática.Item type: Item , A geografia da Amazônia rondoniense em uma perspectiva decolonial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(2025) França, Luciano Ferreira; Felzke, Lediane FaniO presente estudo, vinculado ao ProfEPT, tem como objetivo inserir a Geografia da Amazônia rondoniense nos currículos da EPT em uma perspectiva decolonial, propondo práticas pedagógicas que superem a lógica fragmentada e instrumental voltada unicamente ao mercado de trabalho. Desenvolvida no IFRO – Campus Ji-Paraná, a pesquisa qualitativa de natureza participante envolveu 12 estudantes do curso técnico integrado em Informática, ao longo de cinco encontros (quatro presenciais e um on-line). O método empregado para geração de dados foi por meio de pesquisa participante com rodas de conversa. Além disso, utilizou-se a ferramenta KWHL e oficina de produção colaborativa de materiais digitais. O produto educacional resultante, intitulado Proposta para uma Abordagem do Ensino de Geografia da Amazônia Rondoniense em uma Perspectiva Decolonial no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), configurou-se como um repositório digital de caráter didático e crítico, reunindo produções audiovisuais e produções bibliográficas existentes sobre a temática da Geografia da Amazônia rondoniense. Os resultados evidenciaram a valorização dos saberes locais, o fortalecimento do protagonismo dos sujeitos e o reconhecimento da Amazônia não apenas como recurso econômico, mas como território vivo de memórias, resistências e múltiplas racionalidades. Constatou-se que a metodologia aplicada contribuiu para o engajamento dos estudantes, estimulando uma leitura crítica do espaço geográfico e a integração de diferentes linguagens no processo formativo. Conclui-se que o trabalho apresenta originalidade ao inserir a perspectiva decolonial no Ensino de Geografia da Amazônia rondoniense no contexto da EPT, ao mesmo tempo em que fornece subsídios replicáveis. O valor da proposta reside na possibilidade de articular a produção acadêmica com práticas educativas concretas, reforçando o papel do produto educacional como instrumento de transformação pedagógica e social no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.Item type: Item , Interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica: a experiência Indígena no Instituto Federal de Rondônia(2025) Rocha, Thiago Rodrigues da; Felzke, Lediane FaniEsta pesquisa aborda a interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como foco a experiência de estudantes indígenas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O objetivo foi analisar como a interculturalidade crítica é prevista e efetivada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e na prática educacional, considerando especialmente a permanência e o êxito desses estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise documental de cinco PPCs destinados a povos indígenas nos Institutos Federais do Acre, Amazonas e Roraima, além de entrevistas semiestruturadas com egressos indígenas dos campi Cacoal e Colorado do Oeste/IFRO. Os resultados indicam que, embora os PPCs reconheçam a importância da interculturalidade, persistem desafios relacionados à formação docente, metodologias de ensino, apoio institucional e barreiras socioeconômicas, que influenciam diretamente a permanência dos estudantes. Diante dos dados gerados, aqui se considera que a promoção de uma educação intercultural crítica exige ações articuladas entre políticas de inclusão, práticas pedagógicas contextualizadas e participação ativa das comunidades indígenas. Como contribuição prática, apresenta-se um subsídio para a elaboração de currículos interculturais, visando fortalecer a permanência e o sucesso escolar de estudantes indígenas na EPT.Item type: Item , Letramento racial na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia(2025) Vieira, Margarete da Silva; Syryczyk, Edilberto FernandesO racismo constitui uma barreira estrutural que impacta fortemente o campo educacional, desafiando a construção de uma sociedade justa e igualitária. Esta dissertação buscou responder ao problema: como o letramento racial, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pode contribuir para a formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI)? A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter de pesquisa-ação, envolveu questionários e a análise de vídeos produzidos pelos próprios estudantes sobre situações cotidianas de racismo. O estudo fundamentou-se em autores como Munanga (2005, 2016), Gomes (2019), Ribeiro (2019), Hooks (2017, 2021), Saviani (2007) e Pinheiro (2024), que discutem racismo estrutural, relações étnico-raciais, feminismo preto, pedagogia da liberdade e educação antirracista. Os resultados apontaram que, embora o conceito de letramento racial ainda seja pouco conhecido formalmente, há ampla percepção das desigualdades raciais e reconhecimento da importância de abordá-las no espaço escolar. O produto educacional — um documentário educativo — contribuiu para fomentar reflexões críticas, fortalecer práticas pedagógicas antirracistas e ampliar a formação humana integral.Item type: Item , Representações sociais de alunos com TEA sobre a inclusão no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRO, campus Porto Velho Calama(2025) Furtado, Solange Ventura; Pereira, Rosa Martins CostaEsta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT, Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT, e teve como objetivo principal contribuir com a proposição de ações voltadas ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Profissional, partindo da investigação de suas habilidades, necessidades e de suas representações sociais sobre a inclusão escolar no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Tem como objetivos específicos: (1) identificar as ações de inclusão escolar e o contexto histórico das ações de inclusão escolar nos Institutos Federais; (2) conhecer as percepções dos alunos autistas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio em relação às ações de inclusão; e (3) desenvolver um “Guia de Acolhimento” a partir da visão dos alunos, considerando como se sentem e como gostariam de ser acolhidos. A pesquisa buscou gerar dados para responder ao seguinte problema de pesquisa: como as ações de inclusão contemplam as necessidades de ingresso e acolhimento dos alunos com TEA no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO – Campus Porto Velho Calama? Para isso, foi utilizada a metodologia do estudo de caso. As fontes de geração de dados foram pesquisas bibliográficas e documental, roda de conversa com membros do NAPNE e alunos com TEA do Curso Técnico em Informática, além da utilização de mapas mentais elaborados pelos estudantes. A análise dos dados fundamentou-se na literatura relevante sobre o tema, com contribuições de autores como Moscovici (1978; 2007), Kozel (2009), Mantoan (2003), Frigotto (2012), entre outros. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos com TEA se sentem incluídos, mas ainda enfrentam dificuldades de socialização e comunicação. Destacou-se a importância de ambientes que promovam bem-estar e o papel central do NAPNE, cuja atuação é limitada pela falta de recursos. Como principais contribuições, a pesquisa possibilitou a escuta dos alunos com TEA; compreendeu suas percepções e necessidades no contexto escolar; identificou avanços e fragilidades das ações inclusivas do IFRO em diálogo com o NAPNE; e apresentou proposições à gestão institucional. Por fim, o desenvolvimento do “Guia de Acolhimento para Alunos com TEA do IFRO”, de forma colaborativa com os alunos e membros do NAPNE, garantiu sua relevância e aplicabilidade institucional.Item type: Item , O protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Instituto Federal de Rondônia - campus Ariquemes(2025) Ferraz, Lucinete Dias; Gomes, Iza ReisNas últimas décadas, no meio educacional, as discussões a cerca da necessidade de repensar e reelaborar práticas que fomentem a participação ativa dos estudantes como meio de fortalecer os processos formativos e a educação integral têm se ampliado. O protagonismo estudantil tem sido um grande aliado nessa tarefa. O protagonismo estudantil diz respeito à atuação criativa, construtiva e solidária do sujeito, na interação com outras pessoas para a solução de problemas reais na escola, na comunidade e na vida social. Os referenciais educacionais vigentes abordam a temática como prática já implementada nas diferentes formas e modalidades de educação, bem como na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Nesse sentido, o problema de pesquisa gerado é em torno de: o protagonismo estudantil desenhado nos documentos e legislação do Instituto Federal de Rondônia dialoga e se concretiza com a prática desenvolvida nos Projetos de Ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica do Campus Ariquemes? O objetivo centrou-se em como ocorre o protagonismo estudantil nos projetos de ensino do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRO – Campus Ariquemes. A linha de pesquisa a qual este estudo se vincula é “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e ao Macroprojeto “propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ariquemes, junto aos alunos dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo concretizou-se por meio: de levantamento bibliográfico; análise documental; questionários; entrevistas e desenvolvimento de uma oficina que teve como intuito colaborar com a promoção e estímulo do protagonismo dos alunos inscritos nos Projetos de Ensino, possibilitando uma maior proximidade da prática realizada no IFRO – Campus Ariquemes com a teoria defendida pelo mesmo.Item type: Item , Conhecendo a comunidade Quilombola de Jesus, em São Miguel do Guaporé - RO: contribuições para uma Educação Profissional e Tecnológica contextualizada(2025) Souza, Elane Cristina Camilo de; Felzke, Lediane FaniEste estudo tem como objetivo investigar as especificidades socioculturais da Comunidade Quilombola de Jesus, localizada no Vale do Guaporé, em Rondônia, a fim de contribuir para a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contextualizada, crítica e antirracista no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A pesquisa fundamenta-se em referenciais teóricos ligados às epistemologias decoloniais, à história e resistência quilombola, aos direitos territoriais e à valorização dos saberes tradicionais. Além da revisão bibliográfica e documental, utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, aliada ao método da história oral, por meio de entrevistas com mulheres da comunidade. As narrativas foram transcritas, contextualizadas e transcriadas com base na proposta de José Carlos Sebe Bom Meihy, permitindo a emergência de categorias analíticas que revelam aspectos como o protagonismo feminino, a relação com o território, o conceito ampliado de trabalho, os saberes locais e os desafios enfrentados frente à ausência de políticas públicas eficazes. Como produto educacional, foi elaborado o “Referencial para a Abordagem da Temática Quilombola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)”, validado pela própria comunidade e por atores institucionais, com o propósito de subsidiar práticas pedagógicas e ações de gestão comprometidas com a diversidade étnico-racial e a justiça social. Os resultados indicam que a inserção dos saberes quilombolas na EPT pode fortalecer identidades, ampliar o acesso a direitos e promover uma educação enraizada nas realidades locais.Item type: Item , “Ué, você trabalha aqui?” – Percepções sobre a atuação do Assistente Social no Instituto Federal de Rondônia – Campus Jaru(2025) Andrade, Celine Geysa; Barros, Marco Aurélio Nunes deMesmo não sendo tão recente a inserção de Assistentes Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, parece haver um aparente desconhecimento sobre o seu fazer profissional. Diante desse contexto, surgiu o problema: Como destacar a abrangência do exercício profissional do Assistente Social dentro da Educação Profissional e Tecnológica? Este estudo configura-se como pesquisa participante, numa abordagem quali-quantitativa, de caráter investigativo. Linha de pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica e documental. Os dados foram gerados a partir de oito rodas de conversas com dezesseis estudantes dos Terceiros anos Integrados ao Ensino Médio e com oito servidores e, foram analisados a partir de uma aproximação ao método de Análise de Conteúdo Categorial Temática, conforme Bardin (2016), tendo como campo de pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Jaru. A pesquisa aconteceu em duas etapas, onde cada uma das etapas teve quatro rodas de conversa. Na primeira etapa, todos os 24 pesquisados participaram das rodas de conversa, com seis participantes em cada uma delas. Na segunda etapa, dois participantes não puderam participar, sendo preciso reagrupar os sujeitos da pesquisa. Este estudo investigou a percepção que a comunidade acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica tem sobre a atuação do Assistente Social. Os resultados da pesquisa revelaram que a atuação do Assistente social na EPT é necessária, pois a prática profissional, respaldada pelas competências e atribuições privativas, poderá contribuir para a formação dos estudantes, fortalecer a Política de Assistência Estudantil desenvolvida sob uma perspectiva emancipatória e de superação das dificuldades para assegurar o acesso a educação de qualidade aos discentes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book, que foi avaliado como um importante instrumento de esclarecimento e divulgação sobre o papel do Assistente Social na EPT, diante dos entraves, das vulnerabilidades e das potencialidades vivenciadas na política de educação, no contexto do IFRO Campus Jaru e na sociedade.Item type: Item , PROEJA e Formação Omnilateral: Estudos de Viabilidade para Implantação de Oferta do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama no IFRO(2025) Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino; Pereira, Rosa Martins CostaO Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é uma política pública que associa a educação básica à formação profissional de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), os estudos de viabilidade para implantação do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Calama buscam avaliar as condições pedagógicas, estruturais e sociais para atender essa demanda. A proposta visa ampliar o acesso à educação e fortalecer o papel social do instituto na inclusão e promoção da equidade educacional em Rondônia. A pesquisa teve por objetivo apresentar a análise da viabilidade de implantação de oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), nos campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A metodologia adotada nesta pesquisa baseou-se na utilização de fontes de dados primários e secundários, com enfoque em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram coletados por meio da realização de fóruns presenciais com servidores das unidades envolvidas na pesquisa, além da aplicação de questionários direcionados aos docentes. Já os dados secundários foram obtidos por meio de levantamentos realizados em sistemas e plataformas de domínio público, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Assim, o resultado da pesquisa originou a apresentação das discussões, por meio de um e-book das principais barreiras, recursos e oportunidades, que pode fundamentar novas perspectivas na possibilidade de implementação desse programa na vida dos jovens e adultos que não conseguiram completar a educação básica na idade em que a lei regulamenta, bem como a análise da demanda para a implantação no município de Porto Velho- RO.Item type: Item , PROEJA e formação Omnilateral: estudos de viabilidade para implantação de oferta do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama no IFRO(2025) Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino; Pereira, Rosa Martins CostaO Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é uma política pública que associa a educação básica à formação profissional de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), os estudos de viabilidade para implantação do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Calama buscam avaliar as condições pedagógicas, estruturais e sociais para atender essa demanda. A proposta visa ampliar o acesso à educação e fortalecer o papel social do instituto na inclusão e promoção da equidade educacional em Rondônia. A pesquisa teve por objetivo apresentar a análise da viabilidade de implantação de oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), nos campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A metodologia adotada nesta pesquisa baseou-se na utilização de fontes de dados primários e secundários, com enfoque em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram coletados por meio da realização de fóruns presenciais com servidores das unidades envolvidas na pesquisa, além da aplicação de questionários direcionados aos docentes. Já os dados secundários foram obtidos por meio de levantamentos realizados em sistemas e plataformas de domínio público, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Assim, o resultado da pesquisa originou a apresentação das discussões, por meio de um e-book das principais barreiras, recursos e oportunidades, que pode fundamentar novas perspectivas na possibilidade de implementação desse programa na vida dos jovens e adultos que não conseguiram completar a educação básica na idade em que a lei regulamenta, bem como a análise da demanda para a implementação no município de Porto Velho - RO.Item type: Item , A política de assistência estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama: desafios e perspectivas no ensino técnico subsequente(2025) Brito, Viviane Martins Garcia; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesPesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, vinculado a Linha de “Pesquisa Práticas educativas em EPT” e Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Os programas de assistência estudantil têm como finalidade melhorar as condições de permanência e conclusão do curso pelo estudante. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar os programas da Assistência Estudantil implementados pelo IFRO campus Porto Velho Calama no ensino técnico subsequente, por meio da análise das percepções dos discentes do ensino técnico subsequente atendidos em 2024. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, foram analisados os documentos institucionais, dados coletados via questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com gestores responsáveis pela assistência estudantil, e se configura como um estudo de caso. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados analisados indicam que os alunos entendem a importância dos auxílios financeiros para a continuidade de seus estudos. Os servidores que atuam na gestão da assistência estudantil também destacaram que, além do suporte financeiro, é essencial fortalecer as ações de apoio psicossocial e pedagógico, visando atender as necessidades dos discentes. Ressaltou-se que a permanência dos alunos na instituição não se limita apenas à concessão dos auxílios financeiros, mas também de um acompanhamento contínuo e de políticas que unam os diferentes setores da instituição, promovendo um ambiente mais acolhedor e sensível às demandas acadêmicas e sociais dos alunos. Esta pesquisa, diante dos desafios identificados, reforça a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil, tornando-as mais acessíveis e eficientes. Assim, a produção do "Guia Educacional: Programas de Assistência Estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama" representa uma importante contribuição deste estudo, uma vez que visa facilitar o acesso dos alunos às informações sobre os programas disponíveis, auxiliando no processo de solicitação dos auxílios estudantis.Item type: Item , Alimentação escolar: um prato cheio de aprendizados(2025) Souza, Luzia Clara Alves de; Barros, Marco Aurélio Nunes deA Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo diretrizes para a alimentação nas escolas públicas, assegurando refeições saudáveis e adequadas para os estudantes. Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e inserida no macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. A partir da perspectiva dos principais atores envolvidos na alimentação escolar, buscou-se analisar a execução do PNAE no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama. O percurso metodológico adotado, de caráter qualitativo, incluiu revisão bibliográfica e análise documental sobre a temática da alimentação escolar. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas. Participaram da pesquisa oito representantes envolvidos na execução do PNAE, abrangendo atores internos e externos à instituição. As entrevistas foram organizadas e analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa evidenciam que o campus Porto Velho Calama enfrenta desafios na execução do PNAE, tais como: estrutura física para a produção e distribuição de alimentos, equipamentos e equipe técnica qualificada com nutricionista. O valor per capita repassado é considerado insuficiente e há dificuldades para complementação dos recursos. As ações de Educação Alimentar e Nutricional, promovidas pela instituição são pontuais. A baixa adesão de produtores locais às chamadas públicas também se destaca como uma fragilidade no processo. Apesar dos desafios identificados, observa-se o empenho da gestão e demais servidores para ampliar a oferta de refeições aos estudantes. O produto educacional resultante dessa pesquisa é um vídeo animado, que foi desenvolvido visando ampliar o conhecimento sobre o programa e estimular o engajamento da comunidade escolar. Considerando a relevância do PNAE para a promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, conclui-se que, embora existam limitações no cumprimento de suas diretrizes, a participação ativa e articulada de toda a comunidade escolar pode contribuir para superar esses obstáculos e melhorar cada vez mais a alimentação escolar no campus.Item type: Item , O acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia centrado nos princípios da Educação Profissional e Tecnológica(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaEste estudo tem como objetivo a elaboração de uma proposta formativa alinhada à EPT que auxilie o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento do servidor TAE recém-chegado. Para tanto, buscou-se mapear e descrever como ocorre a prática de integração e socialização dos servidores no Instituto Federal de Rondônia, com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: como se dá a prática de acolhimento, integração e socialização dos servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia, considerando as especificidades de uma instituição ofertante da Educação Profissional e Tecnológica? Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa de caráter investigativo e o método utilizado para geração de dados foi o Estudo de Caso. Para alcançar o objetivo deste trabalho, propôs-se uma investigação a partir da análise do ambiente organizacional, com análise de fontes secundárias, como artigos científicos, livros e documentos oficiais, com a geração de dados primários por meio de um questionário online direcionado aos servidores Técnico-Administrativos lotados nas 11 unidades/campi da instituição. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de criação de um processo de acolhimento formalizado e padronizado, que enfatize a formação contínua, a compreensão da missão institucional, os princípios basilares da EPT e a integração entre os setores e campi. Os participantes da pesquisa destacaram a importância de ações que facilitem a adaptação dos servidores, promovendo um ambiente acolhedor e equitativo. Como contribuição desta pesquisa foi elaborado o produto educacional “Guia de Acolhimento dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT”, cuja finalidade é proporcionar ao servidor recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais, bem como desenvolver habilidades que favoreçam a integração e o sentimento de pertencimento à instituição. Por fim, recomenda-se à alta gestão do IFRO avaliar a possibilidade de implementar um programa de acolhimento estruturado e padronizado em todos os campi, de acordo com as necessidades da Administração, com o objetivo de ser continuamente aperfeiçoado, promovendo a melhoria constante dos processos de aprendizagem organizacional.Item type: Item , Metodologias ativas na EPT: O uso da gamificação como suporte de ensino na disciplina de instalação e manutenção de computadores(2025) Santos, José Jarlison dos; Jesus, Sérgio Nunes deA educação contemporânea tem direcionado seus esforços à adoção de metodologias que estimulem os estudantes a se engajar ativamente no processo de aprendizagem, especialmente diante das transformações provocadas pelas tecnologias digitais na interação humana e na concepção de mundo. Nesse contexto, destacam-se as metodologias ativas, que promovem maior participação dos discentes no processo educativo. Inserida nesse contexto, a presente pesquisa investigou os efeitos da gamificação como suporte metodológico de ensino na disciplina Instalação e Manutenção de Computadores, ministrada a turmas do 1º ano, do Ensino Médio Técnico Integrado, em instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo principal consistiu em analisar os benefícios da gamificação como estratégia pedagógica voltada à promoção do engajamento discente e à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Como objetivos específicos, propôs-se: (1) identificar os efeitos da gamificação; (2) evidenciar possíveis dificuldades na implementação; (3) verificar a relevância pedagógica; e (4) desenvolver um Produto Educacional, em formato de guia, que auxilie educadores na aplicação da gamificação em sala de aula. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Bacich e Moran (2018), Ciavatta (2014), Manacorda (2010), Bussarelo (2016), Fadel et al. (2014), Fardo (2013), Werbach; Hunter (2012), Huizinga (2012), Bardin (2016); Minayo (2009). A intervenção foi organizada em etapas e incorporou elementos característicos da lógica dos jogos digitais, como pontos, níveis, emblemas, moedas e troféus, com os quais os alunos já demonstravam familiaridade. A pesquisa se tratou de um estudo de caso de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a observação participante e a aplicação de um questionário aos discentes. A análise dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados indicaram melhora significativa no engajamento e na cooperação entre os alunos, demonstrando que práticas gamificadas, mesmo quando simples, podem, se bem planejadas e alinhadas ao perfil dos estudantes, favorecer uma participação mais ativa e motivada no contexto da EPT. No entanto, ressalta-se que, a gamificação deve ser compreendida como um recurso complementar ou de suporte que demanda acompanhamento cuidadoso para prevenir possíveis efeitos colaterais, como frustração, ansiedade ou competitividade excessiva. As reflexões oriundas da pesquisa culminaram na elaboração de um material textual que apresenta conceitos, orientações e ferramentas para que educadores possam planejar e implementar práticas gamificadas em suas aulas.Item type: Item , Ler o mundo: Formação emancipadora a partir da fotografia em cursos técnicos integrados ao ensino médio(2025) Maciel, Vitória Régia Aquino; Batista, Josélia FonteneleAs ações didático-pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica devem ser direcionadas à formação humana e integral do sujeito, ou seja, devem considerar as dimensões sociais, culturais, científicas e educacionais como unidades inseparáveis do processo educativo. Para esse propósito, diversos são os desafios, assim como muitas são as possibilidades. Embora historicamente marcada por disputas, a EPT caminha para alcançar o desenvolvimento omnilateral do estudante, sobretudo por meio da proposta do ensino médio integrado. Trata-se de um projeto que condiz com uma formação emancipatória, possibilitando ao aluno compreender as relações complexas da sociedade, entre elas as categorias educação e trabalho, que se encontram em constantes embates e discussões, bem como desenvolver a capacidade de transformar a realidade. Nessa perspectiva, este trabalho de pesquisa, desenvolvido no contexto do PROFEPT, teve como objetivo fomentar a leitura da paisagem e a percepção da realidade como estratégias de apreensão dos conceitos sociais, de modo a tornar o ensino mais significativo e próximo à realidade local dos alunos do IFRO Ariquemes. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, e o material empírico foi construído de forma colaborativa com os participantes durante a oficina de fotografia. A produção das informações ocorreu por meio de registros em vídeos, fotos, diálogos com os alunos participantes, bem como da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram explorados mediante a análise de conteúdo. Os projetos pedagógicos de cursos mapeados apresentam, em sua extensão, os conceitos sociais, porém de forma distinta, a depender do curso e do componente curricular. Verificou-se que as mudanças de percepção sobre os conceitos ocorreram de maneira implícita e gradativa, durante e após os exercícios fotográficos, e não unicamente ou de forma primária pelo ato de fotografar ou de analisar uma imagem. Entretanto, a proposta do percurso formativo delineou um caminho promissor para estimular o aspecto intelectual dos participantes. A técnica fotográfica e a Educação Profissional e Tecnológica, neste caso, podem caminhar juntas com o propósito de evidenciar, tanto para os estudantes envolvidos no trabalho quanto para a sociedade em geral, que a rede federal é constituída, reformulada e complementada pelas experiências formativas que podem ser significativas.Item type: Item , Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) - Campus Porto Velho Calama(2024) Lopes, David Mourão; Barbosa, Xênia de CastroEste trabalho trata do assédio sexual e do abuso sexual no meio escolar e tem por objetivo principal propor estratégias de enfrentamento e de prevenção a essas formas de violência no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rondônia (Ifro), campus Porto Velho Calama. Procurando compreender a violência sexual a partir de uma perspectiva cultural, social e histórica, esta pesquisa está alicerçada em uma leitura crítica das normas jurídicas e dos documentos institucionais que regem a temática, especificamente com base nas contribuições de autores como Bourdieu (2007a, 2007b), Diniz (2007), Freitas (2021) e Freire (1987). O assédio e o abuso sexuais estão, atualmente, entre as principais formas de violência. No ambiente escolar, trata-se de um tema ainda tratado como tabu. O problema fica ainda maior quando há omissão por parte dessas instituições de ensino, o que acaba propiciando a perpetuação do fenômeno e a impunidade dos assediadores e abusadores. De fato, ainda são precários os protocolos dos campi acadêmicos voltados à orientação, à prevenção e ao apoio às vítimas. Diante disso, esta pesquisa pretende incentivar a criação de tais políticas e aprimorar o conhecimento dos professores, dos técnico-administrativos em educação, dos gestores e dos próprios estudantes acerca desse tema. Para a coleta de dados, em primeiro lugar, a pesquisa valeu-se de consulta bibliográfico-documental acerca da violência sexual, tendo sido consultadas obras, dissertações e teses que abordam as temáticas da violência sexual e das relações de gênero. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de estudantes e professores dos cursos integrados ao Ensino Médio e membros da equipe multidisciplinar e gestores do Ifro campus Porto Velho Calama, de modo a compreendermos as percepções que esses atores têm acerca do tema e dos atuais protocolos vigentes na instituição. Por fim, foi elaborado um protocolo de orientação procedimental a ser aplicado em caso de denúncias de assédio ou abuso sexual. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a educação das relações de gênero no âmbito do campus sede da pesquisa e como orientar a instituição na formulação de protocolos internos e na constituição de redes de acolhimento, possibilitando o encorajamento e a confiança da vítima em procurar a ajuda da escola.Item type: Item , Os saberes indígenas e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições do povo Apurinã para a formação integral(2025) Pereira Sobrinho, Antonio; Felzke, Lediane Fani; Ferrari, Sandra Aparecida LopesEste trabalho tem como objetivo levantar informações sobre a história, a organização social e a cosmologia do povo Apurinã que mora na cidade de Lábrea-AM com a finalidade de produzir um livro paradidático de informações e saberes acerca dos povos indígenas a partir do olhar apurinã. Foi realizado no contexto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto Organização do currículo integrado na EPT. A formação da identidade cultural está vinculada à forma como cada povo vive. Então, em cada momento da pesquisa foi respeitado o tempo e a cultura de cada indígena. Na pesquisa foram entrevistados seis indígenas deste povo com idade entre 40 a 80 anos. Esse trabalho também utilizou de pesquisa bibliográfica, documental e autobiográfica. A propósito, a minha vivência e experiência pessoal, bem como acadêmica e profissional, durante o curso na EPT, possibilita estar em diferentes contextos e temporalidades, cujo principal deles é fazer uma leitura desta realidade com novos olhares, em que buscou-se apresentar minha posição como “indígena fora da aldeia”, como biólogo, na tentativa de tornar complementares os conhecimentos em estado de aprendizagem da cultura do povo Apurinã tanto aqueles que são apreendidos nas aldeias quanto aqueles adquiridos nas cidades. Por fim, é evidente a diversidade cultural desse povo, suas vivências e experiências particulares, a relação com a mãe natureza, o mundo físico e metafísico, os saberes e as artes. Assim sendo, o livro paradidático poderá ser utilizado pelos gestores e docentes da Educação Profissional e Tecnológica como apoio pedagógico nas discussões sobre a temática indígena junto aos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio. Além do mais, esta pesquisa atende aos princípios da formação integral e omnilateral da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).Item type: Item , A perspectiva Omnilateral e Politécnica no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO Ensino Médio Integrado é uma das formas de articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que visa ao rompimento da dualidade entre essas duas categorias e tem por base os princípios da formação integral, omnilateral e politécnica. Sendo assim, ao debruçar-se no estudo desta temática, a presente pesquisa teve como problemática: quais são as concepções dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Vilhena, acerca da formação humana integral e integrada na EPT? De modo que o objetivo principal foi desenvolver um guia sobre os conceitos e princípios primordiais em EPT a partir das dúvidas dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO - Campus Vilhena, a respeito da formação humana integral e integrada na EPT, sendo este, o produto educacional. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo utilizado o método da pesquisa participante, em que a aquisição dos dados foi mediante pesquisa bibliográfica e documental e por meio de duas rodas de conversa, com perguntas estruturadas que serviram de diagnóstico tanto para a elaboração da dissertação, quanto para a elaboração do produto educacional. Para a análise dos dados, utilizou-se Bardin como referência, sendo que foi realizada à luz do referencial teórico e por meio da categorização. Os resultados da pesquisa apontam: que há falta de clareza e consistência nas concepções dos participantes em relação aos conceitos e princípios que embasam a EPT, pois ao mesmo tempo em que apontam para ideias que convergem com o referencial teórico, também apontam ideias contraditórias e divergentes; que há dificuldades no processo de materialização do ensino integrado, acima de tudo, relacionadas à falta de formação específica para a docência na EPT. Assim, conclui-se que os conhecimentos dos professores contemplam de modo parcial os conceitos e princípios da EPT e há a necessidade de maiores investimentos na formação dos docentes que atuam nessa modalidade. Nesse sentido, o material produzido poderá contribuir com essas demandas de formação.Item type: Item , Inclusão excludente? História de desafios da assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia(2025) Souza, Valquiria Alves de; Barbosa, Xênia de CastroEm um país caracterizado por profundas desigualdades no acesso a bens e recursos, muitos estudantes enfrentaram dificuldades para garantir acesso, permanência e sucesso educacional. Nesse contexto, tornam-se indispensáveis políticas de assistência estudantil que assegurem o direito à educação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) se estruturou para atender às diretrizes da legislação nacional sobre assistência estudantil. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: (1) dimensionar a relevância do Programa de Auxílio à Permanência (PROAP) executado pelo IFRO; (2) identificar as principais dificuldades encontradas pelos discentes do Instituto ao realizarem a inscrição nos editais do referido programa; e (3) desenvolver e transferir para o IFRO uma tecnologia social – um tutorial voltado à melhoria do PROAP, especialmente no que diz respeito à seleção dos estudantes beneficiários. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfico-documental e survey. A análise dos dados foi desenvolvida à luz de literaturas pertinentes ao tema e da estatística descritiva, com suporte do software XLSTAT 2020. Conclui-se que a assistência estudantil, no recorte empírico considerado, necessita da ampliação de recursos para que possa atender a um conjunto maior de estudantes. No que se refere à melhoraria do processo de gestão da política de assistência estudantil, faz-se necessário maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, aperfeiçoamento do acompanhamento pedagógico dos estudantes atendidos pela política, e adequação de linguagem e de fluxo de inscrição dos editais, visando tornar o processo seletivo mais inclusivo.Item type: Item , O Plano Educacional Individualizado na perspectiva do Currículo Integrado: caminhos para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista(2025) Almeida, Maria das Graças Freitas de; Barbosa, Xênia de CastroRESUMO A presente pesquisa aborda a relevância do Plano Educacional Individualizado (PEI) na implementação de práticas pedagógicas adaptadas, que promovam o desenvolvimento acadêmico, social e emocional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo tem como objetivo analisar as possibilidades e limitações do PEI na integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase nos estudantes com TEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama (IFRO/PVCAL). A abordagem metodológica adotada fundamenta-se na pesquisa-ação educacional, tendo a geração de dados sido realizada por meio de entrevistas roteirizadas que contaram com a colaboração de 13 profissionais da Educação que atuam no referido campus e da análise de documentos oficiais, como os projetos pedagógicos de curso, o Plano Pedagógico Institucional e outros documentos, de abrangência nacional. A análise dos dados foi procedida à luz de referenciais teóricos pertinentes ao tema, e a apresentação dos resultados foi feita de forma qualitativa. Os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo, as formações contínuas e a comunicação intersetorial constituem elementos essenciais para uma melhor preparação e aplicação do PEI, contribuindo para a melhoria do desempenho dos estudantes. Dessa forma, a adoção de prátic cas pedagógicas adaptadas propicia uma aprendizagem que, alinhada aos propósitos da Educação Profissional e Tecnológica, se orienta por uma abordagem omnilateral, crítica e transformadora. Além disso, o PEI favorece o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e a integração social dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove uma dinâmica colaborativa entre docentes e profissionais de apoio, fortalecendo a segurança nas práticas pedagógicas e a compreensão das potencialidades dos estudantes com TEA, em prol de uma educação equânime. Conclui-se que há potencial do PEI combinado ao currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica, visto que esse conjunto de documentos facilita a identificação de desafios docentes, desde que sejam atualizados continuamente. O produto educacional aqui gerado tem a pretensão de atuar como suporte nas dificuldades e adaptações metodológicas dos profissionais da educação para atender aos estudantes com TEA na realização do PEI. Conclui-se que os resultados foram alcançados, uma vez que a problemática foi esclarecida para efeitos práticos e que a instituição expressa intencionalidade e ações voltadas para a inclusão educacional do público com TEA.
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