Licenciatura em Ciências Biológicas
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Item A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental(2025) Alecrim, Fernanda Bufuman; Silveira, NathanO presente artigo, tem por objetivo investigar as estratégias de ensino que têm sido utilizadas pelos professores de ciências biológicas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão parcialmente sistemática, nas seguintes bases de dados: Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações, no período entre 2024 e 2025. Os resultados indicam que, estratégias de metodologias ativas, como: oficinas interativas, uso de recursos visuais, sequências didáticas e jogos, são as estratégias mais recorrentes utilizadas pelos docentes analisados. Além disso, foram identificados desafios relacionados à carência de formação continuada, limitação de recursos didáticos e tecnológicos, a falta de apoio institucional e a resistência de parte dos professores e estudantes, quanto à importância da inclusão. Conclui-se que, embora haja avanços nas práticas inclusivas no ensino de Ciências, ainda são necessários investimentos em formação continuada para os docentes, infraestrutura escolar e políticas públicas que garantam a efetivação da inclusão.Item Avaliação da qualidade da água e bioindicadores do igarapé traíra no município de Ariquemes/RO(2025) Alecrim, Maicon Amaro; Martines, Daniely Batista AlvesA poluição dos corpos hídricos é um problema recorrente no Brasil e, em Ariquemes (RO), compromete igarapés essenciais à malha hídrica local, agravada pelo crescimento populacional desordenado, descarte inadequado de resíduos, ausência de mata ciliar e falta de saneamento básico. Esses fatores reduzem a qualidade da água, afetam a biodiversidade aquática e intensificam erosão e assoreamento. Este trabalho avaliou o Igarapé Traíra, com ênfase na qualidade da água e na observação de bioindicadores ambientais, por meio de pesquisa bibliográfica e visitas de campo com coleta de amostras e análises visuais em três pontos distintos. Os resultados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para subsidiar estratégias de mitigação e programas de educação ambiental voltados à conscientização e preservação dos corpos hídricos do município.