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Licenciatura em Ciências Biológicas

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/472

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    Análise quantitativa sobre gravidez na adolescência em Monte Negro-RO: um confronto com o que preconiza o currículo escolar
    (Editora Multiatual, 2025) Santana, Edilene Souza; Oliveira, Ady Correa da Costa; Sousa, Walcleyton Ribeiro
    A gravidez na adolescência é um fenômeno que afeta diretamente o desenvolvimento social, educacional e de saúde dos jovens, sendo agravado em contextos de vulnerabilidade. A gravidez na adolescência está frequentemente associada à ausência de políticas públicas eficazes de educação sexual, especialmente no contexto escolar. Este estudo teve como objetivo investigar os índices de gravidez na adolescência no município de Monte Negro (RO) entre os anos de 2018 a 2023, relacionando-os com o período da pandemia de COVID-19 e a abordagem do tema nos livros didáticos de Ciências e Biologia. Foram coletados dados quantitativos por meio do DATASUS e qualitativos de análise dos livros utilizados na rede pública de ensino. Também foi utilizado uma pesquisa bibliográfica e documental com base em artigos acadêmicos e legislações pertinentes. Os resultados indicaram na constatação de redução nos casos durante a pandemia e a verificação de que o conteúdo sobre reprodução humana está presente no currículo escolar, o que permitiu refletir sobre a eficácia da educação sexual na prevenção da gravidez precoce. concluímos que a gravidez na adolescência é um fenômeno complexo que requer ações integradas entre saúde, educação e assistência social, visando reduzir vulnerabilidades e promover suporte efetivo às jovens mães e seus filhos.
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    A igreja católica como vetor do desenvolvimento científico e educacional: contribuições de clérigos para a biologia e o ensino
    (Editora Multiatual, 2025) Lopes, Antonio Edson Ribeiro; Conde, Thassiane Telles
    Este trabalho investigou as contribuições de figuras clericais católicas para o avanço da biologia e da educação, estendendo-se da Idade Média ao século XIX. O objetivo foi reexaminar a narrativa comum que sugere um conflito inerente entre ciência e fé. Analisou-se as trajetórias de pensadores como Agostinho de Hipona, cujos princípios de interpretação influenciaram a visão sobre a natureza; Tomás de Aquino, que integrou o pensamento aristotélico à doutrina cristã; Alberto Magno, um notável proponente da observação empírica; e Gregor Mendel, cujos experimentos estabeleceram os alicerces da genética. Abordaram-se também outros clérigos com contribuições relevantes em áreas como anatomia, geologia e microbiologia. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e análise documental, com foco em fontes primárias de autores clérigos e documentos eclesiásticos. Explorou-se o papel educacional da Igreja através de escolas monásticas, catedrais e universidades, e a influência do currículo medieval. A pesquisa revelou que a Igreja Católica, por meio de figuras clericais como Agostinho, Aquino, Alberto Magno e Mendel, e através de suas instituições educacionais, como escolas e universidades, não apenas coexistiu com a investigação científica, mas ativamente a impulsionou. As contribuições desses pensadores e o suporte institucional foram cruciais para o desenvolvimento da biologia e da educação, desafiando a ideia de um conflito inerente entre fé e ciência. Observa-se que a Igreja atuou muitas vezes como um catalisador para o estudo sistemático da natureza, contribuindo para o pensamento científico ocidental e mantendo relevância nos debates contemporâneos sobre fé e razão.
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    A importância dos polinizadores mamangavas para a manutenção da biodiversidade: uma revisão de literatura
    (Editora Multiatual, 2025) Silva, Leandro de Macedo; Silva, Nilton Alves da; Pizzaia, Willian Cristian da Silva
    A polinização é um processo ecológico essencial para a reprodução de plantas com flores, sendo diretamente responsável pela produção de sementes e frutos e pela manutenção da biodiversidade. Entre os principais agentes polinizadores encontram-se as abelhas, com destaque para as mamangavas do gênero Xylocopa, que se destacam por suas características anatômicas e comportamentais únicas, como o grande porte e a capacidade de realizar polinização por vibração (buzz pollination). Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, a importância ecológica das mamangavas na manutenção da biodiversidade e os impactos do declínio dessas populações nos ecossistemas naturais e na agricultura. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de doze estudos científicos publicados entre janeiro de 2020 e janeiro de 2024, selecionados em bases como SciELO, Web of Science e Google Acadêmico. Os dados obtidos demonstram que espécies como Xylocopa frontalis e Xylocopa grisescens são fundamentais para a polinização de plantas de grande valor econômico, como o maracujá, tomate, berinjela e ipê-amarelo. Além disso, observou-se uma forte dependência de determinadas culturas pela atuação dessas abelhas, sendo o maracujá a mais afetada, com até 90% de dependência específica. A análise também apontou causas relevantes para o declínio das populações de mamangavas, como o uso intensivo de agrotóxicos (83%), a perda de habitat devido ao desmatamento (75%) e os efeitos das mudanças climáticas (60%). Esses fatores não apenas ameaçam a sobrevivência das mamangavas, mas também comprometem a conservação de ecossistemas e a segurança alimentar humana. Diante desses resultados, conclui-se que as mamangavas desempenham um papel crucial na polinização de diversas espécies vegetais e que a preservação desses polinizadores nativos é fundamental para a sustentabilidade ambiental e agrícola. A adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, a conservação dos habitats naturais e o controle do uso de pesticidas são medidas urgentes para frear o declínio desses importantes agentes ecológicos.
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    A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
    (2025) Alecrim, Fernanda Bufuman; Silveira, Nathan
    O presente artigo, tem por objetivo investigar as estratégias de ensino que têm sido utilizadas pelos professores de ciências biológicas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão parcialmente sistemática, nas seguintes bases de dados: Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações, no período entre 2024 e 2025. Os resultados indicam que, estratégias de metodologias ativas, como: oficinas interativas, uso de recursos visuais, sequências didáticas e jogos, são as estratégias mais recorrentes utilizadas pelos docentes analisados. Além disso, foram identificados desafios relacionados à carência de formação continuada, limitação de recursos didáticos e tecnológicos, a falta de apoio institucional e a resistência de parte dos professores e estudantes, quanto à importância da inclusão. Conclui-se que, embora haja avanços nas práticas inclusivas no ensino de Ciências, ainda são necessários investimentos em formação continuada para os docentes, infraestrutura escolar e políticas públicas que garantam a efetivação da inclusão.
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    Avaliação da qualidade da água e bioindicadores do igarapé traíra no município de Ariquemes/RO
    (2025) Alecrim, Maicon Amaro; Martines, Daniely Batista Alves
    A poluição dos corpos hídricos é um problema recorrente no Brasil e, em Ariquemes (RO), compromete igarapés essenciais à malha hídrica local, agravada pelo crescimento populacional desordenado, descarte inadequado de resíduos, ausência de mata ciliar e falta de saneamento básico. Esses fatores reduzem a qualidade da água, afetam a biodiversidade aquática e intensificam erosão e assoreamento. Este trabalho avaliou o Igarapé Traíra, com ênfase na qualidade da água e na observação de bioindicadores ambientais, por meio de pesquisa bibliográfica e visitas de campo com coleta de amostras e análises visuais em três pontos distintos. Os resultados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para subsidiar estratégias de mitigação e programas de educação ambiental voltados à conscientização e preservação dos corpos hídricos do município.