Campus Porto Velho Calama
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Calama por Tipo de Documento "Trabalho de Conclusão de Curso"
Agora exibindo 1 - 20 de 48
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância dos números decimais e o ensino voltado para a aplicação na vida cotidiana(2023) Maciel, Wandes Melo; Brasil, Rodrigo RuizÉ comum se ouvir dizer que a matemática é difícil de entender e aprender. Por vezes é apontada como algo que não é prazeroso de estudar. Em outros momentos, essa concepção chega a complicar mais ainda o entender dos números. É com base nesse sentido, que o objetivo do presente trabalho é mensurar a aplicação dos números decimais, bem como a sua importância na vida cotidiana, buscando a fácil compreensão. Os conhecimentos práticos direcionais para os números decimais e a percepção de que a aplicação da matemática facilita para o entendimento em processos relacionados aos cálculos cotidianos, cujo relacionamentos são fatores de importância para que a matemática possa ter seu papel colaborador com o desenvolvimento do cotidiano. Além da mensuração prática, há também o interesse em despertar nos bancos escolares as aplicações que envolvam os cálculos. Várias são as tentativas da docência, em buscar romper a visão acerca da matemática, desenvolvendo várias formas lúdicas de aprendizagem, e, por vezes, construindo uma análise de forma prazerosa ao aprender dos números decimais, ponto principal de estudo deste trabalho.Item A Invisibilidade das mulheres na história da ciência física e o impacto de suas descobertas(2025) Aguiar, Daniele Fonseca; ; Gomes, Sandra MonteiroO estudo teve como objetivo, compreender a contribuição de algumas mulheres para o avanço das ciências físicas, assim como, os desafios e limitações que essas cientistas enfrentaram ao longo da história, marcada pela invisibilidade da mulher nas ciências. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: Qual o percurso traçado pelas mulheres cientistas no âmbito da física ao longo da história, suas principais contribuições científicas, e o impacto das suas descobertas para ciência moderna, considerando os desafios da invisibilidade da mulher no contexto acadêmico e social de suas épocas? Como superar a invisibilidade da mulher na ciência, especialmente nas ciências físicas, ainda presente nos dias atuais? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico de cunho exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que superar a invisibilidade no âmbito das ciências físicas requer um esforço conjunto, que envolve desde as instituições de ensino, até políticas públicas governamentais. Percebe-se que resgatar essas discussões são necessárias e importantes para uma reflexão mais ativa e responsável, reflexões que pautam inclusive, o olhar da sociedade para a mulher cientista.Item Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade(2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro FerrareziUma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.Item Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos(2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego deEste artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.Item Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio(2023) Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEsse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.Item Construção e adaptação de um sistema óptico de baixo custo para projeções hemisféricas(2023) Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraEste trabalho aborda a fabricação e implementação de lentes de resina epóxi para adaptação em um sistema de projeção digital para domo hemisférico. A análise das lentes inclui testes com iluminação, revelando características internas e distâncias focais. Embora algumas irregularidades tenham sido observadas, a produção das lentes apresenta uma notável economia em relação às lentes comerciais. O custo de produção é detalhadamente apresentado, destacando a viabilidade econômica da abordagem. A metodologia acessível permite a replicação por outros pesquisadores, ampliando as possibilidades de criação de sistemas para projeções hemisféricas em que podem ser utilizadas em ambientes educacionais.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.Item A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais(2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra MonteiroA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.Item Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano(2023) Meneses, Ilda Tavares de; Stevens, Ana Paula de Castro; Santos, Éverton Feitosa dos; Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Ferreira, Hyorran Cristian Paes; Furtado, Kenedy Daniel Calegari; Carvalho, Victor Esmite Barroso de; Stein, Cléver Reis; Stein, Cléver ReisO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.Item Desenvolvimento de máquina de comando numérico de baixo custo para auxílio nos métodos de ensino e aprendizagem na engenharia(2022) Marinho, André Luiz Barbosa; Luna, José Diogo Forte de OliveiraO presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de um módulo didático de máquina de comando numérico computadorizado (CNC) de baixo custo. Isto decorre da necessidade de formação de um egresso com capacidade técnica competente e socialmente responsável, vinculado as propostas de ensino estipuladas pelas DCNs no curso de engenharia. Desenvolveu-se um maquinário de gravação CNC Laser, de baixo custo, utilizando-se de metodologias ativas e a teoria construtivista como base. Para o desenvolvimento, utilizou-se de pesquisas na plataforma Google Acadêmico e metodologia de desenvolvimento de produtos mecatrônicos, o Modelo V. Os resultados da pesquisa mostram o desfecho da montagem da máquina e aprendizagem alcançada em pesquisa feita com os discentes.Item Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais(2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver ReisO ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.Item Desenvolvimento de sistema de supervisão visando monitoramento de irradiância, temperatura, tensão e corrente em placas solares fotovoltaicas(2025) Souza, Rúbresson Inocêncio de; Santos, Artur Vitório AndradeUm sistema fotovoltaico tem a necessidade de manutenção e monitoramento visando sua melhor eficiência na produção de energia. Por isso, o monitoramento de temperatura, tensão, corrente, assim como, a incidência de irradiância em placas fotovoltaicas é de suma importância. Após pesquisas bibliográficas, utilização dos hardwares (Raspberry e Arduino), sensores e módulo controlador, foi desenvolvido um sistema supervisório com base na norma ISA-101, em software open-source que dispusesse de linguagem moderna, bem como de mecanismos que pudesse coletar e visualizar de forma estruturada os dados das variáveis características da placa e/ou sistema fotovoltaico. Nesse cenário, tornou-se viável e de baixo custo o desenvolvimento do supervisório, pois os resultados obtidos ficaram claros e de fácil compreensão nas telas do supervisório, inclusive, trazendo a possibilidade de identificação da periodicidade da limpeza da placa fotovoltaica, após análise minuciosa dos dados armazenados.Item Desenvolvimento de um jogo educacional Tic-Tac-Toe para o ensino de conceitos fundamentais de eletricidade(Journal of Business and Management (IOSR-JBM), 2025) Victor, Solange do Nascimento; Stein, Cléver ReisA disciplina de Física é considerada por muitos estudantes uma das mais desafiadoras do currículo. Para ajudar a facilitar o estudo e a aprendizagem, apresentamos neste artigo um jogo da velha adaptado e desenhado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos introdutórios e conceitos fundamentais de eletricidade. O protótipo foi desenvolvido com o objetivo de aliar o desejo de vencer uma competição com a necessidade de aprender os conceitos em para pontuar durante o jogo, incentivando assim os alunos a estudar e assimilar o material para ter sucesso no a competição. O jogo é versátil, dinâmico e envolvente, despertando o interesse em estudar de forma lúdica. Além disso, destaca-se como uma excelente ferramenta didática para auxiliar os professores na avaliação do desempenho dos alunos.Item Desenvolvimento de um sistema de prevenção de incêndio provocado por vazamento de gás GLP em condomínios(2023) Ramos, Sergio Augusto Portocarrero; Santos, Artur Vitório AndradeMuitas das reclamações de moradores de condomínios residenciais se concentram em vazamentos de gás do sistema de gás encanado existente, onde o cheiro de gás (GLP) é indicativo do problema. Assim, podemos considerar que este é um problema que pode ser mitigado com controles automatizados simples ligados a avisos de alarme que podem detectar o problema inicialmente e com isso a administração do condomínio pode tomar medidas preventivas que podem salvar vidas, daí a proposta deste trabalho de criar um protótipo que possa resolver a situação encontrada.Item Desenvolvimento de um sistema web para cálculos trabalhistas utilizando react e firebase(2023) Ferreira, Bruno Ítalo Sampaio; Valiante, Leandro FerrareziA profissão jurídica passou por mudanças significativas nas últimas décadas, com ênfase no crescimento do empreendedorismo e na inovação tecnológica. Em particular, a utilização da tecnologia torna-se cada vez mais importante para os advogados, permitindo-lhes incorporar software às suas atividades profissionais. Isto não só agregou valor aos serviços prestados, mas também reduziu custos e liberou tempo para os profissionais se concentrarem em atividades estratégicas. Este artigo aborda o desenvolvimento de uma plataforma dedicada à realização de cálculos trabalhistas direcionados a escritórios de advocacia, que visou simplificar e otimizar a complexa tarefa de realizar os cálculos trabalhistas além de possibilitar o gerenciamento de clientes utilizando as tecnologias de desenvolvimento React e Firebase, detalhando as etapas seguidas para propor um produto tecnológico funcional e eficiente.Item Desenvolvimento de um sistema web para gerenciamento das qualificações dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia(2023) Brito, Caio Vitor Lima; Valiante, Leandro FerrareziA qualificação contínua é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento e melhoria das competências profissionais, resultando em um melhor desempenho diante das funções laborais. Nesse contexto, a Escola Estadual de Serviços Penais (ESEP), responsável pela formação inicial e capacitação continuada dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) de Rondônia, exerce esse papel por intermédio de cursos de capacitação e palestras regulares. Diante dessa demanda, este trabalho tem como objetivo criar um sistema web para auxiliar no gerenciamento das qualificações destes servidores, proporcionando maior praticidade e consistência. A saber, no desenvolvimento desta solução tecnológica, foi utilizado tecnologias e ferramentas atuais e amplamente utilizadas, combinadas com um entendimento sólido dos requisitos funcionais, validação da modelagem do sistema e uma abordagem de desenvolvimento modular, que possibilitaram implementar uma aplicação com interface que oferece uma experiência de uso mais fluída e agradável, além de um backend organizado e robusto. O produto final deste trabalho é o sistema web funcional, que promove um avanço significativo para otimizar a eficiência na gestão dos cursos aplicados pela ESEPItem Desenvolvimento de um Sistema Web para Gerenciamento de Projetos Acadêmicos no Instituto Federal de Rondônia(2024) Nunes, Fernanda Coelho; Valiante, Leandro FerrareziA gestão de projetos acadêmicos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) enfrenta desafios devido à comunicação informal entre orientadores e alunos, dificultando o acompanhamento e a organização das atividades. Este trabalho desenvolve um sistema web para gerenciar projetos acadêmicos, com funcionalidades de criação e atribuição de tarefas, registro de progresso e armazenamento de documentos. Utilizando tecnologias como Django, Next.js e PostgreSQL, o sistema visa oferecer uma interface intuitiva e um back-end robusto, proporcionando maior eficiência na gestão acadêmica. Espera-se que o sistema melhore a organização e o acompanhamento de projetos.Item Desenvolvimento de uma Aplicação Webmapping - Mapas temáticos dinâmicos e estáticos do Município de Porto Velho(2022) Lopes, Iasmin de Magalhães Oliveira; Silva, Rafael Pitwak MachadoA administração pública tem seus desafios e metas na hora de gerir um Município, Estado ou País, diante disso a cartografia, linguagem que representa a realidade através de mapas, é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada na gestão pública. Mapas temáticos, sejam eles dinâmicos ou estáticos, auxiliam na compreensão do território, por conseguinte na tomada de decisões, através de análises espaciais. Além da condução de tomada de decisões, os mapas fornecem dados necessários a estudos e compreensão por meio da população do lugar onde vivem. A vista disso, esse artigo propõe uma aplicação webmapping para publicizar os mapas temáticos dinâmicos, estáticos do Município de Porto Velho e as informações contidas neles, através de Banco de Dados Geográficos, manipulados em softwares gratuitos a fim de viabilizar a implementação na aplicação na gestão pública municipal.Item Desenvolvimento e funcionalidades do Sistema Web “Caketter” para Pequenos Empreendimentos no setor de Confeitaria(2024) Ádrian Rabelo Mendes; Cledenilson Souza MartinsEste artigo tem por objetivo apresentar a solução desenvolvida ao final da pesquisa que buscou utilizar a tecnologia como forma de colaborar com a organização e melhoria do atendimento a pedidos de uma pequena confeitaria, com vistas ao fortalecimento dos arranjos produtivos locais. O processo para criação do sistema denominado “Caketter”, foi divido em fases na primeira foi feita a análise de requisitos, em virtude dos prazos, delimitouse essa análise a gestão de pedidos. Após esse levantamento definiu-se as funcionalidades. Utilizando metodologias ágeis, foram definidos ciclos de desenvolvimento iterativos e incrementais, o que permite uma rápida implementação de partes do sistema. Utilizou-se tecnologias e frameworks modernos para a interface do usuário, e linguagens de programação robustas, para o desenvolvimento da lógica do sistema e integração com banco de dados. Ao final da fase de desenvolvimento, o sistema foi estado pelo desenvolvedor para garantir sua estabilidade, segurança e usabilidade. Os resultados obtidos demonstraram que o sistema “Caketter” é uma ferramenta eficaz e intuitiva para auxiliar profissionais da área de confeitaria na gestão de seus pedidos, contribuindo para a otimização de processos e melhoria da qualidade dos serviços oferecidosItem Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades(Latin American Journal of Science Education, 2020) Pacheco, Douglas da Conceição; Gomes, Sandra MonteiroEste artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »