Campus Porto Velho Calama
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O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Item Geração de termo de estágio utilizando o framework laravel e dompdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Morais, Lucas Alves da Silva; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo pretende compartilhar a vivência do desenvolvimento de um módulo que tem a finalidade de gerar o termo de estágio dos discentes, no sistema nomeado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, Utilizando em sua construção a linguagem de programação PHP, o framework Laravel, o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e o domPDF para transformação do termo em arquivo PDF. Tendo como objetivo relatar como foi a experiência de um aluno de curso superior na criação de um sistema web.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.Item A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais(2020) Lágua, Bruna Brilhante da; Gomes, Sandra MonteiroA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.Item Efeito fotoelétrico no ensino médio: uma simulação em realidade virtual(2021) Chaves, João Lucas Aguiar; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho apresenta uma simulação em realidade virtual do experimento criado e utilizado por Phillip Lenard na condução dos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico. Para criar a simulação, foram utilizados os softwares Blender 3D, uma ferramenta de modelagem, e Unity, uma ferramenta de construção de jogos e simulações. Inicialmente, buscamos apresentar o porquê e a relevância da inserção da Física Moderna no contexto do Ensino Médio. Em segundo momento, os aspectos físicos inclusos no algoritmo da simulação são apresentados, assim como o cenário e suas funcionalidades. Nos resultados é apresentado um vídeo demonstrativo da simulação, onde é possível observar o seu comportamento e suas características.Item Quais conceitos e aplicações da física podem atuar para que um avião voe(2021) Fraga, Sérgio Luiz Marques; Pacheco, Hualan PatrícioA aviação sempre nos trouxe muita paixão e nos perguntamos como é possível um aparelho com mais de 100 toneladas conseguir voar. A explicação veio através da Física pelas Leis de Newton e o princípio de Bernoulli. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os conceitos da Física aplicados na aviação e sua utilização para manter o avião no ar. A pesquisa é de cunho teórico, sendo empregada a pesquisa bibliográfica, buscando através dos dados informações, contradições e respostas. O resultado encontrado foi a contradição do voo ter como causa o Princípio dos tempos de trânsitos iguais e concluindo que Newton e Bernoulli não individualmente, mas que ambos se complementam para que esse fenômeno aconteça. Na realização da pesquisa foi possível verificar que a explicação das forças atuantes no voo passam tanto por Newton como por Bernoulli, além de destacar a importância do efeito coanda para a aviação.Item Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos(2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego deEste artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.Item Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual(2021) Gomes, Tifany Mickaely da Rosa; Corrêa, Márcia de Fátima Barbosa; Pacheco, Hualan PatrícioDiante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um material didático analisando sua possibilidade quanto auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de formação de imagens em espelhos esféricos para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se levantamento de bibliografia sobre os critérios necessários para a criação deste tipo de recurso didático e na segunda etapa, realizou-se a montagem do material. Como resultados destaca-se que o material atendeu quatro dos cinco critérios estabelecidos na literatura, não estando de acordo apenas com o critério de resistência, visto que a base do mesmo era de isopor, um material de baixo custo, porém com baixa vida útil. Considerando a complexidade do conteúdo de física e consequentemente o seu ensino para educandos com deficiência visual, entende-se que o material didático produzido pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo, raios notáveis em espelhos esféricos, além de sua utilização ser flexível pois, pode ser adequado a outros conteúdos ou seja, pode ser adaptado a diferentes necessidades de ensino-aprendizagem tanto de docentes, quanto dos discentesItem Ensino da física através do Kahoot! Para alunos do ensino médio(2021) Santos, Antônio Lunguinho dos; Sousa, Vanessa PereiraEste trabalho tem como proposição apresentar os resultados obtidos em uma imersão escolar em consonância ao ensino de Física, por meio de um aplicativo gratuito – Kahoot!, no intuito de estimular e incentivar o uso de Tecnologias da Informação e de Comunicação no Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, pós-pandemia de Covid-19. Esta pesquisa está orientada por uma abordagem qualitativa com método indutivo e características de pesquisa de campo, com procedimento de aprofundamento bibliográfico. Como resultado obteve-se o êxito em reflexões que potencializem o uso de novas estratégias e tecnologias na sala de aula e reflexões que versam sobre os reflexos da desigualdade social e das consequências geradas por conta da pandemia ao revelar a crise da educação e os meios para resolvê-laItem Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio(2021) Silva, Ana Caroline Soriano da; Gomes, Sandra MonteiroO estudo teve como objetivo compreender as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos que envolvem o aprender e o ensinar a Física na Educação Básica, e verificar o porquê de tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos na disciplina de Física. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: quais as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem da Física? Por que há tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos nesta disciplina? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que há uma sobrecarga de trabalho e grandes exigências à profissão docente; a Física possui uma extensa matriz curricular e pouco tempo para o ensino e aprendizagem dos conteúdos; há nas escolas professores sem a formação específica; existe uma formação de professores deficitária; a Física é ensinada de forma mecanizada e descontextualizada. Portanto, além de repensar as metodologias e estratégias de ensino, é necessário ainda, repensar os cursos de formação de professores, especialmente os de exatas, para que reflitam suas fraquezas e busquem alternativas capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.Item Projeto Político Pedagógico: entre a teoria e a prática(2021) Rubim, Yago de Souza; Gomes, Sandra MonteiroEste artigo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa em que optou-se por analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de um município do estado de Rondônia e verificar, se o documento construído representa a identidade da escola, se atende as necessidades da comunidade interna e externa especialmente, no tocante aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de física. A originalidade do estudo dar-se ao fato de não haver estudos envolvendo escolas do referido município com ênfase no projeto político pedagógico. A pesquisa, possui uma abordagem qualitativa (Chizzotti, 2001); (Minayo, 2009), e adotou-se a pesquisa de campo e a análise documental para o desenvolvimento metodológico do estudo (Gonçalves, 2001); (Andrade, 1999). Os conteúdos abordados durante a discussão teórica foram, planejamento e projeto político pedagógico. O interesse em desenvolver pesquisa nessa perspectiva, fundamenta-se pelo fato de estarmos num curso de licenciatura e sempre que possível, buscamos aproximar através da pesquisa, teoria e prática. O estudo possui relevância e importância significativa, especialmente no meio acadêmico, considerando que contribui para discussões e reflexões acerca da temática em questão. Autores como Libâneo (2006), (Luckesi, 2011), Gadotti e Romão (1997), Vasconcellos (2002), Veiga (2013), Lück (2006) entre outros, nos auxiliaram nas discussões e reflexões acerca da problemática do estudo.Item A ordem do sistema solar em escala: uma proposta pedagógica durante o ensino básico(2022) Santos, Clinge Paulo dos; Pacheco, Hualan PatrícioEste trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos alunos dos terceiros anos A e B do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, em Porto Velho - para o ensino-aprendizagem da Ordem do Sistema Solar, para investigar como os alunos percebem as relações entre as distâncias dos planetas ao Sol e as dimensões do Sol e de cada planeta. Considerando essa característica, por sua vez aos conteúdos de Astronomia, desenvolveu-se uma proposta pedagógica em que se buscou facilitar a apropriação do conhecimento das grandes distâncias e tamanhos existentes no Sistema Solar através da projeção de tais distâncias em um espaço bem conhecido pelos alunos: um mural de 4.5 metros e meio. A proposta pedagógica e de reflexões foi desenvolvida tendo em vista que a formação dos alunos se faz necessário à contextualização desses conteúdos nos PCN‟s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental.Item O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas(2022) Feitoza, Nícolas Relvas; Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes deNeste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.Item O uso de flashcards digitais como ferramenta de estudo e memorização(2022) Lima, Daniel Marques Alves de; Gomes, Elisângela BibáA partir da tendência da informatização da educação e da crescente influência da comunidade open source, o presente artigo tem como proposta contribuir com ambas as frentes através do desenvolvimento de uma plataforma web e de código aberto para auxiliar no processo de aprendizagem, memorização, compartilhamento, reaproveitamento e acompanhamento dos mais diversos conteúdos por meio do uso de flashcards. O sistema desenvolvido utilizando a linguagem Python e o framework Django, busca atuar na universalização do conhecimento e no estudo de disciplinas em datas sugeridas e progressivas, de forma a evitar o esquecimento.Item Mobilidade urbana: uma proposta de implantação de rede cicloviária em Porto Velho/RO(2022) Santos Junior, Clenes Gomes dos; Pires, Daniela Giovanini ManuelO modo como a sociedade vem se organizando estimula o uso de transporte automotor individual, acarretando em problemas no desenvolvimento da mobilidade urbana, isso implica em sinistros de trânsito, vítimas de acidentes, congestionamentos, poluição ambiental e gastos com saúde pública. O desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável é uma das saídas encontradas que permite atender a população de maneira satisfatória, desde que bem planejada, visando melhorar o transporte e diminuir o impacto ao meio ambiente. Diante do exposto, o presente estudo analisou o traçado das vias, a largura das ruas e calçadas, os polos atrativos, buscando-se agregar à via o conforto térmico, segurança e acessibilidade com o objetivo de realizar uma proposta de implantação de rede cicloviária que interligue as regiões de Porto Velho, no intuito de mitigar problemas ocasionados pelo trânsito. Dessa forma, pretende-se trazer segurança para circulação de bicicletas, visando estimular a população a adotar esse meio de transporte, conscientizando de que modais alternativos como o de bicicletas são essenciais para a qualidade de vida. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado uma análise do público de Porto Velho, verificando sua renda etária, sua distribuição socioespacial, seus motivos de locomoção, bem como verificando a frota de veículos existentes e os sinistros de trânsito ocasionados pelos veículos. O trabalho tem o intuito de contribuir fornecendo informações e auxiliando no desenvolvimento da cidade.Item Desenvolvimento de máquina de comando numérico de baixo custo para auxílio nos métodos de ensino e aprendizagem na engenharia(2022) Marinho, André Luiz Barbosa; Luna, José Diogo Forte de OliveiraO presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de um módulo didático de máquina de comando numérico computadorizado (CNC) de baixo custo. Isto decorre da necessidade de formação de um egresso com capacidade técnica competente e socialmente responsável, vinculado as propostas de ensino estipuladas pelas DCNs no curso de engenharia. Desenvolveu-se um maquinário de gravação CNC Laser, de baixo custo, utilizando-se de metodologias ativas e a teoria construtivista como base. Para o desenvolvimento, utilizou-se de pesquisas na plataforma Google Acadêmico e metodologia de desenvolvimento de produtos mecatrônicos, o Modelo V. Os resultados da pesquisa mostram o desfecho da montagem da máquina e aprendizagem alcançada em pesquisa feita com os discentes.Item Teleoperação de motor indutivo por meio do Wi-Fi e rede lora(2023) Lopes, Antony da Silva; Flores, Juliana Araújo; Curvelo, Milena Moreira; Santos, Juan Victor Basitt dos; Souza, Rafael Pissinati; Santos, Artur Vitório Andrade; Gaião, Josieudo PereiraConsiderando as dificuldades relativas ao acionamento manual de equipamentos isolados, bem como as implicações relativas àsegurança e deslocamento para cada operação, tanto no meio industrial quanto doméstico, o presente artigo, baseando-se nos avanços proporcionados pela indústria 4.0, busca explorar a tecnologia presente no dispositivo ESP32 LoRa TTGO, o qual pode ser utilizado para transmissão de dados. Nessa linha, pautando-se em pesquisas bibliográficas, foi desenvolvido um sistema de teleoperação de um motor indutivo trifásico disposto em uma localidade sem acesso à internet. Para isso, utilizou-se a transmissão radiofrequência disponibilizada pelo ESP32 TTGO visando a recepção dos dados necessários para o acionamento remoto. Além disso, foi possível desenvolver o sistema no âmbito do Instituto Federal de Rondônia, utilizando um smartphone e equipamentos disponíveis no Laboratório de Máquinas Elétricas. Por fim, foram propostos pontos de melhorias que podem ser desenvolvidos no meio acadêmico, com o intuito de possibilitar o aperfeiçoamento desta aplicação em sistemas de troca de informações à distância.Item Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais(2023) Favacho, Ana Márcia Moraes; Stein, Cléver ReisO ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.Item Sistema de agendamentos simplificado para clínicas de pequeno porte(2023) Gomes, Celso Guedes; Valiante, Leandro FerrareziO sistema de saúde enfrentou grandes desafios após a pandemia do COVID-19, que exigiu medidas de prevenção e controle da contaminação. Nesse contexto, a inclusão digital e o uso massivo dos meios de tecnologia se tornaram essenciais para facilitar o acesso aos serviços de saúde, principalmente na área médica. Este trabalho tem como objetivo criar um sistema web para gerenciar agendamentos em clínicas de pequeno porte, solução tecnológica que visa melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento médico. O sistema de agendamentos foi desenvolvido em linguagem PHP, com o framework CodeIgniter e Bootstrap, que são ferramentas que facilitam o desenvolvimento web e a criação de interfaces responsivas. Além disso, o sistema utiliza JavaScript para adicionar interatividade e dinamismo às páginas web, e banco de dados MySQL para armazenar e gerenciar as informações dos usuários e dos agendamentos. O produto tecnológico resultante deste trabalho é o sistema web chamado SINTEAG, que atende a demanda de agendamento de clínicas de pequeno porte.Item Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente(2023) Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues; Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraO presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.Item Guia Pedagógico para a realização de um Conselho de Classe Inclusivo(2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia FonteneleEste guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.
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