Livros e Capítulos de Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Livros e Capítulos de Livros por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Costurando Saberes(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Almeida, Willians Prestes de; et. al.O Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, tem como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. O nome “Costurando Saberes” está fundamentado na necessidade de estabelecer linhas de diálogo entre as disciplinas de humanidades, no caso Filosofia, e o Curso Superior de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama.Item Costurando Saberes - Novas Perspectivas(Seven Publicações Acadêmicas, 2024) Ricardo Valim; Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.; Souza, Alecsandra Oliveira deApós o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.Item Diretrizes para elaboração do e-book didático das disciplinas do ensino médio integrado(Temática Editora, 2024) Chediak, Sheylla ; Pascoal, Carla Priscila Daiana dos Santos; Amorim Junior, Jorge Washington de; Ferrazo, Gedeli; Santos, Sari PossariOs e-books didáticos se configuram como ferramentas importantes nos processos de ensino e de aprendizagem do Ensino Médio Integrado e devem estar em consonância com a nossa missão institucional, expressa no Plano Estratégico Institucional 2023 - 2027, que é promover a educação profissional, Científica e Tecnológica de excelência por meio da Integração entre ensino pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social sustentável” (IFRO, 2003, p. 28). Este guia apresenta instruções para o planejamento e a estruturação dos conteúdos do e-book, bem como a estrutura das unidades didáticas, de recursos didáticos, design gráfico e aspectos técnicos para a elaboração. Além disso, aborda também pontos importantes como acessibilidade, usabilidade e adaptação curricular para atender à diversidade de nossos alunos.