Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias por Assunto "Biology"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Apresentação de atividades práticas que contribuem para o ensino de genética no ensino médio(2019) Liebmann, Simone Ponath; Almeida, Edslei Rodrigues deGeralmente o ensino de Genética no ensino médio ainda é voltado para a didática de conteúdo esquecendo-se de relacionar o cotidiano dos alunos com a Ciência, o que provoca uma dificuldade e desmotivação para o ensino e aprendizagem. Isso demanda que a forma de abordar os conteúdos de Genética seja complementada com atividades práticas que facilitam o entendimento do conteúdo e envolva as vivências desse estudante tornando um aprendizado prazeroso e não apenas a memorização do conteúdo explicado pelo professor. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão e apresentação das principais práticas, encontradas em publicações em periódicos da área do ensino e da educação, elaboradas com material de baixo custo e acessível, que contribuem com o ensino e aprendizagem de Genética que foram realizadas com estudantes do ensino médio. Pois as atividades práticas despertam a curiosidade do estudante pelo conhecimento tornando-os protagonistas da sua vida e portanto da sua aprendizagem, além de favorecer para que sejam jovens autônomos para fazerem suas escolhas. E também solidários com o próximo, pois entendem que existem diferenças que são explicadas pela Biologia como a hereditariedade e as alterações genéticas e assim acabam se tornando jovens competentes para resolverem e mediarem questões sociais.Item Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica(2017) Santos, Bruna Siqueira Souza; Deus, Juliano Alves deEste artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana.