Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
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Navegando Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias por Assunto "Aprendizagem significativa"
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Item As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO(2019) Souza, Geisi Kerlly Florentina; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.Item O uso dos mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem na instrumentalização da Matemática(2020) Damacena, Weliton Henrique; Ferreira Neto, Antonio FerreiraBusca-se com este artigo demonstrar que o aperfeiçoamento do modelo de aprendizagem significativa pode ocorrer por meio da utilização dos mapas conceituais, uma vez que estes permitem estabelecer relações e junções, com diagramas hierárquicos, que visam incorporar a organização conceitual de uma disciplina, ou parte dela, transmitindo, por meio estrutural, noções e concepções acerca de uma área de conhecimento. Nesse sentido, a inclusão dos mapas conceituais na disciplina de Matemática é uma ferramenta a mais à disposição do docente, que possibilita auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, pois permite que os alunos visualizem o todo do conteúdo em estudo, de forma lógica e resumida, facilitando não só o entendimento da matéria como a sua fixação. Assim, procura-se, a partir de pesquisas e estudos de cunho bibliográfico, por meio de registros disponíveis em livros, artigos e pesquisa em web, identificar as contribuições do uso de mapas conceituais na disciplina de Matemática junto ao processo educacional dos alunos.