Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Syryczyk, Edilberto Fernandes"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância da capacitação dos profissionais do atendimento educacional especializado: potencializando aprendizagem(2024) Santos, Kelli de Paula; Syryczyk, Edilberto FernandesEsta pesquisa tem como objetivo discutir a importância da capacitação dos profissionais que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Colorado do Oeste, no estado de Rondônia. Abordaremos a sala multifuncional e o AEE, aspectos relacionados à inclusão e a capacitação dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sua importância, como a capacitação dos professores impacta o ensino, e se todos esses profissionais têm acesso a essa capacitação. A pesquisa de campo trará uma abordagem empírica que envolve os educadores, juntamente com aspectos teóricos já explorados por outros pesquisadores, na perspectiva da melhoria do ensino especializado. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizará como instrumento de coleta de dados entrevistas com professores. Concluiremos com uma visão geral sobre o amparo que as leis oferecem em relação ao ensino especializado.Item Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa(2023) Sachini, Giani Patrícia; Syryczyk, Edilberto FernandesEducação Inclusiva busca a integração dos alunos com necessidades especiais nas unidades de ensino regular, trazendo a experiência de uma educação sem discriminação, permitindo que todos os alunos se enquadrem em uma didática igualitária que envolve o nivelamento cultural, social e pedagógico. A educação especial tem suas ações voltadas para o atendimento às especificidades de cada aluno, promovendo atendimento às necessidades dos alunos com deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), tornando-se atuante na escola, em redes de apoio, formação continuada e serviços de desenvolvimento e práticas colaborativas. Esta pesquisa, dentro desse contexto, busca identificar as ferramentas utilizadas pelas escolas tanto para ofertar as disciplinas aos alunos especiais, quanto ao apoio e acompanhamento aos estudantes tomando como ênfase abordagens que envolvem o pensamento matemático. Tais dados foram coletados por meio de livros, artigos, artigos de jornais disponibilizados em sites indicados e também parte dos projetos pedagógicos disponibilizados pelas escolas Álvares de Azevedo e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, atuantes na cidade de Vilhena, tipificando a investigação como qualitativa e documental. Escolas estas que são modelos de instituição inclusiva no município. É possível notar que, nas escolas públicas investigadas, as adaptações permitem que um ensino de qualidade seja ofertado aos alunos especiais, garantindo a esses estudantes possibilidades profissionais para o futuro.Item Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática(2023) Silva, Vitor Mendes da; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo tem por intenção identificar os fatores que levam o estudante possuir desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Assim a expectativa que por meio deste, possa ser formuladas ações para diminuir a distância do aluno com o que é ensinado. A discussão de tal tema se dá pelas dificuldades que educandos comentam ter na disciplina, visto que elas podem estar ou não interligadas com o ambiente da instituição de ensino. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, esta que permite uma grande abrangência do assunto por se basear em produções acadêmicas já existentes e, por meio de uma pesquisa de campo para obtenção de dados da região em que foi desenvolvido. Uma vez destacando os motivos do desinteresse por intermédio da literatura, fez-se a elaboração do questionário, este que possibilitou coletar dados que evidenciasse as falas dos autores presentes, de modo a consolidar os fatores de desinteresse encontrados ao decorrer da investigação dos mesmos, assim viabilizando a construção de propostas para solucioná-los, com isso melhorando a assimilação do discente por parte do que a ele é apresentado em cada disciplina. Estes, que podem estar intimamente ligados a um déficit em metodologia e didática de ensino, no ambiente que se insere, ou até mais em fragilidades socioemocionais.Item Importância da educação financeira familiar(2024) Juchnievski, Sirlene Rosa da Silva; Syryczyk, Edilberto FernandesEste trabalho discorre sobre a importância da educação financeira familiar, tem como objetivo geral Compreender a importância planejamento financeiro, bem como os principais fatores que podem ser vistos como indicadores de boa saúde financeira familiar. Assim, o caminho proposto a ser trilhado passa por compreender as dinâmicas do exercício de atitudes que pioram a situação financeira familiar. Identificar quais são os sinais de uma boa saúde financeira familiar. Detectar o que é preciso para um planejamento financeiro familiar eficiente. A relevância deste trabalho é a proposta de que todos podem e merecem ter saúde financeira familiar, todavia, se faz necessário reconhecer a situação atual e colocar em prática os indicadores para melhoria do processo, contribuindo então, para a qualidade de vida pessoal e familiar. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, que utilizou como pressupostos de leitura, as produções dos autores renomados, busca em sites como CAPES, SCIELO, Google Acadêmico e biblioteca virtual IFRO. Como principais resultados desta pesquisa, identifica a necessidade de inserir a educação financeira desde a infância para que estes possam crescer adultos conscientes financeiramente. Podemos concluir, após o caminho trilhado que, entre os fatores principais que norteiam o dia a dia de uma pessoa com boa saúde financeira, está a disciplina e o planejamento.Item Jogos lúdicos em sala de aula(2023) Arruda, Andreia; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo apresenta o tema jogos lúdicos em sala de aula como uma opção para uso pedagógico, podendo ser utilizado como uma ferramenta metodológica que enriquece o ensino e aprendizagem dos alunos, pois através da diversão os alunos podem aprender de forma mais prazerosa. O objetivo neste caso é entender e aplicar atividades lúdicas na aula final. Para tanto, foram realizados experimentos que fazem parte do trajeto formativo dos alunos em sala de aula, que são relatados neste artigo. À medida que os alunos jogam, eles desenvolvem habilidades por meio de oportunidades para pesquisar e descobrir novas estratégias de aprendizagem. A utilização do método lúdico e dos jogos tende a ser um grande aliado na construção do conhecimento, pois estimula os educadores a pensar, graças aos quais os alunos podem aprender, pensar e refletir com naturalidade, nos jogos é importante projetar desafios por meio de competições, siga as regras, crie estratégias dessa forma, enriqueça o conhecimento, supere as dificuldades, desenvolva habilidades de trabalho em equipe. Portanto, os alunos tendem a aprender melhor a matemática de forma lúdica.Item Possibilidades de aprendizagem matemática a partir da gameficação(2024) Meurer, Eduardo Alves Kemper; Syryczyk, Edilberto FernandesO presente estudo tem como objetivo compreender a importância da gamificação e das plataformas de ensino que priorizam aos estudantes situações de aprendizagem baseadas em uma sequência didática interativa para motivar os alunos a estudar a partir dos elementos da gamificação na educação sendo esta uma metodologia que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais que contribuem para a melhoria da aprendizagem. A partir dessa problemática, valendo-se de revisão teórica sobre a evolução da aprendizagem da disciplina de matemáticas e seus desafios, o conceito de gamificação e os tipos de jogos usados como recursos didáticos, os passos e as premissas da Sequência Didática, das metodologias ativas e das possibilidades das tecnologias na Educação, este estudo de base qualitativa, consiste numa pesquisa bibliográfica a partir de um produto educacional ofertado na plataforma Khan Academy, em que se percebe a possibilidade de romper com paradigmas de aprendizagem matemática por meio da gamificação, trabalhando com esse modelo de método científico nas aulas de Matemática. A base teórica está alicerçada em autores como Bacich (2018), Clock et al. (2018), Oliveira (2017), dentre outros. Por meio de uma revisão de literatura o documento é composto de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que serão investigados metodologias ativas que trazem resultados positivos e significativos na educação matemática, e os resultados com a plataforma Khan Academy. As metodologias que forem adaptadas ou criadas para trabalhar com as TIC’s Tecnologias de Informação e Comunicação, se sobressairão em contraste com as demais, e principalmente em contraste com as metodologias tradicionais. Como resultados foi possível aprofundar os conhecimentos acerca do uso das TICs em sala de aula e a metodologia como melhoria de aprendizagem da matemática, para assim evidenciar a importância da inovação na educação.Item Transformações metodológicas da Educação Matemática: estudo de norteadores práticos e viabilidade do jogo “Susto Real”(2023) Melo, Willian Jhonis Antunes; Syryczyk, Edilberto FernandesO ensino de Matemática é uma prática que requer contínua análise de cenários, tendências e envolvidos. Evidencia-se que práticas de fixação de conhecimento e avaliação demonstram-se temáticas sensíveis, uma vez que correntes clássicas e contemporâneas do ensino perpassam tal tema e docentes apresentam dúvidas em adoções metodológicas e respectivo desenvolvimento em sala de aula, harmonizando demandas horárias e formativas. Assim, propõe-se compreender as transformações das tendências metodológicas e pontos de integração, a partir de estudos teóricos, desenvolvidos com análises qualitativas de artigos publicados na última década, extraídos da base de busca Google Acadêmico e aplicação de um questionário e objeto instrucional digital para docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Vilhena - RO. Com o desenvolvimento deste estudo verificou-se que estudantes demonstram interesse em explorar metodologias inovadoras de ensino, ao passo em que compreendem a importância de práticas tradicionais para a aprendizagem da Matemática. Quanto à visão docente, verificou-se que o seguimento de norteadores metodológicos mostra-se mais viável do que a adoção de apenas uma tendência ou corrente metodológica. Ademais, foi possível compreender as transformações metodológicas da área da Educação Matemática, a partir de diferentes mecanismos de classificação, sendo observados pontos de integração, a partir de objetivos de ensino e aprendizagem, que podem ser explorados com moldes tecnológicos contemporâneos, contornando limitantes práticos relacionados à prática docente em sala de aula, ou, de acordo com o conteúdo ou contexto a ser explorado, instrumentos tradicionais, desde que justificados.Item Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental(2023) Mateus, Andréia; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo apresenta o tema vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental, uma vez que essa metodologia utilizada reforça e desperta o interesse dos alunos pela aprendizagem, tornando a aquisição de conhecimento ainda mais prazerosa. O objetivo neste caso é investigar quais as contribuições dos jogos e brincadeiras no ensino fundamental para aprendizagem matemática. Sendo assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas que respondam os questionamentos e faz com que o objetivo seja alcançado. Quando falamos em processo de ensino e aprendizagem é sempre necessário muito estudo, é preciso que sejam apontados métodos de ensino que facilitem esse processo, uma vez que trabalhamos para oferecer um ensino de qualidade. Esse estudo é relevante na medida em que contribui para que a aprendizagem se dê de forma significativa e prazerosa, atende de modo geral toda a comunidade estudantil, qual aprende com prazer, a sociedade que reconhece a aprendizagem por meio dos alunos e a satisfação do professor ao perceber a aquisição de conhecimento acontecendo